O que vem por aí em 2016!

De lançamentos espaciais a fenômenos astronômicos, confira os principais eventos celestes de 2016.

O ADEUS DO COMETA
Exatamente hoje (4), o cometa Catalina (C/2013 US10) atinge seu brilho máximo, o que significa que ele poderá ser visto até a olho nu, em céus sem poluição luminosa. Procure-o, com a ajuda de um binóculo, na constelação do Boieiro, perto do horizonte na direção nordeste, depois das 3h da manhã. E corra, pois ele está prestes a deixar o céu do hemisfério Sul.

O cometa Catalina registrado pelo astrônomo Ian Sharp com um telescópio na Austrália (Crédito: Ian Sharp)
O cometa Catalina registrado pelo astrônomo Ian Sharp com um telescópio na Austrália (Crédito: Ian Sharp)

BUSCA DE VIDA EM MARTE
Em março, um lançamento europeu retomará a busca por vida em Marte. A missão ExoMars 2016 é composta por um orbitador, que estudará o metano (quiçá produzido por micróbios) na atmosfera marciana, e por um pequeno módulo experimental, que demonstrará a capacidade de pouso suave. A chegada das sondas ao planeta vizinho deve ocorrer em outubro.

Concepção artística do Gas Trace Orbiter e do módulo de pouso Schiaparelli, da missão ExoMars 2016 (Crédito: ESA)
Concepção artística do Gas Trace Orbiter e do módulo de pouso Schiaparelli, da missão ExoMars 2016 (Crédito: ESA)

TRÂNSITO SOLAR
O pequeno Mercúrio passará à frente do disco solar em 9 de maio, e o fenômeno será visível do Brasil. A última vez foi em 2006. Vê-lo é um desafio, pois exige um telescópio equipado com filtro adequado ou uma projeção num anteparo. Nunca olhe para o Sol por um telescópio sem filtro, ou será a última coisa que você verá!

Sequência de imagens mostra um trânsito de Mercúrio por sobre o disco solar (Crédito: Nasa)
Sequência de imagens mostra um trânsito de Mercúrio por sobre o disco solar (Crédito: Nasa)

CHEGADA A JÚPITER
A espaçonave americana Juno chegará ao maior planeta do Sistema Solar, após quase cinco anos de viagem. É a primeira missão alimentada por paineis solares a ir tão longe, e seu objetivo será estudar a composição do maior planeta do Sistema Solar.

Concepção artística da sonda Juno em órbita de Júpiter (Crédito: Nasa)
Concepção artística da sonda Juno em órbita de Júpiter (Crédito: Nasa)

PEDAÇO DE ASTEROIDE
Em setembro, partirá a sonda americana OSIRIS-REx, que colherá amostras do asteroide Bennu, trazendo-as de volta à Terra para análise em 2023. Missão é similar à japonesa Hayabusa2, que já está no espaço.

Concepção artística da sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu, em 2019. (Crédito: Nasa)
Concepção artística da sonda Osiris-Rex no asteroide Bennu, em 2019. (Crédito: Nasa)

CHUVAS DE METEOROS
Como todos os anos, teremos muitas chuvas de meteoros interessantes para observar. Destaques para os Eta Aquarídeos, em maio, e os Orionídeos, em outubro, ambos produtos da passagem da Terra pela órbita do cometa Halley.

Astrofotógrafo Phil Hart registra as Orionídeas em 2011; foto representa duas horas de observação. (Crédito: Phil Hart)
Astrofotógrafo Phil Hart registra as Orionídeas em 2011; foto representa duas horas de observação. (Crédito: Phil Hart)

BÔNUS 1: O POUSO DA ROSETTA
Não se esqueçam também de que em setembro a Rosetta deve encerrar sua missão ao cometa Churyumov-Gerasimenko de forma potencialmente espetacular. Ela tentará pousar na superfície do astro, a exemplo do que o pequeno módulo Philae fez em 2014. A conferir!

BÔNUS 2: O CÉU DE JANEIRO
Confira dicas para ver o cometa Catalina e a primeira chuva de meteoros do ano, os Quadrantídeos.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Prezado, ontem(18/02/2016) por volta das 21:00 hrs, um ”meteoro”‘(se é que posso chama-lo assim) verde cruzou o ceú de Salvador, confesso fiquei assustada ,pois nunca vi nada parecido, pesquisei no google e um evento parecido aconteceu na Argentina e Rio grande do Sul.

  2. Prezado Salvador,
    Se saio fora da Terra, mesmo assim terei o sentimento de: esquerda, direita, acima e abaixo, correto? Então tenho que ter uma dessas referências. Pergunta: pra que lado os cientistas mostram o telescópio para dizer que o big bang veio de lá? Ás minhas costas então pode haver um espaço vazio onde o universo ainda se expandirá pra ele? Desculpe, é porque esse conceito de pra onde olhar é que não entendo!

