As maiores dúvidas sobre Plutão
A sonda New Horizons acaba de passar por Plutão e captou imagens magníficas desse objeto misterioso e encantador, residente nas profundezas do Sistema Solar. Os cientistas esperam com isso esclarecer muitas dúvidas sobre a origem dos planetas e da química que levou ao surgimento da vida na Terra. Mas, por ora, a imensa maioria dos terráqueos está se contentando em responder perguntas mais simples.
E, quando a humanidade quer uma resposta, o que ela faz? Procura no Google, claro!
Eis então as sete perguntas mais feitas na segunda-feira (em inglês) ao onipresente buscador internético.
1. Plutão é um planeta?
2. Qual é a distância entre Plutão e a Terra?
3. Quanto tempo leva para chegar a Plutão?
4. Quem descobriu Plutão e quando?
5. O que acontece à New Horizons depois de Plutão?
6. A que distância a New Horizons vai chegar de Plutão?
7. Quão frio é Plutão?
As respostas, claro, vêm em seguida. E se você quiser saber, em tempo real, o que está rolando na missão New Horizons, clique aqui.
1. Plutão é um planeta?
Claro que a pergunta mais difícil encabeçou a lista.
A resposta curta é não, Plutão não é considerado hoje como um planeta. A longa é: depende de como você define planeta, uma escolha completamente arbitrária. A origem da palavra é grega e pode ser traduzida como “andarilho”. Ela era usada pelos antigos para definir objetos que se moviam no céu de forma diferente das outras estrelas. A Terra, para eles, era tida como o centro do Universo. Naquela época, ela não era planeta. Em compensação, a Lua e o Sol, que se moviam pelo céu sem acompanhar as estrelas de fundo, eram planetas. Pelo critério da Antiguidade, Plutão seria considerado planeta — embora nem fosse conhecido naquela época.
Então, no século 16, Copérnico descobriu — e acabou contando para todo mundo — que a Terra não era o centro do Universo. Ela seria apenas mais um planeta, como Marte ou Vênus, e todos eles estariam girando em torno do Sol, o verdadeiro centro do sistema.
Essa definição de planeta — mundo que orbita o Sol — valeu até o século 19. Mas, a partir de 1801, começaram a achar muitos novos planetas: Ceres, Vesta, Juno, todos eles pequenos e na mesma região do espaço. No fim, viram que se tratava de um cinturão de asteroides, e isso marcou a primeira era de “rebaixamento”.
Em 1930, encontraram Plutão. De início ele parecia estar sozinho em sua região do espaço e foi logo proclamado planeta — a mesma coisa que havia acontecido com Urano, descoberto em 1781, e Netuno, descoberto em 1846. Mas na década de 1950 começaram a achar que ele fazia parte de um cinturão de objetos, e outros membros do grupo começaram a ser descobertos a partir de 1992.
Em 2006, diante do impasse, a IAU (União Astronômica Internacional) decidiu pôr fim à esbórnia e criar uma definição clara de planeta — até então, planeta era uma coisa que todo mundo sabia o que era, mas ninguém sabia por quê.
A definição foi criada para não colocar na mesma categoria planetas e membros de cinturões. E uma sub-categoria foi criada para abrigar os membros de cinturões que fossem suficientemente grandes para ser redondos. Com isso, Ceres e Plutão passaram a ser planetas anões. E a liga da primeira divisão de planetas do Sistema Solar ficou com oito membros: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Resumo da ópera: pela definição astronômica vigente, Plutão é planeta anão. Não é planeta.
Agora, note que essa definição está ligada às companhias que um objeto tem na região de sua órbita, não às características intrínsecas do objeto. Por isso eu gosto de tratar todos esses objetos — os planetas, Plutão, Ceres e muitas das luas do Sistema Solar — genericamente como “mundos”. É o que eles são: outros mundos. E Plutão é o mundo mais distante já explorado por uma espaçonave humana.
2. Qual é a distância entre Plutão e a Terra?
Plutão tem uma órbita oval, de forma que sua distância da Terra varia bastante. Quando está mais longe, ele pode ficar a até 50 unidades astronômicas de distância de nós. Uma unidade astronômica (UA) é justamente a distância média entre a Terra e o Sol, cerca de 150 milhões de km. É a nossa régua padrão para medir distâncias planetárias. Então, 50 UA de distância equivalem a 7,5 bilhões de km.
Em compensação, na aproximação máxima, a distância cai para 28,6 UA, cerca de 4,3 bilhões de km. No momento, ele está a aproximadamente 5 bilhões de km daqui.
3. Quanto tempo leva para chegar a Plutão?
Bem, essa pergunta depende da velocidade com que você viaja. Uma transmissão de rádio enviada da Terra até Plutão, viajando à velocidade da luz, leva 4,5 horas para chegar lá. Já a sonda New Horizons — a mais veloz já lançada da Terra — levou 9,5 anos. E poderia ter sido muito mais. Se ela não tivesse passado perto de Júpiter no começo da viagem, para ganhar um impulso gravitacional extra, teria levado 14 anos.
O preço da chegada célere é que não há como frear para entrar em órbita. Por isso a New Horizons passou “lotada” por Plutão, só registrando imagens durante o período de sobrevoo.
4. Quem descobriu Plutão e quando?
Plutão foi descoberto pelo astrônomo americano Clyde Tombaugh, em 1930. Contratado pelo Observatório Lowell, em Flagstaff, no Arizona, ele estava em busca de um “planeta X”, previsto por Percival Lowell. Quando Plutão foi descoberto, mais ou menos na posição prevista, ninguém teve dúvida de que ele era esse tal “nono planeta”. Por isso ele foi rapidamente aceito como membro da elite do Sistema Solar.
5. O que acontece à New Horizons depois de Plutão?
Ela continuará viajando pelo cinturão de Kuiper, o agregado de objetos do qual Plutão faz parte. A Nasa espera que ela possa fazer mais um sobrevoo de outro objeto do cinturão até 2020, antes de rumar em definitivo para fora do Sistema Solar. Em meados de 2030, sua bateria nuclear irá se esgotar, e ela vagará pelo espaço sem funcionar, assumindo uma órbita em torno do centro da Via Láctea — a galáxia que abriga o Sol e outros 200 bilhões de estrelas como ele.
6. A que distância a New Horizons vai chegar de Plutão?
Em sua aproximação máxima, ocorrida às 8h49 de hoje, a New Horizons passou a 12.500 km da superfície de Plutão — um pouco menos do que o diâmetro da Terra.
7. Quão frio é Plutão?
Estima-se hoje que a temperatura na superfície seja de cerca de -230 graus Celsius, com variações de 10 graus para cima ou para baixo. Os cientistas esperam que a New Horizons forneça medições precisas capazes de refinar essa estimativa.
Peço-lhe perdão, caro Salvador. Prometo não tocar mais nesse assunto, mas o fulano bem que merece ser cutucado. Aliás, participa do blog errado. Ciência é o único método para se chegar à verdade, doa a quem doer. Por isso, continue seu salutar trabalho. No aguardo das imagens próximas de Plutão.
Tranquilo. 😉
Como sei que o senhor Apolinário revidará em defesa da verdade, a verdade é bem clara no “livro sagrado”, como segue. Vejam que belos exemplos.
Dt 21, 18-21: Quando o filho se torna contumaz e rebelde, os pais devem levá-lo à porta da cidade para ser apedrejado pelos homens da cidade.
