Astronomia: Top Five do espaço, 2015
O ano foi de muitas realizações e descobertas incríveis no espaço. Relembre as cinco mais bombásticas.
5. DAWN EM CERES
A espaçonave americana Dawn fez história em 6 de março ao se tornar a primeira a entrar em órbita de dois objetos no espaço profundo. Seu destino final foi o planeta anão Ceres, onde ela encontrou misteriosos pontos brilhantes — uma combinação de sais hidratados e evaporação de gelo, segundo os cientistas.
4. O POUSO DO FOGUETE
A poucos dias de terminar o ano, a empresa liderada por Elon Musk, empresário e dublê de Tony Stark, conseguiu fazer o primeiro estágio de seu foguete Falcon 9 pousar verticalmente numa plataforma em solo. Pode ser o primeiro passo para o barateamento radical do acesso ao espaço. Ou não. A conferir.
3. A PRIMA DA TERRA
Analisando os dados colhidos pelo satélite Kepler, cientistas da Nasa encontraram um planeta potencialmente rochoso (60% maior que a Terra) em torno de uma estrela muito similar ao Sol (apenas 11% maior que ele) numa órbita parecida com a do nosso planeta (385 dias). O Kepler-452b está a 1.400 anos-luz daqui e representa o limite tecnológico atual na busca por um mundo nas mesmas circunstâncias do nosso.
2. ÁGUAS DE MARTE FECHANDO O VERÃO
Observações espectroscópicas feitas pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter encerraram um debate de 150 anos, ao confirmar que, ainda hoje, água flui pela superfície de Marte durante o verão. O achado aumenta a possibilidade de que exista alguma forma de vida no planeta vermelho.
1. NEW HORIZONS EM PLUTÃO
Em 14 de julho, a sonda New Horizons passou zunindo por Plutão e seu complexo sistema de luas. Pela primeira vez, tivemos a chance de ver de perto o aspecto desse misterioso mundo, e o planeta anão se mostrou mais ativo geologicamente do que se esperava. Dunas de metano, montanhas de gelo de água e neve de nitrogênio são apenas o começo das descobertas que os dados do sobrevoo devem proporcionar nos próximos anos.
BÔNUS: MENÇÕES HONROSAS
Em janeiro, Vênus perdeu a sonda europeia Venus Express, mas a Estrela D’Alva não ficou muito tempo sozinha. Em dezembro, ganhou uma nova companheira, a sonda japonesa Akatsuki. No dia 24 de abril, o venerável telescópio espacial Hubble concluiu 25 anos em órbita. Seis dias depois, a sonda americana Messenger encerrou sua missão a Mercúrio se espatifando sobre sua superfície. E em 23 de novembro, a empresa Blue Origin demostrou seu veículo New Shepard para voo suborbital, lançando o foguete e fazendo-o pousar de volta no chão.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
É maravilhoso compreender através de suas explicações simples as descobertas cientificas da vastidão desse universo criado por Deus, de forma que todos mesmos que não tenha conhecimento na área entende. Obrigado por tudo e continue a nos ensinar que cada vez mais devemos cuidar do nosso planeta rico em vida.
Oi, Salvador! Excelente retrospectiva! Engraçado, eu também senti falta da Rosetta, mas ela é de 2014! O tempo passa, torcida brasileira!
Desejo a você, aos seus e aos comentadores desse blog um Feliz 2016, apesar da crise econômica e política! Grande abraço!
Olá Mensageiros muita paz a todos!
Salvador, em qual das missões (em vigor e previstas) temos mais chances de encontrar vida fora do planeta?
Abraços!
Marcelo, a que mais me anima é o jipe ExoMars de 2018, europeu, que vai pousar em Marte, conseguirá perfurar a até 2 metros de profundidade e terá instrumentos para estudar compostos orgânicos como aminoácidos.
Não me incomoda se vão encontrar vida ou não em Marte. Cedo ou tarde o farão e você já conhece minha opinião, rs.
Me preocupa a reação na Terra. Acho que já a algum tempo estamos em uma corrida pela colonização e temo que descobertas fiquem “encobertas” por conta de interesses.
Se os interesses das grandes potencias fossem apenas científicos, o trabalho seriam mais vigorosamente em conjunto. Mas acho que o esforço ainda é muito pulverisado.
O ano de 2015 foi espetacular para a Astronomia e a engenharia espacial, uma maravilha em meio a turbulência dos dramas humanos, sejam políticos, econômicos e religiosos. Mas foi apenas um “petisco” para o que se anuncia para o ano de 2016. Fantástico!!!!!
O ano de 2015 ficará na história por tantos feitos inusitados na astronomia. Mas, o trabalho da New Horizons é incontestável. A descoberta que Plutão está ativo geologicamente e as imagens captadas. Fantástico. Valeu Salvador por tantas informações relevantes. Ansioso por 2016. Abcs…
Bom dia Salvador,
Sempre leio seu blog e adoro suas matérias, depois que comecei as ler fiquei cada vez mais interessado pelo tema graças a maneira que você explica. Não faço comentários porque não tenho um bom conhecimento do assunto, mas fico fascinado pelas descobertas e pelo tema em si. Admiro muito seu trabalho.
tenha um Feliz Ano !! Vou continuar lendo sempre suas matérias.
Abraço
Valeu, Marcio! Fique com a gente em 2016! Abraço!
Parabéns pela retrospectiva e Feliz Ano novo para você, Salvador!
