Nasa fará anúncio de ‘atividade surpreendente’ em Europa, a lua-oceano de Júpiter
A Nasa se prepara para anunciar evidências de, nas palavras da própria agência, “atividade surpreendente” em Europa, a mais intrigante das luas de Júpiter. Ela é conhecida por ter um oceano de água líquida potencialmente habitável sob sua crosta de gelo.
Uma teleconferência foi marcada para a próxima segunda-feira (26), a partir das 15h (de Brasília), para apresentar os resultados, obtidos a partir de imagens feitas pelo Telescópio Espacial Hubble.
De acordo com o comunicado sumário, astrônomos apresentarão resultados de uma “campanha singular de observação de Europa que resultou em evidências surpreendentes de atividades que podem estar relacionadas à presença de um oceano subsuperficial em Europa”.
Se o Mensageiro Sideral fosse bidu, diria que provavelmente é a tão esperada confirmação de que ocasionalmente Europa emite plumas de água para o espaço, a exemplo do que faz a lua saturnina Encélado.
O Hubble já havia feito uma detecção nessa direção em 2013 (e claro que você leu sobre ela aqui), mas a falta de corroboração em anos subsequentes, assim como em registros de observações feitas em anos anteriores, inclusive por sondas, deixou uma dúvida no ar — poderia esse ser um fenômeno recorrente ou seria apenas um episódio raríssimo? Pior ainda, poderia ser um falso positivo?
Agora, ao que tudo indica, os astrônomos devem ter conseguido a confirmação de que isso acontece mesmo. Ou, alternativamente, como o Mensageiro Sideral não é bidu, pode ser outra coisa. Só saberemos na segunda-feira que vem.
De toda forma, a ansiedade é grande. Caso as plumas realmente sejam recorrentes, é boa a chance de que a próxima missão a Europa, que deve decolar no começo da década de 2020, possa estudar o conteúdo da água mesmo sem realizar um pouso — e, quem sabe, encontrar evidências de vida em seu oceano subsuperficial.
Confira abaixo um vídeo que conta mais sobre a missão vindoura, a lua Europa e seus segredos.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
A cada dia que passa fico mais fascinado com as descobertas cientificas. Creio que existe uma grande possibilidade de haver vida microbiana dentro dos oceanos de Europa. Espero que as próximas missões possam trazer essas evidências para nós.
Salvador queria parabeniza-lo pelo seu blog e dizer que sou um grande fã dos seus textos. Também gostaria de saber se você tem alguma nova informação sobre a Juno. Abraço
Fagner, a última da Juno foi esta: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/09/02/imagens-do-polo-norte-de-jupiter-feitas-pela-juno-surpreendem-cientistas-da-missao/
sera que encontraram um monolito negro la?
Salvador, acredito que a NASA já tem a convicção (ou pelo menos uma boa percepção) de vida (ainda que microbiana) em outros planetas. O que eu tenho observado nos últimos anos é que a agência americana tem promovido uma espécie de divulgação sutil dessa realidade para não chocar os que menos esperam a confirmação.
O que eu acho, para usar a frase distorcida que virou meme, é que a Nasa tem a convicção, mas não tem provas. Então estão fechando o cerco com uma Lava Jato cósmica, buscando as tais evidências factuais. Porque já sabemos que Marte foi amigável à vida e que o interior de Europa é amigável à vida e que muitos exoplanetas são potencialmente amigáveis à vida. De resto, temos a premissa (ainda não confirmada) de que a vida surge sempre que as condições adequadas se manifestam. Então, se isso estiver certo, Marte com certeza já teve vida e Europa ainda deve ter. Mas falta provar. Como a Nasa se baseaia em ciência, não em convicções, está trabalhando para chegar lá e estamos vendo o passo a passo desse esforço!
Haahahahah que ótimo texto!! Você deveria ser um dos editores!
Axaram um pokemon novo la
Show de bola Salvador! Pode até ser que não tenha nada relacionado à vida extra-terrestre microbiana como disseram, mas, é um assunto bastante interessante e em havendo realmente agua em estado líquido, tem sim, tudo a ver com ao menos a possibilidade de “vida extra-terrestre”… Parabéns pela matéria!
Issaí!
