Vote e ajude a batizar 32 exoplanetas!
A União Astronômica Internacional precisa de você para batizar oficialmente 20 sistemas planetários fora do Sistema Solar! Sabe aqueles nomes complicados, do tipo HD 123456c ou Kepler-321g? Então, até mesmo os astrônomos reconhecem que eles, embora práticos, não são muito charmosos. Por isso a IAU decidiu promover uma votação pública a fim de definir os nomes populares “oficiais” de alguns exoplanetas.
A essa altura, já foram descobertos quase 2.000 planetas fora do Sistema Solar, mas a iniciativa começou com apenas 32 planetas, cuja descoberta é mais antiguinha, em torno de 20 estrelas. São elas: Epsilon Tauri (1 planeta), Iota Draconis (1), Gama Cephei (1), Alfa Piscis Austrini (1), Beta Geminorum (1), Epsilon Eridani (1), Mu Arae (4), Tau Boötis (1), Upsilon Andromedae (3), Xi Aquilae (1), 14 Andromedae (1), 18 Delphini (1), 42 Draconis (1), 47 Ursae Majoris (2), 51 Pegasi (1), 55 Cancri (5), HD 81688 (1), HD 104985 (1), HD 149026 (1) e PSR 1257+12 (3).
Os nomes-candidatos foram escolhidos por sugestão de grupos de astronomia espalhados pelo mundo e a votação começou na terça-feira (11), durante a Assembleia Geral da IAU, que está rolando em Honolulu, no Havaí. A cerimônia teve direito até a uma participação do astronauta americana Scott Kelly, transmitida diretamente da Estação Espacial Internacional! O fechamento das urnas digitais se dará em 31 de outubro, e o resultado final do primeiro batismo oficial de exoplanetas deve ser apresentado em novembro deste ano.
Alguns dos sistemas são bem bacanas. Dentre eles o Mensageiro Sideral destaca:
– 51 Pegasi — primeiro exoplaneta a ser descoberto em torno de uma estrela similar ao Sol, um gigante gasoso numa órbita supercurta, achado em 1995.
– PSR 1257+12 — um sistema de três planetas em torno de um pulsar, onde menos se esperava planetas, descoberto em 1992. Um pulsar é um cadáver estelar deixado após a detonação de uma supernova!
– 55 Cancri — um sistema de cinco planetas que inclui um gigante gasoso na zona habitável da estrela.
– Upsilon Andromedae — um sistema de três planetas em órbitas muito doidas.
– Epsilon Eridani — é uma estrela e um planeta, mas têm candidatos brasileiros. Para a estrela, Cambirela — é o nome de um monte localizado na cidade brasileira Palhoça, que é bem visível em toda a Ilha de Santa Catarina. Para o planeta, Sufijunior — “Sufi Junior” era o pseudônimo do músico brasileiro e astrônomo amador José Brazilício de Souza (1854-1910). O primeiro nome veio do astrônomo persa Abderrahman Al-Sufi. Quando Brazilício escrevia seus textos científicos em jornais em Santa Catarina, ele usada esse pseudônimo, “Sufi Junior”.
Quase todas as estrelas selecionadas para essa primeira votação são visíveis a olho nu no céu noturno, o que torna tudo ainda mais interessante. Para votar, visite o site oficial em nameexoworlds.iau.org.
Provavelmente porque sou economista estou sempre vendo tudo sob a ótica dos recursos escassos, mas vou deixar minha mensagem mesmo assim. É uma pena termos tão poucos recursos sendo alocados em ciências e pesquisas espaciais (isso para não mencionar o combate à fome e à pobreza que são igualmente importantes). Enquanto bilhões e bilhões são gastos com a fabricação de iates, carros de luxo e mansões na beira da praia. Um dia a humanidade vai aprender onde realmente deve gastar os seus recursos. Até lá continuaremos engatinhando na descoberta dos segredos do universo.
