Olimpíada Brasileira de Astronomia está sob sério risco de ficar sem medalhas para alunos

Salvador Nogueira

A tradicional Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está sob risco de não ter recursos para bancar em 2016 as medalhas que servirão de prêmio e estímulo para milhares de alunos de escolas públicas e privadas espalhadas pelo Brasil.

O evento é realizado há 19 anos, mas neste ano o CNPq (órgão de fomento ligado ao governo federal) cortou o financiamento pela metade. Em vez de ceder o tradicional R$ 1,2 milhão, repassou pouco menos da metade. Isso obrigou os organizadores a fazerem cortes e costurarem parcerias para poder realizar a edição de 2016. Mesmo assim, ficou faltando a verba para bancar as medalhas.

Apostando no apoio do público, o organizador da OBA, João Batista Garcia Canalle, criou uma campanha de financiamento coletivo, com o objetivo de arrecadar R$ 170 mil. Contudo, mesmo com uma extensão de prazo, após pouco mais de dois meses, eles chegaram a cerca de R$ 49 mil. Ainda têm um longo caminho pela frente, e apenas 33 dias para percorrê-lo. Por enquanto, só garantimos o bronze (um terço do custo das medalhas, aproximadamente), mas precisamos chegar ao ouro.

Se você já ajudou na campanha e tiver condições, ajude de novo. Se você não ajudou e tiver condições, eis aí uma boa oportunidade.

A OBA envolve cerca de 1 milhão de alunos em mais de 10 mil escolas. O Mensageiro Sideral sabe por experiência pessoal, ao ser contatado mais de uma vez por participantes de edições anteriores da Olímpiada via Facebook, que o esforço vale a pena. Precisamos engajar nossa molecada a pensar o mundo de forma crítica, absorvendo os valores do método científico, e quem sabe encorajando os jovens a seguir uma carreira científica.

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Comentários

  1. Salvador, obrigado por nos informar sempre sobre ciência e ainda nos lembrar de eventos como a OBA, que infelizmente ainda sofrem com instabilidades por falhas de visão de longo de prazo. Acabei de ajudar, com muito prazer!

  2. Enquanto os alunos geniais ficam sem medalha, a paralimpíada segue distribuindo centenas de medalhas pros retardados….

    1. Menos, Assassins Creed. BEM menos. Cada um no seu quadrado, e apesar de tudo, o esporte é uma ótima maneira de reinserir as PCD na sociedade em um país onde qualquer um considerado “diferente” é marginalizado.

      O ideal seria ter verbas tanto para o esporte quanto para a ciência, mas também não vamos descontar nos esportistas paraolímpicos (ou paralímpicos?) a grande incapacidade de gestão apresentada por nossos (des)governantes.

      1. Excelente resposta! gostaria que tivesse um botão “curtir” para poder indicar isso.

        O termo correto, em português é PARAOLÍMPICO. “Paralímpico” é uma invenção esdrúxula, suponho que seja com fins comerciais (de registro de marcas).

    2. Altair, você é um inepto, chamar atletas paralímpicos, caras que são verdadeiros exemplos de superação e que são inspiração para nós chamados “normais” (bem entre aspas, pois ser normal ou não é pura convenção pessoal), de retardados é de uma imbecilidade sem tamanho.

      São gente que não tem apoio nenhum exceto de entidades filantrópicas, ao contrário dos “astros” do futebol, e que dão orgulho para todos com seu desempenho a despeito das limitações físicas e financeiras. Quisera eu, com os 2 braços e as 2 pernas ter o mesmo desempenho na piscina do Daniel Dias (o cara é um peixe, só pode!)

      Portanto, retardado é você.

