O primeiro dia do Philae no cometa

Atualizado às 12h33

O dia seguinte ao pouso começou quente, com a divulgação das primeiras imagens feitas pelo módulo Philae, diretamente da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Ambos estão a 510 milhões de quilômetros da Terra, na região do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Imagem mostra um dos pés do Philae, na superfície do cometa.
Imagem mostra um dos pés do Philae, na superfície do cometa.

Essa imagem representa duas fotos produzidas pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), responsável por registrar os arredores da sonda. Às 11h, a ESA (Agência Espacial Europeia) exibiu o conjunto completo de seis imagens que formam a visão panorâmica, e as imagens revelam que o Philae pousou ao lado da parede de um penhasco. Há indicativos de que ele não está paralelo com o chão e uma das pernas do trem de pouso está suspensa no vácuo. Ele está estável, mas numa posição delicada, que deve inspirar cuidados.

A narrativa de pouso, agora confirmada pelos engenheiros, foi épica. O módulo quicou duas vezes na superfície do cometa antes de se estabilizar no solo, após a terceira descida. Segundo dados do instrumento ROMAP, que avalia o campo magnético, o primeiro toque no solo deve ter sido feito às 13h33, a uma velocidade de 1 m/s. Ele quicou de volta para cima a 38 cm/s e flutuou por cerca de 1 km, até voltar a tocar o chão às 15h26. Sofreu novo rebote, desta vez a meros 3 cm/s, e voltou a pousar às 15h33, desta vez para ficar. No frigir dos ovos, um salto de quase duas horas e outro de seis minutos. A débil gravidade do astro fez com que todo esse sobe-e-desce ocorresse de forma gentil, sem causar danos ao veículo.

Sequência de fotos da Rosetta (uma por hora) mostra a descida do Philae.
Sequência de fotos da Rosetta (uma por hora) mostra a descida do Philae.

Em meio ao frenesi do pouso de ontem (aqui o resumo da ópera, aqui o registro “minuto a minuto”), o Mensageiro Sideral conversou com Holger Sierks, cientista-chefe da câmera OSIRIS, instalada a bordo da espaçonave Rosetta. Um de seus objetivos após o pouso era tentar flagrar o Philae intacto e bem na superfície. Ontem à noite, essa tentativa fracassou. “Ainda temos de encontrá-lo na superfície”, ele me contou. Perguntei se existia a possibilidade de manobrar a Rosetta para obter imagens mais detalhadas do Philae, numa tentativa de decifrar o que ocorreu durante o pouso. A resposta é que sim, mas Sierks demonstrou apreensão pelo veículo de solo. “Não podemos fazer muito, ele terá de se ajudar. Espero que a bateria dure por um tempo, e obtenhamos sol suficiente nas células solares.”

Imagem da Rosetta mostra o pequeno Philae descendo rumo ao cometa.
Imagem da Rosetta mostra o pequeno Philae descendo rumo ao cometa.

EMPOLGADO COM O PHILAE? Se interessa pela busca por vida alienígena? Meu novo livro, “Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los”, em versão digital, está por apenas R$ 9,40!

A preocupação é bastante justificável. Novas estimativas com base na telemetria dão conta de que o Philae está recebendo só 1h30 de exposição solar por rotação, o que é muito pouco se comparado à expectativa original, que era de 6h a 7h. Os engenheiros tentarão fazer pequenos movimentos que realinhem melhor o módulo, de forma a melhorar esse desempenho. Mas a situação não parece boa para observações de longo prazo. Por ora, os instrumentos que exigem esforço mecânico (e portanto mais energia) não foram ativados. Nada de brocas ou perfurações no solo.

Imagem do primeiro local de pouso, fotografado pelo Philae a 40 metros de altura.
Imagem do primeiro local de pouso, fotografado pelo Philae a 40 metros de altura.

Ontem, também troquei ideias com o engenheiro brasileiro Lucas Fonseca, que trabalhou na DLR (agência espacial alemã) por três anos no Philae, focado em simulações dos sistemas de pouso. Ele diz que a ancoragem estável é importante, mas para alguns instrumentos o mais importante é a altura que eles guardam do solo a fim de realizar suas funções. É possível que a sonda tenha ficado alto demais, o que poderia atrapalhar. (Leia o que mais Fonseca me disse clicando aqui.)

Por fim, duas palavrinhas sobre o “som” do cometa, que todo mundo está comentando por aí. São oscilações magnéticas provavelmente causadas pela interação de partículas do cometa com raios de alta energia vindos do espaço. É “som” entre aspas, porque não se tratam de ondas sonoras, mas magnetismo convertido em áudio. Como se sabe, som não se propaga no vácuo. (Ficou curioso? Ouça aqui!)

