Astronomia: Qual é a chance de estarmos sozinhos no Universo?
Cientistas calculam a probabilidade de a humanidade ser a única inteligência do Universo.
ESTAMOS SOZINHOS NO UNIVERSO?
Essa talvez seja a mais intrigante das questões já investigadas pela ciência. Mas fato é que ainda não podemos fazer grandes afirmações a respeito da existência ou não de outras civilizações além da nossa.
COLOCANDO OS NÚMEROS
O problema foi sumarizado na famosa equação de Drake, criada pelo astrofísico Frank Drake em 1961. Ela tenta fornecer uma base para estimar a quantidade de inteligências extraterrestres a partir de vários fatores, como o número total de estrelas, a fração delas com planetas e quantos desses efetivamente desenvolvem vida.
CHUTÔMETRO EM AÇÃO
O problema todo é que alguns dos fatores são difíceis de estimar. Por exemplo, de todos os planetas que desenvolvem vida, quantos chegam a ter uma espécie inteligente? E por quanto tempo vive uma civilização, uma vez que surja? Não temos a mais vaga ideia, pois só há um exemplo conhecido: a Terra.
OTIMISTAS E PESSIMISTAS
O resultado é que a equação de Drake pode dar a resposta que você quiser, dependendo do seu otimismo sobre os fatores desconhecidos. Aí não vale. Mas agora uma dupla de cientistas nos EUA resolveu abordar a questão por outro ângulo.
RODA DA FORTUNA
Qual é a probabilidade de que o caso da Terra tenha sido único, nos 13,8 bilhões de anos de existência do Universo? Ao se fazerem essa pergunta, Adam Frank e Woody Sullivan notaram que os fatores exigidos para calcular a resposta já são todos conhecidos.
0,000000000000000000001
Eis portanto a probabilidade de a humanidade ter sido a única instância de inteligência a surgir no Universo: uma em 10 bilhões de trilhões. Isso significa que, mesmo que você pense que a chance de um planeta desenvolver vida inteligente seja absurdamente pequena, algo como 1 em 1 trilhão, ainda assim teria de concordar que devem ter existido cerca de 10 bilhões de civilizações espalhadas pelo cosmos em toda a sua história. É um bocado de ETs.
(Confira o artigo científico da dupla, publicado no periódico “Astrobiology”.)
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
O Reino de Deus para onde todos nós iremos um dia está no universo. Acredito viemente que lá está a principal essência da inteligência superior. Também há outras vidas além da vida terrena, pois Jesus Cristo disse: Existem outras ovelhas que não são deste mundo. Acho que enquanto nossos cientistas estão tentando descobri-los, eles já estão nos estudando a vários anos e convivem no nosso meio.
para todos aqueles interessados procurem por Bob lazar no you tube onde ele revela q trabalhou na área 51 e s4 em engenharia reversa, vejam suas revelações é impressionante o conhecimento desse cara sobre o q acontece lá.
Ou a capacidade dele de mentir, dependendo de quanto você se deixa levar por essas coisas…
Ontem eu li uma reportagem aqui que especialistas encontraram planetas que supostamente teriam o mesmo clima da Terra, há 40 anos luz de distancia. Mnha pergunta. Será que encontraram mesmo? se formos calcular, eles começaram a procurar esses planetas há 40 anos atrás? Pois pra viajar a 40 anos luz somente se a maquina fora criada a no mínimo há 40 anos e aí começarem as buscas. Como alguem vem dizer que encontrou um planeta a 40 anos luz de distancia com um telescópio criado a mais de 40 anos atras? ou inventaram um que consegue enxergar mais rápido que a velocidade da luz? Será que realmente chegamos a pisar na lua? Nasa, explica aí!!!
Escrevi sobre esse planetas. Dê uma olhada no meu post mais recente. Sobre a Lua, a Nasa já explicou. Você não recebeu o memorando? rs
Um simples conhecimento de física e você não estaria fazendo este questionamento. Não interessa se o telescópio foi construído hoje ou há quarenta anos atrás, ele sempre estará recebendo imagens (luz) que saíram há quarenta anos atrás de qualquer planeta que esteja há uma distância de 40 anos-luz. É verdade que o telescópio está vendo o planeta no passado, mas 40 anos em termos astronômicos é um piscar de olhos. E com estes conhecimentos de física é difícil você chegar a uma conclusão se o homem foi realmente à lua, você não têm os conhecimentos necessários para realizar este julgamento. Neste caso resta você ter fé e acreditar no que 99% da humanidade e da comunidade científica acreditam, porque você não possui conhecimentos para chegar a uma conclusão por si só.
primeiro procure pelo menos assistir o video para depois comentar meu amigo, não tire conclusões antes de julgar.
Se for aquele papo de Bob Lazar e Área 51, permita-me tirar conclusões sem ver, por favor. rs
O cara é mentiroso compulsivo. Disse ter diplomas em universidades que nunca o tiveram como aluno.
https://en.wikipedia.org/wiki/Bob_Lazar
Para falar a verdade Salvador, me espanta muito este seu comentário, uma vez que Bob Lasar não tem registro em nenhum documento, e que seus depoimentos vieram muito antes da confirmação pelo penta gano sobre a área 51.
Para quem estuda o fenômeno UFOS nunca deveria questionar nenhuma evidencia ate que se comprove a veracidade destas informações. já tenho dito que muitas de suas informações são copias de estudos onde até hoje não se posiciona em nada. Pegar artigos prontos e questionar é fácil, escrever sobre algum assunto … mais fácil ainda. Tenha piedade deste povo que acredita nas suas babuze iras sem estudo nenhum. Dê sua opinião e ponto.
Minha opinião é a de que você deveria ter piedade dos leitores e revisar o texto do comentário antes de publicar… 😛
Acho que ele é ET.
não que seja péssimo seu blog, mas aceite como critica construtiva. de uma olhada em muitos dos comentários onde seus frequentadores dão opiniões e provas que estuda ou tem algum conhecimento cientifico do assunto com explicações técnicas de matérias que você escreve onde nem mesmo coloca de onde tirou estas ideias.
Uma próxima pauta seria legal ” Com uma possível descoberta de vida microbiana ou inteligente fora do sistema solar ou dentro, quais seriam as principais consequências para nós!!!
“Não que seja péssimo seu blog” é um jeito curioso de tentar começar uma crítica construtiva. Não ajudou o fato de eu não ter entendido a tal crítica. Eu supostamente não olho os comentários dos leitores? Pois se até respondo vários deles! Sobre o conhecimento científico que eles trazem, quando correto, valorizam as discussões. E se você quiser alguma fonte, é só pedir que eles publicam também. Já cansei de ver isso por aqui.
Sobre a sugestão de pauta, agradeço. É um tema interessante. Já fiz uma semelhante, com base num estudo espanhol, que investigou se a humanidade está pronta para o contato com vida extraterrestre (de qualquer tipo). http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/05/12/nao-estamos-prontos-para-o-contato/
Xadrez com pombos, Salvador. Again and again.
Area 51? Deve estar de brincadeira! Nenhum governo do mundo consegue guardar segredo! Se for verdade será a primeira vez na História desse planeta que um governo conseguira isso!
Por que a vida em outros planetas tem de ser exatamente como a nossa?
Nesse raciocínio, vamos ver também o especialista em gnomos, duendes, bruxas e fadas. Está tudo lá no youTube, que tal?
O homem conhece mais o universo do que o fundo do mar.
Não, não conhece. Mais uma falácia amplamente divulgada por aí, mas sem fundamento algum.
Acredito totalmente na existência de vida “Inteligente” ou outros planeta, nesta ou em outra galaxias. Que possam estar vistando a terra, acredito, mas ainda com alguma dúvida. Mas essa de história teoria de engenharia reversa acho bastante fantasiosa, Outras possíveis inteligencias, estariam usando tecnologias muito diferentes, incompressíveis, e possivelmente muito superior a nossa. Nossos cientistas por melhor que fossem não teriam capacidade fazer tal procedimento. E o que vemos aqui na terra é evolução das Ciências impulsionada muitas vezes por mentes brilhantes, como Isaac Newton, Einstein, Tesla, e outros.
Não obrigado, prefiro manter uma certa distância desses aloprados.
para todos aqueles interessados, procurem no you tube por Bob lazar e vejam suas confissões e trajetória sobre a área 51 e a s4 onde ele trabalhou como físico em engenharia reversa.
Claro, afinal de está no YouTube, só pode ser verdade!
*SE
Melhor comprar um IPhone de 24 polegadas….
Mas vc é inocente hein mano?
Eu não iria tão longe, para mim existe vida em nosso sistema solar! Microbiana ou talvez em um formato que ainda não compreendemos. Eu acredito que exista formas de vida mais complexas em algum subsolo ou em uma dessas luas cheias de atividades vulcânicas e gelo! Usando a terra como comparativo ou exemplo, descobrimos formas de vida diferentes em nosso planeta a pouco tempo, que a 30 anos eram impossíveis de existirem! Até mesmo vírus que podem ficar bilhões de anos congelados esperando o momento certo de se reproduzirem. Falei alguma bobagem?
Também acho que encontraremos evidência de vida microbiana no Sistema Solar.
