Astronomia: A vida como ela é no Sistema Solar
Asteroide cai no mar, cometas passam de raspão, Júpiter é alvejado. Será que o fim está próximo?
SEQUÊNCIA SINISTRA
Há dois meses, um asteroide perigoso caiu em nosso planeta, perto da costa brasileira. Sobre o oceano, felizmente não causou danos. Em 17 de março, astrônomos flagraram Júpiter sendo alvejado. Quatro dias depois, dois cometas passaram de raspão pela Terra. As coisas definitivamente não parecem estar tranquilas e favoráveis.
APOCALYPSE NOW
É o fim do mundo? Salve-se quem puder? Calma lá, não se trata disso. O que estamos vendo hoje, na verdade, é o que sempre foi — “a vida como ela é” no Sistema Solar. A única diferença é que só agora, nesses últimos tempos, começamos a ter as tecnologias para monitorar adequadamente esses impactos celestes.
O REI DA PANCADARIA
Pegue o caso de Júpiter, por exemplo. O preço de ser o maior dos planetas é que você também acaba sendo o que mais apanha. Houve a famosa colisão com o cometa Shoemaker-Levy 9, em 1994, que foi observada até pelo telescópio Hubble.
UM POR ANO?
Desde então, foram flagrados outros quatro impactos em Júpiter, antes do mais recente: um em 2009, dois em 2010 e um em 2012. O que mudou? Mais e mais astrônomos amadores têm usado câmeras digitais em seus telescópios para fotografar o céu. E aí a surra constante fica evidente.
AQUI COMO LÁ
O mesmo vale para pancadas na Terra. Redes de telescópios profissionais e amadores têm se dedicado a descobrir asteroides perigosos e flagrar a entrada de meteoros. Na última sexta-feira, o observatório Sonear registrou uma incrível bola de fogo no céu de Minas Gerais.
PREVISÃO DO TEMPO: CHUVA DE PEDRA
A Terra tem sofrido bombardeio constante ao longo de sua história. Muito de vez em quando, a coisa fica mais séria. Mas estima-se que um evento do naipe “fim do mundo”, como o que matou os dinossauros, aconteça em média uma vez a cada 100 milhões de anos. Ou seja, não estamos livres do perigo, mas a chance de que aconteça em breve também é bem pequena.
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Muitos não acreditam, mas devemos nossa atual existência da gravida do planeta Júpiter. Se não fosse por ele, já estariamos destruidos.
Na verdade, esse papel de Júpiter como escudo tem sido contestado. A questão é controversa. Veja aqui: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/02/05/jupiter-e-saturno-semearam-a-terra-com-ingredientes-da-vida-diz-estudo/
Poxa Salvador, eu achando que já podia parar de pagar minhas contas e torrar minha grana com extravagâncias e você me desanima dizendo que não viverei o suficiente para presenciar o fim do nosso mundo!?
Brincadeiras a parte, parabéns pelo seu blog, você é fera.
Abraços
Valeu, Renilton! Abraço!
É confortador saber que as Ciências físicas ajudam a esclarecer que o Universo está funcionando dentro da normalidade, não importando os sobressaltos a que estamos sujeitos ocasionalmente. Apenas me preocupa o fato de que a Ciência ainda não estudou alguns elementos do universo, por exemplo, a vida que anima o nosso corpo físico. Assim como essa vida invisível (espírito, alma, seja lá o que for) tem a capacidade de movimentar mecanicamente um corpo carnal, acionar máquinas e desviar um rio, será que não existem vidas invisíveis que tenham a capacidade de movimentar mecanicamente o ar, a água do mar, os corpos celestes e provocar algo como o Apocalipse descrito naquele conhecido livro?
“Espírito capaz de desviar um rio”???????
Cara, este bagulho que vc anda cheirando já está te deixando pirado.
Acredita em mim, fica só na maconha que é natural, saudável e não causa destas alucinações.
Outra coisa, as folhas fininhas daquele livro velho e ensebado são ótimas para enrolar um beck. Só pra isto, mesmo.
Estamos vivendo no fim dos tempos, e a bíblia já nos adverte quanto a isso. E não será com asteróide que esse planeta será destruído, mas será com a volta de Jesus, e toda essa terra será destruída com fogo. Não precisamos mais ficar preocupados porque temos a bíblia, que é a palavra de Deus, que destrincha todo o cenário final da humanidade
*
Jesus !!!
*
E esse pessoal de Hollywood fantasiando o fim do planeta com asteroides, ETs, etc… Mal sabem eles que, segundo o Romário Silva, que o maior vilão do planeta é mesmo Jesus, que voltará e destruirá a Terra com fogo…
Uai… mas eu achei que esse cara era do bem… o pastor me enganou?
Ué, este deuzinho de merda não era o “deus do amor”????
Um amor destes eu dispenso.