O Philae, em conjunto com a Rosetta, promete revolucionar o entendimento dos cometas. Em seus resultados, podem residir pistas para compreender a formação do nosso Sistema Solar, o surgimento de planetas com água líquida em abundância, como o nosso, e talvez até a origem da vida. Mas não será para já. De toda forma, a aventura da primeira visita de um artefato humano a um cometa provavelmente marcará uma geração.

Lembro-me de, ainda molequinho de tudo, me encantar com a passagem do cometa Halley pelas imediações da Terra, em 1986. Na ocasião, os europeus começaram seu flerte com esses intrigantes objetos, ao despachar a sonda Giotto para tirar fotos (para a época espetaculares) de seu núcleo. Agora, com a Rosetta e o Philae, a sensação é a de que o círculo se fecha. Primeiro, um cometa veio até nós. Agora nós retribuímos a visita, com toda pompa e circunstância. Demonstração contundente de que, não importa o tamanho do desafio, a dureza das probabilidades de sucesso, o espírito humano é impelido a abraçar o cosmos que habita.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Sabichoes, estou querendo comprar um telescopio, alguem pode me indicar alguma marca e modelo que seja apropriada para um amador como eu?quero um que seja razoavel….Obrigado.

  2. Sabichoes, alguem de vcs podem me ajudar?….estou querendo comprar um telescopio e nao entendo nada sobre eles…alguem pode me dizer alguma marca e modelo que seja razoavel para um amador, nesse sentido?. Obrigado.

  3. Salvador, tirando as nossas divergências de ideias, cara bom demais esse seu blog, PARABÉNS essas discussões só enriquecem ele, seria bom se o brasileiro discutisse mais todos os assuntos principalmente politica

      1. PhilaEu você deve ter algum problema, você deve ter sido molestado sexualmente, cara você é muito estressado vai se trata, que cara mal educado

        1. Sim, tive problemas com meu pênis enorme, desde sempre. Tanto que tive que cortar 10 centímetros dele, agora só tem 30.

          KKK

  4. salvador vocês são interessantes quando nos que somos leigos no assunto e nos interessamos e fazemos perguntas para vocês que são os “especilialistas” vocês nos ofendem para ver se não perguntamos mais. Agora a velocidade é importante sim como o nosso amigo explicou da estilingada como pode um objeto a 40000 Km/h pousar em outro a 65000 Km/h e com um atraso de comando de 28 minutos, sabe como isso é possível salvador, por que ele esta a 510 milhões de Km da terra e ninguém viu, mais vocês acreditaram

    1. Valmir, juro que não sei o que é tão difícil para você entender. Sai com uma velocidade de 40 mil, passa três vezes pela Terra e uma por Marte, e os planetas fornecem aceleração extra. Termina com 65 mil km, na mesma órbita solar que o cometa. Qual é o mistério?

      1. Acho que no caso dele, é mais fácil desenhar:

        http://sci.esa.int/where_is_rosetta/

        Marque “Show Full Paths” e clique no botão PLAY.

        Infelizmente não tem a velocidade da Rosetta, apenas do cometa, porém dá pra perceber a aceleração dela conforme vai passando pelas órbitas da Terra, de Marte e do asteroide. E note que, quando a sonda se aproxima do 67P ela está na mesma velocidade.

        E não é questão de acreditar no que ninguém vê. É ciência, são milhares e milhões de dados transmitidos e recebidos que contam a história, tudo devidamente registrado, processado e demonstrado por pessoas que passaram décadas estudando. Note que ninguém com conhecimento suficiente contesta as façanhas da exploração espacial, apenas aqueles que não conhecem os fundamentos da física, química e astronomia é que duvidam da veracidade.

        Quem está certo? Cientistas que estudam a vida inteira para fazer coisas ditas impossíveis? Ou descrentes que mal sabem ler e escrever, e acham que o trovão acontece porque São Pedro está arrastando os móveis no céu?

        😉

        1. é verdade são esses cientistas que dizem uma hora que é bom fazer cooper e outra hora correr e eu prefiro acreditar no que os nossos pais e avós dizem ate hoje para as crianças que um dia vão se tornar cientistas, e outra, ao invés de atacar procure argumentar fatos que realmente convença

          1. Claro, os pais e avós estão sempre certos, afinal tomar leite com manga faz mal né? E se matar um sapo faz chover no dia seguinte, pq não começamos agora, pra amanhã SP acabar com o racionamento? Mas não pode esquecer de cobrir os espelhos se começar a trovejar! E lembre-se de nunca apontar para uma estrela, senão nasce verruga!