  3. Salvador parabéns pelo post relevante e tenho certeza que vai ajudar a causa. Quanto aos comentários imbecis, o que dizer, bom sua paciência é grande porém não infinita guarda para quem merece

  4. Taí o resultado de mais de 13 anos de populismo.
    ELES, se preocuparam em mostrar a porta dos fundos para os menos favorecidos e esqueceram de abrir a porta da frente.
    Cascalho, bufunfa, para a educação não há interesse.
    Povo educado não faz bem aos interesses populistas, pois um povo esclarecido fica difícil de conduzir.
    E agora, cadê a grana para medalhas?
    Cadê a grana para as passagens e estadias?
    “Poor things these children”!

    1. Não tem como contratar políticos da Escandinávia, japoneses, sul-coreanos?
      Sei lá, esses países beiram a perfeição, e nós aqui fadados ao subdesenvolvimento, analfabetismo, assaltos e roubalheira.

      1. Magali entenda que honestidade, desenvolvimento, educação, ética… são iguais a quaisquer rodovias ou seja são em duas mãos; comumente você vê nos noticiários o povão reclamando que querem “nossus direchos”, mas jamais você viu algum brasileiro reclamando pelos nossos deveres.

  5. Por outro lado, duvido muito que vá ter corte para escola de samba e festa de São João ano que vem… Prioridades no Brasil são outras, a realidade é essa.

  6. Com metade dos recursos esses 600 mil seriam bem mais bem aplicados incentivando em 10 ou 20 talentos com cursos, viagens, livros, equipamentos, etc do que distribuindo milhares de medalhinhas, que mais dia menos dia vão pro lixo. Ou quantoas dessas milhares de medalhinhas em 19 anos contribuiram para mudar significadamente a ciencia no Brasil?

    1. Desculpe, mas a ideia não é mudar significativamente a ciência no Brasil. A ideia é mudar a vida das PESSOAS e dar a elas uma vida melhor. 99,999% dos cientistas, no mundo inteiro, não são Einsteins. Você fala como se você fosse um Einstein. Que grande contribuição você deu ao Brasil? Ainda assim, mesmo sem você contribuir com nada, espero que você tenha a chance de se entusiasmar com a ciência, aprender sobre ciência e, com isso, no mínimo, desenvolver um senso crítico para aprender a votar. Afinal de contas, o voto de bobocas vale o mesmo que de Einsteins…

      1. Perfeito, ninguém mede sua própria contribuição e ainda critica a dos outros. Einstein deu sorte porque era paciente e insistente, teve uma esposa – Mileva Marić – talentosa em matemática que o ajudou até certo ponto, daí ele tinha as ferramentas na mão para poder desenvolver as teorias físicas sobre gravidade e outros assuntos. Mas não foi fácil também, o cara penou para achar a solução da Relatividade. Muitos brilhantes cientistas fracassam e se tornam mais um do mesmo, não é fácil enxergar além dos outros e ninguém sabe tudo, por isso a pesquisa é demorada e cara.

        mas aqui nesse pais as pessoas acham que tudo vem em um piscar de olhos, todo mundo viciado em futebol, vôlei e demais esportes como se essas coisas pudessem se comparar ao estudo científico. O problema não é a competição esportiva e sim o valor entre uma coisa e outra, no esporte temos analfabetos milionários com notas em Euro, no brasil temos cientistas que preferem mudar de ramo ou país quando nesse último caso a pessoa encontra uma janela para dar continuidade em seu trabalho.

      2. “Afinal de contas, o voto de bobocas vale o mesmo que de Einsteins…”
        Bem vindo a democracia, eu serei o seu guia…

      3. Desculpe eu.
        Então tememos o risco dos alunos ficarem sem medalhas porque se não é pra mudar a ciência no Brasil??
        Pra mudar a vida das pessoas não precisa de medalhas. Precisa de empregos, e não cabides. Precisa de escolas, não de merenda…
        “99,999% dos cientistas, no mundo inteiro, não são Einsteins” – e quem disse que são?
        “Você fala como se você fosse um Einstein” – eu disse isso? Sugiro ler meu texto novamente,,,
        “Que grande contribuição você deu ao Brasil?” – paguei imposto. Um monte. Mas agora pago na Europa. E está bom assim. Com a diferença ando de BMW inteiramente nacional (nacional aqui na Alemanha…)
        “Ainda assim, mesmo sem você contribuir com nada…” – como você sabe?
        “…espero que você tenha a chance de se entusiasmar com a ciência, aprender sobre ciência e, com isso, no mínimo, desenvolver um senso crítico para aprender a votar.” – tudo sob controle, seu desejo se realiza. Tenho tudo isso.
        “Afinal de contas, o voto de bobocas vale o mesmo que de Einsteins…” – aqui te dou razão.
        Abraço

