Pontos brilhantes em Ceres parecem ser plumas de água, diz Nasa

Salvador Nogueira

É a pergunta que eu mais ouço por esses dias: e os pontos brilhantes na superfície de Ceres, o planeta anão? Ainda aguardamos a resposta definitiva, mas Andreas Nathues, líder da equipe da câmera da sonda Dawn e pesquisador do Instituto Max Planck, na Alemanha, apresentou as conclusões iniciais da Nasa, durante a 46a Conferência de Ciência Lunar e Planetária, nos Estados Unidos: provavelmente, são plumas de vapor d’água emanando de gelo localizado no fundo da cratera.

Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície. (Crédito: Nasa)
Imagem de Ceres obtida pela Dawn a 46 mil km do planeta anão revela dois misteriosos pontos brilhantes na superfície. (Crédito: Nasa)

Antes que alguém questione: ainda não há imagens disponíveis que sejam muito melhores do que as divulgadas até agora. E isso não é motivos para alimentar teorias da conspiração. Desde que a Dawn chegou a Ceres, no último dia 6, a espaçonave tem usado seus motores iônicos para suavemente espiralar na direção do maior membro do cinturão de asteroides, até atingir sua primeira órbita de trabalho, a 13.500 km de altitude, no fim de abril. Antes disso, no dia 10 de abril, haverá outra sequência de capturas de fotos, mas apenas 17% do planeta anão aparecerá iluminado. A coisa só ficará boa mesmo quando chegarmos ao final do mês e a Dawn desligar seus motores para a primeira bateria de observações científicas.

Contudo, ao analisar cuidadosamente as imagens já colhidas, os cientistas começam a apresentar suas interpretações e a produzir trabalhos científicos. E duas coisas estranhas marcam os pontos brilhantes. Por um lado, a topografia local parece indicar que eles emanam do fundo de uma cratera de 80 km de diâmetro e não estão numa elevação. Por outro lado, a análise do brilho conforme Ceres avança em sua rotação mostra que ele é fruto de reflexão de luz solar, mas que ainda permanece visível quando o fundo da cratera já está sob a sombra, além do chamado terminador — a linha que divide o lado iluminado do escuro.

“Durante o dia, o ponto evolui: ele fica mais brilhante. No anoitecer ele fica menos brilhante e na noite ele desaparece completamente”, disse Nathues em sua apresentação, segundo Emily Lakdawalla, blogueira da ONG Planetary Society que esteve no evento.

COMO EXPLICAR ISSO?
De acordo com Nathues, a melhor hipótese é que plumas de vapor d’água estejam emanando do fundo exposto de gelo da cratera. A coluna de vapor mais alta acaba refletindo luz solar quando o fundo já está no escuro, o que explica o padrão de luminosidade observado.

As imagens colhidas até agora são incapazes de “resolver” qualquer dos dois pontos brilhantes, ou seja, delineá-los com algum nível de resolução. Isso significa que o maior deles deve ter diâmetro menor que quatro quilômetros. A partir disso, os cientistas também puderam estimar o quanto de luz é refletido pela superfície (o chamado albedo) no ponto brilhante. Resultado: pelo menos 40% — mas pode ser muito mais. Esse nível de refletividade é consistente com uma superfície de gelo, mas não se trata da única explicação possível.

Juntando todas as peças, a confirmação de que Ceres tem algum tipo de atividade capaz de emanar plumas de vapor d’água — como já sugeria o Observatório Espacial Herschel, da Agência Espacial Europeia — parece estar mais próxima. Ainda falta compreender o que está produzindo essa atividade. Foi um impacto de asteroide que expôs o gelo no fundo da cratera? Criovulcões que expelem água, movidos pela pressão interna no interior de Ceres?

Aguarde cenas do próximo capítulo, conforme a Dawn se instala em sua órbita científica para transformar nossa compreensão do único planeta anão existente entre Marte e Júpiter.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Prezado, vi no facebook hoje uma noticia com foto e tudo que os pontos luminosos eram pirâmides com cristal no topo. Isso é verdade?

