The Falcon has landed. Again. No mar.
A empresa americana SpaceX realizou nesta sexta-feira (8) o lançamento de uma cápsula Dragon, levando suprimentos à Estação Espacial Internacional (ISS). Mas o grande destaque ficou por conta do primeiro estágio do foguete Falcon 9, que, após ser descartado, fez um pouso perfeito numa balsa no oceano Atlântico.
O início do voo aconteceu às 17h43, e o pouso ocorreu aproximadamente oito minutos depois. Foi a segunda vez que a SpaceX conseguiu trazer de volta intacto o primeiro estágio do seu foguete, e a primeira vez que a recuperação se deu em alto-mar. A expectativa é de que o feito, tornando-se corriqueiro, possa baratear radicalmente o custo de acesso ao espaço.
De cara, Gwynne Shotwell, presidente da SpaceX, declarou que a reutilização bem-sucedida do primeiro estágio do Falcon 9 poderia reduzir o custo de um lançamento em 30%. Atualmente, a empresa costuma cobrar cerca de US$ 61 milhões por voo — um preço já extremamente competitivo no mercado. Poderia cair a US$ 43 milhões. Isso leva em conta a estimativa de custo de recauchutagem do estágio recuperado para um segundo uso. Até agora, esses cálculos não foram colocados à prova numa tentativa de relançamento.
Para que se tenha uma ideia de escala do tamanho do negócio, a balsa (chamada “Of Course I Still Love You”) tem 91 x 52 metros.
A MISSÃO DE AGORA
Impulsionada pelo segundo estágio do Falcon 9, a cápsula Dragon entrou em órbita dois minutos depois do pouso. Ela realiza a oitava missão de reabastecimento da ISS contratada pela Nasa junto à SpaceX. Sua atracação ao complexo orbital está marcada para este domingo (10). Além de transportar cerca de três toneladas de suprimentos e equipamentos científicos, a espaçonave leva à estação o módulo inflável BEAM.
Desenvolvido pela empresa americana Bigelow Aerospace, ele pode ser um precursor de tecnologias a serem usadas para criar ambientes habitáveis para astronautas em órbita, na Lua e na longa viagem a Marte, programada para a década de 2030. O BEAM é o primeiro módulo novo a ser instalado na estação desde o fim de sua montagem básica, em 2011. A ideia é testar seu uso na estação espacial para validar o potencial da nova tecnologia.
Este foi o primeiro voo da dupla Falcon 9/Dragon desde o acidente que vitimou o foguete da SpaceX em 2015, levando à perda da carga da sétima missão de transporte. A companhia também tem um acerto com a agência espacial americana para passar a transportar astronautas em uma versão tripulada da Dragon (V2), a partir de 2017. Desde a aposentadoria dos ônibus espaciais, em 2011, os EUA têm contado com o apoio de espaçonaves russas Soyuz para o envio de seus astronautas ao complexo orbital.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Aí pra quem acha que o “pouso” foi uma “decolagem reproduzida de trás pra frente”:
https://www.youtube.com/watch?v=XntaYliBlI0
O foguete aprendeu a desfazer fumaça agora. Além de tudo é mágico!
KKK
Pra quem quiser, aqui o pouso em 4K:
https://www.youtube.com/watch?v=sYmQQn_ZSys
😀
Crentelhos e criacionistas à parte o melhor mesmo foi ver o Salvador responder um tal Seu B*ceta no youtube 😛
😛
E foi uma resposta do caralho!
Insiste em não tirar isso da boca, é o excesso de peso?
Calma, mano. Você exagera com frequência, deveria esperar esse tipo de comentário. Um abraço.
Salva, tem alguma coisa errada.. Você deletou o comentário que eu respondia? Se sim, apaga o meu tb, por favor! Vou entender como uma resposta se sumir. Ficou sem pé nem cabeça.
Edouard, não sei bem. Sei que teve umas tretas aí, o Eu distribuiu uns tabefes, depois me pediu pra apagar. Mas, como já disse muitas vezes, eu não enxergo a sequência aqui, então é possível que algo tenha perdido o sentido… 🙁
Salva, tem alguma informação de quando o BEAM será inflado?
Acho que sexta. Se não me engano, cinco dias após a atracação da Dragon, no domingo.
Salva, imagino que o reaproveitamento seja mais da carcaça e da avionica embarcada, porquê todo o sistema de propulsão terá que ser completamente desmontado e praticamente reconstruido…
Será? O custo maior é o dos motores. Se não forem reutilizáveis, a coisa perde o sentido. Até a ULA, concorrente da SpaceX, está projetando seu próximo foguete, o Vulcan, para que o motor seja resgatável e reutilizável… vamos aguardar para ver o que eles conseguem fazer. Mas até agora o Elon Musk só executou planos certeiros. 🙂
Então Salva… imagino que sera mais ou menos como era com os shutles da NASA… X naves com Y motores, enquanto um estava sendo desconstruído e depois remontado, revisado e testado, um outro era usado no lugar… um revezamento de motores… ninguém compra um carro usado sem mandar ver se o motor tá 100%
Quanto mais um foguete. Sem dúvida será preciso checar todos os sistemas antes de um “relançamento”. Mas os motores devem ser reutilizados, como os do Shuttle eram. 😉
Bacana a matéria!!! Grande feito do homem, através da iniciativa privada! Só não entendo por que associar sempre, o governo Dilma e o Lula ao comunismo!! Este governo privatizou estradas; privatizou aeroportos; privatizou grandes áreas da floresta amazônica para a exploração da madeira; deu isenção fiscal para a indústria automotiva!! Tenha paciência! !