Não permitir que essas coisas sejam fabricadas seria autoritário. Cada um faz o que lhe aprouver, sem prejudicar o próximo.
Eu concordo com você, nem tenho recursos para ter essas coisas, mas se tivesse, gostaria de ter direito à escolha.
Olá muito prazer ao manife.(porque não)Jah,Ras,Eva,timbira,Fauzi.Orlando,Riro,Helo.
Vai ser divertido ver esse monte de nomes que estarão surgindo, pelo menos no futuro começaremos a ter alguns deles na cabeça é muito mais fácil para memorizar.
Salvador já que você é um ótimo escritor, faça um post sobre livros de divulgação científicos que te influenciaram e os principais autores que você mais admira.
Ualll… São muitos nomes…
Tem alguns bem legais e um monte de nome esquisito rsrsr
Só quero ver o resultado em outubro 😉
Olá Salvador. O NEOA-JBS agradece a menção de “Cambirela” e “Sufijunior” como propostas para nomear respectivamente a estrela epsilon Eridani e seu planeta. Lembramos que para esta estrela e planeta outra proposta possívelmente surgida no Brasil foi enviada, a saber: “Riba” e “Pororoca”. Uma terceira proposta apresenta um nome conhecido no Brasil, a saber “Tilápia” para a estrela. Pois bem, o NEOA-JBS agradece gentilmente os votos para “Cambirela” e “Sufijunior”. Estrela Cambirela: fácil de pronunciar e é um nome simpático, não é mesmo? E o planeta Sufijunior! Além de ser uma homenagem a um grande músico, professor e astrônomo brasileiro (que tinha “Brazil” até no nome), o termo tem um “quê” de ficção científica. Acessem o link http://www.geocities.ws/costeira1/neoa/exoplaneta.html
Prezados colegas,
Divulgado o resultado final dos nomes. Infelizmente a chapa “Cambirela e Sufijunior” não obteve maioria dos votos. Agradecemos os 640 colegas que votaram na proposta do NEOA-JBS.
http://www.iau.org/news/pressreleases/detail/iau1514/
Salvador, moderar não é censurar.
Por favor, filtre comentários ofensivos, chamar alguém de trouxa? Já basta os estressados do transito, filas, etc. e ainda vem essas pessoas amargas, solitárias, ruins, escória que só vem aqui para ofender (existe uma certa controvérsia já que estou ofendendo também)
Alguns comentários são realmente estúpidos, mas acredito que aqui não é local para comentários embasados cientificamente, pelo menos por parte dos leitores.
Abraços
Reginaldo, parte da minha crença no futuro da civilização parte do pressuposto de que ninguém precisa de uma coleira. Espero que só o constrangimento de levar um cutucão dos membros civilizados da seção de comentários já motive os menos comportados a encontrar seu caminho. Acho que faz parte do processo de aprendizado. Ninguém nasce civilizado. Se eu meramente bloquear, o leitor mais agressivo não aprenderá nada. Por isso só modero em casos realmente extremos. E tenho de te dizer que, no geral, tenho um baita orgulho do sucesso que a comunidade que se formou em torno do blog representa. Em geral, temos muitos comentários muito bons e discussões genuinamente inteligentes. Quero crer que a total liberdade que dou seja parte desse sucesso. 😉
Abraço!
Quem entra num blog de ciência pra ficar fazendo piadinha (sem graça) sobre política, é trouxa. Sem mais.
E se “trouxa” te ofende, que tal “babaca”? Melhorou?
Votei! Só fiquei decepcionado com a estrela da constelação de Hércules, que deveria ter nomes relativos ao herói grego…
Tinham uns nomes bem estranhos, mesmo, mas outros mais “internacionais”, que, acho, vão acabar vencendo. Aqueles em Guarani, acho que não terão chance…
Salvador, você faz um post sobre os vencedores, ou o link para a gente ver os resultados? Fiquei curioso para saber quais irão ganhar! 🙂
Farei, claro! E não se preocupe. Ainda haverá muitos planetas em Hércules para batizarmos no futuro! 🙂
Salvador Nogueira,
Existe por aí alguma estrela (parecido com nosso sol) orbitando outra estrela também parecida com nosso sol? Que nós já tenhamos “descoberto”, é claro. Se sim, nesta esdrúxula mistura teria também planetas em órbita?
