Revelação de programa de investigação de óvnis do Pentágono deixa várias questões em aberto

O último sábado (16) foi marcado pela revelação –praticamente simultânea em dois veículos de comunicação americanos– de que o Pentágono manteve entre 2007 e 2012 um programa para investigar casos de objetos voadores não identificados, os populares e misteriosos óvnis.

Em seus anos de operação, o programa gerido de forma discreta pelo Departamento de Defesa americano consumiu cerca de US$ 22 milhões e investigou algumas ocorrências intrigantes no céu.

Dentre elas, um encontro de um objeto não identificado que fez manobras incompatíveis com as de uma aeronave convencional com dois caças F-18 da Marinha americana, em 2004.

O vídeo é intrigante; o relato de um dos aviadores, entrevistado pelo “New York Times”, é ainda melhor. “Não tenho ideia do que eu vi”, disse David Fravor, ex-piloto da Marinha envolvido no caso. “Não tinha plumas, asas ou rotores e era mais rápido que nossos F-18s.” E brincou em seguida: “Quero pilotar um desses.”

É mais um caso misterioso, como tantos registrados há décadas, com a diferença de que a posterior investigação deste episódio em particular gera também algumas perguntas bem terrenas ainda sem resposta.

O Programa de Identificação de Ameaças Avançadas à Aviação foi criado por iniciativa do senador Harry Reid, democrata do estado de Nevada, e a maior parte dos recursos teria ido para a Bigelow Aerospace, empresa do magnata de hotelaria Robert Bigelow sediada no mesmo estado. Bigelow e Reid são amigos.

Não está clara ainda como essa verba foi gasta, mas dizem envolvidos com a iniciativa que a Bigelow ficou encarregada de investigar evidências materiais deixadas por aparições de óvnis.

Em maio, Robert Bigelow deu uma entrevista ao programa “60 minutes”, da rede CBS, dizendo ter a certeza de que a Terra é visitada por espaçonaves alienígenas.

Em outubro, o funcionário de inteligência do Pentágono responsável pelo gerenciamento do programa, Luis Elizondo, conseguiu que três dos mais intrigantes vídeos, refletindo o encontro de caças com “veículos aéreos anômalos”, tivessem sua divulgação liberada.

O caso envolvendo o comandante David Fravor, na costa de San Diego, na Califórnia, foi um deles.

Logo após a liberação dos vídeos, Elizondo deixou o governo, para se associar a uma empresa chamada To the Stars Academy of Arts & Science (TTS AAS), que lidará diretamente com ufologia, entre outros temas exóticos, e distribuiu os clipes à imprensa.

O site da startup está no momento pedindo recursos de investidores e já arrecadou mais de US$ 2 milhões.

Uma circular de oferta de ações datada de 29 de setembro, a que a Folha teve acesso, detalha alguns dos projetos da empresa.

“A TTS AAS tem acesso a uma equipe global de cientistas com conhecimento avançado para desenvolver os projetos de pesquisa da companhia, incluindo Base de Dados de Ultra-Experiência Humana, Engenharia de Métrica do Espaço-Tempo, Interface Cérebro-Computador e Telepatia.”

Em 10 de outubro, a TTS AAS foi apresentada ao grande público pelo “Huffington Post”. Na reportagem, Elizondo é um dos entrevistados.

E certamente ajudou a dar mais visibilidade aos negócios que, no último sábado, o jornal “The New York Times” e o site “Politico” tenham publicado quase simultaneamente a revelação do programa do Pentágono, após a confirmação de sua existência pelo órgão governamental.

Elizondo, mais uma vez, figura proeminentemente em entrevista nas duas reportagens, assim como em uma publicada pelo “Washington Post” apenas horas depois, em que o jornal confirma ter conduzido diversas entrevistas confidenciais com o ex-funcionário do Pentágono nos últimos dois meses.

Elizondo diz que seu principal interesse é ver esses casos investigados seriamente — algo que sentiu que não aconteceria no âmbito governamental. Outro de seus interesses nos últimos meses foi falar bastante com jornalistas.

INCONCLUSIVO
Há pelo menos várias décadas objetos voadores não identificados são observados no céu do mundo todo. Na maioria dos casos, eles têm explicações mais prosaicas, como fenômenos atmosféricos ou astronômicos. Um pequeno percentual, contudo, desafia explicações convencionais.

