Farelo do cometa Halley no céu hoje
Prepare-se para acompanhar uma das melhores chuvas de meteoros anuais, que atinge seu pico na madrugada de hoje para amanhã. São os Eta Aquarídeos, pequenos detritos do cometa Halley que entram na atmosfera da Terra e queimam como bonitas e brilhantes estrelas cadentes.
Bem, mas se são pedacinhos do Halley, onde está o cometa? Bem longe daqui, se afastando cada vez mais do nosso planeta após sua última passagem pelas redondezas, em 1986. A cada aproximação do Sol, que ocorre periodicamente em intervalos de 76 anos, ele produz uma bonita cauda e dispersa detritos por onde passa. São justamente esses pedacinhos deixados pela última passagem que aparecem como estrelas cadentes todo ano, quando a Terra atravessa a órbita do cometa.
Aliás, duas vezes por ano — uma quando a Terra passa pela trajetória de “ida” do Halley, e outra da “volta”. A primeira delas acontece agora, no começo de maio, com pico na madrugada do dia 6, e a outra, os famosos Orionídeos, é em outubro.
É um fenômeno sempre bonito de ver, e as circunstâncias são muito boas hoje — contanto que não haja nuvens. “Com a Lua na fase crescente, as condições de observação serão bastante favoráveis”, conta Cassio Leandro Barbosa, astrônomo da Univap (Universidade do Vale do Paraíba).
COMO OBSERVAR
Para ver a chuva de meteoros, não tem muito mistério. Trata-se do fenômeno astronômico mais democrático que tem. O único jeito bacana de observar é a olho nu. Binóculos, lunetas e telescópios só atrapalham.
O que mais se precisa, na verdade, é de paciência e pouco sono. Encontre um local onde se possa ter uma boa visão do céu e olhe na direção da constelação de Aquário. Para encontrá-la, olhe para o leste (onde o Sol nasce), a partir das 2h30 da manhã (use a carta celeste abaixo para localizar melhor). Quanto mais tarde, mais Aquário sobe no céu, facilitando a observação. Pouco antes do amanhecer, ele vai estar quase no zênite (o “topo” da abóbada celeste).
A razão para olhar para a constelação de Aquário é que é lá que está o chamado radiante da chuva de meteoros — o que significa que eles parecem emanar todos daquela direção. Mas a verdade é que eles podem aparecer em qualquer parte do céu.
A previsão teórica é a de 200 meteoros por hora, o que é um número bem bacana, mas não ache que vai ver todos eles. “Essa é a taxa horária zenital, com excelentes condições”, afirma Barbosa. Quando você leva em conta coisas como poluição luminosa, campo de visão e nível de atenção, o número cai bem. É preciso observar pelo menos por uma hora para pegar um número razoável de estrelas cadentes. “Visíveis mesmo, devemos ter por volta de 10 a 20 por hora”, complementa o astrônomo.
Nada contra ver acidentalmente uma estrela cadente e fazer um desejo. Mas a experiência ganha outro sabor quando você olha para essa mesma estrela cadente e sabe que se trata de uma partícula do cometa Halley — um pedacinho de gelo sujo formado na mesma época em que o Sol e seus planetas nasceram — queimando na atmosfera a estonteantes 237 mil km/h.
Uma das belezas da ciência é a revelação de pequenas histórias como essa, que transformam fenômenos naturais aparentemente aleatórios em momentos que forjam uma fascinante conexão entre a consciência humana e os mistérios do cosmos.
Caro Senhor Salvador Boa tarde do dia 29 de outubro de 2014 por volta das 19:20 observei no céu de Guarulhos em São Paulo fragmentos que se parece muito com os detritos de cometa Conforme você Comenta na sua matéria postei sobre isso no Facebook e pesquisei na internet mesmo dia se mais alguém tinha visualizado aquelas fagulhas no céu porque fiquei bastante curiosa e confesso que até assustada não conseguia saber se eram cometas ou aviões porém apenas encontrei a sua matéria e mais um comentário na folha onde dizia que no mês de outubro acontece a chuva de meteoritos porém não consegui confirmar se era realmente o que eu estava vendo portanto gostaria de perguntar se consegue me confirmar se nesta data 29 de outubro de 2014 Existe algum registro referente a isso que confirma.
Eram quatro fragmentos com uma cauda brilhante que brilhavam parecendo quente está quente.
Você pode ter visto a reentrada de algum lixo espacial ou um meteoro. Nada preocupante, a julgar pela descrição. 😉
eu ja estou em 04:09:14 e nao vi nenhuma chuva de meteoros no dia 05:05:14
Eu minha esposa e minha irmã acabamos de ver uma luz estranha no ceu era grande e mto brilhante ficava aparecendo e sumindo ficou uns 2 minutos e depois sumiu ficamos apavorados pose me dizer o que era?
Meteorito
Boa Noite Salvador Nogueira, gosto do seu trabalho. Tens informações sobre o kepler-186f
Sou seu fã Salvador Nogueira. Continue com seu trabalho. Tens mais informações sobre o kepler-186f?
