Encontramos fósseis em Marte?

Salvador Nogueira

Analisando imagens de arquivo obtidas pelo jipe robótico Curiosity, da Nasa, uma pesquisadora nos Estados Unidos diz ter encontrado possíveis sinais de fósseis marcianos.

Imagem obtida pelo Curiosity em 2013 pode conter registros fósseis marcianos. Será? (Crédito: Nasa)
Imagem obtida pelo Curiosity em 2013 pode conter registros fósseis marcianos. Será? (Crédito: Nasa)

É isso mesmo que você leu. Nora Noffke, geobióloga da Old Dominion University, em Norfolk (EUA), apresentou a arrojada hipótese num artigo publicado on-line pelo periódico “Astrobiology”. Segundo ela, algumas das rochas fotografadas pelo rover parecem ter marcas similares às deixadas por colônias de bactérias na Terra, conhecidas genericamente pela sigla inglesa Miss (estruturas sedimentares induzidas por micróbios). São como “tapetes” macroscópicos criados pelas minúsculas criaturas ao ocupar uma determinada rocha.

Noffke é especialista nesse tipo de fóssil. Foi ela a principal autora do trabalho que identificou os mais antigos traços inquestionáveis de vida em nosso planeta, encontrados na Austrália. Eles têm 3,48 bilhões de anos de idade. Já as rochas marcianas que ela analisou agora foram avistadas pelo Curiosity em dezembro de 2012, quando ele chegou à formação geológica batizada de Baía Yellowknife, no interior da cratera Gale. Análises feitas pelo jipe mostram que ali houve um lago marciano que durou pelo menos até 3,7 bilhões de anos atrás, quando se formaram os sedimentos da rocha conhecida como Lago Gillespie, inspecionada visualmente pela cientista. Ou seja, estamos falando de estruturas que parecem ter sido formadas por bactérias num local em que essas criaturas de fato podem ter proliferado. Convenhamos, não parece nada absurdo.

Veja o que diz Noffke: “Na Terra, se essas Miss ocorressem com esse tipo de associação espacial e sucessão temporal, elas seriam interpretadas como o registro de crescimento de um ecossistema dominado por micróbios que viveu em corpos d’água que mais tarde secaram completamente.”

Comparação da foto do Curiosity com formações microbianas similares na Terra. (Crédito: Nora Noffke)
Comparação da foto do Curiosity com formações similares e modernas na Terra. (Crédito: Nora Noffke)

VERIFICAÇÃO
Apesar da premissa convincente e das exaustivas comparações entre formações similares em Marte e na Terra, Noffke alerta: por ora, trata-se apenas de uma hipótese, que ainda precisa ser posta à prova e com isso ser confirmada ou refutada.

(Essa, aliás, é a principal razão para que você não acredite cegamente em histórias de gente que vê pirâmides, animais e até seres humanos em fotos marcianas. É muito fácil “enxergar” padrões em cenários naturais — nosso cérebro é programado para identificar tudo que passa pelos olhos com formas familiares. Por isso também vemos coisas em nuvens. Mas, para confirmar qualquer percepção subjetiva, é preciso realizar novas observações, com métodos diferentes. Um exemplo bom é a famosa “Face de Marte”, em Cydonia. Uma imagem obtida pela sonda Viking em 1976 parecia revelar um rosto esculpido no planeta vermelho. Mas só parecia. Posteriormente, outra imagem da Viking e uma obtida pela orbitadora Mars Global Surveyor em 2001 sob outro ângulo de iluminação do Sol fizeram a “face” sumir. Era só uma montanha comum mesmo. Quer outro exemplo? Aposto que você enxergou dois olhos de um crânio na primeira imagem que ilustra essa matéria… Como dizia Carl Sagan, “afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”. Não acredite nas aparências e nas explicações fáceis. Sempre verifique os fatos e submeta-os a testes alternativos. Esse não é um bom conselho só para a ciência. É excelente para a vida cotidiana também.)

A primeira imagem da Viking (1976) e a versão da Mars Global Surveyor (2001). Que face? (Crédito: Nasa)
A primeira imagem da Viking (1976) e a versão da Mars Global Surveyor (2001). Que face? (Crédito: Nasa)

Infelizmente, o Curiosity já está muito longe da Baía Yellownkife e não terá como fazer análises adicionais para confirmar as observações superficiais feitas por Noffke. E a pesquisadora é a primeira a admitir que os traços poderiam ter sido produzidos por processos abióticos (ou seja, que não envolvem organismos vivos). Mas ela em particular não parece convencida de que seja o caso, dadas as semelhanças com formações estudadas na Terra. “Essa similaridade de associações marcianas e terrestres e sua mudança ao longo do tempo seriam outra extraordinária coincidência, se seus processos de formação forem diferentes.”

E agora, vamos ficar sem saber? Nem tudo está perdido. O Curiosity está explorando as imediações do monte Sharp, muito rico em rochas sedimentares, em tese também propícias à preservação de registros fósseis. Tendo isso em vista, Noffke termina seu artigo apresentando o “passo a passo” para que os pesquisadores da Nasa possam procurar novos traços de Miss e desta vez se detenham mais diante deles, realizando análises químicas que possam confirmar sua origem biológica. De acordo com a pesquisadora, os minerais presentes podem dar pistas importantes. “Em Marte, poderia haver, em estruturas candidatas, uma combinação muito diferente de minerais que é claramente divergente da mineralogia das rochas circundantes e poderia indicar biogenicidade.”

Mesmos traços no solo em Marte e na Terra. O nosso é biológico. E o de lá? (Crédito: Nora Noffke)
Mesmos traços no solo em Marte e na Terra. O nosso é biológico. E o de lá? (Crédito: Nora Noffke)

Diversos instrumentos do Curiosity poderiam procurar esses sinais. Mas talvez uma conclusão definitiva só possa ser obtida quando rochas como essas forem trazidas de Marte para a Terra. Uma missão robótica de retorno de amostras é basicamente o clamor de todos os astrobiólogos, mas ainda não está no cronograma de nenhuma agência espacial.

Apesar disso, a descoberta de sinais de vida, ainda que extinta, em Marte parece cada vez mais próxima. No fim do ano passado, o Curiosity detectou pela primeira vez plumas de metano — um gás que pode ou não estar associado a atividade biológica — emanando do solo do planeta vermelho. Sua posterior investigação é um possível caminho para a busca pelos marcianos. Noffke, agora, abre uma segunda rota. Quanto mais trilhas a seguir, maior a chance de sucesso.

Talvez você não se anime muito com o que seriam apenas criaturas unicelulares. Quem se importa com bactérias? Bem, note que a descoberta de vida extraterrestre, de qualquer tipo, já trará consigo uma revolução. Ela confirmará a desconfiança dos cientistas de que a biologia emerge sempre que as condições são favoráveis. Se aconteceu até em Marte, um planeta apenas marginalmente habitável, que não diremos de outros mundos fora do Sistema Solar que sejam similares à Terra?

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Salvador, sua matéria é ótima e nos leva a refletir sobre “o que é a vida” em diversos aspectos…

    mas e se por um acaso “a vida” nesses planetas tenha se desenvolvido tanto ao ponto de ser impossível “enxergarmos” as evidencias que ela existe?

    1. Aí teremos de nos contentar em não enxergá-la e achar que ela não existe… 🙂

  2. Não! Não encontramos fósseis em Marte! O que encontramos foi mais uma outra pesquisadora tentando ganhar alguma notoriedade em cima de uma remota possibilidade. Mais um artigo “histórico” que, em breve, estará no lixo.

    Além disso, a descoberta de fósseis de bactérias em Marte não causaria nenhuma revolução. A explicação seria simples: são resíduos de seres unicelulares que foram criados aqui na Terra quando todo o sistema solar estava em formação. Seria apenas mais uma evidência de que a Vida começou aqui, no nosso maravilhoso planeta Terra, e que o restante do Cosmo deve ser colonizado pela nossa espécie.

    “Deus os colo­cou no firmamento do céu para iluminar a terra,”

    (Gênesis 1:17)

    1. Ela já é notória (não precisa disso) e apresenta com toda a cautela suas observações como uma “hipótese”. O que mais você tem pra mim? GONG!

  3. Ótima matéria, e ótima lembrança sobre o escrutínio científico e Sagan, coisa que os religiosos e “filósofos” dados à explicações sobrenaturais ignoram completamente na sua cruzada banhada a viés de confirmação.

    Este espaço é a única coisa que presta na Folha de SP.

  4. Não acredito e nunca acreditei que há vidas fora da Terra. Principalmente ” Seres – tipo homens “, porque já se gastou mais de 11 quinquilhões de dólares e nunca ninguém encontrou nada, considerando inclusive, o tamanho do Universo,bem como a infinidade de Galáxias existentes. Nunca vamos encontrar nada (vida ) fora da Terra.Ela é única. Caso existisse vida mais ou menos inteligente fora da Terra, furaria a Bíblia Sagrada, porque Deus criou o homem a Sua imagem e semelhança.Sendo assim, caso haja algum tipo de vida fora da Terra, o homem ( nós no caso – os terráqueos ) não seríamos imagem e semelhança de Deus. Além disso, a bíblia não faz nenhuma menção sobre existir ou não vida fora da Terra. Na bíblia está escrito que” Deus criou a Terra e deus aos homens…” Ponto. Isso é fato, o resto é só vaidade das vaidades, que alíaz é inerente ao ser-humano. Nunca vão encontrar nada. Tudo sempre serão apenas suposições da ciência…Observem que todos artigos iniciam assim: ” A indícios que… Tudo indica que… Estuda-se que… Mas de concreto mesmo, NADA.

