Depois de 47 anos, Buzz Aldrin relembra a Apollo 11 (e coisas estranhas que viu na janela da cápsula)

Salvador Nogueira

Exatos 47 anos atrás, no dia 20 de julho de 1969, o módulo lunar da Apollo 11 fez sua histórica alunissagem no Mar da Tranquilidade — o primeiro pouso tripulado na superfície da Lua. A bordo, estavam os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Neil, infelizmente, morreu em 2012. Mas Buzz, aos 86 anos, ainda está por aí, na ativa, e o Mensageiro Sideral recentemente teve a chance de bater um papo com ele e rememorar a grande aventura, que pelo visto tem um sabor agridoce para o astronauta veterano.

Na conversa, Buzz  destacou o fato de ser para sempre o segundo homem na Lua, nem o primeiro, nem o último, referindo-se ao fato de que seu comandante na missão foi o primeiro a descer da espaçonave e marcar pegadas no solo lunar, e o último homem na Lua foi Gene Cernan, da Apollo 17.

Aldrin relembrou as intensas discussões sobre quem deveria descer à frente e dar o “pequeno passo para um homem/gigantesco salto para a humanidade”, mas, olhando para trás, Buzz conclui que a forma como aconteceu foi a mais acertada, com Neil Armstrong indo primeiro, uma vez que a pressão toda pelo sucesso da missão estava sobre ele.

Buzz Aldrin dentro do módulo lunar da Apollo 11, em 21 de julho de 1969, após a histórica caminhada pela Lua. (Crédito: Nasa)
Buzz Aldrin dentro do módulo lunar da Apollo 11, em 21 de julho de 1969, após a histórica caminhada pela Lua. (Crédito: Nasa)

Na conversa, Aldrin também relembrou o famoso “avistamento” de uma luz acompanhando a nave a caminho da Lua, após a separação do terceiro estágio do foguete Saturn V. Provavelmente era um dos painéis que se desprendeu durante a desacoplagem do módulo lunar, mas ele destaca que não havia como ter certeza. E não se permite conclusões mais ousadas, citando o astrônomo Carl Sagan. “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias.”

Aldrin estará no Brasil em agosto para a Olimpíada, trazido pela fabricante de relógios Omega, cronometrista oficial dos jogos. E a entrevista completa você poderá ler nas páginas da revista “Audi Magazine” de agosto, que terá “Herói” como tema da edição! Vale a pena conferir!

MAIS SOBRE APOLLO:
Cinco provas da ida do homem à Lua
Mais cinco provas da ida do homem à Lua
Apollo 11, edição remasterizada
Apollo, a coleção completa de fotos
Buzz Aldlin ao lesgate

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Eu sempre acreditei que o homem havia ido à lua. Vi pessoalmente várias capsulas que entraram na atmosfera e achava incrível como um objeto pouco maior que um fogão conseguisse tal feito. Mas várias questões surgiram e me deixaram em dúvida, as principais são que existe uma radiação mortal no espaço sideral que não é sentida na terra mas que deveria ter aniquilado os astronautas e nada foi observado. Tambem as roupas resistiriam à brutais diferenças de temperatura da lua (-200 a +200 graus celsius) bastando que saíssem da sombra para a luz solar. Também me chamou atenção como um filme de acetado conseguia “sobreviver” à essas temperaturas. Por fim as falhas observadas nas fotos (otimas) e nas filmagens (péssimas), cujos filmes originais, aliás, foram “apagados” acidentalmente para REUSO (acredite, foi esta a explicação da NASA). O maior feito da humanidade e a NASA não fez copias de segurança. Dá para acreditar? Isso nem o Salvador consegue defender…

    1. Eu sempre acreditei que o homem havia ido à lua.

      Era inteligente, então?

      Vi pessoalmente várias capsulas que entraram na atmosfera e achava incrível como um objeto pouco maior que um fogão conseguisse tal feito.

      Science, bitch!

      Mas várias questões surgiram e me deixaram em dúvida, as principais são que existe uma radiação mortal no espaço sideral que não é sentida na terra mas que deveria ter aniquilado os astronautas e nada foi observado.

      Não existe. A radiação dos cinturões de Van Allen são nocivas, mas não aniquilariam nada nem ninguém no tão pouco tempo de travessia dos cinturões. O próprio James Van Allen, que descobriu a existência dos cinturões, trabalhou com a NASA para definir uma trajetória onde os astronautas passassem menos tempo possível em contato com as zonas mais carregadas dos cinturões. Sem falar que as cápsulas possuíam proteção necessária para evitar a exposição dos astronautas. Inclusive tem um “fun fact”, a ISS passa diariamente várias vezes por um trecho de um dos cinturões de radiação e nenhum astronauta morreu por isso. Ou você também não acredita na ISS?

      Tambem as roupas resistiriam à brutais diferenças de temperatura da lua (-200 a +200 graus celsius) bastando que saíssem da sombra para a luz solar.

      Estude sobre transmissão de radiação e verá que nada disso faz sentido, sem falar que as caminhadas lunares eram feitas na “manhã” lunar, onde a incidência de luz Solar era menor.

      Também me chamou atenção como um filme de acetado conseguia “sobreviver” à essas temperaturas.

      Essa é fácil, em nenhum momento os filmes ficaram em contato com o solo Lunar, onde a temperaturas eram medidas.

      Por fim as falhas observadas nas fotos (otimas)

      Que falhas, mostre algumas, por gentileza.

      e nas filmagens (péssimas)

      Você não viu as imagens remasterizadas?

      cujos filmes originais, aliás, foram “apagados” acidentalmente para REUSO (acredite, foi esta a explicação da NASA).

      Não vou repetir a história das fitas, leia aqui http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2014/07/18/apollo-11-edicao-remasterizada/

      O maior feito da humanidade e a NASA não fez copias de segurança. Dá para acreditar?

      Não dá pra acreditar pq não foi isso que aconteceu. Leia.

      Isso nem o Salvador consegue defender…

      Errou de novo.

  2. se o homem foi pra lua porque é que não tem foto deles chegando em porque é tudo MENTIRA eu queria sabe quanto que esses sites recebem da naza pra fica disendo que o homem foi pra lua porque todo mundo sabe que não foi

    1. se o homem foi pra lua porque é que não tem foto deles chegando em

      Tem, não é só porque você não viu, que significa que não exista. Procure.

      porque é tudo MENTIRA

      Prove que é mentira.

      eu queria sabe quanto que esses sites recebem da naza pra fica disendo que o homem foi pra lua porque todo mundo sabe que não foi

      Se pagassem, com certeza eu te daria um parte pra você fazer um curso de alfabetização:

      sabe = saber
      naza = NASA
      fica = ficar
      disendo = dizendo
      lia = Lua

      Analfabeta

    2. Carmen,
      1) Usar ponto e virgula não faz mal a ninguem
      2) Não é NAZA é NASA
      3) Não é disendo é dizendo
      4) Seu conhecimento de português é compatível com seu conhecimento cientifico.

    3. A Nasa eu tenho certeza que mandou homens a Lua, mas seu pais eu não posso dizer que te mandaram para a escola….. Cara, faz um curso de alfabetização.

  3. Procurem ler e ver as entrevistas de Edgar Mitchell, o 6º astronauta a pousar na lua.

    Procurem o video integral da palestra de Robert Dean, Master Sargent, com uma das mais altas credenciais de segurança da NATO em 1962 em sua palestra proferida na Espanha em 2002.

    Procurem o video da audiência do Ex Ministro do Canada – Paul Hellier, no parlamento canadense, sobre EXOPOLÍTICA, CABAL e as informações mantidas em segredo pelo governo americano.

    Abram as suas mentes e se desarmem de preconceitos.

    Vejam o que diz Richard Hogland, ex Diretor da NASA.

    Não vou mais a frente. Só isso basta para começar a mexer com as mentes adormecidas.

    Procurem ler o Livro do Coronel Corso – The Day After of Roswell.

    Procurem conhecer Jordan Maxell e vejam a sua entrevista para Cary Cassidy e Bill Ryan.

    Só com isso duas coisas poderão acontecer: Ou vocês acordam ou dormem para sempre.

    Abraços.

  4. Amigo Salvador, confere a informação de que a Lua Terrestre seria uma fonte rica em Hélio 3? Um potencial combustível futuro, para viagens espaciais e consumo terrestre. E assim a próxima empreitada humana seria com base no interesse de mineração do nosso querido satélite? Abraço.

    1. Não sou o Salvador, mas respondo. Sim, existe Helio 3 na Lua, e não, não há planos de “minerar” isso lá, pois: A) Seria muito caro – mais caro ir, minerar e trazer do que usar altenrativas e B) Ainda não há maneiras eficazes de utilizar o gás, que seria útil nas reações de fusão nuclear, porém ainda estamos a uns bons 10 anos até dominarmos essa tecnologia, talvez mais. Então SE um dia fizerem isso, vai ser bem mais pra frente.

  5. Salvador
    Voce acredita mesmo que a NASA não tenha feito copias de segurança dos filmes originais da viagem à lua e tenha mesmo regravado em cima deles?
    Abcs

  6. Meu pai não me chamou, não tínhamos TV mas eu soube dessa extraordinária conquista três anos depois já com treze anos de idade. Eu tenho uma pergunta para aqueles que não acreditam em tal fato porque os russos que na época disputavam com os americanos a corrida espacial nunca, mas nunca mesmo que eu saiba alegaram que fosse uma fraude. Salvador sou seu fã Abraço.