            HUAHUAHUHAUHUA

        2. pena que você não tem talento pra isso e talvez nem inteligencia por que olha tem umas respostas que você deu, o seu vocabulário não condiz com a pessoa tão inteligente que você acredita e desenha ser…

      2. o mistério esta em tudo isso que você relatou, sabe o que isso me lembra os filmes que eu gosto tanto de assistir esses dias mesmo assisti os guardiões das galaxias aquele guaxinim é demais e o groot então. Areal salvador comercio puro comercio a europa também esta quebrada e inventa essa historinha uma nave que parece com uma maquina de lavar que esta no espaço desde 2004 ficou 2 anos desligada deu 6 voltas em torno do sol e agora pousa em um cometa
        igual um colega seu publicou essa é uma ridiculamente difícil… ate de acreditar

        1. Sr Valmir

          Sabe o que é legal na ciência 🙂 ?

          É que você acreditando ou não nela ou em seus metodos,a sonda esta lá no cometa,a Galileu chegou em jupiter,a Cassini chegou em saturno e as Voyagers estão bem longe!!! 🙂

          Você é somente um tupiniquim apedeuta cheio de duvidas.Somente isso 🙂 .Aceite sua condição.

          1. tudo bem mais você não é nenhum holandês e eu não me envergonho de quem eu sou vergonha devia ter você com esse seu comentário preconceituoso sobre mim que não estou querendo provar só quero que alguém me convença sobre o robô não precisa ofender…

        1. Não, é porque não dá pra fazer alguém com QI de ostra em coma, como você, entender certas coisas.

          Tenho pena de seus professores, se é que um dia você já teve algum.

    1. Asneira maior que seu comentário e sua vida inútil não há, não se preocupe!

      KKK

      Campeão da asneira!

  5. Não é comentário, mas pergunta. Qual é o período de rotação do cometa e em quanto tempo a sonda completa uma órbita e a que distância? A atração gravitacional é suficiente para a manutenção da órbita ou há necessidade de energia externa?

    1. A rotação do cometa é 12 h. O tempo de órbita depende da distância do cometa, que variou ao longo das últimas semanas. Que eu saiba, a atração é suficiente.

  6. Penso que depois do pouso na Lua e das missões Voyager, este foi o mais importante feito do homem no Universo. E foi bem melhor nós pousarmos em um cometa, antes de um deles “pousar” na Terra novamente…

  7. Um módulo pousa em um cometa e já tem gente em postando devaneios maiores que a própria viagem do modulo kkkkkk.Tem gente que espiritualiza até no banheiro.

    1. Meu Deus é uma guerra de acredito nisso acredito naquilo e no final são todos tolos (digo os que discutem) pq cada um apesar da discussão vai continuar acreditam no que bem quisert….eu so me divirto nos cometarios…kkakskskakskaksaksk

  8. Fernando José Verencio a única estrela que temos por aqui é aquela que faz sumir cometa de dinheiro …mas um dia o povo brasileiro descerá das nuvem para a realidade e tudo vai mudar..

  9. São fatos assim que me faz concordar com o Professor Mario Cortella que diz.:

    “Nós somos o vice tréco de um subtroço”.

    1. A maior desgraça da humanidade NÃO reside em ser um “vice tréco de um subtroço”. A desgraça maior está na sua prepotência, na arrogância e na postura pífia com que o homem trata e verbaliza as grandezas do(s) universo(s). Um mamífero que se arvora a desvendar mistérios infinitos com uma mente finita. Humildade e reverência seria uma postura mais sensata!

  10. Daqui a pouco vai aparecer foto tirada da sonda de outro ângulo. Ai vem a dúvida que surgiu no pouso na Lua, Quem tirou as fotos?

    1. Cara, sinto muito mas não há dúvida alguma de quem tirou as fotos na Lua. Se não foram os próprios astronautas fotografando um ao outro, foi o temporizador da câmera ou as câmeras fixas no LMV e no LRV. Desculpe mas seu argumento é inválido.

  11. Esse cometa viaja a mais de 60 mil km/h, correto? Para o philae pousar no cometa ele também viajou a essa velocidade? Como ele alcançou o cometa?

  12. Vich, na “terra prometida”, a briga é entre judeus e muçulmanos,e aqui?

    Salvador, esta carona no cometa tem prazo definido, a sonda tem vida útil dependendo do quê?

    Parabéns por suas matérias!!!!

  13. O infinito é algo indescrítivel, são bilhões e bilhões de universos contínuos, o que estamos vendo, é uma micro representação.

    O que é fascinante entender que tudo isso tem vida, não refiro biologicamente, mas a própria matéria.

