E a Garatéa II voou!
O segundo voo de balão destinado a testar componentes para a primeira missão lunar brasileira foi realizado com sucesso nesta segunda-feira (19).
O lançamento foi promovido pelo Grupo Zenith, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, e partiu do Hangar 1 do Departamento de Engenharia Aeronáutica, no Campus 2 da USP em São Carlos, no interior de São Paulo.
A Garatéa II, como foi batizada, é uma sonda mais sofisticada que a primeira, lançada em maio. Ela levou consigo colônias de microrganismos e moléculas biológicas até uma altitude de cerca de 30 km. Ali, 99% da atmosfera terrestre já ficou para trás, assim como a camada protetora de ozônio, o que expõe as amostras a grandes doses de raios ultravioleta do Sol.
“É um ambiente muito parecido com o encontrado na superfície de Marte”, diz Fabio Rodrigues, co-coordenador da equipe científica do experimento embarcado e pesquisador do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo científico do voo é compreender justamente os efeitos que ambientes extraterrestres, como o planeta vermelho, podem ter sobre a vida e testar se eles serviriam como nichos para atividade biológica. Os dados recolhidos durante o voo, claro, ainda precisarão ser analisados.
Trata-se de uma versão precursora do experimento que será embarcado na Garatéa-L, espaçonave brasileira a ser colocada em órbita da Lua em 2020. Além das colônias de bactérias, a missão também contará com um experimento para verificar os efeitos do inóspito ambiente cislunar sobre tecidos humanos e uma câmera que fará observações da região do polo Sul da Lua.
A missão é dirigida por Lucas Fonseca, engenheiro espacial e CEO da empresa Airvantis, que está promovendo o projeto em regime de parceria público-privada.
“O lançamento da sonda estratosférica Garatéa II é um marco importante no nosso cronograma para o voo lunar. A cada um desses experimentos precursores, aprendemos mais, e isso aumenta a nossa convicção no sucesso em 2020”, diz Fonseca.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
ficou bonito o photoshop
A essa altura você já deve ter visto o vídeo nos telejornais e sacado que não era photoshop. 😛
Agora, seu comentário ficou FEIO pra você, hein? Passando vergonha no blog!
ja estao mentindo pro brasileiro denovo!!!
cade as imagens?
tudo pra esquecer da PEC da morte!!!
Brasil nao tem nem 4G vai ter tecnologia assim paraaaa mentirosos
Huahuauha, é, eu faço parte de uma conspiração para esconder a PEC da (pfff!) morte. 😛
Chola mais, chola!
Essa experiência que o Brasil almeja é apenas chover no molhado. Tudo já realizado por outros países. Mas no quesito aprendizado e exploração do espaço é valido. Obviamente, toda a tecnologia foi importada.
Mais um engodo. O homem nunca foi a lua, e nem vai Marte. Isso tudo é balela do que não tem o que fazer. Vão lavar uma troucha de roupas, dá banho no cachorro, lavar uma calçada.
Mais um engodo.
Engodo é sua existência medíocre.
O homem nunca foi a lua,
Prove que não. Duvido.
e nem vai Marte.
Além de tudo é vidente!
Isso tudo é balela do que não tem o que fazer.
Claro, e ficar entrando num blog de ciências, num post sobre coisas que não acredita, perder tempo LENDO e COMENTANDO, é o que?
Vão lavar uma troucha de roupas, dá banho no cachorro, lavar uma calçada.
Trouxa, com X. Como você.
Meu sonho é um dia ver o Brasil com um programa espacial decente e com seus componentes desenvolvidos e fabricados aqui… programas espacias impulsionam industrias, formam engenheiros, técnicos, especialistas, medicina… fazem os jovem se interessarem por ciência… será que um dia chegaremos lá? 🙁
Parem com esse amadorismo, só vai fazer o Brasil passar mais vergonha lá fora
Falou o Brasil.
Au! Au!