  7. Meninos, também vi! Recordações de uma noite fria, um TV p&b “colorido” (tinha um celofane vermelho na frente), olhos modorrentos de um dia inteiro empinando “barrilhete” (juro que era esse o nome ou papagaio ou quadrado) feito de papel de seda, com varetas de bambu e goma arábica, sem cerume na linha (nesse tempo a gente era “do bem”). Mas, soube diferenciar o evento da conquista lunar com os filmes do Nacional Kid e os incas venusianos e do Perdidos no Espaço. Gente com mais idade que eu morreu ou ainda está viva que assistiram mas menearam a cabeça sinalizando incredulidade. Avanços científicos não vieram do dia pra noite. São frutos de estudos e muita ralação. Muitos princípios e leis estão envolvidos na conquista do espaço. O que temos hoje em casa são aprimoramentos da tecnologia de vários programas espaciais. Imagino o HD de apenas 5 MB daquele tempo: um panelão pesando alguns quilos e do tamanho de uma impressora (só imagino!). Muitas vezes uma vida inteira é investida em uma pesquisa. Entender fenômenos naturais não depende de aprovação dos “peers” e da população em programas de auditório. Mas devido a grande parte de uma “geração tecnológica” não “acreditar” ou não entender determinados fatos ou fenômenos é que alguma coisa está errada no sistema educacional. O que falte, talvez, sejam boas escolas públicas e programas sérios de educação (e alfabetização) científica. A velha aula e Ciências dos velhos tempos, mas remasterizada.

  8. É só falar mal dos americanos ou da Globo, que la´vem um monte zumbis defendendo os poderosos. As pessoas tem o direito de duvidar de qualquer coisa, zseus soldadinhos de chumbo!

      1. é porque eles pagão pra ele menti e ele mente igual os políticos golpista

        “pagão” “menti”.. rapaz, como você é analfabeto!

  9. o homem não pisou na lua….o ser humano é um explorador.Si tivesse mesmo ido lá hoje a lua estaria povoada….casas…hotéis….hospitais..vilas…etc…etc…etc….talvez até o presidente norte americano tivesse governando diretamente por lá.Acredito que lá tenha bem mais do que pedras lunares….algo de valor lá teria para ser explorado.Na real eles quiseram dar um basta aos russos e inventaram essa história(Estória)acredita quem quer!!!!o cenário que eles montaram foi legal,disto sim eu gostei…o simulador gravitacional…O fato é que eles conseguiram enganar uma minoria.

    1. o homem não pisou na lua….

      Prove que não

      o ser humano é um explorador.

      Exato, e está explorando o espaço. A Lua é no espaço, logo…

      Si tivesse mesmo ido lá hoje a lua estaria povoada….casas…hotéis….hospitais..vilas…etc…etc…etc….

      Falácia. Chegamos até o ponto mais profundo dos oceanos, e não existe povoamento, nem casa, nem hotel, nem hospital lá. Logo, não chegamos até o ponto mais profundo dos oceanos.

      talvez até o presidente norte americano tivesse governando diretamente por lá.

      Talvez, mas talvez não

      Acredito que lá tenha bem mais do que pedras lunares….

      Ainda bem que nisso você acredita!

      algo de valor lá teria para ser explorado.

      Sim, há. Só que não é fácil – nem barato – ir lá e buscar

      Na real eles quiseram dar um basta aos russos e inventaram essa história(Estória)

      Arrã. E os Russos acreditaram sem desconfiar, porque são bonzinhos e amiguinhos, né?

      acredita quem quer!!!!

      E duvida quem é analfabeto científico!!!

      o cenário que eles montaram foi legal,disto sim eu gostei…

      Prove que foi um cenário. Duvido

      o simulador gravitacional…

      O fato é que eles conseguiram enganar uma minoria.

      Claro, afinal você é o dono da verdade e sabe mais do que muitos cientistas ao redor do mundo, né? Parabéns, fodão cholão!

      1. se o salvador, liberar vão ver neste como nas sequencias de videos, o que existe lá na lua, estes videos eu quem produzi e para mim, ESTAS IMAGENS, tem base técnica e cientificas ,LROC, ROC, .tIFF .TIT produzidas por imagens e sensores de sondas lunares!!

        https://www.youtube.com/watch?v=Jl3QlS2d9Yo

        1. se o salvador, liberar

          Liberou

          vão ver neste como nas sequencias de videos, o que existe lá na lua, estes videos eu quem produzi e para mim, ESTAS IMAGENS, tem base técnica e cientificas

          Só porque foram feitos por sondas não significa que não tenham sido manipuladas, e claramente foram

          ,LROC, ROC, .tIFF .TIT produzidas por imagens e sensores de sondas lunares!!

          Colocou um monte de corzinha nas fotos, e aí? Isso prova o que, mesmo?

          1. Não to querendo te provar nada, só o que acredito que exista isto ai, estas fotos estão exclusivas que ninguém nunca produziu no planeta, e as cores estão recursos da computação que eu usei para realçar o que existe la!! Como os links que passei la atras da panorâmicas, feitas pela Rover curiosity, ninguém achou aquilo lá, eu quem achei; estão também exclusivas no planeta web!!!Por isso creio no que eu encontro, não no que me mostram, se você também procurar as tuas m vai achar!!

          2. Não to querendo te provar nada,

            Não é o que parece.

            só o que acredito que exista isto ai

            Acreditar não torna algo real.

            estas fotos estão exclusivas que ninguém nunca produziu no planeta,

            ???

            e as cores estão recursos da computação que eu usei para realçar o que existe la!!

            Ou seja, você viu alguma coisa que ACHA que é alguma coisa diferente – graças à pareidolia -, e as expõe como se REALMENTE fosse algo que não é.. Te falar, nuvens em formato de elefante no céu não são elefantes de verdade, tá?

            Como os links que passei la atras da panorâmicas, feitas pela Rover curiosity, ninguém achou aquilo lá, eu quem achei;

            Talvez por não serem nada e você definitivamente está enxergando coisas onde não existem?

            estão também exclusivas no planeta web!!!

            Como assim “exclusivas no planeta web”? Você consegue seguir uma linha de raciocínio coesa ao menos uma vez na vida?

            Por isso creio no que eu encontro, não no que me mostram, se você também procurar as tuas m vai achar!!

            Novamente, não significam que sejam reais. Assim como amigos imaginários.

    2. Galileu já dizia: “A ignorância é o pior ódio ao conhecimento”!

    3. Minoria esta que não inclui você, correto? Porem, não engana a nação cientifica da Terra. Para de viajar, amigo!

    4. Quanta ignorância, acha mesmo que se fosse tudo falso, os russos iam ficar calados? Iam deixar os americanos ficar com toda glória, toda fama? Se nunca quiseram montar bases na Lua foi simplesmente porque não é vantajoso economicamente, se fosse, já tinha rota Terra-Lua a décadas, trazendo minérios, metais preciosos, etc.

    5. Eu sinceramente tenho que acreditar que você está trollando. Ninguem é tão ignorante assim.

    6. cara nao é possível que vc acredite nisso. Lua povoada? A que custo? Por que? Os astronautas deixaram espelhos na superfície Lunar afim de possibilitar o calculo constante da distancia com a Terra mediante a refração de um laser. Esta experiência é repetida por cientistas e observatórios no mundo todo.

    7. Vandilson, por favor! Volte para os bancos da escola! Que ignorância! Desde quando a Lua tem atmosfera? Aliás, você sabe o que é atmosfera? Quantas camadas ela possui? Quais são os gases que a compõem? Deixe de falar bobagem. Isto só mostra o seu grau de tamanha imbecilidade! Burro!

    8. Vandilson, com todo respeito, lamento dizer, mas você é um ignorante. Não comente sobre assuntos que não domina ou que não tenha o mínimo conhecimento a respeito disso.

    9. É isso aí! Os americanos não foram à Lua! O Lula e a Dilma não sabiam de nada! O vasco é um time grande e o nosso Congresso é o mais honesto do mundo!!

  10. Realmente a quantidade de comentários ignorantes que acreditam, como religião que homem NÃO foi à lua, a pesar das evidências maciças do fato é impressionante. Eu gosto deste argumento:
    Mesmo que alguém use de uma lógica solipsista de “só acredito vendo” para tentar desacreditar, você pode observar com os próprios OLHOS que o homem já hábita o espaço. Basta ver a previsão de quando a estação espacial internacional passará pela sua cabeça e comprar um binóculos potente e apontá-lo corretamente à rota da estação.
    Com esse fato básico, fica fácil entender intuitivamente que os foguetes que levam homens e objetos além da órbita terrestre de fato existem e a tecnologia é a mesma de 50 anos atrás.
    O lançamento de foguetes para instalar módulos na ISS é relativamente grande, mas o lançamento dos foguetes Saturno V que levaram o homem a lua eram infinitamente maiores. De fato, o foguete Saturno V era titânico, e como a chegada a lua era uma missão mais política do que qualquer coisa, o governo dos EUA fez questão de não esconder os lançamentos e permitir que um ENORME público o assistisse de longe. Existem milhares de espectadores oculares confirmando que um enorme objeto de 115 metros de altura, MUITO MAIOR do que o necessário para botar um homem na estação espacial, saiu do chão e se perdeu nas alturas. A tecnologia já estava lá. O mais difícil é deixar a atmosfera e entrar em órbita, depois disso, o combústive que precisa para chegar à lua não chega nem a 10% do necessário para entrar em órbita. Não acredita, basta estudar física no colegial. O preço de botar algo tão gigante em órbita da Terra apenas para FORJAR uma ida a lua colocando um módulo enorme em órbita para só orbitar escondindo na terra e depois pousar no oceano é praticamente 90% do preço (contando o custo de desenvolvimento de um foguete daquele porte) da viajem à lua. Outras evidências interessantes vêm de videografistas. Qualquer videografista especializado em fotografia e efeitos especiais sabe que era impossível falsificar os vídeos publicados na década de 70 dos veículos lunares andando pela superfície lunar.
    Realmente faz todo sentido que se a ida à lua pudesse ser FORJADA, os EUAs a teriam forjado para desmoralizar a USSR, isso até eu não ouso discordar dos conspiracionistas, mas o fato é que se você não tiver preguiça de pesquisar sobre física, fotografia e história, veria que era MAIS FÁCIL ir até a lua de verdade, do que falsificar todas as imagens, desenvolvimento e lançamento de foguetes como foi feito. Lembrem-se: Os EUA tinham que convencer a USSR que tinham tecnologia espacial avançada o suficiente para dominar o espaço. Rastrear uma nave indo até a lua por rádio-telescópios era algo trivial e a Rússia acompanhou atentamente CADA CENTÍMETRO que a nave apollo percorreu. Eles nunca negaram a ida dos EUA a lua, se pudesse, o teriam feito.
    Sejam mais mente aberta.