Não duvido. As luas de Saturno e Júpiter devem estar infestadas de vida microbiana.
vc esta completamente com razão.
PROCURA-SE VIDA INTELIGENTE… VIRUS, BACTERIAS E ALGUMAS OUTRAS FORMAS MENORES É BEM PROVAVEL….
Por isso a matéria é clara em falar sobre a probabilidade de vida INTELIGENTE.
Não, não falou nenhuma bobagem. A Biologia confirma o que você diz.
Existi sim vida fora do planeta terra, esta na biblia, leia Ezequiel sem fanatismo religioso, ai VC vai entender claramente o que ele via eram seres inteligentes de outro planeta
Ou isso é discussão científica, religião fica outro lugar!
Acho que os religiosos deveriam ser conversar e decidir sobre o que a biblia diz.. Uns falam que lá tem prova que ETs existem, outros dizem que não.. Uns dizem que prova que Terra plana, outros não.. Cheguem a um acordo! Tá ficando difícil defender, migos!
*SE
Maldito teclado do celular.
Muita pretensão do ser humano achar que é o centro de tudo. Com bilhões de galáxias Deus só habitou a terra??? rsrs
Tem seres muito mais inteligente que a raça humana. Mais porque eles não vem aqui? Alguem viria na terra onde as pessoas não se respeitam, se matam, só querem levar vantagem em tudo, só pensam em dinheiro e por ai vai… Eu ficaria por lá mesmo.
Carlos na Bíblia também estava escrito que o Sol era o centro do Universo e não Terra como diziam os Aristocráticos. Precisou um tal de Galileu Galileu mostrar isso na Bíblia.
Tem comentários que não dá pra saber se é zueira ou se o cara realmente acredita no que tá escrevendo
SERÁ QUE ELE NÃO VIA O PRÓPRIO HOMEM??? SERÁ QUE A MILHÕES DE ANOS ATRÁS, O PRÓPRIO HOMEM NÃO SAIU DE ALGUM LUGAR NO UNIVERSO E COLONIZOU A TERRA??? ACREDITO QUE OS ÚNICOS SERES NO UNIVERSO SOMOS NÓS… CASO CONTRÁRIO, JÁ TERIAMOS ALGUM TIPO DE CONTATO REAL E CLARO….
Não tem muito como, há evidências concretas de todo o nosso caminho evolutivo, sem falar no nosso parentesco com o resto da vida terrestre denunciado pelo nosso DNA, quando comparado ao DNA de outras espécies.
No, thanks…
Este número só pode estar errado, porque o número estimado de estrelas existentes no universo é algo próximo da grandeza deste número. Quer dizer então que surgiu uma civilização inteligente em cada estrela aproximadamente?
Não se esqueça de que o número de planetas em órbitas na zona habitável de sua estrela (a exemplo da Terra) corresponde ao de 20% do total de estrelas, de forma que a ordem de grandeza não mudará muito entre um número e outro. Mas você não entendeu o que o número quer dizer. Ele não sugere a existência de 1 civilização em cada um desses mundos. Ele sugere que a chance de sermos o único mundo habitado por uma civilização é de 1 em tantos mundos similares à Terra quantos existem — 10 bilhões de trilhões. Essa é a probabilidade que precisa ser vencida para que sejamos únicos.
zona habitável…. ? habitável aos nossos olhos… pode ser que para uma outra civilização tome metano no lugar de nos que tomamos água… derre pente o sol é um veneno para eles e que p vaco radioativo e quase em seu zero absoluto seja uma leve brisa de inverno. Nos humanos. temos a mania de imaginar que se nos precisamos de “água” ou calor… todos iram precisar…
Perfeito!
Por essa perspectiva, a única chance de estarmos sós no universo é se há uma força criadora maior que escapa a compreensão que a humanidade têm hoje …
Antes que os reacionários respondam tratar-se de defesa do criacionismo, apenas gostaria de lembrar que há 500 anos queimávamos pessoas por achar que a Terra girava em torno do Sol e ainda hoje, com toda a tecnologia que dizemos ter, não conseguimos encontrar um potencial planeta aqui, na periferia do sistema Solar e como bônus, ainda estamos matando o nosso planeta e as criaturas que nele habitam …
Se a vida for mesmo tão rara, posso dizer que inteligência não é bem a nossa maior qualidade ….. caminhamos a passos largos para a extinção antes de ir até as estrelas e descobrir todas as maravilhas que o cosmos deve ter ….
Salvador, e sobre a possibilidade de um universo simulado ? O que você acha dessa tese ?
Considerando então apenas matemática, se temos 1 trilhão de especias no nosso planeta e que apenas chegou a forma inteligente. Dessa forma já caímos a chance par 10 bilhões, ok ?
Agora é ver a questão de idade e tempo da nossa galaxia em relação a outras, não tenho essa informação. Mas acredito que já reduziria este numero de 10 bilhões para 5 bilhões, sendo pessimista acreditando que nossa galaxia tem uma idade que é a media das demais galaxias, se for uma das mais antigas a tendencia é esse número cair.
Em seguida é ver a questão da nossa sorte contra as seguintes catastrofes que vou chamar de CX)
– Meteoros ( CX1 = 5 bilhões / CX )
– Cometas ( CX2) então… CX1/CX2
– Radiação interestelar ou da própria estrela ( CX3) então… CX2/CX3
– Extermínio por espécies mais fortes antes da evolução ( Dinossauros poderiam não nos deixar evoluir) (CX4) então… CX3/CX4
– Doenças ( o que na verdade é uma espécia eliminando outra) (CX5) então… CX4/CX5
– Guerras ( a própria espécie em colapso) (CX6) então… CX5/CX6
– Desastres climáticos (CX7) então… CX6/CX7
– ETC , aqui vou ser bonzinho, e contar como só mais uma que posso está esquecendo (CX8) então… CX7/CX8
Na sequencia é analisar o fato de está distante o suficiente para que não seja exterminado por espécies de planetas próximos. Exemplo em 300 anos poderemos ter tecnologia para visitar outro sistema planetário, iremos explorar e possivelmente interferir na evolução de qualquer tipo de vida que possa surgir. (CX9 X tempo) então… CX7/(CX9 *Tempo) = CX10
Na sequencia agora é considera o nível de inteligencia e como ela pode evoluir em relação ao tempo.Nós demos um paço gigante em termos de exploração espacial nos últimos 100 anos.
Outra civilização conseguiria nessa mesma velocidade ? Então CX10/ CX11 x tempo.
O tempo no final das contas é quem determina se somos uma grande exceção ou não. Não é questão de quantidade de galaxias, estrelas etc, e sim DO TEMPO ! Peço uma analise agora sobre esta grande Variável ( O TEMPO)
Vitor, novamente concordo, o TEMPO é implacável. Pelo menos para nós humanos. Qualquer conta, distância, velocidade, etc… o TEMPO nos mata.
Correção, entendi errado o número. Mesmo assim, o número estimado de civilizações é muito grande para não haver sinal algum desta gente no universo.
Lembrem-se que o Universo é tri dimensional, quase não enxergamos o centro do Universo de um lado a outro dobra o tamanho, se expandiu 14 bilhões de anos para todos os lados, sendo assim de uma extremidade a outra em qualquer direção passando pelo centro do Universo tem 28 bilhões de anos de expansões. Tudo que é feito de conta matemática temos de dobrar sem levar em conta que a expansão do outro lado do universo poderia ser diferente! Resumindo o Universo é muito grande até para tirar uma conclusão matemática.
O numero q aprendemos quando crianca, mudou drasticamente depois do Huble…os bilhoes de eatrelas q viamos fora da Via Lactea na verdade sao galaxias… dai um numero tao grande.
Ok, e onde está toda esta gente então que não se vê um sinal mínimo deles no universo? Será que todos já evoluíram por milhões de anos e viraram deuses invisíveis e que estão nos controlando sem que saibamos?
Danilo procure entender a reportagem. O que ela esta dizendo e probabilidade. Sou professor e veja nos meus alunos o mesmo problema seu. Ler e não entender o que esta lendo.
Geraldo, perfeito. Entender o significado das palavras não é fácil. Conhecimento não é fácil, requer estudos.
E isso mesmo Danilo da Silva. Já tive experiências.
I see ET people!
A possibilidade mais proxima esta a um ano luz… Eh soh criar uma espacionave que viaje na velocidade da luz, q em uma ano c chega la….lol
Entenda o número. Esta é a probabilidade da Terra ser o único pais que desenvolvei vida inteligente em todo universo em seus 13, 8 bilhões de anos. Só para exemplificar, nosso sistema solar é fruto da destruição de outra estrela maior e tem uns 5 bilhões de anos. O número não considera a simultaneidade e menos ainda a possibilidade de viagens interestelares, que demandaria velocidade proxima da luz e muitos anos no espaço ( a estrela mais próxima de nós é alfa centauri, distante 4,5 anos luz.
Imagino que você nunca foi ao Japão, mas você sabe que no Japão têm japonês. Agora imagine você sair agora da sua casa e ir a pé até o Japão. Você nunca irá chegar!
Então saiba existem muitas formas de vida no universo, mas nunca chegaremos até elas!
