Os pontos de Ceres, em alta definição!
A Nasa acaba de divulgar imagens em alta resolução dos pontos brilhantes em Ceres e, adivinhe só, eles são compostos de numerosos pontos menores! É mais uma surpresa na investigação desse mistério intrigante descoberto no planeta anão residente no cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.
A coisa vai ficando mais e mais esquisita. “Os cientistas da Dawn podem agora concluir que o intenso brilho desses pontos é causado pela reflexão da luz solar por material altamente reflexivo na superfície, possivelmente gelo”, disse Christopher Russell, cientista-chefe da missão.
Por ora, a avaliação dos pesquisadores coincide com a expectativa do público — enquete realizada pela Nasa sugeria que quase um terço dos internautas apostava em gelo como a explicação mais provável. A única explicação que teve mais votos sugeria uma origem misteriosa, ainda não sugerida. (“Aliens?” :-)) Análises espectroscópicas devem acabar confirmando a composição do material, mas o enigma estará longe de resolvido. Falta explicar como se formaram todas essas manchas separadas — trabalho duro para os cientistas planetários.
Para ver uma animação que mostra a rotação de Ceres, clique aqui.
E podemos esperar imagens com mais resolução com o avançar da missão da Dawn — ela está agora orbitando a 13,6 mil km da superfície de Ceres, mas irá se aproximar mais no futuro para obter imagens com resolução cada vez maior. Ainda tem muita coisa boa pela frente. E gelo exposto, por si só, é algo muito interessante. No mínimo, confirma uma ideia sugerida pelo Mensageiro Sideral antes da chegada da Dawn, de que Ceres seria um ótimo posto avançado para reabastecimento em missões aos planetas exteriores. Água serve não só para o consumo direto por humanos, mas também pode ser convertida em oxigênio (O2) para a respiração e hidrogênio molecular (H2) para combustível.
RESUMINDO>> OLHOS <<DE ESPECIMES VIVAS; QUE BROTAM DAS PELES DOS DINOSSAUROS, ENTERRADOS NAS CAMADAS METAMORFICAS DOS PLANETAS!!
Olha cara eu não estou especulando>>também nãoo estou aqui pra estar um certinho(adjetivo ) letrado!! estou te afirmando; existe vida e dinossauros em marte civilizações mares etc.Em relação ao darwnismo !! digo existe uma camada de vida nos planetas digamos que camadas metamôrficas de plasma ; delas brotam e eclodem vida; assim eclodirão os dinossauros; desta mesma metamorfose ; eclodiu as espécimes vivas inclusive nós; humanos hominídeos!! OLHOS; assim acontecem la ; e em outros planetas!! tem haver com fenomenos fisicos moleculares harmonicos ressonantes! fundamentos fisicos dentro dos fundamentos biológicos que geram vida metamórfica!! algo vindo da evolução dos corais;; digite no you tube em letras maiúsculas ; LUA MOON CIVILIZAÇÕES EXTRATERRESTRES VEJA O CANAL DO PESSAGNO !! EU MOSTRO PARA VOCE E PARA O JOSIAS; Só MARCAr; FOTOS DO OPORTUNIT; ONDE EXISTEM DINOSSAUROS ENTERRADOS EM MARTE E DIVERSOS SERES VIVOS; TIPO LESMAS COMO DE ONDE VÃO EVOLUIR OS LEÕES MARINHOS E FOCAS DE HOJE ; DI EM MARTE EXISTEM DE FORMA MAIS ACENTUADA ESTES ROSTOS E CABEÇAS QUE ECLODEM DOS DINOSSAUROS . COMO AQUI NA TERRA VEMOS TAMBÉM, MAS NOSSA ERA DE EXTINÇÃO E CONSEQUENTE PETRIFICAÇÃO ESTA AVANÇADA EM RELAÇÃO A DE LA ; DAI PODEMOS ENTENDER UM POUCO NA VIVENCIA, DO QUE ESTIVEMOS ANTES EM RELAÇÃO AO QUE ESTAMOS HOJE; MUITAS DAS ROCHAS QUE VEMOS HOJE ESTIVERAM COMO ESPÉCIMES VIVAS, COMO ANALOGIA DE CORAIS PETRIFICADOS, QUE VEMOS HOJE ; ESTOU FALANDO; SE VOCÊ ACHAR UMA CABEÇA HOMINÍDEA, EM FORMATO DE PEDRA HOJE ; ELA ESTEVE VIVA ONTEM!! ROCHAS METAMÓRFICAS QUE ECLODIRAM DA PELE DOS DINOSSAUROS!! HOJE NO PRÓPRIO GOOGLE MAPS ESTOU CONSEGUINDO DESCOBRIR; POR TER ENTENDIDO ISTO ATRAVÉS DE MARTE;
E aqui, nada de novo? A NASA publicou uma foto de uma área proxima, que me parece melhor definida. Um “detalhe” de crateras e linhas diagonais. E quanto às manchas brancas?