OK, acho que a NASA tem um porta voz comercial muito bom para usar expressões superlativas como “atividade supreendente” para um anúncio de que Europa lança plumas de água regularmente o que poderia comprovar a existência de um oceano. Claro que esse tipo de descoberta seria muito agregado para a ciência, mas na verdade eu questiono se essa descoberta vai dar a certeza de que existe um oceano ou que a probabilidade é muito grande. Se der a certeza, acho que o entusiasmo e as expressões superlativas são justas. Mas se a NASA anunciar como uma mera probabilidade, ainda que seja uma altíssima probabilidade, eu confirmo que a NASA tem sido muito exagerada ultimamente. Ela tem aprendido com o mercado como atrair os olhares dos investidores (governo e particulares) para uma coisa que não é tão surpreendente. Seria uma pena.
Na real, já temos a certeza do oceano. Falta só acesso fácil a ele, que as plumas dariam. 😉
FOI FEITO UM FILME DE FICÇAO DESSA LUA E FOI UMA PREVISAO DO QUE EXISTE LA.ASSISTAM
Olá Salvador, ontem procurei uma charge do rover em Marte pra relembrar (“hold still, larry” 🙂 deve ser a melhor no assunto) e acabei achando um artigo (sem muito apelo científico) falando sobre o fato que pode haver micro-organismos nos rovers e sondas enviados a Marte. E como a chance de contato com água lá é boa, os bichos poderiam acordar e povoar o planeta. Qual a chance real disso acontecer? Visto que a sonda em Júpiter vai cometer suicídio exatamente pra não ter chance de cair numa das luas.
A chance é real. Baixa, mas real. O ambiente na superfície de Marte é bem inóspito, mas não inviável para muitos organismos terrestres. Há um esforço de esterilização dos rovers para limitar esse risco, mas ele não garante 100%. Então, a contaminação é possível.
acharam formigas lá
Finalmente…..vão admitir a existência de vida extraterrestre!
A Nasa está PROCURANDO vida extraterrestre, mas certamente não será esse o anúncio. Difícil o Hubble detectar vida microbiana em Europa! 😛
Microbiana não, mas consegue visualizar grandes estruturas se movendo. Quem sabe né, fica ai a esperança.
Mais ou menos. O Hubble não daria resolução melhor que dezenas de km por pixel. Ia ter de ser uma estrutura realmente colossal se movendo.
Salvador, vc está respondendo a um cara com o nick de Tsoukalos ? Se o original já é tresloucado, o que dirá as copias em português.
Explica para ele que é Telescópio Hubble, não Microscópio Hubble.
E que se o Hubble virasse para a terra, mesmo assim não conseguiria ver micro-organismos, mesmo a 600 km do solo. Imagina a algumas centenas de milhões.
Heheheh
Teria que ter uma coisa enorme lá .
kkkkkkkkk……comprem as pipocas e o refrigerante…..kkkkkkk…
não tem nada lá, mas o importante é manter o suspense…..kkkkkkkkkk….essa técnica é velha….
Não se preocupe, detecção de vida só na década que vem. Você ainda tem mais uns anos para manter seu teatrinho. Depois seu discurso vai soar tão ridículo quanto Terra plana, design inteligente e outras sandices! 🙂
Cara chato, deve ser feinho.
Boa! kkkkkk
Cara já deu. Pare de mentir que já tá ficando feio. Quanto te pagam para pegar textos gringos e sensacionalizar em cime deles?
Qaul foi a mentira exatamente? Clique no primeiro link do texto e me diga qual palavra eu usei que eles não usaram para você me acusar de sensacionalismo…
Salvador… Eu não entendo para quê que um sujeito como esse Márcio “perde o tempo dele” visitando o seu blog. E mais ainda, fazendo esses comentários inúteis com a intenção de ofendê-lo.
Freud explica, acho. 😛
É fantástico. Surpreende que no filme 2001 – Uma odisséia no espaço – citava-se Europa como um local especial . Arthur Clarke novamente , como Júlio Verne, confirma que a ficção é precursora das descobertas científicas.
Curiosamente, no livro, Arthur C. Clarke escolheu Saturno/Titã. No filme, por opção de Kubrick, virou Júpiter. E aí, no 2010, Europa virou o foco — mérito do Clarke, mas já de posse de dados da Voyager.
Clarke era f… sempre em contato com cientistas pra fazer ficção cientifica de verdade e não meros contos de fada.
Se não me engano, essa escolha do Kubrick se deu por conta dos anéis de Saturno, difíceis de serem reproduzidos no cinema com a tecnologia da época. O pessoal de Interstellar, por outro lado, escolheu colocar o buraco de minhoca do lado de Saturno em homenagem a 2001.
