Juno envia sua primeira imagem de Júpiter após manobra de inserção orbital
Passada a arriscada manobra de inserção orbital, a Juno voltou a produzir imagens de Júpiter, agora já presa à gravidade do maior planeta do Sistema Solar.
A JunoCam, câmera que opera em “luz visível”, ou seja, com comprimentos de onda que podem ser enxergados pelo olho humano, foi religada no último domingo (10), seis dias após a tensa manobra que colocou a sonda da Nasa numa trajetória elíptica em torno de Júpiter.
A imagem, recém-divulgada pela agência espacial americana, foi feita a cerca de 4,3 milhões de km, o que equivale a cerca de 11 vezes a distância Terra-Lua. Por isso não vemos lá grandes detalhes. Mas o fato de termos a foto é de bom agouro — sinal de que a câmera segue em pleno funcionamento, depois de atravessar os poderosos cinturões de radiação jovianos durante a inserção orbital. Na ocasião, a Juno passou a apenas 4.000 km da superfície visível de Júpiter.
A sonda está inserida numa órbita bastante alongada de 53 dias, de modo que imagens de alta resolução, feitas durante a máxima aproximação, são esperadas somente para o dia 27 de agosto. Mas a espera valerá a pena.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Tenho lido bastante a respeito do nosso sistema solar, e, será muito bom saber se há novidades e o que as imagens podem nos trazer de novo sobre o que já sabemos do planeta gigante.
SE NAO ME ENGANO,JUNO DEMOROU 40 MINUTOS/LUZ PARA CHEGAR AO SEU DESTINO. QUANTO TEMPO DEMOROU PARA ESSA FOTO CHEGAR A TERRA?
OBRIGADO/LUIZ
Minutos-luz é uma unidade de distância. A Juno e Júpiter estão a cerca de 48 minutos-luz da Terra, o que significa dizer que qualquer dado transmitido pela sonda chega aqui 48 minutos depois.
Há a possibilidade de haver vida em uma das luas (ou mais) de Júpiter, especialmente em Europa?Devemos esperar vida parecida com a nossa, ou em formas mais primitivas?
Nelson, não sabemos o que esperar, em termos evolutivos, mas provavelmente apenas voda simples, pelas limitações energéticas que teria uma biosfera europana.
talves coisa diferente,não nessesariamente parecidos a nois.
E murchou a última flor do Lácio…
bate o pé! arrebita! arrebita!
DESLUMBRATE AVENTURA ESPACIAL
POR JUPITER SALVADOR !! QUE COINCIDENCIA HEIN …. OS ANTIGOS SABEREM DO TAMANHO DE JUPITER … GOSTEI DO SEU DEBATE COM O GEVAERD , A UFOLOGIA CONTINUA ESPERANDO SUA AJUDA E CONTRIBUIÇAO . GRANDE ABRAÇO MEU AMIGO .
aguardamos mais noticias!!!!!
A minha preocupação é descobrirmos vidas em outros planetas, o que tenho certeza que existe. Se foram mais inteligentes do que nós, estamos fritos.
Com certeza nao existe vida parecida com a nossa e nem mais evoluida… Pq se houvesse, com a quantidade de recursos q a Terra tem, nao estariamos mais aqui pra comentar essa materia.
Se você for um jupiteriano, achará a Terra inóspita e nada especial… 😛
Nossa, ler a preocupação do Aparecido já me deu câncer no olhos, mas a resposta na seguir o Ricardo fez eles apodrecerem e caírem…
Entre tantos planetas, será que só a/na Terra tem vida?
Bom dia.
Gostaria de saber onde posso acessar o artigo anterior, sobre o lançamento da sonda e como foi a manobra para sair do campo gravitacional da Terra, “caindo” em direção à Júpiter. Gostei muito da explicação e gostaria de rever.
Obrigado.
Antonio,
aqui vão:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/07/04/ao-vivo-acompanhe-a-chegada-da-juno-em-jupiter/
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/07/06/os-5-segredos-da-nasa-para-levar-uma-nave-a-jupiter/
Pergunto, qual será a aproximação máxima dela? Porque depois de passa a 4.000 km da superfície ver uma foto a 4,3 milhões de km é decepcionante. Pior que as fotos tiradas pelos telescópios aqui da terra.