Estou monitorando, mas até agora nada de novo!
Salvador,
Se os pontos em Ceres sugerem que seja gelo, por que o reflexo e a intensidade do brilho deles em relação à câmera permanece o mesmo, apesar da rotação do Planeta? Não seria o caso de, com a mudança de angulação da luz, o brilho reduzir em relação ao observador? Achei estranho.
Na verdade, eles não permanecem os mesmos, mas são relativamente constantes durante a maior parte do “dia”, até porque o reflexo do Sol não está em nenhum momento atingindo diretamente a câmera da Dawn, caso em que rolaria um estouro do branco.
Rapa ,gostaria de fazer umas perguntas :O que são esses pontos beeeeeeemmmm no centro de varias crateras ,ora parecendo um monte ,ora parecendo uma depressão ? São canais ou cordilheiras (me parecem canais ) que partem da cratera( ou das imediações ) onde estão os pontos mais brilhantes ? E a ultima : tem alguns pontos negros que somem durante a rotação do planetoide ou é algum problema da tela do meu pc ??Esses pontos dão a impressão de poços !!!!!!!!!
Salvador, podemos dizer que o universo foi criado?
Ponto quente e denso se expandindo até tudo que conhecemos se formar, não é uma forma de criação?
Bem, sim, em certo sentido, a expansão cósmica, guiada pela gravidade, moldou o que vemos hoje. Por outro lado, não há evidência de uma criação no sentido de algo pré-concebido.
Nem ao contrário.
Para ter sido uma criação “pré-concebida”, tinha que haver um criador… Quem criou o criador? Foi espontâneo? Foi pré-concebido?
pena que Deus nunca está por aqui para responder essas e outras questões de uma vez por todas
Deus é Espírito. pode ser sentido se a humanidade se voltar pra ele em espírito sincero e em verdade. Tem que crêr..se Não crêr não vão senti-lo muito menos obter respostas. Deus existe e tá acima de nossa mediocre maneira de pensar/ raciocinar. Ele criou sim tudo.
Verdade, a humanidade devia fumar mais baseados e ir pra esse plano elevado com mais frequência.
Oi Salvador, esses pontos brilhantes em Ceres poderia confirmar e legitimar a possibilidade de mineração planetária? Se for uma formação geológica natural, pode significar a presença de algum material valioso, se não, se for algo artificial, pode representar um inicio de contato com espécies mais desenvolvidas, e em grau mais avançado de evolução.
A rigor, não precisamos de Ceres para validar o conceito de mineração espacial. Temos a Lua, um alvo muito mais promissor pela proximidade, cheia de recursos a serem explorados…
Salvador, existe algum ponto na Terra que brilhe com as mesmas características desses pontos brilhantes de Ceres, durante o dia?
A Terra é tão cheia de nuances, com atmosfera, nuvens e as calotas polares que é difícil compará-la com essas imagens de Ceres. Não nenhum ponto localizado assim de gelo, em razão da maior estabilidade da água na Terra.
