Astronomia: O gargalo de Gaia
Não temos chance de encontrar alienígenas porque eles estão todos extintos, dizem cientistas.
ONDE ESTÃO ELES?
Uma dupla de astrobiólogos na Austrália acaba de propor uma hipótese para explicar por que ainda não encontramos nenhum sinal de vida extraterrestre lá fora. Provavelmente, eles estão todos extintos. A ideia básica é que só estamos nós por aqui agora porque a Terra teve a sorte de ver surgir o tipo de vida certo na hora certa.
COMEÇO PROMISSOR
A proposta tenta resolver um aparente paradoxo: sabemos que, no passado remoto do Sistema Solar, uns 4 bilhões de anos atrás, pelo menos três planetas eram potencialmente amigáveis à vida: Vênus, Terra e Marte. No fim, restou apenas um, o nosso. Por quê?
GAIA AO RESGATE
Segundo Aditya Chopra e Charley Lineweaver, da Universidade Nacional Australiana, isso ocorreu porque na Terra a vida teria tomado as rédeas do planeta bem cedo, regulando o ambiente para favorecer sua contínua existência. Essa é a famosa (e controversa) hipótese Gaia, formulada por James Lovelock e Lynn Margulis.
VIZINHOS SEM SORTE
Em Vênus e Marte, o desfecho teria sido outro. Mesmo que formas de vida tenham surgido por lá durante seu passado habitável, a evolução não produziu os organismos necessários para promover essa auto-regulação. Sem a ajuda de Gaia, alegria de venusiano e marciano dura pouco.
CONTRA O RELÓGIO
Lineweaver e Chopra acreditam que essa história toda revela um aspecto mais profundo sobre a vida no Universo: a noção de que, na maioria dos mundos que nascem habitáveis, a biosfera não se torna capaz de fazer a regulação do ambiente a tempo de reverter a inexorável marcha rumo à inabitabilidade.
SÓS NO UNIVERSO?
Caso estejam certos, o surgimento da vida seria uma ocorrência comum, mas seu destino mais frequente seria a extinção rápida. Com isso, mundos que permanecem habitáveis por bilhões de anos, tempo exigido para o surgimento de espécies inteligentes, seriam raríssimos. Será?
BÔNUS: O artigo científico de Chopra e Lineweaver, que se apresenta como uma nova possível explicação para o famoso paradoxo de Fermi (se ETs são comuns, onde eles estão que não conseguimos achá-los?), saiu na edição de janeiro do periódico “Astrobiology”, e você pode ler o resumo, em inglês, aqui.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
com ceteza existem outras formas de vida, nós mesmos somos alienigenas quando vamos a outros planetas,agora vejam bem, a TERRA NOSSA TERRA, gira em baixa velocidade tanto transçao como rotaçao, será que estamos errados em procurar baixa velocidade para irmos alem do que conhecemos, e não velociddes acima da luz, no começo o homem criou grandes maquinas, telefones que tinham que passar por operadoras, hoje vc liga daqui para china numa boa sem problemas, então vejam bem a criaçao foi feita com ajuda e diversificada em diversos mundos senão nasceriamos todos iguais, e mais hoje com a nano tecnologia e outros recursos, que os etes usaram, como por ex: fazer o homem do espermatozoides e ovulo minisculos, já são uma boa dica, com aprovaçao de deus, confie e tenha fé ainda vamos ver alienigenas até antes de 2030..quanto a reportagem é sem fundamento, pois durante todos esses seculos, já se misturaram a nós…
Concordo e tenho uma teoria pessoal. Seria muito difícil dado o tempo de bilhões de anos do universo e o tempo médio de duração da vida (seja por catástrofes naturais, etc) duas vidas na forma humana coexistirem, ou seja, estar ao mesmo tempo vivendo em planetas diferentes.