    1. O Big Bang veio aí de onde você está neste momento. E também veio dos cafundós do Universo. Ele aconteceu em toda parte do Universo observável ao mesmo tempo, e por isso não há um centro que possamos apontar.

  3. Prezado Salvador,
    Se saio fora da Terra, mesmo assim terei o sentimento de: esquerda, direita acima e abaixo, correto? Então tenho que ter um dessas referências. Pergunta, pra que lado os cientistas mostram o telescopio para dizer que o big bang veio de lá? às minhas costas então pode haver um espaço vaio onde o universo ainda se expandirá pra ele? Desculpe, é porquê esse conceito de pra onde olhar é que não entendo!

  4. Salvador: em 2016, o cometa C/2013 X1. também chamado Pan-STARRS, será um astro relativamente favorável para observação no hemisfério sul, tanto por causa da geometria de sua órbita como pelo fato de se aproximar da Terra muito depois do periélio (que é em abril de 2016) e o que é melhor, no mes de junho de 2016! Isso trará esse objeto para praticamente o ‘quintal de casa’ na data. Mais informações aqui: http://astronomiapratica.blogspot.com.br/2016/01/cometas-em-2016-c2013-x1-panstarrs.html

  5. Olá, Salvador, li seu comentário sobre o errante lendário planeta “nibiru”, foi muito esclarecedor, não tem como duvidar, porque ainda existe pessoas que se dedicam, a fomentar tanta mentira a respeito do assunto, esquecendo da lógica.

  6. Bom dia Salvador.

    Gosto muito do seu blog, sou um curioso e entusiasta no que se refere a astronomia, torço por todas missões que buscam de alguma forma desvendar o que há lá fora. Peço a Deus que eu ainda esteja aqui para presenciar a descoberta de vida em outros lugares do universo. Minha pergunta: se, fosse possível, criamos um telescópio tão potente que poderia ultrapassar o limite do universo observável, o que aconteceria?? será que um dia será possível???
    abraço

    1. Netto, não tem como. O Universo observável é definido não pela potência do telescópio, mas pelo tempo que a luz teve para viajar desde o surgimento do Universo para chegar até nós. Para o que está além do Universo observável, não houve tempo para que a luz chegasse até nós, por isso não podemos ver — com ou sem telescópio. Abraço!

  7. Olá, SALVADOR ! Gostaria de saber o que vc pensa a respeito da soma ENERGIA ESCURA + INFLAÇÃO CÓSMICA + TEORIA DAS CORDAS = MULTIVERSO(provavelmente)…sei que é muito difícil conjecturar a respeito aqui no seu BLOG. Mas, em princípio vc concorda ou não ?…ou não tem opinião formada ? Abraços, deste seu admirador.

    1. Fernando, acho que temos de separar as coisas. Energia escura e inflação cósmica são conceitos cosmológicos mais tradicionais e que parecem ter algum suporte em termos de evidências. Já a teoria das cordas e o multiverso ainda carecem de qualquer sinal de que sejam verdade. E talvez ambos permaneçam assim para sempre, como ideias de difícil alcance experimental. Sou pouco entusiasmado com a teoria das cordas e menos ainda com o multiverso. Mas, como você disse, vai ser difícil explicar por quê aqui, agora. Abraço!

  8. Boa noite Salvador!
    A cidade onde moro sempre que há algo interessante de se ver no céu, o tempo fecha e acaba com a festa de quem gosta de observar o céu e seus astros kkkkkkkkkkk. Aqui a um pico com 1.123 metros que com um tempo aberto e sem a presença da lua se vê as estrelas formidavelmente. Queria ver o Catalina, pois perdi o Hale-Bopp por ter apenas 6 anos de idade kkkkk, e perdi também o grande cometa de 2007 por não me interessar em olhar para o céu. Que todas estas missões se concretizem nos dando mais informações sobre nossos vizinhos. 😀

  9. Salvador, eu acredito em Deus por pura fé, mas “Deus criou o universo, mas o que criou Deus”… isso importuna … Talvez não tenhamos um nível de inteligência pra jamais poder responder.

      1. Corrigi um pequeno erro de digitação….

        Há tempos penso nisso, também acho que nosso cérebro/entendimento/consciência não suportaria a revelação, porém podemos intuir que haja um procedimento de segurança instalado nos seres humanos, que os “limita” e que caso esse raciocínio tenha fundamento, alguém o colocou lá, dessa forma teríamos, divinos ou não antecessores quer atingiram um nível de capacidade de “modificação” de seus “herdeiros”, ou mesmo que em uma ação de auto defesa a evolução nos “bloqueia” compulsoriamente, evitando o insuportável.
        Penso que existam indícios sobre fases de desenvolvimento da espécie e que nesse momento estamos mais ou menos na fase que precedeu alguma radicalização do sistema, que nos leva a um reset, por assim dizer e que na próxima etapa chegaremos a sofisticação da sociedade e tempo de existência mais agradável e com rotina que propicie tranquilidade e capacidade de interação e integração mais ampla.