Amigo, visualize este pensamento.” Imagine que vc esta no universo e que na Terra só exista formigas como vida inteligente ” já que formiga vive em comunidade então julga-se vida inteligente”, qual seria seu interesse em se comunicar com uma formiga!!!! assim somos para qualquer vida superior que exista.
Existem diversos cientistas que estudam a vida das formigas.
Danilo,
Achamos que nós, terráqueos, somos muito inteligentes. No entanto, ainda não fomos a planetinha nenhum. Só fomos até a nossa Lua, alí no quintal de casa. Podem existir milhares de civilizações que estejam em estágio tecnológico similar ao nosso ( pouco mais – pouco menos ) e que também mal saíram de suas bolinhas de rocha…rs… As probabilidades estão largamente a favor da existência de outras civilizações , sem fanatismo, algumas doutrinas até mesmo admitem isso. Que venham os ET’s…..
Danilão, quem sabe sua suposição não é verdade? Talvez a nossa civilização atual seja produto de uma outra humanidade ou raça milhares de anos mais avançada que a nossa. Ou talvez nosso universo seja uma simulação no melhor estilo “MATRIX”?
não estamos sozinhos,mas a distancia em anos luz impede um contato com outras civilizações, e a meu ver é proposital, somos ainda selvagens,matamos a nossa própria especie e outras também, somos medrosos e o medo faz com que façamos coisas terríveis, e depois pedimos desculpa a deus, alguém em sã consciência queria ter contato com uma especie assim? não não queria e manteria uma boa distancia até que nós seres humanos e “sapiens” conseguirmos ter calma e logica suficiente para não matar mais a nossa especie e as outras também.
Concordo com você, Marcelo,
Portanto não há tempo e espaço, está tudo aqui.
Basta ser puro mesmo,
Portanto bastante trabalho para todos nós, por dentro e fora!!!
Assistiu ao filme, Interestelar?
Abraço.
Perfeito!!
Sua resposta é clara e objetiva, parabéns!
A DISTÂNCIA É EM ANOS-LUZ, MAS HOJE EXISTE CONDIÇÕES DE EXPLORAR OS CONFINS DO UNIVERSO…. TELESCÓPIOS DE ALTA TECNOLOGIA, JÁ FORAM ENVIADOS AOS ESPAÇO, E NADA FOI VISTO…. SINAIS SÃO ENVIADOS A ANOS PARA TODO O UNIVERSO E NENHUMA RESPOSTA FOI DADA…. SOMOS A ÚNICA VIDA INTELIGENTE NO UNIVERSO…
Você claramente não entende o que foi feito e como. Não vasculhamos mais que um grão de areia em meio a todas as praias do mundo. O Universo é muito, muito grande. Os números desse estudo dão uma dica de quão grande ele é.
Bom comentario, resumiu e engrandeceu.
Falou tudo! Perfeito!!!
concordo com vc marcelo. ainda outro dia vi uma menina siria (de uns seis anos) sobrevivente do ataque ao hospital, perguntar ao mundo – pelas lentes da câmera que a filmava – ” O que nos fizemos de errado”?
E o mundo se calou. Porque não há resposta.
Se nem eu que sou terráqueo já não aguento mais ficar aqui. Imagina que está fora.
O Universo é infinito! A vigilância da ciência cobre uma pequena e modesta parte dessa imensidão, além do que enxergam deve existir algum tipo de vida. Até acredito que civilizações avançadas se comunicam, e que nós terráqueos estamos excluídos por ainda sermos primitivos.
E digo mais, o universo é infinito, e não é único, existem trilhões de trilhões de “universos” na verdade é um multiverso. Existem trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de planetas semelhantes com a Terra. É óbvio que existe vida em muitos outros planetas. O fato de achar que não existe vida em outro lugar, só porque não a encontramos, não é prova de que não existam, mas é mais uma prova da ignorância e prepotência do homem.
não é não. está se expandindo, mas é finito.
Genesis 1:1 “No princípio criou Deus os céus e a Terra” Que simplicidade para retratar uma verdade tão profunda! Apesar de omitir que Deus tenha repetido esse feito em outros planetas, temos razões de sobra pra crer que a terra é impar porque foi criada de modo impar. Se alguém não concorda com a Bíblia, mas concorda com a equação de Adam Frank e Woody Sullivan, por favor, me apresente as provas. Me tragam a mais simplória forma de vida achada fora da Terra que não tenha sua origem aqui.
Você claramente não entendeu os cálculos. Eles não dizem que existe vida fora da Terra. Eles calculam qual é a chance de não existir: 1 em 10 bilhões de trilhões.
Salvador não adianta discutir com pessoas que são “fechadas” às demais questões do Universo. Infelizmente o pessoal leva algo como “ofensivo” uma simples hipótese que está aberta e se sentem ofendidas.
Sou cristão e nem por isso deixo de questionar a origem do Universo, da vida e a hipótese de vida extraterrestre. Creio que a bíblia descreve a criação e origem da vida por intermédio de um ser inteligente, no qual utiliza o tempo e processos específicos em cada etapa de criação… Não há a necessidade de interpretação literal e principalmente as pessoas esquecem do real sentido que a bíblia que é dar “sentido” ao homem.
Felizmente hoje tenho muitos amigos que mesmo cristãos estão abrindo a mente para novos horizontes, mas há ainda pessoas com esse tipo de pensamento.
Enfim, continue fazendo o seu trabalho. Sou fã da página e aficionado pelas questões do Universo. Forte abraço!
Você tem provas de que seu amigo imaginário existe? Rs…
Você se baseia na bíblia e pede provas sobre a ciência? tem algo contraditório nesta frase.
Você tem provas que Deus é um amigo imaginário? Rs…
Concordo com vc Wagner.
Não sei como alguem, que se diz inteligente, um ser pensante, pode vir aqui e ainda falar de religião.
Se dependesse da igreja, a terrra ainda seria plana! kkkkk
A Terra é plana.
Vc deve acreditar em Papai Noel tb, pois seria muita incoerência sua não acreditar nele kkkkkkkkk
se você acha que Deus não existe? então encontre um homem que crie o ser humano em uma máquina que jogo minha bíblia pela janela. (que crie um ser humano do “0”, não me venha com teorias de clonagem ou reprodução assistida)
Cuidado! Dizem que vão criar inteligência similar à humana em computadores em coisa de duas décadas. Eu não me arriscaria nisso. Até porque, se, como diz a sua Bíblia, Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, o que impediria o homem de fazer tudo que Deus fez? A sua própria religião sugere que o homem tem ao menos o potencial para realizações prodigiosas, posto que criado à imagem de um ser prodigioso…
Amigo quanta ignorância no seu coraçãozinho de ameba,…
se for levar no seu pensamento, apresente então quem criou a vida, quem escreveu a biblia, quem veio primeiro o Ovo ou a galinha!!!!!!!!!!! seja sensato não seja mais um que o mundo foi feito assim e pronto.
Evidencias e teorias existem aos montes. E V I D Ê N C I A S não são provas , são estudos e pesquisas comprovadas.
se for pelo lado da religião piora sua situação: para que um ser humano estuda, se dedica ao seu crescimento tenha uma religião uma fé !!! só para depois morrer e tudo acabar, toda sua fé, toda sua dedicação em plantar o bem se perder!!! se existe o bem e o mau em espíritos então existe algo do outro lado ” Dimensão”. está ai sua prova que exista algum tipo de vida lá fora.
Genesis 1:26
” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
Bom dia, Pericles
Nossa imagem?
Façamos?
Ímpar?
Para não acreditar na existência de outros seres além dos humanos, você terá que ser ateu, pois o simples fato de acreditar em Deus e suas entidade relacionadas já significa acreditar em seres extra-terrenos, pois por definição, tudo que não teve origem na Terra é extra-terreno. Anjos, deuses, etc. São seres inteligentes que não se originaram na terra, independente de sua forma de manifestação. Religiosos fanáticos dissociam sua crença da ciência pois acreditam que se suas ideologias não forem exclusivamente sustentadas na fé, perdem o sentido de divindade. Explicar cientificamente Deus (se é que um dia isso será possível), e suas entidades não faz com que percam sua credibilidade, apenas pode perder o sentido de controle e poder para alguns. Muitas pessoas temem aquilo que não pode ser explicado, e só santificam ou idolatram aquilo ou aquele que se apresenta inexplicável. Se para acreditar em Deus e suas criações é preciso ter fé, mas se as coisas forem explicáveis aos olhos da ciência, perde-se então o sentido de acreditar? Eu Acredito na existência de Deus, a minha maneira, mas acho que o sentido está em buscar respostas e desvendar os mistérios do criador. A fé sem limites pode se tornar uma venda da ignorância.
Amigo, seu comentário é um tanto quando contraditório. Se não podemos acreditar em um calculo apresentado por 2 grandes cientistas, teremos que acreditar em uma “verdade” escrita a milhares de anos atrás por pessoas que “falavam” com deuses? Lembre-se que tudo no universo demora muito, todas suas medidas em anos-luz, não temos ainda tecnologia para uma viagem interestelar em busca de uma prova, do mesmo jeito que você não consegue me provar que seu deus exista.
