Astronomia: O oceano de Encélado
Ao redor de Saturno, uma pequena lua conserva um oceano de água líquida sob sua superfície congelada.
ENTRE PLANETAS E LUAS
Temos um viés natural de achar planetas intrinsecamente mais interessantes que luas. Afinal, nós nascemos num planeta, e uma comparação imediata entre a Terra e a nossa Lua não deixa dúvidas sobre quem tem mais café no bule.
NO REINO DOS GIGANTES
A coisa se inverte, no entanto, quando passamos ao reino dos planetas gigantes gasosos. Esses mundos são em essência imensas bolotas de gás — fascinantes se você curte meteorologia, mas de pouco uso para quem está acostumado a ter os pés no chão. Em compensação, as luas desses planetas não decepcionam.
A PEQUENA SURPRESA
Girando em torno do gigante Saturno, além de seus famosos anéis, há uma pelotinha de gelo. Bem, na verdade há muitas pelotinhas de gelo, mas estamos falando de uma em particular, um mundo esférico com modestos 504 km de diâmetro. Ele caberia mais ou menos na distância entre São Paulo e Juiz de Fora. Guarde o nome: Encélado.
A GRANDE REVELAÇÃO
Em 2005, a sonda Cassini identificou a presença de plumas de água sendo atiradas ao espaço a partir de fissuras no hemisfério Sul de Encélado. Sinal de que seu interior escondia segredos muito interessantes.
OCEANO GLOBAL
Agora, dez anos e muitas imagens depois, os cientistas da missão finalmente entenderam o negócio. Encélado tem um oceano global sob a superfície! Ou seja, se você partisse a pequena lua, veria um núcleo rochoso, sobreposto por uma camada de água, coberta por gelo.
PENSOU EM ÁGUA…
…pensou em vida. É assim que funciona para os astrobiólogos, os cientistas que tratam de entender como e onde a biologia se manifesta no Universo. No ano passado, a Cassini descobriu que o leito oceânico de Encélado tem fontes hidrotermais. Na Terra, elas podem ter dado origem à vida, 4 bilhões de anos atrás. Será que o mesmo aconteceu por lá?
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Salvador, Ainda bem que esta coluna é semanal. Estou “viciado” e fico sempre na expectativa do que virá a seguir. Parabéns por demonstrar tanto conhecimento do que posta, paciência com os leigos e o grande senso de humor com os comentários. Na verdade fico em dúvida do que gosto mais: Da matéria do post ou dos comentários. Falar em comentários, peço encarecidamente aos Srs Itamar e Roger que continuem comentando. Há tempos que não ria tanto. Sucesso Salvador.
Valeu, Jailton! E fique ligado, porque a coluna no jornal é semanal, mas aqui no blog temos uns 3 posts por semana.
Abraço!
Amigo Jailton, obrigado pela referencia a minha pessoa, mas como ja disse, nao sou contra a Ciencia desde que ela seja usada pra solucionar problemas praticos do dia a dia. Sou contra a qualquer projeto de quem quer que seja, envolvendo grandes somas em dinheiro pra objetivos intangiveis. Vc pode até rir, mas é caso de se chorar.
Itamar, se não fosse a pesquisa básica, a ciência aplicada não existiria…
Estava aqui morrendo de sorrir dos comentários do roger e do itamar. Mas os do roger foram demais, é sério que ele disse que os satélites não existem? Que na verdade em vez de satélites existem espelhos gigantes no céu chamados ionosfera que refletem os sinais de telecomunicações? Acredite quando eu falo meu amigo, você pode virar um velhinho gaga com 120 anos de idade, mas você não irá ver de tudo nesse mundo.
A ionosfera realmente reflete os sinais de rádio, é por isso que os rádio-amadores conseguem falar com gente do outro lado do mundo, mesmo que a trajetória dos sinais seja reta.
Mas você tem razão, isso nada tem a ver com o atual uso das telecomunicações… Usa-se satélites e muito mais.
Gostaria de perguntar ao Itamar como ele explica o funcionamento do GPS! Esse Itamar, acho, nada estuda, nunca frequentou o ensino médio, é completamente alheio ao que ocorre no mundo! Fiquei tão surpreso quanto você com a absoluta falta de conhecimento por parte dele!
Amigo, diferente do sr. roger, eu nao duvido do avanço tecnologico alcançado pela ciencia. Como ja disse, eu aprovo a ciencia e a tecnologia, desde que voltados pra objetivos praticos do dia-a-dia, como telefonia, medicina, agricultura, educação, etc. Porem,, sou totalmente contra , quando a situação envolve gastos com objetivos intangiveis ou até mesmo duvidosos, como por exemplo, procurar sinais de vida no espaço.
Itamar, o que você não entende é que não é assim que funciona. Imagino que você aprove o uso de laser para curar catarata e solucionar outros problemas oculares, revolucionar as telecomunicações com fibra óptica e fazer funcionar nossos aparelhos de CD, DVD e Blu-ray. Ocorre que o laser nasceu num laboratório, movido apenas pela curiosidade dos físicos. Se o governo investisse US$ 10 bilhões num projeto dedicado a encontrar uma cura para a catarata, nunca chegariam no laser. Já um gasto modesto num laboratório de física, sem nenhum objetivo prático, resultou na solução!
Isso aconteceu tantas e tantas vezes na história. Não fosse o Projeto Apollo, e a necessidade de colocar um computador dentro de uma espaçonave, ninguém acharia uma boa ideia miniaturizar circuitos, porque àquela altura ninguém podia imaginar que alguém fosse querer ter um computador em casa. Computadores foram desenvolvidos para resolver questões científicas sem conexão com o dia a dia das pessoas. Se não houvesse essa motivação, hoje você não estaria aqui escrevendo.
A técnica de PCR que é a base de todos os exames de detecção de vírus (inclusive os testes de HIV) nasceu como uma estratégia de ciência básica para estudar biologia e genética.
Sabe quem inventou o conceito de computação em nuvem, que hoje faz funcionar coisas muito úteis no mundo profissional, como Dropbox, iCloud, Google Drive etc.? Foi a pesquisa que você começou criticando — a SETI, Busca por Inteligência Extraterrestre. Foi a necessidade de sondar inúmeros canais separadamente (ninguém sabe em que sintonia os ETs estariam transmitindo!) e processar toda essa informação que levou a criar o conceito de computação em nuvem, sem o qual hoje não vivemos!
Quer mais? Sabe onde foi inventada a WWW, o protocolo que rege as comunicações na internet? No CERN. Para processar e compartilhar dados de aceleradores de partículas.
Então, Itamar, é de uma ignorância ímpar (e não o culpo, essas coisas não são suficientemente disseminadas, porque quem sabe em geral não acha importante contar aos outros) achar que é possível solucionar os problemas do mundo atacando-os diretamente. É justamente o contrário. É da criatividade — que só vem com a liberdade da ciência de explorar, motivada pela curiosidade, os mais diversos assuntos — que vêm as soluções.
O filme “Interestelar” fez uma crítica muito inteligente a essa sua linha de argumentação. O filme abre num futuro em que as mudanças climáticas arrebentaram com o mundo e a humanidade inteira só se voltou para produzir alimentos. A Nasa virou uma organização clandestina. E o resultado? Viramos uma civilização de imbecis, fadada à extinção!
Então, cabe pensar um pouco antes de decidir o que é útil e o que não é. Nunca se sabe o dia de amanhã.
Tenho certeza de que você é capaz de ver onde está a razão. 😉
Salvador, este talvez seja o post mais atacado na história do blog hehehehe.. conspiracionistas, religiosos, demagogos de plantão, etc, todos vieram de uma vez. Pobre Encélado..
Pois é. Conteúdo tão inofensivo, comentários tão ferinos. Vai entender…
Que nada. Você não viu os das 5 provas (Lua, Big Bang E Evolução) foram uns 4 ou 5 posts que se superaram. Esse aqui foi tranquilo até.
Verdade hehehehe
Boa tarde pessoal, já andei pesquisando algumas coisas sobre binóculos, e solicito por gentileza uma ajuda de vocês. Meu interesse claro é por astronomia, e desejo ver planetas, luas, e objetos próximos como asteroides ou cometas se possível for. E claro se der para ver estrelas e galáxias seria legal também. Procuro um binóculos barato com preços entre 300 a no máximo uns 1000 reais. Ou seja procuro custo-benefício. Como já li muita coisa na internet, estou pedindo uma opinião pessoal de vocês, ou seja um conselho mesmo do tipo: “se fosse eu compraria um binóculos marca tal, com a especificação tal e tal, que deve custar entre tanto e tanto”. Se alguém puder me ajudar agradeço muito. Um forte abraço.
Casemiro, boa tarde.
Gosto muito da loja “Armazém do Telescópio” que é confiável e não visa enganar os iniciantes com informações caóticas.
Se quiseres um binóculo razoável (custo-benefício), fique com este: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/binoculos/expanse10x50-detail
Agora, se quiseres fazer um investimento maior, mas também ter um retorno maior, aconselho este: http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/binoculos/exp1060mariner-detail
Espero ter ajudado.
Eu tenho um binóculo “20×50 ZCF” fabricado no Japão. No binóculo consta a marca “Continental”.
Comprei-o barato, numa lojinha de presentes num shopping em São Paulo, há muitos anos, e é muito bom. O preço, com certeza, estaria hoje mais perto dos 300 reais do que dos 1000 reais.
Recomendo procurar junto um tripé que se adapte a ele. Observar astros com o binóculo na mão é ruim pelo movimento natural do corpo (tremor).
Muito obrigado Bruno Traetz e Radoico pelas valiosas informações. Eu não conhecia a marca continental e nem a loja armazém do telescópio, pois no google as buscas praticamente só direcionam para o mercado livre e para a astro brasil, que não trabalha com estas marcas. Agora vou analisar com cuidado e tomar uma decisão. Um grande abraço.
Olá Casemiro, boa ideia de comprar um binóculo para observar o céu.
Mas gostaria de dar algumas dicas para vc não ficar frustado.
De fato o binóculo ajuda na observação, mas não se engane com as fotos que vc vê na internet. Essas fotos são tratadas e ficam longe da realidade de quando se usa um binóculo. Pelo binóculo não são tão grandes e vivas.