Será 4.000 km. 😉
Pelo que entendi o envio da imagem demora 53 dias, então essa foto foi tirada qdo a sonda estava longe. Outro fato que fiquei sabendo é que na aproximação tudo foi desligado, deixando somente o mínimo necessário para poupar energia. Nesse momento com a sonda estabilizada milhares de fotos em alta resolução estão sendo feitas, só aguardar! 🙂
Não é bem isso. A sonda está numa órbita que a traz para pertinho de Júpiter a cada 53 diaa. Na primeira aproximação, ela estava fazendo a manobra para entrar em órbita, então não tirou foto. Agora religou a câmera e está tirando fotos, mas está se afastando de Júpiter. Passará raspando por ele novamente no dia 27 de agosto.
A presença da JunoCam vai permitir que a Samsung ou Apple abrir uma filial em Júpiter? Já estamos invadindo? Rsrsrs… A sério: da maneira como foi feita a inserção da Juno, a órbita polar será sempre sobre a linha divisória entre o dia e noite? Ou mudará gradualmente, passando a sobrevoar a parte iluminada ou a da na sombra?
Sempre passará no lado iluminado, de forma a nunca ficar sem luz solar (a sonda precisa do Sol para energia).
Bom dia.
Gostaria de saber onde posso acessar o artigo anterior, sobre o lançamento da sonda e como foi a manobra para sair do campo gravitacional da Terra, “caindo” em direção à Júpter. Gostei muito da explicação e gostaria de rever.
Obrigado.
Abaixo dos comentários tem um link ‘VEJA MAIS POSTS’, infelizmente se você não for assinante da folha provavelmente não terá acesso. Aliás, quando o Salvador posta 2 matérias em um curto espaço de tempo, a primeira fica disponível somente para os assinantes.
Antonio, segue o Post do Salvador que precisa. Boa leitura.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/07/06/os-5-segredos-da-nasa-para-levar-uma-nave-a-jupiter/
O conhecimento de todo o mundo em que estamos contodos vem da intuição natural à procura de sobrevivência da espécie, como tivemos com as viagens dos Fenícios, dos Vikings,dos Portugueses, dos lançamentos interplanetários atuais.O Sentido Superior indica que a Terra estará extinta, mais cedo ou mais tarde, e a espécie humana necessita sobreviver.Tem um pouco de Darwin.
Nos dias de hoje. com guerras e milhões de pessoas se deslocando da África e do oriente médio pra Europa esses bilhoes seriam mais bem gastos aqui na terra. Essa foto está muito cara para a humanidade em crise.
A humanidade estaria numa crise maior ainda se todos os engenheiros, técnicos e cientistas envolvidos com a missão — todos empregos de alta qualidade, algo que tanto falta no Brasil, mas existe nos EUA graças a coisas como o programa espacial — estivessem desempregados, fazendo Pronatec para arrumar recolocação.
Ah, claro! Bom para eles então, aliás ótimo. Só queria saber o que tanto dinheiro gasto traz de bom à humanidade. Tantas missões à lua, trouxe o que de palpável? Nada. Continuamos com os mesmos problemas de sempre, aliás, inventamos muitos novos, até crianças hoje em dia tem depressão, na minha época, nem criança paralítica tinha depressão. Ciência moderna a serviço do dinheiro apenas, conhecimento e bem estar do homem não são o objetivo.
Nem criança paralítica tinha depressão ou havia subnotificação do quadro depressivo? É ingênuo achar que a depressão é um mal de época. O que mudou é que agora sabemos diagnosticar.
Quanto a continuarmos com os mesmos problemas de sempre, então explique como a expectativa média de vida não para de crescer e já beira os 100 anos em alguns países desenvolvidos? Mesmo aqui, no Brasil fim de feira, já está perto de 80 anos! Se isso não é sintoma de progresso e de ciência a serviço da qualidade de vida, não sei o que é.
Se você soubesse o tamanho das asneiras que escreveu, escreveria uma carta aberta pedindo desculpas a todos os envolvidos nas missões espaciais.
Entre lá no Google, se dê ao mínimo trabalho de fazer isso, pesquise sobre tecnologia da Nasa (só a Nasa, não precisa ir além) que efetivamente tem melhorado a vida das pessoas aqui em baixo, você incluído.
Leia e depois peça desculpas por existir.
http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/por-que-gastar-em-exploracao-espacial-com-tanta-gente-passando-fome/
Obrigado.
https://www.youtube.com/watch?v=c2SkcxWSZMo
Nice e Alarico, vocês estão muito mal informados. Como disseram os outros leitores acima.