Cara, na boa!!! Vc tem provas que Deus escreveu a Bíblia? Apresente-me.
sim, eu creio em Deus.
mas então quer dizer que Deus, um ser perfeito, dotado de uma inteligência e sabedoria que somos incapaz de compreender comete um Pecado Capital que é a Vaidade?
porque criar um universo com bilhões de galáxias, cada uma contendo milhões de estrela e até bilhões, quasares, supernovas, estrelas gigantes, buracos negros apenas por vaidade?
só para ele admirar?
só para ficar lá vazio, sem nada?
Acho incrível a limitação do poder criador do Senhor Deus, nos achamos a ultima cocada do pacote para crermos que estamos só no universo. Uma infinidade de seres celestiais apenas para agirem no planeta terra. quando em sua Palavra o Criador demonstra o amor dele pelo homem enviando Jesus para salvar um raça que se acha supra sumo, Ele declara que amou o MUNDO de tal maneira…e a palavra MUNDO ali, significa COSMO…Universo. Muita pretensão dos pretensos Tomés acreditarem que somos os únicos no universo.
Por volta do ano de 1600 muitos disseram a mesma coisa quando a inquisição condenou Galileu a prisão perpetua por desenvolver a teoria de que era a terra que girava em torno do Sol.
Péricles. Se é tão fiél assim em Deus, mostre-me uma passagem de Jesus na terra também.
Ai, ai. O cara coloca o livro de Gênesis, escrito por volta do século 5 a.C. como algo que pudesse explicar qualquer coisa. É muita ingenuidade ou desconhecimento mesmo. A origem do mundo teve narrativa parecida com a do Gênesis descrita na Mitologia Grega (Teogonia de Hesíodo) e narra fatos muito parecidos com os descritos na Bíblia. A diferença é que a informação da mitologia foi escrita 3 SÉCULOS ANTES (século 8 a.C. – se o cara não souber contar o tempo, estou perdendo o meu tempo aqui) dos relatos bíblicos. “Tudo se inicia com o CAOS e dele surge GAIA (mãe Terra). O Caos criou a Noite (Nix) e o Dia (Érebo), além do Tártaro (inferno). Foi da Mãe-Terra que nasceu Ágape, uma deusa que representava o amor puro, o amor divino. Ágape semeou a beleza da vida pela Terra, dando a luz a este céu de infinita beleza que cobre nossas cabeças, montanhas e os mares.”. OU SEJA, a descrição bíblica é quase um “CTRL+C CTRL+V” dos relatos mitológicos de 3 séculos antes. Então, vamos esquecer isso e focar apenas na ciência. E nos fatos e interpretações que os dados palpáveis nos possibilitam.
Nós não temos provas da existência de seres extraterrestres, mas você diz que tem. Por favor prove que seu deus existe. Ou então cale-se.
Alguém citando a biblia pedindo provas. Prova aí que o seu amiguinho imaginário existe…
Na casa de meu Pai há muitas moradas
João 14:2
Você quer mesmo abalar suas estruturas religiosas? Leia “O Mago e o OVNI do Éden”, mas não desista antes de iniciar e leia até o final. Vamos, coragem!
BOA… PELA MARAVILHA E COMPLEXIDADE QUE É O PLANETA TERRA, E PELA COMPLEXIDADE QUE É A VIDA HUMANA, NÃO CONCORDAR COM A BIBLÍA É UM ERRO…
Quem escreveu a Bíblia foi o homem, então é questionável! E seríamos muito egoístas e egocêntricos se imaginarmos que só nós terráqueos existimos nesse universo tão grande.
eu diria que, se existissem venusianos em vênus, eles também achariam seu planeta muito especial, e viver numa superfície de mais de 400°C e tomar chuva de ácido sulfúrico representaria seu ideal de paraíso… 🙂
Estamos sozinhos, então vamos todos nos matar. São tão verdes. Milhares de civilizações, milhares de milhares de universos e sim, ainda estamos sozinhos porque não somos mais capaz de enxergar um osso diante do nariz.
Eu tenho alguns amigos que tenho uma leve desconfiança que são ETs
Que existem, e/ou existiram, e/ou existirão outras civilizações no Universo é um fato inquestionável. Apenas por ignorância ou motivos religiosos uma pessoa pode afirmar categoricamente que somos os únicos. Entretanto a probabilidade de duas civilizações se encontrarem é bastante baixa por duas razões : as escalas do tempo e espaço. Estamos acostumados a pensar em escala humana e não universal. Para que duas civilizações se encontrem é preciso existirem no mesmo momento (escala temporal) e estarem relativamente próximas (escala espacial). No universo o tempo e o espaço são imensos, muito maiores que a mente humana pode conceber.
Maurelio, os cálculos de Drake ou as idéias dos dois estudiosos, objeto do artigo do Salvador, ou outras nessa mesma linha, são meras hipóteses, baseadas na estranheza de que somos a única espécie inteligente, na imensidão temporal e espacial do cosmos. É que, por razões de ordem física, até o momento, não há qualquer evidência, por mixuruca que seja, de que haja algum planeta com vida, além deste em que vivemos. Infelizmente. Digamos que recebamos, via sinais de rádio, uma mensagem convidando para um jantar de confraternização em algum lugar do Universo. Tal mensagem estaria caduca: teria sido emitida há milhões de anos! Em termos práticos, tal conhecimento serve para isto: nada!
é como o peitê so laila e delma sos no universo
Incrível as pessoas ainda não acreditarem na existência de vida no universo, além da terrestre. O simples fato de nós não conseguirmos enxerga-lá, não significa a sua não existência. Tudo nesse universo oscila a uma determinada frequência, com uma determinada quantidade de energia, e sabemos muito bem que a energia se transforma e por muitas vezes é imperceptível até que se desenvolta alguma ferramenta para enxerga-lá. Se são mais ou menos inteligentes que nós, infelizmente não há como se afirmar, mas que estão lá, alguns, talvez no mesmo estágio que nós, ah estão.
Olá Henrique, você crê em Deus ?
As chances de estarmos sozinhos no Universo é real, convenhamos, se houvesse vida inteligente (como a conhecemos) superiores a nossa, certamente já nos teriam encontrado. Portanto, a nossa “vida inteligente” somente ficará tentando entender a matéria e energia escura, sua misteriosa expansão no mundo físico (antes, durante e depois do big bang, mundo paralelo, rebote etc). Como sou limitado e com a intuição de que respostas científicas não haverá , embora respeite e admire às descobertas ou evidências, opto em manter o olho da fé em Cristo sobre: “De onde viemos, onde estamos e para onde vamos”…Porém, desejo bom trabalho aos cientistas (alguns talvez anjos) em tudo que realizam na Terra e na busca de respostas no macro e misterioso tecido universal desde que em prol da humanidade.
Gilberto, mas não foi Jesus quem nos disse que “Existem muitas moradas na casa do Pai”?
Só a Via Láctea abriga dezenas de bilhões de planetas rochosos que giram em torno de anãs vermelhas – estrelas cuja massa é menor que a do Sol. A Via Láctea, dentro do universo, é comparável a uma cabeça de uma agulha! Para um humano sair da terra é ir até a borda da Via Láctea levaria uns 400 milhões de anos, com nossa tecnologia atual!!!!!!!!! Se no universo houver vida inteligente primitiva como a nossa, as chances de se encontrarem são quase nulas. Veja que imaginar um universo gigantesco como o nosso, com apenas uma forma de vida inteligente – seres humanos – é pensar com muita pretensão. A natureza não permite o desperdício de espaço!
O problema é “batermos de frente” com o ET errado (Predator não te convidei para nos visitar)….rs
A natureza (vida) não desperdiça chances de se instalar, crescer e se multiplicar. Podemos observar isso a todo momento em nosso planeta. E, se isso vale pra Terra, vale também pro universo…
Só os tapados que acreditam que a terra é o único planeta com vida ¨inteligente¨.
Só os tapados que acreditam que a terra NÃO é o único planeta com vida ¨inteligente¨.
Só os NÃO tapados acreditam que a terra é o único planeta com vida ¨inteligente¨.
É um absurdo imaginarmos que, diante de tantas bilhões de estrelas e em milhões de sistemas solares, sejamos a única forma de vida existente. É muita pretensão !
ERREI… Só os NÃO tapados acreditam que a terra NÃO é o único planeta com vida ¨inteligente¨.
Sorry… isso é que dá tentar fazer lógica em plena madrugada…
Ou ainda, pegando leve com a tigrada: NÃO só os tapados acreditam que a terra é o único planeta com vida ¨inteligente¨.
