Peter no céu de diamantes
Diamantes talvez não sejam eternos, mas alguns são tão velhos quanto o próprio Sistema Solar. É o que indica a meticulosa análise dos restos de um meteorito caído em Sutter’s Mill, na Califórnia, em 2012. O grupo liderado por Peter Jenniskens, pesquisador da Nasa e do Instituto SETI, encontrou pequenos diamantes no interior das rochas. E muitas outras coisas interessantes.

Entre os achados estão aminoácidos — compostos essenciais à vida, que formam as proteínas — e sinais de interação com água líquida. Esses compostos devem ser representativos da nuvem de gás e poeira que deu origem ao Sol e seus planetas, cerca de 4,6 bilhões de anos atrás. Ou seja, a matéria-prima para o surgimento dos seres vivos já estava por aqui antes mesmo que a Terra se formasse.
O meteorito deve ter sido parte de um asteroide maior residente do cinturão entre Marte e Júpiter, até ser arrancado por impacto e colocado num curso de colisão com a Terra, onde caiu dois anos atrás. Ao entrar na atmosfera, o bólido tinha respeitáveis dois a quatro metros de diâmetro, mas foi feito em pedaços pelo atrito com o ar. Nos dias seguintes à queda, caçadores de meteoritos se esforçaram por encontrar no chão o que sobrou dele.
“O Sutter’s Mill nos dá um vislumbre do que futuras espaçonaves da Nasa podem encontrar quando trouxerem amostras de um asteroide primitivo”, disse Jenniskens, ao divulgar uma série de 13 artigos científicos sobre o objeto, recém-publicados no periódico “Meteoritics & Planetary Science”.
Os diamantes encontrados são muito pequenos, com apenas um centésimo de milímetro, mas já são muito maiores do que quaisquer outros encontrados antes em meteoritos.
POEIRA DE ESTRELAS
O que mais chamou a atenção do Mensageiro Sideral, contudo, foi o trabalho realizado por Akane Yamakawa e Qing-Zhu Yin, da Universidade da Califórnia em Davis.
Eles analisaram a presença de diversas versões (isótopos, para os íntimos com o linguajar científico) do átomo cromo que trazem assinaturas da origem dos materiais que formaram o meteorito e constataram que pelo menos cinco estrelas diferentes devem tê-los forjado antes que eles fossem incorporados à nebulosa que deu origem ao Sistema Solar.
Essas estrelas morreram antes que o Sol nascesse, e o material inerte que semearam no espaço serviu de matéria-prima para a formação da Terra e de tudo que há nela — inclusive eu e você. É incrível que os cientistas hoje, analisando um pedaço de rocha que caiu do céu, sejam capazes de traçar ao menos parte dessa história de bilhões de anos.
Não somos mais meramente “poeira de estrelas”, como sugeriu o saudoso astrônomo americano Carl Sagan. Com a ajuda da ciência, podemos agora ser ainda mais específicos e dizer que temos em nosso corpo átomos que já estiveram em pelo menos cinco estrelas diferentes. Isso, claro, além daqueles elementos primordiais — hidrogênio, hélio e lítio — produzidos pelo próprio Big Bang.
Nas mãos de qualquer um, os detritos do Sutter’s Mill seriam pedras vulgares. Mas, por meio do trabalho obstinado dos cientistas, eles se transformam numa conexão perene entre a vida na Terra e a vida do próprio cosmos, em seus incessantes processos fáusticos de criação e destruição.

E amanhã os intrépidos habitantes do terceiro planeta a contar do Sol pretendem forjar um novo elo com o passado de seu sistema planetário, quando uma espaçonave europeia tentará realizar, pela primeira vez, um pouso num cometa. O Mensageiro Sideral blogará em tempo real conforme a missão Rosetta avançar rumo ao seu desfecho apoteótico. Se tudo correr bem, o pouso deve acontecer por volta de 14h. Não perca!
Salvador,
me explica por favor, quais são as velocidades do Robot da missão Rosseta e do Cometa para posibiltar a ” carona”.
Porque não fazer o mesmo num Asteroide ?
Daria para fazer num asteroide. Aliás, a sonda americana Near já pousou num asteroide. E a japonesa Hayabusa pousou num asteroide, decolou e depois voltou à Terra!
A presença de “restos” de cinco estrelas em um corpo do nosso sistema solar ajudaria a apontar a teoria de que nosso sistema solar e o sol faria parte da 3ª geração de estrelas do universo?