  2. ola, a nasa divulgou alguma imagem depois que a sonda dawn entrou em orbita do planeta anão ceres? se sim aonde posso encontrá-las ?

    1. Ainda não há nada novo. Haverá em meados de abril, e as melhores no fim de abril. A sonda está manobrando.

  3. Salvador bom dia.
    Qual a temperatura lá?
    Permitiria mesmo que por pouco tempo a água líquida ou vapor na superfície?

    1. Não, água líquida é instável no vácuo… ou é sólida ou vapor. Não tem jeito. 😛

  4. Grande Salvador,

    Será empolgante descobrir a razão do vapor estar sendo expelido!

    Será que teremos respostas???

  5. Salvador, essas plumas d’água que saem não só de Ceres, mas também das luas de Júpiter não são indicações que um dia toda a água vai se perder no espaço?

    Durarão, ou duram, tempo suficiente para permitir o desenvolvimento de vida, pelo menos microbiana, nesses locais?

    Abraços!

    1. Em Ceres, ainda é cedo pra dizer qualquer coisa. Em Europa, os oceanos estão lá desde a formação do Sistema Solar. Então, sim. 😉

  6. Seria a casa do Pequeno Príncipe? 🙂
    Brincadeiras à parte, a Dawn não chegará a pousar? 400km seria suficiente para mapear a superfície em alta resolução?
    Grande abraço e meus parabéns pelas matérias sempre de qualidade.

  7. Salvador sempre to aqui acompanhando suas postagens,, eu simplesmente amo assuntos relacionados ao universo, mas sou totalmente leigo sobre assuntos técnicos e afins…..Eu sou apenas um curioso sideral…..Por isso te agradeço por postar usando palavras que facil compreensão……tem alguns blogs d jornalistas que so da pra ler com o dicionário em mãos.

  8. Salvador, caso realmente for verdade a hipótese da NASA, será que estas plumas de vapor de água poderiam, através de alguma tecnologia terráquea, serem condensadas formando assim um lago gigantesco dentro da cratera, e ao redor pudéssemos no futuro colonizarmos e transformarmos o cenário de Ceres em um mundo habitável ao ser humano ?

  9. Bom, se Ceres for um enorme reservatório de agua, cuidado com os amigos yanques, eles vão querer levar a “DEMOCRACIA” á Ceres…rs

  10. Nogueira, o bacana é que o ponto brilhante aparece mesmo quando já está na zona de sombra, o que provavelmente significa algo mais alto que o fundo da cratera. Sabe-se a profundidade da cratera? Se está evaporando, porque não há nuvens? Se não se condensa, será que a atmosfera não retém e o vapor vai para o espaço? Mas neste caso haveria perda de massa líquida do interior de Ceres…

  11. Plumas d’água!!! Refletem a luz até quando o resto da superfície está negro!!! Ah, vão catar coquinhos.. a NASA já sabe há muito tempo o que tem lá!!!

    (:D 😀 😀 😀 😀 😀 😀 😀 :D)

  12. As pessoas ficam “querendo” que seja algo “extraordinário” como uma civilização, nave, base espacial, etc…

    Mas extraordinário mesmo, é a capacidade de nossos cientistas de mandar uma sonda até lá. Extraordinário é ver o avanço de nossa civilização em busca do conhecimento.

    Acho fenomenal esse trabalho de detetive que os cientistas dessa missão fazem, juntando as evidências e chegando em suas conclusões mesmo estando tão longe assim da “cena do crime”.

    Vamos olhar mais para nossas conquistas e deixar os ETs onde é que eles estejam. Se é que eles estão em algum lugar…

    1. Sabe o que eu achava extraordinário? O comunicador do capitão Kirk.

      O óbvio é sempre a melhor resposta mas foi a imaginação o que levou a humanidade até lá pertinho de Ceres.