    1. Bem, também não há nada de concreto sobre a existência de Deus. Se você for aplicar a mesma lógica aos dois casos…

      1. E mais, a Bíblia foi escrita por um humano e foi reescrita por outros humanos… será que realmente eles escreveram o que aconteceu??? Será que eles não criaram uma estória para que todos acreditem ??? Creio sim na vida fora da Terra e que Deus existe também.. porém, não da forma que pintam.. um Senhor de barbas brancas..etc.etc… eu creio que seja uma força no Universo que cuida de todos…

      2. A criação sua e minha e de tudo que existe, são testemunhas da existência de Deus! ou você acredita na teoria do big ben que não tem nada de prova! seja inteligente meu amigo…

        1. Existem até as plantas arquitetônicas da construção do Big Ben! 🙂
          Falando sério, há muitas evidências que confirmam a teoria do Big Bang. Mas ela não exclui a possibilidade de que Deus exista. Eu só disse que não há evidências concretas de que Ele exista.

      3. no Caso da Lógica existe sim porque o homem não sabe quem criou o Universo e como e o Porque, alem de que quem assistiu o documentário do History “o Universo” sabe que muitos cientistas não entendem o perfeição da criação do universo, o simples fato da lua está próxima da terra a essa exata distancia é o que possibilitou a vida na terra, e a Bíblia é uma representação e deve ser interpretada, Adão e eva nunca existiram é apenas uma representação e assim é toda a Bíblia.

        1. Seu Deus e a Bíblia nunca falaram nada sobre vida em outros planetas. De onde saíram suas conclusões?

        2. CRE NO PAPAI NOEL E COELHINHO DA PASCO TAMBÉM. SABE DE NADA INOCENTE. ACORDE PARA A VIDA REAL.

      4. Muito lógica e sensata a observação de Salvador em relação às de Waldemar Reis. Se não existe a certeza de vidas fora da terra também não temos nenhuma certeza da existencia de Deus.
        Nota-se que, se essa relativa certeza pode ser um mistério Dele, a de existencia de vidas fora pode também sê-lo.
        A realidade é que não sabemos a estrutura do universo em relação a sua criação, onde Deus pode ter criado outras formas de vida que podem ser de seres com a semelhança divina e que podem estar mais e menos adiantados em relação a nós.
        Não vejo contudo, qualquer afronta às escrituras da bíblia, uma vez que, podemos ser todos criação de Deus.

      5. “Bem, também não há nada de concreto sobre a existência de Deus. Se você for aplicar a mesma lógica aos dois casos…” Então vamos aplicar essa lógica corretamente, Salvador Nogueira: não há nada de concreto sobre a NÃO existência de Deus, enquanto toda a criação, inclusive a tua própria existência, fala e grita o tempo todo sobre a existência de Deus. Neste caso é a tua lógica que está invertida. Por outro lado, lá em Marte, como em qualquer outro planeta já visto no universo, não há nenhum indício real e concreto da existência de extraterrestres e tampouco de fósseis, a não ser essas meras deduções de sonhadores e lunáticos que insistem em negar o óbvio e criar um mundo à sua imaginação. A manchete da notícia leva à uma falsa crença que o próprio conteúdo da matéria trata de desacreditar.

        1. Beto, eu nunca disse que há evidências da não-existência de Deus. Mas também não há evidências da não-existência de fósseis marcianos. O que eu disse é que, se você exclui um, precisa excluir o outro. Com a diferença que vida em Marte é uma hipótese passível de teste (é o que temos feito com nossas missões). Já Deus não se apresenta dessa maneira, e por isso está fora do escopo da ciência.

      6. Acreditar na existência de vida fora da terra e ou acreditar em Deus é um ato de fé…..Discutir isso é bobagem…..

        1. A existência de vida fora da Terra é uma hipótese que você pode testar. Deus não. Essa é a diferença.

    2. Mesmo gastando todo o dinheiro do mundo, o homem não consegue desvendar nem o fundo dos oceanos, veja lá o espaço, o universo. É egocentrismo e egoismo demais achar que só existe vida na terra diante de um universo cuja dimensões extrapolam a nossa compreensão. Não só acredito que existe vida fora da terra, como acredito que exista em diferentes níveis de evolução (mais e menos evoluídos) e tenho convicção que nada disso contradiz a Deus.

    3. SABE DE NADA INOCENTE. ACREDITA APENAS EM UM LIVRINHO DE LENDAS E ESTORINHAS PRA BOI DORMIR.

    4. Nossa, esse comentário é tão caricato e estereotipado que parece escrito por um ateu pra desmoralizar os teístas.

    5. bem, até as viagens marítimas se expandirem também não se acreditava na existência de outras terras, e principalmente com gente habitando nelas.

    6. E quanto as palavras de Jesus em 14 de João :

      1 NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
      2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.
      3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

      Apesar de termos sido criados a semelhança de Nosso Pai, seria muita pretensão de nossa parte sermos os únicos.

    7. Olá amigo! Muito aprofundado seu comentário vindo de uma pessoa que acredita em um monte de papéis escritos pelos homens e o julga sagrado! Pessoas como você me faz rir, e não posso deixar de comparar com os tão conhecidos Petistas. Que não importa o que digam, ele sempre está certo!
      Pra mim nada diferem de analfabetos funcionais!
      Tenho dito!

    8. “Isso é fato”. Correção, crença. Não se pode negar ou afirmar algo, se nossa tecnologia analisou uma parte ínfima do universo.

    9. A Bíblia faz sim ,quando alguém perguntou a jesus sobre a existência de vida em outros Planetas ele respondeu, “Muitas são as Moradas na Casa de Meu Pai”

    10. meu irmao, a vida fora da terra nao invalida a biblia nem Deus… Pelo contrario, isso o glorifica ainda mais…

    11. Waldemar, não se chega em lugar nenhum senão iniciar a caminhada, encontrar vida fora da terra é questão de tempo, a função de um cientista é essa mesma, plantar uma semente para que os próximos aperfeiçoem e assim por diante e isso tem custos, acho que o que se gasta com ciência no ramo astronomico em geral é infimo…
      Pensamento egocêntrico quando diz que só existe vida neste planeta, assim como Ptolomeu pregava o geocentrismo, pense e analise a evolução da ciência, apenas esboçamos um esforço de um primeiro passo, nem sequer o demos ainda!!

    12. Cara, não me venha falar de bíblia, criações de deus e toda essa merda. A bíblia é um livro ordinário escrito por homens para dominar outros homens, deus não existe, não houve “criação” divina e a vida fora do planeta Terra é altamente provável e pode ser que ela ocorra em todo o universo.

    13. Bom dia meu irmao, a vida fora da terra nao invalida a biblia nem Deus… Pelo contrario, isso o glorifica ainda mais… A biblia nao é um compendio cientifico por isso nao cita nada sobre essa possibilidade de vida fora da terra… Mas se a ciencia comprovar isso algum dia, e eu creio que vai acontecer em breve, essa comprovaçao vai mostrar a grandeza da obra criada por nosso Deus. Por mais bela que seja, a nossa Terra é pequena para a imensa glória do nosso DEUS.

    14. Seu pensamento é arcaico e ultrapassado. Talvez vc ainda pense que a Terra é o centro do universo.

      1. Na verdade, os Decepticons estão escondidos no subsolo de parte, preparando silenciosamente um ataque à Terra, a qual, já se sabe, é uma enorme fonte de tandrilion.

        1. E não se esqueça que “LOK”, assumiu o trono de Asgard após a morte de Odin. Torçamos para que Thor e o restante dos vingadores voltem de férias a tempo. 🙂

    15. Quantas das pessoas que postaram comentários negativos e religiosos nessa matéria, realmente tiveram algum destaque na vida? Vejo a matéria ser criticada aleatoriamente, mas, ao que me parece, por pessoas que sequer estão conseguindo pagar a parcela de um carro popular. Assim fica fácil criticar o trabalho de quem realmente dá o sangue pra tentar descobrir algo científico. Até o camelô se acha no direito de contestar, sem base alguma, um trabalho científico. Mas, deixar de ser camelô, o cara não consegue. Engraçado, né?

        1. Infeliz porque você deve ter vestido a carapuça! kkkkkkkkk Se fosse um cidadão bem sucedido, concordaria comigo! 😉

    16. O mal dos fundamentalista é misturar religião com ciência, Religião com Politica, Isso alem de insanidade e burrice.
      Como disse Carl Sagan: Um Universo deste tamanho com vida apenas na terra, seria um desperdício.

    17. Vaidade é sim se sentir único. A Bíblia é um conjunto de textos escolhidos pelo Homem para compor um livro. A curiosidade é que leva ao progresso ou estaríamos sem muitos dos objetos que hoje nos fazem a vida um pouco mais confortável.

    18. Prezado Waldemar, com todo o respeito e curiosidade: Você acredita na Arca de Noé e também em Adão e Eva?

    19. Cara você ta muito por fora. A bíblia sim que não tem nada de consistente. A igreja matou vários por dizerem que a terra não é o centro do universo. Hoje todos sabemos que a terra é como um grão de areia no universo. Unica coisa certa é que temos que deixar esse planeta que um dia se acabara e a vida lá fora é só questão de tempo logo encontraremos.

    20. Longe de mim contrariar sua opinião, mas acho curioso a citação bíblica em terreno científico. Nesse caso “há indícios” de que vc não saiba nem a origem desse livro, que foi criado por homens, seres humanos como nós. Deus nunca escreveu um livro, muito menos a Bíblia. Não acreditar é um direito, mas desacreditar quem busca respostas é no mínimo uma bobagem. Hoje convivemos com avanços científicos que usamos no dia-a-dia como se sempre existissem, graças aos curiosos e os não conformados que querem respostas para os enigmas da nossa própria existência. Podemos acessar a Bíblia usando nosso smartphone, e isso é ciência, como também podemos opinar em um jornal eletrônico estando no conforto da nossa casa. Galileo foi condenado à prisão por defender que a terra não era o centro do universo, isso para citar somente um exemplo de como a ignorãncia pode atrasar o progresso humano em nome de mentiras interpretadas por leigos. Triste.