Não exatamente. Apenas indicaria que ele não faz parte da primeira, o que também já sabemos.
Aminoácidos provenientes dos restos de 5 estrelas (e seus sistemas), que coisa espetacular!
Caro Salvador.
De qual site você acompanhará a missão Rosetta?
Grato.
Do site da ESA, http://www.esa.int.
Salvador,
Eu fico pensando aqui nos meus limitados conhecimentos de astronomia.
Se foi achado, pelo menos 5 tipos de isótopos do cromo, isso me sugere que houveram, da mesma forma, 5 ciclos de vida de uma ou várias estrelas antes da nossa.
Se esta ideia estiver correta e a média de vida das estrelas envolvidas forem, supondo 4 bilhões de anos (lembrando que o nosso sol tem quase 5 bi e estima-se mais 3 bi num ciclo de 8 bi se tudo estiver certo), logo o universo tem, pelo menos 21 bilhões de anos se a primeira estrela surgiu no 1 bilhão de anos.
Seguindo, vemos a tabela periódica, com elementos realmente pesados. Alguns criados artificialmente outros naturalmente. Se tratando que existam tantos elementos químicos pesados com tantos outros isótopos, logo o universo, concluo que é bem mais velho que 13,8 bi de anos.
Talvez, a luz ainda nem chegou por aqui, ou provavelmente nunca chegará, devido ao decaimento da energia luminosa em função de ser absorvida ao longo do trajeto.
Se o Universo for probabilidade, como diz a física quântica, logo a probabilidade de se medir a trajetória de um fóton pode ser de tipo, no máximo, de 13,8 bi, porém o Universo é muito mais extenso, explicando talvez porque não “enxergamos” nada mais profundo que isso.
Tem algum fundo de verdade neste meu pensamento? Algum cientista pensa desta forma ou eu realmente “viajei”?
Desculpe… É que seus post são interessantíssimos e fazem a gente ficar estupefatos.
Somewhere, não entendi bem o seu raciocínio, mas não há como extrapolar a idade do Universo a partir dessa informação, porque as cinco estrelas que nos cederam matéria-prima não existiram sequencialmente, mas possivelmente simultaneamente. 😉
Você entendeu sim… Era essa minha dúvida… É que eu não sou escritor como você e talvez meus textos tem os argumentos colocando raciocínios meio difusos mesmo.
Mais uma vez obrigado pela resposta… Um dia eu chego lá… 🙂
Caro salvador existe um meteorito diamante cristalizado de 3 kg que caiu do espaço aqui no Brasil. gostaria que o senhor me diga se existe um valor estimado para este meteorito diamante cristalizado?
Consulte a Dra. Elizabeth Zucolotto, no site http://www.meteoritos.com.br/. Ela manja muito disso.
Salvador, se o grafite necessita ser submetido a uma pressão enorme para se converter em diamante, como pode existir em um meteorito?
Este não é parte de um planeta desintegrado ou que foi retirado de um, por algum impacto?
Victor, os nanodiamantes comumente encontrados em meteoritos, acredita-se, são produtos do que acontece na atmosfera das estrelas. Já os microdiamantes encontrados agora exigem algum outro processo — provavelmente formados sob pressão num objeto maior, como você sugere.
bem interessante , recordei da chuva de diamantes que ocorreu em saturno ou jupiter…. mas buscar conhecimento .. qto ao pouso da nave no cometa estarei atento … abs e Parabéns pelo seu trabalho
Muito legal essa matéria.Parabéns Salvador.
Átomos são eternos? Os que apareceram depois do big-bang estão aí, com carinha jovem e vendendo saúde?
Eternos é uma palavra forte demais. Mas o universo é jovem ainda… 🙂
O que é “eternidade”? O que é “infinito”? Para uma máquina fotográfica, “infinito é igual “maior que dez metros”… Para mim, mais que 10 mil anos já é “eternidade”.
Átomos são feitos de prótons, nêutrons e elétrons, os dois primeiros são feitos de férmions e bósons, portanto, eles podem ser “quebrados” e rearranjados como pecinhas de Lego, ao longo da “eternidade”. (O elétron é um férmion).
