Fly Me To The Moon, China!

Salvador Nogueira

Como se diz “Fly Me To The Moon” em chinês? A sonda tecnológica C5-T1, lançada na última quinta-feira, já está contornando a Lua, a cerca de 60 mil km da superfície lunar, e mandou esta foto aqui.

Aquele planetinha ali ao fundo somos nós. À frente, o lado afastado da Lua.
Aquele planetinha ali ao fundo somos nós. À frente, o lado afastado da Lua. (Crédito: CAST/Divulgação)

Uau. A Terra ao fundo, nosso querido pálido ponto azul, com o lado afastado da Lua em primeiro plano. A espaçonave está testando tecnologias que, na próxima década, poderão trazer astronautas de volta do nosso satélite natural. Oficialmente, o projeto tem por objetivo pavimentar o caminho para o retorno robótico de amostras do solo lunar, marcado para 2017. Mas o fato de a cápsula ser apenas uma versão reduzida da usada na Shenzhou, nave tripulada chinesa, não deixa ninguém se enganar.

DICA: Você se interessa pelo tema da busca por vida alienígena? Clique aqui e baixe uma amostra grátis do meu novo livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”

Para a reentrada na atmosfera terrestre, marcada para o final desta semana, a nave usará uma técnica em que ela primeiro “quica” na camada superior de ar, perdendo velocidade, para depois fazer seu mergulho final e descer no deserto da Mongólia.

É emocionante ver a humanidade prestes a retornar à Lua, após quase meio século de ressaca pós-Apollo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Grande Salvador,

    “And if the band you’re in starts playing different tunes..I’ll see you on the dark side of the moon”

    1. E olha que ironia. O nome da música é “Brain Damage”, e é o que a maioria dos comentadores aqui (na verdade basicamente os conspiraciotários) tem.

      😀

  2. Graças aos “imperialistas americanos” pousamos na Lua, enviamos sondas automáticas para Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, saturno, Urano, Netuno, Plutão, asteroides e cometas, além de obviamente estudar a Terra. Sem a NASA saberíamos muito pouco o quase nada sobre a Lua ou o Sistema solar (sem falar no Sol, propriamente dito). O conhecimento adquirido por todas essas missões foi não-ideológico (fora o programa Apollo) e nos fez ver o que somos neste vasto oceano de nada! Agradeço aos americanos e seu espírito empreendedor, caso contrário, eu não saberia nada sobre o sistema solar.

  3. 1-sou fotografo desde a época dos filmes,
    quem não entende nada de fotografia não deveria comentar,deveria estudar o que é velocidade,exposição,iso,diafragma ,histograma,gama tonal, ruído etc
    se pegar essa foto e supersaturar a exposição respeitando a gama tonal e sabendo diferenciar ruído de cor verdadeira aparece algumas estrelas,eu já fiz isso com as fotos de 1969 de altissima qualidade, e onde as fotos foram tiradas a favor do sol, aparecem estrelas
    tem no meu blog as fotos

    2- quem nao acredita que nunca foram, é baseado em falsidade

    por exemplo

    a evidencia que comprova que foram NAO SERVE

    a “evidencia” que comprova que não foram SERVE

    ou seja, o raciocínio é falso por si só

    em outras palavras raciocínio de criança

    1. Se soubermos a que distância essa foto foi tirada da Lua, com uns cálculos saberemos se falsa ou não!

      1. Não precisa calcular nada. Se em pleno 2014 você não acredita que é real, aí é um problema única e exclusivamente seu.

    2. Interessante Salvador, que estamos vendo a face oculta da Lua, com a nave passando por detrás dela. É triste ver aqui alguem comentar que não acredita que o homem tenha descido na Lua. Um abraço!

    3. Eduardo, qual o endereço do seu blog? Você fez a edição da foto do post de forma que apareçam as estrelas?

      1. nem isso o Brasil consegue fazer… a China nos superou mais uma vez, nos nossos próprios trambiques.

    1. 1) São 6 bandeiras, uma para cada pouso;
      2) A foto foi tirada a 60.000 km. Nem o Superman conseguiria enxergar um objeto tão pequeno a essa distância;
      3) As bandeiras estão do outro lado da Lua, na face que está voltada pra Terra.

    2. Como você poderia enxergar a esta distância?? Ou você acha que a Lua é tão minúscula assim!

  4. Boa tarde Salvador!

    Bela imagem! E pensar que a nossa morada está sofrendo com aquecimento, com desmatamentos, envenenamentos do ar e mar fico a pensar na herança maldita para as gerações do futuro.

    O feito da China provavelmente fará com que os brasileiros entendam que sem indústrias, não chegaremos a lugar nenhum.