      Imaginação não é misticismo.

    2. As pessoas geralmente não tem força para mudar a própria vida, então querem que alguma força externa façam o trabalho que ela por si só não conseguem.

    3. Concordo completamente com você!
      Muitos leem esse tipo de notícia e matéria já querendo polemizar tocando no assunto “tem que haver vida em outro sistema solar! Só não acredita quem é burro!” Isso é muito chato e acaba diminuindo o trabalho (e o método científico) dos pesquisadores.
      Por si só a (possível) descoberta de gelo em Ceres já é muito legal.
      Deixa o SETI trabalhar em paz. Hehehehe

    4. Concordo plenamente. A pouco mais de um século a humanidade mal conseguia voar de forma eficiente dentro do seu próprio planeta e agora estão pousando até em cometas. Um avanço impressionante.

  13. Essa Nasa é brincadeira sempre enganado o povo, na minha opinião singela, aquele ponto brilhante, pode ser algo de inox ou coisa parecida, deve ser um metal, sei la menos água ou vapor ….

    1. É verdade. Você chegou a essa conclusão analisando o post do Salvador, apenas. Parabéns, você é um jenio (com J mesmo)

    2. A Nasa não está “enganado” o povo. Seu comentário prova que ela não precisa fazer isso.

    3. Esse Minggo é brincadeira sempre enganado o povo, na minha opinião singela, aquele ponto brilhante, pode ser vapor d’água ou coisa parecida, deve ser na forma de plumas, sei la menos inox ou outro metal …

    4. Já imaginou o tamanho da “placa de inox” para aparecer assim? E já pensou que nem na Terra, rica em ferro, se encontra aço inox puro na superfície?

  14. Pode ser o tal vapor d’água, mas quando são tiradas fotos da Terra os nossos mares, rios, montanhas de gelo, não emitiriam tb uma luz parecida ou o tal vapor?

  15. Engraçado, em todo o asteroide só tem esse ponto brilhante. Se fosse água teriam outros pontos brilhantes em outro local, já que Ceres é formado de 25% de água.
    E não podemos esquecer da Terra, que tem mais água do que terra e quando tiram fotos dela, a água não brilha tanto e olhe que a Terra está muito mais próxima do Sol do que Ceres. Admitir que é água e deixar as pessoas mais preocupadas do que satisfeitas.

    1. Gelo seria instável na superfície de Ceres – ele evaporaria, como acontece em cometas. Por isso, acredita-se que a maior parte do gelo esteja no subsolo. Mas impactos de asteroides podem expor o gelo e fazê-lo sublimar, como acontece nos pontos brilhantes. Alternativamente, pode ser um criovulcão. De todo modo, tudo isso é compatível com o que já sabíamos sobre Ceres.

  16. Olá Salvador, bem interessante esse fenômeno, não? Já se sabe algo sobre a frequência, duração etc. dele? Há quanto tempo tem sido observado? Abraço!

    1. O ponto brilhante já aparece há vários anos em imagens do Hubble, então não deve ser algo de curtíssima duração. Logo saberemos mais!

  17. A NASA está falando que é provavelmente água mas tem gente achando que é uma civilização alienígena esperando por resgate. O que é mais simples, mais plausível, chega a quase ser óbvio, parece não ser aceito… onde foi será que esta preferência para a fantasia trouxe vantagem seletiva para a humanidade?

    1. De que adianta saber ler se não souber entender o que está escrito.

      Foi a imaginação, e não o óbvio, que nós levou até lá.

    2. A preferência pela fantasia é a CRIATIVIDADE, um dos elementos mais fundamentais a fazer o ser humano ser o que ele é… quantas invenções poderiam ter surgido sem ela? quantas teorias estapafúrdias não tiveram que ser descartadas até que outras pudessem “dar certo”… uma ideia brilhante, muitas vezes, nasce sozinha em meio a uma multidão de ideias ridículas… mas sem estas, talvez, não poderiam ter havido aquelas…

    3. Concordo com o Salvador.

      Ótimo ponto!