Os Estados Unidos já tiveram vários programas de investigação desses casos. O mais famoso, conduzido pela Força Aérea americana, foi o projeto Blue Book, que existiu entre 1952 e 1970.

De todos os casos analisados, 701 (6%) foram classificados como sem explicação conhecida. Seriam casos genuínos de visitas por espaçonaves alienígenas? Ninguém sabe — é isso o que “não identificado”, em óvni, quer dizer.

E quanto ao programa do Pentágono recém-revelado (e, segundo o governo, encerrado em 2012), ele conseguiu avançar nessa questão? Um relatório de quase 500 páginas foi supostamente produzido pela iniciativa, mas não foi liberado ao público.

De acordo com o “Washington Post”, nem o Departamento de Defesa, nem quaisquer dos gerentes do programa afirmam ter obtido provas conclusivas de visitantes extraterrestres.

E nem todos os antigos membros do projeto têm o mesmo entusiasmo de Elizondo pelos resultados obtidos. “Após um tempo o consenso foi o de que realmente não poderíamos achar nada de substância”, disse ao site “Politico” um ex-funcionário do Pentágono familiarizado com a questão, mas que preferiu não se identificar.

“Eles produziram pilhas de papel. Depois de tudo isso, não havia nada que pudéssemos encontrar. Foi encerrado só por essa razão.”

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook, no Twitter e no YouTube

Comentários

  1. E falando em OVNIs, vale um artigo sobre a última peripécia da SpaceX que deu aos moradores do sul da Califórnia o maior susto desde o programa de rádio do Orson Welles (Ok, o pânico na época não foi tão grande assim).

    Adoraria ver a reação de algum desses retro-revolucionários ao vivo.

    Domo… senta aí e olha para cima.

  2. “Le merde” já começa pelo termo fajuto “disco voador” + imagens borradas, distorcidas e manipuladas. Não existe nenhum registro áudio-visual ou com imagens em alta definição desses supostos UFOS em UHD, 4K, 3D. Tá igual “os trens” abandonados pelos astronautas na lua, que até hoje ninguém conseguiu gravar, fotografar, filmar, observar. Isso só porque existem telescópios que enxergam até os confins do universo.

    Quanto aos terraplanistas, pouca-letra, cooptados e abduzidos, dir-vos-ei!
    Naveguem em alto-mar e todas as suas dúvidas se dissiparão.
    Lá no ensino fundamental o exemplo do navio se aproximando do porto ficou claro e cristalino.
    Já fiz muitos cruzeiros e sempre que chegava próximo do Rio de Janeiro, a primeira imagem, a partir de alto-mar, era avistar o cristo redentor como se estivesse flutuando na superfície. Com a aproximação da nau, lentamente a imagem se elevava e começava a aparecer o morro do corcovado e em seguida as edificações, numa curvatura perfeita.
    Se algum terraplanista herético quiser que eu desenhe, no problem! . ,,, kkk!

  3. Além disso, devemos confrontar quem acredita na relação UFOs-ETs a explicar porque as seguintes hipóteses alternativas, surgidas no próprio meio Ufológico, são menos críveis:
    1) UFOs são aeronaves de origem nazista cuja base está na Terra Oca. É por isso que as grandes ondas de avistamento aparecem a partir de 1947 (1944 para foofighters);
    2) UFOs são máquinas do tempo. Os ETs na verdade são humanos futuros. É por isso que são humanóides e não entram em contato (para não afetar a linha de tempo). E se deixarem rastros, fazem uma nova viagem para apagá-los. É por isso que não existem provas concretas, elas mudariam a linha do tempo dos futuros humanóides.
    3) UFOs são manifestações de realidades paralelas (Passaporte para Magônia de Jaques Vallee). Não precisam viajar no espaço nem ter bases aqui, isso facilita tudo.
    4) UFOs são relâmpagos esféricos grandes e muito estáveis. Explica suas oscilações em forma de folha morta (ou bolha subindo num fluido), absurdas mudanças de rota (que não tem sentido se são espaçonaves), aparecimento, fusão e desaparecimento do nada. Seu campo eletromagnético pode induzir alucinações nos observadores, que acabam imaginando a presença de humanóides etc…
    Acredito que a hipótese 4 não apenas é científica (Popperianamente testável) como define um programa de pesquisa (no sentido de Lakatos). Nesse sentido, uma Ufologia baseada na hipótese 4 seria científica.