    1. Você se refere ao holograma quando menciona a estação espacial, não é isso?
      E outra, você JAMAIS fez esse experimento do binóculo. Senhor mentirooooooooooooso.
      Prove que você já viu esse fato? Mal se consegue fixar um objeto (a lua, por exemplo) com um binóculo de alcance de 80 vezes, com ajuda de um tripé, inclusive…
      Você é um mentiroso sem-vergonha!
      Façamos assim, tire essa foto e publique-a nas suas redes anti-sociais e prove para todo u mundo cético que vivemos que você está certo, senhor demente!

      1. Você se refere ao holograma quando menciona a estação espacial, não é isso?

        Prove que é um holograma.

        E outra, você JAMAIS fez esse experimento do binóculo. Senhor mentirooooooooooooso.

        Claramente você nunca chegou perto de um binóculo..

        Prove que você já viu esse fato?

        Assim que você provar que a ISS é um holograma.

        Mal se consegue fixar um objeto (a lua, por exemplo) com um binóculo de alcance de 80 vezes, com ajuda de um tripé, inclusive…

        Realmente você nunca chegou perto de um binóculo ou telescópio. Tente de novo.

        Você é um mentiroso sem-vergonha!

        E você é um ignorante falacioso!

        Façamos assim, tire essa foto e publique-a nas suas redes anti-sociais e prove para todo u mundo cético que vivemos que você está certo, senhor demente!

        Eu farei isso assim que você provar que a ISS é um holograma.

    2. Perfeito. Concordo plenamente.Eu já visitei a Nasa.É realmente mais fácil fazer tudo aquilo de verdade do que simular.
      E a propósito, vale muito a pena ir lá e conhecer.

    3. Compartilho da mesma indignação.
      Tais comentários somente evidenciam o fracassado sistema educational que nós possuímos.

    4. kkkkkkkkkkkkkk Você acredita mesmo que colocar coisas em órbita é o mesmo desafio de ir pra lua e que o fato de haver uma estação espacial prova que o homem foi a lua? kkkkkkkkkkkkkk

      Coitado… não é pra menos que acredita que o homem foi a lua mesmo.

      “Existem milhares de espectadores oculares confirmando que um enorme objeto de 115 metros de altura, MUITO MAIOR do que o necessário para botar um homem na estação espacial, saiu do chão”
      E daí? Se você me ver saindo de carro de casa e sumindo no horizonte quer dizer que eu dei a volta ao mundo de carro? Senso crítico zero esse seu.

      “Não acredita, basta estudar física no colegial.”
      Se você tivesse estudado física no colegial saberia que, por causa do campo magnético da terra, existe um cinturão de radiação para além da órbita dos satélites e antes da órbita da lua e que essa radiação é mortal e até hoje a NASA não explica como o seu foguete e seus tripulantes atravessaram esse cinturão, alegando que isso é segredo de estado.

      “O preço de botar algo tão gigante em órbita da Terra apenas para FORJAR uma ida a lua colocando um módulo”
      Ainda é menor do que o preço de enviar de fato alguém pra lua. Como você mesmo disse, a conquista da lua era algo muito mais político que científico… então qual seria a diferença entre gastar milhões para forjar ou mandar de fato? O importante era atingir o objetivo político, pouco importasse o preço ou se era uma conquista científica real ou não.
      É esse seu grande argumento? Que dó, senso crítico zero é apelido, já tá no negativo.

      “Qualquer videografista especializado em fotografia e efeitos especiais sabe que era impossível falsificar os vídeos publicados na década de 70 dos veículos lunares andando pela superfície lunar.”
      HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! O cinema foi criado depois de 1969, não é mesmo? Estúdio de filmagem é algo dos anos 70! Realmente! Que argumento fantástico!

      “o fato é que se você não tiver preguiça de pesquisar sobre física”
      Algo que você é completamente leigo.

      ” veria que era MAIS FÁCIL ir até a lua de verdade, do que falsificar todas as imagens”
      Até hoje ir a lua é um desafio astronômico (literalmente) e algo que o Brasil, por exemplo, dificilmente conseguiria fazer, mesmo com toda a globalização e tecnologia do século XXI… o que dizer então em 1969. Você acha mesmo que era mais fácil mandar alguém pra lua que investir em um estúdio cinematográfico de ponta? Coitado! Nem hoje você consegue comparar o gasto de um com o de outro, imagina naquela época.

      “Rastrear uma nave indo até a lua por rádio-telescópios era algo trivial e a Rússia acompanhou atentamente CADA CENTÍMETRO que a nave apollo percorreu. Eles nunca negaram a ida dos EUA a lua, se pudesse, o teriam feito.”
      Foguetes não tripulados já tinham ido até a lua, inclusive soviéticos. O fato de um foguete ir até lá e pousar (se é que pousou) no lado escuro, onde ninguém vê nada, não prova nada.

      Independente de termos opiniões iguais ou divergentes, você se convence com argumentos muito fracos.. na moral. Estuda mais ai, amigão, que você tá precisando, e MUITO, desenvolver seu senso crítico.

      1. kkkkkkkkkkkkkk Você acredita mesmo que colocar coisas em órbita é o mesmo desafio de ir pra lua

        Me explique as diferenças então, vamos lá. Tenho tempo.

        e que o fato de haver uma estação espacial prova que o homem foi a lua? kkkkkkkkkkkkkk

        Não, mas toda a tecnologia necessária para manter a Estação Espacial funcionando é praticamente a mesma para mandar gente pra lua: Propulsão, proteção, manutenção de vida; Logo, se a ISS existe hoje é graças aos avanços feitos na década de 70, com as Apollo, Skylab, Salyut e afins.

        Coitado… não é pra menos que acredita que o homem foi a lua mesmo.

        Não é questão de acreditar, é verdade. Se você duvida, então prove que não foram.

        “Existem milhares de espectadores oculares confirmando que um enorme objeto de 115 metros de altura, MUITO MAIOR do que o necessário para botar um homem na estação espacial, saiu do chão”
        E daí? Se você me ver saindo de carro de casa e sumindo no horizonte quer dizer que eu dei a volta ao mundo de carro? Senso crítico zero esse seu.

        Astrônomos amadores e profissionais acompanharam as viagens com seus telescópios, não apenas o lançamento.

        “Não acredita, basta estudar física no colegial.”
        Se você tivesse estudado física no colegial saberia que, por causa do campo magnético da terra, existe um cinturão de radiação para além da órbita dos satélites e antes da órbita da lua e que essa radiação é mortal e até hoje a NASA não explica como o seu foguete e seus tripulantes atravessaram esse cinturão, alegando que isso é segredo de estado.

        Volte pro colégio que você não aprendeu direito:

        -existe um cinturão de radiação para além da órbita dos satélites e antes da órbita da lua
        Não é um cinturão, são vários;

        -e que essa radiação é mortal
        É mortal se você ficar lá parado sem proteção. Seu microondas emite radiação mortal, o SOL emite radiação mortal, experimente ficar torrando por horas na praia, sem bloqueador.

        -e até hoje a NASA não explica como o seu foguete e seus tripulantes atravessaram esse cinturão
        Explicar explicou, se você não sabe, é um problema teu somente.

        -alegando que isso é segredo de estado.
        Invencionice. Nunca disseram isso.

        “O preço de botar algo tão gigante em órbita da Terra apenas para FORJAR uma ida a lua colocando um módulo”
        Ainda é menor do que o preço de enviar de fato alguém pra lua. Como você mesmo disse, a conquista da lua era algo muito mais político que científico… então qual seria a diferença entre gastar milhões para forjar ou mandar de fato? O importante era atingir o objetivo político, pouco importasse o preço ou se era uma conquista científica real ou não.
        É esse seu grande argumento? Que dó, senso crítico zero é apelido, já tá no negativo.

        E, ainda assim, os soviéticos que eram os maiores interessados em desmascarar uma possível farsa, e possuíam os meios para tal, não só nunca o fizeram como CONFIRMARAM que as transmissões de rádio era oriunda da Lua. Que dó, analfabetismo científico lvl over 9000.

        “Qualquer videografista especializado em fotografia e efeitos especiais sabe que era impossível falsificar os vídeos publicados na década de 70 dos veículos lunares andando pela superfície lunar.”
        HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA! O cinema foi criado depois de 1969, não é mesmo? Estúdio de filmagem é algo dos anos 70! Realmente! Que argumento fantástico!

        https://www.youtube.com/watch?v=sGXTF6bs1IU

        “o fato é que se você não tiver preguiça de pesquisar sobre física”
        Algo que você é completamente leigo.

        E você mais ainda.

