Astronomia: Na cara da Grande Mancha Vermelha
Sonda Juno realiza hoje um voo rasante sobre a Grande Mancha Vermelha de Júpiter.
CARTÃO POSTAL
É difícil pensar em algo que seja, ao mesmo tempo, tão hipnoticamente encantador e apavorante quanto a Grande Mancha Vermelha de Júpiter, um “cartão postal” clássico do Sistema Solar. Embora os registros mais seguros dela comecem em 1830, há quem diga que ela já é vista ao telescópio desde 1665. Uma tempestade que perdura por quase 400 anos — e quem sabe quanto mais?
É HOJE!
Pois bem. Para os fãs da Grande Mancha Vermelha, hoje é um dia especial. É quando a sonda Juno faz seu primeiro sobrevoo dela. Jamais uma espaçonave passou tão perto antes, e a Nasa promete que todos os oito instrumentos estarão ligados, colhendo uma montanha de dados — e imagens — da principal marca registrada do rei dos planetas solares.
SETE ÓRBITAS E UM ANO
Há um ano, a Juno chegou a Júpiter, com a meta de decifrar sua estrutura interna e matar a charada de sua formação. Posicionada numa órbita alongada, ela realiza um sobrevoo próximo do planeta a cada 53 dias. Às 22h55 de hoje, estará a meros 3.500 km do topo das nuvens jovianas. E, apenas 11 minutos depois, já um pouco mais longe, passará sobre a Grande Mancha Vermelha.
VAI FUNDO
A JunoCam, câmera de luz visível, estará apontada para lá, assim como sensores de rádio, infravermelho e ultravioleta. Com isso, a Nasa espera registrar não só detalhes da estrutura superior das nuvens como também ter pistas do que existe abaixo delas, a centenas de quilômetros de profundidade — uma busca pela raiz do persistente fenômeno.
PARA GUARDAR
Embora a Grande Mancha Vermelha já esteja na mira dos nossos telescópios há séculos, ainda não compreendemos mesmo aspectos básicos, como o porquê de sua cor vermelha e quais são os turbulentos processos que a sustentam. E, para tornar tudo mais emocionante, sabemos que ela tem encolhido, e rápido, ao longo das últimas décadas. Será que ela vai voltar a crescer? Vai sumir de vez? Não sabemos. Mas, depois de hoje, pelo menos poderemos dizer que não perdemos a oportunidade de olhá-la bem de perto.
A Nasa diz que as imagens do sobrevoo devem ser divulgadas na sexta-feira (14).
A coluna “Astronomia” é publicada às segundas-feiras, na Folha Ilustrada.
Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube
Salvador, aproveitando essa foto impressionante da escala do buraco negro em relação ao nosso sistema solar….o que acontece se um buraco negro encontrar o outro? Há registro de dados ou fotográfico disso?
Estamos estudando isso com as ondas gravitacionais. Eles se fundem, virando um buracão negro ainda maior, mas perdendo parte da massa total, convertida em energia e emitida na forma de ondas gravitacionais.
Foi bom o aviso inicial no vídeo, Salvador! Assim, pude ver que ele era adequado a mim! :-))
Uma pergunta aos terraplanistas: Como explicam o efeito de Coriolis? (Se não souberem o que é, podem procurar no Google.)
Huhauahua, perguntar sobre Coriolis para terraplanistas? Eles ainda estão no nível “se não é plano, por que chama planeta, e não esfereta?”. 😛
é uma conspiração da NASA, que cria turbilhões artificiais nas águas e na atmosfera para nos dar a ilusão de que a terra é esférica e que, mais absurdo ainda, está girando!!! :-O
OPS!!! Eu disse “atmosfera”? Foi um lapso, eu quis dizer “atmosplano”…
Os caras são uns completos alienados, não sabem explicar nem os fusos horários, vão saber o efeito de Coriolis? Eles acham que os satélites estão orbitando paralelamente e, não ao redor do planeta……rs rs rs…….os bobões não sabem nem explicar por que um navio na linha horizonte, some primeiro o casco e, por último o mastro…..vão saber explicar o efeito Coriolis?..rs rs rs rs
São sujeitos que nunca ouviram falar de Eratóstenes……rs.rs.rs.