Mais informação: Wikipedia, “Modelo padrão”
Salvador, considero ser muito mais fácil e econômico pesquisar um meteoro, visto que
eles chegam até nós vindo das profundidades do universo ou passam perto, “caso da missão rosetta” que enviar uma nove tripulada ou não para outros planetas, enquanto não temos tecnologia para isso.
Acompanho o Blog pois acredito fielmente que existe vida fora da Terra. Sei que suas postagens são realistas e trazem o que temos e não somente teorias mas tenho que perguntar? Acredita em Anunnakis? Abs!!!
E amanhã seguirei o pouso COM CERTEZA!!!
Annunakis? Boa ficção!
Salvador, voce ja leu os livros do Zecharias Sitchin? Para Zecharias e os Sumérios, os annunakis eram tão reais quanto eu e voce.
Parabens pelos artigos.
Nunca li os livros do Sitchin, mas já li muito sobre a tese dele. O problema é que, além da narrativa de formação do Sistema Solar dele não fazer sentido nenhum, o planeta Nibiru, na órbita descrita, seria instável. E, ainda que não fosse, seria inabitável. Por fim, todos os estudiosos respeitáveis dos escritos sumérios rechaçam a tradução do Sitchin, que consoderam fantasiosa. Também não ajuda a sua credibilidade o fato de que muitos de seus seguidores espalham boatos falsos, como o de que ele foi consultor da Nasa. Enfim, é divertido como ficção, mas não tem base na realidade.
pessoal acha que qualquer planeta pode ter vida evoluída e que supercivilizações seriam gente boa semeando por aí.
primeiro passo é ver que nem a gente consegue facilmente lançar um satélite sem ajuda internacional, estou falando desse brasil de araque mesmo, nossa realidade. Criaturas evoluídas com tecnologia para explorar o espaço em qualquer ponto da galáxia já teriam eliminado a religião como ponto de crença e teriam consciência plena do que são e como conseguir alcançar seus objetivos coletivos sem ter de acreditar em mágica, deuses e mula sem cabeça (que, aliás, é orgulhosamente nossa tecnologia, uma mula sem cabeça é para porcos, digo, poucos).
supercivilização depende de muitas etapas de evolução tecnológicas e ainda superar inúmeras crises que podem ocorrer, seriam mais uma coletividade do que algo como temos aqui com nações e seus territórios individuais. Ao mesmo tempo, a super estrutura tecnológica necessária para viajar pelo universo é tão absurdamente avançada que seríamos como ratos de laboratório, na melhor das hipóteses.
todas as análises mostram que uma supercivilização NÃO precisa sair semeando NADA. Para quem vai apenas pesquisar é uma imbecilidade infantil ficar modificando genes de criaturas para ter evolução nesse ou naquele mundo.
a Terra é tão estável hoje e nisso tem quem pense que a vida só poderia existir por milagre, vez que não há misturas de elementos. Mas o planeta era muito agitado no passado e isso permitiu uma rápida evolução de espécies, tanto que os primeiros insetos surgiram há 480 MILHÕES DE ANOS e antes disso já havia vida marinha que teve de ressurgir ao menos DUA VEZES !!!!
http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2014/318/quando-a-vida-surgiu-no-universo
o próprio universo já espalha elementos formadores de vida, na Terra há vários processos que ajudam também, principalmente quando o planeta ainda gira tão rápido que o dia dure apenas 6 horas (hoje são 24 horas), com maremotos e ondas gigantescas varrendo toda a superfície e sendo bombardeado por cometas e meteoros, ainda tem supertempestades gigantescas. É impossível a química não permitir a formação de vida, todos os elementos estão se misturando sem parar nesse ambiente.
agora eu pergunto: o que um bando de anulanaques vão fazer aqui?
um sistema em formação é muito instável para enfiar um projeto alienígena, se eles contaminassem a Terra o experimento poderia fracassar por conta da germinação de vida local e independente, as constantes colisões matando tudo em volta e ainda haveria o risco dos alienígenas serem atingidos enquanto tentassem germinar o planeta. É muito perigoso.
quando as coisas acalmaram e já tínhamos os macacos não havia apenas uma linhagem e, sim, um monte de tipos diferentes de símios. Se você observar o fato de que cada espécie busca um nicho perceberá que nós estamos ocupando um local em aberto, nenhum outro animal ocupa a mesma posição. Observe também a grande diversidade animal, não existe uma espécie pura e única, há variações.
com tanta diversidade a espécie humanoide é questão de tempo. Do que precisaríamos dos aliens? NADA !!!