  10. Acho que a maior evidência de que existe vida inteligente fora da Terra é que eles nunca tentaram contato conosco.

  11. Sim, existe . Outro espaço. ET’s . outras terras. Chegaremos . é provado por probabilística. Sabe , isto não é tão importante. Saber se ha água em Marte é bom.

  12. Sim, existe . Outro espaço. ET’s . outras terras. Chegaremos . é provado por probabilística. Sabe , isto não é tão importante. Saber se a água em Marte é bom.

  13. Acredito também que a vida, seja ela de qual forma ou tipo e inteligente ou não está muito longe também. Mas eu tenho dúvidas do que chamamos de planeta habitável, digo isso porque são habitáveis para humanos. Acredito que o paradigma Carbono-Oxigênio-Nitrogênio, deve ter mais alguns elementos, ainda precisa ser mais estudado. Não acredito que não possam haver evoluções que se adpataram a outros elementos.

    Gosto muito de fotos celestes, queria poder fazer boas fotos, mas moro em sampa….então publique fotos e mais fotos!!!

  14. TODU CULPAD DO PT QUE QUER MANDAR OPAIS PARAO SEPAÇOSIDERAU EM 2016!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      1. Como assim? Não tem lógica nenhuma. Fora de contexto, mal redigido… Como assim, “muito bom”? Ciência, ciência, politiquice à parte.

  15. Salvador Nogueira

    Aprecio muito sua presença sólida na divulgação científica no Brasil, especialmente no campo da astronomia, ora tão relegada. Continue marcando presença com suas novidades astronômicas e sua erudição científica. Vi o cometa Hyakutake em 1996 e o Hale-Bopp em 1997. Lembro que na época eventos tão marcantes da astronomia foram na prática completamente relegados e ignorados nas grandes mídias, e isso me desapontou porque muita gente perdeu aqueles espetáculos por falta de informação. com sua presença hoje em dia isso não acontecerá mais! continue seu bom trabalho!

    1. Valeu, Bruno! Realmente, o Hale Bopp deixou saudade! Ainda espero outro daquele naipe!! 🙂

      1. Eu fui um que em 97 tinha 14 anos e já me interessava por astronomia, mas só fui saber da existência da pássagem do Hale-Bopp anos depois da passagem. Vejo as fotos e não sei como não soube daquilo. Ainda hoje as informações são fracas, por isso realmente esse tipo de informação num portal como o UOL são muito interessantes.

  16. Boa tarde, Salvador

    Qual você diria que é a chance de eu ver o Catalina a olho nu numa cidade grande como Curitiba, na qual estou?

  17. Magnífico! Noto que hoje estamos com uma audiência ávida em relacionar as descobertas da Ciência com a crença em Deus. E isso faz muito sentido, uma vez que os fabulosos feitos científicos contemporâneos nos levam a imaginar QUEM poderia ter elaborado um Universo tão meticulosamente planejado, tão matemáticamente elaborado e tão racionalmente compreensível a nós, humanos. Não, o Cosmo não é produto do “acaso”, não é produto da “flutuação quântica” e não é produto das “mutações aleatórias”. Partilho do sentimento de muitos colegas comentaristas aqui presentes: o Universo é produto de uma Mente Racional e Lógica. Feliz 2016 a todos! Cordialmente, AP.

    1. Certamente o cosmo não é produto de mutações aleatórias. Onde você ouviu isso? 😛

    2. Meu caro Apolinário Messias, me diga qual a racionalidade lógica numa mente que cria para matar. Certamente – e com todo respeito a quem acredita – o maior serial killer da História do Cosmos. Pessoalmente, eu continuo um BUSCANTE. Busco alguma resposta racional ou não para esse Mistério Infinito que nos cerca, atravessa e engole. Talvez não haja resposta. Talvez não haja sentido. Talvez Deus ou Deuses ou Mentes, estejam sempre “se fazendo e refazendo” em sua solidão infinita…. Feliz 2016!

      1. “Não há verdades absolutas, não há sentido da história, nem significado da existência: viva-se (dignamente) com esse silêncio.”
        Contardo Calligaris, Folha de SP, 22/01/2015

  18. Acredito na ciência , é o homem evoluindo .
    Acredito em ser extra terrestre simplesmente porque acredito em Deus , ( não esses bla bla de blibliazinhas ..) e Deus na minha concepção não é da terra logo sou obrigado a admitir que acredito em ET´s !.

    Minha ideá de Deus é um Raciocínio Superior , que não necessariamente precise de um corpo de matéria pra existir .