Exato!
quais suas explicaçoes sobre o satelite “cavaleiro negro ” em orbita da terra?
Hmm, que ele não existe?
isso é só o começo…ainda falta muito ….mas….iremos
“ audaciosamente indo onde nenhum homem jamais esteve. ”
qdo ouvi essa frase foram somente há 50 anos atrás …dali para frente…eu já sabia que isso iria acontecer….
A Juno está ali “pertinho”. Não dá para esticar o olho e dar uma espiadinha? (parece até o Bial falando)
Paulo, a Juno certamente pode olhar os satélites quando afastada de Júpiter em sua órbita, mas não está equipada para obter grandes detalhes. Ainda assim, dependendo da intensidade da atividade observada, vale a pena tentar!
Salve Salva….
Dar uma olhadinha qdo afastado de Júpiter, ok.
Mas não teria quando próximo ao final da missão em Jupiter, desviar seu caminho para ver Europa bem de perto ou até mesmo se chocar entrando em sua atmosfera?
Desviar o caminho, não. Exigiria mais combustível do que ela tem. Mas apontar os instrumentos para ela na posição mais favorável, isso sim.
Salvador, você viu que decifraram o genoma do tardigrado ? Um jornal ou revista sensacionalista faria a manchete: após decifrar genoma de animal quase imortal(Tardigrado), cientistas podem revelar atividade surpreendente em lua de júpiter.
Eu vi ontem. Acho o tardígrado uma criatura fascinante.
Pena que pra detectar algo como eles fora da terra apenas enviando sondas, né ?
estas evidencias existem a muito tempo somente não somos informados por questões de politica de cada pais referente a vida fora da terra. como podemos ver aos poucos vão nos informando para que este fato não nos cause muita surpresa. as grandes nações ja tem a verdade referente a estes fatos. sabem que não poderão esconder por muito mais tempo.
obrigado.
Ou, alternativamente, podemos dizer que a ciência dá um passo de cada vez, para não comer barriga, enquanto ufólogos e supersticiosos podem dizer o que quiserem mesmo sem provas, sem prejuízo de sua credibilidade.
Que credibilidade?
A ciência não tem fronteiras, portanto, as novas descobertas fazem parte da inteligência humana.
Descobrir e desvendar os mistérios da natureza são atributos da capacidade dos que buscam no infinito do universo a existência de novos seres vivos e novas formas de vida fora do planeta terra.
Achar vida eu não sei. Mas, se o lugar é favorável à existência de vida seria o caso de levar daqui pra lá. Quem sabe uma sonda com carregamento de sementes pra disseminar lá.
Só em caso de não haver nada lá, o que ainda estamos longe de poder afirmar.
Salvador, acompanho seu trabalho a muito tempo e nunca comentei aqui rsrs, então gostaria de te parabenizar pelo excelente trabalho realizado.
Sempre aprendo com suas matérias.
Um abraço.
Valeu, Edu. Fico feliz com esses comentários “nunca comentei antes, mas…”. Junte-se a nós! Abraço!
Salvador,
Nunca comentei antes, mas é mentira.
Boa novidade,atė que os terráqueos coloquem as mãos lá…
parabéns novamente pelas informações, sempre acompanho inclusive os comentários, a grande maioria também muito interessante.
fica difícil imaginarmos as informações que teremos a curto prazo sobre diversas atividades, essa é uma delas, vamos aguardar, abraços a todos.
Porque não adiar essa missão em 2 ou 3 anos (se a janela de lançamento permitir) e incluir uma sonda de aterrisagem com aparelhos que possam prospectar o solo gelado de Europa, tipo sismógrafos, radares de profundidade (que atuariam bem melhor colados na superfície), ou mesmo, porque não, que a sonda-mãe ficasse orbitando a Lua, estudando os locais de fraturas por várias e várias órbitas e lançasse a sonda de solo (que deveria ser robusta e aparelhada com instrumentos de comunicação bem protegidos) de forma que caísse na fratura mais profunda detectada. Aí nesse local talvez o manto de gelo fosse mais fino e, quem sabe, fino o suficiente para uma prospecção física?! Se essa sonda de solo não pudesse fazê-lo, poderia ao menos confirmar o conceito.
