Chuva de meteoros, cortesia do Halley
Entre a noite de segunda (20) e a madrugada de terça-feira (21) chega ao seu ponto máximo uma das mais interessantes chuvas de meteoros anuais, as Orionídeas. O fenômeno é causado pelo encontro da Terra com a órbita do famoso cometa Halley.
O astro passa por nossa região do Sistema Solar apenas uma vez a cada 76 anos — a última foi em 1986. Mas a cada passagem ele deixa uma boa quantidade de detritos em sua órbita, que adentram a atmosfera terrestre toda vez que nosso planeta cruza a trajetória do cometa, ao prosseguir em seu incansável balé em torno do Sol.
Ou seja, as estrelas cadentes que vemos no céu são pequenos pedaços do Halley que se desprenderam dele décadas ou séculos atrás e calharam de estar no nosso caminho. Ao entrar na atmosfera em altíssima velocidade, eles queimam. E com isso produzem o espetáculo luminoso que encanta os amantes do céu. Sem oferecer perigo algum, diga-se de passagem.
Tecnicamente, são duas as chuvas anuais de meteoros associadas ao Halley. Afinal, o cometa tem uma trajetória de ida e outra de volta, e ambas cruzam a órbita da Terra. A primeira chuva é a das Eta-Aquáridas, que acontece em maio. A segunda é a de agora, chamada de Orionídeas porque o radiante (o ponto de onde parecem partir os meteoros, ao riscar o céu) fica na constelação de Órion.
Não sabe qual é? Fácil. Basta procurar as tradicionalíssimas Três Marias — elas compõem o cinturão do caçador Órion e são fáceis de reconhecer. Mais uma dica: a constelação estará nascendo no leste por volta das 23h (pelo horário de Brasília; se você não tem horário de verão, subtraia uma hora) e, a partir daí, vai escalando o céu até sumir de vista, com o nascer do Sol.
COMO OBSERVAR
Chuvas de meteoros são extremamente democráticas. Não é preciso instrumento nenhum para vê-las. Aliás, telescópios e binóculos só atrapalham. O segredo é basicamente se sentar confortavelmente num lugar o mais longe possível das luzes da cidade e com a visão mais ampla possível do céu.
Vale a pena tentar observar após a 1h, quando Órion já subiu um pouco no céu. Mas, caso você não tenha vista para o leste, não se preocupe: os meteoros parecem irradiar da região de Betelgeuse, a estrela vermelha e segunda mais brilhante da constelação, mas podem aparecer em qualquer parte do céu. Não é preciso olhar naquela direção para ver alguns deles.
A expectativa dos astrônomos para a chuva deste ano é de uma taxa de 12 a 25 meteoros por hora (frequência maior para quem está no Norte e no Nordeste do Brasil, menor para quem está no Sul). Mas nem vá pensando em ver todos. Esse número é o máximo possível, para quem observa o céu inteiro simultaneamente sob as melhores condições visuais. Ou seja, para meros mortais sem câmera para registrar o céu inteiro, não rola. O que dá para esperar, de forma realista, é uns cinco ou seis por hora.
Portanto, vale seguir o conselho que Gabriel Hickel, da Universidade Federal de Itajubá (MG), costuma dar: observe pelo menos uma hora para ver um número razoável de meteoros e não espere um show pirotécnico.
“Os meteoros desta chuva são de duração bastante curta (menor que 1 segundo) e de brilho mediano, mas cerca de 30% deles são mais brilhantes, de maior duração e apresentam o fenômeno de persistência da esteira de ionização (o material desintegrado forma uma “nuvem filamentar”, que dura alguns segundos)”, destaca Hickel. “Alguns ainda mais brilhantes podem literalmente dividir-se em partes menores.”
Vale lembrar que a Lua está quase em sua fase nova, de forma que seu brilho não ameaça estragar as observações. Bons céus!