        ” veria que era MAIS FÁCIL ir até a lua de verdade, do que falsificar todas as imagens”
        Até hoje ir a lua é um desafio astronômico (literalmente) e algo que o Brasil, por exemplo, dificilmente conseguiria fazer, mesmo com toda a globalização e tecnologia do século XXI… o que dizer então em 1969. Você acha mesmo que era mais fácil mandar alguém pra lua que investir em um estúdio cinematográfico de ponta? Coitado! Nem hoje você consegue comparar o gasto de um com o de outro, imagina naquela época.

        Vide vídeo acima

        “Rastrear uma nave indo até a lua por rádio-telescópios era algo trivial e a Rússia acompanhou atentamente CADA CENTÍMETRO que a nave apollo percorreu. Eles nunca negaram a ida dos EUA a lua, se pudesse, o teriam feito.”
        Foguetes não tripulados já tinham ido até a lua, inclusive soviéticos. O fato de um foguete ir até lá e pousar (se é que pousou) no lado escuro, onde ninguém vê nada, não prova nada.

        OPA! Então você admite que existia tecnologia para pousar algo na Lua?! Qual a diferença então em pousar uma sonda não tripulada e uma tripulada, já que os Cinturões de Van Allen nunca foram uma ameaça real? (se fosse, os astronautas da ISS já estariam todos mortos, já que a estação cruza um trecho de um dos cinturões internos)?

        Caiu na própria armadilha!

        Independente de termos opiniões iguais ou divergentes, você se convence com argumentos muito fracos.. na moral. Estuda mais ai, amigão, que você tá precisando, e MUITO, desenvolver seu senso crítico.

        E você precisa deixar de ser um analfabeto científico. O conselho vale pra você, precisa comer muito arroz e feijão pra conseguir refutar argumentos cientificamente embasados, sem inventar mentiras, como fez.

    1. Não existem especialistas que não acreditem. Especialistas sabem que o homem foi a lua…

  11. simplismente estão procurando no universo um fonte de renda inusitada, pela qual tiraram todos os gastos e lucrarão por vezes mais.

  12. Resíduo na Flórida, próximo a Cape Canaveral, minha filha quer trabalhar na NASA, foi aluna exemplar no Brasil, digna de entrar no ITA, mas sonhou mais alto ! Bem, mais um belo texto do Salvador. Belo porque o autor escreve muito bem e de forma “simples” sobre temas científicos. Infelizmente, grande parte do povo brasileiro é pouco brilhante, povo com pouco estudo. Não há nada pior que um ignorante com proatividade, rs. É muita matéria boa para ignorantes totais. Também, não é atoa que uma das funcionárias na NASA (brasileira) não ficou no Brasil. Enquanto têm louco, babaca e ignorante falando asneiras, temos este belo autor, temos alguns brilhantes brasileiros aqui nos EUA. Salvador, parabéns pelos textos, falta autor bom como você no Brasil. É triste constatar que temos um povo tão ignorante… Lamentável tamanha asneira que vi nos comentários. Sobrenatural o atestado de ignorância que o pessoal deixa registrado. Casos perdidos Salvador, público de igreja universal e afins, rs.

  13. Incrível como é fácil fazer as pessoas acreditarem até no que é, evidentemente, impossível.
    Em 1969 não havia tecnologia que possibilitasse esse pouso na lua.
    Além disso, a mentira se torna ainda mais escancarada quando a NASA diz que “roubaram” 400 kg de rochas lunares supostamente trazidas de lá e que as gravações originais, as filmagens, foram “perdidas”.
    Moral da história: alguma faxineira saiu das dependências da NASA (não deve existir qualquer controle de segurança por lá) com 400kg de rochas na bolsa e algum estagiário descuidado “perdeu” as insignificantes imagens originais de um feito tão simplório quanto ir à Lua.
    Além disso, não havia câmera ou filme (sim, naquela época não havia tecnologia digital, eram necessárias películas) que suportassem uma temperatura que varia de -153ºC à noite a +107ºC durante o dia.
    Por isso, só os muito ingênuos não veem que o pouso na Lua é, realmente, a maior fraude do Século XX.

    1. Incrível como é fácil fazer as pessoas acreditarem até no que é, evidentemente, impossível.

      Prove que é impossível.

      Em 1969 não havia tecnologia que possibilitasse esse pouso na lua.

      Que tecnologia?

      Além disso, a mentira se torna ainda mais escancarada quando a NASA diz que “roubaram” 400 kg de rochas lunares supostamente trazidas de lá e que as gravações originais, as filmagens, foram “perdidas”.

      Errado em vários níveis, cheque suas fontes porque você está apenas repetindo o que ouviu por aí sem saber do que está falando.

      Moral da história: alguma faxineira saiu das dependências da NASA (não deve existir qualquer controle de segurança por lá) com 400kg de rochas na bolsa e algum estagiário descuidado “perdeu” as insignificantes imagens originais de um feito tão simplório quanto ir à Lua.

      Mais uma vez, ignorância. Disfarçada de sarcasmo. Tente de novo.

      Além disso, não havia câmera ou filme (sim, naquela época não havia tecnologia digital, eram necessárias películas) que suportassem uma temperatura que varia de -153ºC à noite a +107ºC durante o dia.

      Câmeras sim, filme não mesmo. Mas nenhum filme ficou em contato com o chão da Lua. Estude.

      Por isso, só os muito ingênuos não veem que o pouso na Lua é, realmente, a maior fraude do Século XX.

      Por isso só os muito imbecis acéfalos ignorantes e analfabetos científicos duvidam da ida do homem à Lua, e afirmam que foi uma fraude sem apresentar evidências do que falam.

      CHOLA MAIS

  14. Pessoal. eu poderia não acreditar nessa historia , pois o fato de não ter dinheiro tornace balela pois gastão TRIlhões para enviar uma sonda, porque não gastariam para retornar a Lua¿ minha teoria pode explicar! ou complicar mas os duvidosos, o homem não almeijar retornar pois lá não tem riqueza alguma. queria ver se a surpeficie fosse coberta com pedras preciosas, ou tivesse lá algo de valor. esses gastos que fazem com sondas nao é para procurarem o ET DE VARGINHA Não.

    1. Não gastam trilhões para enviar uma sonda. O orçamento anual da Nasa hoje é cerca de um décimo do que ela teve no pico do projeto Apollo, entre 1966 e 1967. E naquela época quase todo o dinheiro ia para o Apollo, e agora, como você lembra bem, a Nasa diversifica seu investimento entre vários programas de exploração não-tripulada, de tecnologia e de exploração com astronautas.

    2. Não existe um só motivo para não enviarem missões tripuladas(alunagem), se eu apresentar uma dezena você vai fazer pirueta de retorica, para catato negar todas, Se eles vão detonar a Sonda Juno, Só por causa de risco de contaminação biológica, imagina ficar indo e vindo para lua, e ainda com astronautas humanos e democratas cristãos , os estariam os fazendo de cobaias, Protocolos de segurança amigo.
      A partir da sequencia de missões, já que “parou” na 18, a partir dai ao meu ver , por protocolo passaram a estarem secretas, o próprio algo que eles passam a saber, os impedem por protocolo, de Programarem novas alunagens, a não ser as Secretas! por exemplo, não se esqueça que lá na lua, não existe camada de ozônio, portanto radiação “alta”, se descobrem moléculas orgânicas ou não, vida inteligente ou não, existe o risco de contaminação e ate canibalismo, que para mim esta o verdadeiro caso! Ai teria de se enviar astronautas armados, pra quê? pra se começar por nada uma outra guerra fria, e desta vez com extraterrestres, que já estão possivelmente na era dos Ciborgues? Acredito que outras civilizações “Extraterrestres” , fazem a lua de base espacial, antes de nós Americanos etc. etc…

      1. Já ouviu falar sobre aquele papo de que teriam dito a eles “nunca mais voltem a Lua!”?

        1. Muito paradigma, como este> Eu<<, aquela ficção da apollo 18 , das pedras , não estão tão ficção assim, quando imaginamos outras criaturas espécimes vivas extraterrestres, vertebrados e com membros! Quando chegamos la em marte confirmamos, não vertebrados ou vertebrados com membros ou sem membros vivos , semelhantes a rochas , ainda petrificados ou não, assim como um casco de tartaruga ou algum "crustáceo" que tenha aparência semelhante a pedra!! dai muitos rirem, quando falo em olhos físicos que eclodem de bio-massa=plasma, esta tendo muita moderação, me impedindo de chegar onde quero chegar!!

          1. Muito paradigma, como este> Eu<<, aquela ficção da apollo 18 , das pedras , não estão tão ficção assim, quando imaginamos outras criaturas espécimes vivas extraterrestres, vertebrados e com membros!

            Disse tudo: IMAGINAMOS. Porque eles não estão lá. É só fruto da imaginação.

            Quando chegamos la em marte confirmamos, não vertebrados ou vertebrados com membros ou sem membros vivos , semelhantes a rochas , ainda petrificados ou não, assim como um casco de tartaruga ou algum “crustáceo” que tenha aparência semelhante a pedra!!

            Pareidolia, pura e simplesmente. Não viaja.

            dai muitos rirem, quando falo em olhos físicos que eclodem de bio-massa=plasma, esta tendo muita moderação, me impedindo de chegar onde quero chegar!!

            Com essas ideias você vai é chegar no Juqueri, logo logo. Isso sim.

  15. Eu fico impresssionada com a quantidade de otários que se deixam enganar por um videozinho de astronauta feito no deserto de Nevada pelo Stanley Kubrick…. como é fácil enganar essa gente, meu Deus! Por isso que qualquer GOLPISTA derruba um governo democrático.