Um monte. Aliás, Alfa Centauri é um par de estrelas, uma um pouquinho maior que o Sol (do mesmo tipo) e outra um pouquinho menor, girando em torno de um centro de gravidade comum. E suspeita-se que ambas possam ter planetas (embora só se conheça um possível candidato, em Alfa Cen B, a menor das duas).
“Batismo: primeiro sacramento do Cristianismo, que apaga o pecado original de quem o recebe e a este confere o caráter de Cristão”
Até os planetas se rendem ao sacramento Cristão. É formidável!
Huahuhaua! Fico imaginando como o pecado original pudesse se aplicar a planetas.
Obviamente uso o termo no sentido 4 indicado no dicionário Houaiss.
4 ( t.d. e t.d.pred. ) [prep.: de] fig. designar por nome; nomear
‹ b. um invento › ‹ batizaram o processo (de) dinâmica ergonômica ›
E note que, embora o batismo religioso seja importante no cristianismo, ele antecede a religião cristã. João Batista já fazia isso. (Desconfio que a palavra “batizar” venha de “Batista”, mas corrija-me se estiver errado.)
Mas acho interessante a sua piada. Mostra como a humanidade foi influenciada pela religião no passado, a ponto de absorvermos palavras originalmente ligadas a rituais para coisas mais mundanas como simplesmente dar nome a algo. (Duvido que gasolina seja “batizada” para livrá-la do pecado original… rs)
Eu também!
Peço desculpas pelos erros de concordâncias,pois eu estava com um pouco de pressa.
Abraços!
Nomes de mulher: Lúcia, é um exemplo, significa iluminada… e por aí vai
Até logo, abraços
Minha sugestão apresenta um nome bonito e merecedor de homenagem para um dos 32 planetas. Ei-lo: ESPERANTO.
A terceira língua que o “Homem que Sabia Falar Javanês” usava?
Tenho uma proposta: que tal chamar o primeiro planeta onde for descoberta vida inteligente de planeta Apolinário? Pois quando perguntarem no futuro porque puseram um nome tão diferente no tal planeta, deixe explicado que este era o nome de um sujeito que não acreditava que existia vida fora da Terra, principalmente mais vida inteligente. Zoeira pela eternidade…
Se estivesse na lista, eu votaria! 🙂
Os habitantes seriam os apolinarianos? Ou apolináricos? Seus filhotes seriam os biblinhos?
minha sugestão de nome é JEELY7
Se tiver, bem proximo da estrela, sendo um inferno escaldante, já tenho o nome : PT :…
Já votei em alguns sistemas, e vi que há alguns nomes brasileiros, entre as opções.
Grande abraço!
o meu voto,para o nome descoberta 10
Se,por acaso,um desses planetas forem habitados e,em um futuro,eles(os habitantes)souberem dos nomes que nós,seres humanos,demos aos seus planetas natais,será que gostarão dos nomes?Ou acharão graça de alguns nomes “exóticos”para seus mundos?
Um abraço para você,Salvador.
Provavelmente acharão estranho, mas interessante. Eu adoraria saber que nome dão à Terra por aí… 😉
Jasoon
IURANCHA
Não tenho conhecimento algum sobre astrologia, mais é uma das coisas que me encanta, cada nova descoberta sempre tenho curiosidade em ler a respeito.
Eu sugiro que um dos mesmo seja batizado com nome de (kriptonita).
EPA! Astrologia aqui não! É Astronomia!
Caro Francisco.
Astrologia você pode encontrar na sua revistinha de horóscopo, com todas as previsões super certeiras para o seu futuro…
Aqui “infelizmente” você só vai encontrar matérias sobre astronomia, que pelo visto não lhe é muito familiar.