Hoje, em Guarulhos – SP pude observar 4 “coisinhas” como essas da foto que você postou, do sol… Mas estavam em velocidade baixa de 10/20 por hora mesmo… Foi surpreendente pois não pareciam aviões pois a fumaça atrás como uma calda, pois envolvia desde a cabeça do objeto até um pouco mais atrás e pude perceber que a calda era vibrante mas não na cor, mas sim quando vc observa a atmosfera em volta de algo quente, como o sol e o deserto, a imagem vibra..me compreende? Será que eram os meteoritos que você comentou? Realmente tentei fotografar mas a poluição de SP e a distância não permitiriam foco suficiente para uma boa e nítida foto.
Depois sumiram!
Difícil dizer. Podem ser meteoros ou a reentrada de algum detrito espacial.
hoje 23\10\2014,as 5;50 da manha passou 4 grandes meteoros na regiao de minas acima do nascer do sol.passou de um lado para o outro e 3 deles apagou no meio do ceu,enquanto outro continuou passando e deixando uma listra de fumaça para tras!o ceu tava limpo e deu pra ver eles aki na roça afastada da cidade.era muito lindo!lindo!maravilhoso!eles passando
Hoje ja começou???
Aqui em Goiás está nublado vai ser impossível eu ver, mesmo se eu quisesse ( no caso eu quero) não iria conseguir. :/
perfeito cometa no ceara assisti de camarote estava em uma serra e vi ele pasando perfeito
Não é um cometa.
Si não é um cometa o que é????
Nasi na que dia
– me tira uma duvida? Eu estou olhando agr as 2:25 AM
Já começou?
Já.
eu to ha mais de uma hora esperando e não vi nada….eu moro em faxinal norte do parana
O céu está limpo ou nublado?
aq em carapicuiba ta da hra pra ver 11 997113125
Que hras que vai passar o rastros do cometa aqui em Centro oeste? No Centro Oeste vou conseguir vê ?
em 1986 vi o halley a olho nu mesmo acho que por volta das 4 da manha no nordeste.
Em Curitiba vai passar que horas????
Em Recife já passou ?
Semana passada, na duração de alguns segundos vi o clarão do cometa. Como não estava sabendo de nada, fiquei bastante intrigada. No outro dia, no noticiário local, descobri que havia sido um cometa. Foi super interessante. Por uns 3 segundos a noite virou dia. Vou esperar pra ver os cometas de hoje. Não sei se vou conseguir ficar acordada. Mas vou tentar. abs.
Não são cometas.
Não são cometas, são fragmentos, que aparecem como “estrelas cadentes”, uma chuva de 4 ou 5 estrelas por hora.
Salvador, qual é o tamanho médio desses “resíduos” do Halley que penetram na atmosfera terrestre?
Pequenos. Grãozinhos.
Desculpa mais essa matemática esta errada pois se o fenômeno é de cada 76 anos e o ultimo foi em1986 kkkkkkkkkkkkkk esta errada a matemática
Mario, não há nada de errado. A última passagem do Halley foi em 1986. Como diz o texto, a chuva de meteoros é anual e acontece pelos detritos que ele deixou na órbita em passagens anteriores.
ok,vms ver mais um sinal no céu .
Q HORAS??
Aqui em Recife acabou de explodir um na atmosfera (por volta de 18:30) e novamente provocou um breve clarão.
🙂
Bom esta matemática esta errada se o fenômeno é de a cada 76 anos e o ultimo foi em1986 esta matemática esta errada .
A última passagem do Halley foi em 1986. A chuva de meteoros, causada pelos detritos que ele deixou, é anual.
Gostaria muito de ver mas aqui em SP esta nublado o tempo mas vou tentar ver .. Abraço
só me resta uma dúvida, como depois de milhares de anos este astro consegue liberar matéria sólida por tanto tempo e como ocorre tal processo uma vez que em sua rota não tem ar para também formar sua cauda.
Não precisa de ar, basta o vento solar — uma torrente de partículas emanada do Sol. Sobre o tempo, de fato, com o passar de milhares de anos os cometas podem se desgastar, se tornando núcleos inativos. O Halley ainda não chegou lá, mas certamente chegará um dia.
só me resta uma dúvida, como depois de milhares de anos este astro ainda tem matéria sólida para liberar por onde passa e como será liberada tal matéria e gerada sua cauda uma vez que ele se movimenta no vácuo sem ar.