Washington, não saiu nada de novo sobre ele, pelo menos que eu saiba…
Abraço!
Ontem, no final da tarde, por volta das 17:40, vi alguma coisa parecida com um meteorito sobre o céu de Curitiba…. Um feixe de luz lindo, que parecia muito com aquelas imagens q a gente vê em filmes da Nasa! Fiquei olhando por uns 10 minutos. Existe a possibilidade de ser realmente um desses meteoritos do cometa ou foi algum outro objeto que pude identificar o q é??? Alguém mais viu???
Se durou mais que alguns segundos, não é meteoro. Pelo horário, pode ser contrail de avião refletindo a luz do Sol se pondo. Mas difícil dizer com base só nessa descrição.
moro em cruzeiro do sul acre e vou ver por que aqui a noite ta muito linda e muito estrelada
eu e minha noiva cada um em sua casa acordamos as 2:30 e ficamos observando, depois de 20 minutos cada um conseguiu ver uma, foi muito legal e emocionante no momento muito bonito, cada um fez seu pedido e ficamos realizados muito bom…(o meu pedido foi que eu enrolasse mais 5 anos para se casar)
Você conseguiu ver?
Foi a primeira vez que consegui ver. Das outras vezes a chuva só podia ser vista muito próximo ao horizonte. Eu vi cinco meteoritos, mais do que a média de dias “normais”. Mas, devido à poluição, a visão foi meio mixuruca. Mas valeu pela emoção de ver esses riscos luminosos tão efêmeros (um deles surgiu como uma bola que brilhou e sumiu, creio que por ter entrado na atmosfera perpendicular à minha direção).
Obrigada pelas dicas.
Muito bom. Eu não consegui ver. Capotei antes da hora. 🙁
Apesar de ver o céu do zênite para oeste consegui contar também 5 meteoros. Alguns bem luminosos. Mas realmente tem de ter paciência. Tem de manter a visão fixa se não perde a passagem. Observei entre 3:00 e 4:00.
É mesmo, Paulo Schaeffer. Tinha medo de desviar os olhos e perder um que passasse bem nesse instante, haha.
Que pena, Salvador! Você, que deu as dicas, não ter conseguido ver. Quem sabe hoje ou… ano que vem. Abs.
Às duas da manhã, bem instrumentalizados (com vinho tinto e diversos tipos queijos), eu e minha mulher fomos até um trecho suficientemente afastado daqui de Cuiabá para ver a chuva de meteoros.
A visão do céu super estrelado, por si só, já foi incrível. Dava pra observar bem as constelações (principalmente com a ajuda do Sky Map).
Pelos comentários, acho que fomos privilegiados: em duas horas vimos cerca de uns 15/20 pequenos, daqueles super rápidos; uns 4 médios, desses que apresentavam cauda, mas tb muito rápidos, e fomos embora às 4h. Eu já estava satisfeito, mas aí veio o surpreendente “gran finale”.
Quando cheguei em casa, ainda retirando as coisas do carro, resolvi observar mais um pouquinho e Deus resolveu me dar um presentaço. Cara, eu vi o dedo Dele riscando o céu! Incrível!!! Cerca de 20 segundos de um meteoro enorme com uma causa gigante. Ele passou como que lentamente e a sua cauda permanecia no céu se apagando as poucos. Até desaparecer tudo foram mais de trinta segundos. Foi demais. Eu fiquei louco.
4h20 da manhã e eu, na frente de casa, gritando para minha mulher vir correndo para ver aquela obra de arte de Deus. Os vizinhos não entenderam nada. Sabem de nada, inocentes!
Valeu demais! Que venham os próximos.
Obs.: pequenos, médios e enormes, são medidas oficiais da Escala Vitor de estrelas cadentes. kkkk
Até agora, o relato mais espetacular que ouvi aqui! Fico feliz que tenha dado todo esse ibope por aí! 🙂
OFF: Salva (e a quem mais interessar), aproveite o Kerbal com 40% Off:
Kerbal por R$ 28,19:
http://store.steampowered.com/app/220200/
Tem também esse aqui:
SPACEBASE DF-9 por R$ 27,59:
http://store.steampowered.com/app/246090/
O Spacebase é mais fantasioso, você tem que construir e manter uma base espacial, mas ainda assim é divertido.
Note que ambos são “Early Access”, ou seja, estão em desenvolvimento ainda e muitas funcionalidades ainda virão. Mas já dá pra se divertir bastante com eles do jeito que estão mesmo, especialmente o Kerbal.
😉
Aquela parte de eu estar dormindo três horas por noite você pegou? 😛
Cara, dormir é para os fracos. Use 1 hora pra dormir, 1 pra jogar Kerbal e 1 pra jogar Spacebase.