Off topic, mas não resisto: o PT só fez isso por falta de opção, depois de tentar outras formas… O discurso lulopetista é pela estatização.
Sorry: – Aumentar o número de empresas para pagar propina.
Pulverizar o plano populista.
Mas são os próprios membros e fundadores do partido que dizem isso. Usam bandeiras vermelhas com os símbolos da foice e martelo. Nos discursos eles não cansam de dizer que odeiam a classe média, destilam ódio pelos empresários e empreendedores, odeiam qualquer coisa que tem de ser conquistado pelo esforço e mérito, odeiam a inciativa privada…
O PT só não desandou para o comunismo pq os seus líderes sabem que é um sistema falido fadado ao fracasso, como não querem perder o poder e o dinheiro que o poder proporciona, deixaram a sandices do comunismo de lado… mas mantiveram o discurso, afinal é de discurso que eles vivem.
Concordo 100%, Pallando!
Tô com VC Sidney.
Os outros até parecem torcedores de outros times que não é o Corinthians.
Todos são anti Corinthians.
Todos são anti PT.
Não entendem nada de política e ficam tirando suas conclusões equivocadas baseados em artigos de mídia.
Dá dó…
O PT é mais uma jabuticaba brasileira, um partido que reuniu o refugo comunista da universidade pública com o sindicalismo pelego. Só podia dar no que deu: uma gente que prega a “luta de classes” mas embolsa a grana vinda do empresariado. Faz sentido…
Esse estágio do foguete que pousou na balsa é o mesmo estágio do foguete que retornou da outra vez?
Sempre achei incrível a ideia de ser criar habitats infláveis no espaço, Lua e Marte. Me pareceu uma solução bastante econômica, é mais fácil de transportar, exige menos combustível parque é mais leve e ocupa menos espaço do que outras estruturas.
Resta saber se é segura e resistente. Espero que os astronautas da ISS fiquem seguros e a salvo lá dentro dela.
Porque*
Não, não é o mesmo estágio. Aquele eles vão guardar, vai virar peça de museu. Esse pode ser o primeiro a “revoar”. 🙂
Salvador mas que raio de pato é esse que o povo está a falar desde o seu artigo anterior sobre a origem da vida?
E eu que pensei que o único pato a gerar polêmica era o tal pato gigante lá de Brasília! Risos.
Uma figurinha que o Eu postou…
Eu, por favor, posta de novo, porque não achei e não entendi a discussão, mas percebi que tem muita filosofia em torno dela.
Aqui vai:
http://i.imgur.com/1BXxi.jpg
O pato da discórdia!
Valeu, Eu! Obrigado!
Eu traduziria “duck” por “golpe” e a figura toda como “impeachment”… E o amiguinho que não quer ajudar, chamaria de “petista”… 😀
Hahahaha Muito bom!!! 😛
Salvador, este é um tipo de feito que se alguém tivesse esta idéia e falasse para mim eu diria que seria praticamente impossível de se fazer. Simplesmente um show de bola!!
Isto também demonstra que, dentro de um ambiente favorável, a iniciativa privada praticamente não tem limites. Empresas governamentais acabam ficando egessadas
É incrível mesmo!
Salvador, primeiro vez comentado/perguntando aqui hehe
Até por ser um programa civil e militar sem separação, a China não costuma divulgar muito seu projetos, mas lembro de ter lido sobre algumas iniciativas como transferir alguns lançamentos para o litoral sul afora a estação espacial própria etc Você poderia nos atualizar algum dia sobre como anda as (pouco divulgadas) coisas por lá?
P.S. parabéns pelo blog e por interagir com os leitores como faz, nos tempos dos comentários (e opnioes politicas) radicais que estamos sua atitude democrata é bem mais que uma gentileza
Sobre lançamentos, eles têm vários centros de lançamento e devem ter duas ou três bases alternativas para colocar coisas no espaço (como é o caso dos EUA e da Rússia também, embora a concentração maior se dê na Flórida e no Cazaquistão, respectivamente). Sobre o projeto de estação espacial, está evoluindo. Eles vão lançar mais um módulo individual este ano (a Tiangong 2), que é uma espécie de Skylab chinês, e devem começar a construir a estação modular em mais dois ou três anos. No segmento não-tripulado, estão planejando uma série de missões lunares, com uma para colher amostras no ano que vem, e têm também um jipe marciano em fase de projeto.
Abraço!
Os comunas estão ficando careca e não conseguem evoluir. A SpaceX está ganhando notoriedade científica espacial, agora resta saber se os Russos vão ficar parado no tempo. Essa
corrida, vai ser fantástica a cada dia, mês e ano. Estou ansioso e acompanhando a evolução dos propulsores revolucionários.
Salvador Nogueira, estes artigos refutam a crença na abiogênese, logo, por quê insistir em mentiras? Veja só que LEGAL como os naturalistas/materialistas escondem todas as mudanças de paradigmas que afetam a sua fé (crença):
– Estudo sugere que não há outro planeta no cosmos que nem o nosso. Seria esse o fim da panspermia cósmica e a existência de aliens?