Assinado, Deus Xangô, primeiro e único!!!
No futuro acho que teremos tecnologia para detectar e fritar os bólidos menores que se aproximam do Planeta, bem como detectar com antecedência, para aí tomar planos específicos, os maiores, tudo com uma margem de 100% de precisão. O problema é saber o que será do Planeta até lá, e principalmente se alguém ainda vai querer e principalmente, poder, salvá-lo…
Salvador, qual a probabilidade do Planeta X, por sua órbita excêntrica, cruzar a órbita de algum planeta mais do interior do Sistema Solar, e resultar numa colisão/aniquilação da Terra?
Nenhuma. Mesmo no periélio, o planeta 9 (X está caindo em desuso) estaria muito além de Netuno.
Excelente explicação, para fechar a boca dos doentes que vivem torcendo para o “fim do mundo” acontecer.
Me perguntaram um tempo atrás se esta explosão de vídeos de meteoros cruzando o céu não seria um sinal de que a terra estava sendo bombardeada e que o fim estava próximo. Tentei explicar que só estávamos filmando mais meteoros no céu do que antes porque hoje em dia temos muito mais câmeras espalhadas pelo mundo do que antes, então a chance de flagrar algo deste tipo ficou muito maior. ACho que não consegui convencer, e a pessoa continuou acreditando que o apocalipse estava próximo. Que pena, até parecia uma pessoa inteligente…
Deixa ele esperar o fim do mundo. Compra uma cadeira de praia pra ele… rs
*
Mas o mundo está acabando mesmo, uai.
Mais uns três bilhões de anos e, ó, pluf !!! 😉
Mas eu creio que nós, os terráqueos, conseguiremos a proeza muito antes, graças a nossa inconsciência ecológico-planetária.
*
Perfeito David. E exatamente pelos mesmos motivos que hoje o Fenômeno UFO está sendo filmado em todo o canto do mundo, assim como Nibiru que aparece em varias filmagens na internet. Graças a nossa tecnologia hoje a NASA já não consegue esconder mais nada!!
Concorda comigo Salvador???
Não, discordo. Acho incrível que esses astrônomos que fotografam essas bolas de fogo e meteoros não registrem um único óvni, embora passem a noite inteira, durante praticamente todos os dias do ano em que não há tempo nublado, monitorando o céu inteiro, em diversos pontos do território nacional. Mesma coisa Nibiru. Só quem vê Nibiru é quem fotografa o Sol e confunde reflexo dentro da câmera com um objeto brilhante. Essas são as maiores demonstrações de que (1) a Nasa não tem poder para esconder nada; e (2) óvnis e nibirus são muito menos frequentes do que imagina a galera que lê revista Ufo todo mês.
Salvador,
É porque os astrônomos procuram errado, pois eles usam telescópios que na verdade serve para ver objetos no céu profundo e com pouca abertura, então assim seu espaço na altura em que os OVNIS costumam voar acaba ficando bem reduzido. O correto é usar um Binóculos que tem grande abertura.
Referente a Nibiru tenho um amigo Astrólogo que já viu sem precisar de cameras, viu a olho nú, inclusive esse meu amigo faz mapa Astral com base nesse planeta tambem…nunca vi um astrólogo acertar tantas coisas! Só nunca ouvi a opinião do maior Astrólogo/Filosofo brasileiro Orlando de Carvalho sobre Nibiru, mas um dia irei conversar com ele sobre isso.
Assim como tenho uma amiga sensitiva que mantem contato com seres daquele planeta através de telepatia/psicografia…Você tem ver cada coisa que eles nos revelam!!!!
Sério, cara.. vc só pode estar trollando. Ninguém em sã consciência conseguiria escrever tanta bobagem em um só comentário, nem mesmo o “alívio cômico” do blog, que começa com O, termina com O e tem um “swald” no meio.
Parabéns, você conseguiu superar a todos aqui no que quesito
desconhecimentos pseudocientíficos.*loucura. Quesito loucura. Faltou um pedaço.
Nossa, como é que os astrônomos nunca pensaram em usar binóculos?!?! Como são burrinhos…
#SQN
Qualquer um que está iniciando (corretamente) na astronomia amadora começa com um binóculos…
Agora, sobre o Nibiru e esse seu amigo astrólogo… http://i.imgur.com/vUNaIIt.jpg
MAPA ASTRAL????
ASTRÓLOGO/FILOSOFO????
SENSITIVA & PSICOGRAFIA????
Por favor, Salvador, dá um kick e um ban neste palhaço!!!!
Melhor ler as “asneirises” do Vavá ou do Apolinário que estas viagens ai.