    1. O problema da China é que eles não estão nem aí para o aquecimento global. Suas indústrias e geração de energia são baseadas na queima de grandes quantidades de carvão. Só a terrível poluição em suas principais cidades é que estão fazendo eles tomarem algumas medidas, mas é só.

  5. Salvador,

    Uma técnica parecida, de “quicar” na atmosfera, também foi usada pelas capsulas da Apollo, não?
    Não me lembro o termo agora, mas é a primeira fase da reentrada. Depois disso os astronautas voltavam a sentir falta de peso e então vinha a segunda fase de desaceleração. Vi isso num daqueles filmes antigos do Walt Disney, muito bons por sinal, que explicam algumas coisas sobre as missões Apollo.

    1. O processo de “quicar” na aproximação da Atmosfera terrestre, é devido a alta velocidade , proxima a de escape 40 mil km/h. Assim a nave dá um ataque rasante perde velocidade, volta a se distanciar e se aproxima novamente em parábola descendente abaixo de 25 mil km/h . É necessário um calculo muito preciso para acertar o ponto de “desembarque”. Mas a NASA fazia isso a 50 anos.

  6. OS americanos estao programando uma viagem tripulada a lua para 2030. Da viagem da decada de 70 eles perdetam o filme.

    1. A missão de 2030, do programa Constellation, foi cancelada pelo Obama. PORÉM, com essa futura ida dos chineses, é capaz dos EUA retomarem os planos. E não, não foi nada perdido, há centenas de horas de filmes sobre todos os 6 pousos na Lua.

      1. Precisa ser um pouco mais inteligente do que ele pra ser redator da Praça, man. Não humilhe os pobres coitados redatores.

  7. Para os que comentam aqui, dizendo não acreditar que o homem foi a Lua, eu sugiro que pesquisem no Google uma reportagem com o título: “Teorias da conspiração atraem quem tem dificuldade de lidar com incerteza”, ai vocês vão entender o que acontece em seus cérebros.

    1. Na página da Revista Mente e Cérebro tem também uma reportagem o título é: “Crença em teorias conspiratórias está associada à impotência e incerteza”

  8. Imagem simplesmente deslumbrante! Tá aí uma foto que não vemos com frequência! O lado escondido da Lua completamente iluminado!!! Claro, nós passamos a pouco pela Lua NOVA!

    The dark side of the moon is not so dark anymore!

    1. Caro Alfredo, Apenas um reparo: a expressão “dark side” não faz sentido porque não existe um “lado escuro” da Lua. Todas as partes de sua superfície, em um momento ou outro, são iluminadas pelo sol. O que existe na verdade é um lado oculto para nós, terráqueos, já que a Lua nos mostra sempre a mesma face.

      1. Valeu pelos esclarecimentos, mas se tratou apenas de uma licença poética de um fã do Pink Floyd!

  9. Adoro estes assuntos relacionados ao espaço e principalmente a conquista da lua, adoro crer que foram realmente, assisti recentemente a mini-série feita pela HBO “From the earth to the moon” recomendada pelo próprio Salvador, mini-série maravilhosa que nos faz pensar q tudo está lá em cima ainda, e não vejo a hora e quero estar vivo ainda, quando novamente alunissarem no mar da tranquilidade e testemunharem toda a aparelhagem e as pegadas feitas pelos astronautas (Buzz e Neil) da Apollo 11 e assim provar de uma vez por todas q o homem esteve lá para o bem de todos, para os que sabem que foram, para os que acreditam que foram, e para os que não acreditam.
    E essa foto da sonda chinesa está fantástica, está de parábens!

  10. Achei a imagem sensacional, porém me veio a dúvida. Nunca conseguimos ver as estrelas nesses fotos. Fico com essa dúvida…

    1. As estrelas não geram luz suficiente para serem captadas nesse tipo de foto. Se for aumentar a esposição para captar a luz das estrelas as imagens da lua e da terra ficariam tão brilhantes que saturariam a foto e nada apareceria a não ser o branco. Faça um teste vá até o quintal de sua casa e tente fotografar a lua e as estrelas ao mesmo tempo e veja o que acontece. Fazer um cursinho de fotografia também te ajudaria a entender muita coisa.

    2. Rafael, é o tempo de exposição da foto, simplesmente isso. As estrelas são muito menos brilhantes que a lua ou a terra. O Eduardo comentou sobre isso.

    3. Rafael, boa noite. Não sou fotógrafo profissional mas posso te dizer o seguinte: pegue a camera do seu celular. Aponte uma lanterna ligada para a camera. Fotografe a luz da lanterna. Na sua foto vai aparecer apenas a luz da lanterna e todo o fundo ficará escuro. Isso acontece pq a camera tem que fechar a iris para que a luz da sua lanterna não “estoure” na foto. A mesma coisa acontece na foto da Lua. Para que a Lua não “estoure” na foto a camera fecha a iris e assim, a luz das estrelas (bem mais fraca que a da Lua) acaba não aparecendo.