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2016/02/estudo-sugere-que-nao-existe-nenhum-planeta-como-terra-nesse-universo.html
– Estudo sugere que havia oxigênio na atmosfera desde seu início(~4,0 bilhões de anos):
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4750038/
– Sopa primordial indo para o ralo novamente (adios abiogênese):
http://advances.sciencemag.org/content/2/2/e1500368.full.pdf+html
Fora aqueles 3 links q te enviei ONTEM sobre a ultra complexidade de bactérias que existiram há 2,7 ~ 3,0 bilhões de anos atrás
– Vírus e sua alta complexidade (adios abiogênese II):
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/genoma_de_virus_gigantes_sugere_nova_via_evolutiva.html
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI340275-17770,00-VIRUS+GIGANTE+PODE+SER+NOVA+FORMA+DE+VIDA.html
– sistema de “visâo” ultra complexo de cianobactérias, semelhante a um sistema de lentes, simulando um olho humano: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/02/160209_visao_bacteria_fn
– bactérias que emitem ondas de rádio pelo ADN (como isso foi possível na abiogênese?):
http://hypescience.com/estudo-mostra-como-as-bacterias-poderiam-gerar-ondas-de-radio/
– nanofios em bactérias primitivas, ultra complexos e BEM eficientes, parecidos com os que temos atualmente, para a nanotecnologia em microeletrônica:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanofios-feitos-bacterias-deixam-nanotecnologias-humanas-poeira&id=010165160330&ebol=sim#.VwhjcU8rLIX
Bom, veja o tanto de desafios ao naturalismo filosófico/metafísico para vocês, mas que infelizmente passa desapercebido entre os materialistas desonestos, por PURO e simples PRECONCEITO, de terem MEDO da fé naturalista ser abalada ainda MAIS!
– Fora o fóssil de Scansiaropteryx divulgado no The Journal of Orninthology, quebrando o paradigma e a ideia de que dinossauros evoluíram para pássaros
https://www.springer.com/gp/about-springer/media/springer-select/dinosaurs-are-not-the-great-great-grandparents-of-birds-/29304
https://www.sciencedaily.com/releases/2014/07/140709140203.htm
– A ilusão da “refutação” do flagelo bacteriano da CI:
http://www.evolutionnews.org/2011/03/michael_behe_hasnt_been_refute044801.html
Como andam as coisas aí em SP? O JÚNIOR ESKELSEN anda te enchendo muito o saco aí? rsrsrssrsrsrss Em 2020 teremos, provavelmente, a SEA: Síntese Evolutiva Ampliada, novo paradigma da teoria da evolução. Pelo que li a prévia, está BEM PARECIDO com um DI “disfarçado”, rsrsrsrs 2020 será um ano muito BOM para os evo teístas e admiradores do DI, rsrsrs
Abraços da ABIOGÊNESE. Não se esqueça de LER T-O-D-O-S os artigos que te enviei sobre como a própria natureza refuta a abiogênese em 100%, ok?
Abração das mutações randômicas que formam PENSAMENTOS VIRTUAIS 😉
Para de falar merda. Faço esse pedido não em meu nome, mas em nome dos leitores, uma vez que não me sinto no direito de te censurar. Tenha você um pouquinho de autocrítica.
Sobre o Júnior Eskelsen, não abriu a boca para falar comigo. Ele sabe onde mexer e onde não mexer. 😉
Salvador,
Sei que você não gosta de censurar ninguém e admiro isso em você! Mas por favor esse cara tá passando todos os limites, sinceramente até estou me desanimando em participar dos comentários aqui no blog, coisa que sempre gostei muito!
Salva, o único jeito de você não ter mais problemas com o “mutação randômica” acima, é simplesmente, ignorar seus comentários. Ele ficando sem a sua resposta, tenho certeza que se recolherá à sua insignificância. O sujeito repete “trocentas” vezes o termo, além de postar uma verdadeira ladainha religiosa. Isso é puro fanatismo criacionista!
Um representante deste jornal que se considera esclarecido não deveria usar de termos chulos como esse, pois representa o jornal. Não está numa roda de amigos tomando chopp. Além disso, deve ser imparcial, sem vieses para um ou outro lado, limitando-se a reportar a matéria e as ilações dos próprios autores dela, reservando as pessoais para essa roda ou redes sociais. Afinal é um jornalista e não um astrobiólogo
Tersio, você claramente não entende o conceito de blog, uma corruptela de “weblog” ou “diário na rede”. O blog presume (1) informalidade, (2) personalidade e (3) liberdade de expressão. Eu escrevo reportagens para o jornal também, e a linguagem é naturalmente diferente da do blog, seguindo os preceitos que uma reportagem deve seguir. Mas não é o caso aqui — e muito menos no espaço dos comentários, em que não exerço nenhum tipo de privilégio, salvo aqueles que cabem a todos os comentaristas, inclusive você.
O objetivo do blog é expor um determinado assunto, abrindo o tema para comentários, cujo autor deve atuar como moderador, o que não significa que deva usar e abusar dessa tal ‘liberdade de expressão’. As opiniões dos comentaristas também devem ser respeitadas, por mais absurdas que possam parecer, desde que obviamente não venham acompanhadas de conteúdo ofensivo ou imoral, pois ninguém é dono da verdade. Aliás, falando em ‘liberdade de expressão’ neste forum parece que ela só existe para os que pensam como seu autor, as idéias opostas sendo rejeitadas, ora vejam só….