Espero que esteja em desenvolvimento um esquema igual do filme Armageddon. Só espero que não enviem os petroleiros brasucas pra explodir um asteróide… hahahahahaha
Só topo se dessa vez o Ben Affleck for vestido de Batman. 😛
Bem, isso tudo já estava previsto no Livro de Revelação. Agora, se alguém quer acreditar em outra coisa, fique a vontade! Haverá um fim e então veremos de que lado está a verdade! É uma questão de escolha. Mas uma coisa é certa. Um dia toda língua confessará que só Jesus Cristo é o Senhor e, ninguém mas ninguém vai ao Pai a não ser por intermédio dele. Amém.
KKKK
*
My God !!!
*
NÃO!!!!
EU, poderoso, bondoso e maravilhoso Xangô é que sou o único Deus!!!!!
O resto é lenda pra tirar dinheiro de trouxas
—
Salvador,
Já está na hora de retornarem aquelas mensagens mirabolantes de que Marte vai passar tão perto da Terra que ficará do tamanho da Lua.
Grande parte de nós, consumidores incautos de mídia, entramos nessa constantemente. rsrsrs
Abr.
E.
—
—
mensagens que rolam pela internet, deixe-me ser claro.
—
Oposição é em maio. Logo chega. 😉
São os sinais das profecias do ragnarok. O fim está próximo. Odin está voltando.
*
Rapaaaaiducéééeu…
Vcs precisam entrar num acordo:
– ou é Odin ou é Jesus…
Afinal, quem estará voltando ?
*
Não seria incrível se fosse Odin? 😛
Se é para escolher, prefiro Xangô, lógico, hehehe
daqui a pouco alguns experts vão colocar a culpa no aquecimento global.
Ai não seriam “experts”, mas sim idiotas.
Os verdadeiros “experts” SABEM que o aquecimento global é um fato concreto, totalmente influenciado pelo homem e muito mais perigoso em extinguir nossa sociedade, do que um hipotético meteoro/meteorito/cometa.
Ou vc é eleitor do Trump????
Sempre fui muito curioso sobre a astronomia e achei o blog maravilhoso, pessoas sem conhecimentos mínimos são aceitas aqui sem bullying? Parabéns e forte abraço.
Com certeza, Waldomiro! Puxa uma cadeira e fique com a gente! Abraço!
Waldomiro, pouco conhecimento é extremamente bem aceito aqui.
O que não é aceito é a negação da ciência e tudo o que ela nos dá, como uns e outros por aqui.
Estes a gente não perdoa.
Mas vc pode perguntar o que desejar (não sendo “polititica” nem religião)
Waldomiro, as pessoas sem conhecimento (como eu) somos muito bem recebidos pelo Salvador.
O problema são aqueles que acham que sabem tudo, e querem impor suas verdades, que são apenas dogmas de fé, ou seja, têm validade zero para quem não compartilha as mesmas crenças.
Esses são execrados (não pelo Salvador, que é um gentleman, mas pelos seguidores do blog, dentre eles Nós™ — Eu™ e eu)
Sou um apaixonado pelo universo, os Mistérios.
Alguém poderia me explicar? Dou um doce como prêmio. Parte do texto diz: Somente agora temos a tecnologia capaz de detectar…
Como pode o homem ter pisado na lua, se só agora pode detectar meros asteroides caindo no planeta terra? É controverso não? Temos tecnologia para manter gigantescos satélites no espaço e não conseguimos até então detectar inúteis asteroides? Por isso que as teorias da conspiração ganham força a cada dia, a ciência parece não saber metade do que prega.
O que tem a ver ir à Lua com câmera digital para registrar movimento no céu? 😛
a ciência parece não saber metade do que prega.
VOCÊ parece não saber metade do que prega a ciência.
Mané
Cleuvis?!?!?!?! PQP, tinha pai bêbado no dia de fazer o registro…
Mas, vamos ao que interessa:
É pelo mesmo motivo que os seres humanos já viam a Lua há mais de 10.000 anos, quando ainda estávamos nas cavernas, enquanto Plutão só foi visto no final do século XIX (dezenove).
Vc saberia dizer o por quê???? Tente chutar “lunetas & telescópios”
E, estes evoluem mais e mais, tornam-se mais baratos e podem ser acoplados às “baratíssimas” e cada vez mais potentes câmeras digitais.
Assim, dia após dia, nós estamos “vendo” mais, melhor e mais longe!
(menos vc, lógico, que parece só conseguir ver aquele livro velho, ensebado e paranoico)
Caraca! Vi o vídeo da bola de fogo de Minas. Espetáculo lindo e aterrador. O risco de um meteoro grandão ou algum cometa maluco atingir a Terra é bem pequeno, como a criteriosa publicação indica, contudo, ultimamente, parece que ‘alguém’ lá em cima, está tentando a todo custo nos acertar. Mesmo que não consiga, parece que nós mesmos já estamos dando cabo da nossa linda e pequena ‘casa azul’. Triste…
Muito tosco isso de querer misturar assuntos científicos com política e políticos brasileiros. Devemos encarar com mais seriedade os assuntos científicos, ainda que não saibamos nada sobre eles (o que é o meu caso, ainda que pareça incrível eu dizer isso, pois sou físico e matemático), pois a ordem da vida na Terra vem dos céus, e não de Brasília e muito menos de políticos ou partidos políticos. Qual seria a nossa sorte se um asteroide gigantesco caísse em cima do Brasil ? Os políticos iriam nos salvar ? Por favor, querem comentar de política, vão em outra notícia.