  19. Não é de hoje que o espaço sideral fascina a humanidade. Comigo também não é diferente. Tenho um enorme respeito por esses cientistas, pesquisadores etc. que dedicam suas vidas em busca de respostas a tantas indagações ainda sem respostas convincentes. Portanto, quero parabenizar ao blog e ao Salvador por tantas matérias legais e informativas de cunho Científico.

      1. esse aí morreu…….a não ser que o Apolinário tenha te convencido de que a reencarnação existe…
        kkk

          1. Opa, como bom católico ou evangélico, você quis dizer. Nós espíritas somos cristãos e a reencarnação é a base da nossa crença.

    1. Desculpe…acho que estava atualizando. Como não costumo escrever achei que tinha escrito algo indevido….

  20. Salvador, feliz ano novo para você e sua família. Sempre leio seus posts e os comentários que os seguem. Eu, particularmente, acredito em vida extra terrestre porém não conseguimos tratar nem com as diferenças entre nós, seres (ditos) humanos (cor, aparência, etc). Imagine como seria encontrar um ser “cara a cara” como em star trek ou star wars? Como os seres retratados na série alemã Perry Rhodan (sou fã)?
    Enfim, não estamos preparados e suficientemente evoluídos para tal encontro ainda.

    1. Valeu, Luis! Eu não sei se um dia estaremos preparados. Sempre será uma grande coisa, não importa quão evoluídos socialmente nós estejamos!

      1. Ola Salvador e Luis, que ótimo encontrar um lugar sério e com abordagens relacionadas a ciência … sem comentários hipócritas, sátiras e/ou relacionamentos esdrúxulos entre a ciência e a politica atual … isto posto, gostaria de complementar o post do Luis em relação a contatos extraterrestres … primeiramente, precisamos definir o que é um “contato” … os seres humanos interagem através dos 5 sentidos com o Universo… então , teríamos que encontrar seres com estas mesmas habilidades e que vivam no mesmo ambiente que nós para recebermos um “Olá” … somente na Terra, temos diversas formas de comunicação entre as especies … imaginem o que existe por ai a fora? … somente um exemplo; na minha opinião, os vírus podem ser uma forma de contato extraterrestre … acredito que esta espécie não é originária da Terra … um grande abraço …

          1. Essas letrinhas pequenas matam a gente idosa, Salvador, fale com os caras para não diminuírem a fonte nas respostas, por favor… grande abraço, você começou muito bem 2016! 🙂

          2. Radoico, não sei se eles podem fazer algo a respeito. O sistema é WordPress… mas passarei a reclamação adiante.

    2. A série do Perry Rodhan e muito foda mesmo.. Tenho todos os livros em PDF, vou tentar postar aqui o link para quem quiser baixar.

  21. Salvador, boa tarde!

    Estava dirigindo na madrugada e vi o que acredito ter sido um meteorito.
    Ele desceu queimando forte e na cor verde, e depois apagou, quando já se aproximava bem do chão.
    Veio mais baixo do que um avião.
    É possível? ou será que vi outra coisa?

      1. Caro Leonardo,
        Respondendo sua dúvida, SIM, não só é possível, como é muito fácil ver meteoros adentrarem na atmosfera terrestre e produzirem um brilho com maior ou menor intensidade ao se desintegrarem pelo efeito do atrito com o ar. Quando isso acontece, chamamos de “estrelas cadentes”. Se chegarem a atingir o solo, mudam de nome: de meteoros , tornam-se meteoritos. Basta ficar atento ao céu noturno num local com pouca poluição luminosa (iluminação artificial), que você verá muitas estrelas cadentes.
        Grande abraço e feliz 2016 !

      2. Olá, Salvador, feliz 2016!

        Falando em meteoritos, os EUA acabam de emitir algumas normas sobre exploração espacial (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/01/1725989-estados-unidos-aprovam-lei-que-abre-caminho-para-febre-do-ouro-espacial.shtml).

        Entre outras coisas, a lei determina que quem for capaz de obter os recursos necessários poderá possuir, transportar, usar e vender asteroides.

        A mim parece muito arriscado permitir que alguém desvie um bólido desses em direção à Terra, correndo o risco de chocar-se com nosso planeta. O que você acha?

  22. Cada dia que passa, mais e mais eu creio em Deus, o que demonstra que eu sou inteligente e
    os ateus são tapados, obtusos, etc., mesmo que esses ateus sejam os maiores “cérebros” do mundo, isto é, cientistas, sábios, mestres de qualquer conhecimento. Negar a existência de um Ser tremendamente inteligente, que criou tudo e está criando mais coisas , é dizer-se menos inteligente que as amebas. “Os céus anunciam a glória de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mãos” – Salmos. Tudo obedece à multiforme programação no recôndito das coisas criadas por Deus.