Você quer me dizer que eu não sei qual é o objetivo do MEU blog? Hm, entendi.
(Você claramente tem opinião diversa da minha, mas não o estou censurando. Muito pelo contrário, estou conversando com você, civilizadamente. Onde está a censura?)
Tersog,
Você já ouviu a frase: Os incomodados que se mudem?
Caraio..o cara entra na casa dos outros e que mandar em tudo, colocar tudo do seu jeito. Daqui a pouco vai fechar a porta da geladeira com o pé!
E pra completar o Salvador é extremamente democrático, basta você ler a quantidade insultos, baboseiras e opiniões contraria que ele deixa postar aqui. Democrático demais…se fosse comigo já tava no pau de arara esses malas!
Boa, Salvador. Quanta bobagem nesta listagem. Mistura assuntos de todo tipo. Tudo copiado.
Salvador, parabéns por permitir a manifestação de todos. Aos que não aceitam as evidências da ciência, sugiro a leitura dos trabalhos de filosofia de São Tomás de Aquino.
Citando uma frase do referido pensador: “A fé não teme a razão, mas a usa e confia nela”.
Abs Salvador.
Resposta do gato evoluído:
https://youtu.be/96B_Q6K7GUY
não censure, salvador. deixa ele falar merda! quem tem um mínimo de inteligência vai saber que tudo o que ele propôs são absurdos, facilmente refutáveis…
observações sobre seus argumentos de autoridade (que não valem para cientistas sérios, só pra constar…)
“Estudo sugere que não existe nenhum planeta como a Terra nesse universo”, ou melhor, ainda não foram detectados, o que é bem diferente!!! a ausência de prova não é prova de ausência….
“Composição do genoma de vírus gigantes surpreende”, longe de invalidar as teorias de origem da vida, isto mostra é que isto poderia ter acontecido de formas diferentes que nem imaginamos!
“Cientistas desvendam mistério da ‘visão’ das bactérias”, o estudo só confirma o evolucionismo, não o invalida de forma alguma!
“Estudo mostra como as bactérias poderiam gerar ondas de rádio”, isto é claramente bullshit… qualquer um com noções mínimas de bioquímica e eletromagnetismo sabe que isto é uma grande besteira!
é tanta besteira que me cansei de tentar refutar as outras “afirmações”
Um pequeno adendo: Esse do “estudo sugere que não existe nenhum planeta como a Terra” foi só burrice criacionista, porque o estudo não sugere nada disso.
Veja aqui o “causo”: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/02/26/quer-saber-quantos-planetas-potencialmente-similares-a-terra-ha-no-universo-observavel/
Einstein já dizia: “Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana, mas não estou seguro sobre o primeiro”.
Errou de post, colega. Aqui é o do pouso do Falcon 9.
Nem isso você acerta.
Repare que ao invés de refutar suas ponderações e comentar os artigos que você postou, ele mandou você se calar.
Comportamento típico de quem fica encurralado sem argumentos.
Como é bom ver alguém calando um evolucionista, você conseguiu e está de parabéns por isso.
Não me calei. Estou esperando ele pescar nos links dele os trechos que contestam o evolucionismo. Já vimos que a afirmação dele de que o Collins é criacionista é mentirosa. Quem lança mão de mentiras merece tantos parágrafos para ser refutado?
Aee.. seu e-pênis cresceu 20 centímetros, parabéns champz!
KKKK
Nossa cara você é muito chato!
Será que ainda não foi capaz de perceber que não é bem-vindo aqui
Que desespero hein? Sério que se deu todo esse trabalho sendo que o artigo nem fala sobre o assunto?
Boa sorte…
Esse Marco Túlio é mais um excretor genérico paraguaio…só sabe sair fazendo colagem da mesma porcaria em tudo que é canto, debate zero…aposto que se refutar um destes artigos ele vai tentar rebater e depois começa a xingar….típico desse pessoal.
Igualzinho como é feito em Alcântara, com a ajuda do nosso astronauta aposentado e palestrante.
Como se o astronauta fosse responsável pelas merdas de Alcântara. Lamentável.
Marcelo,
Para se preparar um astronauta leva-se anos de trabalho. O Pontes, nosso astronauta, entrou neste processo quando o Brasil cogitava seriamente participar da construção da Estação Espacial Internacional a ISS. Depois de vários desmandos, atrasos e demostração de incapacidade de nosso programa espacial (não do Pontes) de se levar em frente o acordo com a NASA, nossa participação na ISS foi cancelada. Mas a esta altura o astronauta estava treinado e pronto para seguir em sua missão. E foi isso o que foi feito. Marcos Pontes foi sim uma vítima de todo este processo e o mais cobrado nos corredores do Centro Espacial de Houston. Ele não tem nada haver com a Base de Alcântara. Então, antes de criticar, vai se informar melhor para não passar atestado de ignorância.
A melhor coisa que Obama fez foi privatizar as viagens para a ISS.
Ao atrair o setor privado para a pesquisa espacial,ele abriu a porta para o barateamento das viagens espaciais que permitirá a conquista de Marte e o advento da mineração espacial.