Terraplanistas são pessoas que querem um argumento para provocação, seria como uma torcida organizada cujo objetivo é a violência e não o futebol. Denuncie sempre esse tipo de material impróprio, seja no YouTube ou outros sites pois muita gente ignorante acaba se identificando com esses absurdos. Já parou p/ pensar como é fácil manipular esse tipo de gente que não pensa?
Mais um postagem de 1ª grandeza Salvador. Agora, a frase de abertura do vídeo acima foi demais. Rindo por vários minutos. Abcs…
Pensando no (ainda) ponto fraco da exploração espacial, a propulsão, há notícia nova sobre as experiencias da equipe do professor Yongsheng Chen, da Universidade de Nankai, muito divulgadas em 2015? Os resultados da utilização da pressão da luz (ou outro fenômeno físico ligado ao experimento) sobre o grafeno foram replicados por outros pesquisadores?
Não me lembrava — ou desconhecia mesmo — este trabalho.
http://www.nature.com/nphoton/journal/v9/n7/abs/nphoton.2015.105.html
Tem potencial para ajudar em projetos como o Breakthrough Starshot…
Salva, Júpiter tem radiação, sim, sei q tem, mas tem no formato da terra com os cinturões de Van Allen?
Sim, só que lá os cinturões são bem mais poderosos, porque o campo magnético de Júpiter é bem mais intenso que o terrestre. Então a capacidade dele de armazenar e acelerar partículas é muito maior.
salvador
essa imagem que circula é real?
https://life-hacking.net/wp-content/uploads/2017/04/tw5e2ad.jpg
A escala é essa sim.
Esse diametro aí é o do horizonte de eventos, certo?
Isso.
Ualll… impressionante!
Sabia q um super buraco negro era grande, mas nunca tinha imaginado que era tão grande.
Valeu pela dica
ah não!!!! pelo jeito vou passar mais uma noite sem dormir! 😀
Salvador, boa tarde!
As diferentes tonalidades de vermelho que vemos nas fotos representam gases diferentes da atmosfera ou apenas concentração das tempestades mesmo?
E, fazendo uma comparação com a Terra, a mancha vermelha estaria em qual latitude de Júpiter? Na Terra, nos trópicos temos predominância de zonas de Alta Pressão e nos círculos polares zonas de baixa pressão, que estão associadas a formações ciclônicas de tempestades.
Abraço!
Cerca de 22 graus Sul é a latitude.
Magnífico!
É alentador ver que a humanidade não se resume apenas a destruir, corromper e guerrear. Ainda se usa tecnologia para aprender e evoluir positivamente.
A humanidade só se resumiria a isso em uma versão míope e limitada. Certa vez li que o século XX não teve um dia de paz. No entanto, mesmo durante as grandes guerras, eu duvido que o contingente de soldados superaria 10% da população da Terra. Ou seja, você está resumindo 9 pessoas porque uma quer matar os outros. Isso entra naquela conta de que todo favelado é bandido, todo alemão é nazista, todo homem é estuprador… O problema é que enxergamos no mundo o que queremos enxergar: Um exemplo: Japoneses correm para pegar o ônibus. Americanos preparam seu churrasco. Brasileiros se preparam para mais uma rodada do campeonato Brasileiro. Hungria promove tradicional festa local. Terrorismo na França mata 50 pessoas…. Quais dessas notícias te motivam a ler um jornal, parar em frente a um telejornal e assistir? Agora vai falar que o mundo todo é terrorista?
Gostei do comentário, Alessandro… Tudo é uma questão de perspectiva, do que se evidencia. Claro, guerras, crimes, terrorismo, corrupção, assustam e chamam a atenção, mas nossas vidas individuais, na grande maioria dos casos, é pacífica a maior parte do tempo.