      ´´e lembrei-me das palavras do Carl Sagan:

      ” Atribuímos aos lugares remotos um certo… romance. Este apelo, eu suspeito, tem sido meticulosamente elaborado pela seleção natural, como um elemento essencial da nossa seleção natural”

      A expectativa na maioria das pessoas cria distância do racional e toda sorte de fantasia é tratada como “preparativo”.
      Como felizmente a astronomia está andando a passos largos, o tempo de vida dessas fantasias é cada vez mais curto.

      Ruy Ney

    4. Discordo. A fantasia é sim um artificio evolutivo. Se a humanidade não fantasiasse sobre as possibilidades, jamais teria surgido a aviação, e posteriormente as missões espaciais. Jamais teria sido criado a internet e tantas outras conquistas cientificas que antes dos seus surgimentos, pareciam fantasiosos demais para ser realidade.

      É a fantasia que possibilita o avanço. 🙂

      1. Obrigado por confirmar, só que, como disse, nos últimos anos essas fantasias não povoam o imaginário por muito tempo.

        E esse fato, é ótimo para nossa geração!

    5. Algumas pessoas deveriam buscar mais conhecimento para ter argumentação num dialogo.
      Ninguem aguenta mais estas teorias conspiratorias.
      Como alguma civilização. Sobreviveria em um pequeno corpo rochoso e esteril por tanto tempo?
      Só se eles comen rocha.

  18. Salvador, qual será a distância mínima da órbita do Dawn? Sua câmera terá capacidade de fazer imagens próximas o suficiente para esclarecer esse “mistério”?
    Abs.

    1. Eventualmente, sim. Na última fase, a sonda chegará a meros 400 km da superfície!

  19. Seres extra terrestre são como nós apenas vão diferenciar no metabolismo e epor isso não se surpreendam se um dia desses o seu vizinho for um deles. Aquela luz naquele “planeta’ É UM LED GIGANTESCO>

    1. LED GIGANTESTO?!?! Miseriqueima!!! o.O
      E pra que serve isso? Explica que eu não entendi mesmo.

  20. Seres extra terrestre são como nós apenas vão diferenciar no metabolismo e epor isso não se surpreendam se um dia desses o seu vizinho for um deles. Aquela luz naquele “planeta’ É M LED GIGANTESCO>

    1. A nave Dawn esta chegando lá… falta muito pouco.
      Só não vai tocar, nem vai precisar, pelas fotos vão saber do que se trata 🙂

  21. Eu acho q deveriam ir la averiguar de perto oq seria aquele ponto brilhante ver e tocar se possivel .

  22. uma explicação lógica e óbvia.

    O problema é , sem querer ir para o espectro das conspirações, será a verdadeira ?

    1. Os pontos são vistos em fotos do Hubble e em fotos e filmes feitos com a nave Dawn. Eles ficam no mesmo local do planetóide e giram conforme seu movimento de rotação.

      Não tem perigo de ser algo forjado. E será esclarecido, pode crer.

      1. Salvador, aproveitando a pergunta do amigo, as milhares de estrelas (e planetas, cometas, etc) que podemos ver a olho nú à noite estão todas na Via Láctea? É possível ver a olho nú alguma estrela de outra galáxia?
        Sobre o assunto do artigo, qual é o albedo de uma chapa de alumínio?

        1. Todas as estrelas visíveis a olho nu estão na Via Láctea e são vizinhas.
          Albedo de alumínio polido pode chegar a 75%. Pouco mais que uma folha de papel, que pode chegar a 70%.