É impressão minha ou por volta dos 2m02s alguém solta um “shit” no vídeo…
Vi ao vivo e não notei. De toda forma, claramente o “shit”, se houve, foi infundado. 😛
Se bobear alguém se surpreendeu e soltou um “no shit”, mas vai saber, já ouvi umas 5x e até agora não tenho certeza … só espero que não seja pareidolia já que recentemente vi alguns documentários sobre EVP. 🙂
Acho que foi a sensação de todo mundo. Quando vi ele chegando na diagonal na plataforma, achei que ia tombar de novo. Aí ele manobrou lindamente e pousou. Depois do pouso ainda fiquei uns 3 segundos esperando ele tombar. Não tombou. Era o balanço do mar. Épico.
Detalhe que ele pousou praticamente no centro e deu uma quicadinha antes de parar de vez, um pouco mais pro lado, bote reparo!
posicionamento é sistema gps. Pousar em pé, entendo que se deve aos inclinômetros, mesmo tipo de sensores existentes no segway e até em algumas motos e carros. Daí vem o controle da propulsão. Mas é incrível.
“Como fazer” qualquer um com algum conhecimento técnico sabe. A diferença é implementar. O trabalho da SpaceX é realmente extraordinário, principalmente por ser uma empresa privada, teoricamente sem as décadas de experiência da NASA. Eles provam que uma engenharia bem feita leva a resultados excepcionais. Tudo coisa da cabeça do Elon Musk, que diga-se de passagem não é americano nato.
Se o módulo que levou os homens à superfície da Lua, já pousava e decolava por foguetes, porque a Nasa não utilizou antes esta tecnologia ? Porque só agora 50 anos depois estão reutilizando esta técnica para pouso de foguetes na Terra ?
Você está brincando que acha que decolar da Lua é o mesmo que decolar da Terra? 😛
Parâmetros as vezes são parâmetros e as vezes não. Na Terra tudo é uma coisa no espaço, no Universo é outra coisa.
Glenan a gravidade da terra é muito maior o que torna muito mais complexo.
Desculpem, apesar da resposta a pergunta da Maria Paula Adelaide Becato, continuo não entendendo a necessidade do POUSO no mar.
A balsa já teria que estar muito próxima ao ponto certo para encaixar-se a necessidade de local de pouso do primeiro estágio. Ou isso seria programado desde a partida do módulo, antes de sua decolagem? Se sim (programado), seria programável, então mesmo com o combustível escasso, porque não calcular o retorno num local em terra firme? Seria só devido a direção a ser alçada pelo módulo?
Desculpe se falo bobagem, escrevi apenas empolgado com a imagem incrível da capacidade de realização do ser humano! De arrepiar!
Eduardo, eles calculam a trajetória mais econômica possível (com a maior margem de sucesso possível) e colocam a balsa de antemão no local adequado. É absolutamente fantástico. Como você diz, “de arrepiar”!
Só complementando, os foguetes já decolam em “curva” (pode olhar os vídeos de qualquer decolagem, que após pouco tempo eles parecem estar “pensos” para o lado).
Assim, saindo do Cabo Canaveral (olha no mapa. É na pontinha de Miami, que por sua vez já é uma “pontinha”). Pouquíssimos segundos depois ele já está sobre o mar. E, principalmente, quase sem combustível. Não teria como voltar para terra firme.
Agora (só um exemplo teórico) se fosse lançado da Califórnia, ele poderia pousar em terra firme, lá pelo Texas.
Se você olhar no mapa onde fica cada um destes três estados, fica bem mais fácil de entender.
E, lembre-se, ele vai com o combustível contado, sem direito a reserva, nem posto da Petrobras, para reabastecimento, hahahaha
Então Xangô, acontece que é ao contrário… o Sol nasce primeiro na Flórida em relação à Califórnia. Para isso acontecer, é porque a Terra está girando no “sentido da escrita” quando olhamos de um referencial fixo no espaço.
Nesse caso, a balsa provavelmente estava no Golfo do México.
Possivelmente, eles sempre calculam a tragetoria ods lanaçamentos sobre o mar para evitar problemas para pessoas na terra em caso de um acidente.
No caso de retorno da capsula , seria o mesmo, afinal ela ainda carrega combustível e no caso de uma acidente em terra tipo um tombamento, poderia se ter uminecndio de grandes proposções.
Possivelmente, eles sempre calculam a tragetoria dos lanaçamentos sobre o mar para evitar problemas para pessoas na terra em caso de um acidente.
No caso de retorno da capsula , seria o mesmo, afinal ela ainda carrega combustível e no caso de uma acidente em terra, tipo um tombamento, poderia se ter um inecendio de grandes proporções.
OMG!!! Lindo demais!!! 🙂
Impressionante!!!
Ano passado tive o prazer de ver um lançamento da base de Cabo Canaveral…..era um foguete pequeno…….imagina ver um lançamento dessa grandeza e um pouso magistral…….top demais….
Muito estudo e dedicação…..
Isso é somente o começo, a ponta do iceberg, existe tecnologia mais avançada e eles ñ mostra leva anos pra deixar certas coisas vir a tona..
Ainda bem que idiotices como esta “o vento” leva para longe….
Tem gente que vive com a teoria da conspiração na cabeça.
Salve Salva….
Se por um acaso aquele mala do Mutações Randômicas for aparecer por aqui, por favor de um bloc nele por favor! Não o deixe estragar o blog novamente!