      1. ezertandas, você se fosse inteligente não chamaria os outros de tapados. Eu acredito na existência de Deus e não é por crença não e não sou mais inteligente que ninguem. Não é vantagem para ninguém se gabar de inteligente, todo mundo conhece um universo de coisas que vc não conhece e não fica se gabando seus conhecimentos. Crença em Deus, creio que até o homem de Nandertal tinha.

      2. Eu™, para acordá-lo, vamos traduzir a mensagem do digníssimo:

        “A cada dia que passa, mais eu descubro que não fiz nada de útil nessa vida, e nem tenho capacidade/competência para fazer, pois sou preguiçoso/burro para estudar e aprender. Então, a cada dia eu me apego em algo intangível, mas tenho que pagar o preço que o meu pastor me obriga, que é o de converter meia dúzia de infiéis.

        PS. E tenho preguiça também de voltar ao blog, pois já fiz a minha parte hoje e garanti um espaço no paraíso.”

        1. Boa. Eu não traduziria melhor. O pior é que o beócio nem voltará pra ler isso, infelizmente… :/

    1. Blog errado, meu querido.
      Caso não tenha percebido, este é um blog de astronomia e não teologia. procure outro, tá?

      1. Hehe.. pois é. O cara acredita em amigos imaginários e se acha inteligente. Esclerose mudou de nome agora.

        😛

    2. Aonde que ateus são mais inteligentes ? Nem mais , nem menos !

      Para dismitificar isso e por efeito de curiosidade :

      Albert Einstein(Judeu) , Isaac Newton (cristão) , Max Plank(Pai da Fisica Quantica – Cristão) sendo que 20% dos prêmios Nobel na mão de judeus mesmo eles não representando nem 0,5% da população do mundo .

      1. Einstein era de origem judaica, mas era ateu, meu amigo… Acreditar em super seres invisíveis é incoerente com inteligência, mas os seres humanos, mesmo os inteligentes, são incoerentes…

    3. Ezertandas, se você acha que os ateus são uns “tapados” por que você faz uso das invenções deles? E outra, isso é estudo, pessoas que querem saber mais sobre onde nós vivemos e isso não incluí somente o planeta terra.

    4. Parabéns pela sua crença e seguimento dos preceitos pregados por sua religião, incluindo, creio, amar ao próximo e respeitá-lo. Sabia que a igreja católica tem uma equipe comandada por um astrofísico ateu bastante famoso (tente adivinhar qual)? Essa equipe visa estudar para entender o cosmos que o deus deles criou.

  23. Excelente artigo como sempre. Quanto a polêmica sobre haver vida inteligente em outros lugares fora de nosso planeta Terra, ela sempre existirá. Porém creio eu, um dia encontraremos seres extraterrestres, apenas acho que não estamos evoluídos o suficiente neste momento, nem tecnologicamente e muito menos intelectualmente para este encontro.
    Ah, adorei a Enterprise atrás de você no vídeo. Também sou trekker e tenho meus “brinquedinhos”. Um abraço.

  24. Boa tarde, a todos ótimas participação e comentários, sempre leio todos, um ótimo 2016 a todos, uma pergunta Salvador, já leu o livro, Exilados de Capela.

    1. Não cheguei a ler o livro, mas sei do que se trata. É uma ficção interessante, mas não muito convincente. 😉

  25. Eu tenho uma teoria que nós podemos ter vindos de Marte, e agora estamos inconscientemente tentando voltar para aquele planeta que nós tínhamos destruído. Só isto explicaria de ter tantos seres humanos querendo destruir a terra. Nas minhas palestras eu não menciono isto porque gosto de ser bem prático, mas já separo dois grupos de habitantes da terra, que são os Produtores que são aqueles que amam a natureza e sabem que dependemos dela para a nossa sobrevivência e o outro grupo são os Consumidores que apenas pensam no momento e nada fazem para melhorar a nossa vida na terra a não ser ajudar a destruí-la. Também isto justifica a aplicação de tanto dinheiro nesta causa e não são aplicados no planejamento ocupacional da terra. Murilo Cristóvão

  26. O cometa é dessa cor mesmo? caso afirmativo, deve ser por isso que os cometas são sinal de mau agouro.

    1. Sim, os cometas muitas vezes exibem uma cor esverdeada, pela sublimação de cianogênio e carbono.

    2. “os cometas são sinal de mau agouro” somente por desconhecimento, e no imaginário pseudocientífico popular.

      Ou seja, única e exclusivamente superstição e ignorância.

  27. Boa tarde Salvador!
    Gostaria de parabenizá-lo pela excelente matéria e pelo conteúdo riquíssimo.
    Porém, o que realmente me motivou a expressar meu comentário foram os argumentos utilizados nos comentários anteriores a respeito da vida fora do planeta que habitamos.
    Excelentes reflexões e ótimo raciocínio. Que eu ainda veja mais debates como este por aqui!
    Obrigada!