OLA SALVADOR GOSTO DAS SUAS OBECERVAÇAOS
SO NAO COMENTO PORQUE NAO TENHO CONHECIMENTO
Leo, não se intimide. Todo mundo é bem-vindo aqui. 😉
Acho que isso merece um grande destaque, o quão raro é existir um gigante feito júpiter “protegendo” um planeta com capacidade de ter água em estado liquido ? E olha que esta é apenas uma das maravilhas inexplicáveis que nos fazem ser cada vez mais únicos, ou pelo menos de difícil acesso.
Vitor, o papel de Júpiter como protetor está sendo questionado: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/02/05/jupiter-e-saturno-semearam-a-terra-com-ingredientes-da-vida-diz-estudo/
Um evento como o de Tunguska sobre Sampa por exemplo, tem potencial pra exterminar dezenas de milhares de vidas. A pergunta é, será que temos tecnologia pra prever com antecedência um cataclismo desta magnitude e minimizar as perdas humanas?
Poderia ter acertado o alvo, cair me cima da palácio do planalto, não causaria dano nenhum, o lugar é habitado só por bichos peçonhentos.
Parabenizo a Salvador Nogueira e o s participantes do debate registrado dado auto o conhecimento apresentado na entrevista.
Acho tudo muito fascinante. Mas qdo falamos em perigo de extinção não podemos nos esquecer dos vulcões. Duas grandes erupções ao mesmo tempo poderiam fazer um gde. estrago.
Salvador, obrigado porcompartilhar conosco essas notícias.
Verdade. Supervulcanismo é um perigo, muito pouco compreendido.
*
É vero. Vide Krakatoa, em 1883, entre Java e Sumatra.
*
Vi um brilho prateado-esverdeado nos céus de Sete Lagoas, direção aproximada oeste-leste mas foi por volta das 22h45 da quinta-feira passada. Desintegrou-se.
http://youtu.be/60lEIiNL3w8
Salvador, se vc entende inglês te recomendo este site acima. Vi seu comentário que o Planeta X não existe. Se informe melhor, isso não é brincadeira. Aparentemente seriedade não é o objetivo deste blog. Mas sim a desinformação. Se quiser mais provas tente ler também a revista científica Scientific American de fevereiro de 2016.
Planeta X Nao existe, vc deve estar de brincadeira. A propósito 100 M de anos é estatística não certificação de ocorrência. Esse super planeta ou estrela anã já está nos limites de nosso sistema planetário e não levará este tempo todo.
Veja, o planeta X das lendas urbanas (aquele que vai entrar no Sistema Solar quebrando tudo) não existe.
Sobre a Scientific American, eu sou colunista lá, então sei o que ela publica. Ela fez uma matéria muito bacana sobre o que está sendo convencionado chamar de planeta 9. Que não vai quebrar tudo.
Chupa J. Santos
hahahaha
J Santos, eu acho q vc tentou e não leu a Scientific American de Março/ 2016 que fala do Planeta X (ou 9)… Se leu não entendeu nada de nada.
Parabéns, J Santos. Você conseguiu ser mais imbecil que todos os religiosos juntos nesse post.
Astronomia é sempre um assunto empolgante! Temos a falsa sensação de segurança, levados pelo campo de visão limitado na superfície desse planetinha chamado Terra. O risco de acidentes com meteoros ou cometas é constante, pode acontecer a qualquer momento. Os pequenos podem até destruir um cidade; os grandes, causarem extinção em massa.Isso mostra o quão insignificantes somos e que não vale a pena tanta ganância e ódio, guerras e fome. Se um dos grandes cair, não vão sobrar monumentos, cidades, construções, tecnologias, para marcar nossa passagem por aqui. Seremos parte do pó na superfície de um planetinha morto.
ERRADO.
Primeiro: Os dinossauros estão vivos até hoje. Provavelmente você comeu uma coxinha de dinossauro assada, no almoço de ontem e hoje foi acordado com o canto dos dinossauros empoleirados nas árvores;
Segundo: Os tubarões e jacarés existem mais ou menos da forma atual, há mais de 250 MILHÕES de anos. Cerca de o triplo da existência dos dinos;
Terceiro: Na época da extinção dos dinos, JÁ existiam mamíferos (bem pequenos, mas existiam) e sobreviveram e prosperaram após esta “última” grande extinção.
se a 65 milhões de anos atras caiu o asteroide que extinguiu os saurópodes então temos ainda uns 35 milhões de anos de sobrevivência, posso dormir sossegado.