A cauda é gerada a medida que ele se aproxima do sol e ter sua superfície danificada pela luz.
Valeu pela matéria ,porque eu já tinha esquecido.É fascinante ver um meteoro caindo imagine uma chuva.Já assisti uma outra vez ,não cai tantos como uma chuva mas é gratificante ver mais de um numa noite só.
Já vi uma chuva de meteoros, não me lembro o ano, mas eram muitos! Acordei de madrugada (por volta de 2h) e me deparei com um grande espetáculo, eram tantos e de tantos tamanhos que alguns chegavam a fazer barulho quando entravam na atmosfera rasgando tudo! Não vou esquecer nunca…
Que mentira! hahahaha
Pegou pesado em Márcia. Meteoros fazendo barulho !!!
Será que caiu algum na sua casa e vc não percebeu ?
Afff
O que a Márcia comentou a respeito do barulho e outros questionaram ela é verdade, como moro no interior do Rio Grande do Sul e seguidamente faço observações do céu, já escutei várias vezes o som da estrela cadente entrando atmosfera!
Fazem barulho sim amigão. Foi por ver algo espetacular assim que comecei a me interessar pelo assunto.
Sim, meteoros fazem barulho, caros e a leitora esta correta. Eles causam uma onda de pressão supersônica, cuja intensidade e propagação vai depender do tamanho do meteoro. Ou vocês já se esqueceram do aconteceu na Rússia (Cheliabinsk) no ano passado? No caso de meteoros pequenos, é possível ouví-los, desde que se esteja em um local silencioso.
Grande Gabriel! No texto e nos comentários, só dá você! 🙂
Abração!
Quando eu era menino e vivia na roça lá no distante sertão da Bahia, me deliciava vendo estrelas cadentes. E ouvia, sim, o ruído alguns minutos depois (a luz é aprox. um milhão de vezes mais veloz que o som). Depois que saí de lá, nunca mais vi um céu tão estrelado e tão belo. Tb não sabia que aquilo era meteoro. Pensava que eram as próprias estrelas que “corriam”.
Um abraço, Salvador.
nao achei nada sobre esse assunto em jornal aqui nos US, voce sabe me dizer se dara para ver de San Diego e que horas?
obrigada
Adriana, o horário deve ser mais ou menos o mesmo, mas deve ser visível. Apenas questão de localizar a constelação de Órion.
Levando em consideração que a constelação de Órion é umas das que pode ser vista nos dois hemisférios, é de se supor que você consiga ver sim.
Ótimo texto!
Pena que aqui no interior do Paraná o tempo está nublado.
Moro em Recife, vou ficar ligado hoje, o clarão que teve aqui por causa deste fenômeno semana passada, eu tava dormindo e perdi. Espero que tenha clarão de novo, vou torcer.
Há alguma possibilidade do cometa Halley se chocar com a Terra algum dia, visto que a Terra atravessa sua órbita?
Acho que não. As órbitas estão sincronizadas, creio eu.
Aqui em Picos-Piauí, sempre consigo ter boas condições visuais das chuvas de meteoros. É sempre um belo espetáculo!!!
Salvador, hj quero acompanhar esse fenômeno, porém, para evitar qualquer tipo de frustração, é bom destacar que se a passagem do Halley em 1986 não foi o espetáculo tão anunciado naquela época, a nossa passagem pelos detritos deixados por ele também não devem ser.
Parabéns pela maneira clara e atraente dos seus textos, acompanho-os sempre.
Valeu, Francisco! Abraço!
e no centro oeste vai passar?si for quero muito ver isso vale apena 🙂
Sim, no Brasil todo! Quanto mais pra cima no Brasil, melhor!
Obrigada, Salvador, pela reportagem e pela paciência com os comentaristas que mal leem seu texto e já querem contestá-lo. Alertado por você, assisti à última chuva de meteoros e não me arrependi. Mas acho que hoje vai estar nublado…
Se não der nesta, sempre haverá a próxima! 🙂
É Daqui a 72 anos a proxima chuva !.. Aguarde então
Não, não é. Todo ano tem.
porra, você não leu o texto explicando que a chuva de meteoros é todo ano.aff
que gerundismo é esse???? a constelação estará nascendo? não vai parar de nascer nunnnnnnnnnca. coisa feia.