    1. Valeu, Amanda! Pode ficar por aqui que teremos muito mais desses no ano que começa! 🙂

  28. Eu lamento demais todos esses comentários. Como tem gente viajando e cada vez mais longe. Por isso que aparecem esses nomes no legislativo e no executivo. Fruto dessa turma que fica olhando para o céu à toa.

    1. Você está enganado. Quem olha para o céu (com um olhar científico, claro) já abraçou uma noção de mundo em que o argumento de autoridade não tem valor, e é preciso exercer o espírito crítico. Afirmações sem evidências são desprezáveis. Com esse tipo de juízo, o voto acaba sendo mais consciente. (Não digo que seja “melhor”, até porque é difícil julgar “melhor” ou “pior” em termos objetivos quando só os eleitos efetivamente podem ser avaliados por suas ações. Mas o voto é mais consciente.)

    2. Eu lamento demais esse seu comentário. Como tem gente cada vez mais ignorante. Por isso que aparecem esses nomes no legislativo e no executivo. Fruto dessa turma que fica olhando para o próprio umbigo apenas.

    3. Esta sua lógica parece aquela da piada do português que dizia que quem não tem aquário em casa é gay. Conto a piada para quem não sabe: Um português encontra um amigo e diz a ele que descobriu uma maneira de saber se um “gajo” é gay ou não. O amigo pergunta qual é esta maneira e ele responde que é perguntando ao “gajo” se ele tem aquário em casa, no que o amigo logo pergunta também qual é a relação entre uma coisa e outra. Ele responde que a relação é esta: se o “gajo” tem aquário em casa, ele tem filhos porque crianças gostam de aquário, se ele tem filhos ele é casado e se ele é casado certamente gosta de mulher e portanto não é gay, concluindo o “raciocínio” dizendo que se o “gajo” não tem aquário em casa, ele certamente é gay e que este “método” é infalível. O amigo retruca: “Ora pois, você esta certo!”
      A sua lógica é mais ou menos a mesma da piada: quem observa o céu, vota errado e piora o país onde vive. Como será que os europeus e americanos que desenvolveram a astronomia nos últimos séculos fizeram para ter países melhores do que o nosso?

  29. Li na própria Folha (acho que foi o Marcelo Gleiser quem escreveu) que nós, humanos, podemos ser frutos de uma experiência de povos muito mais adiantados, que estão à nossa frente milhões de anos e já se movimentam pelas galáxias do universo. Portanto, não haveria um único Deus, mas muito criadores. Isso é muito intrigante. A Terra, portanto, é um planetinha bem atrasado. Não é à toa que sofremos tanto, tantas guerras, tantos crimes, tanta fome.

    1. Certamente não foi o Gleiser, ou, se foi, foi apenas a título de hipótese. O Gleiser tem defendido que, pelo menos para todos os efeitos práticos, a humanidade está só no Universo.

      1. Salvador, boa tarde.
        Quem sou eu pra criticar o Gleiser, mas defender que estamos sozinhos em um Universo com mais de 400 bilhões de planetas?
        E você Salvador qual a sua opinião sobre isso?
        abçs

        1. Minha opinião é de que a vida deve ser comum no Universo, mas ainda não podemos nem saber qual sua real frequência, muito menos especular sobre a frequência com que ela evolui para produzir inteligência. É uma questão em aberto. (E o Gleiser tem defendido apenas que a frequência é muito baixa, de forma que as formas de vida sofisticadas mais próximas estarão longe demais para que entremos em contato, não que é nula.)

        2. Radoico, manda um “CTRL +” (aperte e segure Control e toque uma ou mais vezes no botão +). Isso vai aumentar o zoom do navegador. Depois é só voltar com “CTRL -”

          😉

          1. Eu sei disso, Eu(TM), mas aí o resto fica grande demais e tenho que reajustar de novo, para depois ter que usar outra vez o recurso…. É chato e prejudica o processo de leitura… 🙁

            Mas, agradeço, valeu a intenção!

    2. Naturalmente, como renomado Professor que é, Gleiser se rendeu às polpudas evidências que mostram claramente a inexistência de seres extraterrestres de nível significativo, ou seja, seres capazes de pensamento, capazes de criar civilizações, de produzir cultura e de realizar exploração espacial. Me recordo de uma maravilhosa palestra do Professor Gleiser em que ele falava sobre a tal “área 51”. Argumentando com lógica e bom humor, perguntava como uma civilização tão avançada poderia se deixar capturar pelos militares norte-americanos da década de 50…Foi hilariante.

      1. Na verdade, esse é o grande problema que vejo com a argumentação do Gleiser. Ela carece de evidências. Acho que ele, como cientista, não pode afirmar nada sobre o que desconhecemos — e certamente desconhecemos a frequência de planetas com vida e com vida inteligente. Mas note que ele não diz que não há outras formas de vida inteligentes no Universo. Só diz que, supondo uma frequência muito baixa, provavelmente elas estarão longe demais para que as encontremos — tornando qualquer comunicação impossível. (É diferente de você, que acha que não tem e ponto final.)