Cara, olha para cima quando o cel noturno quando estiver completamente limpo, depois olhe para baixo. Agora imagine, cada estrela no cel ja existiu num passado longinquo e estrelas são formadas em maioria de gazes e outros elementos quimicos preençados em uma grande esfera, e ao redor dela pode haver planetas que a orbitam, depois olhe para o chão mais uma vez, e pense, cada grão de areia (ou terra) a nossos pés. Agora pense, existem mais de biljões de grãos na praia onde se encontra(local ficticio), e a cada passo certo numero de grãos que existem na praia voce encontra algum bichinho, lixo entre outras coisas enterradas na areia, agora pense num universo, que tem mais de trilhões de estrela por galaxia, e cada estrela pode ter planetas, digamos que pelo menos 50% de todas as estrelas tenham planetas e 4,5% desses planetas estejam em zonas habitaveis, e no minimo 1% desses 4,5% de planetas tenham seres que habitam sua superfice/area interna ou colonizam um grupo de planetas. Saiba, a vida não surje somente da água, a vida surge de uma solução de elementos quimicos que se condençam e almentam até se tornarem seres capases de se multiplicar como um animal, e a variabilidade de tipos de vida que podem ocorrer é enorme, veja as água-vivas(uma espécie em especial) existe uma especie que é considerada imortal, e sempre que se sente ameaçada se torna um pólipo e pode se duplicar,assim como as celulas. Bom fiz um testão shjshsjhj, mlz, mas as probabilidades estão contra a não existencia de vida fora da terra
Meu deuls do cél….Estou com dor no pescosso de tanto olhar para cima e para baixo. Da próxima vez, tente fazer um testão prençado, um pouco mais condençado.
se o tal do ET pudesse ler esse texto, concluiria que aqui não existe “vida inteligente”.
“Cel”, “prençados”, “condençam”, “almentam” – isso é crime linguístico!
Foi assim que inventaram a criptografia.
Acreditar no óbvio ou não, não importa! O problema maior que temos que nos preocupar é que existem muitos Tapados! E a maioria desses Tapados, estão concentrados no Brasil!
conversa que nao vai pra lugar algum, ate que me mostre o contrario, nao vale flimes, não existe nada, so agente, unicos; supremos….so agente,,,ok?
Só agente? Agente Mulder ou agente Scully? 😛
Agente? 007? Não seria a gente?
Como disse o nobre Mario Cortella em uma de suas palestras: “Você é uma pessoa, dentre 7 bilhões de pessoas, de uma espécie dentre 3 milhões de espécies catalogadas, de um planetinha (terra), que gira ao redor de uma estrelinha (sol), dentre 200 BILHÕES de estrelinhas, de uma galáxia (via láctea), dentre 200 BILHÕES de galáxias, de um dos possíveis universos”. E tudo isso só pra gente existir? OK…
Sem levar em conta a “alfinetada gramatical”, foi o melhor cometário. Parabéns.
Correção, sómente você existe, se voce for parar para pensar, e seu português é melhor que o meu, em papel sai uns garranchos e umas palavras estranhas, parabéns
É mesmo? E como você sabe? “Deus” te contou?
putz, acabo de descobrir que não existe vida inteligente na terra… 🙁
Aos que estão criticando, é melhor ler uma notícia atrasada do Salvador (coisa rara) do que uma fresquinha do yaruim ou dos estagiários de outros grandes sites.
Obrigado pelo crédito. 0h01 vocês terão meu take na história. 😉
Caro Salvador, tu és uma pessoa com a paciência de JÓ! “Um oligofrênico pode perguntar mais que 10 sábios podem responder”, não sei quem proferiu esta frase primeiro, mas minha mãe a usava sempre que eu iniciava os meus bombardeios de perguntas! É mais que obvio que existe vida no universo, vida inteligente é bem provável, uma civilização muito mais adiantada que a nossa mais difícil e a grande questão que vou responder agora!!!! OS ET JÁ VIARAM NA TERRA???????? A resposta é : NÃOOOOOO!!! Matematicamente impossível, já que estabelecido pelo teoria de Einstein nada pode viajar mais rápido que a velocidade da luz, nenhuma estrela 90 anos luz da terra tem planetas com vida inteligente! E outros sistemas solares se tivessem civilizações teríamos visto. Resumindo estamos sozinhos!
Voo interestelar não é impossível. Você não precisa viajar mais depressa que a luz, porque os efeitos de dilatação temporal resolvem todos os seus problemas de envelhecimento, se você viajar a 99,999% da velocidade da luz. 😛
Ainda teoria! mesmo a 99,99% da velocidade da luz cobrir distância além de 100 anos luz seria praticamente impossível. Além de ser viagens sem volta! Mas o principal que a idade do Universo é igual para todos e a chance de termos vida em outro planeta é matematicamente uma certeza.
Não, não seria. Levaria uns poucos dias para quem está na nave… o tempo fica mais devagar a essa velocidade para quem viaja.
Prezado Salvador,
Não entendi muito bem essa questão da distância em anos-luz e os efeitos da dilatação temporal. Isso significa que uma viagem para um planeta a, digamos, 40 anos-luz de distância não demoraria uma eternidade em função da dilatação temporal?
Depende da velocidade em que você viaja. Se você for a um quarto da velocidade da luz, vai demorar um pouquinho menos que 160 anos para quem está na nave, e 160 anos para quem fica na Terra. Contudo, se você viajar a 99,9999% da velocidade da luz, poderá chegar lá em dias (para você), mas os mesmos 160 anos terão se passado na Terra. É um dos efeitos mais malucos — e já verificados — da relatividade. O tempo passa em ritmos diferentes para pessoas viajando a velocidades diferentes. (A vida passava um tiquinho mais devagar para o Senna do que para o Rubinho, mas a diferença era tão pequena que seria preciso um relógio atômico de altíssima precisão para medi-la. :-))
Viajar na velocidade da luz? Quem viaja na velocidade da luz? A Luz! Somos Luz?
Não podemos viajar na velocidade da luz, e é imensamente provável que seja impossível o homem atingir essa velocidade. Algo que é viável, para ser feito no futuro não tão distante, é construir uma nave com suporte à vida, onde possamos viver por gerações. E com um objetivo mais nobre, encontrar planetas habitáveis para a humanidade.
Podemos viajar a velocidades muito próximas às da luz, como 99,9999%. Fazemos isso rotineiramente com prótons, que não são luz, no LHC…
O problema é voltar e contar a aventura para seus bisnetos…..
Por outro lado, justificaria as viagens em pessoa, em vez de o envio de sondas robóticas… seria o único jeito de um cientista ver suas hipóteses testadas. 🙂
Salvador,
Você lê tudo?
Que bárbaro…
Parabéns…
Assistiu ao filme Interestelar, qual sua opinião?
Meiry, eu que aprovo os comentários, então tenho que ler. Claro, quando chego aqui e vejo 200 comentários para aprovar em meia hora, a leitura é cruzada. Por isso às vezes alguma pergunta boa me escapa. Mas faço um esforço para responder tanto quanto possível. Sobre Interestelar, gostei do filme, mas achei pretensioso demais. Escrevi uma crítica a ele no blog e levei umas pedradas. Também fiz um texto para o UOL focado na ciência do filme.
Crítica – http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/11/14/interestelar-faz-batman-parecer-sutil/
Ciência – http://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/12/conheca-as-seis-piracoes-cientificas-de-interestelar.htm
Esse tanto de espécie de peixes no fundo do mar será que não seria seres que se adaptaram na terra vindo de outro planeta ou galáxia?
Se for… já comi ET-grelhado, assado, frito, enlatado…
Pode ser! Fico imaginando uma nave interestelar viajando sob o comando de uma equipe de sardinhas.
E Darwin se revira no túmulo!!
E Darwin se revira no túmulo…
Qual a chance de não estarmos sozinhos no sistema solar? Eu ainda acho bem provável encontrarmos vida em uma das inúmeras luas do nosso sistema.
Hahaha… é só falar de ET que o assunto bomba, todo mundo vira cientista (inclusive eu). Creio que, com tanto planeta rochoso na zona habitável, eventualmente, muitos possuem alguma forma de vida. Entretanto, seres com a consciência de que existem e se reconhecem ao olhar a própria imagem, acho mais difícil. Porém, às vezes, fico imaginando a vida sendo moldada em outro planeta com o ambiente, ligeiramente, diferente do nosso. Possivelmente, um ser inteligente pode ter quatro braços, escamas, seis olhos… e ainda, assim, ser mais avançado tecnologicamente que nós.
—
“Astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul) localizaram três planetas potencialmente habitáveis a apenas 40 anos-luz da Terra.”
Salvador, desconsidera meus comentários de minutos atrás a respeito dessa matéria. Caí do galho bem atrasado. Abr. 😉
—
—
“Astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul) localizaram três planetas potencialmente habitáveis a apenas 40 anos-luz da Terra.
Os planetas têm tamanhos e temperaturas semelhantes aos de Vênus e da Terra e, de acordo com os astrônomos, são a melhor aposta na busca por vida fora do Sistema Solar. Os planetas orbitam uma estrela anã muito fria – são os primeiros planetas descobertos em torno de uma estrela tão pequena e de brilho tão fraco.”
Salvador, isso aí é UOL Ciência e Saúde. Francamente, eu nem sei o que comentar. Logo, logo eles estarão dizendo que tem homenzinhos verdes ali por perto. Gé…zúis !!!
—
Então, a descoberta é beeem interessante. Mas vou dar uma requalificada nela amanhã. Guente firme. rs
O senhor já foi mais dono das manchetes em primeira mão, senhor mensageiro sideral!!…rsrs…
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/bbc/2016/05/02/astronomos-descobrem-planetas-potencialmente-habitaveis-em-orbita-de-estrela-ana-fria.htm
E não me venha com desculpinhas que você é só um contra a BBC inteira… rsrs…somos leitores vorazes de boas notícias como as de costume desse blog! Sim, estou ligado!! rsrs…
Salvador, essa matéria acima me fez pensar numa coisa estúpida, mas acredito que valha a curiosidade. Um telescópio, estando ele ou aqui na Terra (acho que seria inviável), ou no espaço, teria que ter quais proporções, com a tecnologia atual de lentes, para podermos enxergar além da atmosfera dos planetas (como a visão de um GPS, por assim dizer) nessas distância “não tão grandes” como 40 anos-luz até uns 100 anos-luz?!? Em outras palavras, que tamanho deveria ter um satélite espião de extraterrestres?