Salvador, quem é a “dama do lotação” do Sistema Solar? Rs 😀
Não pesquei a referência aqui… 😛
“A Vida como Ela é…”, série de crônicas escritas por Nelson Rodrigues, durante os anos de 1950 a 1961 😀
Agora, sim! “A dama do lotação” é uma das crônicas da série, que virou filme. Não conhecia. 🙂
É… todo mundo têm o seu respectivo Tony Karlakian… hahahaha… não podia deixar passar… hahahaha…
Claro que sim! E tudo bem! Eu nunca presumi conhecer tudo. Aliás, sou um dos mais contumazes usuários da expressão “Quê?!” rs
Tava só guardando essa, né?
😀
Salvador, bom dia;
Quando eu pensava em colisão de algum corpo vindo do espaço com o nosso planeta Terra, imaginava ser possível a previsão e acompanhamento com muito tempo de antecipação. Agora observando a sua matéria me fez pensar nesta lógica:
Se Júpter é constantemente bombardeado, é possível haver fragmentação do planeta, projetando em direção ao planeta Terra, diminuindo o tempo de previsibilidade e alguma tentativa de ação preventiva?
Obrigado!
No way!!! Sem a menor “chanche”!!!
Júpiter é um corpo gasoso e corpos gasosos NÃO emitem fragmentos
Bom dia, Salvador!
Tenho uma dúvida: eu estava observando o céu, na última semana de Janeiro, próximo ao Cabo Horn, extremo sul do noss continente, e, avistei o que acho que seria a ISS, pois o brilho era estável e seguia em linha reta numa velocidade constante. Acontece que, um pouco depois disso, vi uma luz como se fosse um avião, piscando, muito alta no céu. Quando estava seguindo a luz e imaginando qual seria a rota para esse tal de avião, de repente, a luz começa a ir em direção oposta inclinada, tipo escrevendo uma letra V no céu. Fiquei surpresa e pensei: isso não é um avião. Pelo menos, os que eu conheço…
Adoro observar o céu desde pequena, e nunca vi algo igual.
Já me inscrevi num curso do Casp, que não pude frequentar… Quem sabe em breve?
Enfim, gostaria de saber se você tem alguma idéia do que possa ser o objeto observado por mim.
Saudaçõe!
“E vi quando abriu o sexto selo, e houve um grande terremoto; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua toda tornou-se como sangue;
e as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira, sacudida por um vento forte, deixa cair os seus figos verdes.
E o céu recolheu-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
E os reis da terra, e os grandes, e os chefes militares, e os ricos, e os poderosos, e todo escravo, e todo livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
porque é vindo o grande dia da ira deles; e quem poderá subsistir?”
Apocalipse 6:12-17
*
E então, quando tudo se acabar, nada estará acabado porque organismos submicroscópicos procarióticos do tipo “Dictyostelium discoideum” e similares emergirão das fendas abissais e reiniciarão o longo processo de revitalização planetária…
Ou não.
Cruzes !
*
http://40.media.tumblr.com/tumblr_m0f7r0LzyW1qeablwo1_1280.jpg
Nossa, que safado este seu deuzinho de merda, que só sabe matar, trucidar e destruir, depois se apresenta como “pai amoroso e misericordioso”.
Um paiDrasto destes eu quero bem longe de mim…
Sou mais o Deus Xangô, que segundo a mitologia africana, não era nada mais que um “homem”, sábio, bondoso e garanhão (tão eu, hahahaha)!
Salvador, excelente apanhado de impactos 😀
Senti falta de mencionar os caso da Rússia no fim de 2014 e do oeste do Paraná em setembro de 2015.
Opa, se for mencionar tudo, não paro mais. O do Paraná serviu de gancho pra uma coluna da GloboNews no ano passado.
Salvador, existe a possibilidade de um fenômeno desse, com o impacto, alterar a posição da terra em relação ao sistema solar? responda prá nós!
Não.
“Whitmire e seu colega John Matese publicaram pela primeira vez uma pesquisa sobre a conexão entre o Planeta 9 e extinções em massa na revista Nature em 1985, enquanto trabalhavam como astrofísicos da Universidade de Louisiana (EUA).
Na época, havia três explicações propostas para explicar as chuvas de cometas regulares na Terra: um nono planeta do sistema solar, a existência de uma estrela irmã do sol, e oscilações verticais do sol conforme ele orbitava a galáxia.
As duas últimas ideias foram posteriormente descartadas como inconsistentes com o registro paleontológico. Só Planeta X manteve-se como uma teoria viável, e agora está ganhando uma atenção renovada.”
Teria uma forma de direcionar estes meteoros lá pros lados de Brasilia
olá, poderia cair um pequeno no congresso nacional, ia poupar muito dinheiro publico eliminando um monte de inúteis, parasitas, ladrões e etc..