Detalhe: o planeta do Superman se chamava Kripton, e a kriptonita nada mais é do que fragmentos deste planeta que vieram parar na terra sei lá como…
Mas, já que a mitologia é tão usual para nomenclaturas de planetas, por que não usar as HQ’s também, não é mesmo? Imaginação por imaginação, pra mim é tudo igual.
Problemas de copyright…
Boa tarde!
Mesmo sendo um leigo no assunto, quando é espaço sideral, onde já realizei diversos estudo sobre assunto, sempre fico atento a novas descobertas pela Nasa e outras informações que chegam atraes dos telescópio que estão vagando no espaço infinito.
Boa tarde.
Mesmo sendo um leigo no assunto, o espaço sideral, sempre chama minha atenção, e ultimamente tenho pesquisado muito sobre este tema.
Alfa Jupiter
Em minha opinião deveriam continuar ou somente melhorar o esquema atual (por exemplo usado em Kepler-321g). Dada a vastidão do universo e a quantidade de coisas descobertas a cada dia, daqui a pouco vai faltar criatividade pra por esses nomes.
Os nomes de catálogo continuarão sendo usados, para comodidade dos cientistas. Mas são muito ruins para o público. Mesmo eu, que escrevo sobre eles, às vezes confundo os números…
Pode ser que uma música antiga de certo charme…
Gostaria muito de dar o nome da minha mãe a uma estrela ou planeta . Mas deve ser uma missão impossível ?
Juliana
1 ) como será
2 ) quem está lá
3 ) porque
Nomes sugeridos: mensalão, petrolão, sapo barbudo, dilmanta, petralha.
Trouxão é um bom nome.
Ah, estamos falando dos planetas, não de você.
Boa!!!!!!
Isto é trauma psicológico. E dos grandes. Mas eu também tenho trauma com ex-presidentes e nem votei neles. Um exemplo é o Collor, um outro é o Sarney. Não votei no Lula mas ele não me traumatizou porque já estou calejado. Mas a Dilma, a Mulher da Meta (isto é um verbo, viu!) Mandioca, ela exagerou! A mandioca veio com casca e tudo! Os psicólogos e psiquiatras vão ter muito trabalho nos próximos anos.
Acho que os astrônomos deviam deixar a codificação dos planetas do jeito que está. Estes sistemas já podem até ter nomes.
Já pensou um planeta com milhares de nomes? Ainda mais que estes sistemas nem faz parte do nosso.
Se existem vidas inteligente no universo com certeza a maioria são mais avançadas do que a nossa. Com certeza eles tem nome ou codificação para cada corpo existentes próximos a eles!
Não podemos contar com os ETs para darem seus nomes aos planetas. Temos que dar os nossos. É para nosso benefício, não deles.
Saudações, Salvador.
Já se sabe quando irão começar a nomear as super-terras recentemente descobertas? E o planeta com anéis imensos?
Se me permite vou aproveitar para questionar a respeito de um tópico anterior, existe algum circunbinário com órbita em forma de oito entre suas estrelas (há anos existem especulações de que isso seja possível)?
Agradeço a atenção e tenha um ótimo final de semana.
Não sei quando as superterras vão começar a entrar na dança, assim como o planeta (ou anã marrom) com anéis. Sobre uma órbita de 8, é teoricamente possível, mas ainda não vimos nada assim lá fora.
Muito interessante. Quero ver o resultado. Com certeza terá muito significado na vida futura dos terráqueos. Obrigado Deus, por nos dar inteligência. Inteligência que é usada com tanta benevolência e praticidade. Inteligência que é uma benção. Ah, a vida é muito boa!
Provavelmente o primeiro pernsador a admitir um universo infindavel com infinitos sois e algo ,mais foi Bruno, o monge que deveria ser lembrado
Esse nome fora sugerido para exoplanetas da lista de 20 feita para entidades astronômicas que não estão na votação aberta ao público em geral. Provavelmente não será esquecido.