Não compre binóculo muito potente pq em geral a qualidade da imagem é ruim, e necessita de tripé.
Quanto ao que vai observar:
– Os planetas sempre serão pequenos pontos brilhantes, não da para ver detalhes. Semelhante ao que é visto a olho nu.
– Se tiver sorte conseguirá ver 4 luas de Júpiter, mas tem de estar com o olho treinado. Não conseguirá ver nenhuma outra lua (exceto a nossa é claro)
– Estrelas, seja qual for, sempre será um pontinho brilhante. Em compensação irá ver estrelas que nunca viu a olho nu.
– Por ampliar a imagem e reduzir o campo de visão, as vezes é difícil se localizar entre as constelações.
– Meteoro não verá nenhum.
– Cometa poderá ter sorte se algum se tornar observável.
– Nebulosas e galáxias poderá ver, mas serão como pequenas imagens borradas.
– Aglomerados são legais de ver.
– A Lua cheia não é bom d olhar pois brilha demais, olhe no quarto crescente ou minguante.
Bom, enfim, observar o céu com um binóculo é fabuloso, só não se fruste se não ver imagens tão detalhadas como vê na internet.
Muito obrigado pelas dicas Pallando, embora já imaginasse que realmente não veria muito mais que pontos brilhantes eu tinha essa curiosidade de saber o que pode ser visto e o que não dá para ver com um binoculo. Mas para quem já passa horas olhando o céu noturno a olho nú, sei que sem dúvidas será emocionante ter um instrumento para conseguir ver um pouquinho a mais do nosso misterioso universo.
Salvador, parabéns, o seu blog é o único que consegue captar todos as espécies identificadas de trolls, a saber:
– biblicus mongolicus
– conspiratorius mongolicus
– anti-cientificus mongolicus
– problematicus mongolicus
– subespécies híbridas das mencionadas acima
Alguém descobriu mais alguma?
– porcus mongolicus…
Palmeirensis? Hehehe… brincadeira!
Salve Salva!
Animado?
Você chegou a ver o podcast do Tyson com o Snowden? Infelizmente não vi o podcast, só li a matéria (http://www.correiodoestado.com.br/tecnologia/para-snowden-nao-descobrimos-ets-por-um-unico-motivo/258352/).
Acho que até faz sentido.
Adicionando essa “nova” variável, as chances reduziriam ainda mais.
O que você acha?
Grande abraço!
Acho pouco provável, porque a principal marca de uma transmissão artificial é a banda estreita — e é energeticamente mais econômico enviar um sinal forte numa banda estreita do que numa banda mais larga. Então, claro, os ETs podem criptografar seus sinais para os tornarem indecifráveis, mas ainda assim saberíamos da natureza artificial pela economia de banda. Acho que seria paranoia excessiva tornar o sinal confundível com ruído de fundo, pois criaria um problemão para eles mesmos captarem seus próprios sinais!
E se eles arranjaram um jeito de transmitir mensagens se confundindo com o ruído de fundo com uma tecnologia que não conhecemos aqui na Terra? E diversamente do que o Snowden disse, pode haver uma outra tecnologia muito mais avançada que não precisa de criptografia alguma porque não a conhecemos e por este motivo não podemos captar e muito menos decifrar qualquer mensagem e isto ninguém sabe, não é? Lembre-se Salvador, estamos escrevendo sobre uma civilização que nem conhecemos ainda, isto se ela estiver “perto” da Terra.
Sim, claro, acho muitíssimo mais provável que eles tenham desenvolvido outro método de comunicação, por nós desconhecido, do que tenham simplesmente usado o nosso método, mas mascarando-o como ruído de fundo. Seria uma estupidez do ponto de vista energético.
Salva, a dupla itamar e itapior, vulgo roger, me deram saudade do Apô.
Não, oswaldo, de vc não. Vc é muito chato.
Rapaz, não sou contra a ciencia quando ela trabalha pra solucionar nossos problemas, como na medicina, na industria, nos transportes, na agricultura., mas quando é pra gastar dinheiro como agora que a NASA vai receber 1BILHÃO de dólares pra intensificar a procura por vida inteligente no espaço, isso me dói na alma, enquanto milhões passam fome ou não tem onde morar.
A Nasa não busca vida inteligente no espaço. Não há nenhum programa governamental de busca por inteligência extraterrestre. Isso é feito só com verbas privadas.
Como se vê, você critica bastante, mas não se informa o suficiente para embasar suas críticas. Por isso fala tanta besteira. Você INVENTA informações. De onde saiu essa do 1 bilhão de dólares??
Pelo visto desinformado está vc. Foi amplamente divulgado na televisão inclusive que um bando de bilionarios iriam doar cerca de 1Bilhão num projeto de busca por sinais de inteligencia no espaço. O projeto tem como um dos lideres o tal Stephen Hawking na direção.
Itamar, vamos lá. Você ouviu o galo cantar, mas não sabe onde.
1- O projeto, chamado Breakthrough Listen, não é da Nasa.
2- O projeto recebeu US$ 100 milhões em 10 anos. Muito diferente de US$ 1 bilhão (por um fator de dez).
3- O dinheiro vem todo da iniciativa privada, i.e. da fortuna do Yuri Milner. Não há grana do contribuinte (americano ou de qualquer outra nacionalidade). Você quer obrigar o Yuri Milner a gastar o dinheiro dele onde VOCÊ acha melhor? Que tal você gastar o SEU dinheiro onde você acha melhor?
Se você realmente quiser saber mais sobre esse projeto (e sobre suas reais chances de sucesso), leia este texto aqui:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2015/07/21/quais-as-chances-de-stephen-hawking-encontrar-uma-civilizacao-alienigena/
Pois é, seja la quanto for a grana, infelizmente convenceram o bobo do Yuri a gastar essa dinheirama num projeto fafadado ao fracasso. Vamos esperar os 10 anos se passarem só pra constatar q nao acharam nada e q ganharam o premio nobel da idiotice. O mesmo se dá com o gasto em sondas espaciais só pra tirar fotos de planetas distantes, fotinhas caras essas hein !!
Itamar, reserve o dinheiro que você gasta em cerveja e mega-sena para doar a alguma ONG…
Se todos fizessem isso, acabaria a fome no mundo… #Sóquenão
Itamar e Itapior daria um nome excelente para uma dupla caipira humorística. Faria muito sucesso na atual crise econômica.
Tomou a remédio após o almoço? Ou é resquício da canjebrina de antes? Antes que me esqueça VTNC.
Um podcast “duzinfernos” para desanimar quem busca ETs:
Neil deGrasse Tyson vs. Edward Snowden
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/para-snowden-nao-descobrimos-ets-por-um-unico-motivo
http://www.startalkradio.net/show/a-conversation-with-edward-snowden-part-1/
A vida de uma civilização as vezes pode parecer um filme pornô. O pornô dos imensos absurdos.
Salvador, o que acontece com as plumas de água atiradas ao espaço por Encélado?
Congelam e viram partículas de um dos anéis de Saturno! 🙂
Os proponentes de pontos de vista tradicionais um dia vão perceber (se já não estão percebendo) que asteroides e cometas existem em um continuum: nem são rigorosamente idênticas nem completamente diferente do outro.
Por exemplo, quando a missão Stardust retornou à Terra com amostras do coma do cometa Wild 2, os cientistas descobriram que o material parecia mais poeira meteórica do que o que se esperava de uma bola de neve suja. Quaisquer que sejam os compostos de água ou hidroxila encontrados em coma de cometas provavelmente são criados lá: oxigênio ionizado do cometa reage com íons de hidrogênio fluindo para fora do sol.
Os cientistas tiram conclusões precipitadas quanto a existência de água quente sob a superfície de Enceladus como sendo ela responsável pelos jatos. O chamado “efeito de maré” de Saturno não explica por que as plumas são limitadas ao hemisfério sul, assim como é inexplicável que um mundo tão pequeno continue perdendo água para o espaço por milênios.
Parece que os mesmos problemas com a forma como jatos ocorrem em Enceladus são semelhantes às dificuldades que os cientistas espaciais têm com jatos de cometas. Eles também estão usando a mesma teoria instável de fissuras na superfície como caminho dos jatos mas não há evidência de tais aberturas, quer por cometas ou em Enceladus.
Um dos resultados mais surpreendentes da missão Galileo a Júpiter foi a detecção de atividade elétrica entre Júpiter e suas luas. Io age como um gerador elétrico enquanto viaja através da plasmasfera de Júpiter, induzindo mais de 400.000 volts em todo o seu diâmetro em mais de três milhões de amperes. “Plumas vulcânicas” foram vistas em erupção a partir da lua Io. As plumas são o resultado de arcos catódicos e explodem dióxido de enxofre a até 150 quilômetros no espaço.
O mesmo tipo de atividade conecta Saturno com Enceladus. Em 11 de agosto de 2008 sensores de plasma da Cassini encontrou feixes de íons e elétrons que se propagam a partir hemisfério norte de Saturno, criando auroras. Foi achado tbm correspondência entre as emissões de Enceladus e variações de brilho na Aurora de Saturno. Mais uma vez, efeitos elétricos foram vistos.
Enceladus e cometas revelam que eles são primos em suas reações a campos elétricos fortes de corpos carregados no Sistema Solar.
Ou seja, temos coisas mais importantes pra fazer do que ficar conjecturando esses detalhes bestas. Acho que essa noticia de que existe bastante agua la fora só agradou ao paulistanos que agora já podem sonhar em um dia a NASA criar um duto ligando essa agua toda ao sistema cantareira. rsrsrsrs
Especulações vazias, sem conteúdo. O fato de haver água em estado líquido (e ainda por cima coberta por camadas de rocha) não significa absolutamente nada! A Vida no nosso planeta é resultado de eventos ocorridos com impressionante sincronismo e eficiência. O grau de complexidade envolvido nas mais simples reações químicas já nos mostra que a Vida é muito mais do que a existência de água.
O que é a Vida então?
Quando vc estiver prestes a morrer, vc terá encontrado a resposta pra essa sua pergunta, rsrsrsr. Desculpe a sinceridade.
Em poucas palavras: a Vida é um Milagre. São tantas as condições físico-químicas envolvidas que devem ser preenchidas, que é praticamente impossível o seu surgimento através de um processo espontâneo, natural e evolutivo – como querem alguns teimosos.