ÊXODO 21:20-21 Com a aprovação divina, um escravo pode ser surrado até a morte sem punição para o seu dono, desde que o escravo não morra imediatamente.
LEVÍTICO 26:29, DEUTERONOMIO 28:53, JEREMIAS 19:9, EZEQUIEL 5:8-10 Como punição, o Senhor fará com que as pessoas comam a carne de seus próprios filhos, filhas, pais e amigos (aqui nem pensam nisso com sentido figurado)
NUMEROS 15:32-36 Um homem que no Sábado estava pegando gravetos de lenha para uma simples fogueira é apedrejado até a morte segundo a ordem de Deus.
NUMEROS 16:49 Uma praga divina mata 14.700 pessoas.
NUMEROS 25:9 Mais outra praga divina mata 24.000 pessoas.
NUMEROS 21:35 Com o apoio divino os Israelitas matam Ogue, seus filhos e todo o seu povo até não haver sequer um sobrevivente.
NUMEROS 25:4 Disse Deus a Moisés: Toma todos os cabeças do povo e enforca-os ao Senhor diante do Sol, e o ardor da ira do Senhor se retirará de Israel.
DEUTERONOMIO 20:16 “Das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida”.
JOSUÉ 6:21-27 Com aprovação divina, Josué passa ao fio da espada todos os homens, mulheres e crianças da cidade de Jericó.
JOSUÉ 8:22-25 Com aprovação divina, Josué destrói todo o povo de Ai, matando 12.000 homens e mulheres, sem que nenhum escapasse.
JOSUÉ 10:10-27 Com aprovação divina, Josué destrói todo os Gibeonitas.
JOSUÉ 10:28 Com aprovação divina, Josué destrói todo o povo de Maqueda.
JOSUÉ 10:40 Assim feriu Josué toda aquela terra, as montanhas, o sul, e as campinas, e as descidas das águas, e a todos os seus reis. Nada deixou de resto; mas tudo o que tinha fôlego destruiu, como ordenara o Senhor Deus de Israel.
JOSUÉ 11:6 O senhor ordena o mutilamento (corte dos tendões das pernas) dos cavalos.
Sl 137:9 Feliz o homem que arrebentar os seus filhinhos de encontro às rochas.
ISAIAS 14:21-22 Preparai a matança para os filhos por causa da maldade de seus pais.
EZEQUIEL 9:4-6 Ordem do Senhor: “sem compaixão… matai velhos, mancebos, e virgens, e meninos, e mulheres, até exterminá-los….”
EZEQUIEL 21:3-4 O Senhor diz que exterminará tanto o justo quanto o ímpio, ferindo-lhes a carne com sua espada.
Poxa, Ronald, super entendo o espírito da sua postagem. Mas chega de Bíblia, tanto de cá, como de lá, né? 😉
Nem o Apolinário fez uma postagem com tanta Bíblia…kkkk…Acho que trocamos 6 por meia dúzia…
Salvador, estou começando a ficar com saudades do Apô….kkkkkkk
mas eu achei interessante e muito relevante porque mostra o fanatismo, do se achar melhor que os outros que foi demonstrado na postagem do Ronald Rahal.
veja que o feito da sonda em Plutão é resultado da UNIÃO de esforços de cientistas e que muitas vezes são de países diversos. Agora imagina a ideologia de se achar tão puro que não devemos misturar pessoas de etnias diversas.
agora veja, qual a diferença entre o nazismo e o fanatismo religioso? Idolatrar qualquer coisa o tempo todo é preocupante e eu mesmo vejo isso o tempo todo na rua, agora mesmo já contei uns 10 carros de som passando perto “louvando” sem parar, se isso não é fanatismo sem razão, devemos desculpar os nazistas porque vejo palavras de ordem e agressão verbal contra quem não acha graça em ouvir os berros alucinados de pastores arrecadadores de dinheiro.
e a briga está feia, os religiosos daqui correm o risco de começar uma guerra santa porque a quantidade de templos só aumenta enquanto os fiéis nem tanto assim. Cada igreja se acha melhor, prega melhor e puxa a sardinha pro seu lado sem vergonha.
queria ver aqui centros de desenvolvimento tecnológico, ao menos mais escolas técnicas disseminando conhecimento e chamando o público. No máximo, temos pastores arrecadadores de débeis ovelhas, sim, chamam de animal quem os segue.
agora imagina a pessoa se achar no direito de praticar uma agressão a outra porque uma divindade dentro de sua cabeça diz que pode. Felizmente, por aqui, vai parar na cadeia.
Meu caro Salvador, parece-me que ninguém – corrija-me se eu estiver errado – perguntou-lhe se além de Caronte, a sonda conseguirá enviar imagens dos outros satélites naturais de Plutão. Seria uma pena, já que só o tempo poderá nos dizer quando passaremos por lá outra vez.
Quanto ao tal Apolinário, constato que estatisticamente representa algo como 0, 0000000% se formos levar em conta suas opiniões em relação aos demais leitores. Portanto suas opiniões são irrelevantes. O problema – sim ele é um psicoproblema, já que sua mente rejeita qualquer conhecimento se não aquele adquirido em templos ou num livro que nada contém de bom – se levarmos em conta o genocídio praticado por Josué contra os moradores cananeus de Jericó e outras barbaridades mais praticadas na conquista da Terra Prometida. Sem contar um deus homicida, vingativo e racista, que não hesitava em matar e destruir quando lhe aprazia. Veja o caso das dez pragas do Egito, onde o povo inocente do Egito é vítima de seus caprichos por causa de sua pendenga com o faraó, para “libertar” o povo escolhido. Então, se ele quer acreditar ou não que a Terra é redonda, ou que nosso planeta gire em torno do Sol e que o resto do universo só existe como cenário para filmes bíblicos, é caso para internamento no asilo Arkham. Parece-me que pessoas assim, não conseguem se adaptar ao mundo moderno, desejando que ele regrida ao 1º milênio A.C. E ele não é o único caso: basta ver o Estado Islâmico que por causa da religião pretende voltar no tempo e impor ideias obsoletas do século VI D.C. Então não é preciso ir muito longe para ver o que a fé faz a determinados tipos de pessoas.
Conseguirá!
Salvador, sou poeta e acompanho teu trabalho de Teresina, PI. Parabéns, rapaz! Tu é fera!
Fiz um poema sobre minha admiração pelo sideral. Chama-se “Escuro”. Pode ser ouvido neste link (https://soundcloud.com/thiagoe/escuro). Quero dividir aqui no espaço. Espero que curtam:
ESCURO
o que surgiu primeiro e criou tudo, uns dizem o silêncio – outros o escuro ; não foi boom de big bang brilho puro, nem foi uma explosão chamada deus ; as coisas corpo cosmo e o que nasceu têm bem menos de luz e mais de breu ; repara o natural nesse universo : basta piscar e a noite vem pra perto ; no céu matéria escura por completo ; o sol e um dia só vai se apagar ; tanta lâmpada engana a noite cá, mas a luz cumpre um prazo pra durar ; em breve o truvo volta pro seu ponto mostrando o breuniverso em que me encontro – somente o escuro fica infindo assombro ; o que criou todo esse espaço em curso ( calor e o modo orgânico no mundo ) uns dizem o silêncio – outros o escuro ; parecem ter surgido os dois juntos – um bloco concentrado cego e surdo – e vão permanecer princípio e fim de tudo : começo de um gorgulho, gente ou susto, o impulso do esculêncio ou silenscuro.