Colocar o nome do menor planeta de King David
Leu quase que diariamente todas as suas informações das novas descobertas da astronomia e fico regozijado e agradecido pelo empenho em nos informar nessa campo fantástico de conhecimento.
O nome de um dos exoplanetas poderia ser como exemplo TOPASIO.
Não me lembro do planeta da armada Xur, seria Xur mesmo? seria um nome bacana para um planeta….
Salvador, esse sistema do pulsar é muito doido. Lembro que li em algum artigo que os cientistas acham que os planetas do sistema podem ser resultado de uma segunda formação planetária. Esta se deu a partir dos restos da estrela que explodiu! Serão estes os novos planetas a abrigar vida no futuro distante de nosso Universo? 😛
É isso. E quer ver uma coisa mais doida? http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/24/em-busca-dos-porcoes-do-espaco/
Salvador, cuidado, eles não mentem, mas como inventam!
Wow! Que bacana, Salvador! Desconhecia essas pesquisas.. mal posso esperar para ver o James Webb entrar em ação!
PS: outro sistema muito louco é esse aqui:
https://en.wikipedia.org/wiki/PSR_B1620-26#/media/File:The_evolution_of_the_PSR_B1620-26_system.jpg
Votos registrados!
Só nome lixo. Vou nem perder meu tempo.
Quando vc diz três planetas em torno de um pulsar, significa três planetas calcinados, depois da explosão da supernova?
Eles acham que os planetas se formaram DEPOIS da supernova, com o que sobrou por lá!
“Eles acham que os planetas se formaram depois da supernova, com o que sobrou por lá”. Isso não é achismo?
Seria se eles não quisessem testar essa ideia. Mas eles querem testar a ideia. Produzem simulações de detonação de supernova e tentam descobrir se é possível isso. Aí analisam a densidade dos planetas e calculam se ela está compatível com as simulações e com a física conhecida do evento. Por fim, estudam os próprios planetas em busca de sinais que ajudem a desvendar o seu passado. E nunca, nunca, nunca dizem “foi isso, pronto, acabou, não precisamos mais investigar”.
A diferença entre achismo e ciência, como já te disse antes, não é ter ou não opinião. Todo mundo tem opinião para tudo. Cientistas têm opinião. O que diferencia achismo de ciência é a atitude com relação à opinião. Vamos testar a opinião e ver se está certa, vamos tentar corroborar ou refutar nossa opinião? Então é ciência. Alternativamente, vamos colocar nossa opinião num livro e encorajar todos a não testarem? Aí é achismo. Ou religião, dependendo do livro. 😉
Apesar de sua elucidação narrativa, explicativa, muito bem equacionada, achou continua sendo achismo, mesmo porque jamais conseguirão, em testes laboratoriais e presunções longe de nossa esquina, provar coisa alguma.
Em compensação você consegue, comentário após comentário, provar sua BURRICE infinita.
Eu, marca registrada, continuo achando que você é uma anta, mas face as explicações do Salvador sobre achismo, resolvi te perdoar em função da equação comprovatória, passando pois da teoria a ciência: O eu é, ou pretendia ser, a forma resumida de estados unidos, onde mais da metade da população tem as mesmas raízes etnológicas dele, misturando, pelo desconhecimento, eu e tr, ao invés de us e tr, provindo daí o anta. Criiiiiiiide.
Eu, marca registrada, continuo achando que você é uma anta, mas face as explicações do Salvador sobre achismo, resolvi te perdoar em função da equação comprovatória, passando pois da teoria a ciência: O eu é, ou pretendia ser, a forma resumida de estados unidos, onde mais da metade da população tem as mesmas raízes etnológicas dele, misturando, pelo desconhecimento, eu e tm, ao invés de us e tm, provindo daí o anta. Criiiiiiiide.