    4. Rafael me desculpe mas eu não acredito que você perguntou isso. O tema foi discutido EXAUSTIVAMENTE nos comentários abaixo. Aliás vem sendo discutido aqui no mensageiro sideral a anos. Por favor procure ler as respostas do Salvador antes de perguntar pela milionésima vez a mesma coisa. Sem ofensa ok? É que é duro a pessoa escreve um tratado sobre um assunto e ai chega um desavisado e pergunta o que que é isso? É um balde de água fria e qualquer cidadão.

  11. O China, com seu baixo custo, tem uma vantagem competitiva muito grande na busca de novas tecnologias.

    Provavelmente estejam querendo extrair combustível de lá, nos próximos anos.

    Quem viver, verá.

  12. A Terra tornou-se pouco para a fome do dragão chinês. De qualquer forma, parabéns a eles que a pouquíssimo tempo atrás só construiam produtos de 5ª categoria, competindo com os paraguaios.

  13. O tecnologia evolui muito dos anos sessenta e começo de setenta do século passado quando dizem que os EUA desceram na Lua,e com toda tecnolgia obtida, os chineses ou os russos ainda fazem projetos para tal façanha.Como tem tolos mundo afora!

    1. Se dizerem que os EUA abandoram por causa dos custos é mentira,pois a China está investindo milhões de doláres no projeto.

      1. Bilhões de dólares. O motivo da interrupção americana, para mim, é claro: o desinteresse da população. As viagens tinham virado “rotina” e a motivação política havia desaparecido, com o reconhecimento dos soviéticos do sucesso americano.

        Tomara que eles fiquem com ciúmes e resolvam retornar ao espaço! Parece tolice, mas é a emoção que motiva os homens.

      2. Jurandir deixa ver se eu entendi. Primeiro você diz que quem acredita que os Estados Unidos estiveram na lua nas décadas de 60 e 70 é tolo. Depois você afirma que os americanos não abandonaram o projeto pois tem tanto dinheiro quanto a China? Não está contraditório isso ai não? Santa Paciência!

    2. Ah sim, tudo a ver. Então quer dizer que conseguimos criar a bomba atômica amanhã, já que os EUA já tem a tecnologia há décadas. Seu argumento é inválido.

    3. Os custos da década de 1970 e final de 1960 eram altíssimos. Se não me engano, o caríssimo computador de bordo tinha FANTÁSTICOS 4 KB de memória.

      Atualmente aquele celular Nokia indestrutível, baratinho, que quase ninguém mais quer usar tem MUITO mais do que isto.

      Qualquer smart phone atual tem mais poder computacional e de armazenamento do que toda a NASA na época.

      Isto é só um pequenino exemplo.

  14. Salvador, bela imagem!

    A propósito, uma pergunta, não temos imagens divulgadas pela NASA do cometa siding spring passando por Marte?

  15. Salvador, me interessei mais pelo metodo de reentrada. Como vc escreveu deu de entender que farao uma reentrada mais plana, para um primeiro aerobrake e depois a definitiva.
    Tem algum motivo por tras disso? Quero dizer, pq vc acha q estao tentando uma maneira q provavelmente exige uma enorme precisao e calculos mais que absurdos e complexos? Seria pelo fato do tamanho da carga?

    1. De, acho que é pra não abusar do escudo térmico. É uma técnica que os russos já usavam para suas sondas de retorno de amostra lunares.

      1. Hmm valu pela ideia, parece bem provavel.
        Eles tem q testar esses escudos, pq nao parece algo mto confortavel pra se praticar com humanos 😛

        1. Só confirmando a informação do Salvador.
          Esse método de reentrada é usado quando a nave tem uma velocidade de reentrada muito alta, como é o caso de espaçonaves voltando da Lua. O escudo precisa de uma reentrada “lenta” para conseguir dissipar o calor, caso contrário as temperaturas são altas demais até para um escudo térmico, por isso essa quicada na atmosfera que reduz a velocidade de reentrada e dando mais tempo para a nave dissipar todo o calor criado com a fricção.
          Os cálculos realmente são absurdos, mas a precisão precisa de uma certa tolerância: uma diferenca de 0,5 no ângulo de reentrada já pode causar um desvio de uns 800km no local do pouso. Por isso os locais de pouso são sempre áreas muito grandes, sem nada por perto, como é o caso dos russos no deserto do Cazaquistão e o oceano para os americanos nas missões Apollo.
          Espero ter ajudado 😉

  16. É muito bom que os Chineses estejam enviando esta sonda não tripulada a Lua para que termos conhecimento, pois até hoje muitas pessoas, como Eu não acredita que o Homem foi a Lua. Se hoje com muitas tecnologias avançadas por que o homem não vai e vem quando bem quiser a Lua?