    21. A vida fora do planeta Terra de maneira nenhuma seria razão para a não existência de Deus ….. a Bíblia é criação do “homem” , foi escrita por “homens” e manipulada por “homens” poderosos de acordo com seus interesses ……. e vamos ser honestos, se Deus criou o universo infinito, então ele seria muito “burro” ao criar um espaço infinito e colocar vida em apenas uma parte minúscula dessa imensidão.

    22. Waldemar Reis Junior, nada contra a sua crença religiosa, mas se na bíblia está escrito que Deus criou a Terra e depois criou o homem, quem criou o resto? Caso não tenha percebido temos as estrelas os outros planetas, luas, cometas, etc… Temos que parar com esse pensamento da idade média que dizia que a Terra era o centro do universo.

    23. O homem também escreveu a Bíblia…Mente aberta sempre irmão. Acredito em Deus e em uma força maior que rege o Universo. Se nós existimos na terra porque não outros seres habitando outros planetas. Talvez não seja a hora ainda dessa revelação ser dada a nós, e pra falar a verdade, Deus sabe o que faz!! Abraços

    24. Caro colega, é ignorancia do ser humano achar que a biblia é a unica forma de escrever a historia da vida. Nao vou debater religiao, cada um tem a sua, mas supondo que há um Deus na Terra, aquele q voce, eu e varias pessoas acreditam, acha mesmo que ele é unico no universo? Se há 1 Deus, podem haver outros mais, cada um com seu Planeta regente, sua galaxia, etc etc… Iremos ficar aqui numa imensidao de imaginaçao que nao levará a lugar nenhum.

      Eu acredito que sim, há vida fora da Terra. E há galaxias muito distantes de nós. Com certeza há vida, seja ela a forma que tiver. Se nós nao a encontramos é pq nao temos tecnologia pra tal, e o mesmo vale para ela, ou se já encontramos, o governo oculta informaçoes para nao trazer um caos à populaçao mundial da Terra. Imagine se há vida fora daqui e isto é comprovado, o que a religiao ira dizer, os ceticos, as pessoas, etc? Por fim, acho q o governo americano acha q é melhor as coisas ficarem como estao do que divulgar algo que trará mais confusão pro nosso planeta.

      Mas sozinhos, isso é certeza, nós nao estamos. E se ilude voce pensar que estamos.

    25. Lógica, existem muitas, por exemplo, a lógica de que foi o Homem quem criou Deus. Quando todos os humanos forem extintos, Deus vai morrer junto da humanidade.

    26. Se os “quinquilhões” gastos com seitas e religiões e seus deuses imaginários fossem dedicados à ciência, já estaríamos explorando o espaço há muito tempo.
      O cristianismo SOZINHO atrasou a CIÊNCIA por mil anos durante a IDADE MEDIA. E seus seguidores continuam tentando voltar às TREVAS.

    27. Pode parecer estranho o que vou dizer, mas se Deus é o que criou tudo e nós também seria egoísmo (pelo menos de minha parte), acreditar que só nós existimos neste universo ou em outros que possam existir.
      Não sabemos ao certo como surgiu o universo pelo qual conhecemos, e também para onde vamos. As teorias são diversas, mas já sabemos por exemplo que o tempo não é linear, na ciência se discute sobre a expansão do universo, este ao qual vivemos e estamos inseridos e não sabemos ainda se tem outros universos, (teoria matemática das várias dimensões existentes).
      Da minha parte acredito que não somos feitos só de matéria, que transcende para uma outra fase da existência, pelo conceito de “Deus” fomos criados por Ele da forma mais simples e com certeza evoluiremos para chegar até Deus, pois não importa o tempo porque todas as religiões ensinam que somos a centelha Divina e portanto eternos.

    28. Vc acredita em adão…samsão..noé…moises…se tivesse papai noel e pinoquio na biblia vc tambem acrediraria….o nome disso é fanatismo….vc é fanático….fato.

    29. Waldemar você fez muita confusão! Até entendo que a existência de seres biológicos inteligentes iria contra o que diz a Bíblia, mas de seres análogos aos animais não!

      O texto bíblico de forma alguma diz que SÓ aqui foram estabelecidos seres vivos, aliás, a Bíblia não fala nada, exceto as palavras em Hebreus 11:3 “Pela fé entendemos que os MUNDOS pela palavra de deus foram criados a partir do que não é aparente”.

      Obviamente para quem aceita a Bíblia como infalível, para quem não aceita ou não é fundamentalista sua crítica não faz o menor sentido.

      E vamos e venhamos, já deu esse negócio de ficar criticando a ciência. Ela é a melhor ferramenta que temos para entender o mundo, pode ser utilizada para o mal, mas sem ela estaríamos bem pior do que estamos.

      Esse meio que você usa para reclamar, por exemplo, não existiria. Aliás, sem ela estaríamos andando nus em alguma lugar de clima temperado e comendo o que pudêssemos colher ou caçar, mas cru.

      Porque roupa, lança, uso do fogo, são formas de adaptação tecnológica, portanto, ciência.

      Se tem uma coisa de Deus nesse mundo é a ciência.

    30. Ora, ora, Waldemar, vc acha que entre infinitas estrelas e planetas, somos os únicos contemplados, que Deus criou mundos inatingíveis e vazios de vida? Isto é negar a Grandiosidade Divina, afinal, como disse Jesus, na casa do Meu Pai (o universo) há várias moradas (planetas?)

    31. Vc está equivocado, já foram encontrados formas de vida na atmosfera de Vênus e na própria Terra, vindo do espaço, organismos microscópicos. Acredite em Deus, mas ñ acredite na bíblia. Mts fatos lá são mentiras, outros são copiados de outras civilizações, principalmente a egipcia. Busque ESTUDAR a bíblia e não apenas ler e acreditar piamente no que está descrito. Por ex.: os 10 mandamentos são uma pura cópia de algumas “leis” descritas no Livro dos Mortos. Moisés era egipio, descendente de de faraós, mt lógico ele copiar algo assim pra servir de regra pra controlar suas ovelhinhas.

    32. Quem acredita que a Nasa vai revelar tal coisa. Já foram encontradas e divulgadas várias evidências e coisas sem explicação que duvido muito não terem encontrado outra forma de vida.

    33. Sim, eu crio em Deus, e creio na Bíblia. Ao contrário do que parece insinuar o Salvador. Mas mesmo assim, eu não descarto a possibilidade de vida fora da Terra, pois já ouvi teólogos, padres e pastores falarem que sim, isso é possível.

    34. Sobre a existência de um deus, já que muitos insistem em argumentar sobre isso aqui nesse espaço:
      se existe um deus como creem os cristãos, onipotente e onipresente, porque ele criou o ser humano? Se esse deus tem esse poder de criar a vida humana, porque criou com todos os problemas e defeitos? Porque nascem pessoas com deficiências físicas e mentais, com desvios de personalidade? Ora, com todo esse poder, daria para fazer ao menos perfeito nesses aspectos, não é? Ou não tem tanto poder assim ou quer se divertir com o sofrimento alheio…

    35. Waldemar, a Bíblia abre sim a possibilidade de haver vida em outros planetas /sitemas solares /galáxias (ver livro de Jó). Além disso, se Deus realmente existe, seria muito mais lógico haver vida em outros planetas, afinal de contas, é tão improvável surgir vida do nada (alguns estatísticos estimam em 10^23 a possibilidade de uma combinação de aminoácidos ter gerado por acaso o ser vivo mais simples conhecido na terra) que a descoberta da forma mais simples de vida nos daria indícios de um designer inteligente, sem considerar outras improbabilidades que poderiam ser consideradas. Ao meu ver, se já é estatisticamente impossível surgir vida do nada em um planeta, quanto mais em outros planetas. Os religiosos iriam gostar dessa descoberta, porque seria um grande ponto para os cientistas criacionistas.

  5. Salvador colega … em sua opinião ,você não acha que existe muita especulação e muito boato sobre tudo que é divulgado pela mídia?
    Acho que por este motivo muitas pessoas ,empresas e governos não apoiam este tipo de tecnologia pelo simples fato de que circula se mais boato do que vericidade e autenticidade nos fatos ?
    O custo para toda uma pesquisa desta é elevadíssimo e quando vem uma resposta não passa de uma simples e duvidosa suposição, chega uma hora que este tipo de noticia não repercute mais e acaba caindo no conto do vigário .
    Na sua posição dentro deste seu trabalho as vezes voçê não se frusta em ver e ter uma noticia desta chegar ao ponto de ter a palavra “suposição” a tona já que nós humanos cremos apenas no que se pode ver ou tocar ?
    Cara admiro seu trabalho e sempre leio seus posts e blogs ,acho super interessante e toda esta pergunta de hoje a sua pessoa é porque saem muitas noticias e me frusto porque nunca temos um final mostrando a veracidade das coisas ,é como um filme de trilogia ,me lembra muito o caso da maquina de lavar que pousou no meteoro e nunca mais tivemos noticias sobre a mesma e suas pesquisas , ta certo que são empresas privadas e não tem como alvo o publico porem mesmo assim dependem dele para causar furor na mídia e ganharem ibope sobre algo que talvez seja todo fictício para arrecadar verba ,
    ver para crer para muitos ainda é a melhor tese para dar credibilidade a uma noticia dada seja ela boa ou ruim. grande abraço !