Enquanto isso, ao sul do Rio da Prata…
Parabenizo o esforço dos nossos abnegados cientistas com o pouco que dispõe, mas convenhamos, enviar balões pra estratosfera hoje até estudantes nerds do ensino médio fazem com facilidade; enquanto isso a Índia lança foguetes rumo à Marte. Acredito que daqui 20 anos a populosa e paupérrima Índia será uma potência vibrante como a China e outros tigres. E nós, bem.. nós quem sabe conseguiremos até lá fazer o Saci decolar.
Se você soubesse sobre o que está falando, não comentaria isso.
“Enviar balão” é só uma PARTE da coisa.
http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2016/11/29/grupo-anuncia-projeto-para-lancar-a-primeira-sonda-brasileira-a-orbita-da-lua/
Para de passar vergonha, menino.
Caro Salvador, sugiro retirar os comentários desta página. Assim evita-se ter que responder a esses absurdos. Aliás eu não fazia ideia de que havia tantos ignorantes lendo matérias sobre tecnologia.
São muitos. Incontáveis. E insistentes.
O grande problema do brasileiro , somos nós mesmo .
Esse lixo ai presta pra alguma coisa?…Piada, só podia ser coisa de brasileiro fracassado mesmo..Gambiarra de papel aluminio..kkkkk
Que vergonha alheia desse seu comentário.
Esse lixo ai presta pra alguma coisa?
Presta muito mais do que seu comentário inútil.
Piada, só podia ser coisa de brasileiro fracassado mesmo..
Pior do que brasileiro fracassado é brasileiro com complexo de vira-latas, como você.
Gambiarra de papel aluminio..kkkkk
Au, au!
Parabéns, vocês são heróis…afinal o que são 36 milhões de reais, vimos que “gerentinhos” de segundo escalão da Petrobrás roubaram mais do que isto da empresa, aliás fica minha sugestão, destinar parte do dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato a este maravilhoso projeto…
Pesquisas científicas são as bases para uma educação sólida. Parabéns às universidades brasileiras que incentivam e permitem que isso ocorra.
Muito boa essa maquina caseira !..
Educação de base; rompimento com culturas mundiais inúteis, direcionamento da economia de acordo com as nossas realidades…essas coisas amadureceriam em tempo normal a vida científica da nação.
banana amadurecida a força não tem gosto, ou seja, não há eficácia contemporânea quando mandamos um satélite para lua em detrimento de nossas crianças que pedem nos faróis.
Meu caro Salvador. Esta iniciativa de estudo revelará algumas coisas para um possível estudo de viabilidade de se plantar vegetais e// correlatos em situações extremas. Gostaria de salientar que um pequeno satélite, o UbaSat, desenvolvido por um escola municipal de Ubatuba (E.M. Tancredo de Almeida Neves) teve uma recepção enorme na comunidade científica japonesa, com lançamento feito por empresa privada… De passo em passo se chega ao infinito !!
Parabenizo a ambas empreitadas considerando estas pessoas e alunos verdadeiros brasileiros, com profunda sede de conhecimento.
Sim, conheço o UbatubaSat. Deve ser lançado da ISS em breve, se é que já não foi! 😛
É realmente deprimente ler os comentários, é quase inacreditável…
O Sonda I, foi o primeiro foguete da família Sonda de foguetes de sondagem. Ele foi projetado para ser aplicado em estudos da alta atmosfera e se destinava a transportar cargas úteis meteorológicas de 4,5 kg a 70 km de altitude. Ele acabou se tornando um marco, não só histórico, como também tecnológico no Programa Espacial Brasileiro. Ele serviu como escola para o desenvolvimento de foguetes de pequeno porte, e também na aquisição de conhecimento de campo nas áreas de lançamento e rastreio de foguetes de sondagem e suas cargas úteis.1 de Julho de 1965 pelo CNPq/CNAE. Ou seja, hoje , estamos comemorando o que mesmo?