          1. Não, mas trazer pedras da Lua prova que estivemos na Lua. O que os chineses vão fazer lá (além de possivelmente construir uma base) é da conta deles apenas.

            PS.: a próxima missão deles vai ser.. Trazer pedras!

        1. Se você tivesse 600kg de rocha/solo da terra, acha que teria em mãos uma amostra significativa?

          Somente o preço justifica não retornar tantos anos assim

          1. Sim, significa uma amostra significativa se você encontrou o tipo de rocha que estava procurando. E eles encontraram, felizmente. Agora quanto ao custo, você tem razão. Pra que gastar 100 bilhões de dólares para buscar… Mais rochas? Sendo que no momento teoricamente não há mais nada a ser feito no satélite? Responda esta pergunta e terá sua resposta do motivo de terem ido “apenas” 6 vezes.

    1. Porque é caro e desnecessário voltar lá toda hora. Mas se você tiver um bilhão ai sobrando, a gente pode conversar.

        1. Bilhao? No sir, com menos ja consegue mandar uma sonda pra orbita de marte (+- US$80 mi custou o projeto da india)

          1. Mas não dá para mandar a nave com alguém dentro somente com 85 milhões de dólares. Para cada isolamento, equipamento, material usado a mais, o gasto aumenta exponencialmente.

    2. também não acredito que a Dilma existe, então, vamos fazendo de conta e empurrando com a barriga porque ninguém tá vendo.

  17. Parece que na decada de 70 nao existia tecnologia para descer na lua, como até hoje nao existe. EXISTE?

      1. o problema é que o Brasil não existe, na verdade, nem eu.

        imagina a bagunça na cabeça por conta do “eu”.

    1. Existia sim, tanto é que foram lá, desceram e retornaram. Hoje têm ainda mais tecnologia. O seu smartphone é mais poderoso do que o computador de bordo da Apollo.

  18. Pequeno voo chinês, mas um novo olhar para humanidade! Obrigado Salvador por mais este belo post. Abraços.

  19. Que bela foto, adoro ver tudo que se relaciona ao espaço. Salvador, gosto das tuas dicas. Parabéns e obrigado.

    1. Muita ignorância aliada a um analfabetismo científico, despeito, preguiça de pensar, algumas doses de antiamericanismo e as vezes algum fanatismo tonto que tira toda a capacidade do sujeito de pensar por si só. Mas já vi isto ser usado até para impressionar garotas desavisadas, tão analfabetas quanto o sujeito.

    2. as mesmas razões que levam alguém a votar no PT, provavelmente, ou seja: negação de fatos, ignorância científica, nível cultural de um estudante de ensino fundamental com a experiência de gente acostumada ao “fácil”, isto é, nunca questionou nada, sempre aceitou tudo.

  20. Parece que na década de 70 não existia tecnologia para descer na lua, como ate hoje não existe. Existe?

    1. Existe. A China desceu na Lua no ano passado. Várias sondas russas e americanas desceram na Lua. Descer lá com astronautas é mais caro, mas mais fácil, uma vez que você tem um piloto para controlar a descida.

          1. “nao ha estrelas nas foto”
            Hey, prove por si so! Arrume um laser bom e aponte pro espelho deixado na lua pela missao apollo! Funciona!!!

            Do it yourself!

          2. Essa foi a melhor:prove que o homem não desceu na Lua.O melhor é provar se o homem desce na Lua.

          3. Jurandir, provas da ida do homem à Lua existem várias.

            – Milhares de fotografias;
            – Centenas de horas de vídeo, de todas as missões;
            – Mais de 500 MIL pessoas envolvidas no programa;
            – Inúmeros países, como a Russia, China, India e Japão não apenas confirmaram como já fotografaram os cacarecos americanos na Lua;
            – Nenhum cientista sério duvida;
            – Milhares de astrônomos profissionais e amadores acompanharam as missões Apollo;
            – Mais de 300 Kg de rocha lunar trazidos de lá e já verificadas por sumidades sobre o assunto, de vários países.

            Poderia passar a tarde toda citando provas.

            Agora você. Quais seus argumentos para provar que NÃO foram? Afinal o ônus da prova é de quem questiona.

          4. De, é preciso um excelente laser e uma pontaria excepcional, já que os espelhos (tanto os das missões Apollo como os soviéticos) são pequenos, então é necessário apontar para as coordenadas corretas.

            Porém é um ótimo teste.