    1. Fabio, eu acho que as pessoas precisam aprender a compreender o mundo em termos de probabilidades, mais do que de certezas. A ciência trabalha com explicações prováveis, não com certezas. E funciona bem. Funcionou para elevar nossa expectativa de vida dos 30 para os 80 anos. Funcionou para todo o desenvolvimento tecnológico que existe ao nosso redor. É um bom modo de enxergar o mundo, e o único que viabiliza progressos (de todo tipo). As pessoas precisam aprender a conhecê-lo e aplicá-lo. Mas se você pensar que ainda hoje um percentual significativo das pessoas nem sabe que é a Terra que gira em torno do Sol, e não o contrário (e, pior, muita gente vive às custas dessa ignorância), verá que ainda há muito trabalho a ser feito. Aqui no meu quadradinho, tento cativar as pessoas com essa visão.

  6. Salva, pra começar com o pé direito 2015! 😛

    1-Você planeja um dia ir pra lua?
    2-Turismo espacial na lua é pedir demais pra alguém de nós aqui ainda ter oportunidade de presenciar? 🙂
    3-Número mais acurado de fótons de luz no universo
    4-Se um dia tiver a oportunidade de ter seu próprio universo e lá criar vida em todos os mundos, você se comunicará com as formas de vida inteligente ou nunca se deixará ser percebido?
    5-Se o universo nosso for dentro de um buraco negro, nunca saberemos?
    6-Estrelas, planetas, aglomerados de estrelas, galáxias, aglomerados de galáxias (e bota ainda o que faltar pra continuar aqui hehe), por esses padrões da natureza não seria óbvio concluir que o próximo passo seriam outros universos? Aglomerados de universos? Evidências já não mostram?
    7-Acredita que viajantes do tempo já nos visitaram?
    8-Se ETs com tecnologia suficiente decidirem botar um planeta viajando à 99% da velocidade da luz em órbita de uma estrela e conseguissem acertar todas as outras variáveis, de forma que fique tudo estável, o tempo pra eles praticamente não passaria?, nada de envelhecer? E se ainda conseguissem atingir a dobra espacial acima da vel da luz? Não precisariam mais de relógios quânticos? 🙂
    9-Salvador Nogueira encontra-se com Salvador Nogueira – versão feita de anti-matéria – , o que acontece daí?
    10-O Criador resolve conceder uma única viagem a qualquer quanto do Universo ao Mensageiro Sideral, com passagem de volta claro :-), para onde ele escolheria ir?
    11-Viagens à velocidade da luz produzem o efeito de parar 100% o processo de envelhecimento, alterando todo o processo biológico, seríamos seres imortais nessa condição?
    12-O Criador volta novamente, dessa vez se voltando contra o Mensageiro Sideral, ordena que pare de divulgar ciência pois está atrapalhando seus planos, presumo que Salvador preferiria a morte a se curvar?
    13-Como a evolução explica a curiosidade incessante humana?
    14-E como explica a fé inabalável em acreditar em poderes misteriosos e explicações mágicas para as coisas desconhecidas?
    15-TODA e qualquer forma de vida no planeta Terra, tudo que é vivo e orgânico tem UM único ancestral comum? Desde plantas a animais e seres humanos? Todas as formas de vidas estão intimamente ligadas por esse parente inicial?
    16-É possível criar um telescópio que consiga ver planetas fora do sistema solar com imagens coloridas e resoluções que deem pra ver alguns detalhes, o que falta ainda? Um da extensão da Terra não daria conta?
    17-Seria possível pegar uma geração de macacos, criá-los desde cedo estimulando atividades cognitivas das mais diversas possíveis extensivamente, fazendo isso com todas as seguintes gerações até chegar num ponto que teríamos macacos pensantes como nós? Como o processo natural demorou por ser vasto e aleatório, nesse caso estaríamos forçando o processo evolutivo artificialmente, não seria plausível em 2000 anos por exemplo nossos amigos já estarem pensando por si próprios? 🙂
    18-Se um Big Crunch começasse agora no universo, teríamos como detectar antes de tudo se perder?
    19-Se eu conseguisse destruir um átomo, subtraindo 1 do universo, o caos se instalaria?
    20-Número mais acurado de átomos no universo

    1. Fabião, Fabião, não vale depois juntar tudo e publicar um livro, hein? rs
      1- Planejar é uma palavra muito forte. Não planejo. Desejaria, apenas.
      2- Acho que vai acontecer. Talvez até o fim do século.
      3- Não faço ideia. Muitos.
      4- Não tenho essa ambição. Como o Eu sabe bem, não sou muito fã de video-game.
      5- Talvez saibamos. Depende de compreendermos a gravidade quântica, que impera nesses objetos.
      6- Não. Assim como não há estrutura antes de um certo limite mínimo (e a mecânica quântica é basicamente a expressão disso), pode não haver estrutura além de um limite máximo. Multiverso é especulativo.
      7- Não. Acho que viagem no tempo é, de algum modo, proibida pelas leis da física.
      8- Eles envelheceriam normalmente. A gente lá viveria nossos bons 90 anos e pronto. A diferença é que esses 90 anos seriam milhões de anos para o resto do Universo. Não vejo muita vantagem.
      9- Já vi esse episódio, hehe. Não é assim que funciona, mas, se fosse, nosso encontro resultaria em aniquilação completa. Uma baita explosão.
      10- Putz, eu pediria para ele voltar em 20 anos, quando nosso catálogo estelar estivesse mais recheado. Se não tivesse essa opção, pediria para vir à Terra mesmo, mas em 5.000 anos. (O duro é que Ele precisaria violar as leis da física para me trazer de volta, conforme a pergunta 7.)
      11- Seríamos ou um amontoado de fótons ou uma massa infinita (o que quer que isso queira dizer). Em nenhum dos casos, seríamos nós mesmos.
      12- Se um hipotético Criador todo-poderoso quisesse restringir o meu livre-arbítrio (ou o de qualquer um), ele não precisaria pedir, ou mesmo ordenar. Ele poderia alterar meus padrões cerebrais e me “converter” instantaneamente aos desígnios dele. Não sendo todo-poderoso, não teria jurisdição sobre mim. Seria apenas mais um ser consciente no Universo. Não curto argumento de autoridade.
      13- No começo eram dois humanos. Um era curioso e cultivou uma chama de fogo provocada por um relâmpago em sua caverna. O outro não era curioso e morreu de frio. Resumo da ópera: a curiosidade favorece a sobrevivência, mais do que a inibe. Simples assim.
      14- A curiosidade vem acompanhada da imaginação. O que não sabemos, imaginamos. E a imaginação não se limita às evidências.
      15- Todas que nós já investigamos sim. Talvez exista uma que não, mas ainda não encontramos. Ao que tudo indica, não existe mesmo.
      16- É possível. Há até planos de telescópios capazes de mapear continentes em exoplanetas. O que falta é a grana. Na prática, o que sinto que as agências espaciais estão fazendo é um levantamento inicial do inventário de planetas na nossa vizinhança, que permitirá determinar a frequência de planetas interessantes/com vida. Ao saber essa frequência (e a distância média dos mais próximos) fica mais fácil projetar (e financiar) um sistema capaz de estudá-los mais detalhadamente. Se o mais próximo estiver a 50 anos-luz, o equipamento é de um porte. Se estiver a 500 anos-luz, é de outro. Por isso o adiamento em missões desse tipo. Ao fazê-las “no escuro”, corre-se risco de gastar bilhões e voltar de mãos vazias.
      17- O problema aí é que não dá pra acelerar as gerações. Chimpanzés têm um ciclo de vida longo, e fazer experimentos multigeracionais com eles levaria muito tempo. Ainda que fosse “rápido” como você sugere, 2.000 anos, quem financiaria e executaria um experimento de 2.000 anos? Por outro lado, daria para fazer chimpanzés mais inteligentes com manipulação genética, “roubando” genes humanos e “instalando-os” no DNA deles. Isso exigiria muito menos que 2.000 anos. Mas seria ético? Devemos fazer algo assim? Creio que não.
      18- Teríamos. Notaríamos uma inversão do redshift nas galáxias mais distantes, mas até o Universo ser esmagado ia demorar um montão.
      19- O átomo não é elementar, então pode ser destruído. A energia dele é que não pode ser destruída. O LHC destrói prótons (em tese, núcleos de hidrogênio), mas essa energia se converte num punhado de outras partículas. Parece ser uma lei universal o fato de você não conseguir destruir definitivamente nada. Só converter.
      20- A exemplo dos fótons, não faço ideia. Por que alguém iria querer saber isso? Até porque esse número deve flutuar com o tempo…

  7. Se teve vida em Marte ela logicamente acabaria e na Terra pode acabar também. Percebi que a gravidade de cada planeta desses não consegue segurar o hidrogênio. É claro que com o tempo só sobrará o oxigênio da água, e esse reagirá com alguma coisa aqui na Terra, como carbono por exemplo.

    Talvez seja por isso que em Marte não tenha água.

  8. Marte sempre foi um mistério fascinante! Até o imaginário popular é igualmente fascinante! Os antigos o rotularam de o ¨Deus da Guerra¨,devido a sua coloração ¨avermelhada¨. Por uma mera licença poética,parece que uma tremenda guerra aniquilou tudo que havia lá. Depois veio Schiapparelli, o astrônomo Italiano do século 18, que afirmava ter visto ¨canais¨,que o pessoal interpretou como canais artificiais, que os marcianos desesperados por água construiram para não morrerem. Novamente, por similaridade poética, as sondas fotografaram ¨canais¨de rios que secaram ( os primeiros eram uma ilusão de óptica,mas os segundos não). O impressionante de Marte é como ele coloca a ficção científica e a própria ciência como um casal de namorados apaixonados ,mas desconfiados um do outro, enquanto ele fica só rindo…

  9. Salvador tem meu respeito continue sendo este ótimo jornalista,quanto a estes cheios de mi,mi mi me desculpem mas estudar adquirir formação para ser exibicionista e ignorante acho que não atinge o propósito da cultura.