        Sobre a Área 51, concordo com o Gleiser. E outra: se houvesse mesmo espaçonaves alienígenas lá, os militares americanos não estariam mais mandando toscos foguetes e minishuttles ao espaço…

        1. Sabemos que os foguetes existem, sabemos a física deles, fabricamos mísseis e mesmo assim, nós brasileiros , não conseguimos lançar um tosco foguete sequer ao espaço, quiçá um minishutte… Para se fabricar algo com uma tecnologia muito mais avançada, temos primeiro que vencer o abismo tecnológico que nos separam. Os OVNIs estão aí preocupando governos, investimos no projeto S.E.T.I. Será que jogamos dinheiro fora para investigar algo que os “doutos” sabem que não existem? Ou existe uma grande desconfiança da existência de inteligencia alienígena com capacidade tecnológica. Se formos levar em consideração apenas as nossas atuais evidências científicas, então, seria uma idiotice acreditar que existe vida fora da Terra, mesmo com a vastidão do Universo.

          1. Sim, mas eles teriam o tal disco voador desde 1947. Já daria para ter feito engenharia reversa de alguma coisa, não?

    3. Tão pouco existem evidências que mostram o contrário, ou seja, evidências que mostram a existência de ETs. O fato do Universo ser imenso não pode ser usado como argumento para garantir que ele esteja repleto espécies animais e vegetais, isso é uma falácia lógica. Considero importante que um físico como Gleiser, pertencente à essa geração abduzida pela crença na existência de ETs (uma das funestas influências de Carl Sagan), tenha se rendido às evidências e passado a ser mais crítico com relação ao tema. Conforme o tempo passa, fica cada vez mais evidente que a Vida na Terra é uma dádiva, apesar de alguns ainda vibrarem com qualquer estranha formação rochosa em Marte .

      1. Exato, não há evidência de nenhum lado no momento, por isso a única postura científica defensável é reservar julgamento até que as evidências (para um lado ou para o outro) estejam disponíveis. Em coisa de duas décadas, estaremos em melhor posição para avaliar. É o que tenho defendido com frequência aqui.

        1. Cara, me dá uma dor no coração ver você gastar tempo e argumento com alguém que NUNCA vai raciocinar cientificamente…

          1. É, eu sei. Eu também às vezes me sinto como uma formiga nadando contra a correnteza. Mas tenho certeza de que a formiga nadaria, mesmo que fosse fútil… 😛

          2. Ue´?????
            Não é você o Alan “espírita” das 6:14 que acredita na “reencarnação”?????????
            Isso lá é ciência????

            kkk

      2. “O fato do Universo ser imenso não pode ser usado como argumento para garantir que ele esteja repleto espécies animais e vegetais”.

        Apolinário, muito menos o contrário, ou seja, se você considera uma falácia lógica esse raciocínio, eu devo acreditar que a infinitude do universo é apenas um exercício de narcisismo de um criador de tudo? Ou apenas um despropósito, um desperdício de energia?

        Isso sim é uma extrema contradição na sua teoria: por que um eventual criador faria um universo tão imenso se não fosse para deixar que a vida surgisse naturalmente, aqui, ali e acolá?

        Finalmente, é essa soberba que vocês mesmos impõem ao seu suposto criador de tudo que mais me afasta dessas religiões. Como um ser tão superior seria tão orgulhoso, soberbo e narcisista???

        1. mc, Deus foi criado a imagem e semelhança do ser humano e não o contrário como está escrito na Bíblia e portanto se Ele é orgulhoso, soberbo e narcisista como você escreveu, estas características são dos próprios que creem Nele e cada coisa que eles dizem não vem de Deus como eles mesmos apregoam, mas de seus próprios pensamentos sujeitos a inúmeras falhas como o pensamento de qualquer um. O Apolinário e vários outros já deram mostras de todas estas características que você citou e cada vez que ouço um crente fundamentalista querendo obrigar outros a acreditar no que ele acredita, a pensar do modo como ele pensa, a desacreditar das coisas que ele não acredita, a julgar ignorante quem não acredita em Deus ou até menosprezar os deuses de outras crenças e por tabela quem acredita neles, mas eu acredito em uma coisa: Deus, do modo como os crentes fundamentalistas e assemelhados o descrevem, não existe. A descrição que eles fazem Dele está mais para a descrição do “Diabo” que está dentro de todos nós.