Na minha mente acredito mesmo que existe vidas em milhões e mais milhões de planetas, uns mais atrasado do que nós e outros com muito mais inteligências, aqueles com mais inteligência e bem mais instruturados podem até nos ver. Mais com a nossa inteligência deve levar ainda bilhões de anos para ve-los, pois a grande distância impede até mesmo uma pequena luminosidade qualquer, ainda mais os planetas sem vidas deve ser bilhões para um que tenha vida, portanto os planetas que existem vidas devem também estar encoberto pelos que não tem vidas, pois acredito num mundo sem fim
Os ETs evoluídos podem estar vivendo em corpos menos materiais, portanto indetectáveis pela nossa tecnologia. O motivo é que a matéria física cria necessidades essencialmente inúteis e causadoras de problemas, tais como a necessidade de comer, beber, respirar, dormir, andar, urinar, defecar, fazer sexo, tomar banho, cortar cabelos e unhas, proteger-nos contra assaltos, etc. Um corpo menos físico nos libertaria de tudo isso e poderíamos fazer tudo pelo pensamento – viajar, comunicar, estudar, criar e ouvir música, assistir shows musicais e até passear dentro de vulcões e assistir às guerras do mundo, sem arriscar a nossa própria pele. Uma maravilha, não ? Se nós fôssemos um dessses ETs, os cientistas terráqueos estarão discutindo a nossa existência, ou perguntando onde nós estamos.
Cientistas e ideias egocêntricas como essas estão em extinção. Já teve até cientista deste naipe afirmando que o o universo girava em torno da terra. Amém?
Cientistas? o Ser humano não conhece nem a SI MESMO, quanto mais querer conhecer o que ta la fora.. nossa tecnologia é completamente atrasada. e nossa inteligencia primitiva, não sabemos nem a nossa origem e gente se acha no direito de dar opinião
Até que em fim achou um assunto científico de verdade para traduzir do inglês, hein? Melhor do que equação de Drake, que não diz nada, não acha? ET extintos é outra forma de dizer que nunca existiram.
Jorgao, nao está faltando uma “cedilha” no seu “g”?
Quanta besteira. Nenhuma prova até o momento que existe não significa que não existam. Será que nossas ferramentas ainda não são muito rudimentares ainda? E talvez não tenham nos encontrado ainda ou simplesmente não estejam sequer interessados em nossas vidas ou em nosso planeta.
Se em todo multiverso só existir vida aqui e ainda termos de aturar o PT é ***…
na verdade so acharemos um planeta abitavel daqui uns 30 40 anos se nao tiver um avanço de emediato na busca por um planeta abitavel nao acredito que tamos so por aqui voceis ja imaginaram uma camuflage identica com o azul da nossa atemosfera olhamos e so uma imensidao azul eu acredito que somos observado todo momento eles sabem da nossa busca por eles mas nao vai ser tao fassil quem sabe daqui mais uns 50 anos essa e minha imaginaçao oque nao quer dizer nada para outras pessoas uma que nao merecemos uma visita alienigina a nao ser que esse planeta terra esteja em um perigo eminente para toda a vida na terra temos que mudar muito a nossa educaçao por aqui
Ô se temos…
É eminente que troquemos a camuflage para que a nossa atemosfera se torne abitavel.
É CLARO QUE EXISTE EXTRATERRESTRE. ELES VIVEM ENTRE NÓS, ELES VEEM NÓS, MÁS NÓS NÃO O VEMOS. SEM A AJUDA DELES O MUNDO AINDA ESTA NAS CAVERNAS.
“Cientistas” com a carreira no fundo do poço. Então quer dizer que você que não conhece a fundo nem o próprio planeta, diz conhecer todo um universo (multiversos) com bilhões ou trilhões de planetas, e dizer que estão todos extintos. Não é pensar pequeno, é pensar minúsculo. Pra mim isso é orgulho ferido.
Pois é….. DEUS existe e fez a terra… cientistas não tem coragem de aclamar a criação. ..