Sou apaixonado por astronomia e pra mim o maior acontecimento de 2015 foi o show da New Horizons em Plutão. Mas o maior feito da década foi o pouso do robozinho Philae; pena que o pouso foi acidentado e ele está calado; mas tenho esperança que ele acorde e nos traga belas notícias. Parabéns Salvador, feliz Ano Novo!!!
Quero deixar aqui minha satisfação pela qualidade das imagens; pelo texto claro e rigoroso. Seções como a sua Salvador são raras e espero que continue seu trabalho de divulgação nos próximos anos, apesar de alguns verem a astronomia (dentro de um contexto maior que é a Ciência) como uma matéria que desagrada e fere conceitos pré concebidos de fundamentalistas que necessitam de uma Terra posicionada no centro do Universo e razão única da sua existência. Lamento que a tecnologia não avançou ainda o suficiente para detectar planetas com formas de vidas complexas que revolucionaria nosso visão de mundo e onde nos encaixamos nele, sem a arrogância que alguns gostam de arvorar. Feliz 2016 e Vida Longa e Próspera, Salvador Nogueira.
Esse foi um ano muito produtivo nas missões espaciais, mas nada… nada se compara com o impacto que tivemos com as primeiras imagens divulgadas de Plutão. Ele não era apenas um planetinha frio, como muito de nós pensavamos, mas um planeta “quente” aos nossos olhos, cheio de atividade geológica e de uma beleza impar.
Tomara que esse planeta descoberto seja todo formado de urânio, ouro e prata. Iria aguçar a cobiça infinita do ser humano, que não poderia fazer nada a não ser ranger os dentes. A distância de 1400 anos luz não permite nenhuma exploração (coisa boa!!!)
Tem bastante urânio, ouro e prata para minerar no Sistema Solar ainda… 😉
Foram tão poucos os fatos relevantes em 2015 que até me enganei com o pouso da sonda no final de 2014.
Na verdade eu tinha separado dez fatos relevantes, mas como decidi publicar na coluna de Astronomia da Folha, não ia caber. Mas, depois de você falar isso, decidi adicionar. Eis o que havia escrito:
BÔNUS: MENÇÕES HONROSAS
Em janeiro, Vênus perdeu a sonda europeia Venus Express, mas a Estrela D’Alva não ficou muito tempo sozinha. Em dezembro, ganhou uma nova companheira, a sonda japonesa Akatsuki. No dia 24 de abril, o venerável telescópio espacial Hubble concluiu 25 anos em órbita. Seis dias depois, a sonda americana Messenger encerrou sua missão a Mercúrio se espatifando sobre sua superfície. E em 23 de novembro, a empresa Blue Origin demostrou seu veículo New Shepard para voo suborbital, lançando o foguete e fazendo-o pousar de volta no chão.
Boa tarde Salva. Este foi realmente um ano marcante com muitos feitos históricos e grandes descobertas. Que 2016 seja maior que este no marco das grandes realizações, e que possamos ir além na busca pelo conhecimento sobre este magnifico universo que instiga e encanta nossas mentes.
E o fracasso/sucesso da sonda que pousou no cometa???? Lembro que v.exa. estava todo entusiasmado na ocasião.
Foi no ano passado, 2014! Aliás, foi o destaque 1 da minha retrospectiva de 2014! 😛
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/12/23/top-ten-do-mensageiro-sideral-2014/
Apesar dos problemas havidos com a falta de recarga da bateria, para mim o evento mais espetacular do ano foi o pouso e o sobrevoo da Rosetta no cometa
Foi em 2014, pai. Destaque da minha retrospectiva do ano passado!
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/12/23/top-ten-do-mensageiro-sideral-2014/
se tem agua , deve ter vida..
Teria vida se as teorias sobre a origem da vida representassem a verdade.
Como não passam de superstição científica, criadas por alguns padres cientistas para enganar mentes incautas, então, não crie expectativas.
Mesmo que eu jogasse fora todas as ideias científicas sobre a origem da vida, ainda assim isso não quer dizer que não haja vida em outro lugar do Universo. Note que não sabermos qual é a origem da vida não equivale a dizer que ela seja rara. De onde você tirou essa noção, já que tem total desapreço por padres e superstições? 😉
Obrigada a Folha de São Paulo, pelo acompanhamento dessas pesquisas de 2015!
Salvador Nogueira além de escrever muito bem, é muito didático em suas reportagens, vantagens de poucos o que tornando a matéria mais interessante e acessível até aos menos curiosos nesta área.
Obrigada,
Su
Realmente 2015 foi um ano muito bom para a Ciência Espacial, com grandes feitos. Que 2016 seja melhor ainda e que você nos mantenha por dentro de tudo que acontece Salvador!!! Feliz Ano Novo.
Salvador, 2015 foi um ano excelente para a astronomia e para a conquista espacial. Agora quais são as promessas para 2016? O que podemos esperar das futuras missões espaciais e das novas descobertas e invenções que estão a despontar no horizonte? Alguma chance da dobra espacial ser descoberta ainda no ano que vem? 😛
Desejo a você Salvador e a todos os demais leitores um feliz 2016. Que a força esteja com vocês! hehe
Bom dia Salvador!
Ainda que tenha diminuído meus comentários saiba que continuo seu leitor assíduo.
Tenha um maravilhoso final de ano junto com seus familiares a, na medida do possível, um próspero 2016.
Igualmente, Tetsuo! Abraço!