Não posso, por princípio. Mas prometo ignorá-lo. Tá bom procê? 🙂
Eu preferia um “bloc”, um “ban” e um tapa na cara, hahahaha
Brincadeira. A Ciência e a censura não podem se misturar, nunca.
Você não consegue. A única coisa infinita no universo é a paciência do Salvador.
Compreendo e admiro demais seus princípios, porem esse cara não tem limites!! Mas dou uma outra alternativa que ira mostrar seu senso de justiça… Que tal bloquear ele e em contra partida você volta e responder o Oswaldo Gil que ao menos é menos chato que esse??…rs..rs
Acho que o mais razoável para evitar trollagem é, quando eu sentir que têm múltiplos comentários que têm mais ou menos o mesmo teor, aprovarei só um deles.
Salvador! Boa tarde!
O lado “osso” da liberdade de expressão é esse.
Uma solução, talvez não ideal, seria criar regras de debate. Caso o leitor saia das regras, leva uma, duas, três advertências, exclusão por tempo determinado e, em reincidência, bloqueado permanentemente.
Porém torço que não chegue a esse ponto.
Abraço
Boa…..
Por isso eu digo viva o martelo e a foice.
No thanks. rs
E o que você está fazendo utilizando um dispositivo com tecnologia by silicon valley?
Recomendo a você não só martelo e foice, mas também enxada, restelo, ancinho, arreio, arado, e tudo mais pra você ir cuidar da sua feliz vida no campo…
Simplesmente fantástico o quão a humanidade consegue aquilo que quer, ciência exata é isso…
Exato Rodrigo. E o que mais incomoda é que nós poderíamos participar destes desenvolvimentos mas estamos ainda longe de realizar esta “ciência exata”. O Brasil tem bons profissionais mas falta vontade (e brio) para mostrarmos nossas possibilidades.
Espetacular, genial!!!
Para quem quer ter o gostinho de criar um foguete, lança-lo e pousa-lo de volta, joguem Kerbal Space Program. Rocket Science ao alcance de todos. Detalhe: Game criado por um brasileiro!
Se quer projetar foguetes e lançar entes na FIAP. Procura spacecup no YouTube….
Esse jogo é muito bom mesmo!
É como matar a cobra e mostra o pau.
Isso sim não é chute… o cara faz e mostra o resultado.
Mas você entende que todo este avanço não veio do nada, certo? Teve muito “chute” passando por debaixo dessa ponte antes dessa empresa poder finalmente mostrar o pau…
A PRIMEIRA coisa a ser feita pelas Fôrças Armadas Brasileiras após instalarem o Novo Governo Militar para LIMPAR o Brasil de tôda esta porcaria de POLÍTICOS é enviar a dupla DilmANTA & LULARÁPIO numa cápsula de um foguete destes “Dragon V-2” direto para o Sol para incineração TOTAL … o povo brasileiro não reclamaria nem um pouco de pagar esses US$ 60 milhões pelo trabalho da Space-X … e o lançamento poderia ser feito de Brasília e com transmissão ao vivo para todo o país, para que o povo tenha certeza de que esta dupla de criminosos será realmente DESTRUÍDA !
Governo militar? Você está meio século atrasado.
A Odebrecht se tornou o que é fazendo negócios estranhos com o governo militar e você ainda acha que os militares vão resolver alguma coisa? Ainda na década de 60 esta empreiteira construiu a sede da Petrobrás no Rio e desde então vem fazendo negócios com a estatal, se tornando quase como que uma sócia não oficial do cartel que imperava no ramo do petróleo e quem você acha que proporcionou estes negócios a ela e as outras empreiteiras?
Nível político 12 anos…. Hahahaha!
Adoro politizados formados em boteco.
E nem apoio esse governitcho hein…
Isto sem contar no mega-hiper-blaster-super financiamento da usina de Itaipú (que os nossos milicos insistiam em falar que é a maior do mundo, ignorando aquela na China, bem mais produtiva e muito mais barata). Os milicos roubaram e muuuuiiiiito!
Eles também “fizeram” as usinas nucleares, gastando bilhões de dólares super faturados, mas não entregaram um Watt que fosse. Só nos governos democráticos é que elas foram “entregues” de fato.
E, para calar sua boca de vez, eles também “fizeram” a Transamazônica!!! Conhece ela??? Nem os amazonenses conhecem, pois não passa de uma fantasia. Algo inexistente, até hoje.
Eu até lembro de uma aula de OSPB (Organização social e política brasileira, hahahah) em que a professora declarou toda ufanista: “A Transamazônica é a única obra feita pelas mão humanas, que se consegue ver a olhos desarmados, da lua!!!” hahahahaha
Da Lua não se vê nem o monte Everest. Mal e mal se identifica continentes e oceanos.
Então, vai estudar um pouquinho, pois se existe corrupção e corruptos no Brasil, é por culpa de ignorantes como você!!!
A Transamazônica existe sim, é a rodovia que na época da seca é pura poeira e na época das chuvas é pura lama. Gastaram bilhões nela e nem se deram ao trabalho de asfaltá-la e mantê-la pavimentada, apesar que todo o dinheiro gasto permitia fazer isto pois ela saiu muito mais cara do que disseram na época. O Delfim Netto sabe disto. Na verdade os militares abriram uma picada bem larga e muito cara na floresta e chamaram isto de estrada.