  10. Pessoal… não se iludam!!! A NASA NUNCAAAAAA iria deixar vazar uma imagem sem analise, sem verificação completa EM TODOS OS NIVEIS (sociais, biológicos, científicos, etc) de algo que estão estudando e SAO ELES QUEM deixam as imagens serem publicadas. Lembram do “Houston, we have a problem”??? Quem sabe o que o astronauta viu? alguém tem foto, alguém tem prova?? Sem coment…

    1. Adenildo, as imagens “cruas” das missões marcianas (e de algumas outras, como a Cassini em Saturno) são colocadas no site da Nasa assim que chegam. Não tem toda essa filtragem não. Sobre “Houston, we’ve had a problem” (a frase original é “had”), foi dita pelo comandante da Apollo 13 assim que explodiram os tanques de oxigênio do módulo de comando, a caminho da Lua. Não tem segredo. Todo mundo sabe a que se refere…

  11. Salvador, a matéria é muito interessante mesmo. É bastante possível que tenha havido vida em Marte sim e até mesmo que a vida ainda esteja lá presente sob a forma de microorganismos. Esta possiblidade entto precisa ser comprovada com observação direta senão fica sendo somente uma conjetura. É claro que ver a vida surgindo assim a partir da matéria inanimada em um planeta que não é a Terra é chocante. Vai contra idéias religiosas tradicionais.

  12. JÁ TÁ TODO MUNDO CARECA DE SABER QUE EXISTIU E EXISTE VIDA EM MARTE, JÁ FORAM MOSTRADAS VÁRIAS EVIDÊNCIAS EM FOTOS DA PRÓPRIA NASA, O PROBLEMA É QUE OS JORNALISTAS E A MÍDIA EM GERAL VIVE SEMPRE COLOCANDO PANOS QUENTES, SENÃO COMO EXPLICAR FOTOS DE 3 PIRÂMIDES, ROSTOS, FÓSSEIS, VEGETAÇÃO, UMA COISA É CERTA, ONDE TEM ÁGUA TEM VIDA, MESMO QUE SEJA SAZIONAL, PALAVRAS DE UMA CIENTISTA DA NASA, SERÁ QUE AS PESSOAS HOJE EM DIA FICARIAM LOUCAS SE OS GOVERNOS DISSESSEM A VERDADE? PENSO QUE NÃO

  13. Olá Salvador,

    Mudando um pouco de assunto, mas nem tanto, o que você pensa sobre a equação de Drake? Pergunto, pois controversas a parte, a probabilidade de não haver vida fora da Terra é simplesmente nula, segundo a teoria dos números infinitos da matemática.

    1. Completamente errado. As primeiras universidades foram as católicas, havia muitos padres que eram astrônomos, médicos, químicos, ou seja, cientistas. Besteira quem diz que religião é contrária à ciência.

  14. Infelizmente, lendo alguns comentários aqui, lembro o que disse Carl Sagan no seu “O Mundo Assombrado pelos Demônios”: a maioria da população não entende nada de ciência e estão contaminados pelo misticismo e conceitos pseudocientíficos.

    Por isto bobagens como a ufologia, astrologia, numerologia, etc. fazem tanto sucesso ainda hoje.

    Mas vamos pensar pelo lado bom Salvador: pelo menos a praga evangélica ainda não descobriu o seu blog, para enchê-lo de citações bíblicas, ataques gratuitos aos homossexuais e pedidos de pagamento do dízimo.

    À propósito: li o seu “Extraterrestres”. Excelente!

    1. Cláudio, pensamento cético ainda é raro, mas vamos espalhando a chama. Obrigado pela leitura do “Extraterrestres”! Abraço!

    2. Engraçado, praga evangélica, e se um evangélico chama um ateu de praga, ai complica. Mas não é isso o que interessa. Eu sou cristão, e gosto de ciência, embora acredito também que ela sempre vai ser usada para o propósito dos bilionários que financiam, e esses manipulam como querem. Veja o caso do aquecimento global, em dois meses se falando no assunto, o etanol passou de R$ 0,99 para R$ 1,50, isso há alguns anos atrás, tudo isso pq o ´´mundo esta acabando, não chove e as plantações caem a produção“. Sobre a sua fala sobre trechos bíblicos, eu acredito em extraterrestre, e a bíblia não da nenhuma base para dizer que eles não exista, ao contrario, o próprio Deus não sendo deste planeta é um extraterrestre.

  15. Adoro estas matérias e ainda mais ler os comentários. Cientistas céticos, curiosos … mas o que mais me chamam a atenção (afinidade) são os “mentes abertas” buscando a ciência! Interessante como somos radicais em nossas convicções e como as convicções podem ser tão diferentes entre os indivíduos…
    Acreditar no que não se pode provar não é pecado … e a própria ciência antes de mais nada nasce com a expectativa de algo …
    Continuarei sonhando com o espaço como nos filmes Star Wars e Star Trek … desejando o teletransporte … e um sabre de luz verde do Yoda!
    O que esta distante não são as galáxias … e sim nossa mente limitada!

  16. Salvador recentemente ouvi uma matéria na rede cultura em que a nasa prepara os astronautas para possiveis contatos extraterrestres. Bom a matéria inclusive entrevista cientistas da nasa que confirmam e ainda dizem que a vida extraterrestre será confirmada nos próximos 20 anos. Ao meu ver a nasa já sabe da existência de vida extraterrestre, porque não é divulgado amplamente? Por interesses militares? Por interesses de domino tecnologico?

    http://tvcultura.cmais.com.br/materiadecapa/videos/materia-de-capa-vida-extraterrestre

    1. Dacy, isso aí é um telefone sem fio danado. A ideia de a Nasa preparar astronautas para possíveis contatos extraterrestres é falsa. Mas de onde veio? Veio do fato de que a Nasa financiou e publicou, no ano passado, um livro sobre comunicação com inteligência extraterrestre (campo conhecido pela sigla “SETI”). Nunca foi segredo o interesse da Nasa, em particular do Centro Ames de Pesquisa, por SETI. Mas, não, astronautas não são preparados para contatos extraterrestres.

      Já sobre a questão de a vida extraterrestre ser confirmada nos próximos 20 anos não é um prazo da Nasa propriamente dita, mas de cientistas da agência espacial. E é baseado na expectativa que temos de que futuras missões, como o Telescópio Espacial James Webb, previsto para ir ao espaço em 2018, sejam capazes de detectar a “assinatura” da vida na atmosfera de planetas fora do Sistema Solar.

      Por má-fé ou ignorância, essas informações são distorcidas para fazer parecer que existe um complô da Nasa para esconder vida alienígena. É justamente o contrário. Se ela pudesse descobrir vida alienígena, teria muito mais facilidade para justificar e ampliar seu Orçamento dentro do governo americano…

  17. Não quero falar em teoria da conspiração. No entanto, me desculpem os céticos de plantão. Tenho absoluta certeza de que essas hipóteses já estão todas confirmadas desde há algum tempo. A NASA só está revelando em gotas!

    1. Como dizia Carl Sagan, “afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”.

      🙂

  18. Durante meses pesquisei no YouTube vários vídeos com imagens de Sondas e robôs em Marte e muita destas imagens mostram artefatos petrificados com semelhamça a objetos mecânicos e até alguns possíveis esqueletos. Salvador, acredita que poderia ter existido vida naquele planeta e houve uma hecatombe?

    1. Não. Acredito que é muito fácil ver o que nosso cérebro é treinado para ver…

  19. Quando criança também brincava de cientista e via nas nuvens muitas figuras de fósseis. No Paraná – Vila Velha, também tem muitos fósseis – botina, tartaruga, e outros. Esses cientistas querem é ficar famosos a custa de informações baratas.

    1. Desculpe, mas Vila Velha não são fosseis, são formações rochosas apenas, algumas com formatos de animais ou objetos.

  20. Quando confirmarem que há vida fora da Terra (ou que já houve), será que a Igreja irá criar alguma história de Adão e Eva ou Arca de Noé ou Jeses com versões adaptadas para aqueles planetas?

    1. A Igreja já admitiu que histórias como a de Adão e Eva e de Noé devem ser lidas como metáforas. Mas eles terão um problema maior para lidar com a questão do Evangelho. Jesus teve de descer em todos os mundos habitados? Ou ao se sacrificar aqui ele já salvou todos os seres inteligentes do Universo? Com a palavra, os teólogos de plantão… 🙂

      1. Não me preocupo com o que a Igreja vai falar, mas sim acho estranho vocês ficarem tão preocupados ao ponto de puxarem o assunto religioso para uma discussão que é científica…vocês estão muito mal resolvidos !!!

        1. Vicente, eu também não me preocupo com o que a Igreja vai falar, mas respeito quem se preocupa. Vejo a religião e a ciência como duas formas e buscas diferentes por conhecimento e não desprezo nenhuma delas, embora defenda que cada uma se restrinja a seus domínios de aplicabilidade. Se isso é ser mal resolvido, pode me qualificar assim. 😉

      2. Não sou cientista, nem teólogo, mas me interesso e duvido dos dois! Tudo o que li e ouvi sobre vida fora da terra, me pareceu nada mais do que um sonho alimentado pela nossa imaginação, onde todas a referências estão ligadas a nossa experiencia terrestre. Chego sempre a conclusão de que tudo lá fora, não passa de um monte de “nada”! Gostaria de estudar mais o assunto, se tivesse tempo pra isso! Por enquanto, viajo em minha coleção de HQs, onde tudo é possível, até universo paralelo!

        1. Pergunta que não quer calar: vista de longe, com a nossa tecnologia atual, a Terra também não se pareceria com o resto desse “monte de nada”?