Estamos comemorando um marco num cronograma que nos levará à Lua em 2020. Que foguete da série Sonda já foi à Lua? 😛
Sinceramente,
Gostaria de ver nosso país acabando com as mazelas do povo. Acabar com o analfabetismo, a fome, e o esgoto a céu aberto..deixa essas coisas para os americanos…quem sabe quando estivermos fazendo o dever de casa possamos ter mais capacidade de nos desenvolver científicamente.
Você não entendeu. Estamos tentando acabar com o analfabetismo, a fome e o esgoto a céu aberto. Como o governo vai poder pagar por todas essas coisas? Arrecadando mais impostos? E como o governo pode arrecadar mais impostos sem esfolar vivos os cidadãos? Com crescimento econômico. E como vamos promover crescimento econômico? Gerando novas tecnologias, inovações para indústrias, produtos com alto teor de valor agregado. É para isso que serve a missão lunar. Cada dólar que os americanos gastam com a Nasa traz de 7 a 14 dólares para a economia deles. É isso.
Parabéns! Ainda tem gente que não foi afetada pelo mimimi geral da nação. Tá foda encontrar pessoas razoáveis nestas bandas.
Uma análise ao mesmo tempo compreensiva e aprofundada. O analfabetismo funcional do povo brazuca é o problema. Realmente o programa espacial islandês e norueguês sao imprescindíveis para o desenvolvimento destes países de “quarto” mundo (Islândia e Noruega). É isso.
Quais são as populações de Islândia e Noruega, respectivamente? Quanta riqueza eles precisam gerar para alimentá-la adequadamente? Podemos prescindir de um programa espacial se você matar 95% da população brasileira. A Islândia tem 320 mil habitantes!! É um condomínio! Noruega, um cadinho maior: 5 milhões de habitantes, ou menos de meia cidade de São Paulo. Não dá para comparar, né?
Olha aí o esforço da Noruega:
http://brazilianspace.blogspot.com.br/2013/01/noruega-avanca-lancando-nova-familia-de.html
Comentários obtusos como o seu só denotam o quanto o analfabetismo funcional é real. Fica explicito aqui nos comentários do blog.
Nao adianta…. Tem uns que querem plantar mandioca pelo resto da vida…
Melhor Resposta! Parabéns!
Apoiado.
Não se preocupem com opiniões “leigas”, continuem com o projeto, estes críticos não conseguem entender que da aplicação decorrente destes experimentos, podem surgir novos medicamentos, materiais ou conhecimentos que poderão enfim ajudar o nosso país ser melhor do que somos hoje, estes mesmos que criticam não entendem que os seus leitores de CD, pendrives, monitores de LCD e mesmo o miojo que eles comem, tem muito da tecnologia desenvolvida durante a corrida especial implementada por americanos e russos… São ignorantes, pois optaram por viver na ignorância, por isso preferem criticar aqueles que desafiam os limites do conhecimento.
Pois é, mas os americanos têm um Silicon Valley para aproveitar as inovações.
Nós não temos nada.
Você pode abrir uma empresa e aproveitar as inovações. Não precisa esperar pelos outros.
Trabalhe muito, se empenhe, estude… assim teremos alguma coisa.
Perfeito. Isso é desenvolvimento de qualidade.
Mais difícil que promover a ida ao espaço de nós brasileiros, é convencer de que isso traz crescimento para o povo como um todo. Essa é a odisséia!
Parabéns pelo texto e filme.
Estou ansioso por mais essa possível conquista brasileira!
Mas vamos conseguir. Ir à Lua e, com sorte, convencer os brasileiros de que nós podemos e devemos ir à Lua! 🙂
Parabéns pela resposta.
Boa tarde Salvador!
Você sabe que acompanho suas matérias e pontos de vistas das quais posso não concordar plenamente, mas em “Como o governo vai poder pagar por todas essas coisas?” você pegou meio pesado ou procurou picadas para responder porque no Brasil não falta dinheiro. Faltam e muito é vergonha na cara, caráter, honestidade e planejamento ao gastar o rico dinheirinho; ainda há poucos dias o UOL publicou uma matéria sobre a ferrovia transnordestina com mais de dez anos e bilhões jogados nas latas de lixos dos políticos e partidos. Você acha que o Brasil resistiria a uma auditoria fiscal séria e com consequências de colocar vagabundos em penitenciárias por pelo menos 50 anos.