INCRÍVEL TAIS INFORMAÇÕES VINDO DE CIENTISTAS. ESQUECERAM QUE NÓS PRÓPRIOS SOMOS OS EXTRA TERRENOS, ALÉM DE SERMOS O PRODUTO DA OBRA DOS CHAMADOS SERES DE OUTROS MUNDOS. NINGUÉM ME CONTESTERÁ POR SERMOS OS SERES CRIADOS POR RAÇAS SUPERIORES E ESTAMOS NUM PLANETA SERVINDO DE TESTE (COBAIAS) DE INTELIGENCIAS SUPERIORES. QUEM CRÊ QUE DEUS EXISTE, DEVERÁ ATENTAR QUE ATÉ CHEGARMOS A ELE TEREMOS MUITOS E MUITOS ANOS LUZES E TALVEZ NUNCA CHEGAREMOS A VÊ-LO OU A SANTO ALGUM !
É bom o ser humano cuidar desta vida aqui mesmo, sem sonhos de ir pra uma galáxia distante ou outro lugar…Cientistas sensatos, que tem coragem de falr a real.
Não demora, etesinhos estarão apertando a campauinha da casa desses dois senhores
Quanto aos outros planetas do nosso sistema solar pode sim ter acontecido algo semelhante como descrito nesta reportagem. O planeta Terra possui algumas características peculiares que determinou a continuidade da vida, notadamente a presença da Lua. Com relação aos demais planetas e a dificuldade de se localizar seres extraterrestres temos alguns obstáculos: Nossa tecnologia ainda não é suficientemente avançada para se detectar outros seres; a nossa galáxia fica na borda de um superaglomerado chamado Laniakea em uma região de pouca densidade planetária.
Bom, eu fico aqui pensando, como pode um cientista ou um astrônomo com tempo de vivencia e experiência neste assunto possa pensar tão pequeno, com um universo tão gigantesco e com inúmeras possibilidades que para nós humanos é algo impossível de se imaginar um intelectual deste consiga por uma barreira neste assunto? A resposta para este Bloqueio mental pode estar aqui dentro da nossa própria Galáxia, sem contar a infinidade de Galáxias perdidas neste universo.
A ideia de um Planeta com Dois Sois assusta as pessoas, como assim? pode ter Planetas com 10, 20 Sois!
É CLARO QUE EXISTE VIDAS EM OUTRO PLANETA. SERÁ QUE DEUS IRIA PERDER TEMPO CONSTRUINDO UM UNIVERSO SEM FIM, COM PLANETA MILHARES DE VEZES MAIOR QUE A TERRA, E COLOCARIA VIDAS SÓ NA TERRA? EU ACREDITO E TENHO CERTEZA QUE QUE EXISTE VIDAS EM OUTRO PLANETA, QUE ESTÁ FORA DO NOSSO ALCANCE. “E ENOQUE FOI TRANSLADADO PARA O CÉU” FRASE DA BIBLIA E OUTRO FOI PARA O CEU NUM CARRO DE FOGO. SÓ PODER TER SIDO NUMA NAVE ESPACIAL. E TEM OUTRAS NARRATIVAS NA BIBLIA QUE MOSTRA QUE OS VIVENTES DO PASSADO TIVERAM CONTATO COM EXTRATERRESTRE.
Com todo respeito, teoria pré carnaval.
Possíveis perguntas que passam pela cabeça de um ET, se ele tiver uma: Será que existem outros seres inteligentes no vasto universo que nos circunda? Estamos sozinhos no cosmo? Será que o nosso deus é único e apenas nos brindou com a sua visita e abandonou as outras galáxias? Os outros seres de outros mundos estão fossilizados? Ó dúvida cruel? Como poderei sabê-lo?
Teoria interessante que está embasada em algumas evidências, os Ufólogos aceitando ou não. Podemos ter sim um universo vasto, mas quando entendemos que sem uma lua que regula as marés, sem um Júpiter que atrai grande parte dos asteróides, sem um sol nem muito quente nem muito frio, sem um campo magnético que nos protege dos raios solares, etc, etc nos deparamos que as condições para criação de vida e seu desenvolvimento. Cada vez mais acredito que estamos sós…
com toda essa educaçao teraquea duvido que algum alienigina vai querer contato com um povinho mal educado egoista que gosta de tirar vantage e etc
Pesquisa séria, respaldada por uma bolinha de cristal, é brincadeira!!!!!!
Não vamos ETs porque estão todos extintos. Base para a conclusão :nenhuma. Fonte :times new roman. Isso não é Ciência, é falta do que fazer.
