Astronomia: Planeta 9 pode ter sido “adotado”

Hipotético nono planeta do Sistema Solar pode ter sido “adotado”, dizem cientistas.

O FRENESI
No começo do ano, quando Mike Brown e Konstantin Batygin apresentaram evidências de que deve haver um nono planeta no Sistema Solar, a comunidade astronômica entrou num frenesi que não se via desde o fim do século 19. Pode mesmo haver um novo mundo a ser descoberto lá fora, além de Netuno?

NA PERIFERIA
Segundo os cálculos, o tal planeta 9 deve estar numa órbita bem oval, que no entanto nunca o traz para as regiões mais internas do Sistema Solar. Em sua máxima aproximação, estaria seis vezes mais distante do Sol que Netuno. No ponto de máximo afastamento, bem mais longe que isso.

A CAÇADA E O MISTÉRIO
Enquanto alguns pesquisadores já estão firmes na tarefa de tentar encontrar o planeta 9, outros se fazem uma pergunta ainda mais fundamental: como esse mundo pode ter parado onde está, numa órbita bem diferente da dos outros oito planetas? É um desafio para as teorias de formação planetária.

MUNDO EM FUGA
Uma possibilidade aventada é a de que o planeta 9 tenha se formado mais perto do Sol e então tenha sido atirado para mais longe por uma passagem de raspão por algum dos outros planetas — como um estilingue gravitacional.

PLANETA ADOTADO
Outra, mais intrigante, sugere que o planeta 9 possa ter sido capturado pelo Sol e na verdade seja originário de um sistema planetário vizinho — um exoplaneta “adotado”. Como as estrelas costumam nascer em ninhadas, em meio a nebulosas, não faltariam oportunidades para uma surrupiada desse tipo no provável local de nascimento do Sol.

A VERDADE ESTÁ LÁ FORA
Essa possibilidade foi agora investigada por um trio de pesquisadores da Suécia e da França. Em artigo, eles descrevem simulações que mostram como poderia ter acontecido. Mas como saber se foi isso mesmo? Dizem eles que as órbitas de pequenos objetos residentes nos confins do Sistema Solar podem revelar se o planeta 9 é mesmo adotado ou nasceu junto com seus irmãos solares. A conferir.

A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Salvador,
    Estando a Estrela mais próxima localizada a 4 anos-luz de nós, é possível que existam objetos orbitando alternadamente aquele sistema (Alpha Centauri) e o nosso, como num percurso em forma de um “8”?

    Parabéns pelo blog…suas matérias são sensacionais!!

    1. Não, muito longe para isso. E lembre-se que Alfa Centauri tem três estrelas (A, B e Proxima), o que faz daquele sistema uma bagunça por si mesmo, sem levar em conta o Sol. rs

    2. como comentei antes, não são possíveis órbitas com formato de 8. seria preciso fornecer constantemente energia ao sistema para ele manter este formato, portanto não são estáveis nem podem aparecer naturalmente. as únicas órbitas possíveis pelas leis de gravitação são as circulares e as elípticas, além das curvas abertas parabólicas e hiperbólicas.

Comments are closed.