AO VIVO: Pouso do módulo Schiaparelli em Marte

ESA Exomars 2016
Salvador Nogueira

Nesta quarta-feira (19), russos e europeus tentam conduzir seu primeiro pouso bem-sucedido em Marte, fazendo descer o módulo não-tripulado Schiaparelli à superfície do planeta vermelho. Ele é parte da missão ExoMars 2016, que também envolve, simultaneamente, a colocação em órbita marciana de uma sonda chamada Trace Gas Orbiter. Seu principal objetivo é encontrar evidências concretas de vida — pregressa ou presente — no mundo vizinho. Acompanhe ao vivo a transmissão do Mensageiro Sideral, com imagens direto do centro de controle da Agência Espacial Europeia, em Darmstadt, na Alemanha, e comentários do engenheiro aeroespacial Lucas Fonseca e o astrônomo Cássio Barbosa.

Uma reportagem detalhada sobre os planos da ExoMars e suas implicações científicas pode ser encontrada aqui. Confira logo abaixo o cronograma dos eventos desta quarta.

11h04 – O orbitador TGO dispara seu motor para iniciar a entrada em órbita de Marte. A queima está programada para durar 147 minutos.

11h27 – Já ativado, o módulo Schiaparelli começa a transmitir dados de telemetria, ainda no espaço, em trajetória balística na direção de Marte.

12h42 – O Schiaparelli entra na atmosfera marciana, a uma altitude de 121 km e uma velocidade de 21 mil km/h.

12h43 – Escudo térmico absorve calor do atrito com a atmosfera, freando lentamente a cápsula.

12h45 – Para-quedas se abre, a uma altitude de 11 km, ainda em voo supersônico (velocidade de 1.700 km/h).

12h46 – Escudo térmico se desprende, a uma altitude de 7 km, numa descida agora a 320 km/h.

12h47 – Para-quedas e proteção superior do módulo se soltam e ficam para trás, a 1,3 km do solo marciano. Apenas um instante depois, os retropropulsores de pouso se ativam.

12h47 – A dois metros do solo, os propulsores se desligam, e o Schiaparelli vai em queda livre na direção do solo. Impacto estimado a uma velocidade de 10 km/h. O fundo amassável do módulo amortece a queda.

O pouso se dará na região de Meridiani Planum, em Marte (veja abaixo a elipse de 100 km – 15 km que determina o local estimado de descida).

13h31 – Inserção orbital do Trace Gas Orbiter é concluída, com o desligamento dos motores e o estabelecimento de uma órbita elíptica ao redor de Marte.

A distância atual entre Terra e Marte é de 9min45s, de modo que a confirmação de todos esses eventos por telemetria se dará aproximadamente dez minutos depois de sua ocorrência nas imediações marcianas. O procedimento, portanto, é realizado de forma automática, sem intervenção dos técnicos e engenheiros em solo.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. Tudo se aptende com erros e acertos.
    É facil julgas o dificil é fazer.
    Fico triste por nao ter dado certo.
    Mas talvez ela esteja sem alimentaçao ou seja se energia.
    Eu desejo sorte e que tudo se resolva da melhor maneira possivel.

  2. AINDA ESTA CEDO PRA DIZER MAS A MISSÃO PODE TER FALHADO INCLUSIVE A SONDA CAPTURADA PELOS MARCIANOS, MAS O MAIS PROVÁVEL TER AFUNDADO EM AREIA MOVEDIÇA, MAS QUE OS CARAS ,DEIXAM A DESEJAR COMO AGENTES ESPACIAS ISSO DEIXAM, BEABA DA ATERRISSAGEM ENVIAR UM POINT EMITINDO UM SINAL GPS PARA SONDA SE REFERENCIAR, ATE MESMO FORMATO DE DRONES NAS SONDAS, ACREDITO QUE DRONES, ESTARIAM MAIS EFICAZES ATE DO QUE SONDAS TERRESTRES,

    1. Bertinho, você me decepcionou hoje durante a transmissão, no meio de um monte de adolescentes babacas inundados de testosterona, tentando explicar as lesmas fósseis paradigmáticas…

  3. Falaste no vôo supersônico de 1700km/h. Mas em marte a velocidade do som deve ser bem inferior, não? Atmosfera mais rarefeita…

  4. Esta e mais uma conquista inestimavel de nossa atual civilizacao! Em principio saberemos se Marte abriga vida do tipo que conhecemos, e esta sera a noticia mais importante do milenio,Abs:-B

  5. Finalmente chegamos a marte. Daqui a pouco tempo teremos missão tripulada. O Planeta será explorado e servirá como base planetária para o ser humano chegar a outras galáxias em busca sempre de nossa verdadeira origem.

  6. Existe um protocolo de ocupação orbital em Marte? Qualquer pais ou empresa pode colocar uma sonda lá, em qualquer posição?

  7. Vendo Marte girando, a gente percebe azul na imagem. O azul da imagem corresponde ao azul de nossos mares na Terra. O que peritos tem a dizer sobre a possiblidade deste azul ser água de oceanos?

  8. Espetacular estas conquistas do espaço sideral.
    A extinção do ser humano no planeta Terra é uma questão de tempo,dai esta corrida para busca de outros planetas onde seja possível implantar vida de humana como a conhecemos hoje.
    É uma questão de sobrevivência !!!

  9. Se o principal objetivo for o de encontrar vida, passada, presente ou futura, podes crer que não será encontrado. Só atingiremos esse propósito quando conseguirmos matar alguns terráqueos, ‘doidaivanas”, que se aventurarem nesses sonhos melanconiáceos, que os próprios idealizadores com certeza não participarão, mandando em seus lugares quem gosta de morrer com adrenalina.

  10. Dá para ver a influência da tecnologia russa na sonda de pouso…não tem pernas de pouso! A Luna 9, Mars 3 e as primeiras Vênera soviéticas “desciam de barriga” no solo! Redução de peso, mas compromete a estabilidade e a horizontalidade da sonda na superfície, mas tem funcionado muito bem! Esperamos um pouso perfeito, daí teremos mais exploradores marcianos no futuro!!!!

Comments are closed.