        1. As medalhas são para MOTIVAR os alunos a se interessarem por ciência e com isso continuarem estudando, formando-se como cidadãos plenos.
          As medalhas não são para mudar a ciência no Brasil.
          Mas pelo visto você não tem a menor ideia do que seja a realidade brasileira, andando de BMW nacional aí na Alemanha. Fico feliz por você. Mas sigo triste pelos alunos sem medalhas aqui. Aí eles têm. 😉

          1. Também fico. Mas num Pais onde faltam mesas e cadeiras nas escolas, acho que os alunos que realmente possam se interessar por ciências estariam mais bem servidos com um ou outro equipamento para alguma experiência mesmo que básica do que a escola toda decorada de medalhas.

          2. Jura que você acha que as medalhas são pra decorar a escola? Você deve ser um mochileiro das galáxias então, que nunca esteve na Terra. Aproveite o sábado, vá passear no seu BMW nacional e deixe os pobres brasileiros em paz… 😉

  7. Salvador , sinto , mas nosso sol , talvez esteja precisando de uma atenção neste momento, se não me engano(“pareidolia”)? , um dos polos, digamos o norte, esta começando a desabar sobre o mesmo, não sei no que isto vai dar, a unica coisa capaz de destruir o sol, esta ele mesmo, se realmente isto estiver acontecendo, melhor a gente se preparar. se alguém quiser tentar uma ajuda, com os annannukys na Amazônia, só pagar minha passagem . a gente tenta.
    talvez o previsto arrasto realmente esteja acontecendo. uma banda do sol esta começando a desabar vindo do norte. esta dando 48 horas de bombardeio de plasma, índice já ultrapassa k6 , nos sites. não sei o que realmente tudo isto significa, acompanhe em jheliover.

    1. Salvador, como estava, sitando antes, no equilíbrio harmônico uníssonos, em razão de uma razão, +-lim de 1\12 para 12/1 tendendo ao + e – infinito, como um pantografo, como a analogia de uma bola de sabão para se manter estável, tudo para se manter estável no cosmos, precisa compreender esta razão,a razão de um harmônico uníssono duo-hexacimal, assim também como sol.
      “Bom”, por observação, já que faço esta análise a tempos, o sol vem apresentando uma anomalia acentuada, no eixo equatorial, em uma de tuas bandas(1/2-partes),que incide nos chamados buracos coronais, porem esta deformação vem se acentuando pelos últimos tempos. Acontece que esperava que esta anomalia, se mantivesse na parte superficial do sol, inocência de minha parte talvez, pois no que aparenta(“pareidolia”),esta que a mesma,(a anomalia), esta se aprofundando, e dai por força de empuxo, esta aumentando de forma exponencial, ao que toca o fenômeno por (ação e reação), o qual esta acelerando este processo; e trazendo bolhas de hélio das profundezas do sol, inclusive as mesmas poderão ate virem por ação da gravidade, de um dos polos. já que os mesmos aparentam estarem se interligando e somando a uma força centrípeta de ação e reação.
      dai este processo esteja alcançando o centro do sol (eixo magnético), o que demonstra, de já esta reagindo com o eixo central do mesmo, e assim também afetando o sol de estar em equilíbrio; como uma esfera harmônica uníssona simples.
      Como o eixo do polo (norte), o que começa a reagir, como tipo uma reverberação assíncrona ressonante.( ponto equatorial -eixo central- polo norte), como se o dielétrico do sol estivesse se rompendo, e deformando os harmônicos síncronos do campo magnético do mesmo. e ai, em relação a esta necessidade harmônica, duo-hexacimal, que o sol precisa ter, estar ameaçada.
      dai o sol aparenta esta começando a reverberar, da parte latitudinal para longitudinal, por isso estamos vendo, a partir de agora, camadas do polo(norte) solar, se desmoronando, passo a notar imensas tsunamis , como se desmoronasse do norte para região do equatorial, em relação a uma metade do sol e a um dos polos(norte).
      A unica alternativa natural para evitar que o mesmo, se desassocie em um degeneração progressiva assíncrona por reverberação, como a que esta acontecendo, ao meu ver, estaria a tão falada (inversão)realinhamento dos polos. digamos que em 45 graus, o que acontece hoje esta como se por reverberação, um bada ,ou só a banda de um dos polos,digamos o “meridiano Greenwich” estivesse tendendo a se dividir, e dividindo um dos polos do sol em duas bandas, no sentido no sentido longitudinal, isto e abrindo uma brecha no sentido polo- equador, no sentido latitudinal. ele pode começar a reverberar forte, a qualquer momento.
      Como disse antes, o “único” algo, capaz de degenerar o sol, esta ele mesmo.
      Bom, penso que, algum entendido pesquisador, pesquisasse a possibilidade destes fenômenos, para averiguar estas possibilidades e possíveis soluções.