    1. Carmen, sem misturar alhos e bugalhos, as missões lunares não foram encenadas. Lamento desapontá-la. Mas se quiser ver cenas dirigidas por Stanley Kubrick na Lua, você sempre pode recorrer ao clássico “2001: Uma Odisseia no Espaço”. 😉

      1. Foi ensenação qualquer criança sabe disso porque é que nunca mais voltarão lá em é porque nunca foram quem não foi não pode volta isso é lógica amiguinho vamo se preocupa mais com nosso país porque os facistas querem derruba o governo do povo vamo foca no que adianta alguma coisa em ves de se preocupa com o espaço

        1. Foi ensenação

          Encenação

          qualquer criança sabe disso

          Sabe mas não prova. Logo, é falácia.

          porque é que nunca mais voltarão lá em

          “*nunca voltaram lá hein?”
          Voltaram mais 5 vezes.

          é porque nunca foram

          Prove

          quem não foi não pode volta

          Uau, pensou nisso sozinho?!

          isso é lógica amiguinho

          Já diria o Dollynho!

          vamo se preocupa mais com nosso país porque os facistas querem derruba o governo do povo

          Enquanto o povo for ignorante e analfabeto como você, os fascistas não têm nada com que se preocupar, vão continuar enganando e dominando a massa burra.

          vamo foca no que adianta alguma coisa em ves de se preocupa com o espaço

          Então por que você não dá o exemplo e começa? Por que fica perdendo tempo entrando aqui e comentando? Vai “focar no que adianta alguma coisa”, vai!

          Jumento

    2. Eu fico impresssionada com a quantidade de otários que se deixam enganar por um videozinho de astronauta feito no deserto de Nevada pelo Stanley Kubrick….

      E eu fico impressionado com a quantidade de analfabetos científicos querendo desmerecer um feito histórico baseado apenas na IGNORÂNCIA e na IMBECILIDADE, sem apresentar UMA PROVA SEQUER do que está falando!

      como é fácil enganar essa gente, meu Deus!

      E você pensou nessa história do vídeo do Kubrick sozinha? Ou ouviu por aí? Se ouviu, como sabe que não é mentira? Pelo visto VOCÊ foi enganada, se acha toda soberba, mas não passa de mais uma manipulada por videozinhos do Youtube e sitezinhos pseudocientíficos de bosta! A piada está em você!

      Por isso que qualquer GOLPISTA derruba um governo democrático.

      Exatamente por isso, porque as pessoas acreditam em cada besteira, SEM PROVAS, como você! KKK

      CHOLONA!

      1. voce si acha todo sabio então me dis onde é que tá a nave em me dis você não sabe porque essa nave não existe é tudo cenário

    3. É, tá explicado porque não acredita na viagem a Lua, deve ser petista, mas na inocência da Dilma e do Lula você acredita, né ?

  16. Se fossem os russos que tivessem pisado na Lua, iria ter um monte de gente falando, “Os Russos são foda”, “Viva a mãe Rússia”, etc…

  17. Salvador
    É verdade que na lua, quando algo está na sombra a temperatura chega a -200 graus C e na luz +200 graus C? Se é, que raio de roupa estes caras usavam para corrigir isso de maneira instantânea? Ou você acredita que havia tecnologia naquela época que é desconhecida até hoje

    Sobre as fotos, Que raio de filme foi utilizado? Era acetato? Se era, como conseguiu resistir às temperaturas escaldantes ou absolutamente congelantes mencionadas acima?

    Abcs

    1. Luis, a temperatura chega a uns -170 graus Celsius na noite lunar, e a uns 200 graus Celsius no “meio-dia” lunar. As missões sempre foram conduzidas durante as “manhãs” ou “tardes” lunares, de forma que o Sol nunca estava a pino, e muito menos havia noite. Então, a variação de temperatura não era tão grande. Ademais, lembre-se de que a Lua não tem atmosfera. Estar na superfície da Lua e estar na órbita da Terra, em termos de temperatura, são rigorosamente o mesmo desafio, salvo pelas botas, que estavam em contato com a superfície.

      Sobre os filmes usados, eram da Kodak (Ektachrome 160), mas claramente não precisavam ser submetidos também a grandes variações de temperatura, porque as câmeras estavam sempre acopladas ao traje, que era pressurizado e tinha controle térmico interno. Localizadas perto do peito dos astronautas, estavam longe do solo lunar — a única coisa realmente “quente” ali. Por fim, os trajes eram brancos justamente para ajudar no controle térmico — afinal, o Sol batendo neles os esquentaria. Ao usar a cor branca, eles refletiriam a maior parte da luz, evitando super-aquecimentos (do mesmo jeito que usamos camiseta branca em dias de calor para ficarmos mais frescos).

      Abraço!

  18. Caro Salvador,
    Sou uma das testemunhas dos eventos que ocorreram na cidade de Lins, em 1968.
    O caso do Colégio Salesiano, que antecedeu o de Maria Cintra. Estou à sua disposição para relatar este caso, pouco divulgado.

  19. Salvador
    Gosto muito do seu blog mas gostaria de algumas explicações:
    1) Como a enorme radiação no exterior do cinturão de Van Hallen não provocou danos aos equipamentos e nem gerou câncer aos astronautas?
    2) Eu fui duas vezes à Houston. Vi o enorme foguete Saturno (ou o que ficou por lá, deitado). Aquilo (os estágios) era 90% combustível para fazer o foguete sair da terra, correto? Como conseguiram tirar o modulo da Lua quase sem combustível e traze-la para a terra? Tudo bem que a lua é quase 8 vezes menor e não tem atmosfera, mas com um tanque de Uno cheio isso seria possível?

    Abcs!!!

    1. 1) Eles não ouviam rock pesado, de forma que Van Hallen não era um problema. Se você se refere aos cinturões de radiação de Van Allen (nome de seu descobridor, o americano James Van Allen, responsável pelo primeiro satélite da Nasa), eles são perigosos se você permanecer neles. Se você atravessá-los rapidamente, como foi feito nas missões Apollo, não é nada fatal. (Aliás, os astronautas na Estação Espacial Internacional rotineiramente “roçam” a região mais baixa do cinturão quando sobrevoam a Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e nunca ninguém morreu de radiação, mesmo após missões de um ano de duração.)

      2) A Lua tem uma gravidade um sexto menor, mas ainda assim a quantidade de combustível necessária não é desprezível. Mais da metade da massa do módulo de ascensão era combustível. Mas lembre-se que o módulo de ascensão é apenas um pequeno pedaço do módulo lunar, que só precisava atingir a órbita lunar (de lá para cá, contava o combustível do módulo de comando, cujos tanques eram bem maiores). Então veja que, além de o Saturn V ter enfrentado a gravidade terrestre (muito maior), ele tinha que erguer muito mais massa até a órbita da Lua, enquanto o módulo de ascensão só precisava deixar a superfície da Lua e atingir a mesma órbita lunar onde o Saturn V colocou todo o resto da espaçonave, inclusive o combustível de volta (lembrando que a volta é também menos custosa em termos de combustível porque a gravidade da Terra ajuda a “chamar” a nave de volta com muito mais força do que a da Lua puxa a nave de volta). Enfim, isso é matemática. Se você procurar os dados e os esquemas, saberá de todos os pormenores — tudo isso está público. Quem questiona é desinformado ou preguiçoso.

      Abraço!

        1. Não, não é. O último jipe marciano, o Curiosity, fez uma medição de quanta radiação rola numa viagem até Marte e na própria superfície. Extrapolações desses números mostram que o total de radiação a que seria exposto um astronauta equivale a apenas um pouco mais do que a Nasa permite para seus tripulantes durante toda a carreira, que implica um aumento de 5% no risco de ter câncer AO LONGO DA VIDA. É inaceitável para a Nasa, mas não inviabilizaria uma missão. Abraço!

    1. Interessante, fiz uma pergunta sobre solidão na Lua, mas não está nessa pequena amostra da entrevista. Hehehe

  20. Eu perdoo os NÃO politizados por que não sabem o que dizem e por que deles são o reino da alienação. O “Grande Passo para humanidade” quem deu foi Iuri Gagarin! Não apenas por que, sem que primeiro fosse mostrado ser possível entrar no cosmos, quer dizer, distanciar o suficiente da Terra ao ponto de ficar fora da gravidade, NÃO existiria (como não existiu) tentativas concretas de chegar a Lua. Principalmente o “Grande Passo” deve ser observado pela utilidade! O feito de Iuri trouxe muito mais utilidade para a humanidade do que a ida na Lua! Aliás, não vejo nenhuma utilidade direta decorrente da ida a Lua. Se houve, pode ser consignada ao conjunto de benefícios que o pioneirismo do Iuri trouxe para humanidade.

    Bem, atribuir feitos heroicos a uma única pessoa é coisa de religiosos, de alienados(desculpe me a redundância) pois são milhões de pessoas, políticos, cientistas, trabalhadores diretos e, principalmente os indiretos que a través do IR (isto mesmo: imposto de renda) tornou possível as tentativas até o sucesso, caríssimos.