O brilho é resultado dos resíduos radiotativos da espaçonave alienígena que colidiu com o astro. Os corpos dos aliens que a pilotavam ainda devem estar lá. E também tem a questão de se saber se não existe perigo ao se aproximar muito – os destroços podem estar sendo habitados por aliens hospedeiros que se infiltram nos corpos das vítimas…
http://www.imdb.com/title/tt0093995/
Salvador, já dá pra calcular o tamanho destes pontos ?
Dá para estimar com base na resolução da imagem, 1,3 km por pixel, mas ainda vamos precisar de maior aproximação para realmente determinar isso com precisão.
Pelos meus cálculos, a mancha maior mede em torno de 15km de diâmetro e a cratera em que está situada, cerca de 90km. Para os ovniólogos de plantão, há uma sombra triangular, aparentemente invertida em relação às demais sombras, no hemisfério oposto de Ceres. Deve ser a nave que os Ceresianos usam para ir ao supermercado…
Salvador,
Por acaso a Mensseger não deixará um ponto brilhante na cratera que fará em mercúrio??
É possível que deixe um ponto mais claro sim, porque a superfície de Mercúrio parece ser recoberta por material orgânico mais escuro — em essência, poeira de cometas que passam direto por ali. Ao bater, ela vai escavar o material mais escuro e expor a rocha mais clara. Ainda assim, certamente não haverá gelo ali.
Se preparem para a maior notícia de todos os tempos.
A maior fonte de água congelada que existe, Ceres é uma bola de Gelo, se tornando muito mais importante que Marte.
GRANDE, alta definição.
Um teste de profundidade das crateras poderia sugerir se o brilho está na mais profunda, revelando a abundância de gelo abaixo da superfície.
acredito que esta zona entre marte e jupiter deve ser rico em pequenos corpos abundantes em H20 (água). a explicação que presumo por não aparecem pelos telescopicos na terra é devido a maioria estar coberto por poeira,ou seja, pelos restos da formação dos planetas rochosos, como se fosse uma capa escura…acho que sua formação se deve pelo antigo corpo rochoso que deveria estar nesta orbita que deveria ser rico em água.
Deve ser o módulo espacial Philae depois do quique no 67p.
Aposto em gelo de CO2.
O ponto branco misterioso foi anunciado pela Nasa em janeiro e agora quase 4 meses depois já com a nave em órbita de Ceres o mistério continua.Ou a Nasa tá com problemas ou já sabe do que se trata mas tá fazendo suspense pra dar uma “valorizada” na missão.Deve ter algum marqueteiro no comando.
Choque com comenta, talvez.
Salvador, boa noite!
Além desse, existem outros pontos brilhantes em Ceres?
Se não, e se for realmente gelo, você teria alguma explicação sobre porque somente nesse ponto específico há gelo? É uma planetinha grande para um único ponto com gelo. haha
Obrigado!
Há outros pontos claros, mas nenhum tão brilhante quanto esse.
Naõ sou adepto de teorias ufologistas, mas as manchas não apresentam um certa geometria? Observando outras mancas, parecem, realmente, “manchas”. Esta de que tratamos apresentam ângulos retos em demasia. Será uma características da geologia? Naõ temos fotos tiradas a aprtir do “Zênite”no crepúsculo, ou sejam em que podemos ver as manchas durante o dia e, em seguida, durante a noite?
Sim, esse registro já foi feito, mostrando as manchas “se apagando”.
Penso que os vértices sejam uma ilusão provocada pelos poucos pixels da foto. Com a nave se aproximando mais, teremos uma resolução melhor e esses cantos geométricos se suavizarão.
É, tem lógica, os pixels. Mas outras manchas (há uma em forma de um H minúsculo, na face oposta), não apresentam a mesma características. Creio mais em característica morfológica, de desenho das rochas próximas.