Falta dinheiro, Tetsuo. Não há dúvida de que há muita picaretagem, o que torna tudo ainda mais triste, dada a falta de recursos. Mas o Brasil, apesar da economia gigante, é pobre, se comparamos o tamanho da economia ao tamanho da população. O FMI estima que o PIB brasileiro, em 2017, será de US$ 1,95 trilhão. Arredondemos para US$ 2 trilhões. Somos 207 milhões de brasileiros. Arredondemos para 200 milhões. 2 trilhões divididos por 200 milhões dão 10 mil dólares para cada um, por ano. Ou seja, juntando toda a riqueza do Brasil — não só o que vai para impostos, que é cerca de 35% disso, mas tudo o que o Brasil tem, de empregos, de roubalheira, de tudo –, dá menos de US$ 1 mil por habitante por mês. Com US$ 833 mensais por habitante, conseguimos dar saúde e educação de qualidade para todo mundo? Que dirá casa, segurança, alimentação, lazer? E veja que o FMI prevê um crescimento modesto para a economia brasileira em 2017. Neste ano, essa conta é ainda pior. Ou seja, não tem dinheiro mesmo. Precisamos não só acabar com a putaria e investir direito, mas também gerar mais riqueza, se quisermos dar boas condições a uma população do tamanho da nossa.
Quem entende de ciência faz ciência. Esse o dever do homem que evolui. Analfabeto deve
ficar calado, e tratar de aprender a ler.
Josemar,
O que mais fizemos nestes últimos 500 anos foi deixar para os outros os desenvolvimentos científicos e outros desenvolvimentos que deveríamos ter implementado por aqui. E nem por isso acabamos com o analfabetismo, fome, esgoto e bla, bla, bla….
O que acho incrível é que tem gente como você que consegue criticar uma das poucas iniciativas na área espacial (de grande importância para o Brasil) que se tem notícia há muitos anos.
É vendendo tecnologia que os EUA e Japão se tornaram o que são e puderam dar a seus cidadãos o que têm. No entanto a mente dos brasileiros é pequena, cheia de complexos ( “deixar para os americanos”, como se fosse “deixar para os bons” ). Vença seu complexo e comece a ver de forma estratégica as coisas.
Josemar, desculpe, mas é por pensar dessa forma que o Brasil (povo brasileiro) não sai do buraco que sempre esteve.
De onde você acha que “os americanos” tiraram a capacidade financeira para tratar “dessas coisas”? Eles investiram (muito mais no passado) e ainda investem em tecnologia e pesquisa!
Sugiro que você faça a seguinte reflexão: Liste uns 10 países dentre os mais desenvolvidos (sem ou com menos mazelas da pobreza) do mundo. Agora veja se algum desses deixou de financiar pesquisa científica no passado e/ou atualidade. É pesquisa que cria tecnologia, que gera riqueza, que serve para sanar os problemas básicos como saneamento.
Concordo com vc que tem muitas coisas básicas para se consertar neste pais. Mas dá pra ficar esperando os políticos darem um jeito na situação, jogando os cientistas e pessoal vocacionadas que temos em casa na lata do lixo ou condenando-os ao ostracismo. Os cientistas e o corpo de engenheiros especializados que temos trabalham gerando conhecimento. Caso vc não saiba, gerando divisas e tecnologia de ponta como na área aeronáutica, produção de cana de açúcar, medicina etc. Só pra vc ter uma idéia, hoje vc come maçãs o ano inteiro, graças ‘as pesquisas de aclimatação de mudas da EMBRAPA. Se não, vc estaria importando maças argentinas, comprando café das Guianas e reclamando que ninguém faz nada para resolver um problema tão simples…
Que triste que tantos pensem assim.