O Congresso mandou a Nasa lançar um módulo de pouso junto, mas a agência queria fazer em duas etapas. A rigor, ela poderia mapear Europa primeiro e liberar o módulo para pouso no local escolhido depois, mas aí o módulo teria de permanecer funcional depois de anos exposto ao ambiente pesado de radiação nos arredores de Júpiter. É um risco grande. Por isso a Nasa preferiria lançar o módulo de pouso separadamente anos mais tarde — para ele chegar chegando. 🙂
2:32 contém vários símbolos e números no solo rsrsrs
Belo vídeo Salvador, obrigado por compartilhar!
Só fico com uma dúvida…Como é possível o estudo tão detalhado de um suposto oceano abaixo da crosta de gelo sem que a sonda toque efetivamente o solo? Somente através de imagens a 25km de altura é possível se estudar o que tem abaixo do “solo” da Europa? Como eles fazem isso?
Abs!
Bem, se parte do oceano está sendo cuspida para fora na forma de plumas, facilita muito! Além disso, pelos traços tectônicos na superfície, sabemos que há troca de material entre o oceano e a superfície, que por sua vez pode ser investigada por espectroscopia para ter sua composição detalhada descrita. Além disso, estudos de radar podem permitir identificar a espessura do gelo sob a superfície.
Caso seja confirmado descoberta de água e algum tipo de vida em Europa, Marte poderia ser deixado de lado e os investimentos serem focado nessa lua de Júpiter?
Acho improvável. Marte é mais acessível e tem mais aplicações para humanos como potencial colônia. Morar em Europa, para humanos, seria uma péssima ideia. Se quiser colonizar o sistema Júpiter, melhor coisa seria se instalar em Ganimedes ou Calisto e apenas viajar ocasionalmente a Europa…
Ótima matéria, como sempre!
Parabéns!
SOU LEITOR ASSÍDUO DAS NOTÍCIAS SOBRE O MUNDO SIDERAL. ESPERO QUE SE CONFIRME O OCEANO NA LUA DE JÚPTER. COMO JA TENHO 70 ANOS DE IDADE, GOSTARIA DE TER A OPORTUNIDADE DE VER A IDA DO HOMEM AO PLANETA MARTER, ASSIM COMO VI A IDA DO HOMEM À LUA. PARABENS A NASA.
Raimundo, se você aguentar firme mais uns 20 anos, tem chance de ver o homem em Marte! Sobre a confirmação do oceano em Europa, essa virá bem mais depressa! Fique firmão aí que vai ser legal! Abraço!
Nossa, e essa notícia me aparece após ter termidado de ler ‘2010 – Uma Odisséia no Espaço II’ a alguns minutos!
Ótima leitura! 🙂
Muito boa essa matéria.
Estou curiosa pra saber sobre o assunto. estou torcendo para termos respostas positivas quanto ao estudo .. parabéns.
Eu também!
É óbvio que essa ‘atividade surpreendente’ será apenas mais um indício de que a vida poderia ter existido ou existe em Europa. A verdadeira surpresa poderá surgir quando dispusermos de recursos para uma análise mais detalhada de todos esses indícios e chegarmos à conclusão (ou não) de que para a vida se desenvolver é preciso muito mais do que água em estado líquido e estar na zona habitável, pois até onde sabemos a vida só se origina e se diversifica a partir de outra forma de vida. Incontáveis experimentos em laboratório já comprovaram isso
Na verdade estamos bem perto de ver vida surgir em laboratório sem outra forma de vida precedente. Mas esse é assunto pra outro post. 😉
Todo o “universo do sistema solar” que nos cerceia ainda oferecerá muitas surpresas ao longo dos anos vindouros; a evolução e desenvolvimento de equipamentos nos permite vivenciar as experiências emocionantes como o Sputinik ao pouso da Philae no asteroide; quanta inveja de quem está nascendo agora.
Que lixo, restringindo a informação, vamos se atualizar a galera
“Vamos se atualizar” diz muito sobre você.
o meu comentário e. quando e que a nasa vai informar de verdade que existe vida no nosso sistema solar ou fora dele.
. o aguardo deste aviso e muito importante para alertar a populaçaõ pois para saber se sao amigável ou ou inimigo .
. E TAMBÉM SOBRE A VOYAGER, ONDE ELE A SE ENCONTRA NESTE EXATO MOMENTO , FORA DO NOSSO SISTEMA, E SE ELA JA MANDOU ALGUMAS MENSAGEM .