Vão levar algum tempo para aceitar isso…
“Depois que tiverem comido até ficarem satisfeitos, louvem o Senhor, o seu Deus, pela boa terra que deu a vocês.”
(Deuteronômio 8:10)
Não é questão de aceitar, Apolinário. A ciência tem por objetivo buscar as causas naturais para os fenômenos. A partir do momento que se presume o milagre, acaba a ciência, pois coloca-se uma causa sobrenatural como explicação. Então, talvez a vida seja um milagre, mas a ciência jamais poderá tratá-la como tal. Terá de permanecer supondo que seja natural e, com isso, buscando as explicações. E, convenhamos, o método funcionou bem demais até agora, e dá toda a pinta de que resolverá a questão até a raiz. Se, por outro lado, tivéssemos adotado sua postura, ainda estaríamos na idade da pedra, atribuindo causas sobrenaturais a todos os fenômenos…
Favor não confundir.
A Ciência foi criada pelos seres humanos como uma forma de adaptação, um desenvolvimento de habilidades intelectuais que os ajudaram a sobreviver num ambiente hostil. O homem conseguiu a compreensão do funcionamento das Leis Físicas e, a partir disso, foi capaz de utilizar esse conhecimento em seu benefício. Fez isso de forma muito competente, embora ainda necessite de mais tempo para progredir (eu já tinha dito isso outra ocasião).
Mas o que estamos discutindo é outra coisa: a ORIGEM da Vida. Não existe uma explicação científica para isso (e nem existirá) porque esse é um processo essencialmente metafísico e espiritual. As relações matemáticas da Física e as informações genéticas do DNA são meras CONSEQÜÊNCIAS desse processo e não a sua causa.
A ciência não pode presumir que um fenômeno tem origem metafísica, pois aí acabou seu trabalho. E acho que temos muito a ganhar ao entender como a vida surgiu. Como formas de vida, isso certamente pode nos ajudar de forma prática, bem na linha de adaptação, desenvolvimento de habilidades e sobrevivência num ambiente hostil, como você cita.
Agora, por que você se incomoda que a ciência investigue a origem da vida? Se ela é metafísica, como você sugere, nada a temer…
Viajando na maionese, já pensaram que há seres microscópicos que não podemos ver diretamente, e que podem haver seres microscópicos para esses seres microscópicos? E que nós mesmo podemos ser microscópicos para outros macroscópicos? Haja maionese.. rsss Bom blog, de ciência.
hahahah… eu já havia pensado nisso também. Algo como “E se nós formos apenas as células de um ser muito maior e nos localizamos exatamente no meio da coluna cervical desse ser?” Explica o universo tão escuro. Outros universos paralelos… mas em contrapartida este ser vive tempo pra c*cete.
Isto com o que vocês estão brincando, é uma teoria cosmológica muito séria.
…e o nosso Brasil sequer foguetes de dois estágios. No futuro, não muito distante, veremos a falta que faz não investir em tecnologia aeroespacial.
Veremos sim é a falta que o dinheiro gasto nessa babaquice vai fazer e ja ta fazendo, quando vc nao tem remedio, educação, segurança e emprego. Isso sim é preocupante e não foguetes pra ir ao espaço procurar merda.
E os engenheiros espaciais vão fazer o quê? Se inscrever no Pronatec? Já reparou que os programas espaciais mais desenvolvidos estão nos países mais desenvolvidos? Já lhe ocorreu pensar por quê?
Com você gostando ou não, vão continuar “gastando” esse dinheiro todo e você não pode fazer ABSOLUTAMENTE NADA contra, a não ser reclamar e ficar de MIMIMI.
Então SENTA E CHORA, e ACEITA QUE DÓI MENOS.
Ah sim, e CHUUUUUUUUUUUUPA, mané.
Vai encher o saco em algum blog da lava-jato, criança inútil.
Dinheiro gasto com ciência nunca é mal gasto.
Tantos exemplos de verbas mal gastas, não só no Brasil, p. ex.: corrupção, estados inchados e ineficientes, armas e guerras, e tantos outros que consomem muito mais dinheiro do que a exploração espacial.
E você tem coragem de vir aqui encher a porra do saco? Vai arrumar o que fazer, você é inútil aqui, não tem serventia, como já disse, vá fazer seus comentários nos blogs da lava-jato, que lá talvez sejam de alguma utilidade.
Some, vaza, desaparece, escafede daqui seu moleque…
Fantástica, é o mínimo que se pode dizer, essa sua coluna Astronomia, na Folha de S.Paulo.
Um jornal importante como é a Folha está ajudando a educar os brasileiros. O nível de ignorância sobre ciências em geral é assustador, alguns comentários aqui mostram a que nível chegamos e só o fato de lerem sua coluna já os ajuda a pensar um pouco, a, talvez, quererem entender melhor as coisas.
Há poucos dias o presidente Obama convidou aquele menino que fez um relógio para visitar a Casa Branca. No twitter, Obama disse que a ciência e tecnologia são o que torna a “América” um grande país. Aqui, pouco tempo antes, dona Dilma, a Mulher Sapiens, saudava a mandioca como “uma das grandes conquistas do Brasil”. Ela deve estar ainda no paleolítico.
Ela é mais uma que precisa, com urgência, ler o Mensageiro Sideral…
Agora, a pergunta que não quer calar. Como tudo isso foi criado? Algum gênio sem lâmpada poderia nos responder? Aí Salvador, dá o ar da graça e nos responda, mas duvido que possa.
Rossini, não sei bem o que você quer dizer com “tudo isso”. Suponho que seja o Universo, para o qual ainda não temos uma resposta convincente. Sabemos como ele evoluiu nos últimos 13,8 bilhões de anos, de um ponto quente e denso, seguindo apenas as leis da física. Mas não sabemos o que deu início a ele. Podemos ver, contudo, que o que quer que o tenha criado não mais está agindo, pois isso seria incompatível com as observações.
O dia que você descobrir,e não está longe,a hora chega para tudo e para todos,você e quaquer outro,pseudos-sábios,vão ficar com o bocão aberto de tão simples que são as coisas.
Mas, como pode afirmar que o que tenha criado não pode estar mais agindo, se só podemos observar em torno de 5% de tudo ?(matéria). Matéria escura e principalmente a “energia escura” são predominantes, mas não podem ainda ser observado nem entendido…
Então cientificamente falando, não se pode descartar que uma fonte criadora esteja agindo.
Aliás, como as leis da física explicam o universo se expandindo a uma velocidade cada vez maior? ops
Se “alguém” criou “tudo isso”, quem criou esse “alguém”?
Um assunto tao fascinante, com comentários de pessoas tao pequenas, nao sei como voce, Salvador, consegue ter tanta paciência! Parabéns mais uma vez!
Sr. Salvador, tenho acompahnado seu blog e gostaria de te fazer uma recomendação, atenha-se aos comentários pertinentes a notícia vinculada e deixe sem resposta quem não se interessa por estes fatos.
Agradeço seu comentário. Mas não consigo me conter. Como tenho que aprovar todos os comentários, sempre que falam bobagens me sinto na obrigação de responder.
Bem, Salvador, já que você não consegue se conter e responde a todo mundo, mesmo fora do contexto das postagens, fica a pergunta: Por que o Mensageiro Sideral não lidera um abaixo-assinado na internet propondo que Plutão passe a ocupar ao menos a condição de “Planeta Honoris Causa”? Uma categoria nova, muito honrosa até no nome, e mais do que justa por todas as belezas e mistérios que ele revelou na nossa primeira e até agora única visita que lhe fizemos. Uma jóia como aquela não merece jogar no time dos planetas anões.
Sou favorável ao rebaixamento. Planeta anão é o que ele é, na minha opinião. 😉
Alvaro, se vc acompanha, já é praxe: se vai pra home do UOL, chovem babaquices. E São Salvador os responde.
Vai pro céu, nem que seja o céu do Monstro do Espaguete Voador.
Hehehe
Vote aqui:
1) A NASA conspira para fingir que faz descobertas com suas missões (mentirosas) ao espaço.
2) A NASA conspira para esconder as descobertas que faz com suas missões (verdadeiras) ao espaço.
Esqueceu da alternativa “A NASA desperdiça o dinheiro que poderia ser gasto para acabar com a fome no mundo.”
Dando sequência à sugestão do Geraldo, e lembrando que mesmo os piores vestibulares — aqueles “agendados” — tem pelo menos quatro opções:
4) A NASA faz brilhantemente a parte dela, com orçamento apertado, apesar de imbecis antiamericanos e analfabetos funcionais (com o perdão do pleonasmo) ficarem latindo e uivando para a lua.
Tem também a alternativa:
4 – A NASA desperdiça dinheiro porque não está procuram Nibiru ou os nibirutas.
Ops… os últimos não precisa procurar, já achamos. XP
Salvador, o Apolinário criou frutos ou pseudônimos? E o analfabetismo científico tem cura?
Gostaria de colocar um link para um teste sobre conhecimentos científicos básicos, cada um poderia fazer o seu e colocar a porcentagem aqui:
http://www.pewresearch.org/quiz/science-knowledge/
Oi Geraldo, legal o teste. Mas convenhamos que é fácil fazer os 12 pontos, não? Nem que por eliminação (confesso que foi o que usei para responder a questão da vacina de polio).
mc, viu o resultado no final e a estatística dos resultados recebidos? Apenas 6% acertaram todas as 12 respostas. É certo que ninguém é obrigado a saber as respostas de todas elas, mas se fossem fazer um questionário como este aqui no Brasil o resultado seria muito pior, aposto que o histograma estaria deslocado bem para baixo. E se fossem incluir algumas perguntas sobre ciência que provocam polêmicas, ele ia parecer o gráfico da função inversa 1/x ou pior.
Sim, é fato. Li em algum lugar que uma pesquisa determinou que 75% dos adultos alfabetizados era considerado “analfabeto funcional”, ou seja, lê, mas não compreende.
Enfim, somos uma nação com muito ainda por fazer…
Conseguiu a aprovação no teste? Que bacana. Mas não fique muito jubiloso pois M erda continua C aindo,
Acho que fui bem nesse teste 7/12 questões, mas meu inglês esta enferrujado, errei duas porque entendi mal a pergunta.