ainda mais que as últimas descobertas apontam a origem do homem moderno por um processo de ramificação e não uma linha reta que leva direto a um ser de laboratório. Somos um processo de evolução que ainda continua, sofremos mutações naturais até hoje. Não há no DNA uma estrutura estranha que diga ser coisa de alien. Somos interligados aos diversos seres que existem ou já existiram, isso anula a ajuda alien, ou seja, anulanaques não vieram aqui.
não há um DNA perfeito, aceitem isso.
tomara que o posso da sonda europeia se concretice para que a gente continue a viajar por mais tempo, ja que as informações colhidas quando o cometa estiver mais perto do sol, acredito, serão mais interesantes desde que a sonda não seja deslocada da superficie do cometa que con o calor do sol devera disover parte da sua superficie e com esto as garras da sonda poderao soltar a sonda que fatalmente se perdera no espaço sideral…..
Fiquei mais interessado nos aminoácidos do que nos diamantes. Mas concordo que diamantes chamam mais a atenção. E também concordo com os que dizem que uma força maior criou tudo isto. É a tal da natureza, explicada pela Física. Pronto, falei, já podem me queimar na fogueira.
Ninguém vai ter queimar na fogueira, caro William. As fornalhas do inferno não terão como incinerar sua clarividencia e aguda percepção. Com suas colocações certamente um lugar no céu está reservado para você, sentado ali, bem ao lado do seu deus. Escutando dele as delicias de viver no paraíso ouvindo seus dizeres: “Nunca antes na história dezte paraíso, estivemos tão bem. E só não estamos melhor por culpa “dazelite” do inferno que se apropriam de todos os cientistas.”
Todos os seres humanos vão para o Inferno. Uns, como eu, porque não acreditam em Deus, todos os outros, porque estão na religião errada.
Parabéns pelo seu trabalho…por tudo que nos dá de conhecimentos…excelente …muito grata.
Muito interessante a matéria, parabéns!
Sou fascinada pelas estrelas!
Como colocou o Hélio, também, acredito numa força Maior que criou tudo isto.
Como dizia Sir Isaac Newton de apoiar nos ombros de gigantes para olhar mais longe, pelo menos, em aprender com suas sapiências.
Um ombro com certeza é do Salvador, dos quais sou um admirador de seus textos.
Outro é do próprio Sir Isaac Newton que dizia e é a minha atual perspectiva do universo:
“This most beautiful system of the sun, planets, and comets, could only proceed from the counsel and dominion of an intelligent and powerful Being. (…) This Being governs all things, not as the soul of the world, but as Lord over all; and on account of his dominion he is wont to be called Lord God παντοκράτωρ, or Universal Ruler.”
Se existisse um Deus bondoso e vigilante, as leis da Física seriam constantemente desrespeitadas para salvar um avião que cai, uma casa de uma enchente, uma criança doente…
Como isso não acontece, de duas uma: ou seus Deus não existe ou ele é muito mau, diverte-se vendo o sofrimento em todos os seres vivos do planeta e, quiçá, de outros planetas…
um detalhe: Newton fez parte da “santa” inquisição e ajudou a matar gente por aí.
na época de Newton qualquer um que escrevesse uma linha fora da “palavra divina” era queimado na fogueira ou tinha de confessar estar possuído pelo demônio depois, claro, de uma longa tortura física.
hoje querem dizer que a santa inquisição foi branda, coisa boba, mas convenhamos, se matou uma única pessoa, você queria ser essa pessoa? e a tortura? as prisões?
como no caso do nosso pais, não tivemos ditadura no passado e menos ainda no presente.
A inquisição era uma instituição católica, e Newton estava na Inglaterra, que havia se convertido ao anglicanismo e rompido com o Papa. Então, não, ele não ajudou a inquisição. Mas foi presidente da Casa da Moeda inglesa e perseguiu falsários implacavelmente, condenando-os à morte sem dó nem piedade. Aliás, piedade não era com ele.
É, estamos no século XXI, estas recentes descobertas certamnte irão abrir nossas mentes. Tenho certeza que nos próximos anos ou meses teremos contato com civilizações bem mais avançadas, as consequencias disso eu não sei.
Oi Salvador, achei simplesmente fantástica a descoberta de que um meteoro contem matéria vinda de diversas estrelas.