Existe sim ET´s e aquii na Terra e eu tenho certeza q todos já viram, não é possivel q ninguém assite TV. Quem nunca viu a Dilma e o Lula? rsrs então, são dois ET´s, mas et´s burros pqp kkkkkkkkkk
A maior prova que existe vida inteligente lá fora é que eles não tentam contato conosco.
Quem disse que para algo existir temos que ter o conhecimento de sua existência, é muita arrogância não admitir que há uma infinidade de coisas, fatos, seres, mundos, etc que são reais mas que vai além da nossa capacidade de sequer imaginar.
Cientista está desinformado mesmo.
Procure no Youtube sobre Bob Lazar e veja alguns documentarios.
A ausência de evidências não é evidência de ausência. Carl Sagan
Afirmações extraordinárias exigem evidências igualmente extraordinárias. Carl Sagan
ESTES CIENTISTAS ESTÃO BOBÓICOS ….. A ELETRECIDADE EXISTE MAS NÃO É NOTAVEL AOS OLHOS …. SERA QUE TODA FORMA DE VIDA TEM QUE SER MATERIA ??? CIENTISTAS IGUAIS A ESTES O INFERNO DEVE ESTAR CHEIO ….
a eletrecidade exeste.
kkkkkkkkkkkkkkkkk…. começar uma segunda feira ja com gargalhada é muito bom !! Esse cara ta ganhando bem pra poder elaborar uma mentira dessas de engana trouxa. So falta ele dizer q só existe a nossa galáxia no universo !
As provas já existem há décadas.
Os contatos são diários e com raças diferentes.
Existem acordos de cooperação em vigor até os dias de hoje. Existem também ameaças externas.
Porém, as informações e provas sobre este tema estão sob rígido controle e acobertamento de certos grupos de pessoas e de alguns poucos governos.
Quem ainda tem dúvida “comece” pesquisando sobre o “tratado de greada” (greada treaty), project blue book, black ops, majestic 12, orçamentos secretos, dentre outros … a partir daí as informações irão se revelando uma a uma …
Tá todo mundo certo ! E ninguém tem razão!
“Na casa de meu Pai há muitas moradas;”
GENTE,
DESCOBRI QUE O SATANÁS DE NOVE DEDOS, CHAMADO LULA, É UM ET, ENVIADO POR LÚCIFER. QUE MEDO…
Et é meu pau
Com certeza vou discordar destes cientistas! A distância é uma barreira para nós aqui na terra, más uma tecnologia de milhões de anos na frente, não é barreira nenhuma. Sem contar que no universo quantos planetas iguais a nosso existem!
O amigo com certeza é mais habilitado que os astrobiólogos citados na reportagem para falar do tema…
Um universo inteiro?? Só aqui neste cantinho insignificante da nossa galáxia existe vida? !?
Vou falar o que acho destas pessoas que dizem não ter vida em outro orbe: Teu mundinho é pequeno como seu cérebro.
Se os Deuses nos criaram! Como não existem extraterrestres?
O cientista depende do que aprendeu e do que descobriu, como a ciência evolui tudo que eles disseram deve ser relativizado. Sabemos muito pouco, mas muito pouco de nosso sistema solar, como inferir sobre o universo passado presente.
Impressionante, 01 cientista, alias, 02, concluirem que não há vidas em outros planetas.
O planeta terra é um grão de areia no universo. O universo eh vida, sempre em evolução,
em transformação. O planeta e nós terraqueos fomos um dia primitivos, e estaremos sempre
evoluindo, assim como tem outros planetas sendo criados e outros muito mais evoluido que nós.
ao meu ver, isso é tão lógico, apenas não podemos ver, porque tudo na natureza ou no universo, caminha a seu tempo, e não dão saltos.
Concordo com você, este “Cientista” é um idiota
A ciência é assim. Um dia uma pessoa mais observadora faz uma teoria que milhões nunca visualizaram: teoria da gravidade, relatividade, campo magnético, etc.