Uma coisa é certa: para você, Órion nascerá quadrado. 😛
KKKKKKKKK…essa foi boa demais.
kkkkkk…..
O assunto do texto em questão não trata da língua portuguesa e sim de uma matéria de astronomia, portanto a linguagem usada tem que ser a mais direta possível e bem popular, pois os leitores não são exatamente astrônomos ou físicos.
Mais importante: gerúndio excessivo é ruim. Mas trata-se de forma aceita pela língua portuguesa. Não há nada de errado com o emprego que dei a ele no texto.
Concordo Salvador em genero, grau e número, na verdade o meu comentário foi direcionado ao cidadão que criticou dizendo que havia gerundismo no seu texto, então respondi dizendo que acho que o texto não deve haver muitos termos técnicos, pois nós os leitores na maioria leigos no assunto, não entenderíamos.
Eu sei. Só quis reforçar. 😉
Absolutamente correto. O gerúndio indica uma ação delimitada por um intervalo. Como o nascimento da constelação não é instantâneo o gerúndio está correto. E mais: não caracteriza “gerundismo”. Gerundismo é “vou estar transferindo”. Da mesma forma é correto dizer: “Às 12:15h estarei almoçando, portanto chegue antes ou depois”.
Algumas correções ficam famosas e acontecem essas confusões mesmo. Mesma coisa de “mim não conjuga verbo”, aí aparecem vários Pasquales corrigindo o que está certo, como “Para mim comprar este vinho é desperdício” – que está gramaticalmente correto.
O assunto ficou “espichado” demais. Sugiro ao autor a frase “busca-se antes a importância da mensagem do que a sutileza da linguagem”.
Correto!
Hummm, acho que, para ficar correto, teria que ter uma vírgula: “Para mim, comprar esse vinho é desperdício.” “Para eu comprar esse vinho, só se economizar muito.”
Desculpem-nos os demais comentadores, Português também é uma ciência! 🙂
Fiquei bastante frustrado em 1986. Fui especialmente a Serra Negra, para o alto de um morro e só vi, mal e mal, uma “fumacinha” no céu. Consegui tirar uma foto razoável, com filme ISO 500, em que ele aparece, usando a máquina acoplada a um tripé, com exposição longa. Deu trabalho para o pessoal do laboratório CURT imprimir a foto de modo que ele aparecesse, mas conseguiram (um risquinho “fumacento”, as estrelas eram risquinhos bem definidos). Comparei a minha foto com a que a Folha publicou no dia seguinte e confirmei que era ele mesmo. Meus filhos eram pequenos, mas o viram. Eles têm chance de vê-lo de novo, em 2061 – serão bem velhinhos.
Nao entendi? Gerundismo? Explique professor? (sem sarcasmo)
Uso excessivo da forma verbal com gerúndios, mau hábito criado por tradutores preguiçosos do inglês, idioma que usa muito o gerúndio no dia a dia. Em vez de dizer “vou levar essa caixa para você”, dizem “estarei levando essa caixa para você”. Há exemplos piores, mas não me vêm à cabeça no momento.
Uma constelação não nasce no horizonte em um átimo, ela leva algum tempo aparecendo com a rotação da Terra. Assim, o uso do gerúndio nesse caso é perfeitamente aceitável, afinal se refere a um processo que estará em andamento.
Obrigado! 🙂
Gerundismo é outra coisa. O gerúndio não foi abolido da língua portuguesa.
Quem usa pseudônimo de criminoso só pode escrever bobagem.
Que bobagem vc disse.
É uma pena!! Aqui no litoral norte tivemos sol e céu aberto até ontem. Esta noite, de domingo para segunda, tudo nublado!!! Se pelo menos tivesse chovido um pouco, aliviaria a frustação!! Fazê o q, né?
Triste vê o quanto dos muitos perderem o “T” pela leitura ou mesmo não sabem compreende-la. Parabéns por mais uma matéria de qualidade Salvador! Estou finalizando seu livro “Extraterrestres” que me fez ser mais um colaborador do programa Seti@home. Grande abraço e até o próximo post!