Obrigado Salvador, desculpe a “puxada de orelha”… é ler as matérias do espaço sideral no formato que você coloca aqui nesse blog é sempre muito bom!…. digo isso, porque não duvido nada que seja você o repórter da outra matéria também…rsrs…
hehehe…acabei de ver que muitos outros abaixo já puxaram a orelha pelo mesmo motivo… viu, não sou o único? rsrs…
Luiz, tranquilo! Fiquei frustrado também. Sabia dessa desde sexta-feira, mas o embargo só caía 12h de hoje. Não servia para a coluna e, para não publicar duas coisas no mesmo dia, decidi deixar para amanhã. Resultado, cheguei em último. Mas prometo dar um “spin” na história que faça valer a revisita! Abraço!
Salvador, se o universo for infinito não seria verdade existir infinitos planetas como a terra?
Não necessariamente. Ele pode ser infinito em termos geométricos, mas ter uma quantidade finita de massa.
Se a quantidade de massa é finita, por mais que se expanda, em algum momento, terá um limite.
Mesmo que seja impossível superar este limite, ainda assim ele existe.
Ainda complementando, dizem que algum tempo atras, esta massa estava concentrada, e que a mesma deu origem ao universo. Não temos nem sequer indícios de que o universo, seja único, imagine então, afirmar com convicção que o homem é único. Tal afirmação só prova a ignorância e a prepotência…
A geometria pode ser infinita, ou seja, o espaço se estende ao infinito em todas as direções. Mas a quantidade de matéria tende a ser finita.
Pode até colocar mais alguns zeros antes do 1. Essa discussão me lembra, quando na idade média, os sábios se questionavam sobre o que existiria ao final dos oceanos… Mas ciência positiva e cartesiana é isso ai. Ver para crer. Excelentes matérias Salvador. Parabéns!
Ricardo, provavelmente você não se lembra das palavras dos sábio da idade média, porque quando a gente se lembra de algo, com certeza já vivemos aquele momento, no entanto, quando se lembra fatos narrados pela história, você está se lembrando que leu na história “os sábios se questionavam…”.
Salvador, céu do mês de maio com o importante trânsito de Mercúrio, estamos na espera!
Vou fazer, vou fazer! (Cada uma que eu arrumo pra mim mesmo!)
Na programação, amanhã falo sobre o trio de planetinhas descoberto pelo pessoal da Bélgica, e na quarta vamos de céu do mês, com chuva de meteoros do cometa Halley, trânsito de Mercúrio e oposição de Marte! Fique ligado! 🙂
Mesmo seguindo a probabilidade do “crânio” e que após tantos zeros – de passagem, qualquer número é chute – tivéssemos um número 1, seríamos esse contexto, pois somente se tivesse encontrado um 2, ou 3, ou 4 existiria a possibilidade de termos irmãos no restante do Universo.
Com relação as besteiras de que Deus fez, se somos sós, muito terreiro para poucas galinhas, tenham que o terreiro é imenso para e tão somente atentarmos para o seu poder.
mi mi mi mi mi mi mi mi mi…
Voce tambem fala? ou só por sinais?
Em cada um dos planetas com outras civilizações também tem um ou mais outros Oswaldos para dizer o mesmo que você, Oswaldo. O diabo é que o espaço sideral não é um ambiente propício a permanência longa de seres vivos adaptados ao ambiente dos planetas e qualquer civilização que quiser ir ao espaço de forma sistemática terá que se modificar tanto que nem se reconhecerá depois das mudanças que os capacitem para viagens interestelares e voltem ao seu planeta de origem sem sofrer consequências mortais. Não disseram que os astronautas que permanecem muito tempo no espaço próximo a Terra voltam com vários problemas de saúde, entre eles problemas cardíacos, ósseos, hepáticos e outros? Para tudo isto ser evitado muita coisa no ser humano tem que ser mudada e mudanças tão radicais gerariam outra espécie talvez bem diferente da atual e é ai que a “porca torce o rabo”, porque não são os religiosos que sempre dizem que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus? E se o homem quiser ter outra forma que não a atual por motivos próprios? Não precisam nem ser viagens interestelares ou interplanetárias, a simples vontade de ser melhor adaptado ao ambiente da Terra, ter maior capacidade física ou mental ou até melhor saúde já suscitaria rejeição de quem não admite deixar a infância da civilização.
Os problemas de saúde ocasionados por longa permanência no espaço poem ser resolvidos facilmente, pela criação de uma aceleração centrifuga, que substitua a gravidade. Para longas permanências no espaço isto será imprescindível.
Nem tanto, a falta de gravidade é só uma das dificuldades a serem resolvidas numa demorada viagem espacial. Os outros problemas são muito mais difíceis de resolver.
Dura lex, sede lex. Podemos não ser perfeitos, mas somos únicos.
Enquanto espécie, sim, somos únicos, pois não deverá haver homo sapiens em exoplanetas…
Enquanto formas de vida genéricas, inteligentes ou não, a chance da vida só ter florescido na Terra é de 1 em 10^22…
PS: dura lex, SED lex…
Realmente, sed lex
Oi, Salvador. Muito bacana sua coluna, parabéns! Sou leitor assíduo. Só fiquei meio confuso desta vez porque achei que você fosse discorrer sobre os fatores que eles incluíram na equação.
Explorador, minha coluna que sai no jornal impresso, às segundas-feiras, só comporta 1.800 caracteres. Não houve muito tempo. Mas são basicamente os parâmetros astrofísicos da equação de Drake — número total de estrelas, fração delas com planetas, quantidade de planetas rochosos na zona habitável. 😉
vale destacar que o fator “número de planetas por estrela” não para de aumentar! 🙂
Na prática, esse número e o seguinte “Terras na zona habitável” se traduz em 0,2 (20%) do total de estrelas, como no paper do Petigura de 2013, mencionado neste paper. 😉
Salvador, boa tarde,
Sobre a existência de outras civilizações inteligentes (no passado e no presente):
Você consideraria como um fator pessimista o fato de, mesmo com a estimada dimensão e tempo de existência do universo, não termos encontrado nenhum indício ou vestígio tecnológico que indicaria uma possível existência de civilizações inteligentes no passado?
Quando me refiro a vestígios tecnológicos, incluo desde objetos físicos até fenômenos de ordem química ou anomalias não padronizadas…
Tudo o que temos encontrado no espaço é fruto do big-bang e das transformações naturais do próprio universo. Tudo parece estar na forma bruta e, desde então e até então, não encontramos nada já transformado por outra ordem que não a natural (isso considerando que o próprio big-bang não tenha sido um evento provocado, quem sabe, por uma civilização anterior – se de fato existiu algo antes).
Obrigado.
Gabriel, reviramos muito pouco do Universo. O fato de não encontrarmos nenhum sinal claro de ETs no Sistema Solar parece indicar que eles não estão tanto por aí como querem fazer crer os ufólogos. Mas ainda é cedo para dizer que eles não estão em parte alguma.
Gosto de pensar na seguinte hipótese: Talvez não sejamos tão avançados quanto nossos visitantes intergaláticos. É como quando o homem constrói um viaduto ao lado de um formigueiro. As formigas sabem que há algo ali, mas elas não sabem que se trata de um viaduto (para as formigas aquilo faz parte da natureza, porque elas não conseguem entender de outra maneira aquilo). O mesmo pode se aplicar para a raça humana em relação aos seres de outros planetas.
Não podemos deixar de considerar que a comunicação via rádio pode ser considerava tão primitiva para “eles” que nem devem ter cogitado a possibilidade de usá-las. Talvez usem alguma forma de comunicação que ainda desconhecemos. Algum comunicador que utilize entrelaçamento quântico, por exemplo, que pelo pouco que se sabe hoje poderia talvez proporcionar comunicação instantânea, independente da distância… 😀
Seria o equivalente a tentarmos comunicação via rádio com alguma tribo que ainda se comunique via tambores ou sinais de fumaça…
E essa comunicação por entrelaçamento quântico, talvez nem dependa de algum equipamento. Esses seres podem ter evoluído para se comunicarem de forma direta, tipo telepatia. Vários conceitos tecnológicos foram desenvovidos observando os sentidos e funcionalidades dos seres vivos. Muitas vezes a evolução saiu na frente.
Ou então, podem ser ciborgues. Os mais ricos tem hardware para comunicação por entrelaçamento quântico e os mais pobres recebem do governo tipo um pendrive pra plugar no c. que dá acesso a rede por meio de algum roteador, manja!
Quanto a questão da comunicação, existe a probabilidade de “eles” não terem a menor intenção ou interesse em travar qualquer tipo de contato com a raça humana. Se eles estiverem nos visitando, podem estar interessados apenas no planeta, ignorando as inteligencias que o habitam. É mais ou menos como estudarmos um formigueiro. Fazemos isso sem nos comunicarmos com as formigas.