😀
Certo. Por dez dias antes de morrer. E aí vocês ficam sem Mensageiro Sideral. 😛
Salvador,
Peguei minha namorada, um cobertor, fomos para um sitio longe da cidade, acordamos as 3h da madrugada, céu razoável em Ribeirão Preto. Ficamos observando por duas horas… Nada! Ou melhor, apenas dois meteoros. Ai fiquei pensando… Será que nao sao 20 em vez de 200 meteoros em perfeitas condicoes de visibilidade, de modo a obter bem menos que 20 em condicoes normais? Ver aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eta_Aqu%C3%A1ridas
Osame, quem me passou esses números foi um astrônomo, então quero crer que sejam os duzentos mesmo. Mas na prática, como alertei, o número é bem inferior. E varia de ano para ano, conforme a posição da Lua, sua fase, a hora em que você observa (no caso de ontem, quanto mais tarde melhor, até umas 5h30, quando as luzes da manhã já começam a atrapalhar) e, claro, estar olhando para o lugar certo na hora certa — o céu é bem grande e, embora o radiante seja em Aquário, os meteoros podem aparecer em qualquer parte do céu, simplesmente fazendo um percurso que os ligue por uma reta à estrela Eta do Aquário. Desconfio que os 200 seriam numa atmosfera como a do Atacama, com uma visão de todo o céu. Dois em duas horas realmente foi pouco. Teve gente na capital que passou por aqui e disse ter visto 3 em uma hora. Sua namorada não estava te distraindo, não? 🙂
Abraço!
Se não foi delírio ou viagem, acredito que consegui ver 2 ou 3 fragmentos entre as 3 e 3:30, mas nem se compara com uma estrela cadente, é muito menos brilhante e extremamente rápido, coisa de um décimo de um piscar de olhos.
vai ser possivel ver de todo lugar do Brasil onde as condiçoes sao favoraveis???
Podia ter uma lei que mandasse apagar todas as luzes das cidades para podermos vê-los melhor.
Minha netinha e eu tentamos ver este fenomeno nesta madrugada, mas não conseguimos. Ficamos desapontadas. Minha neta Maria Clara estava empolgada, mas valeu as informações. Minha neta ficou dizendo: acordamos para nada…
Salvador, falando em “chuva de meteoros e farelos cósmicos”, se puder, por favor dê uma olhada nisto:
http://science.nasa.gov/science-news/science-at-nasa/2014/06may_newshower/
P.S. O céu está caindo em nossas cabeças! 🙂
Eu já tinha ouvido falar dessa história. Tomara que atinja as expectativas. O legal disso aí é que ninguém sabe se vai ser bem bacana ou imperceptível… rs
Acordei às 02:30 para assistir.
Com meia hora pude avistar +/- 6 “Farelos” no céu. Foi lindo. De longe mais belo que estrelas cadentes.
Obrigado Salvador, por informar a respeito. Sem a matéria, jamais saberia do que ia acontecer enquanto possivelmente estaria dormindo.
Legal, Thiago!
Acordei de repente: 03H47M! Estava acontecendo! No escuro sai pela porta da cozinha e no caminho, passando pela lavanderia, peguei um edredom que estava para lavar (lembrei um pouco tarde demais que estava para lavar porque um dos meus gatos havia deixado “ um selo” de propriedade nele…), o Neguinho, minha ultima aquisição canina veio todo feliz até o deck da piscina (Ahê, vc por aqui a essa hora? Que legal!!) e ficamos os dois deitados, eu olhando para o céu e ele… Sabe lá para onde os cães olham no escuro… Depois de uns 10 minutos comecei a ficar impaciente até que, com o canto dos olhos, vi um risco luminoso no céu (Ah! Tomara que eu veja outro logo! E lembrei tarde demais que havia acabado de usar um desejo …). Mais um tempo, as estrelas brilhando e uma formação de nuvem iluminada que me lembrou um rabo de cometa (cantarolei essa parte parodiando o Guilherme Arantes…) Então eu vi, um muito brilhante e rápido em cima da minha casa, parecendo tão perto que dava a impressão de que alguma coisa ia cair no telhado! Contive um grito, foi tão lindo! Suspirei e levantei. Afinal ia ter que acordar às 06H15M, era bom ir pra cama.
Muito depois lembrei que não havia feito nenhum pedido, será que o pedido tinha que ser feito na ora? (o mais correto, eu creio) ou poderia “roubar” o tempo de faze-lo agora? Deixei quieto. Eu tinha minha casa banhada em poeira das estrelas (do Halley na verdade…) que mais poderia desejar?
Karin, muito bonito seu relato. É realmente empolgante quando somos surpreendidos, em meio àquela longa espera, por uma fagulha que aparece e desaparece numa fração de segundo. 🙂
Demais, Karin. 🙂
Ps.: Meu gato também tentou subir na janela pra ver, mas como era meio perigoso, fiquei segurando ele no colo por uns minutos. Aí cansei pq ele é gordo. rs
Poético…
No meu caso foram 5 cachorros…..eles não entenderam nada…