          1. Possivelmente! Como disse, não estudei o suficiente do assunto. Quero ler mais, e saber até onde já conseguimos dar uma boa olhada por aí, nesse monte do que parece ser “nada”. Mas, agora que você fez a pergunta que não quer calar, me parece que não conseguimos olhar longe o suficiente. Mas, ver uma face em uma pedra, ou em uma nuvem, me parece a mesma coisa. Pode me indicar um livro, ou algo que um leigo consiga ler confortavelmente?

          2. Sem querer puxar a brasa para a minha sardinha, leia o meu “Extraterrestres”. É bem sóbrio e acessível. 😉

        2. Corrigindo… Duvido da ciência em certas teorias, até que ela prove alguma coisa! Da religião, apesar de frequentar igreja, duvido de quase tudo!

      3. A “igreja” não é interprete oficial da Biblia, problema dela e de quem acredita nela, que o papa tenha dito que são metaforas.
        O mais engraçado é que 99% das materias aqui publicadas com o mesmo assunto, ou seja, vida fora da terra sao sempre acompanhadas pelas seguintes palavras: ” parece ter” ” “pode ser que” ” ainda nao confirmou mas” ou seja todas tendenciosas e o pior é que a maioria dos comentarios seguem o mesmo pressuposto e são acompanhados das seguintes palavras: “querso só ver agora” ” e agora religiosos” tipo assim….a materia nao confirmou nada, zero, nadica de nada e 99% dos que comentam já se agarram á materia para tentar zombar ou desacreditar a biblia.
        Haja fé para crer tão cegamente nos sensacionalismos aqui publicados.

        1. Aliás, nem a Igreja, nem ninguém é intérprete oficial da Bíblia. E se cada um interpretasse-a livremente, em vez de ter alguém dizendo como ela deve ser interpretada, o mundo seria bem melhor. Pense nisso.

    1. JÁ SE PERGUNTOU POR QUE NÓS AINDA NÃO ESTAMOS TENDO VIAGENS COMERCIAIS ATÉ A LUA QUE FICA MAIS PRÓXIMO? PARECE QUE OS ASTRONAUTAS ABANDONARAM A LUA OU FORAM EXPULSOS DE LÁ POR ALGUÉM POR QUE NÃO VEMOS MAIS NADA RELATIVO A LUA, ESCAVAÇÕES, VIAGENS NEM INFORMAÇÃO SOBRE O SEU LADO OCULTO, ESSE MUNDO É UM TEATRO, KKKKKKKKKKK

      1. Já pensou quanto custa uma viagem para a Lua? Tem quantos cidadãos no mundo que poderiam pagar? Três? Vale a pena investir nesse mercado? 😛

      2. No lado oculto ds lua, os ets tem um grande resort, com 12 piscinas e uma filial do beto carrero world. O problema é que a coca cola é mortal para eles. Como não a vendem, por aqui a poderosa coca cola fez um lobby junto a nasa para impedir o turismo espacial para lua.

      3. Já se perguntou por quê nós não temos mais viagens comerciais em aviões supersônicos?

  21. Caro Salvador, a divulgação científica é extremamente necessária e seu texto tem muitos méritos: cativa o leitor, cita as fontes, se faz uma porta para o conhecimento mais aprofundado, um convite à pesquisa.
    Só não compreendo porque decidiu pautar a argumentação pelo positivismo lógico. Levar o falseacionismo popperiano para a vida comum é, no mínimo, arriscado. Com tantos modelos mais relativistas e mais atentos à vivência que à lógica científica (Kuhn e Feyerabend, para citar os mais óbvios), muito me admirou ver o velho Popper dando as regras num texto escrito em 2015.
    Não valeria a pena se aventurar no relativismo e propor uma abordagem mais externalista? Os cientistas são pessoas, têm costumes, crenças e experiências cotidianas que não se apagam no momento em que interpretam fotografias vindas de Marte. Se vemos micróbios ou rostos nas pedras marcianas, isso está ligado diretamente à vida que levamos fora do laboratório. Nem tudo se explica no método e nos testes severos que faremos às hipóteses. Ou não?
    Abraços!

    1. Pedro, respeito muito a visão de Kuhn e acho que ela adere de forma perfeita à lógica dos teóricos na ciência. Teorias evoluem sobre paradigmas. Mas o experimentalismo acaba muito mais próximo da visão popperiana da refutabilidade. No caso, Noffke propõe uma hipótese (que não exige mudança de paradigma, portanto não precisa lidar com a fenomenologia descrita por Kuhn) e os meios para testá-la. Nesse contexto, a visão de Popper me parece muito mais apropriada. Mas concordo com você que os cientistas não podem ser interpretados como criaturas isentas de preconceitos humanos, mesmo no âmbito de sua ação profissional.

  22. Salvador.. Caso encontrem provas substanciais, e de fato se comprove que houve ou há vida em marte ou qualquer outro planeta, o que isso mudaria nos conceitos que tomos hoje de vida? Tu acha que aconteceria alguma coisa? No meu ponto de vista, nem para o Cristianismo essa comprovação mudaria algo. O que você acha?

    1. Acho que muitos já consideram essa uma possibilidade real, de forma que pouco mudaria. E os fanáticos religiosos que estivessem inclinados a não acreditar em vida extraterrestre continuariam a não acreditar, como já fazem com o Big Bang e a evolução…

      1. Prezado Salvador, a tese do Big Bang é de autoria d’um sacerdote católico-romano, a saber, Georges Lemaître.

        1. Tou sabendo. Pra você ver que não há incompatibilidade entre a hipótese e a fé, ao contrário do que querem fazer crer muitos fanáticos leitores literais de textos bíblicos…

          1. Poderíamos dizer que você é um fanático ceticista? Não é porque pessoas crêem em algo como verdade absoluta poderão ser rotulados como fanáticos!

          2. Claro que não. Eu defino fanático como aquele que acredita em alguma coisa mesmo quando as evidências já demonstraram que ela é falsa. Então, acreditar em Deus não é fanatismo. Mas acreditar que o homem foi feito de barro por uma criatura sobrenatural é.

      2. A questão toda não é religião e, vida extraterrestre não se resume a vida inteligente, somente. Quaisquer microorganismos que, possivelmente possa ser encontrada fora do planeta terra será considerado vida inteligente.
        O fato do big bang ter existido é concreto e aceitável, agora, achar que evoluímos dos macacos, ou primatas, como queira, é pensar pequeno demais. Me recuso a achar que evoluímos de um animal como esse. Foi o jeito mais fácil de fanáticos ateus questionarem a Deus.

        1. Não evoluímos do macaco. Temos um ancestral comum com ele. É diferente. E isso já é conclusivo. Como diz o Neil deGrasse-Tyson, “o bom da ciência é que ela é verdade, acredite-se ou não”. 😉

          1. Por isso que eu escrevi primata, pois para a ciência, esse ancestral é considerado primata…

          2. Eu, apesar de acreditar na Bíblia para a criação. Adoraria saber que existem outras vidas fora da terra. Seria de fato, fantástico.

          3. Interessante é como a ciencia muda todo dia suas conclusões e não aparece nenhum pangaré para questionar se pode acreditar mesmo nessas “verdades”

          4. Caro Lllll, a ciência muda suas conclusões porque ela se aproxima cada vez mais da verdade. Se pode chegar a ela, não sei. Provavelmente não. Mas note que conhecimentos científicos estabelecidos não são derrubados, apenas são restritos a seu domínio de aplicabilidade. Não é porque a teoria de Einstein reforma a gravitação de Newton, suplantando-a em campos gravitacionais muito intensos, que a teoria newtoniana deixou de estar certa ou exprimir certas verdades.

      3. Lembro-me que uma vez, em uma aula de religião, perguntaram ao padre, sobre o que aconteceria ao cristianismo se fosse descoberta vida inteligente em outro planeta, a resposta: ‘MEU PAI TEM MUITAS MORADAS”. O que o físico quântico Amit Goswami coloca é que por mais que o conhecimento científico se aproxime do Big Bang, o que existia antes do ponto de imensa energia que explodiu na origem do universo? O próprio Papa Francisco, recentemente, afirmou que Deus não tinha uma varinha mágica. As metáforas da história
        da criação devem ser entendidas num conceito daquela época. Há um livro do Frei Carlos Mester, Paraíso Terrestre, saudade ou esperança? faz a releitura de textos sobre o início da criação, Adão, Eva, serpente…

    2. MUDARIA SIM COM CERTEZA OS QUE ESTAO NO PODER TANTO POLITICO COMO RELIGIOSO COMECARIAM A PENSAR NO SR HUMANO COMO UM TODO ,GUERRA CESARIAM, AS RELIGIAO TERIAM QUE REPENSAR , OS SERES HUMANOS SABERIAM QUE A TERRA E A NOSSA CASA E QUE NAO ESTAMOS SOZINHO QUE O INIMIGO NAO SAO SEUS VIZINHOS E SIM PODE SER DE OUTRO LUGAR SERIA A GRANDE MUDANCA NA TERRA TUDO MUDARIA COM MUITA CERTEZA E SO PENSAR

  23. Teoria de astronautas antigos, de paleocontato ou qualquer outra hipótese que avente vida extraterrestre não passa de mitologia espacial, cientificista.

  24. Salvador, sera possível que a descoberta de alguma tecnologia nos permita visitar outra galaxia ou por mais que nós ou outra civilização evoluam isso sempre será fisicamente impossível?

    Obrigado!

      1. Da uma olhada (Google por) VASIMIR.

        Existem pesquisa(s) pra obter (teoricamente) velocidades superiores a da luz torcendo o Fabric of Space (WARP Drive Starttreck idea??). Claro ainda longe de acontecer.

        Mas acho que vai acontecer em algum momento..mas e bem provalvel que nao estejamos vivos pra saber.