Cara, vc não entendeu o artigo (que não diz que somos a unica raça no universo). Você precisa entender a amplitude do paradoxo de fermi. O fato é que justamente pela imensidão do universo, dos trilhões de estrelas e planetas existentes em bilhões de galaxias no universo nós deveriamos ser capazes de ver milhões de tipos de vida alienigena lá fora. Matematicamente falande, nós deveriamos ser capazes de detectar FACILMENTE muitas delas. Mas nunca detectamos. Isso quer dizer que organismos vivos complexos (como nós) deve ser algo extremamente raro. E isso pode nos levar a seguinte conclusão: a janela de tempo para uma civilização deve ser muito curta, e as chances de ela ser extinta são infinitamente maiores do que ela sobreviver no universo. A nossa raça, se não conseguir colonizar outros planeas nos próximos milenos, está condenada a ser extinta também. Basta 1 unico asteroide grande para varrer nossa existencia desse universo.
Para que não entendeu o artigo: veja o paradoxo de fermi. O fato é que justamente pela imensidão do universo, dos trilhões de estrelas e planetas existentes em bilhões de galaxias no universo nós deveriamos ser capazes de ver milhões de tipos de vida alienigena lá fora. Matematicamente falando, nós deveriamos ser capazes de detectar FACILMENTE muitas delas. Mas nunca detectamos. Isso pode indicar que a evolução de organismos vivos complexos (como nós) deve ser algo extremamente raro, devido as condições desfavoráveis do universo (explosões de estrelas, supernovas, radiações violentas, supergravidades, trilhões de bilhões de asteroides massivos em rota de colisão com planetas, nucleos de estrelas instaveis etc…). Isso tudo pode nos levar a seguinte conclusão: a janela de tempo para uma civilização se desenvolver deve ser muito curta, e as chances de ela ser extinta são infinitamente maiores do que ela sobreviver no universo. A nossa raça, se não conseguir colonizar outros planeas nos próximos milenos, está condenada a ser extinta também. Basta 1 unico asteroide grande para varrer nossa existencia desse universo.
Concordo em número, gênero e grau! Partindo de uma perspectiva bíblica, e fazendo concessão à evolução natural, ao assumirmos que Deus utilizou-se das vias “naturais”, para gestar a Terra, então ele teria que ter gerado todo um universo com toda a matéria nele existente, em quantidade descomunal para poder naturalmente haver “zilhões” de interação material aleatória durante bilhões de anos, para que o ínfimo e improbabilíssimo evento “Terra e humanos” ocorresse segundo as “leis naturais de evolução aleatória”. Deste modo, o aparente “desperdício” de matéria e espaço teria uma explicação sustentável, em termos de criação do homem, por meio de Deus, seguindo a via da criação das condições iniciais e das leis da natureza, deixando o Universo daí por diante seguir seu plano de evolução “natural” (previsto nos planos de Deus desde o início).
A quantidade de tempo e de matéria necessários para gerar “aleatoriamente”e/ou “naturalmente” o evento “ser humano-Terra” é inversamente proporcional à probabilidade incomensuravelmente rara e improbabilíssima deste evento ocorrer, como é o caso da nossa Terra e do ser humano.
Uma analogia é pensar na quantidade de dinheiro que deve se injetar para conseguir obter o evento “ganhar na mega-sena”, sendo que esta probabilide é infinitamente maior de ocorrer do que a criação “natural” do homem. Basta trocar “dinheiro”, do exemplo, por “matéria e tempo”.
Por que ofender o jornalista e os cientistas? Eles trouxeram a tona a discussão, se você discorda argumente educadamente. Vamos mostrar que somos uma espécie inteligente, senão assim os ETs não vao querer conhecer vocês, rs.
Perfeito o comentário! Até porque o jornalista está apenas reportando o que pensam os cientistas. Eu nem sequer concordo com eles!
É ISSO AÍ.
Sinto muito, mas eu sou sincero, na minha opinião ele é idiota e arrogante
Ainda bem que estamos todos cagando e andando para o que você pensa, acha, ou quem você é.