  4. Salvador,
    Acho que pode existir uma Ufologia científica no mesmo sentido de um estudo científico de relâmpagos esféricos (ball lightning). Ambos padecem do mesmo problema de metodologia: são eventos raros, que não deixam rastros, difíceis de obter boas imagens, espectros luminosos etc, a maior parte das evidências é apenas relatos. Nem por isso isso significa que tais fenômenos estão fora do âmbito científico. Para evitar polêmicas, a hipótese nula da Ufologia deveria ser que os UFOs não explicados seriam novos tipos de fenômenos naturais, não artificiais. Mas que novos fenômenos físicos? Que tal você fazer um post sobre relâmpagos esféricos?

    1. Acho muito interessantes os fenômenos naturais desconhecidos, e é importante ressaltar que deve haver um punhado deles ainda por investigar. Outro dia mesmo acharam nuvens em Marte numa altitude que não julgavam possível. Ainda há muito a compreender em termos de meteorologia e fenômenos atmosféricos. Para mim, uma boa estratégia científica para investigar óvnis seria procurá-los fora da atmosfera. Com o barateamento dos sistemas satelitais (cubesats, foguetes reutilizáveis), talvez alguém se disponha a fazer isso. Acho que só não fizeram ainda porque deve ser uma monumental perda de tempo. 😛

        1. Porque na atmosfera sempre é possível que seja um fenômeno meteorológico desconhecido, a não ser que pouse e ETs desçam dele, caso em que não precisaremos nem de um, nem de outro. rs

          1. Um fenômeno aéreo inexplicado é inexplicado dentro ou fora da atmosfera. Temos que ver o que rola aqui dentro a 7, 8, 9 mil km/h e suporta força G e o empuxo.
            Lembrei (provoquei, na verdade) Martyn Stubbs pois os videos do documentário dele são no mínimo interessantes. (Eu tm, essa é sua deixa….) principalmente por causa da fonte que ele usou.
            Meus votos de excelente ano e novas conquistas.

          2. A questão é que no espaço teríamos já dois avanços. (1) Determinaríamos que o fenômeno é de origem extraterrestre. E (2) eliminaríamos a hipótese de um fenômeno natural atmosférico de origem desconhecida.

      1. Pois é, brilhante Salvador: realmente, muitíssimo “interessantes os fenômenos naturais desconhecidos”, né? Aliás, com a sua licença, um pequeno exemplo de um “fenômeno natural desconhecido” pode ser um “avistamento” do qual participei: Por volta de umas duas horas da manhã de um domingo para segunda feira, voltando da praia numa límpida e estrelada madrugada para escapar dos congestionamentos, chegando em casa aqui em SP-SP, deixei a bagagem com a esposa arrumando tudo e fui numa padoca 24hs. buscar os componentes do café da manhã e, já voltando e bem próximo de casa, avistei à uns 100 mts à frente um carro parado no meio da rua, porta aberta e o motorista fora do carro olhando “alguma coisa” para o alto… Sacumé, né, ressabiado, parei, também no meio da rua à uma cautelosa distância, tentando entender o “quê” estava acontecendo, e aí, o motorista que estava olhando para cima entrou em seu carro e saiu disparado “cantando pneus”… Curioso, comecei acelerar procurando visualizar o “quê” que o cara estava olhando com tanto interesse e só vi o que me pareceu ser um simples prédio vertical de uns dez andares de altura, com dezenas de janelas acesas à uma distância mais ou menos de um quarteirão, e até pensei comigo que nunca tinha reparado naquele prédio masss, como hoje em dia as construções sobem bem rápido me pareceu tudo normal e, chegando em casa, perguntei em tom de brincadeira se a minha esposa queria ver um OVNI, e levando-a para a frente de casa para que ele visse aquilo que tanto chamou a atenção daquele motorista, ela exclamou assustada: “NOSSA, o QUÊ é aquilo????” Aí em tom de troça lhe disse: “É apenas um prédio, bobinha…” Aí ela disse: “Não é não!! Está se movimentando!!!” Aí que eu percebi que, realmente, o que me parecia ser um “prédio” estava se movimentando e em rápida aceleração ganhou altura e se afastou até se tornar um pequeno ponto no céu, sem que desse tempo sequer para alguma gravação de imagens… Lembrei quase imediatamente de algumas antigas “estórias” de marinheiros que viram imagens de outros navios aparentemente projetadas em nuvens ou na neblina, massss, nunca em noites límpidas, secas e estreladas… Será que aquela nítida e cristalina imagem de um prédio seria um simples “fenômeno natural desconhecido”, refletindo a imagem de algum outro prédio por aí, mesmo sendo em uma noite sem nuvens, límpida, seca e estrelada?????? Conheces algum outro relato parecido ou semelhante????