A única coisa que deveria recair sobre o Congresso é o peso da Lei.
Este seria um asteroide apocalíptico para muita gente lá, mas lei no Brasil, para alguns que estão na nata da dominação é apenas um estrela cadente. Cai, brilha rápido, todos acham bonito e no fim desaparece sem deixar vestígios.
Com este judiciário que temos, acho improvável.
Tá tudo dominado.
Salvador, sei que esse espaço não é reservado para assuntos políticos, mas sim de astronomia. Mesmo assim, não posso deixar de parabenizá-lo pelo seu comentário acima. Temos que entender que não devemos querer destruir nossas instituições democráticas, mas sim corrigí-las. Mais uma vez, parabéns!
que lei? Aquela que só serve para limparmos a bunda, cuja base é o maior papel higiênico do país, chamado constituição?
Bem, se você limpa a bunda com ela, é um direito que ela lhe assegura.
Concordo em número, gênero e grau, Salvador. 🙂
As chances de um meteoro cair ali são maiores rsrs
Em uma coluna como essa com leitores em sua maioria culta ou em constante aprendizado, o cidadão vem falar de política. Excelente resposta Salvador.
A mesma lei que ampara corruptos e bandidos…
A lei não ampara corruptos e bandidos. A aplicação frouxa dela é que leva a isso.
Com certeza não iria resolver o nosso problema, pois esses vadios nunca vão lá trabalhar.
Concordo plenamente com Alfredo, esses inúteis, não sabe fazer o pais crescer, não saber redigir leis, só sabe atrasar o pais com besteira de fazer crítica a outro partido, em busca de poder.
todos brigan pelo seu objetivo, em busca de poder.
em vez de procurá olhar a população, que passa por dificuldade, em vários aspectos, ficam discutindo bobagem. na mídia para aparecer que é o melhor.
todos mais todos mesmo não salvo nenhum, porque eles tem rabo preso com outros por meis de toma lá me da car.
O problema não são “eles” e sim idiotas como você que votam neles, e depois querem tirar o c…zinho da reta, dizendo “mas eu não votei neles, não”!!!
Se toca e vai para uma página de política e deixe a página de ciências para quem não é cabeça oca, como vc!
poderia cair quando eles fossem votarem aumento para eles mesmos, vergonha dessa merda de país!
Eu não acho que o país seja uma merda.
Uma merda bem, mas bem mesmo, grande é vc e outros imbecis do mesmo naipe…
Salvador, fale algunha coisa sobre o corpo cceleste que esta vindo em direção a terra desde 1983.
Já respondi. Não existe esse aí.
Eu não teria tanta certeza assim que esse corpo celeste não existe. Desculpe a intromissão.
Eu tenho. 😉
Nussa, Salvador, o carinha ai é daqueles que dá carteirada:
“Sabe com quem está falando??? Paulo Cezar – Físico (Especialista em Astrofísica) e Matemático – formado pela USP”
A minha resposta, do Salva e dos demais visitantes “sérios” daqui do MS é:
Foda-se quem vc diz ser!!!!
hahahaha
Acho que ele quis dizer com isso que a merda dele fede menos do que as nossas, de simples mortais.
Xangô, ele nasceu em Fodópolis. Quem mandou a gente se formar na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Xibobó da Serra — Faficlexis — depois de ter feito cursinho técnico pelo IUB? (essa é para os maiores de 50!!!)
Algunha??? WTF?
Nibiru?????????
o único corpo celeste que está vindo em sua direção é a burrice aguda, tem solução.
São os sinais do fim está proximo aguarde os proximos eventos
Sim, e tomara que você seja o primeiro a morrer, só pra eu dar risada.
O fim está longe. hoje ainda é segunda…
Felizmente quando se fala de astronomia tudo que está próximo tem seu valor alterado para milhares e milhões de anos rs.. 1 evento de extermínio a cada 100kk de anos.. estão a julgar por uma data tão extensa eu não me preocupo não rs.
Não é para se preocupar mesmo! A extinção completa do ser humano dificilmente vai acontecer por conta disso. Mas uma cidade devastada por um asteroide da escala de 50 m pode rolar. Um evento desses acontece a cada 100 anos, em média. O último foi em Chelyabinsk, na Rússia, e feriu milhares de pessoas. Não é uma questão tão facilmente descartada assim.
você acha que o que acontece agora é que a terra é mais monitorada, errado, um físico russo que trabalha atualmente na Nasa, falou que todo o sistema solar estava entrando numa fenda escura da galáxia, acho que isso foi em 2011, e que isso implicava em muito mais asteróides, meteoros, pedras e pedritas, etc.. aconteceriam com maior frequência, porisso que se chama FENDA ESCURA DA NOSSA GALÁXIA, é bom atualizar suas informações, pois não me parece que está tão bem informado assim… assista mais documentários à respeito…
“um físico russo que trabalha atualmente na Nasa”
Nome, por gentileza. E se possível, um link para a citação em questão.