Genial, Fabiano! Abraço!
Pelo que me consta 2014 – 1986 são 28 anos.
O demais está nos conformes….
Assistiremos ao espetáculo estelar….
Caríssimo, não encontraremos o Halley agora! Encontraremos a trilha deixada por ele em suas passagens anteriores, a última das quais foi em 1986. A próxima será em 2062.
Meu os caras nem entendem portugues querem entender astologia… que paciencia ehm.
Parabens pelo blog
astronomia…
Lembro-me que em 1986, o “rabo” do Halley ficou aquém do esperado. Eu era pequeno e me lembro de ouvir os maiores dizendo que isto devia-se à AIDS. Demorei para entender…..hehehehe.
Excelente texto! Assim como todos os outros!
Abraço a todos!
Fabio
Que mico em ehehehehe, as vezes é melhor ficarmos de boca fechada .
sua orelha é enorme hein!!!
Bom Dia,
A partir de que horário já pode se tentar a ver?
Está no texto. Melhor momento após 1h da manhã.
Desculpe, não me tentei ao Após 1 da manhã, obrigado pela informação.
Tranquilo! 🙂
O estado do Paraná esta nublado o tempo, e é bem capaz de estar chovendo a noite.
eu sou do paraná, ta tudo nublado mesmo, quando a natureza te da um presente, ela esconde isso de você kkkkkk triste :/
Ainda bem que aqui em São Paulo não chove tão cedo!!!
O Pior é que São Paulo voltou a chover e o tempo esta nublado.
Parabéns pelo o seu texto salvador Nogueira. Ficou bem objetivo e claro, Adorei. Aqui no interior de são Paulo está nublado. tomara que a noite o céu esteja limpo, pois eu gostaria muito de ver esta chuva de meteoros.
ainda bem que nao chove? e voce morre de sede dai ne
Por favor mande toda essa chuva prá cá, interior de São Paulo, depois outro dia eu vejo o fenômeno. rsrs
A região centro oeste vai ter condições amplas para ver os pequeno meteoritos?
O fenômeno é visível em todo o Brasil!
Vou ficar em alerta.
Uma postagem interessante, instrutiva e em linguagem acessível a quase todos. Parabéns Salvador Nogueira.
Se são uma vez a cada 76 anos, a ultima não foi em 1986.
A última foi em 1986 e a próxima NÃO É agora. Estamos só atravessando a nuvem de detritos deixada pelo cometa em suas passagens anteriores!
Aiii o resultado da aula de leitura e interpretação que esse povo cabulou… Mais fácil criticar do que reler, claro!
concordo Ana
Eu até ir começar a ler mas não é uma noticia confiavel de 1986 para 2014 não tem 76 anos
Claro que não, Claudinei! A próxima passagem do Halley será em 2062! O que atravessaremos é a nuvem de detritos deixada pelo cometa em passagens anteriores dele!
Pois então leia até o final, Claudinei. A notícia é híper confiável e vale a pena. Se vc ler até o final, verá que o autor escreveu tudo direitinho. Hoje a noite não ocorrerá a próxima passagem do cometa, que acontecerá somente em 2062. Hoje a noite vão passar apenas os “rastros” do Halley.
Gente, vamos praticar mais leitura e interpretação de texto do que sair dedilhando comentários sem fundamento né?
Apoiado!
Ana, nestes comentários podemos ver dois testemunhos; que os dedos são mais rápidos que algumas mentes ou, que o MEC durante governos petistas não foram tão exitosos como proclamada pela presidente.
O dia que muitos jovens aprenderem a interpretar as leituras, resolverão os problemas mais cabeludos de matemática, física, química e até de português.
Progessão continuada não foi institucionalizada pelo PT, e além disso, a gestão das escolas públicas é do Governo do Estado e Municípios. Não transforme o blog de ciência em terreno para discussões ideológicas, porque, assim como para interpretar textos, é necessário conhecimento técnico e legal. No que diz respeito a educação básica, cabe aos Estados, Distrito Federal e Municípios ofertá-la, por sua vez, o ensino médio é um dever dos Estados e do Distrito Federal e a educação infantil dos Municípios, cf. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (FHC).