    Isto posto, a bem da verdade, “o grade passo” também não seria dado sem o “pavoroso, utópico, ditador, (o que mais?) atrasado, ineficiente etc.” COMUNISMO! Simples de entender: A regra de ouro de do capitalismo moderno é: Investir no que der o maior retorno (lucro), no menor tempo, com maior garantia! Xii! Educação, Saúde, Segurança não se encaixam nesta regra ‘dourada’. Muito menos projetos ‘utópicos’ (sem lucro rápido) científicos. Bem, para quem sabe das tentativas de alguns dos ‘barões ladrões’ de impedir a criação da corrente elétrica alternada. Para quem sabe que economia dos EUA é essencialmente privada; tem como fim precípuo, o lucro, não terá dificuldade de entender. Então, ao saber que pela primeira vez na história e, pior, pelos os vermelhos, ‘os utópicos’ o homem chegou ao espaço, satélites, sondas na Lua, Marte, Vênus etc, bateu o desespero. Por que até então, através da mídia era possível persuadir todos que o crescimento, de até 16% ao ano da URSS era pelo fato da escravização de seu povo. Muitas medalhas em Olimpíadas, alfabetização era tudo feito através de ameaças. Mas como justificar tamanho desenvolvimento científico? Bem o jeito foi desembolsar trilhões de U$ para que a toque de caixa, houvesse um show pirotécnico que a mídia pudesse alardear, como faz a té, como sendo uma façanha insuperável. E foi, um Grande Passo, para o capitalismo, pois sem o poderoso marketing, ele estaria fadado ao insucesso.

    1. Eu perdoo os que vivem no século 20 e ainda estão na Guerra Fria. Não sei se você ficou sabendo, mas o Obama esteve em Cuba esses dias. A Guerra Fria acabou já. 😉

  21. A maior decepção ocorreu porque as pessoas pensavam que daquele evento em diante as viagens espaciais se tornariam comuns, o que não aconteceu, por motivos que já sabemos como: fim da guerra fria, fim da disputa de quem iria chegar primeiro, questões financeiras, redefinição de outras prioridades. Daí ficou esse grande vazio propiciando o surgimento dos incrédulos, e dos meios de comunicação que não somente divulga o conhecimento mas também a ignorância.

  22. Em plena década de 60 com toda a “tecnologia”, até hoje ão foi provado o pouso na Lua, pois a bandeira dos Estados Unidos ao ser instalada nas imagens ela se movimentava, como??? Se não Lua é vácuo ou seja não tem ar. Alguem pode me provar??

    1. Em plena década de 60 com toda a “tecnologia”

      Que tecnologia?

      até hoje ão foi provado o pouso na Lua

      Todos os 6 pousos foram provados

      pois a bandeira dos Estados Unidos ao ser instalada nas imagens ela se movimentava, como???

      Com o movimento das mãos do astronauta que estava fincando-a ao solo, uai!

      Se não Lua é vácuo ou seja não tem ar.

      Não precisa ter ar para movimentar alguma coisa!

      Alguem pode me provar?

      O Salvador colocou os links com as provas no fim do texto, olha lá.

  23. Parabéns pela página Salvador, confesso que é a primeira vez que acesso.Acredito que o homem pisou na Lua,não vão mais pq não faz mais sentido gastar milhões em um lugar já explorado pelo homem.Essas mesmas pessoas que não acreditam , são as mesmas que queriam queimar Galileu na fogueira da inquisição ao afirmar que a Terra não era o centro do Universo.

  24. certo que acredito em tal façanha, afinal tinha 22 anos em 69 , até a lua sim.. mas alem disso é impossível . pois o nosso corpo biologicamente não teria condições para estar em uma outra dimenção .somos frágeis demais .

  25. Salvador, normalmente leio seus textos mas evito os comentários, hoje não resisti e fiquei espantado com o nível de ignorância das pessoas, mas vou compartilhar aqui algo que me deixou ainda mais “assustado”.

    Estava em minha mesa aqui no trabalho, fico em uma sala com outras 11 pessoas, todos engenheiros ou administradores formados em instituições de “nome”, uma dessas pessoas diz “Olha aqui no UOL de novo essa historinha de homem na lua”.

    Virou o assunto do setor e pasmem, eu fui o UNICO a defender a ida do homem à lua, chegou um determinado momento que eu desisti simplesmente por estar inconformado com tamanha ignorância de pessoas as quais eu julgava terem um mínimo de discernimento.

    Enfim, achei isso trágico e precisava compartilhar.

    1. Helton, entendo sua angústia. Imagine a minha ao aprovar os comentários aqui. Parece que os últimos três anos de Mensageiro Sideral não serviram de nada. Triste.

    2. É simples, Helton e Salvador. O ser humano odeia ser enganado. Na dúvida (e muitos ainda têm essa dúvida) se o homem foi à lua ou não, o povo prefere acreditar que é uma tramóia (e se o cara “sabe” que foi tramóia, ele não se sente enganado), que estão mentindo e ele “sabe” que estão mentindo, do que acreditar nas versões oficiais. É assim pra tudo, homem na Lua, morte do Osama, morte do Elvis, etc.

  26. É espantoso ler comentários incrédulos quanto à ida do homem à lua. Vamos traçar um paralelo com o fato de hoje, por mais dinheiro que se tenha, não podermos mais voar de Paris ao Rio de Janeiro em 4h, num voo de carreira regular, como era feito nos tempos em que o Concorde operava o trecho. Bem, então, pensando como os incrédulos que escrevem por aqui, por mais fotos e provas que existam, o Concorde nunca poderia ter sido construído, já que hoje não podemos realizar mais tal feito! É isso aí pessoal, de vez em quando, sob certos aspectos, deixamos algumas maravilhas tecnológicas para trás e damos muitos passos adiante em outras áreas que são beneficiadas com o avanço das tecnologias necessárias para o desenvolvimento de certos feitos da humanidade.
    A não adianta “cholar”! Invistam e logo voaremos supersonicamente em voos comerciais novamente!

  27. Antes de eu acreditar que foram até a lua, respondam o seguinte: Onde estava a câmera que filmou a nave pousando na lua? Por que foram pra lua em 1969 e depois nunca mais foram?

    1. Antes de eu acreditar que foram até a lua, respondam o seguinte: Onde estava a câmera que filmou a nave pousando na lua?

      Presa em um dos pés do módulo de pouso. A câmera foi com eles, e após o pouso ela foi colocada na superfície da Lua, apontando para o módulo em uma distância maior.

      Por que foram pra lua em 1969 e depois nunca mais foram?

      Foram mais 5 vezes até 1972.

  28. Para ir à Lua a mecânica clássica de Newton é o bastante. Podem estar certos que os adeptos da teoria da conspiração acreditam piamente é na história da criação, história de Noé, que a casa de Deus está além do céu, são os aristotélicos do século XXI. Vai Brasil!!!

  29. Adorei a matéria, mas o melhor são os comentários e as suas respostas, Salvador.
    Não o conhecia, mas pela sua benevolência, paixão e convicção pela ciência me deixaram com vontade de conhecer um pouco mais sobre seus livros!! Alguma dica?

  30. Me pego pensando no infinito, chega me dar agonia. Tentar imaginar o tamanho do universo e pensar na possibilidade de vida inteligente só na Terra é algo que não deveria passar pela cabeça das pessoas. Se partir para a criação pensando no lado ” Divino” podemos pensar o porque Deus criou tanto espaço, por nada? Se pensar de forma cientifica não dá para imaginar que, em um pequeno planeta situado em um sistema solar com aproximadamente 400 bilhões de estrela como a nossa possa ter vida somente aqui, sem pensar nos 400 bilhões de galaxias ( +-) espalhadas pelo Universo. Creio que sabem muito mais do que falam.

  31. Fácil acabar com esta polêmica do homem ter ido ou não à Lua. No museu Smithsonian em Washington está exposto o modulo Apolo 11. Dá até para passar por dentro dele. Depois de vê-lo, você decide se o homem esteve mesmo na Lua.

    1. Podicrê.Uma vez um professor deixou eu e meus colegas com não uma pulga, mas um módulo espacial atrás da orelha. Ele comentou que os astronautas experimentam essa tal sensação de abandono sideral, a “solidão absoluta” ou aquele momento em que cai a ficha (mesmo sem gravidade) e o cara se toca de que está trancado em uma cápsula minúscula entre dois corpos celestes, sem nenhuma garantia de que voltará para os braços da humanidade. Ele, meu professor, falou que os caras voltam completamente loucos lá de cima ou lá de baixo, como queira, Salvador.

      1. Completamente loucos é um exagero. Mas que tem os que se desestabilizam, tem. Eu imagino o que teria sido se os russos tivessem conseguido executar seu plano de missão lunar tripulada, que envolvia um único cara descendo lá sozinho… 😛

  32. Eu sabia que os astronautas escondia algo, porque estava assistindo ao vivo a descida a lua e julho de 69 era criança mas sempre curioso, e esta nave que seguiu eles estava monitorando e observando-os. Podem ser os habitantes da terra oca inspecionando a viagem e o que colocariam na lua, que viriam a prejudicá-los no centro da terra… se quiserem saber algo sobre isto tudo leia a Bíblia o segredo esta la eu descobri e vocês também podem descobrir talvez mais ainda . Eu almocei com o cientista que projetou a viagem a lua, ele me disse alguns segredos, quando veio ao Brasil.

    1. Eu sabia que os astronautas escondia algo, porque estava assistindo ao vivo a descida a lua e julho de 69 era criança mas sempre curioso, e esta nave que seguiu eles estava monitorando e observando-os.

      Mas você leu o texto ou viu a entrevista? Ou só veio comentar depois de ler o título?

      Podem ser os habitantes da terra oca inspecionando a viagem e o que colocariam na lua, que viriam a prejudicá-los no centro da terra…

      Ou pode ser só o painel solto da nave!

      se quiserem saber algo sobre isto tudo leia a Bíblia o segredo esta la eu descobri e vocês também podem descobrir talvez mais ainda .

      O que a biblia fala sobre Plutão, gostaria de saber!

      Eu almocei com o cientista que projetou a viagem a lua, ele me disse alguns segredos, quando veio ao Brasil.