            😉

          5. Hehe eu sei… Mas eh algo pra provocar. Eh mto facil sentar no sofa e dizer: me de a prova conclusiva de q foram la, senao n acredito.
            Se ele quer prova, q corra atras. O “how to” ele pode ahar na internet. Mas pra esse pessoal…

    2. A Soyuz que levam e trazem astronautas para/da ISS até hoje usam basicamente a mesma tecnologia da década de 60, quando foram inventadas. Inclusive o computador pesa 80 kg. Mesma tecnologia que levou o homem à Lua 6 vezes e trouxe de volta em segurança.

  21. Montagem perfeita. Imagem só, se olharmos da terra para a Lua, vemos a lua bem menos que a terra, uma que realmente ela é menor. Então se olharmos a terra da órbita lunar, logicamente veríamos uma terra muito maior do esta da imagem. Que me desculpem os que acreditam nesta babozeira de que o homem foi a Lua. O homem nunca foi, e nunca chegará a Lua. Pois isto é humanamente impossível.

    1. Alexandre, não se esqueça de que a sonda está a 60 mil km da Lua, o que significa que está mais distante do que uma órbita convencional em torno da Lua, como nas missões Apollo. Que, a propósito, foram à Lua sim, e levaram astronautas à superfície.

      1. Respeito sua opinião Salvador, mas os indícios de fraude nessa viagem espacial, são muito contundentes. E afinal de contas, a tecnologia aplicada hoje despende de muito mais recursos do que antigamente. Ai eu pergunto, porquê não voltaram lá? Gosto muito da astronomia, mas sinceramente não entendo o sentido de gastarem tanto dinheiro para benefício nenhum para os humanos, a não ser que seja militar. É uma coisa quase utópica sabe. Seria muito mais interessante o que existe nas profundidades do mar, pois estaríamos estudando o nosso planeta, do ficar por ai indo pra cima sem resultado algum.

        1. Sem resultado algum é absurdo. Tem muito resultado. Aliás, você deve o início do processo de miniaturização que levou aos computadores e celulares modernos ao projeto Apollo. 😉

          1. Certo. Perdoe minha falta de conhecimento nesse sentido. Mas o que é mais legal nisso tudo, é a capacidade do ser humano desenvolver meios que o levam a distancias quase inimagináveis, uma vez que é muito difícil ir tão alto sem que possa ser além da imaginação. Gosto muito do seu blog, mas nunca tive coragem de participar, hehe. Vou continuar lendo. Vlw.

          1. Eu, a tese dos espelhinhos me convenceria se eu visse acontecendo, o laser voltando para a Terra. Já fizeram isso? Tem filmagens?

        2. Se você não sabe os motivos, devia estudar um pouco. Mas vou fazer um resumo breve. No início da Guerra Fria, fim dos anos 50 e na década de 60, havia uma disputa de quem (URSS ou USA) conseguiria a hegemonia mundial. A corrida espacial era a principal disputa, corrida essa que estava sendo ganha pela União Soviética. Colocou o primeiro satélite artificial em órbita, o primeiro ser vivo a ir ao espaço (cadela Laika), o primeiro cosmonauta (Yuri Gagarim). Daí o presidente Kennedy decidiu por todas as fichas (e muuito dimdim) para conseguir ultrapassar os soviéticos e colocar o primeiro astronauta na Lua. Teve muitos acidentes e mortes antes de conseguirem a façanha. Quem tem mais de 50a. e se interessava pelo assunto, deve-se lembrar. Outra coisa: um professor do Inst. de Matemática da USP de São Carlos, fera em cálculo diferencial e integral, foi chamado pela NASA para auxiliar nos cálculos das trajetórias das Apollos, sabia disso? (Eu estudei lá na década de 70).

      2. Alexandre concordo plenamente com vc, mas deixa o tempo falar por si só, um dia ainda iremos ver toda a mídia comentando que os americanos NUNCA foram na lua, se o módulo lunar funcionasse teríamos ele fazendo várias apresentações de aterrissagem, mas nunca vi. Vcs acham que o Fantástico, Domingo Espetacular não iriam adorar mostrar o Módulo Lunar em funcionamento aqui na Terra, agora vão dizer que ele não funciona aqui na Terra, alias já vi no youtube vários acidentes dele filmados pela CNN. Até mesmo a roupa que eles usam para fazer reparos no espaço já foi usada no Desfile de Carnaval aqui no Brasil, cadê o Módulo lunar ???? Um dia a verdade vem a tona.

        1. Isso. Fica esperando. Por ora, aguente toda a mídia repetindo por quase meio século que foram. E prepare-se para aguentar muito mais.

        2. Rapaz, sua bunda deve estar com inveja de sua cabeça, de tanta merda acumulada nela… Não dá uma dentro!

    2. “Perfeita” é a sua falta de conhecimento apenas. Tente de novo, mas depois de estudar, por favo.