    2. Gilberto se você que escreveu não sabe realmente o que tudo isso significa, imagina nós que estamos apenas lendo.

    3. Acho que você, e não o seu sol, tá precisando de atenção nesse momento.
      Você devia usar um boné. Tá delirando.

  8. olha, se é para ajudar a meninada, então deve-se mostrar a eles como GANHAR dinheiro

    e não como PEDIR dinheiro………kkkkkkk….já estão começando muito mal na vida……kkkkkk

    1. Eles não estão pedindo dinheiro. EU estou pedindo dinheiro — e note que não é para mim, eu não me beneficio em nada — para que ELAS estudem e não precisem pedir dinheiro mais adiante.
      Você é um troll ridículo, cara. Oba-oba, mesmo, viu?

      1. Devo ter lido errado. Pensei que você estava pedindo dinheiro pra medalhas. Agora é pra estudos?

        1. Você é muito burro ou finge muito bem. Não sei ainda. A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma competição estudantil promovida entre escolas públicas e privadas. Todos os alunos se engajam na competição, ESTUDAM, e aí os melhores são premiados com medalhas. O dinheiro é para as medalhas porque o resto da competição já está paga — realização das provas, produção do material para sua aplicação e impressão dos certificados de participação. Mas a iniciativa como um todo tem por objetivo motivar os estudos.
          Falar que o dinheiro é para medalhas e não para estudos equivale a dizer que você não precisa ganhar o seu salário, porque não estamos falando de recompensa e sim de trabalho. 😛

          1. Devo ser muito burro porque ainda tenho a nítida impressão que seu artigo era sobre falta de verba pra medalhinhas.

          2. Talvez burro, talvez preguiçoso. Se clicar no link da primeira matéria que fiz sobre o tema (está aí no post, vamos ver se você acha), tem mais informações — inclusive detalhando a relevância e o impacto da Olimpíada. Mas tudo bem, não consigo convencer toda a gente de que exploração espacial vale a pena, mesmo com fome no mundo, vou querer convencer você de que estímulo, encorajamento e premiação são importantes no aprendizado?

    2. PORQUE VOCÊ AINDA NÃO MORREU, CARA???? SÓ APARECE PARA ENCHER O SACO. ÉS UM GRANDE BOSTA MESMO. INÚTIL.

    3. Cara. Você não entende nada da vida.

      Se todo mundo tivesse dinheiro para criar não existiria banco e financiamento. As pessoas nascem com idéias, não com dinheiro.

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