    Que exaure com o término do hidrogênio, das suas cinzas renascem continuamente de trilhões em Trilhões de anos, a matéria, o eterno retorno do mundo. Nietzsche.

    Edjar Dias de Vasconcelos.

  14. senhores, estamos diante do prepúcio da humanidade, descobertas nunca dantes conhecidas estão porvir. Novos conhecimentos de coisas desconhecidas. É o novo que sempre chega. Vamos deveras prestigiar visto que é o progresso vindo até nós.

  15. Os hindus têm um satélite em Marte, os Europeus pousam em um cometa…. e os brasileiros ainda na idade da pedra, aturando um cangaceiro que se faz dono de um país …

      1. KKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        absurdo.

        O que um religioso fanático que acredita veementemente na “bibra” procura em um blog sobre ciência ?

  16. O homem (material), tem o seu livre arbítrio, e termina quando começa o do outro. Porém, ele é constrangido pelo próprio Criador, em busca de algo maior, que é o próprio DEUS. Conhecendo-O melhor, sê volta para dentro de si mesmo. Sê vê que és pequeno, diante de tanta grandeza, e sê torna no homem Espiritual. Passa a busca-lo nas pequenas coisas, é o acha dentro de sua própria alma,
    como também no INFINITO.

    1. INTERESSANTE ESSE NEGOCIO DE LIVRE ARBITRIO. ONDE UM HOMEM DECIDE ESTUPRAR UMA CRIANÇA QUE NÃO ESCOLHEU SER ESTUPRADA, E DEUS NADA FAZ .

      1. Desculpe,

        Mas este argumento “Crianças são estupradas e Deus não faz nada” tem um forte teor ético ocidental e para mim é fraco.

        Existem outros tipos de cultura, com outros valores éticos e morais, por exemplo, que se fosse dito este mesmo argumento que “Deus não faz nada” seria totalmente sem sentido. As pessoas desta cultura também não fariam nada se vissem algo similar por se tratar de algo natural. (Existem culturas indígenas, por exemplo, que enterram crianças vivas… Quer coisa mais execrável que isso? Está aqui mesmo relativamente perto de nós, no Brasil!)

        O que seria “Bem” ou o que seria “Mal”? Depende do código moral da sociedade em que se vive. Neste caso, o que tem a ver Deus com isso? Se Deus é a personificação de um ser superior, logo ele deve estar acima de conceitos morais também.

        Entenda que eu só tentei tirar o viés da cultura no aspecto da existência de Deus, é lógico que, para mim, é execrável o abuso infantil.

        Meu raciocínio é que a existência de Deus não está condicionada a valores éticos de uma cultura, mesmo que esta seja dominante e considerada “civilizada”.

        E num plano individual, a existência de Deus é real para todos aqueles que nele acreditam. Nisto ninguém pode negar.

  17. O canal Discovery Channel lançou, logo após o anúncio do sucesso do pouso do módulo, um programa muito interessante, ilustrativo, com várias entrevistas com os cientistas, etapas da construção do sistema, esclarecimentos diversos.

  18. Sem dúvida o maior feito técnico da historia da humanidade. Parabéns aos envolvidos.
    Pena que nosso país não esteja nesse patamar.

  19. Sou obcecado por astronomia e assuntos afins! E não entendo que a Bíblia contrarie a ciência e vice-versa.
    Parabéns, Salvador! Seu canal presta um enorme serviço!
    Quando falamos de Deus e de sua existência ou não, lembro-me sempre do seguinte conto:
    “Numa sala de aula o professor dizia nao existir Deus e emitia suas teses mirabolantes. Ao perguntar se alguém queria comentar algo, um senhor de chapeu de palha levantou o dedo. Pois nao, pode falar, disse o professor.
    O senhor em silencio tirou uma laranja de sua sacola e começou a descascar e chupar seu suco. Ao final, perguntou ao professor: essa laranja que acabo de chupar era doce ou azeda? Respondeu o professor: não sei; o senhor foi quem chupou?!
    Disse o senhor e aluno: pois é; assim é com Deus… Só quem O experimentou pode dizer sobre Sua existência.”

    Respeitando sempre quem pensa diferente…
    Forte abraço a todos!

    1. A diferença é que é laranja existe e deus você acha que existe. Ou seja cada um sente deus da maneira que quer, pois é como horoscopo acredita quem quer.

  20. É O JOGO MOON LAND , AQUELE JOGUINHO DE FIPLERAMA EM QUE A NAVE POSAVA NA LUA, KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ISSO AI É UM FLIPERAMA GENTEEEEEEE

Comments are closed.