Aos responsáveis pelo feito, parabéns pela iniciativa, precisamos de mais projetos assim.
Um governo nao pode ser um por todos e todos por um. Cada ministerio tem sua verba e autonomia.
Agua e Esgoto e responsabilidade do municipio e nao do governo federal.
Em relacao a America, so estamos 100 anos atras 🙁
nunca paro de me surpreender com a visão limitada de algumas pessoas…
Vamos esperar acabar com todas as mazelas do povo para depois gastar com tecnologia? E se a tecnologia for a solução para as mazelas do povo?
Tuchê! 🙂
Perfeito , falou e disse!!!
Muito bom mesmo o Texto e o Filme. Parabens. So peca mesmo aa mencao do classico conto do vigario, do mesmo naipe do Coelho da Pascoa, do velho barbudo das noites de Natal ou do enterro do Bin Laden … o homem ‘em camera lenta’ na Lua. Pior, tem quem acredite!!!
Eu não acredito em gente que não acredita que o homem foi à Lua. rs
Acho que mensagens como essa devem nos incentivar ainda mais para continuar a difundir e promover a ciência e a educação! Sempre fã do seu blog.
Valeu, Peter!
Somos – e ainda seremos por algum tempo – um país de ignorantes, Sérgio.
Desculpe: Salvador.
Amigo, eu poderia justificar que não fui ao funeral do Bin Laden (que não enterrado, mas jogado ao mar), mas que faz tido sentido livrar-se do corpo, como os russos fizeram com o corpo suicidado de Hitler, para não permitir ídolos e peregrinações. Sobre a Lua, como piloto e estudioso do programa espacial, tendo convivido com alguns astronautas, inclusive um “moonwalker”, posso explicar cientificamente o programa Apollo, mas não sei se compreenderia. O amigo já caminhou em gravidade 1/6 menor que a da Terra? Eu já…parece mesmo cânera lenta. E é muito bom. Fiz isso a bordo da aeronave de treinamento usada pela Nasa em 2012, flutuei em microgravidade e andei na gravidade marciana. Você já? Então fica ruim opinar, se não entende do assunto, né? Quer que seus filhos cresçam num mundo que não acrecita em GPS, telefonia celular, luz elétrica, voo do mais pesado que o ar? Mas explica aí: em plena Guerra Fria, se houvesse o menor indicio de fraude nas seis missões Apollo, com 300.000 pessoas trabalhando nelas, como é que a URSS não desmascarou os EUA? Essa eu quero saber. Explica aí, mas cientificamente.
“Pior” são aqueles que entram aqui falando merda sobre a ida do homem à Lua sem apresentar uma evidência sequer pra corroborar a
ignorânciaafirmação.Falácias, apenas falácias.
repito o que já disse no post acima…
A terra é plana, a lua e o sol estão dentro do domo. Ninguém sai desse planeta. O resto é tudo bobagem.
A Terra é plana. Dê um passeio em Campos de Jordão, para você ver que não é assim paspalhão.
XÔ, Pombo! XÔ!
Sim, pombo. A Terra é plana e sua cabeça é oca.
XÔ, POMBO! XÔ!
Sim. Do mesmo modo que a lua é feita de queijo e existe um pote de ouro no fim do arco-íris. Não sei porque perdem tempo com comentários inapropriados para a matéria em questão. Se você é crente da terra plana. Por favor vá postar em sites em que também apoiam a terra plana. E não fique dando hate e sites não tratam disso. Mesma coisa que postar comentários sobre cristianismo em sites islâmicos. Além do mais que a matéria em questão está te mostrando que o Brasil, país em que você possívelmente mora. Está evoluindo em termos tecnológicos, e que isto um dia pode a vir ajudar a todos como tratamentos de doenças e etc. Uma coisa se conhece alguem que sofreu com câncer e foi tratado. Agradeça a exploração espacial. Porque foi graças a um instrumento utilizado em no espaço que tornou possível detecar este tipo de doença.
valdeci, vc está enganado… segundo a escritura sagrada, o mundo é um sanduichão de água com recheio de ar e terra
A terra é uma bola quadrada
Que gira parada
No meio do nada
Parabéns Salvador, a você e toda a equipe, é um belo trabalho o que estão fazendo, desejo sucesso na empreitada, farei todo o possível para acompanhar o andamento deste empreendimento pioneiro que leva o nome do Brasil a resultados cada vez mais altos no desenvolvimento científico.