Estou torcendo muito pelo sucesso da missão Rosetta amanhã. Sabe onde eu posso acompanhar isso de perto pela internet?
abs
No site da ESA (esa.int) ou da Nasa (www.nasa.gov).
Site “Rosetta Rende-Vouz”, ao vivo: http://rosetta.esa.int/
E enquanto isso, muita gente têm a pretensão de dizer que fomos feitos à imagem e semelhança de Deus, ora dizer tal disparate é afirmar que Deus sofre de hemorroida, uma vez que apenas o ser humano, que na verdade não foi feito originariamente para andar sobre duas pernas, sofre de tal anomalia, por assumir uma postura, que embora vantajosa em alguns aspecto, é prejudicial em outros
Todos o elementos que existem hoje, sempre existiram, mesmo aqueles que ainda não conhecemos. Agora o que Deus fez ou faz com eles é outra história. “as palavras que eu vos digo são espírito e vida” Ele disse e formou o homem de elementos que existiam. Não é complicado.
Deus e a ciência não são antagônicos. Deus é a natureza e a ciência é o estudo da natureza, com a Sua permissão para simplificar.
É que o senso comum de a “imagem e semelhança de Deus” é que Deus é fisicamente parecido com um homem.
Porém eu penso diferente: Eu interpreto este texto como que o homem tem as características de Deus, pois tem a capacidade de dominar e criar.
Até porque, se realmente criaturas inteligentes existirem além da Terra, posso dizer, sem senso herético que estas também são a “imagem e semelhança de Deus” pois a ideia é que este ser vivo é dominante, e não só dominantes como os dinossauros, mas tem o poder de criação, de administração e é decisivo. Características colocadas na figura de Deus.
Esta é a minha interpretação do texto.
Daqui a pouco o protagonista da novela das 8/9 vai virar astronauta :).
Os avanços recentes observados nas pesquisas espaciais se devem basicamente ao desenvolvimento de novos equipamentos. Mais potentes e precisos. E, lógico, ao desenvolvimento de novas técnicas. Eu acredito que estamos entrando em uma fase de incremento exponencial de novas descobertas em função destas novas tecnologias já implantadas e que estão por vir. Acho mesmo que estamos no limiar de descobrir grandes segredos do universo, entre eles se estamos ou não sozinhos por aqui.
Quer dizer que não seria piada se a moça pedir um anel de diamante ao namorado/noivo/marido, esse disser a ela pra ficar olhando pro céu e cuidar a próxima chuva de detritos espaciais e torcer para que nem todos se desintegrem na entrada da atmosfera…
Senti um pouco de “Stardust” aí no seu comentário!
Já pensou, numa pedra dessa vem uma bactéria encubada que resista ao calor, e cai na terra, e mata todo mundo? #ApocalipseZumbi
Esse dia vai ser louco.
“encubada” é dose!
É que ela vem dentro de um “cubo”, entendeu?
Achei que era de Cuba.
Caramba!
Eu até fiquei arrepiado, só de pensar que somos “descendentes” de 5 estrelas!
tudo isso serve para desmistificar a teoria do criacionismo, sob pena de sermos severamente criticados por isso, a ciência livra-nos de mitos, lendas, crendices, superstições e religião…mas sempre haverá quem insista em crer num criador??? paciência, direito deles!!!!!!!
João, realmente é incrível acreditar em tudo que lemos. Infelizmente muitas pessoas acreditam em coisas que cientistas que tem diariamente suas teorias sendo derrubadas por outros cientistas. Em relação à criação, todas as coisas criadas pelo homem estão sempre copiando animais e estruturas que vemos ao nosso redor, que pessoas de todos os níveis sociais e educacionais acreditam que surgiram, por acidente sem a necessidade de uma inteligência superior que as tenha criado!!! paciência…. direito deles!!!
Me pareceu um bocado contraditório isso ae…..
SALVADOR O QUE PENSA DE DEUS?
Penso que, se Ele existe, concebeu um Universo que não requer Sua presença para funcionar.
Nossa! Posso roubar essa frase para uso próprio Salvador? (farei o disclaimer que a frase é sua, se é que a frase é sua hahahaha)
Fique à vontade. E, que eu saiba, não estava parafraseando ninguém. 😉
“O mal da internet é que não dá para saber ao certo a origem das frases” – Abraham Lincoln
Essa eu já vi, inclusive atribuída a esta fonte! 🙂
Universo ! O cemitério é um lugar cheio de palpites ! Estuda , estuda , estuda , ENEM sabe nada!