Depende de que documentário que vc está falando, se for de youtube ou facebook, tome muito cuida, 99% do que vc viu ser completamente falso.
Quase nunca trazem referencias de artigos científicos. Então Sônia, melhor revisar suas fontes de informação.
Ainda bem que contamos com você que é super bem informada.
Viixxxiiii Salva…rs….
Assista mais documentários na History Channel , e também sobre Nibiru e outros mistérios do Universo, pois você deve estar desatualizado….kkkkkkkkk
O meu deus…cada uma que aparece aqui…rs
Quem é esse físico russo?
sonia, History Channel deixou de ser uma fonte confiável já faz algum tempo… Desde que começou a insistir na conspiração alien para ganhar audiência.
Devia mudar de nome para Story Channel.
Sabichona!
Realmente eu vi a bola de fogo cruzar o ceu de minha cidade, onde ela caiu? tem noticias.
Não sei onde ainda. Mas aposto que já tem caçador de meteorito vasculhando tudo… rs
Na sexta feira 01/04/2016 à noite, vimos a bola de fogo cruzar o céu de Sete Lagos MG.
Linda, não? 🙂
Salvador, por gentileza fale algo sobre o corpo celeste que estar vindo em direção da terra desde 1983.. E a NASA nao comenta sobre este evento.
Não comenta porque não existe. Por que outra razão você imagina que não fossem comentar um troço que os astrônomos já poderiam ter verificado de forma independente desde 1983?? 😛
Uma coisa importante nisso tudo é lembrar que a Nasa não detém o monopólio dos céus. Ela financia pesquisa de asteroides? Sim. Mas muita gente trabalha fora do guarda-chuva da Nasa, como o pessoal que faz um esforço brilhante do Observatório SONEAR, em Minas Gerais. Eles descobriram já um monte de objetos, e como eles há um monte de grupos espalhados pelo mundo. Não tem como a Nasa ficar escondendo nada no céu. Se ela não contar, outros vão “redescobrir” e pronto. Fim do segredo. Esse papo de “Nasa esconde, Nasa mente” é teoria da conspiração.
mas e os aliens? rs..
Que aliens? rs
Aqui no trampo tem uns! oO
Aquele do filme o 8º passageiro e que levou uma surra do Predador..
Salvador, bom dia! Qualquer novidade sobre a bola de fogo que cruzou os céus das Gerais na sexta feira, por favor, nos informe.
Abraços,
Xácomigo! E antes que alguém pergunte, foi fim da noite de quinta no horário brasileiro, começo de sexta pelo GMT, como sugere na timestamp do vídeo do SONEAR! 🙂
Se vocês acreditam em Deus então podem bradar em bom tom que Deus é brasileiro. A despeito da crise e da classe política que aflige o cenário atual do Brasil, se o asteroide que caiu no oceano Atlântico há poucos meses atrás tivesse entrado na nossa atmosfera apenas dois ou três segundos antes ele teria alvejado a costa litoral da região sudeste e poderia ter causado um estregado considerável, já que segundo medições, ele explodiu sobre oceano com a força de uma ogiva nuclear.
PS: Na última quinta-feira um bólido iluminou o céu aqui em minas! Eu até engasguei comendo o meu pão de queijo. 😛
http://www.apolo11.com/cometa_73p.php?titulo=Video_Bola_de_fogo_verde_explode_nos_ceus_de_Minas_Gerais&posic=dat_20160401-165845.inc
Victor, coloquei a bola de fogo em Minas no vídeo! Ela é mencionada no texto! 🙂
Eu vi agora!
Provavelmente os ETs estavam vindo resgatar aquele amigo perdido lá de Varginha e perderam o “freio espacial” da sua nave. Com isso entraram muito rápido na atmosfera e se incendiaram! Risos.
Se você colocar o som no máximo, pode até ouvir ao fundo, “Olha a freeeeenteeeeeeeee!” rs
hahahahaha
O ciclo de impactos periódicos depende justamente da translação de nosso sistema solar em torno do centro da galáxia, onde obviamente encontra regiões mais tranquilas e outras mais agitadas de nuvens de poeira interestelar, onde inclusiva há uma teoria de que não foi o asteróide de Chicxulub no México que eliminou os dinos e sim uma dessas nuvens de poeira interestelar mais densa, que provocou o resfriamento do planeta
Tersio, acho essa hipótese de interação com a galáxia interessante, mas ainda não acho convincente a sugestão de que os impactos acontecem de maneira cíclica. Sobre os dinossauros, não tem nuvem de poeira interestelar que possa fazer mais que um pedregulho de 15 km caindo na Terra e levantando um monte de poeira na atmosfera.