    3. Alexandre, me desculpe mas sua “lógica” está muito primitiva. A lua está a 60 mil km da sonda; a Terra, a 370 mil km da lua (aprox. 430 mil km da sonda). Sete vezes mais longe. Some a isso os efeitos dos ajustes da câmera (abertura). Se você tirar uma foto da lua com uma câmera simples, provavelmente ela vai parecer bem pequena. Mas você já deve ter visto fotos feitas por profissionais em que a lua parece enorme. Ajustes da câmera.

    4. Que “lógica” é essa a sua? A lua está a 60 mil km da sonda; a Terra, 7 vezes mais longe, a uns 430 mil km. Some a isso os ajustes da câmera (abertura). Se você tirar uma foto da lua com uma máquina simples, ela provavelmente vai parecer bem pequena. Mas você já deve ter visto fotos profissionais em que a lua parece enorme. Efeito dos ajustes da câmera.

      1. Não, você não é mais inteligente ao comentar imbecilidades sobre política num blog sobre ciências. Tente novamente, agora sem PT ou PSDB ou o caralho que o valha.

        Obrigado e mude o disco.

        1. Não, não vamos. Vamos mandar todo mundo que insiste em falar de política num blog de ciências pra lá.

          Aí sim.

        2. Desculpe Eu, mas não resisti e copiei e colei: Não, você não é mais inteligente ao comentar imbecilidades sobre política num blog sobre ciências. Tente novamente, agora sem PT ou PSDB ou o caralho que o valha.

          Obrigado e mude o disco.

        3. Desculpe Eu, mas não resisti, copiei e colei: Não, você não é mais inteligente ao comentar imbecilidades sobre política num blog sobre ciências. Tente novamente, agora sem PT ou PSDB ou o caralho que o valha.

          Obrigado e mude o disco.

  22. Quem sabe um dia esta conquista seja da humanidade ,por enquanto sinto que a humanidade até tira proveito das tecnologias mas o objetivo é militar .Por isto meu sorriso amarelo ,mas que é lindo é…

    1. Nem sempre. Muitas das coisas do seu dia a dia (um exemplo simples? LEDs, aqueles trocinhos que emitem luz, sabe? Da sua TV, de faróis de carro, de lâmpadas…) são oriundos da corrida espacial e da exploração do espaço.

  23. Sempre fui fascinado por astronomia e me encanta fotos como essa, mas… não deveria haver outros pontos de luz na parte escura? Confesso não saber como se dá a visualização fora da Terra, mas se numa noite de lua nova vemos infinitos pontos, porque não de lá? Ou os demais pontos foram propositalmente ocultos pelo autor da imagem? (Em tempos de haters por todo lado, explico: não estou sendo sarcástico! A minha pergunta é exatamente essa.)

    1. É como tirar fotos de um objeto muito iluminado. Você tem que abrir e fechar o obturador muito depressa, para a foto não estourar. Aí a luz das estrelas, mais fraca, não aparece, porque o obturador abriu e fechou muito rápido. Para fazer fotos de estrelas, você precisa de longa exposição. Por isso elas aparecem, por exemplo, em cenas fotografadas no lado escuro da Terra, quando você enxerga as luzes das cidades lá embaixo, e a luz das estrelas lá em cima. O obturador ficou aberto bastante tempo, para pegar essas fontes fracas de luz. Mas no lado claro da Terra, o céu sai sem estrelas. Se você deixar o obturador aberto muito tempo, o brilho da Terra irá ofuscar tudo e você terá apenas uma foto totalmente branca.

      1. Ah, poucos segundos depois que postei vi sua resposta pra perguntas semelhantes a minha. Agora entendi… Interessante isso.

    2. É como tirar fotos de um objeto muito iluminado. Você tem que abrir e fechar o obturador muito depressa, para a foto não estourar. Aí a luz das estrelas, mais fraca, não aparece, porque o obturador abriu e fechou muito rápido. Para fazer fotos de estrelas, você precisa de longa exposição. Por isso elas aparecem, por exemplo, em cenas fotografadas no lado escuro da Terra, quando você enxerga as luzes das cidades lá embaixo, e a luz das estrelas lá em cima. O obturador ficou aberto bastante tempo, para pegar essas fontes fracas de luz. Mas no lado claro da Terra, o céu sai sem estrelas. Se você deixar o obturador aberto muito tempo, o brilho da Terra irá ofuscar tudo e você terá apenas uma foto totalmente branca.

      1. Complemento MAIS UMA VEZ a informação do Salva com esta foto (tirada do post sobre o Siding Spring):

        http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/files/2014/10/mars-sidingspring-damian-peach.jpg

        Veja como Marte “estourou”, devido à abertura excessiva do obturador da câmera, necessária para capturar o brilho fraco das estrelas (e do cometa).