        1. Não conheço nenhum relato semelhante. Mas poderia ouvir centenas de relatos semelhantes, e isso não me comoveria. Onde estão as evidências materiais disso? “Um prédio” que decola do skyline de uma cidade como SP certamente deixa muitos rastros e é visto e fotografado por muitas pessoas. Não foi o caso aí. Então podemos supor que é mais provável que esse fenômeno seja psicológico do que físico. O cara olha para cima, te passa a sugestão subliminar de que há um óvni. Você mesmo não percebe óvni nenhum, mas a ideia subliminar passa à sua esposa, que por sua vez manifesta isso de forma alucinatória. (Veja, não há nada de terrível em ter alucinações e/ou ser vítima de sugestões subliminares; o cérebro de todos nós é passível desses erros de processamento, como as ilusões de óptica demonstram de forma divertida e indiscutível.) Esse cenário que eu descrevi é mais provável do que um “prédio alienígena” decolar de SP e ser visto por somente 3 pessoas, sendo que elas mesmas têm relatos diferentes sobre o caso — o motorista não sabemos o que viu, você viu um prédio parado, e ela viu um prédio em movimento.

          Alternativamente, pode ser uma combinação de balão com forma incomum e ilusão de óptica (balões sobem naturalmente, e uma falsa perspectiva daria a impressão de ele ser tão grande quanto um prédio). Talvez somente do ângulo em que vocês estavam essa ilusão se manifestava, de modo que ninguém mais viu isso, numa metrópole de mais de 10 milhões de habitantes.

          Agora, se um dia um disco voador — ou um prédio voador — sobrevoar SP, teremos toneladas de fotos e vídeos, que permitirão determinar o movimento exato do objeto pela cidade e sua natureza.

          Abraço!

        2. Pois é, a situação no país está tão grave que até os prédios estão indo embora. Até mais, e obrigado pelos peixes!

  5. O Brasil só exporta café, açúcar, suco de laranja e jogadores de futebol. Não exporta tecnologia porque tem gente como o Salvador que influencia e idiotiza os jovens com teorias fantasiosas e mentirosas da nasa. Pasmem, eu lendo os comentários desse Blog, descobri que o Salvador demorou uma semana para descobrir que um círculo é redondo. Demorou para ele compreender que uma pizza ou um prato, pode ser redondo e plano ao mesmo tempo. Pode isso Arnaldo? Que absurdo.
    Como pode um jornalista de “ciência” ser tão limitado. No começo eu achei que ele estava usando de zueira com os terraplanistas, mas infelizmente, o cara não tem nenhuma noção de geometria básica. Como é que ele vai entender de terra globo ou plana? Só daqui umas 15 reencarnações, quem sabe. Que pena dos jovens estudantes brasileiros.

      1. Não fala assim, Raf. Tão dizendo por aí que burrice é doença mental, e não podemos rir de doentes. Ele é idiota, só isso. 🙂

    1. Cara, não viaja! O Salvador vem perdendo um tempão respondendo com argumentos bem fundamentado a incontáveis posts ridículo dessa turma idiota da Terra plana que vem num blog de ciência falar besteira.
      Até q chegou no limite, e começou responder com sarcasmo aos idiotas para sumirem daqui e deixar o espaço para debates e dúvidas para quem quer de fato aprender um pouco de ciência.
      Esses idiotas tem inúmeros blogs onde vomitam suas sandices, os leitores daqui não vão lá encher o saco, deixa eles lá na idade das trevas, o problema é deles, não estudaram, não aprenderam nada, não se esforçam. Olha o baixo nível intelectual e educacional dessa turma da Terra plana, só por aí já da para ver que não vale a pena nem discutir.

      1. sinceramente acho que ele nem deveria perder este tempo. quem quiser acreditar em terra plana, que acredite e pronto! não há nada que possamos fazer para convencê-los do absurdo, eles estão blindados por apaixonantes teorias de conspirações. estão imunes a argumentos lógicos…

        minha esperança é que a seleção natural das espécies saberá eliminar essas aberrações com o passar do tempo… 😀

        1. Kkkk… a natureza vai dar um jeito
          Existe também a seleção profissional. Que tipo de profissão teria um defensor da Terra plana?
          Não conheço ninguém que tem competência para exercer uma atividade qualquer que seja defensor dessa maluquice.
          Neste caso o próprio mercado já da um pitoco nessa turma que fugiu da escola.