Obrigado Salvador, por nos trazer essas boas notícias e defender nossa capacidade tecnológica!!
Parabéns para toda a equipe envolvida! Com certeza não foi fácil, visto que não somos um país que invista muito em educação nem em ciência.
Quanto à preocupação com o foguete, não entendo qual é a paranóia de querer lançar foguete, se o mais legal e interessante é ter equipamentos que de fato nos ajudem a entender o espaço – como as sondas. Ter só foguete sem sondas e satélites é como ter um estilingue sem pedras, logo a prioridade não deve ser o foguete.
Nem a NASA prioriza tanto assim lançar seus próprios aparelhos – volte-meia eles são lançados pela Soyuz ou com parcerias com a Europa.
Estou enganado, Salvador?
Abraço e parabéns pelo blog!
Ter capacidade própria de lançamento é importante por razões geopolíticas. Mas, claro, uma vez que você tenha, faz todo sentido contratar os lançamentos pelo menor preço/maior confiabilidade, independentemente da origem. O Telescópio Espacial James Webb, por exemplo, que será a grande joia da coroa da Nasa, será lançado em 2018 por um foguete europeu Ariane 5. 😉
Abraço!
Boa noite, Salvador.
Não conhecia o “Mensageiro Sideral” até ler a matéria sobre a sonda “Garatéa II”. Gostei bastante do conteúdo. Ganhou mais um leitor e, quem sabe, um colaborador. Meus parabéns.
Parabenizo especialmente a equipe envolvida neste projeto. Infelizmente, a maioria do povo brasileiro há séculos incorporou esse “espírito tupiniquim” (nada contra o povo Tupiniquim), onde só se valoriza o que vem ou é desenvolvido lá fora. Mais uma vez parabéns, moçada).
Valeu, George! Abraço!
Já me esquecendo
Não vai rolar uma crítica do MS sobre o novo Star Wars?
Rapaz, adorei o filme. 🙂
finalmente eu entendi o que os letreiros iniciais querem dizer com “a muito muito tempo, numa galáxia muito muito distante…” 😀
Sinto dizer que no espaço não tem gravidade e muito menos existem satélites de nenhum pais orbitando.
Huahuhauhua, e o Cruzeiro também não existe.
Cara Cruzeirense, muito errada a sua afirmação, pois existe gravidade em todo o Universo, pois é a força que faz com que os satélites (naturais ou não) girem em torno dos planetas, e que faz com que os planetas girem em torno das estrelas, bem como o nosso planeta gira em torno do Sol.
Sinto dizer, mas você é burro pra cacete, pombo!
XÔ! XÔ!
eu estou em dúvida se teu cérebro existe…
Nossa, você veio do século XV? Já é possível viagem no tempo?
Analisem o video da volta do homem da lua, é grotesco. Se era simples voltar da lua antes logo deveria ser muito fácil hoje em dia. Existem diversos motivos para se ter uma estação na lua.
O duro é o custo. Mas logo estaremos de volta. Aguarde a próxima década! 🙂
Pois é, boa desculpa. Acabou o dinheiro.
Não, acabar o dinheiro não foi uma desculpa. Eles ganharam uma etapa importante da Guerra Fria. As missões tinham cunho mais político que científico. Com os riscos e custos e as outras frentes, como a escalada do Vietnam, além do desinteresse do público, o objetivo de evitar que a URSS chegasse antes foi cumprido e o programa encerrado. Nesta década finalmente sondas mapearam os pontos de pouso das Apollos 11,12,14,15,16 e 17, encontrando evidências como os restos deixados nestes sites, bem como pegadas e rastros das rodas dos moon rovers. A conquista da Lua foi a maior façanha da humanidade. Haver gente alfabetizada capaz de não acreditar prova que realmente a gente tende a duvidar que essa espécie tenha sido capaz de tal feito com tanta ignorância.