São mais de 18.000 profissionais que trabalham na NASA, somente lá dentro.
Não esqueçam de analisar os fornecedores diretos para atendê-los com os materiais e equipamentos.
Procurem analisar a quantidade de empregos de suporte do tipo i.e., fornecimento de alimentação, transporte, limpeza, manutenção, reformas em geral, etc, etc….deve abranger 100 mil ou mais empregos indiretos.
Orçamento deles anual US$17,6 Bilhões de Dólares.
Sabem quantas empresas no Brasil tem um faturamento maior ou igual a este: 16.
Será que eles trazem algo de bom para a sociedade e humanidade!
Vão estudar e se informar. Parem de dar dinheiro para sua Igreja, cegos.
Alarico….pare de falar tanta larica….
Ba dum tss….
Não existe falta de empregos de qualidade no Brasil, como mostrou reportagem da Globonews outro dia…o que existe é falta de gente qualificada para ocupá-los… e emprego em agência espacial não existe no Brasil porque não temos tecnologia para isto, restrita a meia dúzia de países…e criticar os “bilhões” investidos na exploração espacial é apologia da ignorância… os recursos gastos em armas de destruição em massa e guerras como a que o Estado Islâmico desenvolve são o verdadeiro desperdício… fora os bilhões que incautos entregam como dízimo a “pastores” para enriquecer e construir templos inúteis que seriam melhor empregados no combate à pobreza…
Tá cheio de doutor desempregado aí, então isso não é verdade. Mostre aí a reportagem da GloboNews que indica pleno emprego entre pessoas com doutorado no Brasil.
Eu não disse que existe “pleno emprego” de pessoas com doutorado…(onde tá escrito isto na minha resposta ?)… o que eu escrevi é que “não faltam empregos qualificados” no Brasil porque para muitos destes empregos não existem pessoas qualificadas… se existe uma vaga de engenheiro de algum tipo (um exemplo) um médico com doutorado é qualificado na sua área mas não vai preencher esta vaga… porque para esta vaga específica não tem profissional…(é só um exemplo)…a GloboNews mostrou vagas em aberto por falta de profissionais específicos em alguns setores… ou seja, existem empregos qualificados no Brasil e faltam profissionais para eles…
Kleber, normal uma sociedade que não valoriza física ter falta de professores de física, por exemplo. É o que acontece no Brasil. Mas está claro também que o país tem formado doutores a torto e a direito e não tem onde colocá-los. Então, isso só mostra o desequilíbrio terrível que temos por aqui — em algumas carreiras sobram candidatos, o que gera desemprego, e em outras carreiras faltam candidatos, o que gera emprego sem a devida qualificação.
Pelo menos não foi parar no bolso dos políticos americanos, se fosse aqui já era.
Enquanto os EUA, a Europa, a Rússia, a China, o Japão e até a Índia mandam sondas e satélites ao espaço para aprender como se faz e compreender o Universo e o planeta Terra, ajudando os seres humanos de uma forma de ou outra, aqui no Brasil e até em áreas infestadas de ignorantes no mundo todo, ficam fazendo este tipo de pergunta besta e ignorante, típica de gente de visão limitada por uma educação ruim que transforma crianças em ignorantes analfabetos funcionais.
Gosto muito dos temas abordados, tanto pelo contéudo, com escrita direta e clara, com exposição clara e objetiva permitindo ao leitor a conclusão sobre o tema.
O conhecimento de todo o mundo em que estamos contidos vem da intuição da própria natureza à procura de sobrevivência da espécie, como temos exemplo nas viagens dos fenícios, dos vikings, dos portugueses com Vasco da Gama, Cabral e dos lançamentos interplanetários atuais..Existe um sentido superior que prevê que a Terra estará extinta mais cedo ou mais tarde e a espécie humana necessita sobreviver.
É apenas o começo de uma grande aventura no espaço. Acontecimentos inimagináveis virão à tona e o nosso mundo ficará sabendo o que realmente aconteceu com o passar dos séculos no nosso sistema solar. Dia a dia teremos novidades jamais vistas.
Bem, simplesmente Maravilho …Explendido…..quero estar mais expirituoso….para falar o que
sinto..diante de tamanha proeza do Homem….Parabens EUA..Parabens NASA….Estou
orgulhoso do feito de voces…..Mas estou envergonhado e com nojo do meu Brasil..!!
Cadê a foto?
Uai! Antes do texto! 🙂
A expectativa é muito grande para vermos o que Júpiter tem a nos revelar.
o maior feito de todos os tempos.