Salvador, vc disse que eventos do tipo “fim do mundo” ocorrem em média a cada 100 milhões de anos – e quanto a eventos menores, mas ainda assim potencialmente destruidores, como o de 1910 na Sibéria? Tem alguma estatística de incidência?
No padrão Tunguska/Chelyabinsk, as estatísticas e estimativas sugerem um por século.
Ai caramba….e ja passou um século desde aquele último!! :’-(
Não! Chelyabinsk foi em 2013. Agora só nos anos 2100, para manter a média de um por século. (Claro, isso é uma MÉDIA. Não quer dizer que não possa acontecer um hoje só porque teve outro ontem.)
Salvador, houve em 1930 um evento apenas um pouco menor que Tugunska na Amazônia brasileira perto da fronteira com o Peru. Que estudou isso foi Ramiro de la Reza do Observatório Nacional, mas não sei se já publicou. Havia até uma vídeo no Discovery Chanel. Ramiro tem excelentes evidências, como fotos do INPE, registros sismológico bolivianos etc. Fez uma expedição até o local. Mas estava enrolando para publicar. A curiosidade é que a notícia só tinha saído na época no Osservatorio Romano, do Vaticano. oi redescoberta pelos astrônomos da Irlanda do Norte. Ah! A NASA tem nada que ver com isso.
Obrigado, Salvador!
não é assim que as probabilidades funcionam.
veja bem, a chance de sair o número 6 num dado é de 1/6. se você lançar o dado 6 vezes, MUITO PROVAVELMENTE o 6 aparecerá uma vez.
mas também pode aparecer 2, 3, ou mesmo em TODOS os 6 lançamentos, só que a chance vai ficando cada vez menor.
e também pode não aparecer nenhuma vez, só que também com uma chance pequena!
não existe este comportamento de periodicidade (no sentido de que PRECISA aparecer um a cada 6 lançamentos), isto é só uma média estatística.
para impactos de corpos celestes é a mesma ideia.
Exato. Por isso sempre ressalto em média, e num dos comentários mencionei que nada impedia que dois eventos acontecessem em seguida. Só é vastamente improvável.
Alguns asteroides são descobertos, ou são conhecidos, com muito tempo de antecedência (anos), porém tenho a impressão que alguns que passam perto de nós são descobertos com apenas alguns meses (ou semanas) de antecedência. É isso mesmo? É possível asteroides de grandes dimensões se aproximarem sem percebermos? Ou simplesmente, se conhece bem porém não é divulgado pelas grandes agencias espaciais?
Salvador, muito bom ler seu blog!
É isso mesmo. Asteroides podem ser descobertos com apenas horas de antecedência ou até mesmo depois que já passaram. Isso depende basicamente do tamanho e da região do céu de onde vêm. Se um asteroide é pequeno demais para ser visto de longe e quando se aproxima vem da direção do Sol, para onde telescópios não podem olhar, pode chegar de surpresa. E cometas oferecem uma situação ainda mais dramática, porque vêm lá dos confins do Sistema Solar, onde são indetectáveis, e só se tornam visíveis alguns meses antes de sua aproximação máxima. Se, por um azar, estiverem vindo direto para nós, não teríamos muito tempo para reagir. (Sem falar que cometas vêm com velocidade muito maior que asteroides, o que tornam o impacto ainda mais devastador.)
oras na roma antiga ja se dizia POR JUPITER,,,,,,,,,,,,,,,
Ao que Asterix respondia: “Por Tutatis, por Belenos!”
Parabéns pelo seu trabalho Salvador.. Sobre a bola de fogo registrada no céu de Minas Gerais, foi informado alguma característica sobre este meteoro, como tamanho e se chegou a se chocar com a superfície?
Ainda não vi, mas parece ter sido registrado por várias estações, o que deve permitir encontrar o meteorito no chão.
Salva, já temos ou teremos em breve tecnologia suficiente para evitar essa catástrofe? E se temos, quais seriam os meios de colocá-las em prática? Abraços!
Tudo depende. Se tivermos um longo aviso prévio (décadas) tem jeito. Se tivermos pouco, mais difícil. De toda forma, precisamos de só mais uns anos de boa sorte antes que possamos neutralizar a maior parte do risco. A principal coisa — levarmos a história a sério — nós já temos.
E o apophis?
existe chance de causar destruição forte como citado pelo Neil Degrasse?
Existe, mas é ínfima.
Salvador, nesta última quinta-feira, 31 de março, por volta das 22 hrs eu e meu tio vimos uma enorme bola de fogo cruza o céu. Estavamos a caminho de Taubaté SP. Era diferente de td que ja vimos, não entendo de Astronomia, mas me arrisco a dizer q aqulio não era nehuma estrela cadente rsrs. Ficamos bem assunstados, pois passou mto perto. Por acaso sabe de alguma notícia?
obrigado pela resposta Salvador!!!