Os trolls hoje estão soltos!!! Será que o ódio no coração das pessoas está relacionado ao fato de hoje ser segunda-feira?
E para adicionar também, a Cassini “provou” estas plumas e constatou que é água salgada, e que também tem elementos orgânicos simples, simples mas orgânicos, isso é muito bom. Alguém poderia me dizer qual as chances de tudo isso ser verdade? porque se for, é uma baita descoberta.
É tudo verdade. E digo mais: a Cassini só não achou compostos mais complexos porque seu espectrômetro não foi projetado para detectá-los. (Quando a missão foi projetada, ninguém imaginou que as plumas de Encélado estivessem lá.) Uma próxima missão seria capaz de detecção muito mais sofisticada, inclusive a busca por vida.
UIA! É sério isso de compostos orgânicos em Encélado?
Isso tem algum significado maior?
Tá, eu sei que compostos orgânicos não são necessariamente gerados por organismos vivos, mas achar moléculas orgânicas numa lua de Saturno, ainda mais em meio aquoso é motivo pra lá de suficiente pra enviar um “robozinho” lá pra ver o que tem de verdade ali.
Então, compostos orgânicos simples não são surpreendentes. Plutão está cheio de metano. Titã também. É um bom sinal — sinal de que a matéria-prima para a vida existe. Agora, o que queremos saber é: até que ponto a química progrediu lá para criar compostos mais complexos? Ela chegou até o ponto em que se tornou biologia? Isso só saberemos com uma futura missão…
Obrigado pela resposta Salvador.
Eu sei que compostos orgânicos não são tão raros no nosso sistema solar, mas é que é a primeira vez que vejo notícias sobre ter encontrado eles em ambiente com água líquida fora da Terra.
Salvador,
Estou à procura do seu livro “Ciência Proibida”, mas não consigo achá-lo em livraria alguma (na Cultura e na Saraiva, me disseram que sequer consta do catálogo deles). O livro já está sendo distribuído ? Abraço, Carlos
Já, Carlos. Procure nas bancas de jornal. Já vi em várias delas por aqui!
Pode comprar na Estante Virtual, que congrega centanas de Sebos do país.
http://www.estantevirtual.com.br/
Salvador;
Tenho grande interesse em aprofundar meus conhecimentos nos estudos e ciencia da astrologia… Quais leituras , revistas, sites, vc me indicaria para que iniciasse meus estudos ?
Abraço
Caríssimo, astronomia é fascinante mesmo. Um bom ponto de partida é “Os Planetas”, de Dava Sobel. Recentemente saiu o “Origens”, do Neil deGrasse Tyson, muito bom também. “Planetas Solitários”, do David Greenspoon, é fascinante. E você pode ver a série “Cosmos”, a antiga com Carl Sagan, e a nova com o Tyson. Sites, fique por aqui mesmo. 😉 Abraço!
Caro, não é astrologia, é astronomia! Astrologia é mapa astral, signos do zodíaco, etc…
Guilherme, se for “astronomia” fique com as indicações do Salvador, acertadíssimas. Agora… se for realmente “astrologia” como você escreveu… fique também com as indicações do Salvador! Você vai ver que o mundo real é beeeeeem mais legal !!!
Muito importante ver uma reportagem desta , e saber de que os cientistas estão no caminho certo; em descobrir um oceano na lua de saturno. Mas gostaria de deixar bem claro de que estas descobertas são apenas a ponta do ICEBERG .O universo tem muito mais segredos e mistérios que nunca vão ser revelados ao homem mortal . Por ex: a criação dos céus e da terra registrado no livro sagrado do genesis temos: no principio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo ; e o Espirito de Deus se movia sobre a face das águas verso seis . E disse Deus : haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas . E fez Deus a expansão , e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão. E assim foi. versos nove E disse Deus ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar: e apareça a porção seca. E assim foi E chamou Deus a porção ceca terra: e ao ajuntamento das águas chamou mares . E viu Deus que era bom.Agora ,trocando em miúdos más isto é; para quem crer na palavra de Deus como fonte de inspiração. Más os cientistas não estão errados em suas descobertas e nem em suas colocações . Explicando alguns versículos do gênesis verso dois para quem crer na palavra de Deus ,quando Deus criou este mundo em que vivemos ou seja este planeta ao qual a ciência diz .aqui era totalmente cheio de água ou seja o planeta era Repleto de água. então como não existia terra firme para que Deus tocasse seus pés ou seja firmasse seus pés então Deus na sua grande sabedoria começou a obra da criação . sem descrever também de que aqui era neste planeta era coberto de trevas ou seja da Escuridão . e como Deus não faz nada no escuro a primeira coisa que ele criou foi a luz dizendo haja luz e ouve luz. Agora quanto as águas vejam como Deus é sábio ; como já falamos antes de que ele ordena-se que as águas se juntasse em um só lugar como vemos nos textos mais adiante ,o que ele fez; introduziu uma grande Lamina na Superfície do planeta seria como você tivesse um copo cheio de água ai você dividiria o meio do copo e introduziria a lamina então ficaria assim como Deus fez águas para cima da expansão e águas para baixo da expansão concluindo a explicação as águas que ficaram para baixo da expansão Deus as fez ajuntar-se em um só lugar e formou -se os oceanos e mares que temos hoje na superfície terrestre . concluindo pena que a ciência nunca vai conseguir chegar lá sem duvida o tanto de águas que temos hoje na superfície da terra é muito mas o que temos ai para cima no infinito onde o homem com suas limitações já mais conseguira explora-las . existem centena de milhões de oceanos para cima onde o home já mais poderá chegar .
ou seja, segundo a bíblia vivemos num sanduíche de águas com recheio de céu. Muuuuuuuito interessante…
Um comentário sem qualquer lógica científica!
General Nein Vohl Lehr mandou lembranças !
Se seu deus “disse” alguma coisa, a quem ele se dirigia quando “ordenou” fazer???? Não existia nada nem ninguém!!!!! Se ele disse alguma coisa só pode ter sido para ele mesmo. Que grande idiota.
Só por hipótese? Se os organismos que sobrevivem nas nossas fontes hidrotermais fossem transferidos para o oceano de Encélado, quais as suas chances de sobrevivência?
Totais.
E formariam colônias. Só temos que pousar, perfurar o gelo e montarmos um laboratório de análises. Tudo hipótese, pois é do que vivemos.
Não vivemos de formular hipóteses. Vivemos de TESTAR hipóteses. 😉
Resposta perfeita!!!
Pelo que me consta não foram provadas. Ainda são suposições, com grande chances de serem nulas.
Oswaldo, quem não cria hipóteses não cresce, fica dependendo das hipóteses e provas dos outros.
Pelo fato dessas plumas só aparecerem no polo sul do planeta pode significar uma força gravitacional maior embaixo?…Desculpem minha ignorância!
acho que não. deve significar apenas que não passamos pelo polo norte, ou qualquer outro lugar desta lua, na hora certa para vermos outras plumas de vapor nestes locais… 🙂
Texto bom, só faltou algumas referências e as fontes. 🙂
Um problema crônico dessa coluna de segunda-feira é que estou limitado a cerca de 1.700 caracteres. É pouco espaço para escrever tudo…
Não fala alto, senão a Dilma manda cortar uns 300 caracteres… e segundo o José Simão, a Dilma mandou cortar 20 do Twitter… :p
Salvador,
Esta água sendo ejetada em forma de plumas em Encélado não tem um volume finito?
Um dia esta água toda não vai acabar, extinguindo qualquer forma de vida que possa existir por lá?
Claro que o volume é finito. Mas ela sai numa quantidade tão pequena, em proporção à lua, que não acho que vá acabar em mais alguns bilhões de anos…
só a garrafa de Klein tem volume infinito… 😀
oi
Caro Salvador,
Mesmo com essas condições, as chances de Encélado abrigar vida são menores que de Europa, tanto pela distância quanto pela pressão gravitacional do planeta central ou estou equivocado?
Boa tarde.
Olha, com essa do oceano global, eu diria que ficou bem equilibrado o jogo. E Encélado tem a vantagem adicional das plumas, que nos permitiriam estudar o conteúdo do oceano mais facilmente que em Europa.
Muito interessante,
Essas plumas podem ser consideradas uma evidência de fontes de calor interno no satélite ou podem se formar de outras maneiras, como a atração gravitacional de Saturno?
As plumas em si são produzidas pelo efeito de maré. Mas as análises das plumas já mostraram que há calor interno na Lua, de fontes hidrotermais!
Pelo fatos dessas plumas estarem no polo sul do planeta tem a ver com a gravidade ser maior embaixo?
…Desculpem minha ignorância!
Fascinante,
Pena que se encontrarem formas de vida inteligente por lá, a comunicação seria improvável, pois seriam como as outras formas inteligentes deste planeta, baleias, golfinhos e orcas…
Salvador, mas não seria necessário uma fonte de calor para ser possível suportar a vida? Uma das condições para abrigar vida na terra não seria a fonte de calor? Pela distância do Sol, como Encélado conseguiria uma fonte térmica para conseguir este feito? Afinal, a temperatura por lá deve ser muito baixa. Ou então, não necessariamente seria preciso uma fonte de calor para conseguir dar o “start” da vida. Ou estou extremamente errado?
Você está certo, calor é importante. O errado — e pensamos nessa linha por muito tempo — é achar que a única fonte de calor é a luz solar. Encélado ganha calor ao ser chacoalhado pela gravidade de Saturno — o efeito de maré. Isso aquele o interior da lua, e é o que viabiliza a manutenção do oceano em estado líquido e atividade hidrotermal abaixo dele.
Está escrito na Biblia que no principio a agua que exitia na terra também era globalizada.
Será que no futura a lua Encélado também nao vai ser um planeta habitável?
Pessoal, olha só. A Bíblia não fala nada sobre vida extraterrestre. Nada. Na época em que foi escrita, os caras não pensavam nisso. E, ainda que levemos em conta uma possível inspiração divina para os textos, Deus não daria curso de mecânica quântica para quem vive na idade do Bronze…
E em que idade você crê que estamos vivendo? Na idade do bronze descobriram e utilizaram o bronze, descobrimos água e vamos fazer o que com ela? Aliás antes do bronze, muito antes já tinham conhecimento e utilizavam a essencialidade humana da água.