Pode ser. Logo saberemos, espero! 🙂
Vendo a foto com cores artificiais que mostra Ceres “desdobrado”, observa-se que as manchas (estas) estão numa região de características diferentes do restante do astro (na foto, em amarelo escuro). Isto pode indicar que as manchas são: 1.resultado de um impacto ou 2.estão numa região de grande movimento vulcânico, com lançamento à superfície de materiais retirados do interior de Ceres.
As crateras sempre têm um ponto no meio, que deve ser onde houve o choque com o meteorito ou seja lá o que for. O ponto branco maior é bem no centro da cratera, pode ser restos de uma coisa que se chocou e ao lado ficou um pouco da matéria, se ele bateu meio de raspão. Pode estar branco por ser mais recente que as outras ou por ser de outra matéria.
Não há dúvida! São os destroços de uma antiga nave espacial extraterrestre!
Arrã.
E deve ter ainda alguns corpos mutilados de ET’s que estavam na espaçonave…
Eu também acho que é!
A fantasia é sempre mais emocionante que a realidade, em especial para que não tem noção da segunda 😉
E ainda o brilho é devido aos destroços radioativas na espaçonave…
Salvador E o comentario sobre os novos avancos do EM-Drive?
Luiz, já falei sobre ele anteriormente, e sinceramente não houve novos avanços. A Nasa mesmo andou fazendo pouco caso da história toda…
O curioso tambem eh que a luminosidade continua mesmo na face escura do planeta…nao poderia ser uma afloramento de uma substancia fosforescente?
Na verdade, não continua. No escuro o brilho apaga também.
Salvador, não encontrei fotos do lado escuro, ou seja, na noite de Ceres. Ao menos no site da Nasa específico de Ceres. Aliás, encontrei, mas não em que apareça a cratera “misteriosa”.
Aí é que está. No escuro você não a vê. 😛
O que dá para ver é, nas animações de rotação, o momento em que os pontos brilhantes e sua cratera passam do lado claro para o lado escuro. E aí vemos eles se apagando…
13.600km …a distancia ainda é grande para especulções . DEve ser gelo , mas esperemos aproximação .
especulações …..sorry
—
Salvador,
Aproveitando a ideia de que Ceres é considerado um planeta anão com aquele “tamanhico” (há menores, eu sei), por qual razão a Lua também não pode ser considerada como tal? Mera convenção? E Terra-Lua não ser tratado como um sistema planetário binário?
Abr.
Elcio
—
Convenção. Se a Lua estivesse em torno do Sol, seria um planeta anão. Como está em torno de um planeta, é uma lua, ou satélite natural. Note que Titã e Ganimedes são maiores que Mercúrio! Só não são planetas porque estão em órbita de um planeta, e não de um sol.
Blz. Tks.
Caro Salvador, no fim, nada extraordinário – não pelo fato em si – e sim, por acabar, revelando-se algo prosaico, como alguma substância congelada. O que frustra os adeptos de Ufos&Cia. Mas aguardemos maiores detalhes em órbitas mais baixas.
Considerando que achavam que gelo na superfície seria instável, acho bem extraordinário, na verdade. Só não acho extraordinariamente improvável, como uma base alienígena. 😛
Gelo na superfície é inviável.
Lucy in the Sky… são diamantes! Toneladas deles, e em parte espalhados do ponto central devido ao impacto de um pequeno meteorito.
E o gelo exposto a radiação solar já não teria desaparecido?
Pois é. Os modelos de incidência de radiação em Ceres sugerem que sim. O que significa que ou (1) a exposição do gelo é recente ou (2) os modelos estão errados. Aguardemos.
A radiação solar não consegue derreter nos polos norte e sul que estão muito mais perto, porque derreteriam em Ceres??
Não se esqueça que na Terra você tem a atmosfera que torna possível a presença de água em três fases — sólida, líquida e gasosa. Não é o caso lá em Ceres. Sem a pressão atmosférica, a água evapora com muito mais facilidade e praticamente não consegue se manter em forma líquida.