        Inclusive é exatamente isso que explica (entre outras coisas, como o excesso de reflexão da luz solar no solo Lunar) a falta de estrelas nas fotos da Lua.

        Traçando um paralelo simples? Pegue uma noite de céu aberto, vá até uma praça iluminada e tente ver alguma estrela. A própria luz dos postes te impedirá, mesmo a olho nu, de olhar as danadas. Agora tape a lateral de seu rosto, impedindo que a luz da praça seja vista por você, e olhe novamente pro céu. Voilá, instant stars!

    1. Alexandre, eu não sei se o que vc quis dizer é isso mesmo, mas pense que não existe “em cima” nem “embaixo” no espaço. A Terra estará como a nave a “enxergou”. Depende da posição da nave e não da Terra.

    2. Alexandre, essa foi boa!!!!!!!!!! Invertidos em relação a quê???????
      Desculpe, ri muito desse seu comentário. Foi de propósito, né???

    3. Cara, ri muito… você é melhor porco que estão jogando perolas…. kkkkkk vai estudar e pare de encher o saco aqui… pronto falei…

  24. Penso que na verdade tem animais dentro desta nave e isto por si só já me coloca contra . pelos meus valores onde a vida animal não é maior do que a nossa.

    1. Isso é como tirar fotos de um objeto muito iluminado. Você tem que abrir e fechar o obturador muito depressa, para a foto não estourar. Aí a luz das estrelas, mais fraca, não aparece, porque o obturador abriu e fechou muito rápido. Para fazer fotos de estrelas, você precisa de longa exposição. Por isso elas aparecem, por exemplo, em cenas fotografadas no lado escuro da Terra, quando você enxerga as luzes das cidades lá embaixo, e a luz das estrelas lá em cima. O obturador ficou aberto bastante tempo, para pegar essas fontes fracas de luz. Mas no lado claro da Terra, o céu sai sem estrelas. Se você deixar o obturador aberto muito tempo, o brilho da Terra irá ofuscar tudo e você terá apenas uma foto totalmente branca.

      1. Complemento a informação do Salva com esta foto (tirada do post sobre o Siding Spring):

        http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/files/2014/10/mars-sidingspring-damian-peach.jpg

        Veja como Marte “estourou”, devido à abertura excessiva do obturador da câmera, necessária para capturar o brilho fraco das estrelas (e do cometa).

        Inclusive é exatamente isso que explica (entre outras coisas, como o excesso de reflexão da luz solar no solo Lunar) a falta de estrelas nas fotos da Lua.

        Traçando um paralelo simples? Pegue uma noite de céu aberto, vá até uma praça iluminada e tente ver alguma estrela. A própria luz dos postes te impedirá, mesmo a olho nu, de olhar as danadas. Agora tape a lateral de seu rosto, impedindo que a luz da praça seja vista por você, e olhe novamente pro céu. Voilá, instant stars!

      2. Salvador,

        então se uma pessoa estiver nesta posição da foto ele estaria vendo muitas estrelas e estaria sendo ofuscado pelo brilho da Terra e da Lua? Interessante.

        1. Isso. Se o sujeito olhasse pela janelinha e bloqueasse a luz da Terra e da Lua, conseguiria ver muitas, MUITAS estrelas. Sem bloquear, provavelmente evitando o olhar direto para os dois objetos brilhantes, veria algumas. E olhando direto para a Terra ou para a Lua, veria nada ou quase nada.

    1. Cara, se todas as fotos de corpos planetários tiradas por todas as agências espaciais não mostram estrelas, você deveria refletir se são todas, sem exceção, fraudulentas, ou é você que não está entendendo alguma coisa. É como tirar fotos de um objeto muito iluminado. Você tem que abrir e fechar o obturador muito depressa, para a foto não estourar. Aí a luz das estrelas, mais fraca, não aparece, porque o obturador abriu e fechou muito rápido. Para fazer fotos de estrelas, você precisa de longa exposição. Por isso elas aparecem, por exemplo, em cenas fotografadas no lado escuro da Terra, quando você enxerga as luzes das cidades lá embaixo, e a luz das estrelas lá em cima. O obturador ficou aberto bastante tempo, para pegar essas fontes fracas de luz. Mas no lado claro da Terra, o céu sai sem estrelas. Se você deixar o obturador aberto muito tempo, o brilho da Terra irá ofuscar tudo e você terá apenas uma foto totalmente branca.

      1. Complemento NOVAMENTE a informação do Salva com esta foto (tirada do post sobre o Siding Spring):

        http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/files/2014/10/mars-sidingspring-damian-peach.jpg

        Veja como Marte “estourou”, devido à abertura excessiva do obturador da câmera, necessária para capturar o brilho fraco das estrelas (e do cometa).