. DESTE JA AGRADEÇO A ATENÇAO
A Nasa só pode informar o que ela sabe. É o caso da posição das Voyagers, que você pode ver aqui: http://voyager.jpl.nasa.gov/where/
A Nasa é uma mentira. De onde está sendo filmado a tal lua de Júpiter que consegue um ângulo que pega a sonda e Júpiter no mesmo plano. Gelo por gelo tem muito na Antártida. E a propósito, porque não podemos ir na Antártida?
Você pode ir à Antártida quando quiser! Tem viagem de turismo para lá!
Gean…
Trabalho com Turismo e já enviei algumas pessoas a Antártida. Se quiser me passe seu e-mail que lhe encaminho um orçamento.
Mentira é o que vc leu ou o que te contaram para vc ficar com essas idéias bobinhas de teoria da conspiração… Milhares de de pessoas trabalham na NASA, assim como outros milhares trabalham em agências espaciais… Por que os governos do mundo todo usariam orçamentos bilionários para sustentar mentiras???
A teoria da Terra plana foi ressuscitada somente para alguns espertalhões ganharem dinheiro com os trouxas de sempre, aqueles que não acreditam no tangível e observável de hoje, mas acreditam em lendas de 2 mil anos atrás ou mais, impossíveis de ter acontecido. Como estes são fanáticos, os espertalhões fizeram muito dinheiro com a tolice deles e continuam fazendo. A Terra só é plana para quem não tem cérebro.
Gean, algumas pessoas leem mas não compreendem o que leram. São os chamados analfabetos funcionais.
Outros leem e não compreendem, ouvem mas não entendem, veem mas não enxergam, mas criam teorias mirabolantes sobre tudo. Esse são só imbecis.
aguardando…com ansiedade!
Europa?
Amigo! Eu AMO a pesquisa espacial! Uhu!
Eu também! 🙂
O português correto não seria por exemplo missão ao Europa, por ser o satélite, masculino?
Gosto mais de “a lua”. Mas a rigor não estou usando artigo definido para Europa. Se estivesse, seria missão “à Europa”. 😉
Gostaria de receber noticias sobre os fatos atualizados do Mensageiro Sideral no Facebook
Só curtir a página e pedir para receber notificações!
Ja está começando a passar perto da trave. Isso que ainda nem começamos a chutar.
Vida é possível em muitos lugares, com certeza. As formas e suas expressões é que variarão muito. Bacteriana, microscópica, será a mais comum, expressões maiores são mais raras no Sistema Solar devido às condições. Contudo ela existe fora do sistema e eventualmente são visitantes, hoje não mais em naves, mas pela forma de projeção fora do corpo, viagens mais rápidas e que não desperdiçam nenhum recurso e não tem como serem identificados, só quando desejam. Até lá necessitaremos de “tralhas” motorizadas para nosso deslocamento, o que significa ainda uns 50 anos de evolução até o uso do hiperespaço e olhe lá pois nossos transportes diários ainda continuam os mesmos orangotangos de meio século atrás, com motores a combustão batendo pistõezinhos…….
Salvador, bom dia…rs. Imaginei que essas infos ja seriam da sonda Juno…vc acha que demora muito para divulgarem alguma coisa da Juno? Abs!!!
Não é da Juno. A nota da Nasa especifica o Hubble. A Juno segue colhendo dados (focados no planeta e não nas luas), mas ainda precisam ser analisados para se converterem em descobertas. 😉
Meu amigo Salvador cadê as tão surpreendente fotos de Júpiter e também sua reportagem sobre o tema. Fiquei esperando ansiosamente. Parabéns pelo seu trabalho. Abraço
A coisa mais bacana de Júpiter até agora que divulgaram foi esta:
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/09/02/imagens-do-polo-norte-de-jupiter-feitas-pela-juno-surpreendem-cientistas-da-missao/
vamos aguardar ate segunda.
Os próximos anos prometem! O que será que virá pela frente? Eu acho que esse universo é grande demais para existir apenas nós aqui.
Uau!!! Por que tanto mistério, hein??? Seria a tão esperada evidência de vida alienígena?
Só espero que não seja uma empresa de alimentação anunciando um novo alimento para acabar com a fome na Terra… Brincadeirinha, é só uma ideia doida que tive num conto de ficção científica que escrevi recentemente:
http://www.recantodasletras.com.br/contosdeficcaocientifica/5542049