Um grande abraço, Salvador! E a todos as pessoas e extraterrestres que acompanham este blog!
Boa! Abraço!
Hoje é um dia histórico!!!
New Horizons? Não por isso, mas sim pelo “hoje não, hoje não, hoje sim” do Saver pro Apolinário Barrabás.
Brincadeiras a parte, só passei para saudá-lo pela grande cobertura deste histórico dia 14/07/15, caro Salvatore!
A foto de 12,500km que estamos esperando vai estampar um post de primeira mão, não? Falta 1 hora pras prometidas revelações das 16:00h. Vai rolar cobertura interativa novamente?
Amplexos!
Salvador, lendo as outras reportagens suas sobre Plutão fiquei com mais uma dúvida:
Pelo que li, desde 1.976 se suspeitava (ou havia indícios) de haver metano em Plutão.
Por que em 1.976, sem sonda nenhuma, os cientistas conseguiram identificar metano na superfície e agora, com uma sonda perto, não conseguem saber o que são as manchas escuras, se há água etc.?
Ou é só uma questão de tempo para processara e entender as imagen captdas para termos essas respostas?
Desculpe, mas a curiosidade é enorme!
Teremos essas respostas, certamente. Mas uma coisa que a sonda já detectou, de longe, foi metano congelado na superfície. 😉
Grande blog Salvador, parabens!
ps: primeira vez aqui.
Boa! Volte sempre!
Salvador, posso fazer uma oitava, uma nona e uma décima pergunta (é só curiodiade)
Qual a velocidade atual da sonda? Já é a velocidade máxima dela? Se não for, qual será (ou qual foi)?
Obrigado
Cerca de 50 mil km/h. Ela saiu da Terra a 58,8 mil km/h — a mais rápida na partida –, mas, sacomé, o Sol vai puxando de volta, ela vai freando. Ainda assim, perde velocidade muito devagar, porque a gravidade reduz proporcionalmente ao quadrado da distância. A essa altura, continuará reduzindo a velocidade, mas beeeeeeem devagar, até escapar completamente do Sistema Solar.
Salvador! Eu estou aqui preocupado com a demora da Nasa em divulgar os dados finais da aproximação máxima. Que horas estava previsto? Está demorando muito? Algum problema.
Obrigado
Não, tudo certo. Os cientistas que já viram as novas fotos falaram que são espetaculares. Vai rolar uma coletiva às 16h. 😉
Coletiva aberta à todos? da pra acompanhar online?
Sim, via NASA TV! http://www.nasa.gov/nasatv
Salvador,
Levado por este espirito explorador do ser humano e um tanto quanto emocionante ao saber que aos poucos o homem vai dominando seu sistema solar. Te pergunto quanto ao programa espacial brasileiro, na conjectura atual temos avançado em direção a exploradores ou telespectadores?
Infelizmente, telespectadores.
Boa tarde Salvador!! Imagino que esteja bem cansado depois dessa emocionante maratona de acontecimentos.
Depois de conquistarmos plutão, quais os próximos corpos estrelares iremos conquistar? Existem missões em andamento para descoberta desses novos mundos?
Faz tempo que não vejo notícias de Ceres. Estava tão entusiasmado com o brilho! Sabe se tem alguma novidade da sonda down?
Li algumas notícias sobre a descoberta de matéria orgânica no cometa 67P através do módulo Philae e da sonda rosetta.
Segue link:
http://blogs.ne10.uol.com.br/mundobit/2015/01/23/sonda-rosetta-encontra-material-organico-no-cometa-e-revela-que-ele-flutuaria-na-agua/
Esse descoberta é séria ou é um sensacionalismo?
Cara, a exploração não para. Temos a Dawn em Ceres (os cientistas estão chegando a um consenso de que o brilho é de sais, mas ainda querem imagens mais próximas para bater o martelo), o Philae despertando no cometa da Rosetta, o Curiosity e o Opportunity na superfície de Marte, e, claro, os resultados da New Horizons. Para o fim do ano, os japoneses tentarão colocar uma sonda em órbita de Vênus. No ano que vem, a americana Juno chega a Júpiter, e a ESA lança seu primeiro satélite ExoMars, que vai buscar vida em Marte! Ah, claro, e a Cassini segue explorando Saturno! Aha, uhu, o Sistema Solar é nosso! Aha-uhu! 🙂
Sobre o cometa, sim, é sério.
Salvador, parabéns pela ótima cobertura e riqueza de informações.
Você sabe dizer se na sequência da viagem da NH ela deverá passar próximo a Sedna?
Não. Sedna está muito mais longe e em outra direção. Eles usaram o Hubble para encontrar algum objeto novo que estivesse mais ou menos no caminho da sonda e pudessem desviar para lá. Será um objeto pequeno.
para mim, Plutão sempre foi um planeta-anão e eu acho correta a classificação. Lembro de que tinha aqui um ótimo atlas que falava de todos os planetas do sistema solar e sempre questionei isso, aliás, esse atlas já mencionava que Plutão estava mais para um planeta anão e que havia debate sobre sua classificação final.
mas nas escolas brasileiras, no tempo em que mesmo após a ditadura militar ter acabado fazia já uma década, tive o desprazer de ter em mãos um livro de história em que menciona esse “movimento” como “revolução”. Tamanha a preocupação de nossos educadores e políticos com o futuro do país, a ditadura estava presente me ajudando a desaprender.
melhor de tudo, podemos usar os dedos de uma mão apenas para contar quantos cientistas temos aqui capazes de trabalhar na NASA e fazer a diferença, como no caso desse projeto que demorou alguns anos para atingir seu objetivo.
ciência é isso aí, não como a Dona Joana cartomante que devolve o seu amor em 24 horas, ou cai morto (tipo vai ou racha).
manobra fantástica da sonda e isso me fez lembrar de quando os foguetes em Alcântara eram testados antes do acidente de 2003. Haviam testado um que, mesmo tendo sido detonado (explodido) antes da alcançar altitude, estava praticamente a poucos metros do chão, eles demonstraram que a nave estava estabilizada, mesmo com a falha em um dos motores. Foi fantástico também.
eu acharia interessante também relembrar os feitos dos engenheiros de Alcântara e ressaltar o quanto o nosso país perde por não ter pessoal qualificado capaz de trabalhar em projetos científicos em diversas áreas, afinal, tem uns neurocientistas brasileiros sem o devido suporte e imagina só: se um grupo de cientistas cujo trabalho foi publicado em revista internacional diz que pensa em sair por falta de apoio, imagina quem ainda apenas sonha que, talvez, possa um dia estudar muito e se tornar um. Isso não é um bom incentivo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_de_Lan%C3%A7amento_de_Alc%C3%A2ntara
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI134438-EI238,00.html
Salvador,
Li no reddit que a linguagem de programação usada na NH é: Assembly. Você sabe qual é o Sistema Operacional instalado no computador da sonda?
Aparentemente é este: https://en.wikipedia.org/wiki/Nucleus_RTOS
Salvador, nessa imagem, a mancha branca tem o formato do cão Pluto, agora tudo faz sentido…
Salve, salve, Salvador!
Amigo, com relação à “mancha” branca na superfície de Plutão, que se assemelha a um coração, ou até mesmo ao cachorro Pluto, da Disney (quanta criatividade), ela parece ser uma depressão polida, certo? Teria sido gerada por uma colisão de raspão? A que teria gerado caronte?
Parece mais ser deposição de material (neve?) na superfície.