Eu gosto de pensar que estamos na “era espacial”. Mas essa visão vai depender de o espaço realmente se tornar uma coisa importante para a humanidade no futuro. Veremos.
Salvador, eu diria que estamos na Era Tecnológica Primária… A Era Espacial só vai começar, de fato, quando estações orbitais tripuladas e viagens interplanetárias tripuladas forem coisas comuns, do dia a dia.
De fato, estamos vivendo um processo. Só os nossos descendentes, daqui a 100 ou mais anos, poderão analisar a nossa história e definir a Era ou Idade a que pertencemos. Na Idade Média e no Renascimento não se tinha ideia de que estavam vivendo-as.
Se Deus desse um curso de mecânica quântica, nenhum dos doutores de hoje também entenderia nada. Pra mim, ainda não estamos nem engatinhando, que me perdoem os homens e seus egos…
também está escrito que o universo foi feito em 6 dias, algo no mínimo improvável, né?
Toda massa do universo surgiu poucos segundos depois do Big Bang.
sim, surgiu em frações de segundos, mas evoluiu alguns bilhões de anos para ficar como é hoje…
também está escrito que o universo foi feito em seis dias, algo meio… ahãn… difícil de engolir, né?
mesmo porque, como todos sabem, o bigbang durou frações de segundos, kkkk 😀
Opa! A água era globalizada? Quer dizer que no princípio havia a “Benta Water, uma empresa aberta chamada que era dona de toda a água do planeta e por ordem do CEO-do-CÉU decidiu jogar o código aberto do H2O de grátis no mainframe do Jardim do Éden? É isso?
Salvador, ao estudar estas luas, o quanto elas podem nos ajudar a saber o que aconteceu na Terra para o surgimento da vida?
O Laboratório Nacional de Astrofísica em Itajubá, Minas, (cerca de 270 km de São Paulo)vai realizar algumas palestras este ano. Segue o link
http://lnapadrao.lna.br/eventos/ano-internacional-da-luz-2015
e também recebem visitas (em Brasópolis)http://www.lna.br/~divulg/visitas/visitas.html.
O blog está cada vez mais fantástico. Obrigada e parabéns
Elis
Por que deduzir que há um oceano global se as “plumas de agua” só ocorrem ao sul? A turma que ganha a vida olhando pro passado ou para o futuro, teorizando e viajando na maionese, deveria se contentar expondo somente o que é constatado. Explicar como interagiam os seres na Era dos dinossauros e agora este oceano global invisível são formas de não viver no ostracismo pela falta de informações concretas. Vão catar coquinhos no sol para ver se a cabeça esquenta com razão.
Peter, acho que a gente tem de admirar o trabalho de detetive dos caras. Eles mediram pequenas oscilações no padrão de rotação da Lua e confrontaram isso com diversos modelos de estrutura interna do satélite. O modelo que explica as oscilações é o do oceano global. Então, eles nem precisaram das plumas. As plumas são só outra evidência INDEPENDENTE de que tem água líquida sob o gelo da superfície. E evidências independentes apontando na mesma direção sugerem que estamos de fato ENTENDENDO o que está acontecendo. Não é só imaginação. Mas, claro, se levarmos em consideração a sua lógica, precisamos jogar toda a física quântica fora, uma vez que ela fala de muitas coisas que não observamos diretamente. Ainda assim, a teoria garante que seu computador funcione agora para destilar seu veneno obscurantista…
BURNNNN!
BUUUUURRRRRNNNNN AGAINNNNNNNN!!!!!
Que resposta perfeita, Salvador.
Vamos viajar na maionese … As plumas de água observadas em 2005 certamente são produto de um sistema de renovação de água que expele a água impropria para uso e a substitui por degelo controlado, por dentro da calota de gelo. E que faz isso? Os habitantes do oceano global.
Em vez de limpar a água, jogam a água fora? Parece uma certa espécie que eu conheço… rs
\o/ obrigado mestre!!!
Vi que você fez um resumo bem didático comparado com aquela matéria da NatGeo que mencionei.
Acho que faltou apenas dizer que foi estimada a temperatura destas plumas em 90 °C. O que para alguns micro organismos aqui da Terra é bastante agradável.
Salvador, um tempo atrás você publicou sobre o projeto brasileiro de por um foguete em orbita e tal.
Já viu a dessa semana?
http://oglobo.globo.com/economia/governo-ja-injetou-meio-bilhao-de-reais-para-um-foguete-que-nao-decolou-17547547
É muita grana indo pro ralo..
É, essa história do Cyclone é triste e velha. Escrevi sobre ela no jornal impresso, meses atrás.
Enquanto optarem pelo sistema de estatais, não vamos deixar de ver nosso dinheiro sendo mal investido e desviado pelos corruptos.
Não sou contra a Ciência, desde que ela trabalhe pra melhoria da qualidade de vida de humanos e animais. Agora , quando parte pra o campo da especulação, gastando bilhões de dólares pra procurar “chifre na cabeça de cavalo espacial”, ai sou totalmente contra. Vamos resolver primeiro nossos problemas aqui na terra pra depois partirmos pros problemas siderais.
É meio como dizer: “Eu acho uma perda de tempo investirmos em literatura enquanto ainda tem tanta gente que não consegue compreender nem o que está escrito na sua certidão de nascimento. Vamos primeiro alfabetizar funcionalmente todos os 7 bilhões de habitantes da Terra e depois a gente se preocupa em escrever conteúdo que preste.”
Se para produzir literatura se gastasse o que se gasta nesses programas inúteis da NASA, com certeza que primeiro iriamos alfabetizar todo mundo. O que eu nao concordo é com o gasto “astronomico” em defesa de uma idéia ilusionista e sem propósito.
E quanto é o gasto astronômico da Nasa?
Fala o número aí. Quanto se gasta por ano com a Nasa?
A sua concepção de mundo é bem semelhante ao que acontece no desenho animado “Os Croods”, onde o pai da familia não permite que os filhos avancem além da porta da caverna. Por sorte, a ideia de que só podemos resolver os problemas internos com os recursos internos nunca foi vencedora na história humana, pois, em grande parte das vezes, a solução para os problemas internos não está aqui, mas lá fora. Foi exatamente por isso que os seres humanos sairam da Africa e se espalharam por todo o globo. Se nossos antepassados pensassem assim como você, muito, mas muito provavelmente já teríamos sido extintos em algum momento há cerca de 70 mil anos atrás.
Alguém aí tem esperança na raça humana depois de ouvir idéias tão ridículas como essa?
Itamar, gasta-se mais em cassinos e jogos de azar do que em Ciência Básica.
E foram essas pesquisas “inúteis” que nos trouxeram a Medicina, as Telecomunicações, o Transporte Mecanizado…
eita eita….de novo!!
Plutão e seus reflexos na ciência, tecnologia e nossa existência.
http://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/16/plutao-e-seus-reflexos-na-ciencia-tecnologia-e-nossa-existencia/
isso acontece pq ha decisões politicos acima do cientifico se o governo chamasse um professor de fisica pra perguntar se um foguete conseguiria sair da terra q logicamente ele iria dizer q nao tem como sair , ai o governo nao gastaria todo esse dinheiro atoa
E não tinha professor de física onde você estudou? Você perguntou para algum? Você conhece algum físico? Todos aqueles professores das escolas públicas brasileiras estão então recebendo grana dos governos dos EUA e da Rússia para mentir sobre o funcionamento dos foguetes? Eles fraudam os experimentos elementares feitos em lugares como as Olimpíadas de Astronáutica para apenas fazer parecer que foguetes funcionam? É isso, produção? 😛
Roger, por favor, antes de escrever essas coisas, faça uma pequena pesquisa no Google “Como funcionam os foguetes”, leia um pouco sobre a Física de Newton, estude mais.
Acho, que além de um professor de física, vc precisa de um de português……..
Notícia muito interessante! Aos poucos vamos aceitando a ideia de que há vida fora de nosso planeta. Fico imaginando q tipo de espécie seria possível encontrar dentro de um oceano isolado nesta lua do sistema solar.
É justamente esse tipo de idéia que a NASA procura colocar na cabeça dos bobos. Que a qualquer momento iremos nos deparar com um alienígena nem que seja na forma de uma bactéria, e com isso, garantir bilhões de dólares para seus projetos em quanto isso , aqui na Terra milhões de seres vivos inteligentes ou não, morrem e desaparecem a cada dia.
E a terra continua girando sem se preocupar.
Gasta-se mais em cassinos do que na exploração espacial, sabia?
E o que o Sr. Itamar faz para salvar pessoas de morrerem no mundo? Vota no PT?
Não, no PSDB, panaca.
lá vai…
Plutão e seus reflexos na ciência, tecnologia e nossa existência.
http://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/16/plutao-e-seus-reflexos-na-ciencia-tecnologia-e-nossa-existencia/
Salvador, depois dessa onda de achar luas interessantes e cheias de atividade, alguns filmes como o Avatar e Prometeus pegaram o assunto e colocaram a ação em uma lua “tipo planeta” de um planeta gigante. É possível que um planeta gigante tenha uma lua do tamanho da Terra por exemplo? Júpiter poderia ter uma lua desse tamanho ou isso é impossível? Qual seria o tamanho do planeta pra ter uma lua como a Terra?
Sim, teoricamente é possível. Escrevi há alguns meses para a Scientific American Brasil uma coluna sobre isso e pretendo abordar o assunto no blog em breve! 🙂
Link da matéria!!!
Também quero o link!!!!
eu diria que a Terra é uma lua do Sol, mas… melhor não fundir a cabeça de ninguém, hehehehe
Valeu pela resposta,Salvador!Pois é perguntando que se fica a saber dos detalhes.Mais uma vez,valeu!
Abraços para você,salvador!