É um dos melhores segmentos desse portal. Parabéns !
Valeu!
Bom dia Salvador, como sempre, você nos brinda com matérias sensacionais e interessantíssimas a respeito das mais fantásticas descobertas do homem no espaço. Isso nos faz imaginar até onde chegaremos, se conseguiremos descobrir em quais planetas há vida, etc. Mas fiquei muito curioso em saber qual a velocidade média que a sonda atingiu para concluir a viagem Terra-Júpiter em 5 anos, tendo em vista que foi basicamente uma “queda livre”, conforme você comentou em outro post. Forte abraço e parabéns pela matéria.
Marco, a Juno viajou um total de 2,8 bilhões de km em 4,92 anos, o que dá uma velocidade média de cerca de 65 mil km/h.
Bacana demais
O universo me fascina, ainda mais o nosso grandioso planeta Júpiter. Quero conhecer mais sobre este gigante de nosso sistema Solar.
Me cadastre no canal
Só clicar no ícone do canal e se inscrever! 🙂
A msgm foi a seguinte ” VCS GASTARAM 1 BILHÃO DE DÓLARES PRA QUE ???
Para um monte de engenheiro e cientista ter empregoe não passar fome! 🙂
Aqui gastamos alguns bilhões em estádios. Prefiro mil vezes gastar um bilhão em uma missão espacial desse porte, pois nesse caso o retorno em benefícios para a humanidade são perenes e incontestáveis.
http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/por-que-gastar-em-exploracao-espacial-com-tanta-gente-passando-fome/
R: Para descobrirmos quem seria o primeiro idiota a fazer esta pergunta…
Bom dia Salvador, qual o motivo mesmo desse tempo tão grande para o envio de imagens da JUNO?
O tempo de envio não é grande. O que rola é que a Juno só passa perto de Júpiter a cada 53 dias, pois está numa órbita muito alongada. (A órbita científica final terá período de 14 dias, mas ainda faltam uns 100 dias para eles fazerem essa manobra.)
Parabéns a equipe que chegou a esse momento , espero que tenha muita novidade para mostrar ao nosso povo.
O infinito cada dia fica menor!
Gostaria de saber a proporçao de tamanho entre os planetas do sistma solar entre si e em relação ao Sol
O Sol tem uma “cintura” cerca de 10 vezes maior que a de Júpiter (maior dos planetas), que por sua vez tem uma “cintura” cerca de 11 vezes maior que a da Terra, que por sua vez tem uma cintura cerca de 2,5 maior que a de Mercúrio (menor dos planetas).
Fantástica missão. Aguardando imagens e dados!
Muito interessante e apaixonante.
Gostaria de saber qual e a proporção de tamanho entre os planetas do sistema solar entre si e em relação ao Sol
Todos aqueles que são libertos dessa Matrix do nosso planeta sabem que existem vida em todos os planetas e luas do sistemas solares do universo. Até mesmo a NASA esconde isso de todos da terra, mas até quando?
E por quê? A troco de quê a Nasa esconderia informações que motivariam enormemente o aumento dos investimentos nela mesma?
Todos aqueles que são libertos dessa Matrix do nosso planeta sabem que existem vida em todos os planetas e luas do sistemas solares do universo.
Saber sem provar é falácia. Cadê as provas?
Até mesmo a NASA esconde isso de todos da terra, mas até quando?
Saber sem provar é falácia. Cadê as provas?
Acho que o cientista mais famoso que conhece é o Neo(Keanu Reeves) e Morpheus, não é.
Vc se encontrou na série Matrix, não é.
Cuidado, o agente Smith vem te buscar. rsrs
Estarei esperando com ansiedade esse dia em que veremos mais imagens do planeta. Parabéns colunista, por seu trabalho nessa área. Jane Vidal.
Valeu!
Arthur Clark era da opinião de ter vida em Europa.
Parabéns a nasa
Essa imagem e as que serão rebeladas dão uma pálida ideia do poder de Deus, o criador (juntamente com o seu filho) de todas as coisas visíveis e invisíveis.
“Deus” só não consegue acabar com a fome, a miséria, as doenças e o Estado Islâmico…
Esse deus é um fanfarrão!
Bom dia Salvador, será que vc poderia dar umas informações básicas sobre como são as manobras que a NASA usa ( NASA USA, olha o trocadilho) para colocar as sondas na órbita desejada ? Parabéns pelo site !