É possível. Mas pelo formato, essa deposição se acomoda de forma muito armoniosa (circular) nas bordas. Como o material de deposição normalmente é maleável e se ajusta ao continente, é possível que a área toda seja uma depressão, uma grande “cratera”, correto? Por outro lado, se for neve, parece mais um grande oceano congelado, o que seria bem legal, né? Também obesrvo sulcos, como leitos de rios, “chegando” à mancha branca. O coração de Plutão ainda guarda muitas surpresas, rsrsrsrs
Primeira vez no blog….parabéns pelo trabalho. Excelente oportunidade de aprender algo novo e interessante.
Volte sempre!
Salvador, obrigada. Muito bacana você compartilhar com a gente as informações e sua empolgação também. Por falar em empolgação, caso ela seja capturada por “alguém” lá longe, qual a probabilidade de saberem que ela partiu de um planeta lindo e azul que fica num braço de uma galáxia de nome Via Láctea?
Se a informação for colocada no computador e eles conseguirem decifrar… as Voyagers e Pioneers tinham placas indicando a origem. A New Horizons, que eu saiba, não.
Notícia da Mídia, nos diz que o Japão já enxerga com exploração comercial e extrativa os Planetas no futuro, já se preparando para extrair minerais nobres da Lua, trazendo da Terra através de robótica inteligente comandada da Terra, precisam saber se os ETES que passam por lá vão gostar, atrapalhando suas bases no Mar aqui na Terra…Pensar Professores(as)
Salvador, tenho um problema pra resolver aqui. Minha esposa está revoltada com a distância de ‘absurdos’ 12.500Km de distância que a NH passou de Plutão, pois tinha que ser “mais de pertinho”, já tentei mas não consigo convencer que é suficiente. Mas falando sério, procurei referências que expliquem a distância como suficiente e não encontrei. Então 12.500Km é uma distância suficiente dado os critérios da missão? Ou é o melhor que dava pra fazer? Como foi feita essa definição?
Por fim, parabéns pela cobertura. Fiquei de olho o dia inteiro.
Vinicius, diga à sua esposa que 12.500 é menos que a largura da Terra. Se você tentasse colocar uma Terra entre a New Horizons e Plutão, não caberia. E mais: sabe os satélites de telecomunicação? Eles orbitam a Terra a 36.000 km de distância.
Podia ser mais pertinho? Até podia. Mas não se esqueça que o objetivo da New Horizons não era meramente passar pertinho. Era registrar o máximo possível de Plutão E suas luas, o que envolvia a coordenação exata de todas as operações no tempo exigido, numa programação pré-definida, envolvendo a observação de “eclipses solares” em Plutão e Caronte, além do registro de todas as luas conhecidas e fotos “no vazio” em busca de novas luas ou anéis.
Fora isso, tem a questão de segurança. Os caras disseram que a margem de navegação que a New Horizons tinha para fazer um sobrevoo seguro e preciso após 5 bilhões de km de viagem — compare o tamanho da viagem com o tamanho da aproximação — equivalia a acertar uma bola de golfe numa única tacada que partia de Nova York e caía no buraco em Los Angeles. Uma baita tacada. Você programa a sonda para passar “bem pertinho”. Aí erra a conta por questão de 10 km e perde a sonda para a atmosfera de Plutão, ou numa colisão. Melhor a 12,5 mil km inteiro do que a 400 km em pedaços.
Por fim, ela precisa ter em mente que a câmera da New Horizons foi projetada para essa distância. Aliás, considerando o esquema de sobrevoo, ela tinha um poder telescópico considerável, que permitiu colher imagens desde bem longe. E, com essa distância, que ela considera grande, será possível obter fotos capazes de registrar coisas do tamanho do lago do Parque do Ibirapuera na superfície de Plutão. A resolução das imagens será ótima. Ela não pode se deixar impressionar pela melhor imagem de hoje, que foi tomada a algo como 800 mil km de distância — duas vezes a distância até a Lua, de um objeto que tem dois terços do tamanho da Lua, para que ela tenha noção do poder da câmera.
Em mais uns dois ou três dias, você não vai precisar de palavras. As imagens falarão por si mesmas. 😉
Abraço!
Salvador, ótimo. Ela tem ficado interessada por este assunto desde que assistiu o filme Interestelar e estava ansiosa com essa passagem por Plutão assim como a de Ceres.
Ficamos bastante satisfeitos com sua explicação e vamos ficar no aguardo das imagens mais próximas. Muito obrigado pela atenção e abraços.
vc disse que nossos satelites estao a 36.000 km de distancia da terra ^?????
a ISS TÁ NO MÁXIMO A 450 KM ACIMA DA TERRA, CE NAO EXAGEROU NAO ??
Satélites geoestacionários, usados para telecomunicações, ficam a 36 mil km de altitude. A ISS, de fato, está a 400 e poucos km, e o Hubble a 500 e poucos. Nosso VLS pobrinho só consegue colocar satélites nessas órbitas baixas, mas os de telecomunicações precisam ficar a 36 mil km, pq é a órbita que acompanha a rotação da Terra, de forma que ele fique sempre sobre o mesmo lugar do planeta.
Esse era o último mundo não avistado por olhos humanos no sistema solar. Talvez as próximas gerações não terão o privilégio de avistar um nundo novo pela primeira vez. :/
Nosso universo é imenso, e a vontade humana de explorar é enorme também.
Sempre surgirão novos mundos a serem explorados. Por hora Eris, Makemake, Haumea, Sedna seriam opções.
Sem contar na possibilidade de dois novos planetas do tamanho da Terra que poderiam estar na Nuvem de Oort
Nossa seria incrível se encontrarmos planetas ainda ocultos no sistema solar. Mas isso novos telescópios, novas tecnologias. As viagens espaciais precisam urgentemente encontrar uma nova forma propulsão. Minhas esperança é o Endrive. De certa forma sinto que estamos estagnados. Novas descobertas substanciais virão com certeza, mas poderá levar décadas.
Temos os mundos das luas de Saturno e Júpiter.
Salvador, faço parte da galera assídua e penso que o pacote de dados a ser carregado na NH poderia ter míseros KB com uma lista de desafios humanos, tipo “cápsula do tempo”, mesmo sabendo da impossibilidade de recuperá-la. O que acha?
Vou sugerir:
1 – No ano de 2100 a Medicina cura as pessoas pela correção do padrão elétrico individual.
2- As mentes “brilhantes” não serão mais perdidas para a morte, elas serão armazenadas, atualizadas diariamente e consultadas quando pertinente.
3 – As viagens pela luz serão possíveis inclusive na nossa atmosfera.
Ruy Ney
É legal! Eles fizeram uma cápsula do tempo na Terra do lançamento até a chegada. Abriram esses dias, com os cacarecos de 2006. rs
Valeu!
Plutão é bonito e intrigante, realmente imagens sensacionais, nas próximas semanas deveremos ver coisas bem legais, mas realmente impressionante a pequena distância de Plutão e Caronte, deve ser uma visão incrível no céu de qualquer um dos lados.
Salvador eu poucas vezes vi a NASA capitalizar tanto (de maneira inteligente diga-se) em cima de um acontecimento como esse, imprensa, canais na internet e muita divulgação e expectativa, e claro um sucesso de fato, até para aumentarem o pedacinho do orçamento federal, que ano após ano vinha sendo cortado, crises econômicas para todo lado, acho que isso trará melhores perspectivas para os próximos anos.