Há muitos e muitos anos…numa galáxia muito muito distante…
tinha vida sim…
que bobagem sem pé nem cabeça ! nem merece ser discutida, mas com trilhões de planetas existentes, em bilhões de anos, dizer que AQUI teve a sorte de estar na hora certa para ter vida é total falta de assunto !
zero de ciência nesse comentário bobo…
Não estão extintos, somos eles! Será tão dificil perceber que ao tentarmos explorar outros mundos com intenção de salvar a raça humana. não estamos apenas fazendo a mesma coisa que fizeram no passado??????
Concordo basta ler a teoria das CORDAS
É a maior aberração que ouvi em toda minha existência! (quanta arrogância)
kkkkkk deve ser brincadeira so existe vida na terra ate uma criança de dez anos de idade com o minimo de inteligencia reconhece que na vastidão do universo exista vida, estamos falando grandes distancias que ate a luz tem dificuldade de percorrer em um curto prazo de tempo. A grande barreira para uma comunicação é a distancia que matéria lixo.
Nossa, se sua teoria é de uma obviedade tão ululante, por favor, una-se a esses miúdos de dez anos e brinde a sociedade com um artigo explicando -nos os detalhes.
kkkkkk deve ser brincadeira so existe vida na terra ate uma criança de dez anos de idade com o minimo de inteligencia reconhece que na vastidão do universo não exista vida, estamos falando grandes distancias que ate a luz tem dificuldade de percorrer em um curto prazo de tempo. A grande barreira para uma comunicação é a distancia que matéria lixo.
Estes dois cientistas são evangélicos, com certeza. So ha vida na terra e so vai pro céu quem for batizado.
Fábio, você está um pouco enganado sobre os evangélicos! Para sua informação eles creem que existem vida em outros planetas, é como o Marcelo comentou são distancias ou até mesmo galaxias que nós não chegamos ainda pelo o fato de sermos limitados!
Concordo plenamente,todos os fatos nos mostra o contrário,a possibilidade,
de haver vida em um universo com bilhões de galaxias,cada uma delas com bilhões
de estrelas,imagina o numero de sistemas solares,lixo de matéria mesmo.
O amigo com certeza é mais habilitado que os astrobiólogos citados na reportagem para falar do tema…
Acredito que exista seres extraterrestres sim, mas estão muito além da capacidade humana, que são criaturas espirituais muito poderosas e invisíveis aos olhos humanos.
Existem milhões de planetas e civilizações iguais a nossa. O problema que assim como nós, as demais civilizações estão separadas por uma imensidão espacial, e nenhuma delas possuí tecnologia suficiente para vencer estas distâncias. As demais civilizações avançadas, que possuem tais conhecimentos, evitam contato direto com as civilizações inferiores (nosso caso) pois fazemos parte de um projeto maior de auto conhecimento. Um dia, cada uma de nós irá ascender às esferas superiores.
Pronto, “Deus” já nos respondeu uma das mais misteriosas questões do Universo. Mais alguma dúvida, pessoal?
Os extraterrestres somente vão nos contactar quando nós tivermos capacidade de dobra.
Ridiculo. esses. 2. Cientistas e mais ainda. quem fez. A reportsgem…..tadinhos nao. sabem. de. nada
E você, sabe? Então conta pra gente!
com certeza nao existem mais Ets¹ 400 Bilhoes de galaxias, com 200 bilhoes de estrelas cada uma, com trilhoes de planetas orbitando os sois ou suas galaxias e somente nós nesta imensidão! acredito piamente que Deus é terraquio, e se ele criou outras galaxias distantes…tem exclusiva finalidade para que testamos nossos telescópios, ver qual fica melhor até que chegue no limite do ilimitado!
Falta fè na humanidade, existe um mundo espiritual infinito, e o ser humano ainda não se deu conta que existe um criador, que não esta longe de nòs! Tudo que o homen quer è provar a existencia fisica material de um ser, e que não permite se, renascer em si o homen eterno o espirito que nao tem fim, pobre homem limitado a uma idèia. Ver pra crer….
Perfeita sua colocação Cleber!
Ou o criador fez algo para sí ( só Ele tem conhecimento pleno de sua criação ) e nós somos subproduto efêmero e temporário. Efeito colateral passageiro.