Já agora, passando a água do estado sólido diretamente para o gasoso, ela não evapora, sublima (detalhe 🙂
Verdade, o termo correto é sublimação. Mas “evaporar” no sentido genérico de virar vapor está valendo. 😉
Penso que sim e também acho que não é gelo e os modelos estão errados, mas esperemos o espectometro confirmar.
Salvador, Seria interessante se você nos presenteasse com um post do tipo: “Programe-se” para os eventos que estão para acontecer neste ano, no que diz respeito as missões das diversas sondas em atividade no sistema solar. Esse post conteria as datas mais prováveis de todos os acontecimentos programados dessas missões. O que acha?
Pablo, acho uma ideia interessante. O duro é ter tempo de compilar tudo. Tem muita espaçonave lá fora… 🙂
Já pensou em ter um estagiário, Salvador?
Com que dinheiro? 😛
Do jeito que anda a Folha precisa tomar cuidado pra não trocarem o Salva pelo estagiário…
Com nenhum dinheiro. Não deve ser difícil encontrar um estudante entusiasta querendo incrementar o currículo! 🙂
A verdade esta la fora!
Salva,
Quando é que irá nos brindar com um post falando sobre o motor EMdrive?
Seria legal sua opinião sobre as possibilidades do uso dessa descoberta. Dá pra viajar bastante pensando nisso.
Já escrevi sobre o EM Drive antes: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/08/04/um-caminho-para-as-estrelas/
Não vi nada que tenha mudado significativamente minha avaliação inicial. A Nasa mesmo não gosta de fazer oba-oba com essa pesquisa, que julgam, na melhor das hipóteses, incipiente.
Aí, ó:
http://www.space.com/29363-impossible-em-drive-space-engine-nasa.html
Pronunciamento oficial da NASA: BULLSHIT.
(O EM aparentemente pode funcionar, mas não tem nada de Warp Drive ou bolha no espaço previstos por aí)
Não seria melhor partirem para um motor de dobra espacial, que funcionando com matéria e anti matéria necessitaria de pouco combustível para impulsionar as naves intergalacticas que nos colocaria em contato com as civilizações que existem em todo o universo?
Dobra espacial é ficção até o momento. Você poderia fazer um sistema de propulsão subluz com matéria e antimatéria, mas o problema é produzir a antimatéria. Mesmo quantidades diminutas dela são dificílimas de se obter em aceleradores e depois aprisioná-las em armadilhas magnéticas. Quem sabe no século 23? rs
Grande Salvador.
Sou leitor assíduo mas essa é a primeira vez que comento.
Dúvida: Ceres é cinza mesmo ou a foto é que está em preto e branco?
É bem frustrante esperar ansioso por notícias de Ceres e as fotos serem, digamos, beeeeeem distantes.
A vontade que dá é de mergulhar no planeta e ver logo essa porra toda. 😉
Ceres é meio cinza, meio marrom, mas a foto é PB mesmo.
Caro Salvador Nogueira, já agora, porque são as fotos quase sempre em preto e branco? Às vezes perguntam-me isso e eu não sei a razão com certeza. Apesar disso, vou conjecturando que é pela baixa intensidade de luz. Com pouca luz as cores perdem-se antes dos contrastes. Como no velho ditado, “À noite todos os gatos são pardos”, então a foto preto e branco seria a ideal.
Valquíria, na verdade o que acontece é que os instrumentos só podem capturar um matiz de cores de cada vez — então, usando um exemplo para o padrão de cores RGB, dos monitores dos computadores, primeiro a câmera captura uma foto em PB dos tons verdes, depois dos tons vermelhos, depois dos tons azuis, e as três fotos individuais precisam ser combinadas para produzir a foto colorida. No caso da sonda, os filtros de cor especificam certos comprimentos de onda, o que valoriza o ganho científico (ao poder registrar as cores individualmente, os cientistas podem identificar diferenças de composição, por exemplo), mas só podem virar uma imagem colorida se você combina todas as imagens separadas numa só, atribuindo cor a elas.