Eles ficam cada vez melhores nisso. E as redes sociais tão ajudando muito. Hoje só deu Plutão no Face, no Twitter…
Mas não é que Plutão tem face do Pluto (cachorro) desenhada na sua superfície!!! Hahaha
http://4.bp.blogspot.com/-YW-DBlaSxqo/VaU-rvrDgVI/AAAAAAAAHMY/CVRCsb8PuTE/s1600/genildo%2Bplutao2.jpg
PS: até ontem eu achava que era um coração! kkk
kkkkkkkkk Impressionante!
Parabéns Salvador. Este foi um grande dia e você o fez ficar mais instrutivo.
Obrigado!
Valeu pela companhia!
Salvador, gostaria de ter visto com mais detalhes a face mais acidentada de Plutão, porém a face que vai ficar para a posteridade é de acordo com os leigos a do coração.
Verdade. Mas era o único jeito de ter uma olhada no pólo Sul, longe da luz do Sol, mas iluminado por Caronte…
Salvador ! A Nave New Horizons tem aquelas placas de ouro e disco de ouro que foram colocadas nas Voyager ? Para o caso de no futuro ser encontrada por extraterrestres .
Não. Depois que baixarem todos os dados dela, vão encher a memória com um “pacote” de dados para os aliens. Mas é, aliás, a exemplo dos discos da Voyager, algo que é mais para nós, humanos, do que para os aliens. É para nos lembrar de que somos capazes de coisas incríveis e de que já há lembretes perenes de nossa existência espalhados pelo espaço. Monumentos muito mais duráveis do que os que certos ETs costumam construir, tipo pirâmides e tal. rs
tem até ET que vem roubar vaca, fazer círculo no mato ou simplesmente abduzir um humano para fazer experiências sexuais com ele.
E depois, nós, humanos, é que somos a escória da galáxia. Tsc, tsc, tsc… 😛
Pobrezinhos, abduzidos desde a infância com a falácia dos ETs. Não existe ninguém lá fora para encontrar coisa alguma. A decepção será grande, mas acho que vão sobreviver quando descobrirem isso…
Eu quase… quase… quase… barrei esse seu comentário.
Sério, Apolinário, eu estou cansado da sua postura intolerante e ofensiva. Eu posso achar você igualmente “pobrezinho” por se pautar por literatura tão limitada para formular suas visões da vida, mas não falo isso. Ou saio pela tangente, para evitar confusão, ou respondo objetivamente os aspectos científicos das suas observações. Mas nunca te chamei de idiota por ser religioso, e acho que você não deveria agredir quem pensa — e acredita — em coisas diferentes das que você professa. Você deveria ter vergonha da dificuldade que tem em aceitar a diversidade de opiniões, de posições e de modos de encarar a vida.
Enquanto estamos todos aqui celebrando um grande feito da humanidade — explorando um mundo 30 vezes mais afastado do Sol do que o nosso –, você vem encher o saco. Se liga, meu.
eu acho o Apô uma boa audiência, e que ele poderia dar um dízimo aqui para o colega Salvador toda vez que postar e quiser deixar liberado o comentário que tenha feito, acho justo, afinal, se na igreja o dízimo não é vergonha e sim um dever, por que não cobrar do amigo Apô? Pior, como ele mesmo menciona, é ver gente pagando R$ 300,00 para ouvir falácias sobre ETs de convenções de picaretas.
claro, o Apô sabe que deus não existe e que como a química da Terra não é privilégio exclusiva daqui, há sim vida em algum lugar e o fato de não haver contato é por conta das dificuldades técnicas e a imensa distância. Veja o caso da sonda em comento, a sua distância em relação à Terra não é nada se compararmos aos vários anos-luz de distância que pode nos separar de uma civilização que possua tecnologia de rádio capaz de enviar e receber mensagens. Mas até nossa sonda tem dificuldade de mandar um pacote de dados a meros 56Kbps e nem chega nisso. Imagina o tamanho da antena do alien para enviar um simples Olá! e o pior é que a mensagem nem tem como ser pequena assim, afinal, é preciso um monte de instruções para ajudar a decodificar a mensagem com precisão, ou seja, a perda do pacote da chave, por menor que essa chave seja, vai inviabilizar o contato.
Apô, a Ciência busca a qualidade de vida, graças à Ciência e os poucos privilegiados que tiveram acesso à educação é que temos medicamentos capazes de estender nossa vida e só não estamos mais avançados porque o Estudo e a Educação são vistos como algo inútil. Mas veja essa manobra toda da sonda, isso é um cálculo fantástico e você sabe disso!
Achei interessante a sua reação intempestiva. Não existe nada ofensivo no meu comentário. Coloquei apenas o meu ponto de vista. Será que você está querendo jogar pra galera?
Não jogo pra galera, cara. Se jogasse pra galera, seus comentários nem apareciam mais.
Para ser completamente honesto, talvez seja só o efeito de estar blogando direto desde as 6h da manhã e ter de lidar com babaquice 13 horas depois. Normalmente tenho mais paciência. Mas hoje não. Já deu. Para de babaquice, cara. Não leva a nada. Já sabemos que você não acredita em vida extraterrestre. OK. Já sabemos que outros tantos — eu inclusive — acreditam que o Universo é muito grande e cheio de possibilidades para que um fenômeno — qualquer fenômeno — tenha acontecido só uma vez. Mas reconhecemos que se trata de uma hipótese apenas, e buscamos confirmá-la (ou refutá-la, porque é assim que funciona) com a ciência. Mas você não. Tudo que você quer é convencer todo mundo de que a sua ideia é a melhor, de modo que ninguém teste a possibilidade de que você esteja errado. Que forma mais tacanha de agir e de pensar. Você não tem nenhuma evidência concreta de nada. Só se apoia numa interpretação muito particular de um livro muito particular, que nunca falou com clareza ou mesmo de forma indireta sobre o tema tratado, e usa isso como argumento. Ad nauseam. Pois bem. Funcionou. Estou nauseado. Estou cansado da sua postura limitada e desrespeitosa. Se você se vê no direito de acreditar que um homem nasceu de uma virgem, o que tem de absurdo a ideia de vida extraterrestre? Eu tenho direito de te chamar de “infantil” por acreditar em Jesus? Então, coloque-se no lugar daqueles que acreditam em outras coisas, e muitas vezes têm um patamar moral mais elevado, porque submetem suas ideias a testes, em vez de meramente repeti-las até que todos acreditem que são verdadeiras.
Se você ainda argumentasse racionalmente, falasse que os mecanismos da origem da vida não estão claros e que, sem eles, é impossível saber se ela é um fenômeno comum ou não, de modo que você prefere se reservar o direito de acreditar que a vida aconteceu apenas aqui, e que isso tem a ver com algum tipo de desígnio divino, vá lá. É seu direito. Mas você não pode falar disso com a certeza de quem tem provas, porque elas não existem. Aliás, no âmbito da fé, não existem provas. Fé é a antítese do pensamento crítico, cético, racional. É a crença irracional, sem apoio de evidências.
E, de novo, nada contra ser religioso. Acho a religiosidade uma parte importante da cultura humana, que não pode ser negligenciada. Mas isso não te dá o direito de vir aqui dizer no que os outros devem acreditar, ou como devem se portar em temas científicos. Cansado mesmo, cara. Se você tem realmente algum espírito cristão, pararia de torturar a todos com suas balbúrdias. Vamos falar de ciência? Beleza. Ah, mas você não gosta de ciência? Então, lamento, este blog não vai ter nada para você. Porque não vou discutir fundamentalismo religioso. A ciência é feita de hipóteses e testes. Vida extraterrestre é uma hipótese válida, e os cientistas trabalham para testá-la. Você não tem o direito de vir aqui dizer o que eles devem fazer. É uma questão de civilidade básica, de respeito às liberdades individuais. Eu teria vergonha, no seu lugar.