Desculpe.
Falou fundamentalista do PT!
Companheiro você está parcialmente correto, mas entenda que as diretrizes educacionais emanam do MEC, se é que me entende!
Tirou as palavras dos meus dedos.
Falou o semita do PSDB.
Interpretação de texto… é com o semi- analfabeto do Lula e a burra da Dilma kkkkk pela amor de Deus…. Bom aqui em SP está tão complicado o lance de chuva que está mais fácil ver a “chuva” de detritos deixados por um cometa do que chuva propriamente com água mesmo kkkkkk
E esse é o nossa juventude brasileira, não saber entender uma interpretação tão clara, esses são os eleitores que vão eleger domingo nosso Presidente, completamente zem, zem inteligência nenhuma uns moluscos, a essa reportagem é interessante para que tem o mínimo de inteligência.
Resolva seus problemas éticos e preconceituosos com seu terapêuta e, quem sabe, ele arranca o ódio encrustrado na sua retórica. Se não consegue enxergar livremente uma questão, é que necessita de auxílio de um profissional.
Perfeito Marcião. Mas a educação está um lixo a preocupação do governo não está no que tange a interpretação de texto, mas, cartilhas espalhadas dentre as escolas de ensino fundamental. É mais fácil interpretar uma figura de uma menina enfiando a língua na boca de outra. Porque é esse o novo perfil que querem transformar as famílias brasileiras.
Tetsuo,
O pior é que agora, a disciplina “Português” se restringe apenas a… interpretação de texto. Não existe mais análise sintática, flexão verbal etc. Até porque não “cai” mais no vestibular.
De agora para a frente, só os “naum”, “valew” e “voçe”.
Dizem que é a evolução da língua. Triste sina…
É mais fácil interpretar uma figura de uma menina com a língua dentro da boca de outra menina através das cartilhas do MEC e PT. Porque é esse o novo perfil que querem transformar as famílias brasileiras. Bestas dançarinas de FUNK, visto a palavra PRESIDENTA, completamente incorreta
Arthur, apesar da palavra “presidenta” ser tão arrogante e antipática como a própria, ela consta em dicionários bem antigos. Existem as duas formas “presidente”, comum para os dois gêneros, masculino e feminino e “presidenta” no feminino, pouquíssimo usada até essa anta aparecer (vide os dicionários Aurélio, Houaiss… tenho um da década de 1980 que mostra essa forma).
Pior, ela fez uma lei obrigando o seu uso em documentos oficiais e legais.
Meu Deus, gente vamos ler e prestar atenção no que leem ! Caso vier a não entender releiam e depois comentem!! Prestem atenção!!
Fico espantada em saber que algumas pessoas sequer conseguem ler por completo um pequeno texto como esse. Que preguiça, hein!
Nossa as pessoas não leem até o final e acabam sendo ignorantes nas suas opiniões.
Legal! É torcer pra não estar nublado aqui no sul. E quanto ao cometa que passou ontem próximo de Marte, já tem alguma foto dele?
Só fotos de telescópios amadores! Estou aguardando resultados das sondas marcianas!
Valeu Salvador, obrigado.
Eu vou ficar atento para ver se consigo ver esse espetaculo.Em certa ocasiao eu ja presenciei esse espetaculo com um meteoro de grandes proporçoes ,mas foi muito rapido a sua visualiçao .
Eu me lembro até hoje quando ví o Halley através de um telescópio em 1986. Impressionante, jamais esquecerei aquele momento.
Ahááá!!! Sabia que vc ainda estava vivo!!!
E o povo procurando: Onde está o Amarildo???
rsrsrsrsr desculpe! não pude resistir!
Quanto a 1986, me faltou informação!! comprei aquela famosa luneta Halley, mas procurava pelo cometa lá pelas 21:00 no alto do céu!!
Achava que bastava apontar para o céu noturno e pimba: já iria achar o cometa, não importando a posição e horários!!
Mas dá um desconto! Era um piazão e ninguém da família era mais “esperto” que eu em relação a astronomia.
abs,
manda soltar os policias o amarildo apareceu.
talves ele saiba onde estar a eliza samudio