A beleza da realidade é que não importa se você acredita ou não, ela vai continuar existindo.
O dinheiro no tempo da guerra fria para missões gemini,mercury e apollo era imenso, nem se compara com o orçamento da NASA hoje.
Antigamente se lançavam duas sondas por missão pois esperava que uma ia falhar, hj lança apenas um por economia mesmo.
Sobre qual dos vídeos você está falando? São centenas de horas de vídeo, de todas as missões Apollo, seja mais específico por favor!
Olá, Salvador!
Parabéns pra todos os integrantes da equipe!
Espero que as próximas experiências sejam tão espetaculares quanto esta.
Um grande abraço!
Parabéns pelo sucesso!
Valeu!
Uma bela iniciativa…a evolução cientifica não pode estagnar, vamos utilizar a criatividade brasileira para avançar no estudo do espaço. Parabens a todos!
Quem irá lançar o artefato ao espaço para que toda qualificação que o mesmo encerra tenha utilidade prática, ou seja, que seja realmente utilizada, não exploda com sonhos e anseios e deprima ainda mais esse povo sofrido, ora sem futuro, com um passado nada animador e um presente que nada mais é que uma grande interrogacao?
O lançamento será feito em parceria com a Europa, usando um foguete indiano.
O Brasil só não consegue criar um padrao de ensino de forma tal que a seleção dá vida não tenha como critério origem economica de cada um, hoje somente castas superiores conseguem acessar esse patamar de aprendizagem.
Cursos de ciência Física, química e biologia são de fácil acesso nas universidades publicas,
se a pessoa tiver o interesse e a família e a escola incentivar a leitura (e não impor a leitura de livros) teríamos uma País melhor,
Porem o pai de uma criança prefere dar uma bola que um livro para uma criança.
não precisa ir na lua o brasileiro já vive lá;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Vixi… Cadê os defensores da teoria da terra plana? rs..rs..rs..
Parabéns a todos os envolvidos neste projeto que comprovará a criatividade dos nossos cientistas e provaremos que somos capazes de dominar a tecnologia.
Salvador, os americanos já não fizeram estes experimentos astrobiológicos nas décadas de 60/70?
Não. Nem conhecíamos extremófilos direito naquela época. E as técnicas de análise dos efeitos sobre os organismos eram bem limitadas também. Sequenciamento genético? Puff…
Independente se fizeram ou não, Everton, nós também precisamos gerar conhecimentos nesta área. Não adianta eternamente admirar e usar as rodas dos outros. Precisamos também uma roda para chamarmos de nossa.
Nossa, fazia tanto tempo que não via uma iniciativa brasileira tão bacana quanto essa. Parabéns a todos os envolvidos, espero que tenham realmente muito sucesso nesse empreendimento cientifico!
Jornal sério.
É muita sacanagem o que o Youtube faz com o Salvador. Assisto um vídeo do MS e no fim aparece um vídeo de um canal “Ciência de verdade” dizendo que a ida do homem pra Lua é improvável…
A sacanagem que o YouTube faz é com o mundo, não comigo…
humm alguma filmagem real sem truques e efeitos ?? , sem lentes olhos de peixe ?? https://www.youtube.com/watch?v=F8evNN8F5-o – cinturão de Van Halen ???
Sim, existem sim. Você não recebeu o memorando, pombo?
XÔ!
Isso é uma grande mentira.
Mais um modo de roubar dinheiro, igual a NASA faz há anos.
Essa pseudo ciência propagada pela NASA é pior que religião. Ciência que ninguém prova nada, só tem fotos manipuladas por Photoshop, vídeos forjados… MENTIRA PURA!!
http://terraeplana1.blogspot.com.br/
https://theflatearthsociety.org/
http://www.theflatearthsociety.org/home/index.php/featured/Flat-Earth-Historical-Figures-People
Outro pombo terraplanostra! Eles se reproduzem com coelhos!