Vamos às suas premissas, já expressadas abundantemente:
1- Não existe vida em nenhum outro lugar do Universo.
2- Lugares sem vida são inerentemente desinteressantes e não merecem nossa atenção.
Certo. O que você está fazendo aqui? Pense nisso. Se você chegar à conclusão de que está aqui só para tentar converter ovelhas para o seu rebanho ou meramente irritar quem discorda dessas duas premissas, não precisa mais vir. Se, por outro lado, você concluir que pelo menos uma dessas duas premissas merece uma revisão da sua parte, e que você na verdade gosta de ciência, nem que seja um pouquinho, seja bem-vindo. É isso.
Estou impressionado com tamanho provincianismo. Jamais imaginei que minhas opiniões o perturbavam tanto. A sua (extensa) mensagem soa como um imenso desabafo. Devo ter tocado num ponto muito vulnerável de sua sensibilidade. E digo mais: se eu fosse me aborrecer tanto e reagir como você com o que escrevem a meu respeito aqui nesse blog (por vezes de maneira malcriada), eu teria um ataque cardíaco. Me desculpe Salvador, mas acho que quem tem que se “ligar” é você!
Legal. Nenhum problema com essa sua opinião. Só não quero mais cagação de regras religiosas, beleza? Afinal, o que você acha da classificação de planeta? Uma boa parte desse post trata desse assunto. Adoraria ouvir sua opinião sobre temas como esse.
Salvador… Sempre acompanho suas discussões com o Apolinário.
Acho que talvez você esteja se dando conta da função dele aqui no blog.
Não é discordar, nem fazer com que outros se convertam às suas teses religiosas, nem nada. É simplesmente trolar.
Apolinário sempre me pareceu um trol. E recomenda-se não alimentar os trols. Deixar falando sozinho.
Ou, em casos mais chatos, bloquear o acesso mesmo.
Simples assim.
😉
É que odeio, odeio mesmo, qualquer tipo de censura. Não queria ter de recorrer a isso.
Fique tranquilo, nesse caso não é censura. Estará apenas exercendo sua função legal como dono do blog.
Manter a saúde intelectual sua e de outros leitores também é importante.
Nunca vou entrar numa igreja, tomar o microfone do padre e dizer o quão eu discordo dos dogmas da igreja na frente dos fiéis, seja por respeito, seja por bom senso. Cada um que professe a sua crença. Eu penso que o Apolinário faz justamente o inverso vindo aqui.
calma …calma…tudo é baseado em respeito…creio eu…tanto na parte ciêntifica como na parte da religião. Ta facil a coisa…Ama teu Deus a cima de todas as coisas ….Ama teu próximo como a ti mesmo …Qual que é a conclusão? RESPEITO!!!
E AI QUAL É???????????????
Isso. E parte do respeito é entender que nem todo mundo adora o mesmo Deus, mas todo mundo vive no mesmo mundo descrito pela ciência. E o blog fala de ciência, não de religião. Religião, você tem a sua, eu tenho a minha, o Apolinário tem a dele, os ateus têm a deles, e pronto. Quanto menos a gente discute ou tenta doutrinar o outro, melhor, porque é impossível entrarmos num acordo em questão de fé. Não tenho como te provar que a minha fé é melhor que a sua, justamente porque fé não se prova. Então, vamos discutir ciência, que é passível de discussão. E deixar a religião de lado.
Ou, muito resumidamente, não aguento mais o Apolinário dizer que não existe vida na Terra com base em citações bíblicas.
você quiz dizer que o Apolinário afirma não existir vida FORA da Terra baseado em citações b´blicas!
de qualquer forma, não me afetam tanto as opiniões dos evangélicos de plantão.
Sempre vi o Apolinário como um “TROL” também. Sempre odiei as falas dele, mas sempre soltei fogos de artifício com as respostas do Salvador, kkkkkkk.
Fico triste de pensar que não me municiarei mais com argumentos contra os religiochatos.
de agora em diante, Apô, nosso amigo, vai postar como de costume, mas para ser publicado ele vai ser direcionado a uma página exclusiva onde será dada a opção de pagar o dízimo, como o faz na santa igreja irrefutável, e ainda terá como pagar por cartão ou boleto.
após a confirmação do pagamento ele terá um mês gratuito de publicações e pode postar à vontade e ainda recebe uma folha do amigo Salvador.
pronto, resolvido!
😉
Ele te tirou do sério com razão! Não dá mesmo para ficar aqui lendo as besteiras que este Apolinário insiste em comentar. Ele atribui sua irritação à algum tipo de inquietação com as idéias dele. É realmente muita pretensão. Coisa que acho até não ser aceita na igreja dele. Mas ele se alimenta disto. Vai estar aqui sempre infernizando a vida de todos.
O Salva está com ciúmes porque o Apô chama muito a atenção de todos…. 🙂
Ô. Com certeza. Todo mundo vem ler os comentários dele. Meu post ninguém lê. Chuif.
rs
TÓIN! KKKK
No fundo o Apolinário não deixa de perceber que o Salvador tem razão, mas se faz de “burro” e usa todas suas forças contra aqueles com pontos de vistas diferentes do seu. “Coitadinho”. Lá no fundo sempre tem uma inquietação, uma voz que ele teima em negar, que diz que a crença dele é só uma dentre tantas outras, que sua visão do mundo pautada pelo livro velho tem tantas chances de estar certa como à de um seguidor de Maomé lendo o Alcorão ou de uma tribo isolada da amazônia adorando o Deus Sol.
Que nosso mundo tem se mostrado cada vez mais ordinário, sem nada de tão especial assim; que a simples questão em aberto deixada pela ciência sobre as condições de vida existirem ou não em outros lugares do universo (com evidências cada vez mais intrigantes surgindo!), que ele insiste ser impossível, por pura birra e medo da INQUIETANTE e ASSUSTADORA realidade que se mostra lá fora, tudo isso aliado a mentes livres e pensantes discutindo outras possibilidades que podem ou não ser compatíveis com a dele, é demais pro nosso amigo fanático.
Eu acho que ele precisa muito mais da nossa compreensão do que qualquer outra coisa.
Esse é o mundo dele, e se ele não acreditar, o que resta?
Meu voto vai ser sempre: que o blog continue sem nenhum tipo de censura! Por mais raivoso que Apolinário fique, sempre vai ter o Salvador pra deixá-lo com aquela pulga atrás da orelha 🙂
Censura jamais vou praticar. Não é do meu feitio.
Pssssssss!!!!!!!
Salvador, cada minuto que você gasta respondendo ao Apolinário ou qualquer outro da estirpe é tempo precioso que poderia estar dedicado à maior produção/divulgação da ciência. Pense nisso. Esse cara só quer mídia, o uso de referências religiosas é só pretexto. Abraços e, mais uma vez, parabéns
Eu até concordo. Mas acho que por trás de cada troll existe um ser humano. Estou tentando despertá-lo desse torpor. Aguardo ansiosamente a opinião dele sobre a classificação de Plutão. Planeta ou planeta anão? 😛
Apolinário “Troll” Messias,
Além da postura um tanto beócia, você pretende ser um tanto erudito nas respostas, mas comete um erro infantil: “intempestivo” significa “fora do seu tempo”. E a reação do Salvador nunca seria intempestiva, porque você, meu caro, dá coceira até no chato do carrapato.