Podemos ainda nos surpreender com as descobertas na área da astrobiologia. Acredito ser bem certeiro encontrarmos organismos semelhantes às nossas bactérias que por sua diversidade de genoma em relação ao das criaturas terráqueas dará uma nova definição aos critérios do conceito de vida (acredito em 95% de chance de encontrar). Acho que seres com organização como os pluricelulares também serão encontrados, semelhantes a medusas e celenterados nos oceanos (acredito em 60%). Possível também o encontro de seres com certo grau de inteligência nessas águas, semelhante a golfinhos, que só não teriam expandido sua inteligência devido à crosta dos mundos que não lhes permitiria expandir a evolução de seus sistemas nervosos em ordem de criar cérebros hábeis a querer enfrentar o rigor exterior da crosta que os garante e singrar pelo espaço como estamos fazendo, porém esses seres seriam capazes de compreender que seríamos de fora em um possível encontro e até mesmo procurar um nível de relacionamento semelhante ao de cães e humanos (acredito 10% de chance de encontrar dada a espessura dos oceanos). Particularmente níveis de inteligência maior são improvavéis, porém não impossível. Se encontrados estariam ainda como os humanos estavam em seus primórdios.
E eu acredito em 100% de que tudo que vc disse não passa de babozeiras. Puro devaneio típico de quem olha demais para as estrelas, rsrsrsrs.
Claro que não dá para se atribuir percentuais probabilísticos sobre o que não se conhece. Isto posto, não vejo nenhuma baboseira, a não ser da parte de quem olha de menos para as estrelas.
Grato pelo esclarecimento ao leitor itamar. Respondendo ao leitor pallando no comentário abaixo: cara, se eu tivesse cara de frank drake até perdia meu tempo papeando contigo sobre essa neura tua, aqui sou só um leitor, continua lendo o blog que é melhor, abraço!
Tenho 99% de certeza que vc chutou esses números. E nem queira saber de onde tirei esses 99%, o cálculo é muito complexo e vc não irá entender.
Caro Pallando, honestamente não quero entender seu cálculo porque antes de sequer considerá-lo, notei que você afirmou que tem “99% de certeza”. Ora, certeza é compatível só com 100%, meu caro. Sendo assim, e já que incontroverso que você ressalvou 1%, na sua fala, irrefutável que você tem, na verdade, 100% de dúvida e 0% certeza…
Muito bem Samuel…
Mas vc pode, por favor, passar os parâmetros dos cálculos que vc fez para chegar nessas porcentagens?
São valores muito exatos, então o cálculo deve ser bem interessante.
Se lá tem um oceano, gostaria de passar uma tarde fazendo pescaria onde nenhum homem jamais esteve.
Encelado fica a meros 240 mil km do centro de Saturno e uma distância menor ainda da superfície dele, alguma coisa deveria acontecer ao satélite devido a maré gravitacional do planeta tal como acontece com Io, satélite de Júpiter. Este entendimento dos cientistas veio através da observação da vibração do eixo do satélite, vibração esta que se mostrou mais pronunciada do que se o satélite fosse inteiramente sólido.
Muito bem colocado, acho inclusive que esse é o motivo das minhas dores de cabeça misteriosa que tenho sentido ultimamente., rsrsr
Tem muita água dentro da sua cabeça, não é? Hehehehehe…
Não é exatamente água. É pastoso, marron e tem um odor deveras desagradável.
Seres normais possuem tal substância em alguma quantidade em órgãos especializados chamados “intestinos”. Outros são apenas itamares.
É um engano acreditar que um Físico tenha a resposta para a sua dor de cabeça.
Tem um profissional chamado Médico que estudou para lidar com a dos seres humanos. Você deveria procurar um para saber a origem das suas dores de cabeça.
mas um físico também conseguiria explicar, se realmente precisasse fazer isto! 🙂
Itamar, você se engana quando acredita que um Físico pode dar resposta para sua dor de cabeça.
Deve procurar um profissional chamado Médico, que estudou para lidar com a saúde e doenças dos seres humanos.
Não á caso para medicina. Talvez psicologia. Ou empresas especializadas nisso como roto-rooter™.
Salvador,seria possível alguma forma de vida sobreviver no possível oceano sob as grossas camadas de gelo em Encélado ou em Europa,já que essas duas luas ficam muito distantes do Sol e,assim,recebem pouco calor solar?Pois você citou as fontes hidrotermais,onde,possivelmente,há mais ou menos quatro bilhões anos,a vida teve início,mas,como todos sabemos,a Terra está mais próxima do Sol do que Encélado e Europa.Então,a proximidade que a Terra tem do Sol,não teria sido uma vantagem à mais para que a vida florescesse em nosso planeta?Pois,creio eu,que não é preciso ter somente água para que haja vida em um planeta ou lua,e,sim,outros fatores,entre eles o calor.
Abraços para você,Salvador!
Iran, se a vida surgiu no fundo do oceano na Terra (e ainda não temos certeza disso), o Sol certamente não cumpriu um papel — exceto o indireto de manter a água em estado líquido. Lá, a energia para manter a água líquida vem do efeito de maré. Então, acho bem possível que exista vida lá. Só não devemos encontrar criaturas fotossintetizantes, pois a luz solar não tem como atravessar o gelo para atingir o oceano.
Amigo, não é preciso apenas água e sol como se fosse uma receita (de bolo) pra que a vida seja possivel. É preciso muito mais que isso, é necessário um ingrediente fundamental, chamado DEUS !, sem Ele nada, nada se desenvolve, pois como diz a Bílblia, Deus a fonte de vida que deu origem a todos os seres vivos. Salmos 36:9 diz: “Pois contigo (Deus) está a fonte de vida, e Pela luz vinda de ti podemos ver a luz”.
Suponhamos que você tenha razão. Onde está escrito que Deus não curte as imediações de Saturno?
Salvador, nada como a inteligência para responder com classe o comentário de um cego religioso.
Fora a polêmica, parabéns pelo seu blog e pela difusão de conhecimento e ciência neste país que tanto precisa disto!
Esse país precisa muito é de educação prática, de saúde, de trabalho, de saneamento básico, de transporte público de qualidade, de segurança, etc, etc, e não de idiotas olhando pro céu a procura de merda, enquanto aqui em baixo, morremos de fome.
Concordo que é perda de tempo ir procurar merda no espaço enquanto tem tanta gente falando tanta merda aqui na Terra.
Itamar:
Plutão e seus reflexos na ciência, tecnologia e nossa existência.
http://unidospelaastronomia.wordpress.com/2015/07/16/plutao-e-seus-reflexos-na-ciencia-tecnologia-e-nossa-existencia/
Pois é, não tá escrito em lugar nenhum. Por isso mesmo, não tem por que ir lá procurar.
Não seja por isso. Eu escrevo agora.
“E o Senhor Deus foi até Encélado e falou: este oceano é para lá de bom! E então o Senhor Deus fez vida em Encélado para que todos os humanos um dia quisessem ir lá procurá-la.”
Pronto. Satisfeito? 🙂
Satisfeito, agora pegue seu salario e compre sua passagem e vá, mas não com o dinheiro que eu pago os impostos. Quero meu dinheiro gasto com saúde, transporte, saneamento, segurança. Depois que tudo isso estiver garantido, até eu vou querer ir lá dar um passeio.
Transporte espacial é transporte! 🙂
Salvador do céu, você entende tanto de religião como um amigo que disse que se Adão e Eva fossem chineses, ainda estaríamos no paraíso, teriam comido a cobra ao invés da maçã. A natureza nos deu duas orelhas e uma só boca para nos advertir que convém mais a ouvir que a falar. Patinou na maionese.
Juro que não sou eu quem insiste em falar de religião num blog de ciência!
Itamar, não esta escrito na Bíblia que os planetas Urano e Netuno existem. Mas eles existem.
É só um exemplo de que quem escreveu a Bíblia só escrevia daquilo que sabia e nada mais.
A Bíblia nunca foi um livro de ciências naturais.
E falando na sua linguagem, é uma ofensa a Deus, um pecado, usar a Bíblia como se fosse um livro de ciência.
Toda vez que alguém diz uma frase assim “não é verdade pq não esta escrito na Bíblia”, imagino Deus batendo a mão na cabeça e dizendo:
– “Meu filho, te dei inteligencia para que? Vai estudar e aprender, não me acuse de ser um Deus pequeno e mesquinho que só olha para a Terra. Não coloque em Mim suas limitações e ignorância. Enquanto vc pensa aí, vou dar uma olhadinha nos bichinhos que fiz lá em Encelado”.
É meio por aí 😉
Itamar, aposto que das inúmeras coisas que você usa no dia a dia, muitas vieram de pesquisas espaciais… se informe antes de falar merda!
kkkkk resposta sensacional Salvador!
O Oswaldo deve ter mudado de nome para disfarçar.
O blog é de ciência, mas o povo continua vindo com metafísica!
Ciência sem comprovação é metafísica.
Respondendo a pergunta: Em lugar nenhum.
O fato é que, segundo a bíblia, existem seres extraterrestre, exemplo o próprio Deus.
Não vejo problema algum da humanidade enviar seus robozinhos para outros lugares a procura de micróbios!
Acho seu blog muito legal, mas esse comentário ta errado. Deus não pode ser considerado um E.T. Isso porque a Bíblia diz que ele é espírito. Não é material. Acho que os E.T.s que você se refere seriam feitos de materia organica e tal. O Deus dos cristãos é espírito, o que seria bem diferente de um E.T.
Parabéns pelo blog. Muito bom!!!
Ei, não fui eu que disse que Deus era um ET… 🙂
Itamar, muito precisas evoluir, ainda não entendes a simplicidade do significado de DEUS. Se ele foi o criador de tudo, porque teria que criar somente em nosso planeta. Afinal DEUS é universal ou terráqueo?
Deus pode até ter criado outros mundos com vida, porém, não temos prova disso e muito menos sua autorização pra procurá-los. Em vez disso, Deus mandou cuidarmos uns dos outros com amor, com solidariedade, com justiça, vivendo em paz uns com os outros, será que já fizemos nossa “tarefa de casa”. pra então estarmos liberados pra “brincarmos” de astronautas ?
“Eu não me sinto obrigado a acreditar que o mesmo Deus que nos deu os sentidos, a razão e o intelecto quis que abdicássemos de seu uso.”
Galileu Galilei
Itamar, onde está escrito que Deus não autorizou o homem a procurar vida em outros lugares?
Já que não estendes tanto de ciência, pelo menos estude mais a bíblia, assim você deixaria de ser totalmente desinformado.