    1. Canis Majoris é o termo usado para formar nomes das estrelas que compõe a constelação do Cão Maior (C Ma), ou seja todas as estrelas que fazem parte de um conjunto identificador de uma constelação recebe um prefixo, comumente uma letra do Alfabeto Grego, seguido do genitivo Canis Majoris, P.Ex.: Alfa Canis Majoris (α CMa) = Sirius com magnitude aparente de -1,46, é a estrela mais brilhante do céu noturno, ou VY Canis Majoris (VY CMa), com magnitude aparente 7,96, que apesar de ser uma das maiores estrelas que se tem conhecimento, não pode ser observada a vista desarmada.

  23. Ridículo ! Plumas de água !!! ??? Há milhões de substâncias que refletem a luz e tem que ser justo água ??? Será que algum ET fez pipi por lá ???

    1. Ceres é feito de água em 25%. E o resto é rocha, com talvez um pequeno núcleo metálico. É um bom palpite, vai?

  24. Com tanta coisa interessante e fantástica para procurarmos no espaço gastamos dinheiro em armas….

  25. Ele deveria estar em Europa e não em Ceres. “ALL THESE WORLDS ARE YOURS, EXCEPT CERES. ATTEMPT NO LANDING THERE”

    Quando teremos mais novidades? Ainda esse semestre? Abraços.

  26. Meu sonho ver de perto um et poder pisar em outro planeta, ver nave so curiosa quero participar desses contatos extraterrestre queria tocar o et ,talvez eles não são ceres maus querem algo não sabemcomo se pronunciar ou falr nosso idioma.

  27. a cada ano q passa estamos vendo coisas diferentes e desvendando outros planetas o mundo esta,completamente diferente a cada ano aparecendo bichosdiferente fatos descobertas falta de agua o mundo esta mudando por si e vem mais coisas ai podemos aguardar mas tomara q seja coisas boas porq ja temos coisas piores,acontecendo,tem pessoas q nem vão ver isso mas as q estão anscendo e pequena svão ver um mundo diferente .

    1. Por favor Rosane Maria de Brito, use vírgulas e pontos em seus comentários.
      Fica difícil entender o que você pretende falar sem usar pontuação .

  28. Olá Salvador,
    Mas não é “muito” brilhante para ser gelo ou pluma de vapor d’água?
    Se pegarmos um quarto escuro, e, sob uma lanterna, iluminar uma pedra de gelo (ou vapor d’água) acredita que ela se refletiria tão intensamente?

    Abcs,

    1. Não se esqueça de que o brilho na foto é grande porque a câmera está regulada para registrar a superfície escura de Ceres!

      1. Olá à todos.

        Prezado Salvador, como o brilho do “objeto” é realçado pela câmera, caso tivéssemos um ser humano pilotando a sonda ele conseguiria enxergar alguma coisa diferente sem o auxílio de instrumentos?

      2. Belo ponto, Salvador! Eu lembro de ter visto fotos do cometa 67P, divulgadas pela Emily Lakdawalla, mostrando o brilho real do cometa, bem escuro, e os tratamentos dados para aumentar o brilho da imagem e, assim, mostrar os detalhes dele. O cometa é bem mais escuro que a nossa Lua não iluminada pelo Sol.

  29. na minha opinião não considero aquele ponto brilhoso aparenta ser uma espécie de luz gerada por uma fonte ou sei lá, mas eu acho que não seja água por que se fosse provavelmente,ente saíria flutuando espaço a fora, bom essa não é uma resposta cien tifíca mas é a minha opionião!

  30. na minha opinião não considero aquele ponto brilhoso aparenta ser uma espécie de luz gerada por ua,

  31. Poderia ser uma pequena civilização que, fugindo do cataclismo que destruiu seu planeta e formou o cinturão, sobrevive a milhares de anos a espera de um resgate. Imagine como estão agora com a chegada da sonda.

  32. Provavelmente, quando a sonda fizer imagens mais aproximadas de Ceres, o fenômeno na cratera terá cessado e ficaremos com mais este mistério pra corroer nossos neurônios..rs

Comments are closed.