        Ha menos que dentro de nossa existencia encontrem maneiras efetivas de perpetuar nossa existencia (o que esta acontecendo aos poucos)

        A capacidade de colonizar outros planetas e essencial a sobrevivencia da raca humana e os cientistas sabem disso (exemplo um – o Sol vai engulir a Terra em algum momento).

        Abraco.

        1. É VASIMR. Escrevi longamente sobre ele no meu primeiro livro, “Rumo ao Infinito”. Mas viagem para fora da galáxia eu acho realmente muito difícil. Seria preciso exercer um efeito relativístico (voando a 99,9999%) para que o tempo de viagem seja razoável para os astronautas. Mesmo em Star Trek, usando contração do espaço (“warp drive”), viagens intergalácticas parecem reservadas a um futuro muito, muito distante.

    1. Você esperava um livro mágico com verdades eternas? Se sim, ciência não é o seu negocio.

      saudações!

  25. Tem gente que acredita em Fósseis Marcianos , papai Noel , e qualquer coisa que colocam na mídia . . . daqui a pouco as farsas/ montagens aparecerão . . . gastem seu tempo e dinheiro com a melhoria de qualidade de vida, aqui entre os povos , e na sua família que vale mais a pena . . .

    1. Entre um cientista dizer que há um unicórnio falante orbitando nos anéis de saturno e a Igreja que já afirmou categoricamente que a Terra é o centro do universo, eu fico com o primeiro. Pois ele ainda goza do benefício da dúvida.

    2. Ottiemari, o “Eu Original de Verdade” acredita na coisas mais absurda do universo: nele mesmo. Admiro a fé dele.

    3. DA MESMA FORMA QUE TEM GENTE QUE ACREDITA EM LIVRINHO DE ESTORINHAS PARA BOI REZAR E DORMIR.

  26. Putz! Pelo título e olhando a foto principal achei que tinham visto uma pegada fossilizada do tipo que os dinos deixaram aqui… Ok, eram fósseis de bactérias 🙂

  27. Salvador, se confirmarem a vida em Marte, como você projetaria a equação de Drake? Faça uma projeção por favor.

    1. Fiz recentemente minha projeção para a equação de Drake e não a mudaria. Ela sugere que, sempre que a vida tem condições parar surgir, de fato surge. Essa premissa, que baseio no princípio da mediocridade por falta de estatística, seria apenas confirmada com a descoberta de vida em Marte.

      1. Cara, você é um bom jornalista de matérias científicas, mas você não é cientista. Não gosto e não curto dar conselhos, mas não entre nessa de fazer previsões baseadas na ciência, pois não é a sua praia. Sou Físico de formação e não tenho coragem de fazer as previsões que você fez para esta equação.

        1. Glayson, não acredito em argumento de autoridade e você, formado em ciência, devia acreditar menos ainda. Minhas considerações sobre a equação de Drake eu não fiz no escuro. Já conversei com muitos pesquisadores das várias áreas envolvidas.

        2. Qual é mesmo o endereço da sua coluna, senhor físico formado? Se entende tanto do assunto, porque não compartilia com a sociedade?

  28. A foto que mostra a imagem de uma caveira no solo marciano foi mostrada acidentalmente pelo blog ou teve a intenção mesmo de causar confusão?

    1. Foi uma provocação para mostrar como enxergamos padrões com facilidade. Mas a imagem faz parte do estudo original, como se pode ver na segunda foto do post, que compara formações do solo marciano com terrestre. Obviamente, nem a pesquisadora, nem eu achamos que isso aí é um crânio fossilizado….

    2. Na boa quem afirma que tal planeta é parecido com a Terra ou é mal caráter ou é esquizofrênico. Não tem como saber isso apenas olhando aqui da Terra. Ou se manda uma sonda para esses planetas ou então fiquem calados.

      Hoje em dia até o analfabeto funcional do Tadeu Schmidt se acha cientista.

      1. Marcio, depende da sua definição de parecido. Se estamos falando de composição (ferro e silicatos) e posição orbital (dentro da zona habitável), já conhecemos vários exemplares parecidos. Mas, como eu disse, de fato, não podemos dizer que algum deles com certeza tem oceanos, temperatura amigável e vida. Por outro lado, a frequência de planetas é tão grande que com certeza alguns deles serão sim parecidos com a Terra. Note que a força do argumento não é a caracterização individual dos planetas (algo que só faremos ao longo das próximas duas décadas), mas a estatística.

  29. Salvador,

    Gostaria que você opinasse sobre a teoria que a vida na Terra poderia ter vindo de Marte haja vista que há 4 bilhoes de anos as condições em Marte eram mais propícias que na Terra. Você acredita que essa hipótese seja provável? Pois caso seja, seria do mesmo “tipo” (DNA e bases de aminiácidos) da Terra, correto?

    1. Acho possível (e escrevo bastante sobre isso no meu último livro, “Extraterrestres”), mas ainda acho mais provável que a vida na Terra tenha se originado aqui mesmo.

  30. O jeito é esperar para que essa hipótese seja comprovada. Na minha humilde opinião estamos engatinhando ainda na exploração espacial. Com muita dificuldade e obstáculos podemos chegar à Marte. Se existe vida em Marte, bom realmente só o tempo dirá, mas acredito que exista vida em outros planetas da nossa galáxia e em outras galáxias é claro.

    Só acho que a humanidade deveria deixar de lado o investimento bélico, parar um pouco com as matanças e começar a investir em tecnologias espaciais, afinal de contas nosso planeta tem seus dias contados também, e sabemos que um dia nosso sol terá seu fim, por isso é preciso que comecemos a levar este assunto de uma maneira mais séria para que as futuras gerações em um futuro distante possam sobreviver e colonizar outros mundos garantindo assim a sobrevivência de nossa raça.

    1. Engatinhando? Comparando a nossa evolução científica com a nossa formação anatômica, acho que mal passamos de um feto de dois meses com um sistema nervoso central ainda em formação. Ou seja, bem longe ainda de “ver a luz”.

  31. Acho provável, os elementos da terra são os mesmos do resto do universo, sabemos que a água e oxigénio não são exclusividade da terra, as ultimas descobertas falam de moléculas biológicas na extratosfera… Então qual a razão da vida ser exclusividade da terra? No meu ponto de vista só pelo fato do homem se achar único e exclusivo, a verdadeira imagem e semelhança.

  32. Vida biológica unicelular, pode ate ter se acharem água…agora, vida como a conhecemos aqui na terra, não…definitivamente não..
    A vida se desenvolveu aqui na terra, por causa de vários fatores que foram se unindo a traves de milhões e milhões de anos…para ter vida biológica similar á nossa…teríamos que encontrar algum planeta com caraterísticas bem similares…praticamente idênticas, e convenhamos é quase impossível, a galáxia vizinha nossa “andromeda”, esta a 2.540.000 (dois milhões , quinhentos e quarenta mil anos luz…)….quer dizer…nunca vamos chegar nem perto dela…a 50 mil quilômetros por hora (é a velocidade que ela vem se aproximando da nossa galaxia, chegaria qui em 4 bilhões de anos), se “alguém”, sai-se de lá ate aqui, a velocidade da luz (300 mil quilômetros por segundo, demoraria 300 mil anos.)

    1. Na verdade, estatísticas de exoplanetas parecem sugerir que planetas similares à Terra são bastante comuns em outros sistemas planetários.

    2. Amigo só na nossa galáxia pode haver milhares de planeta igual a terra então não estamos tão longe assim, pode ser longe hoje, mas daqui algumas centenas de anos isso vai ser nada praticamente.

    3. O fato de umm ser vivo como nós estar tão longe e ser impossivel e atemporal sua chegada aqui não significa que ele não esteja lá… 😉

  33. A Terra retrata as mesmas condições de existência de vida que poderá existir ou não no Universo. Porque somos tão estúpidos de só admitirmos a vida pelo padrão terráqueo? Há vários ambientes na Terra que se diferem muito entre si. Os desertos, com fauna e flora próprios, e as calotas polares, idem em fauna e flora. Portanto…

    1. Toda a vida na Terra, das calotas polares aos desertos às profundezas do oceano é de um único tipo, até onde pudemos investigar. Toda ela é baseada em DNA de quatro bases, água e 20 aminoácidos. Fora da Terra, não se procura exatamente a mesma configuração, mas pelo menos as mesmas bases químicas — água e compostos orgânicos. Pode haver vida de outro tipo? Pode. Mas é difícil procurar o que não conseguimos imaginar…

      1. É isso mesmo. Procuramos as bases nitrogenadas, ai fica difícil concluir se existe mas uma nova tabela periódica não se sabe ao certo que tipo de vida poderá surgir e de que forma se orgânica ou em forma de luz.

  34. Se não bastasse a facilidade que se tem em “enxergar” padrões em cenários naturais em histórias de gente que vê pirâmides, animais e até seres humanos em fotos marcianas, pelo fato do nosso cérebro ser programado para identificar tudo o que passa pelos olhos com formas familiares, assim como vemos coisas em nuvens. SE TUDO ISSO NÃO BASTASSE, é inquestionável para mim ou para qualquer pessoa como eu, de mediana inteligência, que as fotos da matéria em questão são maquiadas para que o “ingênuo” observador faça essa leitura tola e enganosa. Não fora isso, pelo menos para mim, a matéria seria mais reforçada de credibilidade.
    Minha humilde opinião apenas, meu ilustre ‘Mensageiro Sideral’, admirável Salvador Nogueira.
    Abraços.

    1. Caro Wylfridis, pelo mesmo fato de que fotos podem enganar, a Nora Noffke sugere que, ao topar com coisas parecidas com essa, o Curiosity faça força para tirar fotos de vários ângulos e sob diversos níveis de iluminação, justamente para evitar essas armadilhas da mente. Abraços!