Enfim, senta lá atrás, Cláudia.
Salva, sugiro usar o remédio do Apolinário contra ele: filtre apenas as mensagens dele que você considera pertinentes. OK, não devem existir…
Apolinário, a você sugiro discutir mitologia Nibiru com o Dalcin.
Mas fora daqui, por favor.
Intempestivo: adj.; que se produz, acontece ou chega numa ocasião impropícia; inoportuno, súbito, imprevisto.
Portanto, o adjetivo foi bem colocado pelo Apolinário.
E esse eu não sou Eu™.
🙂
Tenho certeza que Apolinário é um “religioso fake”. Seu único objetivo é trollar.
Pra uma pessoa afirmar que não existe vida lá fora, ela teria que conhecer todo o Universo, vasculhar cada planeta, um por um, e aí sim dizer NÃO EXISTE VIDA LÁ FORA. O que vc disse é uma coisa infundada.
Salvador, entendo seu lado, já administrei um portal na área de ciência (psicologia), e cara, a melhor atitude é jogar para o spam, com doido não se debate, nunca terás razão, evite o desgaste amigo…jogue no spam, o blog é seu e você tem o direito de fazer o que deseja.. 😉
Coitado, quem é que foi abduzido mesmo? pelo Bispo da esquina???….. cara, pouco antes de morrer você vai estar querendo saber como é o céu e simplesmente sabe o que acontecer??? NADA….. Assim como uma gazela é abatida por uma Leoa e morre, será com você… não tem nada depois disso aqui… você é apenas carne, um animal como todos nós, seus pensamentos simplesmente vão apagar e só!
Pelo que fiquei sabendo a sonda leva consigo cinzas do descobridor de Plutão, um cd com o nome de centenas de milhares de pessoas que enviaram seus nomes para que a Nasa colocasse na sonda, entre outras coisas.
Repararam como a superfície de Plutão parece polida, com poucas crateras visíveis?
Pelo visto a região ao redor do planeta é bem mais estável e sem pedregulhos, do que aquele cenário sugerido desde o inicio da missão. Isso poderia significar que o planeta cumpre o terceiro item que rebaixou o planeta a planeta anão, a de que ele não seria capaz de limpar a sua órbita de outros corpos celestes.
Não tem jeito. Tem um cinturão de Kuiper inteiro gritando “Eu também estou aqui!” lá na órbita de Plutão. Ele pode ter varrido a sujeira para debaixo do tapete, mas não limpou nada. 😛
milton , esquece, plutão não é planeta. Perdeu.
A órbita da sonda será em torno da Via-Láctea, assim como o nosso sistema solar.
Significa que daqui a alguns milhões de anos ela poderia passar no sistema solar?
Põe milhões nisso. 😉
Olá Salvador, qual a pressão gravitacional de Plutão? É menor que a da Terra? É perigoso para nosso corpo ficar em gravidade menor que a do nosso planeta?
Muito menor. A gravidade de Plutão é bem menor até que a da Lua. Quando a gravidade é muito, muito pequena — como a microgravidade a bordo da estação espacial –, faz mal aos astronautas. Ninguém sabe qual é o minímo de gravidade para evitar problemas de saúde.
Porque ao invés de mandarem a sonda “passar lotada” não a fizeram orbitar plutão até se esborrachar nele e, é claro, enviando dados em desabalada transmissão até sua colisão, semelhante à sonda daquele último cometa. Seria bem mais proveitoso não é mesmo?
Seria, mas seria preciso ter outro foguetão de combustível lá para freá-la.
Desculpe-me discordar, Salvador… Passando pelo sistema de Plutão, ela vai analisar o planeta-anão e suas luas. Esborrachando-se nele, teríamos detalhes do km final, mas só dele…
Muitas coisas poderiam ser feitas, mas aí o custo iria literalmente para o espaço… A NH poderia se dividir em duas, uma se esborrachando em Plutão enquanto a outra a fotografava e analisava o pó produzido, como já fizeram com a Lua, por exemplo.
Devemos nos contentar com o que está sendo feito, aliás, como você tem demonstrado nesses meses todos, devemos nos admirar com o que está sendo feito!:-)
Claro, sou contra esborrachar. Mas um lander, ah, um lander… rs
Salvador,
Você poderia explicar o motivo pelo qual não colocaram os foguetes para pelo menos desacelerar a New Horizons?
Se você não vai parar, de que serviria desacelerar? Não iríamos aprender muito mais e perderíamos a chance de visitar outro objeto do cinturão mais adiante.
Fernando e Salvador,
Não sei porque o objetivo da missão não era SOMENTE plutão? rsrsrs eles queriam aproveitar a localização e explorar mais o cinturão de kuiper…e se levassem mais equipamentos, será que a sonda sobreviveria até 2030? Acho que isso vem lá atrás, no período de projetos e organização da missão.. 🙂
Abraço.
Sou pesquisador na área de ciências agrárias, e uma coisa aprendi na prática: quando cuidamos de um campo experimental no quintal da Unidade, podemos nos dar ao luxo de esquecer uma ferramenta e voltar para buscar. Mas quando viajamos 600 km para cuidar de um campo experimental, é necessário um cuidado MUITO maior em não esquecer nada que poderá ser necessário, onde voltar para buscar é totalmente inviável.
Nesse sentido, confesso que tenho dificuldade em engolir essa opção por fazer tamanha viagem e não colocar a sonda em órbita, e confesso que minha dificuldade aumentou ainda mais lendo este artigo, ao saber que o “preço” de colocar a NH em órbita seria só 4,5 anos a mais na trajetória. Só para chegar 4,5 anos mais rápido, perderam a chance de fazer uma maravilha no estilo Cassini/Huygens!
Com isso, na minha modesta opinião, a NH acabou se tornando um forte exemplo a demonstrar a máxima segundo a qual a pressa é, indiscutivelmente, inimiga da perfeição.
Salvo engano, para frear e entrar em órbita, seria necessário muito menos combustível do que o gasto para desprender-se da gravidade terrestre e, depois, acelerar. Claro, desde que se renunciasse ao auxílio gravitacional de Júpiter. Por duas razões: primeiro, dada a enorme dificuldade de se desprender da gravidade terrestre; segundo, devido ao próprio gasto de combustível nas fases iniciais da missão, a nave torna-se muitíssimo mais leve na fase final. Tá certa essa minha elucubração, Salvador?
Outra questão: o lado bom de não entrar em órbita é essa hipótese de achar outro objeto no Cinturão de Kuiper; mas francamente, será que é realista essa expectativa? Esses objetos são muito distantes, será que eles têm alguma trajetória já calculada para algum objeto específico? Talvez algum projeto ainda não divulgado em detalhes (não do tipo conspiracionista, “a Nasa esconde a verdade”, mas detalhes não divulgados por acharem desinteressante). Particularmente acho que seria interessantíssima uma sonda ir a Éris, ou Makemake, quiçá Quaoar, Orcus, ou sendo ainda mais ambicioso Sedna me parece um mundo intrigante. Mas salvo engano todos esses mundos conhecidos estão em pontos da órbita muito “fora de mão” para ir de Plutão a tais lugares.