Verdade, somos únicos e com certeza novas gerações dependem do grau de sustentabilidade que vamos ter, sabemos também que o “espírito do tempo”, ou melhor, do nosso tempo foi, é e será criativo como o nosso criador Deus. Não há motivo para não sermos otimistas, somos 7 bilhões, seremos 9 bilhões de almas e enquanto o sol brilhar, mais de 5 bilhões de anos. Enfim nós iremos ainda sair do paraíso e assim como Adão e Eva iremos conquistar o Universo! Quem viver verá!!!
eh, acho que primeiro a gente tem que tentar salvar o nosso planetinha.
E por que não fazer ambas as coisas ao mesmo tempo? Gente suficiente pra isso, tem. Você está fazendo a sua parte?
Sinceramente… acreditar que o nosso planeta foi o único lugar do universo onde a vida inteligente prosperou, é do mesmo nível de crendice que acreditar que Deus é o criador do universo. Afinal, não estamos lidando com números pequenos, quando abordamos a probabilidade de existir vida inteligente. O universo amostral para essa probabilidade é gigantesco. Estamos falando de 100 bilhões de galáxias, com centenas de bilhões de estrelas em cada uma delas, e uma quantidade incalculável de planetas.
Claro que encontrar vida inteligente não é tarefa fácil, pois é preciso que o planeta tenha condições ideais para que a vida surja. Distância correta de sua estrela, composição química adequada, estabilidade e segurança quanto a catástrofes espaciais e evolução das espécies até o surgimento de uma vida inteligente e tecnológica.
Nesse último quesito, não necessariamente a palavra evolução, significa que surgirá vida inteligente. Se a vida na Terra fosse totalmente dizimada hoje, e recomeçasse do zero, é quase certo que em uns 2 bilhões de anos no futuro a vida que haveria seria totalmente diferente da que existe hoje, e poderia não haver qualquer forma de vida tão inteligente quanto a humana.
Porém, mesmo com tantas dificuldades encontradas para a vida surgir, ainda assim estamos lidando com números muito maiores de possibilidades de a vida surgir. A questão não é meramente “acreditar, a questão é saber quantas civilizações inteligentes já existiu, ou são contemporâneas a nossa.
Gosto de usar referências do nosso mundo para lidar com essa questão. Afinal, as leis da fisica que existe no nosso planeta é a mesma em qualquer lugar do universo. E basta notar como a vida sempre dá um jeito de aflorar. Na laje do comércio do meu pai, tem um punhado de areia de construção que está lá há anos. E no meio dessa areia nasceu um pequeno arbusto, que cresceu e aflorou e hoje já ultrapassou 4 metros de altura. Ou seja, a vida pode se adaptar aos mais diferentes lugares, bastando que tenha o “minimo” de condições para isso, e não o “máximo” de condições, como os pessimistas da ciência acreditam.
ACREDITAR EM DEUS É PURA CRENDICE??? NÃO… NÃO… SABE-SE QUE CIÊNCIA E RELIGIÃO CORREM EM PARALELO, ISSO É FATO….
PELA COMPLEXIDADE DO PRÓPRIO UNIVERSO, DA TERRA QUE ATÉ O MOMENTO É A ÚNICA A REUNIR AS COMPLEXAS CONDIÇÕES PARA A VIDA, VEJA QUE A TERRA NÃO LEVA O ROTÚLO DE POTENCIALMENTE, ELA TEM ESSA CONDIÇÃO, E PELA PRÓPRIA COMPLEXIDADE DA VIDA HUMANA, NÃO HÁ COMO NEGAR QUE UM SER SUPERIOR, DEUS, É O CRIADOR DE TODO O UNIVERSO E DE TODA A VIDA EXISTENTE… VIDA INTELIGENTE QUE, ACREDITO EXISTIR APENAS AQUI NA TERRA… ESTAMOS FALANDO DE MILHÕES DE GALÁXIAS, BILHÕES DE ESTRELAS E PLANETAS…. E MESMO ASSIM, A VIDA NECESSITA DE CONDIÇÕES RARAS E ESPECIAIS PARA EVOLUIR… PORTANTO CRER EM DEUS E NA SUA CRIAÇÃO, DO UNIVERSO À VIDA HUMANA NÃO É APENAS CRENDICE, É A MAIS PURA VERDADE…
Ciência e religião correm em paralelo porque respondem a questões distintas. E justamente por isso Deus não é passível de verificação, portanto questão de fé. Não o fosse, faria parte do âmbito de investigação da ciência, e religião seria dispensável.
Inteligente o seu comentário, só reflita um pouco mais, sobre não sermos tão inteligentes assim.
Ou seja, além de existir vida, devem existir seres muito mais inteligentes do que nós! O que sinceramente acho muito provável. O fato que em vez de encontrarmos vida em outro planeta, estamos destruindo as vidas que existem no nosso!
Fala Salvador!
Eu tenho pouca duvida que existe alguma inteligencia em algum lugar, a pergunta eh onde e quando… 🙂
Voce viu essa materia do globo? O que achou?
http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/cientistas-descobrem-tres-planetas-potencialmente-habitaveis-19211291
Abs
Vi. Ia fazer para amanhã de manhã. O Globo está ágil…
Resumindo a ópera, é o tipo de descoberta importante para colocarmos o James Webb para trabalhar assim que possível.
Só me veio na cabeça o James W. em 2018 estudando os detalhes. É esperar \o/
Publica um post Salva! Suas matérias e forma como abordá-las fazem toda a diferença 😉
Abraços!
Vou fazer! Guentaí!
Também estou no aguardo.. \o/
Tranquilo e favorável!!!
xi….
Caraí você parece ser tão inteligente, responde de forma tão séria e objetiva, parabéns mano sucesso….
Obrigado.
Talvez estejamos sós.
Talvez não. Mas acho que não sei.
e, tem gente que acha que deus existe ….
Uma coisa não tem nada a ver com outra.
Salvador, haja paciência para administrar os comentários. De qualquer forma, bom trabalho.
Hoje, 03/05/16, vai estourar o Blog com a descoberta dos 3 planetas pelos Belgas. rsrs.
Veremos. A notícia já foi dada ontem pelos portais…
dez bilhões de trilhão, o numero é esse 10.000.000.000.000.000.000.000 dez seistilhões de planetas.
Simplesmente admirada com a paciência do autor Salvador Nogueira em responder a alguns comentários mais apaixonadamente céticos e, por isso, desatenciosos (pra não dizer preguiçosos hehe). Tomarei isso pra minha vida!
Valeu, Nath! 🙂
se formos considerar alguns dos comentários aqui, corremos o risco de chegar à conclusão que não existe vida inteligente nem na própria Terra… 😛
Bem, vamos raciocinar: as distâncias entre estrelas são, literalmente, “astronomicamente gigantes”. Esse cálculo da probabilidade de existência de civilizações inteligentes nos dá um grande número de “ET’s”. O universo tem aproximadamente 14 bilhões de anos. Então, um sinal de rádio emitido, supondo, há 3 bilhões de anos (da galáxia Andrômeda, por exemplo) já teria chegado até nós, não é mesmo Salvador?
Agora, minha conclusão:
1) ou estão todos mortos (não conseguiram evoluir e se autodestruíram)
2) foram extintos (por algum cataclismo)
3) não fazem contato com outras civilizações (perceberam, talvez por experiência própria, que não é recomendável manter contato com civilizações extraplanitárias). Nesse caso, ou já sabem que existimos e não fazem contato – o ser humano é perigoso – ou estão a caminho para nos observar e estudar.
Em todo caso, essas hipóteses não nos favorecem muito)
Um abraço. Parabéns pelas matérias.
Julio, veja. No fim do texto, eu fiz apenas uma especulação sobre qual seria o número de civilizações mesmo que as chances fossem muito pequenas, mas maiores do que 1 em 10 bilhões de trilhões. Mas o número concreto que temos é este: para estarmos sozinhos no Universo, é preciso que a probabilidade de surgimento de uma civilização num dado planeta seja menor que 1 em 10 bilhões de trilhões. Mesmo o biólogo Ernst Mayr, que citou o número mais pessimista que já vi a esse respeito, menciona cerca de 60 bilhões de espécies que já passaram pela Terra para o surgimento de uma inteligente. Portanto, 1 em 60 bilhões. Mesmo com esse número, teríamos uma grande quantidade de civilizações lá fora.
Agora, para encontrarmos alguma delas, são outros 500. A mais próxima precisa estar suficientemente perto e precisa coexistir com a nossa no tempo — algo de modo algum garantido, pois não sabemos nem qual é a real chance de vida inteligente emergir num planeta, nem quanto tempo vive uma civilização…
Abraço!
O amigo se esqueceu da possibilidade de que esses ETs de Andrômeda tenham sido extintos há algum tempo… Nós só usamos a rádio comunicação para valer há menos de 100 anos e radiotelescópios há menos de 50, portanto…
Numa galáxia como a nossa pode ter havido e desaparecido milhões de civilizações, e outras milhões estão ainda em desenvolvimento. Pode ser que alguma delas receba nossos sinais DEPOIS de termos desaparecido e nunca terão certeza de que existimos mesmo.