        Inclusive é exatamente isso que explica (entre outras coisas, como o excesso de reflexão da luz solar no solo Lunar) a falta de estrelas nas fotos da Lua.

        Traçando um paralelo simples? Pegue uma noite de céu aberto, vá até uma praça iluminada e tente ver alguma estrela. A própria luz dos postes te impedirá, mesmo a olho nu, de olhar as danadas. Agora tape a lateral de seu rosto, impedindo que a luz da praça seja vista por você, e olhe novamente pro céu. Voilá, instant stars!

        1. boa, tá vendo como a exposição fez Marte “virar” um “solzinho” de mentira, isso porque tem mais luz refletida vindo de Marte do que das estrelas que atingem o obturador da câmera fotográfica.

          qualquer objeto maior e mais próximo vai virar um solzinho se tentar fotografar junto às estrelas no espaço.

  25. e magico é fenomenal ver nosso planeta é um sonho imposivel meu ver a terra do espaço

  26. Vi em um documentário a declaração de um astronauta das missões skylab que só havia realizado voos orbitais baixos a sensação de medo ao se afastar da terra. Era uma missão com orbita mais alta. Fico imaginando a coragem dos astronautas das missões Apollo em enfrentarem a viagem até a lua. Pela foto podemos ver que qualquer falha no equipamento é mortal. A imagem é linda mas a sensação de estar a deriva no espaço e aterrorizante. É por estas que outras que considero estes homens verdadeiros heróis. Torço fortemente para que a China também chegue lá em breve.

    1. Nessas horas, tem que confiar na gravidade. No caso dessa missão, por exemplo, ela vai subir até lá, depois cair de volta para cá. Tenso mesmo é quando se entra em órbita da Lua. Porque aí, se o motor não funcionar para sair de lá, você vai ficar preso ali para sempre. Tenso. Por isso a Apollo 8, em especial, foi emocionante.

      1. Sem falar na 13, né Salva? O cagaço de não poder nem ejetar os detritos (isso mesmo, merda e mijo!) pra não tirar o LEM e o CSM da trajetória correta. hohoho

  27. Enquanto isso, no Brasil, as únicas coisas que sobem são a inflação, os preços, a corrupção, o banditismo e os salários dos políticos.

    1. Nossa esse tal “Eu”, apesar de ser um defensor das matérias do Salvador, é um baita mal educado, que se acha “o astrônomo”, deveria deixar que o próprio Salvador respondesse os comentários, afinal o blog é dele.

      1. Eu ate acho ele bastante educado… O q falta pra mtos outros q comentam. Educacao. Um livro, uma escola… Ou melhor, interesse

      2. Aqui é um espaço aberto a todos, inclusive aos imbecis acéfalos que não sabem de nada e vem pagar de gostoso. Se o cara chega na humildade, vou tratar bem, mas se o caboclo vem vomitar ignorância se achando a última bolacha do pacote, vai tomar bordoada.

        E apenas uma observação, todos os comentários passam pela aprovação do Salvador, e quando ele quer responder, já o faz no momento da aprovação do comentário. Se ele aprovou e não respondeu, dificilmente vai responder depois (salvo exceções) então não vejo problema algum em responder.

        Simples assim.

    1. Os seus eu não sei, mas os meus estão nas casas deles. Dá uma telefonada, quem sabe eles não te contam onde estão. Família é tudo nessa vida!

  28. Retornar à Lua ou ir a primeira vez? Uma discussão sem fim, na qual eu aposto na segunda opção.

  29. Salvador,
    Uma imagem impressionante!
    É triste e inevitável comparar o programa espacial Chinês com o do Brasil.
    Acompanho o nosso desde os anos 70 e é a cara de nossas mazelas: Falta de visão de longo prazo, sem gerenciamento centralizado dos recursos, visão estreita dos governantes que não veem os benefícios das tecnologias geradas com programas espaciais, programas de formação de técnicos etc, etc…
    O que conseguimos foi queimar vivos mão de obra valorosa e em muitos casos, insubstituíveis.
    Grande abraço.

    1. O programa espacial brasileiro foi um sucesso. Dá base de Alcantara, mandaram 23 pro espaço de uma só vez.

      1. É que ele só descobriu a internet hoje, Salva. Dá um desconto.

        Killer Emotions, só um aviso, os gatos bonsai são de mentira, tá?

    1. No momento que vemos uma Lua Nova, a face que não vemos dela está completamente iluminada.

  30. Que imagem fantástica!!! Como fotógrafo e amante de astronomia tive um sentimento de dupla satisfação a ver esta foto. Parabéns China por nos proporcionar este presente e obrigado Salvador, por nos compartilhar mais esta matéria…Abraços!!!!

Comments are closed.