Obrigado! Compreendi.
Palhaçada da Nasa! Sempre preparando uma cortina de fumaça para esconder a verdade! Gary McKinnon na sua genialidade foi o único que consegui romper esse ciclo infinito de mentiras foi lá viu e constatou o obvio ” NÃO ESTAMOS SOZINHOS “
Gary quem? rs
Grande Salvador!!! O cara é um hacker maluco que invadiu computadores do governo americano para provar, dentre outras loucuras, a existência de Ovinis!
NÃO SE PREOCUPE! Mulder e Scully voltarão em breve só pra desvendar as maracutaias da terrível NASA:
http://ocapacitor.uol.com.br/tv/nota-fox_define_data_de_estreia_do_novo_%E2%80%9Carquivo_x%E2%80%9D-11573.html
😀
Vamos finalmente descobrir a verdade sobre o Sistema Solar, nosso segundo Sol, os colonizadores da Terra e o Criador! Fox e Dana sabem de tudo!
De onde saem essas ideias, hein? É o famoso “I Want to Believe”. rs
O canceroso me conta.
Salvador,
A Dawn tem tecnologia para afirma com certeza qual o material do ponto refletivo?
E qual é a data em que estará mais próximo do planeta anão?
Sim, ela tem espectrômetros de luz visível e infravermelho que permitem o mapeamento mineralógico da superfície. Sobre o cronograma, em junho a Dawn vai descer para uma órbita a 4.430 km. Em agosto, vai para 1.480 km e em novembro vai chegar a 375 km! 🙂
E depois se espatifa?
Pô Salva, você responde até o que o pessoal da ISS faz com o xixi mas não responde minha única pergunta séria nessa post?
Tô abaixo do xixi na cotação…
🙂
Não, acho que a Dawn vai fazer como a Messenger em Mercúrio, girar um tempão em torno dela em órbitas baixa até que um dia..
—
Salvador,
Quando se fala em gelo, intuitivamente pensamos em água. Mas parece-me ter ouvidor dizer ser possível haver “gelo” de outras coisas. Metano, p.ex.? Confere?
—
Sim, pode-se ter gelo de outras coisas. Em Marte, por exemplo, temos gelo de água e gelo de dióxido de carbono também. No caso de Ceres, a expectativa é de gelo de água mesmo.
—
Aproveitando a deixa… o que o pessoal faz com o suor e a urina lá dentro da ISS para reconversão em água potável é de tirar o chapéu, hem!?
—
É sim, estava lendo que o reaproveitamento do consumo de água na ISS chega a 85%!
Delicia…
Lembrei de Duna, clássico de ficção científica. A propria roupa reciclava a água. A FC antecipa o futuro, quase sempre.
Deve ser a tendência para nós aqui na Terra.
E depois tem gente que diz que não se deve buscar vida fora da Terra porque temos muitos problemas aqui.
É verdade! E com a invenção da Powerwall, o sistema com baterias de íons de lítio iguais às de celulares, mas compactas e de grande capacidade, carregadas por células solares, o problema de energia para o processo estará resolvido…
Agora é torcer para que esse sistema fique mais barato e possa ser usado em todo o mundo. Já imaginou ter em casa sua própria fonte limpa de energia elétrica e de reciclagem da água?
O problema é no termo “gelo”. Por definição, gelo é de água, ou em outros termos, é água solidificada. Outras substâncias também podem ser sólidas a determinadas temperaturas, mas nós demos a elas nomes, como, por exemplo, ferro, diamante, carbono, grafite, granito, basalto, areia…
Quando a gente não tem um nome, procuramos comparações, como “gelo seco” (CO2 sólido), gelo de metano etc.
Exato, normalmente chamamos de gelo qualquer coisa que à temperatura ambiente costume não ser sólida. 😉