      É mesmo? Qual cientista? De qual empresa? Qual das mais de 10 viagens ele projetou? Por favor, dê mais detalhes, senão vai ficar parecendo invenção da sua cabeça!

  33. Se foi ou não eu não sei. Mas o estranho é ter ido apenas na época do Nixon, que era um presidente corrupto e fazia de tudo para passar a perna em seus inimigos e colocar os EUA acima de todos.

    1. Enquanto Richard Nixon era o presidente durante o primeiro pouso com sucesso em Julho de 1969, ele não era o presidente enquanto a a maior parte do trabalho era feita. De fato, Nixon não ligava muito para o programa Apollo ou o programa espacial no geral. Ele considerava o programa espacial dos EUA como “filho” do seu arqui-inimigo John F. Kennedy e seu sucessor, Lyndon Johnson. Ele interpretava o sucesso e o clamor popular do programa espacial como uma aprovação da liderança Democrática que estava sucedendo.

      Nixon se tornou o 37o presidente dos EUA em 20 de Janeiro de 1969. A Apollo 8, a primeira missão que se aventurou além dos cinturões de Van Allen que os conspiracionistas dizem ser tão mortífero, foi lançada em 21 de dezembro de 1968, um mês antes do Nixon assumir o poder. Porém os desenhos das espaçonaves e os planos das missões foram finalizados muito antes desta época, durante a presidência do Johnson. Vocês estão argumentando usando o presidente errado!!!

      E também há um ponto interessantíssimo a se considerar. Nixon não era muito bom em esconder coisas. Ele foi pego. Pessoas que são boas em esconder coisas ou criar planos mirabolantes para enganar os outros não são pegos. O famoso escândalo Watergate nada mais era do que um roubo qualquer, daqueles que acontecem diariamente e são feitos por pessoas comuns. Roubos do tipo do escândalo da Petrobras, e do mensalão, e propinas a torto e a direito. Nixon não tinha a habilidade para orquestrar um plano brilhante como forjar a ida do homem à Lua, ao menos não sem terem descoberto com provas irrefutáveis – o que nunca ocorreu, diga-se de passagem. Nem Snowden nem Wikileaks jamais apresentaram uma evidência sequer de tal fraude, porém outras muito mais complexas foram desmascaradas, como a espionagem de milhões de aparelhos telefônicos e de governos do mundo todo. Mas não, não apresentaram NADA sobre a Lua, mesmo após mais de 40 anos. Os argumentos que tudo foi uma farsa devido ao Nixon estar no poder além de falaciosos, são falsos e foram escolhidos para tentar descreditar todo o programa baseado na mentira de UMA pessoa. E quanto aos mais de 400 mil outros envolvidos? Todos eles foram comprados? Em quase 50 anos ninugém nunca falou nada, ou deixou escrito, ou entregou os planos secretos da NASA malvada?

      Faça me o favor. PENSE.

  34. Amigos…A resposta é SIM o homem foi à lua. Mas por quê existem fatos indiscutíveis, vídeos e provas de fraudes?? Existe até um vídeo provando que foi uma farsa, tudo feito em estúdio, fato da bandeira tremular, ok . existem provas do pouso como fotos do equipamentos deixados lá pelos astronautas, espelhos para medir com precisão a distãncia da Lua, e funcionários que trabalham ou trabalharam na NASA que afirmam o fato. A resposta é simples, a NASA fez gravações em estúdios, como foi revelado por ex funcionário. Mas para quê? Eles não podiam mostrar tudo o que viram por lá. Por quê? Eles já sabiam o que iriam encontrar por lá, já tinham conhecimento da existência de extraterrestres, e por ganância por poder do serviço secreto americano, escondem da população a verdade. Então por quê esconder uma notícia tão importante do povo?. Muitos cientistas ingênuos ou coniventes, irão dizer, porquê as pessoas não estão preparadas para a verdade, isso iria mudar o mundo, as religiões e blá… blá… blá. A verdade é que a ganância por poder da tecnologia que pulou em 100 anos do transporte a cavalo para aviões a jato.
    O assunto extraterrestre não é uma questão de se acreditar ou não, mas sim de estar informado ou não. Existem pessoas idôneas que estão convictas da existência de seres inteligentes lá fora…. Paul Hellyer (ex-ministro da Defesa do Canadá) – Edgar Dean Mitchell (astronauta) – Juan José Benítez López ( jornalista) – John Callahan (Divisão de Inv e Acid da FAA dos EUA) – Michael Smith (controlador de traf aéreo da F. A. americana) – Don Philips ( ex agente da CIA) – Dowynne Amesson ( Força Aérea dos E. U A) – John Maynard (sarg. De primeira classe americano) – Clifford Stone (exército americano) – Anna Sharp – Steven Greer ( Diretor do Disclosure Project) Leroy Gordon Cooper Jr (astronauta norte-americano, falecido em 2004)…obrigado por lembrar.
    A propósito para quem diz que isso é teoria da conspiração, digo que essa frase foi inventada para desanimar a quem procura investigar a verdade.

    1. Amigos…A resposta é SIM o homem foi à lua.

      Ok.

      Mas por quê existem fatos indiscutíveis, vídeos e provas de fraudes??

      Não existem.

      Existe até um vídeo provando que foi uma farsa, tudo feito em estúdio,

      Cadê?

      fato da bandeira tremular, ok.

      Qual das 6 bandeiras?

      existem provas do pouso como fotos do equipamentos deixados lá pelos astronautas, espelhos para medir com precisão a distãncia da Lua, e funcionários que trabalham ou trabalharam na NASA que afirmam o fato.

      Sim, várias.

      A resposta é simples, a NASA fez gravações em estúdios,

      Não.

      como foi revelado por ex funcionário.

      Qual ex-funcionário? Nomes por gentileza.

      Mas para quê? Eles não podiam mostrar tudo o que viram por lá

      Não só podiam, como mostraram tudo, lamento.

      Por quê? Eles já sabiam o que iriam encontrar por lá, já tinham conhecimento da existência de extraterrestres, e por ganância por poder do serviço secreto americano, escondem da população a verdade.

      Provas? Cadê?

      Então por quê esconder uma notícia tão importante do povo?.

      Porque é mentira.

      Muitos cientistas ingênuos ou coniventes, irão dizer, porquê as pessoas não estão preparadas para a verdade, isso iria mudar o mundo, as religiões e blá… blá… blá. A verdade é que a ganância por poder da tecnologia que pulou em 100 anos do transporte a cavalo para aviões a jato.

      E ainda assim a tecnologia de propulsão a foguetes continua praticamente a mesma nos últimos 50 anos… caramba, hein? Conversam com ETs que viajam entre galáxias mas não conseguem se livrar do bom e velho foguetinho!

      O assunto extraterrestre não é uma questão de se acreditar ou não, mas sim de estar informado ou não.

      A questão é de provar ou não, e até agora, não há NENHUMA prova da existência deles.

      Existem pessoas idôneas que estão convictas da existência de seres inteligentes lá fora…. Paul Hellyer (ex-ministro da Defesa do Canadá) – Edgar Dean Mitchell (astronauta) – Juan José Benítez López ( jornalista) – John Callahan (Divisão de Inv e Acid da FAA dos EUA) – Michael Smith (controlador de traf aéreo da F. A. americana) – Don Philips ( ex agente da CIA) – Dowynne Amesson ( Força Aérea dos E. U A) – John Maynard (sarg. De primeira classe americano) – Clifford Stone (exército americano) – Anna Sharp – Steven Greer ( Diretor do Disclosure Project) Leroy Gordon Cooper Jr (astronauta norte-americano, falecido em 2004)…obrigado por lembrar.

      Todos que ACREDITAM, sem provar. Eu acredito que sei voar, mas não me arrisco a pular de uma janela do 20o andar.

      A propósito para quem diz que isso é teoria da conspiração, digo que essa frase foi inventada para desanimar a quem procura investigar a verdade.

      Lamento, mas você está enganado. A verdade é essa:

      http://hypescience.com/estudo-crenca-em-frases-pseudoprofundas-e-teorias-da-conspiracao-sao-ligadas-baixa-inteligencia/

      O resto é CHORO!

  35. Se o lançamento foi em 16 de julho de 1969 e a alunissagem em 20 de julho então eles gastaram cerca de 4 dias para ir à lua.
    Tem algumas questões que eu gostaria de saber e ainda não vi resposta:
    1. Parte dessa viagem, cerca de 3 dias eles passaram dentro do cinturão de Van Allen, como sobreviveram à radiação?
    2. Como conseguiram levar e trazer o homem à lua se não havia tecnologia suficiente para isto? até hoje em dia seria uma façanha.

    1. Se o lançamento foi em 16 de julho de 1969 e a alunissagem em 20 de julho então eles gastaram cerca de 4 dias para ir à lua.

      Sim.

      Tem algumas questões que eu gostaria de saber e ainda não vi resposta:

      Tem que perguntá-las no local correto. No caso, aqui.

      1. Parte dessa viagem, cerca de 3 dias eles passaram dentro do cinturão de Van Allen, como sobreviveram à radiação?

      Errado. Nunca passaram 3 dias nos cinturões. Dependendo da missão, passaram apenas entre 60 e 90 minutos em partes dos cinturões, logo não havia risco de saúde. Sem falar na proteção das cápsulas que era suficiente para evitar danos sérios.

      2. Como conseguiram levar e trazer o homem à lua se não havia tecnologia suficiente para isto? até hoje em dia seria uma façanha.