Eles indo para o espaco e VOLTANDO!! Enquanto isso O BRASIL esta apenas INDO…….
Antes fosse.
Eu acho que ele disse “indo pró espaço” não no sentido literal…
Sim, eu entendi. 😉
Alias Salvador, pelo jeito o programa VLS já era né? O acordo com a Ucrânia também já foi pro espaço.
Ucrânia já foi. VLS, no papel, existe, mas duvido que se desenvolva. Está empacado, sem grana, com nível de competência técnica associada ao projeto cada vez menor e atravancado pelo sucateamento da indústria aeroespacial brasileira.
Fantástico. Agora esse módulo na ISS é permanente, vai ficar lá para sempre, ou só um teste? Podem até ser seguros, esses módulos, e podem ser até mais baratos, mas acho que vão dar aquele friozinho na barriga dos ocupantes! abraço!
Samuel, a princípio o módulo ficará em testes durante dois anos. Mas acredito que se for tudo Ok, deverá ficar definitivamente lá como um “closet”, inclusive pra testar a durabilidade.
tks!
Clube da luta??? rs…
Hoje foi um dia histórico para a exploração espacial. Parabéns à SpaceX e ao Salva pela publicação. 😀
Só acho que faltaram imagens do módulo BEAM que será acoplado à estação espacial. Para quem se interessar, aqui tem mais detalhes do lançamento e do funcionamento do módulo: http://meiobit.com/340777/falcon-9-da-spacex-sobe-hoje-levando-o-balao-magico/
Excelente reportagem. Os engenheiros são muito bons para fazer o retorno da cápsula em perfeito estado.
Elogio de parente não conta!!!
Pode até ser parente, vai saber, mas desconheço. Há muitos Nogueiras no mundo… 😛
E pelo que consta, todos portugueses. Eventualmente algum puxa saco dos estadunidenses.
Oswaldinho…seu nível tá caindo hein…já elaborou coisa melhor…
Ainda bem que SOUZA é de origem russa né… 😛
Souza também é português e com muito orgulho brasileiro.
Marcele
Moro a 30 minutos do Centro Espacial americano NASA. Assisto da frente da minha casa lancamentos. Nada é feito aqui? Vem aqui que te levo lá para ver o que é estrutura. O celular que estas usando é um dos muitos produtos que sairam deste programa, Te informa. Vai á um cursinho noturno para aprender algum acoisa, e para de falar besteira
Fantástico! Não acreditei no que vi. Uma plataforma móvel, com ondulações do mar e o foguete descendo sob o efeito do vento! Quantas variáveis! Estou chocado! Abraço a todos!
Vou deixar para comentar esse artigo amanhã, acabei de ler e comentar o artigo de ontem sobre a origem da vida rsrs Muito foda!
O Artigo sobre a origem da vida foi fantástico. Pena que entrou um mala por lá nos comentários e acabou tomando todo o espaço reduzindo assim muitas coisas aproveitáveis que aprendemos nos comentários também!
Alguém pode esclarecer-me:
Por que pousar numa balsa em alto mar, num lugar em que os engenheiros não podem controlar o movimento da superfície?
Obrigada.
Maria Paula, o lance é o seguinte: se você quiser voltar à base de lançamento, terá de economizar muito mais combustível no primeiro estágio para fazer o caminho de volta. Em alguns lançamentos, pelo impulso inicial exigido, isso é inviável, de forma que o combustível que resta é insuficiente para um retorno à base. Para esses, é importante fazer o resgate no oceano.
Vídeo retornando a fita…..não existe pouso perfeito como esse ……..você está vendo de trás pra frente…….
É épico assim! 🙂
Sarcasmo?
Se não for, TOMA:
https://twitter.com/SpaceX/status/718605741288894464/video/1
E rode o vídeo abaixo de trás pra frente e explique como a fumaça vem do mar e é “inalada” pelo foguete:
https://www.youtube.com/watch?v=RPGUQySBikQ
Só tente.
Além de toda a tecnologia para dirigir, posicionar e controlar automaticamente a velocidade do foguete, ainda tem a tecnologia para manter estável a plataforma no mar. Um feito histórico!
Sem querer diminuir a importância do feito, eles utilizaram conceitos de controle já dominados a muitos e muitos anos. A diferença é que eles abraçam a causa e vão até o fim. Engenharia se faz assim: domínio do conhecimento e coragem para implementar. Falta isto por aqui e é uma das principais causas do sucateamento de nossa indústria.
Os lançamentos gastam menos combustível tão mais perto são feitos da linha do equador. Logo, se se consegue pousar no mar, pode-se escolher o ponto de lançamento exatamente na linha do equador, poupando combustível, logo barateando o lançamento.
Para, em caso de queda, não se despedaçar
Já pensaram? 91 x 52 m é mais ou menos o tamanho de um campo de futebol! Minúsculo para um foguete desse tamanho!
Genial, espetacular, maravilhoso!
Coisa mais linda… =) E testemunhar a galera comemorando então… arrepiante! =D Sem dúvida, hoje foi um dia histórico.
Salvador e Eu™… Minha absoluta convicção está fazendo água, mas me permitam vou esperar um pouco mais!