Falei um pouco sobre isso alguns posts atrás. Mas trocar de órbita é como trocar de velocidade — velocidades diferentes determinam traçados diferentes em torno dos astros.
Salvador, sou vidrado em artigos sobre astronomia, apesar de meu pouco conhecimento teórico, sendo suas publicações uma de minhas mais instrutivas fontes. Mas confesso que achei uma redundância quando você escreveu “trajetória elíptica”. Afinal, todas as órbitas não são elípticas? Umas mais alongadas que outras, sim, mas sempre elípticas, segundo Kepler?
A rigor, você pode ter uma órbita perfeitamente circular, mas o círculo nada mais é do que um caso simplificado de elipse. 😉
Ou uma hipérbole (“elipse quebrada”) se a velocidade for grande o sufuciente =)
Bem lembrado! 🙂
Numca vão explicar os mistérios de deus.
Nem estão tentando. Os mistérios aqui são de Zeus. 😉
Humor fino, humor inteligente.. humor para poucos. Só os entendidos entenderão. 😀
Tranquilo…
Nossa!!! Lá vem os crentes de novo!
Procurem outro site para rezarem.
Tudo mentira, antes afirmava que o planeta tinha uma gravidade muito densa capaz de esmagar tudo que entrasse em nele, agora vem com essa história, cade a foto?
Nunca disseram isso. Quem disse isso?
Tudo mentira
Prove
antes afirmava que o planeta tinha uma gravidade muito densa capaz de esmagar tudo que entrasse em nele
A sonda não vai entrar nele, há uma grande diferença entre orbitar e pousar
agora vem com essa história, cade a foto?
Você não teve a capacidade nem de ver a foto que abre o post, e ainda quer opinar? Volta pra casinha, volta.
Ajoelhe no milho, e grite…tudo mentira, tudo mentira….mas mande uma foto! rsrs
Quero ver mais abaixo. Seria legal ver o solo com uma definição legal.
Solo? Hans Solo?
Jarbas The
PizzaHut?uauhauhuha
Parabéns 3 posts em 3 dias!
Uma dúvida, a 4000 km da superfície de Júpiter a sonda sofrerá com algum arrasto atmosférico? E qual a velocidade da Juno em seu periélio?
A ideia é que não sofra arrasto significativo, mas só fazendo para saber. Hehehe
Porque a foto vai demorar todo esse tempo para chegar,
Porque a sonda precisa se reaproximar de Júpiter em sua órbital “oval”.
Se na ocasião a sonda passou a “apenas” 4000 km imagina as imagens não divulgadas! Será mesmo que existe um núcleo sólido? Acredito que sim. A ciência espacial é fantastica.
Não houve imagens não divulgadas; houve imagens não tiradas. Mas na próxima passagem a 4.000 km, divulgarão.
Amigo, tira uma dúvida do leigo leitor: poderia-se apontar o Hubble ou outro telescópio baseado em terra firme para a Lua terrestre e registrar imagens em alta definição? Faço a mesma pergunta para Jupiter e todos os outros astros do nosso querido sistema solar. Obrigado.
Christian, quanto mais sensível é um telescópio (ou seja, quanto maior o espelho e a capacidade dele de colher luz), mais complicado é apontar para objetos muito brilhantes. O Hubble já foi usado, com muita delicadeza e critério, para observar a Lua, mas, repito, é um procedimento delicado, perigoso e cheio de restrições. A Lua é brilhante demais para ele. O Sol, então, nem se fale. Os demais planetas podem ser observados tranquilamente pelo Hubble. Mas não é tão bom quanto ter uma sonda in loco (cujos sistemas são ruins para ver de longe, mas bons para ver de perto).
Gratidão!
Muito legal acompanhar o desdobramento da missão e entender o planejamento e execução minuciosos e disciplinados. Vamos aguardar o dia 27/08.
Caiu da cama outra vez professor !!?? Salvador estou sempre por aqui mas só lendo , mas hoje tem uma perguntinha.Os astronomos “acham ” que o nucleo do planeta pode ser solido ? Mas baseado no que eles imaginam ser gasoso.Não sendo uma estrela , pela idade esse nucleo é pra ter se solidificado hà um tempinho né não ? Esse video foi “massa” rapaz.Abraços
Falam em núcleo “denso”, mas não sólido. Os cientistas não sabem nem direito que acontece com a matéria a um nível de pressão que há no núcleo de Júpiter.
Muito bom, usarei em minhas palestras