      1. É. Visto sob esse ‘ângulo’, sou obstinado a concordar com você. Concordo, sim.
        Muito obrigado e desculpe a ousadia e a limitação da minha abordagem.
        Feliz Ano Novo e muitas novidades desses insondáveis “mistérios” tão longínquos assim como os mais próximos de nós, tão ou mais misteriosos quanto.
        Parabéns

      1. Paulo, o problema não é de quem é quem. Argumento de autoridade não vale (ou ao menos não deveria valer) em ciência. O problema é a falta de contraposição racional.

        1. Não devemos esquecer q estamos falando de IMAGENS, e dependendo de cada FOCO, teremos inúmeros MUNDOS sobre um mesmo MOTIVO. E outra, o cientista ou qqer pessoa q tiver a certeza ABSOLUTA, já o considero CONTAMINADO, dispensando-o maiores créditos.

      2. Um mero súcio racista e preconceituoso aparecendo com astronômica inteligência para agitar o mercado do desrespeito. Paulo é brasileiro, mas parece que veio de outro planeta.

  35. Esse tal de Salvador é um patife. O cara se aproveita da ingenuidade de algumas pessoas para manter o emprego.

    Fica respondendo tudo que é pergunta como se tivesse estado lá. Ou então é cientista formado pelo Fantástico da Rede Globo.

    1. Marcio, é a primeira vez que alguém me critica por responder comentários. E viva a pluralidade de opiniões! Obrigado pela audiência! Abraço!

      1. Salvador, apesar de saber que em offline você deve xingar muito, é incrível essas colocações, rs. Você nem ao menos chamou um babaca de babaca, esses devem pensar que você não estudou para isso e só aprende pelo wiki ou que precisa ler a bíblia e tal. Foi muito educado e ponderado, ainda bem que você ganha muito bem, saudações.

        1. Nem me irritei de fato. Achei curioso. Porque sou tão frequentemente elogiado por responder comentários que me pegou de surpresa alguém achar que isso é errado. Bem, dizem que toda unanimidade é burra, então… 😉

      2. Salvador Nogueira perodoe-o pois não sabe o que faz ou que diz… 😉 e obrigado pelo espaço esclarecedor e de simples intendimento para leigos no assunto que apenas acredita que somos pequenos de mais para um universo tão imenso . 😉

        1. Salvador Nogueira perdoe-o pois não sabe o que faz ou que diz… 😉 e obrigado pelo espaço esclarecedor e de simples intendimento para leigos no assunto como eu que apenas acredita que somos pequenos de mais para um universo tão imenso . 😉

    2. VOÇE DEVER SER UMA BESTA QUASE QUADRADA. LHE FALTA EDUCAÇÃO E RESPEITO PARA O TRATO COM AS PESSOAS.
      MENTE PEQUENA.

  36. Dificilmente os cientistas serão autorizados a reconhecer vida extraterrena, seja qual for a espécie e forma, tendo em vista o impacto social e filosófico que esta descoberta causaria. O ser humano deixaria de ser o centro do universo (de novo).

    1. Acho que os cientistas estão prontinhos para isso. Faltam só evidências conclusivas, mas a batata está assando… 🙂

      1. Entendo que o dia da “grande revelação” está por chegar. Creio que a humanidade, no geral, está mais preparada para receber a noticia de vida além-Terra de forma mais “fácil”, mas que essa noticia abalará MUITAS estruturas isso é inquestionável.
        Mas Salvador, por que voce diz que a batata está assando?

        1. Porque a cada dia os cientistas estão fechando o cerco sobre a questão. Uma resposta concreta é inevitável nas próximas décadas. Se positiva ou negativa, só o tempo dirá…

  37. Não poderia haver vida inteligente em Marte ou qualquer outro planeta, mas de composição diferente às da Terra? Tipo um corpo mais etéreo e “invisível” aos limitados olhos dos terráqueos? Abraço.

    1. Do mesmo modo que poderia haver um dragão invisível na minha garagem. Mas não acredito nessa última hipótese, então, pela mesma lógica, também não devo dar muito crédito à primeira. Por mais que ambas em tese sejam possíveis.

    2. Sim. Da mesma forma que existem organismos aqui cujos quais só conseguimos detectar com tecnologia recente, só com o desenvolvimento de outros mecanismos de aferição conseguiremos identificar novos padrões de vida.

  38. Salvador, gostaria de saber se você acredita em vida fora da Terra e nas possíveis aparições de ETs, como reporta a revista UFO.

    1. Vida fora da Terra me parece muitíssimo provável. Já relatos de ovnis, tomados individualmente, me parecem muitíssimo improváveis.

      1. Salvador não posso afirma que tive uma visão de naves extaterretres, mas 1995 vi alguns ovinis a noite em uma cidade do interior se Goiás fazendo movimentos em ângulos retos e partindo de um ponto A para o ponto B em fração de segundos, pelo fato de gostar de aviação descatei na hora a hipótese de ser aviões, pois seria aerodinâmicamente impossível, não tenho uma explicação mais lógica, e ainda não me convenceram com alguma explicação terrestre. Abraços

        1. Vai saber se não é um fenômeno natural pouco comum, como um raio globular. Esse é o problema de avistamentos de ovnis. Muitas vezes até conseguimos dizer o que NÃO é, mas é bem mais difícil dizer o que é… 😉

      2. Me explique por favor o q vi em março de 1978, entre 00:00 e 01:00 hr, eu e milhares de pessoas, quando objetos voadores alvoraçaram o céu do Rio de Janeiro?

        1. Eu sei!

          Era um objeto voador não identificado 🙂

          Se ninguém conseguiu identificar, certamente era um OVNI. Capiche 😉

  39. Estas imagens que pensamos ser supostamente um rosto,vem derrubar as armadilhas que nossa mente vêem, porque nenhumas informações de que podemos corroborar serem passíveis de créditos, agora, graças aos cientistas que em tempo real, fazem análises,com base nas descobertas, me dei por satisfeito em minhas dúvida.

  40. Há décadas o homem procura sinal de vida em outro lugar mas, isto virá apenas na época certa, isto é, se já não exitem evidencias e por um motivo muito forte não é divulgado. Acho pouco provável a teoria de Nora. Como sabemos, na ciência existe um ditado que diz ” Eu estou certo até que me provem o contrario” Por enquanto, os OVNIS que conhecemos são os nossos foguetes lançados da terra.

  41. Bom dia, Salvador. São boas notícias, mas, nada compara ao manuseio da rocha sedimentar, aposto que devem ficar tinindo de vontade de trazer essas amostras, como todos nós. As fotos tem excelente resolução, mas, nada como o tato e as análises laboratoriais.
    A propósito, que tenha um 2015 de muitas descobertas, felicidade e dinheiro.

    1. “Louca”, porém com embasamento científico. Qual seu argumento para desacreditá-la?

  42. Eu não ficaria nada surpreso se confirmassem a hipótese da Sra Noffke, ficaria muito feliz. Mas o que eu quero mesmo é um fóssil ao estilo tiranossauro, bem grande e emblemático. Aí sim, o circo vai pegar fogo! KKKKK

  43. Bom dia Salvador!

    Ainda que improvável (no país)espero que tenhamos um feliz ano novo e muito profícuo em descobertas científicas.

    A primeira matéria de 2015 trazendo fatos intrigantes e instigantes de Marte fazendo com que qualquer leitor devore avidamente e “sonhando” com o dia da confirmação de vida mesmo que microbiana. Se, mais de 500 anos após a descoberta do Brasil, nos dias atuais descobrimos novas espécies na fauna e flora e certamente novas descobertas ocorram nos diversos cantos do planeta Terra, o futuro poderá ser surpreendente quando missões tripuladas e bases puderem ser instaladas naquele planeta.

  44. Desesperadamente atrás de quinze minutos de fama. Se houvesse possibilidade de mandar a sonda de volta àquele lugar, ela teria ficado quieta.

    1. Lorenzo, creio que não. Note que ela já é bastante conceituada. Já se foram bem mais de 15 minutos…

      1. Isso tudo é falácia de alguns pseudocientistas.

        Agora todo planeta novo que encontram dizem ser parecido com a Terra. Nem a lua conseguiram retornar isso se realmente tiverem estado lá alguma vez.

        para piorar agora lançam teorias apenas olhando fotos supostamente tiradas em Marte

        1. Marcio, não há nada de falacioso. Sabemos que plantas com diâmetro similar ao da Terra têm densidade (e portanto composição) similar, e muitos deles estão numa distância de suas estrelas que permita a existência de água em estado líquido. Não sabemos ainda as condições exatas desses mundos, mas, em vista de seu grande numero, alguns quase certamente são bem similares à Terra. Nos próximos dois dias, durante a reunião da Sociedade Astronômica Americana, teremos o anúncio de mais descobertas interessantes nesse sentido. Fique ligado!

        2. “Nem a lua conseguiram retornar isso se realmente tiverem estado lá alguma vez.”

          Não apenas foram, como o fizeram 6 vezes. Fora sondas, rovers e satélites. Inclusive a LADEE se chocou contra a superfície da Lua no ano passado ou retrasado, e a China mandou o rover Yutu também. Ou seja, já retornaram várias vezes.

          Seu argumento é inválido.

          1. Compre um produto de tecnologia chinesa e me diga quantos minutos voce precisou pra desejar quebrar o mesmo.

          2. Tenho um Galaxy S4 que funciona bem há mais de um ano, assim como meu antigo Galaxy S2, dentre inúmeros outros produtos chineses que utilizo no dia a dia (e você também) que funcionam muito bem.

            Seu argumento é – além de preconceituoso – extremamente inválido.

          3. Pois é. Todos esses Apples e Samsungs são feitos na China. Em vez de reclamar do produto chinês, talvez seja o caso de reclamar do produto barato de marca bizarra/pirateado (seja qual for a procedência). 😉

Comments are closed.