Afrânio, acho seu ceticismo saudável. Mas cada vez mais na direção do negacionismo… 😛
Como diz o outro… “Não nego nada, só quero provas” Rss
Esse vídeo da GoPro instalada no Falcon ajuda?
https://twitter.com/SpaceX/status/718605741288894464/video/1
🙂
Eu™ Atendi ontem mesmo a sua convocação em “EXPERIMENTO DE GRÃO DE POEIRA ESPACIAL” você viu?
Ainda não, vou ver agora!
É plana sim…..tenho certeza.
Hehe… Plano é a linha do eletroencefalograma de um imbecil desses terraplanostras. QI de pedra em coma!
É plana sim. Que nem uma pizza “mezzo” romana, “mezzo” vegetariana. Nham, nham…. quem desenterrou esta teoria lá das profundezas do cemitério das idéias tontas só pode ser algum dono de pizzaria tentando fazer propaganda do seu negócio. Os fanáticos de sempre entenderam tudo errado e deu no que está dando.
Isto é ENGENHARIA.!!
Isso é antes de tudo física e matemática meu caro!!!
Isso é engenharia colega.
Obrigado pela publicação Salvador Nogueira.
Eu assisti o primeiro pouso do camarote da NASA em dezembro passado.
O trabalho da Space X é muito profissional e todos os funcionários acompanham o lançamento de central de controle deles na Califórnia.
Eles estão evoluindo e barateando o processo de envio de material para o espaço que tem tanto valor tanto na vida diária das pessoas como desenvolvimento da pesquisa e comércio.
Acredito que você seja o único reporter do Brasil com base científica. Obrigado novamente por falar de ciência num país onde poucos valorizam.
Valeu, Flavio! Mas há outros jornalistas de ciência muito bons no Brasil. É que nós somos discretos, infelizmente. 😛
Nada feito pelo os USA, Israel e outros assassinos de inocente em cruz tem credibilidade alguma jamais, só acredita quem é absolutamente um tolo,
É, esperto é você. Desculpaê, hein? Vou despublicar a matéria. Fica dando reload aí até sair do ar. 😛
“Nada feito pelo os USA….” O computador + internet + programas de acesso e linguagem para acessar a internet, que você usou para postar o seu comentário, são frutos da ciência norte americana. Então se formos pela sua lógica, eles não existem, o que o leva para um caso grave de esquizofrenia….
a mesma q espiona o mundo todo e rouba os projetos ne….essa ne
É, essa. Mas não quer dizer que não fazem nada! Fazem tanto que até querem fazer o que os outros não tem capacidade, como nós.
KK
Sim, os EEUU tem feito muito: os dólares que patrocinam os cientistas mundiais.
EEUU, Zelão? ?Hablas español también? Que rico! 😛
Espanhol é um português muito piorado.
não confunda racista com nacionalista.
Coitado.! Nem o que está falando.!
E você é um idiota ignorante de merda.
#chupemterraplanistas
É um pobre coitado…..vejam http://wwwrebentocom.blogspot.com.br/
Opa! O antisemitismo também pintou por aqui? Quer entrar para a “Igreja dos Morons”?
Nos EUA uma empresa privada fazendo essas coisas maravilhosas e aqui a gente tendo que conviver com a Dilma na presidência, o Lula num hotel de luxo comprando deputados. Na esperança que o próximo presidente seja apenas “ladrão” e não tente implantar o comunismo.
Fico feliz de conseguir colocar isso no timing certo no ar… Parabens Salvador e Uol pela divulgacao… E tb me solidarizo com o colega ai… #chupaterraplanistas
Eu não sei nem como alguém consegue se comover com esse papo de terra plana. 😛
Fico fã da engenharia desses caras!
Imaginem o quão preciso devem ser os cálculos para, além de colocarem em órbita a cápsula, ainda pousarem o foguete.
Em pouco mais de 1 min e meio a capsula passa de 1000 km/h para 66000 km/h.
A aceleração é a mesma para quando enviam-se astronautas? Impressionante.
A aceleração é basicamente a mesma para voos tripulados e não-tripulados. Leva-se 10 minutos para ir de 0 a 28 mil km/h, a velocidade de órbita terrestre baixa. 😉
Valeu, salvador. Acho que interpretei errado a telemetria no vídeo.
O “problema” em ir pra marte ou a lua sao os extraterrestres.
Ainda, não.
O “problema” em ir pra marte sao os extraterrestres.
Não
Não de novo
n meu zovo
Uau, que resposta criativa! Só que não (de novo, com ou sem ovo!)
KKK
Salva,
quando li pensei que tinha pousado no mar “na água” não faz mais isso não 🙂
por que raios não aumenta a área da plataforma, tipo um quadrado.
Pensa estabilizar a plataforma no meio do mar! É um jogo entre o quanto eles são bons de mira e o quanto eles conseguem estabilizar a plataforma! Pelo visto, esse tamanho tá bão! rs
Eles querem demonstrar que o sistema de voo e aterrissagem deles funciona, mais poderiam aumentar a margem de erro,pelo menos um pouco
Sei não. A balsa já tem 90×50. É quase um campo de futebol. O tamanho do foguete faz parecer pequena…
Salva, reclama de tudo. Nada tá bom. O raça.
Não alimente o troll 🙂
F-O-D-A, Salva. Pqp
http://i.imgur.com/fj76k94.png
http://i.imgur.com/PribXd9.jpg
🙂
Ps.: TERRA PLANA É O CACETE, BANDO DE IDIOTA! #chupemterraplanistas