“muito menos sua autorização pra procurá-los. ” … pois não preciso dessa autorização… kkkkkk
Filhos, eu sou seu DEUS. Eu criei o universo todo em 1 dia, e fiquei criando os detalhes do planeta Terra por 6 dias. Eu fiz um bonequinho de argila parecido comigo e soprei vida a ele, criando o homem. Eu tirei uma costela dele e fiz uma mulher.
Uma cobra falante, que eu criei, enganou a mulher e por isso as mulheres sentem dor na hora do parto. Expulsei os dois do paraíso e eles se multiplicaram por INCESTO.
Eu matei todo mundo afogado, menos uma família, que voltou a se reproduzir por INCESTO. Aí eu tive uma ideia, eu engravidei uma virgem pra ela ter um filho meu, e depois eu larguei meu filho pra ser morto. Fiz isso porque amo as pessoas!
Eu amo você! Se você não acreditar, vai queimar pra sempre na chama do inferno!
E o DIABO, onde ele entra nesta história toda?
Eu criei o Diabo tb… ele fica no inferno torturando as pessoas que EU QUISER mandar pra lá!
Ah, gente eu acho interessante todos os comentários aqui, mas particularmente acredito que uma coisa não tem nada a ver com a outra: problemas de governo, alfabetização, educação, emprego ou coisa do tipo é outro assunto. Estamos aqui apreciando notícias muito importantes sobre estudos e revelações realizadas por profissionais da astronomia. Gente eles são estudiosos, profissionais, sejam da NASA ou de qualquer outro lugar, enfim, estão trabalhando e lutando pela ciência, queiram ou não isso é trabalho, dom, vontade de realizar. Cada um tem seu trabalho: médicos lutam por vidas, pedreiro faz a obra, engenheiro o projeto e tudo mais. Qual o problema??
Mentira DEUS, foi o DIABO que te criou somente para ele ficar com a parte divertida da criação, aquela que aparece quando quem diz que acredita em você pensa durante um milésimo de segundo no monte de besteiras que fez ou planeja fazer na vida.
a única coisa que garante que a bíblia diz a verdade é… a própria bíblia. coisa estranhíssima, né?
Absolutamente certo!
E ainda fica a pergunta: qual é o verdadeiro livro inspirado por Deus? A Bíblia? O Corão? Os ensinamentos de Buda?
Acho que foi o “Cosmos”. 😉
Aff, quanto gênio…
salvador vc esta ficando sem publico ou o quê ? ninguem quer comentar essas mentiras cientifica q vc posta
Claro que não fico sem público! Você está aqui todo dia! Obrigado pela audiência! 🙂
Salvador, este aqui nem sabe o que é a LEI DA INÉRCIA, tomara que seu blog o ajude a ter curiosidade sobre um conhecimento tão básico de física.
Roger, se você não tem capacidade para fazer nada que preste, por favor não desacredite dos feitos dos outros:
http://gizmodo.uol.com.br/montagem-nave-espacial-orion/#8
Parabéns pela resposta, Salvador. Ao responder críticas como essas você revela grandeza.
Roger, citando a Presidente Dilma, eu acesso o Blog do Salvador “diuturna e noturnamente”. 🙂
Huahuahua! Clássico!
Depois do “Homo Sapiens” e do “MULHER SAPIENS” do discurso dela sobre a importância da mandioca, não duvido de mais nada!
“…só sei que nada sei…” Em astronomia et astrobiologia, essa afirmação sábia é perfeita.
Essa frase é perfeita e válida para todos os campos do conhecimento humano… Um indivíduo não tem condições de saber tudo de tudo. Mas a Humanidade pode conhecer muito de muita coisa, e a cada dia aumenta esse conhecimento.
isso é tudo mentira em nosso sistema solar tem apenas 7 objetos mais ou menos do tamanho da nossa lua nao tem como saber se existe agua ou qualquer coisa em esse “planetas” pq primeiro não tem como sair da terra ja q motores a reação de gases nao tem força onde nao tem ar ja q não ha reação dos gases de alta velocidade q sai do motor com a massa de ar o maximo q vai os foguetes é 32 km , essa é a primera barreira depois vem a segunda barreira q é a termosfera da terra com temperaturas de 2200 graus ficaria dificil um foguete fica em forma solida em um ambiente assim mesmo q motores nao suporta temperaturas nesse nivel mesmo metais de alta dureza como o tantalo etc depois a tercera barrera é o cinturão de van allen altamente carregado de raios gama pra se ter uma ideia raio gama atravessa 30 cm de aço ,esse tal salvador é um grande mentiroso e um escravo do sistema e do establishment mundial pra sustentar seu emprego é obrigado a ficar divulgando mentiras cientificas para gente leiga ,o homem nunca saiu da terra
Roger, obrigado pela audiência! Pena que você não entenda de fato o princípio de ação e reação que move os foguetes. Sua sorte é que você está no lugar certo! Continue visitando, lendo, comentando! Certamente, mesmo sem admitir, você vai aprender bastante! Abraço!
salvador entendo q vc é só um jornalista ou seja nao é um fisico ação e reação vamos la a ação é os gases de alta velocidade q sai do motor do foguete e a reação é o choque dos gases com a massa de ar fazendo o foguete subir acontece q quando o foguete chega em uma zona que nao tem ar ou seja sem massa de ar não ha mais a reação do gases com o ar o resultado é q o foguete perde força rapidamente inclinando a um angulo de 90 graus ,ficando totalmente em horizontal e indo para baixo esse efeito começa quando o foguete atinge 32 km geralmente a nasa o a agencia russa o esa o agencia chinesa explode o foguete ou deixa cair no mar etc é imposivel sair da terra
Então, esse seu engano é comum. O foguete não é empurrado contra o ar. O jato de exaustão é que é empurrado para fora do foguete e, em resposta, empurra o foguete na direção oposta. Por isso, não precisa de ar para funcionar.
Agora, eu fico imaginando de onde vêm as transmissões dos satélites geoestacionários, se nada sai da Terra… Huahuahua! Você é muito engraçado, cara! Que bom que você vem aqui para a gente dar umas boas risadas!
É muito boa. Imagine todas essas empresas comerciais de lançamento de satélites. Arianespace, SpaceX… “Olha, lamentamos, mas explodimos o seu satélite de milhões de dólares com o nosso foguete para manter a conspiração mundial de que é possível lançar coisas ao espaço, mas na verdade ninguém nunca passou de 32 km de altura. Mas não fique triste. A boa notícia para você é: seu concorrente também não tem um satélite no espaço. Nós o explodimos também!”
Huahuahua!
vc explicou a ação e reação ai em seguida tira a reação da massa de ar q faz subir o foguete e termina dizendo q nao precisa da massa de ar ? é serio isso q vc disse kkkkkkk que contradição peço por favor de um fisico da usp ou unicamp vir aqui nesse blog mostrar como funciona ação do gases contra a reação da massa de ar, que vergonha ler essas coisas
, nao precisamos de satelite ja q a terra tem um natural tudo q aponta para o céu toca na ionosfera e volta a terra basta ter um antena pra transmitir e receber como vc acha q é possivel ouvir radios chinesas e indiana etc ? usando um simples radio AM basta sintonizar ondas medias o principio é usando se tambem a antena tem alto poder em gigahertz transmite e em qualquer lugar do mundo a pessoa recebe som e imagem , os dados de internet é conectado via cabo marinho os cabos marinhos conecta internet no mundo inteiro fora da terra nao tem nada de nada o GPS é via radio usando triangulação ,foi inventado pelo exercito dos eeuu o nome usado era secor
Huahuahua! Não tirei a reação da massa de ar. A massa de ar não participa do que realmente importa. Prestenção, Praxedes!
O combustível queima. A explosão é direcionada para fora por uma tubeira, numa direção. O foguete é empurrado na outra direção, por ação e reação. Ponto, parágrafo.
Você pode também discutir o quando o jato de exaustão interage com o ar que está atrás dele (ele certamente empurra o ar numa direção, e o ar o empurra de volta no sentido oposto), mas isso é pouco importante, porque o ar, sendo bem menos massivo, acaba deslocando o jato de exaustão muito menos do que o jato de exaustão o ar. Não entendeu? Pegue a sua cabeça e jogue-a contra uma bola. A bola vai longe e a sua cabeça quase não se desloca. Agora faça o mesmo com a sua cabeça e um tijolo. O tijolo mal vai se deslocar e a sua cabeça, bem, a sua cabeça você não usa mesmo, né? 😛
Certo, então a ionosfera resolve tudo e os satélites de telecomunicação não existem. Opa, liga lá pra Dilma e avisa. Ela está gastando uma bala num satélite geoestacionário militar para o Brasil…
Roger, vamos começar pelo início, as três leis de Newton e principalmente uma que as pessoas pouco compreendem porque escreve de maneira incompleta:
Força = massa x aceleração
Na verdade a equação escrita da forma completa é:
Força = variação do momento
sendo que o momento é:
momento = massa x velocidade
sendo assim a força sobre um objeto pode ser tanto exercida externamente a ele (por uma colisão) ou internamente por ele (perdendo massa) pois:
Força = variação da massa x velocidade + massa x aceleração (variação da velocidade)
e uma nave no espaço aceleraria na direção contrária em que a massa é expelida pela lei de ação e reação.
Também vale observar que no espaço o quase vácuo absoluto que existe nele e a inércia das espaçonaves é que fazem elas não precisarem de combustível todo o tempo como as veículos na Terra precisam. No espaço, as naves precisam de combustível somente quando querem acelerar, desacelerar, girar, parar de girar, mudar seu trajeto ou amplificar uma perturbação gravitacional, o tal “efeito estilingue”. Na Terra, a força do atrito é o que faz os veículos precisarem de combustível ou impulso todo o tempo senão eles param ou caem se fossem aéreos.
UAU!!! estamos falando com o próximo einstein!!! :-O
Roger, faltou você mencionar os intraterrenos e o sol central que existe dentro do interior oco do nosso planeta!
Uma perguntinha Roger: seu ídolo é o Olavo de Carvalho?