Ou não o fazem por não ter tecnologia suficiente para isto, ou podem até fazer mas não querem se expor e influenciar a história das civilizações descobertas ou visitadas, ou até nos visitam sem que nós percebemos ou percebemos muito pouco para não atrapalhar suas pesquisas no nosso planeta, ou nem precisem vir até aqui fazer contato conosco, pois a simples existência de outras civilizações planetárias já é um motivo para grandes mudanças em sua própria civilização e se em seu planeta natal houver alguma resistência em acreditar nisto (por parte de uns caras chamados Oswaldo, por exemplo, só que com muito poder e influência) o contato pode ser motivo para se destruírem, etc. Qualquer coisa pode acontecer e se existem civilizações alienígenas ao montes no Universo, cada uma delas deve ter um modo diferente de pensar e de existir, com motivações e problemas diferentes e ninguém pode saber qual é a realidade enquanto não encontrar alguma delas. O mais provável é que devido as grandes distâncias envolvidas e limitações inerentes aos seres que tem capacidade intelectual para viajar, o contato direto seja em bem pouco comum ou evitado para não haver guerras nos planetas visitados, sendo assim mesmo o contato por vias indiretas também seria evitado. Penso que uma civilização que chega a este ponto na sua existência, já deve ter percebido que fazer contato com uma que não chegou ao mesmo ponto pode ser profundamente prejudicial a esta civilização.
Não é o simples fato de não ter tecnologia, pode ter muita tecnologia, mas ser não a mesma, existem N variáveis, veja só…
Imagine agora em 2016 você enviar um fax? Ninguém mais usa isso! Para você ser respondido têm que enviar um e-mail ou whats app. Imagina se um juiz ET bloqueou o Whats? kkkkkk Então você não vai receber resposta! Imagine então que esses sinais são enviados à esmo? É como vc digitar 8759dfhkjfa9er9tklfa e esperar que a sua mensagem chegue para um determinado amigo lá no Japão, você precisa saber o endereço certo para enviar uma mensagem e utilizar a mesma liguagem (tecnologia).
Eu penso que se uma civilização já é inteligente o suficiente para tentar um contato com outra civilização, ela já percebeu que a linguagem empregada deve ser universal, ou seja, deve conter elementos em comum para que a outra civilização possa compreender a mensagem enviada. A tecnologia envolvida não pode ser muito avançada pois corre-se o risco da outra civilização não conseguir nem captar o sinal emitido. Ondas de rádio ultraenergéticas, bem conhecidas por nós, devem ser uma escolha natural.
Boa tarde a todos, Salvador obrigado pelo conteúdo, não comento muito, mas acompanho todas as matéria e a discussão do pessoal que é a melhor parte :P.. Se encontrarmos vida em algum lugar fora da nossa galaxia, teria a possibilidade de enviar alguma mensagem com a tecnologia atual?
Se você tivesse a paciência de esperar vários milhões de anos por uma resposta…
Se as ondas de rádio viajam na velocidade da luz no vácuo, demoraria 100 mil anos apenas para o sinal sair da via Láctea hehe..
Sim, mas a grande galáxia mais próxima, Andrômeda, está a 2,5 milhões de anos-luz daqui… 😛
Mas ela vem vindo… vamos “encontrá-la” daqui a uns poucos bilhões de anos, vai ficar mais fácil! 😛
Enviaríamos a mensagem el código morse.. Mas em qual idioma einh!? Latim, hebraico, Inglês.. Tupi Guarani.. Hehehe..
É lamentável como a Matemática pode ser utilizada de maneira tão leviana. Os astrônomos, de uma forma geral, tem pouca familiaridade com a Rainha das Ciências. Um cálculo como esse não passa de uma extrapolação arbitrária, precária. Ele é tão confiável quanto a pobre equação de Drake. O objetivo parece ser mesmo o de provocar alguma discussão, algum burburinho a fim de continuar a alimentar a insana crença nos ETs. É a “ciência” com “c” minúsculo…
Não é não. Veja, os fatores usados são conhecidos: número de estrelas no universo observável, fração de estrelas com planetas, planetas na zona habitável da estrela. Se você presume que o caso da Terra é único, tira a probabilidade: 1 em 10 bilhões de trilhões. Não tem mistério. É matemática simples e dados cientificamente confirmados.
Note que o argumento corta para os dois lados. Se você quiser defender a existência de vida inteligente como um milagre, já sabe qual é o tamanho do milagre: Deus teria vencido as chances de 1 em 10 bilhões de trilhões. Agora, se você quer tratar a vida como um fenômeno raro, em vez de um milagre, aí terá dificuldades em defender a singularidade do caso terrestre. As chances jogam contra.
Leviana ou bastante inteligente para motivar discussões que motivam ainda mais os seres humanos para que se descubra a verdade e deixem os partidários da exclusividade terrestre da vida inteligente no Universo sem argumentos diante de uma probabilidade tão pequena desta exclusividade? Olhando o Universo é impossível que haja apenas um planeta com vida e ainda mais, com vida inteligente nele. São muitas estrelas e como descobrimos todos os dias, muitos planetas que podem abrigar vida, mas o problema é que todos eles estão longe demais de nós o que faz muita gente duvidar mesmo da existência de outras civilizações, inclusive em cada uma delas, possibilitando talvez um comportamento isolacionista em várias delas.
Olás,
Vocês já conheceram as discussões feitas por Ernst Mayr sobre o problema? Ele é um renomado evolucionista. Pelo que entendo de suas discussões, ele propõe outro viés. Mesmo na Terra, que surgiu à cerca de 4,5 bi de anos, a vida só surgiu 3,2 bi de anos atrás. Pela atual teoria da evolução, todos os seres vivos atuais vieram de um evento único de surgimento da vida. Só houve uma origem de vida num espaço de 4,5 bi de anos, tornando a probabilidade desse surgimento bem menor do que quando se considera todo o tempo que existe vida na Terra. Assim, mesmo havendo uma enorme probabilidade de planetas na zona habitável, a probabilidade de um contexto onde seria possível o surgimento de vida e o real surgimento de vida são progressivamente menores. Além disso, a partir desse evento único de surgimento, pouquíssimos linha evolutivas encaminharam para seres vivos com características que podem ser comparáveis ao que os humano chamam de inteligência. Então em qualquer espaço temporal, não existem ou existem pouquíssimas espécies inteligentes, inclusive com várias linhagens já tendo se extinguido. Dessa forma, ele propõe outros valores para a equação, dizendo que a probabilidade de outro planeta habitado por seres vivos inteligentes é muito menor do que geralmente apontado pelos físicos, menor ainda no mesmo momento que os humanos na Terra, menor ainda pra que tivessem originado tecnologia comparável a atual e menor ainda para qualquer tipo de contato.
Abraços,
Sim, eu conheço os argumentos do Ernst Mayr. A primeira coisa que fiz foi checar o número que ele apontou para defender a raridade da vida inteligente. Ele apontou 1 espécie em 60 bilhões que já existiram na Terra. Agora, note que usando essa estatística pessimista dele, 1 em 60 bilhões, ainda terminamos com quase meio trilhão de civilizações! (As implicações disso para a SETI dependem do tempo de vida médio de uma civilização, algo que não temos como saber, pois nem a duração da nossa civilização nós sabemos.)
“vida inteligente”, onde temos vida inteligente aki na Terra, isso é inteligência? destruir a floresta, poluir os rios, matar os animais, viver com egoísmo, vaidade, ambição? o ser humano é racional mas vive seguindo os passos do irracional, por isso se comporta dessa forma.
Inteligente definida como tecnológica. Já discuti sobre a definição de inteligência em uma coluna anterior: https://www.youtube.com/watch?v=uWDI-RDes7s
Alguns poucos seres humanos são inteligentes, os demais se apropriam do termo, assim como de tudo se apropriam, quando convém.
Ao contrário do que muita gente pensa, a evolução (passagem da vida bacteriana até a vida inteligente aqui na Terra) deu-se através de uma sequência incontável de “quase milagres”.
Alguns cientistas respeitáveis dizem que se fosse possível reiniciar desde a vida primitiva até os nossos dias, poderíamos “rodar o filme” milhões de vezes e mesmo assim não existiria nada parecido como o homo sapiens.
Ou seja, sem dúvida deve existir vida primitiva fora da Terra, mas utilizar estatística para calcular vida inteligente fora da Terra é um grande equívoco.
Isso é irrelevante para o cálculo, Attilio. Na verdade,o cálculo estima o tamanho do “milagre” caso a Terra seja mesmo a única instância de vida inteligente no Universo. Agora você já sabe contra quais chances está apostando: 1 em 20 bilhões de trilhões. 😉
Os autores fizeram a seguinte pergunta: Alguma vida inteligente existiu em algum momento no universo? Eles consideraram que na pior hipótese há uma, a terrestre, e daí estabeleceram uma probabilidade.
Salvador, você não acha essa premissa controversa, haja vista guerras, banditismo, corrupção, desigualdade social e toda sorte de safanagem criada e por criar? Imagine a alegria que será descobrir outra vida “inteligente” como a nossa.
Abraços
Não acho a premissa controversa. Acho que é a única possível para tornar a equação de Drake útil no momento. Mas eles não defendem que de fato a vida na Terra seja o único exemplo de vida no Universo…