          1. Estou 100% de acordo, Geraldo!

            E vou além do que mc escreveu: como um ser onipresente, oniciente e bom permite tanto sofrimento de inocentes? O mundo é injusto, a humanidade é injusta, a natureza é indiferente ao que acontece aos seres vivos, todos os animais só sobrevivem matando outros seres vivos…

      3. “(…) pertencente à essa geração abduzida pela crença na existência de ETs (uma das funestas influências de Carl Sagan)…”

        Apolinário, não sei se entendi bem o que você quis dizer aqui, mas, se for uma afirmação de que Carl Sagan é uma espécie de ufólogo lunático, devo discordar de ti. Sagan gastou mais de 200 páginas da obra ” O mundo assombrado pelos demônios” para argumentar em quais erros incorrem aqueles que afirmam a existência de ETs, analisando minuciosamente o porquê de ainda não se ter evidências para afirmar isso. Nesse livro, cuja leitura acredito ter o potencial de te fazer bem, se conclui que não sabemos se ETs existem ou não. O que sabemos é que não temos evidência de sua existência, sendo que todas aqueles que aparentemente surgiram até hoje estão longe de provar alguma coisa, pois não resistem ao método científico. Aliás, muito frequente se veem ufólogos sacando de seus bolsos conspirações mirabolantes para tachar Sagan de um burocrata mentiroso que acobertava segredos de Estado quando o SETI ainda se vinculava formalmente ao governo norte-americano, em insinuação de que ele sabia da existência de extraterrestres mas acobertava essa “verdade” do público.

        Por fim, mate minha curiosidade, por favor: quais seriam as outras influências funestas do Carl Sagan?

    4. Stan Lee (Marvel) já especulou sobre este assunto com os “Inhumans” na década de 60…

      https://en.wikipedia.org/wiki/Inhumans

      Dentro do universo da ficção, acho esta uma ideia fascinante… porém, em se tratando da realidade, prefiro deixar este “estudo” para a “ciência” dos ufólogos…

    5. Em nosso meio temos: astrofísicos, físicos quanticos, ciência da vida, também temos desvairados, fanáticos, oportunistas baratos e tantos outras aberrações, que chego a acreditar que devemos ser mesmo divididos em castas, de um lado pessoas que desenvolvem um raciocínio integral ao ponto de acreditar mesmo no criador e criatura; e de outro pessoas que fumam, cheiram, bebem e depois saem lendo literaturas pelo mundo afora sem qualquer fundamentação teórica/cientifica, escritas sabidamente por xamâs que também cheiravam, bebiam e fumavam, ou seja uma identidade de desejos que os levam ao fanatismo (leia-se desvirtuamento da realidade em que estão inseridos) que prejudica a tudo e a todos. Por favor, mais razão e menos drogas.

      1. Pronto, além de tudo agora ateus e agnósticos são todos drogados, desvairados e fanáticos…

      2. O que tinha e ainda tem escritores que usam drogas para escrever obras que consideramos “obas primas” ou boa literatura não “está nos gibis”. Álcool, ópio, cocaína, maconha, absinto (bebida que dá uma porretada na cabeça de quem toma com grau alcóolico de até 90% GL) e algumas outras foram utilizadas para dar “inspiração” e relaxamento aos escritores e ocasionalmente causando a ruína e morte de alguns deles. Outro dia li uma obra de Oscar Wilde e soube que ele era chegado num ópio e no danado do absinto. Li outra obra de Lovecraft e aparentemente ele não usava drogas, sua inspiração estava nos seus pesadelos, apesar que duvido que não houvesse alguma substância envolvida na escrita de estórias tão loucas e absurdas.

      3. Quem tem a ciência como referência, pode desenvolver um raciocínio integral através do método científico, que não lhe permite aceitar ou refutar qualquer coisa sem as devidas evidências.

        Quem tem a religião como referência, aceita ou refuta as coisas conforme suas crenças, sem perguntar, sem investigar, sem estudar… ou seja, não existe um raciocínio integral.

        Em resumo, se você precisa de um apoio espiritual (partindo do pressuposto que acredite em espíritos, alma, etc)… busque-o em sua religião. Para qualquer outro assunto, a sua religião não tem serventia.

  30. Bom dia Salvador!

    Espero que tenha passado para o Ano Novo muito bem juntamente com os entes queridos.

    Na foto Transito Solar e bem abaixo dos pontos sinalizando a passagem de Mercúrio e no terço à esquerda podemos observar um traço equivalente a três ou quatro Mercúrio colocados lado a lado. Se der um zoom na foto podemos observar a sombra da “coisa” projetada na superfície de Mercúrio; será que estou vendo demais ou seria algum detrito que ficou sobre a foto?

    1. Eu não parei para pensar muito nisso, Tetsuo, mas acho que pode ser uma mancha solar que formou uma “linha” pelo movimento de rotação do Sol enquanto Mercúrio fazia seu trânsito.

  31. Sinto que vivemos um tempo muito interessante, divino. A intensa busca da saída do berço Terra. O sentimento humanitário irá se intensificar com a necessidade de cooperação

Comments are closed.