Achar algo parecido por acaso… Seria o mesmo que lançar a bola de golfe em NY, ela cair num buraco em Los Angeles, depois quicar e, por acaso, cair num buraco de algum campo de golfe aqui no Brasil. Ou não?
Não, não seria 4,5 anos. Está mais para 45 anos. Possivelmente mais. A diferença de 4,5 seria entre passar por Júpiter e não passar por Júpiter. Mas mesmo saindo da Terra direto e indo mais devagar, ainda precisaríamos de muito combustível para frear — muito mais do que a espaçonave tinha. E, se levasse mais combustível, não caberia no foguete que a levou — o maior disponível.
Como essa sonda vence a distância e consegue enviar dados para a Terra?
A transmissão é via rádio.
Entendi, Salvador. Mas como lidam com a atenuação do sinal de rádio em função da grande distância em relação à Terra?
Usando uma antena de 2 metros na espaçonave, um conjunto de antenas com 70 metros aqui na Terra, e aceitando conexões de 125 bytes por segundo. 🙂
Salvador, nessa velocidade custará muitas e muitas horas p/ transmitir apenas uma foto. Roda alguma jogada de super compactação ou algo do gênero?
Vai ter compactação, e só umas poucos fotos selecionadas descerão nos próximos dias.
http://www.nasa.gov/directorates/heo/scan/services/networks/txt_dsn.html
Salvador, consegue explicar como funciona esse impulso gravitacional? Pensando na lei de conservação de energia, entendo que a nave ganhou velocidade ao se aproximar de Júpiter, mas ela não perderia essa velocidade ao se afastar, com Júpiter “puxando” de volta?
O que acontece é que, ao se aproximar de Júpiter, a sonda rouba energia de movimento do planeta. Então, digamos, a órbita da sonda ganha energia, e a de Júpiter perde um pouco. Só que isso, claro, é proporcional à massa. Então a mudança na órbita de Júpiter é desprezável. Já a da sonda…
Primeiramente, parabéns pela cobertura desse evento incrível, que é a chegada da sonda em Plutão. Tá mandando bem, Salvador.
Agora uma dúvida minha, leigo que sou, e correndo o risco de estar falando uma total besteira.
Seria possível enviar uma big sonda, tipo, grande mesmo, até os confins do sistema solar, e a medida em que ela fosse viajando fosse “soltando” partes pelo meio do caminho. Cada parte seria uma mini sonda, de forma que ao fim do trajeto cada sonda se comunicasse uma com a outra, fornecendo assim dados mais rápidos, talvez alguma outra forma de se criar energia e assim pudéssemos ir cada vez mais longe que qualquer outra sonda jamais chegou?
Caraca, nem eu entendi direito o que perguntei, mas enfim. Seria uma grande cadeia de sondas interligadas analisando em conjunto.
Falei besteira?
Abraço, Salvador.
Até seria. Mas para lançar o trambolhão inicial não é moleza. 😛
Abraço!
Mas será que seria preciso um Bichão tão grande assim?
Enfim, vou mandar pra NASA essa ideia, mas não sem antes registrar a patente. Hehehe.
Good luck! 🙂
Poderiam lançar um foguete montado no espaço, na ISS. Porém, haja dinheiro! Custos do tamanho da construção da ISS.
“A sonda New Horizons acaba de passar por Plutão e captou imagens magníficas desse objeto misterioso e encantador, residente nas profundezas do Sistema Solar (…)”
Salvador, parabéns pelo blog. Caso aceite, gostaria de enriquecer este trecho de parágrafo.
1. A sonda (no momento que escrevo este comentário) está a 5 hs de fazer seu “flyby” (razante). Fonte: http://pluto.jhuapl.edu/
2. Creio que a simbologia adequada seria considerar a Terra nas profundezas do sistema solar, tal qual, Mercúrio e Vênus. Plutão, a meu ver, estaria mais próximo da “superfície”.
1. O sobrevoo já foi.
2. É uma questão de referencial, mas faz sentido o que você diz. 😉
“A sonda New Horizons acaba de passar por Plutão e captou imagens magníficas desse objeto misterioso e encantador, residente nas profundezas do Sistema Solar (…)”
Salvador, parabéns pelo blog. Caso aceite, gostaria de enriquecer este parágrafo.
1. A sonda (no momento que escrevo este comentário) está a 5 hs de fazer seu “flyby” (razante). Fonte: http://pluto.jhuapl.edu/
2. Creio que a simbologia adequada seria considerar a Terra nas profundezas do sistema solar, tal qual, Mercúrio e Vênus. Plutão, a meu ver, estaria mais próximo da “superfície”.
Parabens pelos comentários, de Plutao e anteriores.
A sua coluna é muito instrutiva e escrita de modo que leigos possam entender sem maiores dificuldades.
Sugiro que consiga publicá-la diariamente, pois trata de um assunto muito palpitante.
Valeu!
Opa. Passando aqui pra registrar presença. Só de butuca!
O post quente vai continuar sendo o outro. 😉
Salvador, pretende escrever algo sobre como ocorre a programação dessas sondas?? 😀 Abraço!
É uma ideia!
Com certeza, quem acompanha o Mensageiro Sideral tem as respostas das perguntas. Parabéns, Salvador.
Valeu! 🙂
Salvador, a New Horizons também enviará fotos e dados sobre as outras luas de Plutão e suas órbitas caóticas?
Sim. Não sei se conseguiremos ver a rotação caótica, mas haverá fotos! 🙂
Olá Salvador, parabéns pelo blog! Em uma postagem anterior você falou em um comentário que a água é a substância mais abundante no universo. Fiquei pensando e gostaria de saber se essa água no universo é “potável”, ou seja, se em estado líquido nós humanos poderíamos beber.
Abraço!
Certamente que não. A água dos oceanos de Europa, por exemplo, como a dos nossos, é salgada, e não podemos bebê-la. Mas, se você tratar, dessalinizar e tal, aí sim. Água é água. Dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Hidrogênio é o átomo mais abundante do Universo. Oxigênio é o terceiro. Hélio, que é o segundo, é gás nobre e não se mistura. Não é por acaso que tem água para tudo quanto é lado. 😉
Salvador, sério, para que exista vida, como conhecemos, é necessário água. Todavia, água é um dos …lhões de elementos necessários à vida e, além de todos esses elementos são necessários …lhões de permissibilidades ambientais e então? E essa da água salgada, como se chegou a isso?
Os sais são detectados por espectroscopia na superfície de Europa, e sabemos, pelas fissuras, que há contato entre a superfície congelada e o oceano subsuperficial.
Sobre os outros elementos, não são tantos assim. Absolutamente essenciais são 6: carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e nitrogênio. E mesmo os menos necessários — sódio, potássio, ferro — são bem comuns. Se a vida fosse baseada em tório ou tungstênio, eu ficaria mais preocupado. Não por acaso, ela é baseada nos elementos mais comuns. Tá cheio deles em toda parte. O problema não são os elementos, é como eles se combinam. As reações químicas que levam à vida são complexas e presumivelmente não acontecem em quaisquer condições. E sem saber as condições, não sabemos se aconteceram em outros lugares.
existe na terra cal, cimento, ferro, barro, todavia sem uma manipulação você não encontra o concreto pronto, nem uma construção terminada.
Química biológica manda lembranças…
KKKK
Faltou a citação da fonte científica usada pra sua teoria
Xácomigo:
“Então o SENHOR modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.”
Gênesis 2:7