É que o Oswaldo não entendeu ainda o método científico e não tá por dentro do que o futuro reserva. Novas tecnologias, novos telescópios muito mais poderosos. Tudo isso vai sim tornar possível passar a testar e provar todas essas hipóteses. Calma lá, véio.
Oswaldo, eu pelo menos sei o que é uma teoria científica e como funciona a cromatografia… e não acredito num “amigo imaginário que está dentro de mim” e que serve de explicação pra tudo na vida, só que não.
KKKK
Fala em anta e ainda posta duas vezes? Tanto odeia os americanos que continua usando esses “malditos” computadores e a internet pra postar tantas asneiras?
Até parece burro de carga, adora levar um bela lambada.
Tóin!
Em teorira, a explosão da estrela não deveria jogar p/ muito longe a matéria e energia? Como que esse planeta ficou ali perto do pulsar (que seria o núclero da estrelha que explodiu)? doidera..
Uma parte do material vai muito longe, mas não tudo. A ideia é que um disco de poeira e gás remanescente da explosão em torno do pulsar percorra o mesmo processo que acontece originalmente na formação da estrela.
(E sim, isto é muito louco! Ninguém achava possível até descobrirem esses planetas e confirmarem que estão mesmo lá!)
Gostaria de sugerir um nome: “Goliardo”, em homenagem aos poetas vagantes do século XII, considerados por Adolfo Bartolli “um dos marcos precursores do Ranascimento”. Para maiores informações “The Wandering Scholars”, livro de Hellen Waddel.
Gostaria que um desses planetas fosse chamado de Léa 1957
Salvador, fiquei curioso com o caso PSR 1257+12
Existe alguma teoria para explicar como esses planetas estão lá?
Seria possível eles continuarem orbitando a estrela mesmo depois do inferno que deve ter sido a explosão da supernova? Ou a única explicação seria eles terem sido capturados depois? Se foram capturados, de onde eles podem ter vindo?
Isso me deixou realmente MUITO encucado hahahahah
Eles acham que os planetas se formaram depois da supernova!
Isso é achismo?
O que? Não sei o contexto do diálogo…
Apenas para elucidação, cientistas acreditam que (o “acham” usado anteriormente deve ter sido usado apenas para simplificar a resposta), já que a maior possibilidade é de que discos circunstelares tenham se formado após a explosão da supernova, e buscam a comprovação disto, sem descartar as hipóteses de captura ou de sobrevivência à explosão ( que neste caso pode-se tratar do núcleo de um gigante gasoso ou mais improvavelmente de uma anã-marrom), apenas adotam a primeira hipótese por ser a com maior probabilidade estatística.
Salvador, acho que poderiam utilizar nomes já consagrados na cultura pop como Kripton, Vulcano, Kronos, Tatooine, Asgard, rs… Seria bem legal e, acho, atrairia mais atenção das pessoas em geral…
Acho que eles estão vetados por problemas de copyright.
Vulcano, (K)Cronos e Asgard são de domínio público, aliás tem até um Midgard sugerido na votação! Destes, Cronos fica difícil ser elegível, já que sua versão em Latim, Saturno, já é utilizada.
Os três são mitológicos, de fato. Mas não podemos usar, por exemplo, Yavin, ou Hoth, ou Andoria. 😉
Já fiz meu dever de casa. Votei em todos os exoworlds.
Porque não o nome do descobridor? Joaquim, Manuel, Pafúncio, Euclides, etc. Nem os leitores assíduos dos jornais e blogs entendem tudo em português imagine citações gregas e latinas. Em inglês nem pensar.
Porque seria o mesmo problema. Em vez de Kepler-123, teríamos Michel Mayor-123. 😛
E o porque do 123?
Não são 32? Gostei da sutileza, miguel maior nunca teríamos.
Porque os mesmos pesquisadores descobrem muitos planetas, aí teria de numerar para diferenciá-los. É o mesmo que acontece com cometas hoje em dia.
O que seriam orbitas muito doidas?