      Que tipo de tecnologia você se refere? Foguetes? São praticamente os mesmos até hoje. Navegação? Existiam pilotos para isso, e os sistemas computadorizados eram suficientes para manobras simples – tanto que os soviéticos mandaram várias missões não tripuladas que chegaram onde deveriam chegar, tudo controlado remotamente ou com piloto automático.

      Que mais?

  36. Curioso para ler/ver a entrevista completa com Mr. Aldrin. Parabéns, Salvador, por esse magnífico trabalho jornalístico. Espero que Buzz dê outras entrevistas enquanto estiver no Brasil. E aos que bagunçaram a caixa de comentários com baboseiras conspiratórias, sinto muito. Foram, além de bobos, muito ingratos.

  37. Eu vi pela TV o homem descendo na Lua. Fiquei bem orgulhoso do feito humano, me sentindo parte da equipe. Hoje, vejo que tudo foi armação, para mostrar superioridade aos russos, os quais partiram primeiro ao espaço. A frase dos astronautas foi levada da Terra. Os diálogos em tempo real com a Terra, nem hoje em dia é possível. Eu quero ver fotos de objetos deixados na Lua, além daquela bandeira, que nunca desbotou. Outros países não abriram a boca por respeito. Por que a NASA entregou fotos ao Japão?

    1. Eu vi pela TV o homem descendo na Lua. Fiquei bem orgulhoso do feito humano, me sentindo parte da equipe.

      Um dia foi inteligente então?

      Hoje, vejo que tudo foi armação

      Provas?

      para mostrar superioridade aos russos, os quais partiram primeiro ao espaço.

      Então pq os soviéticos, maiores interessados em desmentir a “farsa” e únicos com capacidade disto na época, nunca o fizeram?

      A frase dos astronautas foi levada da Terra.

      ?

      Os diálogos em tempo real com a Terra, nem hoje em dia é possível.

      Nunca foram em tempo real, você não sabe do que está falando. Havia um delay de alguns segundos na comunicação, em qualquer vídeo ou áudio você consegue ver isso! Não viaja

      Eu quero ver fotos de objetos deixados na Lua

      https://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/revisited/

      além daquela bandeira, que nunca desbotou.

      Qual das 6? E todas desbotaram

      http://gizmodo.com/5930450/all-the-american-flags-on-the-moon-are-now-white

      Outros países não abriram a boca por respeito. Por que a NASA entregou fotos ao Japão?

      Outros países CONFIRMARAM a ida do homem à Lua:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Third-party_evidence_for_Apollo_Moon_landings

      Que fotos ao Japão??

  38. Pessoal não sabe a diferença entre impossível, impraticável e inviável. Naquela época existia a guerra fria então apesar de inviável como ainda é hj devido aos custos( me corrige a distância entre a terra e a lua cabem quase todos os planetas do sistema solar) tinha q ser feito e por humanos. Na categoria de impossível diria as viagens estrelares de milhares de anos luz como se vê nos filmes pois o tempo e a distância são determinantes para tal

  39. Belos e românticos tempos em que ainda necessitava-se enviar homens, não robôs!
    Mas acima disso, ainda causa-me estranhamento o diálogo de Lovell e Mattingly no vôo da Apollo 8 (http://history.nasa.gov/ap08fj/16day4_final_orbit_tei.htm):

    089:34:25 Lovell: Roger. Please be informed there is a Santa Claus.
    089:34:31 Mattingly: That’s affirmative. You’re the best ones to know.

    Seria o tal “Papai Noel” somente uma figura de linguagem ou uma frase cifrada referente a existência de “algo inesperado” na face escura da Lua?

    Aguardemos futuras missões…

    1. Não teve nada disso. Leia as transcrições completas ou ouça o áudio completo da missão, se tiver o tempo necessário. Mas procure em fonte confiável.

  40. Diga-me honestamente!!! Prá que ver um vídeo ou informação completamente manipulada pelos interesses de que quem se julga dono da verdade.

    Faça como eu… fuja das informações humanas sempre manipuladas conforme a conveniência dos medíocres…

    1. Diga-me honestamente!!! Prá que ver um vídeo ou informação completamente manipulada pelos interesses de que quem se julga dono da verdade.

      Prove.

      Faça como eu… fuja das informações humanas sempre manipuladas conforme a conveniência dos medíocres…

      É. Acredite em boatos do Facebosta e vídeos pseudocientíficos do Youtube! Pra que estudar quando pode acreditar em pataquadas da internet?

      CHOLA MAIS.

  41. Muito boa a entrevista. Espero que você possa encontrá-lo nos jogos olímpicos e fazer uma entrevista mais longa. Tanto a fase de preparação do projeto como o estado psíquico e emocional dos astronautas após a viagem são pontos interessantes de se abordar numa entrevista maior. Parabéns.

  42. Para uma criança de apenas 6 a 7 anos de idade. Entender o que estava ocorrendo na Lua em 20 de julho de 1969 (déc. 1960/séc. XX), em plena atividade da corrida espacial. Precisávamos do auxílio dos nossos pais, para explicar melhor o significado da célebre frase. Do astronauta Neil Armstrong, quando pronunciou ao pisar (pela primeira vez em solo lunar).

    “Pequeno passo de um homem …”

    Hoje, com todo o avanço tecnológico espacial que o homem já adquiriu ao longo do tempo. É gratificante pra nós, que viviciamos esse momento ímpar da ciência. Que naquela época, o nosso mundo era bastante restrito a informações que se tratava desse assunto. Pois, assim como tivemos os três astronautas americanos (orbitando) no espaço sideral. Para garantir a população mundial, que o homem é capaz de realizar seus sonhos. Da mesma forma o nosso astronauta brasileiro (Marcos Pontes), realizou esse sonho de orbitar pela esfera terrestre. Proporcionando a todos brasileiros, dessa humilde grandeza como legado. De erguer a nossa bandeira [ORDEM E PROGRESSO], com muito amor e felicidade aos brazucas verde e amarelo. Agora, imaginem a tremenda satisfação de Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Collins. Ao vibrar por todos nós!!!

    Parabéns! A todos os astronautas, que já participaram de missões espacial. De uma coisa [Júlio Verne] estava certo, a ficção científica estava bem próximo a nossa realidade de vida.

    Viva! A missão Apollo 11

  43. Sensacional !!!!
    Matéria maravilhosa, como de costume, para comemorar uma data marcante e inesquecível de um feito histórico para toda a humanidade.
    Eu tinha 11 anos e também tive a oportunidade de ver pela TV P&B. Repito: “Inesquecível”
    Gostaria de saber se vc tem informações de quando serão editados no Brasil os livros “Nenhum Sonho é Muito Alto” e “Missão Marte” do Aldrin.
    Salvador, não perca seu tempo dando explicações para “teóricos babacas da conspiração” que por aqui aparecem.
    Vamos comemorar:
    Tomo a liberdade de deixar um link para teus leitores:
    “A LUA NO BOLSO”
    http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1969/07/21/2/5825944
    Obrigado e parabéns pelo teu trabalho.
    Saudações

  44. O assunto extraterrestre não é uma questão de se acreditar ou não, mas sim de estar informado ou não. Existem pessoas idôneas que estão convictas da existência de seres inteligentes lá fora…. Paul Hellyer (ex-ministro da Defesa do Canadá) -Edgar Dean Mitchell (astronauta) – Juan José Benítez López ( jornalista) – John Callahan (Divisão de Inv e Acid da FAA dos EUA) – Michael Smith (controlador de traf aéreo da F. A. americana) – Don Philips ( ex agente da CIA) – Dowynne Amesson ( Força Aérea dos E. U A) – John Maynard (sarg. De primeira classe americano) – Clifford Stone (exército americano) – Anna Sharp – Steven Greer ( Diretor do Disclosure Project) Leroy Gordon Cooper Jr (astronauta norte-americano, falecido em 2004)…obrigado por lembrar.

  45. Pra que que eu fui, falar daquela bandeira, só tem neuro catatonia pura!rsrsrsrs!!

    Os extraterrestres intro-terrenos da lua, para conseguirem se locomover lá, desenvolveram técnicas de corrida e salto, para adquirirem peso e inercia!! vocês nunca veriam um extraterrestre se locomovendo lá na lua muito menos os astronautas! devido que lá, eles andam a mil por hora, aqui na terra, eles raramente conseguem estar vistos, ate percebidos e captados em filmagens de 30 fps, agora imagina a velocidade deles lá na lua, que não tem gravidade, para mim vem também dai a logica, do porque mãos (por darwin e adaptação) evoluem em pés! acredito que o hominídeo por instinto de sobrevivência, devido a constantes catástrofes no planeta e também na lua, subiram e desceram; daqui para lua, e da lua para terra, já que num tempo passado, a lua estava logo ali, a milhões de anos atras, já que ela se afasta 3 cm por ano, multiplica por 500 milhões, e converte para km e diminuí a distancia da lua -terra hoje, para ter uma ideia de onde ela estava antes, em relação ao ponto espacial de hoje, o que não estava tão difícil de se ir e voltar como hoje, já que acredito que a gravidade da terra também estava menor e também as camadas atmosféricas mais altas!!

  46. Parabéns pela reportagem. Quanto aos incrédulos, bem, já estou tão acostumado com eles que não me incomodam mais. São como aquelas formigas doceiras (com o mesmo QI) que estão em todo lugar mas já não prestamos mais atenção. Durante toda a história a Ciência e a Razão, com o tempo, sempre saíram vencedoras sobre pensamentos retrógrados e dogmas de todo tipo. Conhece algum crítico da ciência que não tenha carro, tv, celular, internet, etc… ? Ou que quando passa mal ao invés de procurar um médico e um hospital corre para o seu padre/pastor/xamã/caboclo/aiatolá/… ?

Comments are closed.