Perfeito Salvador !!! “Deus” ou como queiram chama-lo Buda, Deus Supremo etc etc, não “criaria” nada que dependesse “Dele” para funcionar !!! seria como dizer que a criação de Deus é imperfeita, mais pelo contrario sua Perfeição é cada vez mais explicada pela ciência, física etc …. alias para quem acredita em Deus, como eu, já se perguntaram quem criou Deus? a resposta é simples! Nada criou Deus, é como dizer que quem criou Deus foi o Nada, mais ai você vai se perguntar quem criou o Nada? o nada não existe logo não tem principio nem fim, mais nos esquecemos que existem Leis naturais no Universo e na Terra, que gatinhamos para conhece-las, afinal Deus nos deu o livre arbítrio e nos vez Sua imagens e semelhança, logo “independemos” Dele, afinal a parte Dele foi feita, alias Muito Bem feita!
O deus mais verdadeiro criado pelo homem é Cronos, pai de todas as coisas vivas e não-vivas, que tem o sério defeito de devorar seus próprios filhos…
Do nome Dele é que vem os termos “cronômetro”, “cronologia”…
Se já foi possível descobrir tanta coisa com os ínfimos restos de um meteorito que perdeu 90% de seu material no atrito com a densa atmosfera terrestre, o que a Philae poderá encontrar em um cometa “semi-novo” amanhã?
Que Deus não existe e não estava namorando quando te desenhou!
E aí nós, seres humanos, como uma formiga em cima de uma casca de jabuticaba; ficamos a discutir se existe ou não uma Causa Primeira e Inteligente de todas as coisas…
Bem, você pode parar de se preocupar com isso se não for do seu interesse. Já eu continuarei seguindo os passos das investigações científicas e tenho certeza de que serei parte de um grande contingente.
Ansioso para acompanhar o pouso no cometa. Torcendo para que de certo. Parabéns pela matéria Salvador.
Muito interessante, quando foi divulgado estes dias atrás que haveria uma chuva de meteoritos ,comprei uma pequena luneta (amadora) fiquei maravilhado com o pouco que ví, o cosmos é muito interessante eu particularmente fico fascinado, embora tenha a minha crença na existencia de deus e que foi ele quem nos criou.
Logo do cinturão, entre Marte e Júpiter. Tava quieto aqui no meu canto.
Os NEAs vêm todos do cinturão. A Terra limpou sua órbita quando se formou, lembra? 😉
Ou vem todos de lá, por ser lá o local onde ficava de Tiamat que originou a Terra?
Não, vem de lá porque Júpiter não deixou um planeta se formar ali, deixando um monte de pedregulhos na região. Tiamat é só uma lenda, Julião. 😉
Poderoso esse Júpiter!
Não por acaso é o maior planeta do Sistema Solar. 😉
Bom dia Salvador!
Mais uma matéria superinteressante para conhecermos o nosso passado. Sempre que leio matérias sobre meteoritos, com grande frequência se falam naquelas encontradas na Antártida, Sibéria, Europa, EUA ou mesmo Austrália, mas raramente são noticiados sobre achados no Brasil e quais seriam as razões? A posição geográfica? Baixos monitoramentos do espaço? Falta de interesse ou de informações para identificar o que seria uma rocha nativa das “alienígenas”? Junto com a paixão pela astronomia, sempre pensei em comprar um bom detector de metais e sair pelos campos, mas e o medo da violência me faz postergar. Não consigo imaginar que num país gigante como o nosso Brasil até os meteoritos nos evitem!
Há notícias de meteoritos encontrados no Brasil… Mas, é como você diz, faltam informações e recursos para procurar por eles…
A página http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/os-dez-maiores-meteoritos-ja-encontrados-no-brasil.shtml fala em 73 meteoritos encontrados aqui e mostra dez fotos deles.
Salvador, esse site citado leva a outras fotos, de meteoritos que caíram em 8 locais do mundo, um deles na Turquia, e que foi confirmado ser de origem marciana.
Dúvida: Podem os cientistas estar 100% certos que é de origem marciana?
No caso dos meteoritos marcianos, a confirmação é bem segura, porque é baseada no conteúdo de bolhas de atmosfera aprisionadas neles.
Valeu, Salvador! Puxa, realmente interessante!
Meus aplausos, Salvador. Excelente Post!