XÔ, POMBO!
http://www.smarterthanthat.com/astronomy/top-10-ways-to-know-the-earth-is-not-flat/
http://www.pbs.org/newshour/updates/7-diy-experiments-b-o-b-the-earth-is-round/
https://www.youtube.com/watch?v=o_W280R_Jt8
XÔ, POMBO!
E como a sonda vai pro espaço, se Alcântara vive explodindo?…kkkkkkkk….
Vai voar num foguete indiano, meu caro. Não sairá de Alcântara.
Caramba, estou perplexo! Daqui a pouco vão inventar a roda e a lâmpada elétrica! Esse meu Brasil, sempre na vanguarda!
Olá André, tudo bom?
Você é um idiota, devia buscar conhecimento antes de sair falando merda. Abraços!
vc e besta mesmo
Se for lançado por um daqueles foguetes brasileiros que nunca sairam do solo antes de explodirem, é fracasso total…Sarney quem o diga, e quem sabe, sabe do que estou falando.
Não voará num foguete brasileiro. Será o PSLV indiano.
Mas isso ja nao foi feito há mais de 40 anos????
Não, nunca foi feito.
Brasil é cabaço demais em tecnologia espacial. Nossos engenheiros só querem saber de concurso público. Porra… perder pra índia é osso.
A inicitativa é privada.
Não é uma competição de futebol. Ninguém tá perdendo. Acorda.
Boa noite Salvador. Gostaria de saber a quantas anda nosso programa de foguetes. Essa sonda será lançada a partir de um foguete brasileiro?
Devagar. O foguete será indiano.
Prezado Engenheiro espacial Lucas Fonseca,
Muito interessante e importante essa grande iniciativa de voar essa carga útil antes a bordo de balão estratosférico! Gostaria de saber se possível qual a massa em kg dessa carga útil? Qual o volume em metros cúbicos do balão! É um balão de plastico tipo polietileno ou de neoprene tipo borracha! Foi construído no Brasil(qual empresa) ou foi importado? As medidas são gravadas a bordo tipo cartão SD ou são transmitidos do balão para solo (telemetria) ou ambos! Essa telemetria (transmissor de bordo + receptor de Terra) foi feito por alguma empresa brasileira ou importado? Parabenizo todo o grupo por essa muito boa iniciativa!
Cordialmente,
Inácio Malmonge Martin
19/12/2016
Pra quê você quer saber tudo isso? Está pensando em fazer um balão igual?
Olá! o balão pesou, junto com todo o equipamento, aproximadamente 3.5 Kg, todas as informações são gravadas no SD, porém apenas as informações mais vitais do balão são mandadas por telemetria (como localização, altitude, pressão e temperatura interna) o balão foi importado, assim como a maioria das equipamentos o balão! Espero ter ajudado.
Brava gente brasileira!!
Parabéns para equipe do projeto. Continuem firmes!
Muito legal.
Você está acompanhando a série Marte?
O
Só vi o primeiro. 🙁
Estão planejando um lançamento não tripulado à lua e em 1969 dizem que o homem foi e VOLTOU a lua? Será?
Certeza que sim.
Analisem o video da volta do homem da lu, é grotesco. Se era simples voltar da lua antes então deveria ser muito fácil hoje e, dia. Existem diversas razões para se ter uma estação na lua.
Quem é Lu?
Cite uma que cubra o custo dessa empreitada
Só pode ser piada esta notícia que o governo pretende gastar dinheiro público com “viagem à Lua”…
Olha a situação do país aqui na Terra!
A missão é privada.
privada? em Banania isso nunca falha, vai dar M….
Êêêê viralatismo!!!!
Hahaha… falou pouco mas falou b.
Missão privada.
Se dependermos desse governo, vamos passar mais 100 anos sem sequer saneamento básico.