Informações tiradas da bunda e vídeos de conspirações que não sabem separar radiação ionizante de radiação não ionizante, mas realmente é muito mais fácil acreditar que governos gastam bilhões em lançamentos de foguets todo mês só pra enganar as pessoas, enquanto isso Elon Musk já pensa em mandar foguetes para marte com dinheiro privado, onde está seu Deus agora.
o ignorante nem pra pesquisar pra saber q raios gama é uma radiação altamente ionizante e altamente penetrante
elon musk pode tentar fazer um foguete sair da terra ,ele só vai perder tempo igual o richard branson dono da virgem galactic q esta até hoje tentando sair da terra e nao consegue o pobre ta gastando rios de dinheiro pra nada e nao tem nenhum da nasa ou dos eeuu pra chegar no coitado e dizer amigo desiste disso pq nao tem como sair da terra
Huahuahua, o Elon Musk não precisa tentar. Ele já lançou diversos foguetes para fora da Terra. Ah, esqueci. A Estação Espacial Internacional também é uma fraude. A Nasa gasta seus bilhões de dólares em efeitos visuais para os astronautas aparecerem flutuando e inchados na televisão! Huahuahua! Você é hilário! Imagino a Nasa explicando pros astronautas: “Na verdade vamos levar vocês para um estúdio em Hollywood. Nunca houve ninguém no espaço. É tudo fraude. Nós e os nossos inimigos mortais, os russos, combinamos com eles desde o início. Tipo, Guerra Fria não quer dizer que não podemos nos unir para enganar o mundo inteiro dizendo que mandamos coisas ao espaço, né?”
Sim, por isso que vemos gente morrer direto em aviões já que em alta altitude a radiação é maior, não é mesmo?, nem mesmo ficar em marte por dois anos mataria alguém instataneamente, só aumentaria em poucos porcentos a probabilidade dessa pessoa ter câncer no futuro, quando eu quebrar algum osso eu não vou fazer um Raio-X pq seguindo a sua lógica radiação ionizante mata instantaneamente, esse negócio de radiação matar instataneamente é coisa de filme e quadrinhos, pare de assistir Hulk e vai estudar física, os pilotos de U-2 e Mig-25 riram da sua estupidez.
Só os pilotos de U-2 e Mig-25?? 😛
Roger, como você entende de raios gama e não compreende algo simples como ação e reação?
Por favor, compre um livro básico de Física do Ensino Médio, ou pesquise na internet sobre o assunto, as leis de Newton (que apenas refletem o que se vê na vida real) e irá entender.
Aliás, foi Newton que disse que, se um objeto for lançado com velocidade suficiente, ele poderá nunca cair na Terra e estar sempre caindo, isto é, poderá entrar em órbita do planeta, como a Lua está em órbita da Terra.
E se um objeto for lançado com velocidade suficiente, ele vai sair da Terra, nem entrar em órbita. Pode ir a Saturno, por exemplo.
Haaaaaaaaaaaaaaaaahahahahahahahahaha
hahasuhduahsdahahahahahaha
Fazia tempo que ninguém escrevia tanta imbecilidade achando-se inteligente em um único comment.
O que me assusta é pensar se o cidadão “aprende” isso na web ou se ele passa algum tempo “pensando” e chega a essas conclusões.
De qualquer forma, é assustador!
não sabe o que está perdendo! no site da G1 eu vejo todo dia! muito divertido! 😀
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkomédia…
Esse Roger é prova contundente de que existe vida em outro planeta! E em Ciências eu não sei, mas em Português certamente ele tirou ZERO!
Sinceramente, não entendo esse fervor. Felizmente, pessoas como o Roger são uma minoria. Espero que um dia ele se envergonhe da sua ignorância atual.
Minoria? Você foi bem otimista agora!
Gente leiga? rsrsrsrs. Esse sabe muito!!!
Pô Salva, que sacanagem, fica ai contando mentiras pra gente que é leito? rsrsrs
quis dizer, leiga
Meu caro, se vc não acredita em nada disso e, muito provavelmente, deve acreditar só na bíblia, por que perde tempo entrando e lendo tudo o que se coloca aqui? Precisa de emprego? É mantido pela igreja? Precisa de ajuda? Psiquiatra? Diga-nos e o ajudaremos….abraços!!
Não, deixa ele aí! Audiência! 🙂
Roger, Itamar e demais pseudônimos,
Mesmo não sendo seu amigo, aqui vai um conselho: antes de aprender sobre ciência, você deveria estudar português.
Você escreve tantas besteiras, pois provavelmente não entende o significado das palavras dos textos científicos.
Caso este não seja o motivo, só o Caetano pode explicar.
Obs: sou um cientista da USP.
“isso é tudo mentira em nosso sistema solar tem apenas 7 objetos mais ou menos do tamanho da nossa lua nao” Roger, já ouviu falar de um negócio chamado telescópio???
Já sim, ele achou que fosse um dildo e enfiou no toba. Só pode.
Nossa Roger!! Acho que antes de vc entender um pouco mais de ciência, deveria entender um pouco mais da língua portuguesa…..quem sabe poderia se expressar um pouco melhor. Seu texto é péssimo, tanto de conteúdo, como de ortografia e concordâncias.
Podemos até mesmo não encontrar vida em todos esses corpos do sistema solar, mas parece-me claro uma coisa: água em estado líquido tende a ser uma constante no universo, não a exceção.
Salvador, você que está mais íntimo dos números, em quanto está a contagem? quantos corpos no sistema solar já sabemos possuírem água líquida? Quantos ainda são “apenas” suspeitos?
Confirmados temos Terra, Europa, Ganimedes e Encélado. Suspeitos, temos Calisto, Titã, Mimas e Tritão. Improváveis, mas não impossíveis, temos Ceres e Plutão. Aqui um infográfico da Nasa a respeito: http://saturn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/artwork/images/IMG005179.jpg
Valeu!
Salvador, você citou Titã neste comentário, mas mesmo havendo água nesta lua, não é mais provável que lá tenha se formado mares e compostos orgânicos(ou similares) utilizando metano líquido como solvente ao invés de água, como nos outros corpos siderais, incluindo a Terra?
Sim. A água de Titã pode estar num oceano sob a superfície, como o de Europa. Mas a superfície de Titã é bem diferente da de Europa, sem falar no fato de que é a única lua com atmosfera densa.
Uma pena que Encélado, Titan e Europa estão muito além de nosso alcance atualmente, mas quem sabe em uma ou duas gerações a tecnologia nos permita explorar esses pequenos mundos da mesma forma que fazemos com Marte hoje.
A tecnologia e principalmente o dinheiro…
Bem que alguns bilionários podiam se unir e bancar um furo em Europa, como aquela da animação do James Cameron no Youtube.
Ao invés de perfurar a crosta de gelo que sabiamente tem alguns quilômetros, porque não coletar amostras de água que naturalmente são expelidas do interior do planeta?
Essas plumas de água/gelo podem conter vestígios de atividade biológica, quiçá bactérias! Uma sonda poderia sobrevoar o planeta colher e analisar essas amostras.
Acho a NASA ou mais alguém já pensou nisso. Espero que a próxima missão seja capaz de realizar esse feito.
Tem uma missão de baixo custo sendo proposta para fazer exatamente isso! Vamos torcer para ela ser escolhida (a Nasa promove competição entre conceitos de missão, nem tudo é aprovado!).
E que tal a NASA em vez de ir lá em Encélado pegar amostras de água, lançar um plano de colher amostras aqui mesmo na Terra apontando onde tem mais contaminação e dizendo como tratar para que crianças não morram mais de diarréias e outros problemas gerados com água contaminada ?
Ah, já tem bastante gente analisando água na Terra. Seria um desperdício da grana da Nasa. Quem tem que fazer isso são as Sabesps da vida…
Com certeza vc tem esperanças de que quando a água potável acabar, você irá beber água de Encelado trazida pela NASA, né ?
Nah. Na verdade eu tenho esperança de que as técnicas de dessalinização se tornem mais baratas e, a exemplo de Israel, possamos tomar um monte de água tirada do mar, o que acabaria em definitivo com qualquer problema de escassez de água potável.
Mas um ótimo caminho alternativo seria melhorarmos o reaproveitamento de água, e a Nasa pode ajudar bastante. Na Estação Espacial Internacional, o xixi dos astronautas vira água no dia seguinte. Mas quem ia desenvolver uma tecnologia dessas se não tivesse uma estação espacial?
Tem uns barracos bem legais aqui nesse blog….
a nasa ja descobriu outro tipo de vida mas fica fazendo agente de bobo e burrice do ser humano acha q esta sozinho no universo e mais ainda dos cientistas acharem q tudo precisa de agua para ter vida e mais nao podemos pensar q outras formas de vida do mesmo q nos para sobrevive
Se a Nasa tivesse descoberto vida, por que não falaria? Quando acharam uns possíveis fósseis marcianos num meteorito, fizeram o maior oba-oba? A Nasa teria seu orçamento duplicado se descobrisse e anunciasse vida fora da Terra. Eles declaram abertamente esse objetivo. Se tivessem encontrado, já saberíamos.
agente secreto?
É verdade que a NASA ta doida pra achar vida fora da Terra pra aumentar seu orçamento, mas até agora nada nada nada nada….
Sempre que vejo um teórico da conspiração como esse luis roberto drumond fico imaginando que vidinha infeliz e sem sentido ele deve ter. Só consegue sentir algum prazer na vida inventando histórias que o faça se sentir importante. Ele quase goza imaginando que tem informações que ninguém conhece. O problema é que esse tipo de gente consegue cativar os mais simples e ignorantes e presta um péssimo serviço para a educação e conhecimento em geral.
Simplesmente porque a NASA não sabe fazer isso. Físicos não entendem de diarréia.
Depois não reclame quando vc for ao posto medico e te disserem q nao tem remedio disponivel pra população por falta de verba. Ai vc vai se lembrar q o Brasil gastou bilhões num projeto de fabricar um foguete que o mesmo nem sequer acendeu os motores pra sair do chão.
Você acha que não tem remédio pra população por causa do foguete? Dá uma olhadinha nas planilhas dos ministérios… veja o quando se gasta com cada coisa. Ainda que o naufrágio do Cyclone tenha sido uma tragédia do ponto de vista do investimento, nem cem Cyclones desinvestidos resolveriam os problemas do sistema de saúde do Brasil. Você não tem noção de escala.
Itamar e Salvador, um caso de amor!!!
Não, mané. Aí eu vou achar que muita grana foi desviada por roubos etc. Mas isso é política. Aqui é ciência. Vade retro.