          1. Ele já saiu da USP há um bom tempo. E não era terraplanista enquanto estava lá. Curioso como mudou de opinião depois, justamente quando abandonou a carreira acadêmica e decidiu viver de YouTube… tsc, tsc, tsc.

          2. ABANDONOU, não. “ABANDONARAM”. Ele foi exonerado há uns 3 anos, até onde me consta. Não sei detalhes dos motivos, mas PARECE que o bicho despirocou e teve algum distúrbio mental. Isso explicaria passar a acreditar na Terra plana.

        2. Cara vc tem razão, sou professor, mas acho que o Salvador tem que insistir. Sabe, sou professor, e esta porcaria de teoria da terra plana está convencendo alguns alunos. Com a ajuda do Salvador eu tento convence-los que não é bem assim pois se eu disser que estão completamente errados é pior.

    2. Pelo teor das respostas ao seu comentário, você deve ser um troll recorrente aqui. E, caramba, se quer ter notoriedade utilizando-se da tática troll, faça algo com algum sentido. Como um divulgador da ciência para o grande público pode ser considerado um “idiotizador” de jovens? E os bons trolls são aqueles que mantém respeito com o “alvo”. Gaste seu tempo lendo um livro, meu senhor.

      1. Deve ser o Afrânio. Descobri o endereço de email dele através do famigerado “bug” desta lista de comentários.

        1. Geraldo,
          Não entendi essa sua conclusão de me considerar um “Troll” só porque o “bug” te mostrou o meu e-mail, e ainda mais, apesar do tanto que nós já dialogamos aqui!
          Saiba que o “bug” também já me mostrou o seu que tem um “under Line” no meio.

    3. Francisco, compre um celular com câmera e GPS, um mini paraquedas, uns balões de látex, um cilindro de gás hélio e um rolo de barbante.
      Você verá por si mesmo se a terra é plana ou não. E não sai nada caro. Sai mais barato do que você gasta por mês com dízimo e prostitutas (ou travestis, vai saber).

  6. O ufólogo, pois este inicia suas pesquisas com as conclusões prontas. Muitos cientistas fazem o mesmo quando partem do princípio de que a evidência é furada. Agora uma pergunta de epistemologia: existem evidências inconclusivas ou RESULDADOS inconclusivos?.

    1. Existem os dois casos.
      E nos dois casos, apesar de oferecerem algo, esse algo não é suficiente para uma conclusão.

      1. O que queria dizer com evidencias e RESULDADOS (viu Eu) é que apenas depois de experimentos podemos taxá-los como inclunclusivos. Antes é só opinião.

  7. Sabe o que mais me revolta nisso tudo ? Porque as imagens são sempre ruins ? Hoje em dia as câmeras até de celulares conseguiriam fazer vídeos melhores… vou esperar alguma filmagem de algum caça japonês, ou casos de óvnis no Japão, com certeza vão caprichar mais.
    kkkkk

  8. Já dizia o astrofísico João Steiner, que, dentre todos os astrônomos e astrofísicos que ele conhece, ninguém acredita em discos voadores.

    Pode ser uma indução de eletromagnetismo sobre materiais existentes acima da atmosfera turbulenta noturna, pedaço de meteorito em atrito, ou efeito do avião de caça na velocidade do som, dentre outras coisas.

    Para mim, na história da ufologia, as informações serviram somente para aumentar a vendagem da revista especializada do episódio. Tem todo uma equipe de profissionais que trabalham e precisam sustentar a família.

    Não estou falando dessa matéria do Salvador, que para mim é de suma importância para divulgação da ciência.

  9. Não há alteração na “aura” do objeto e muito menos há movimentação para qualquer direção no foco da câmera – o movimento do objeto é linear sem qualquer alteração de sua posição em relação ao foco da câmera. Portanto, isso é um INSETO (ou sujeira) que ficou grudado na lente da câmera.

    1. Cada um tem uma opinião, mas pela trajetória parece mais um satélite ou ainda outra aeronave em rota obliqua. Alias, parece quase tudo menos um UFO

  10. Como ufólogo aposentado pelo SUS e já abduzido quatro vezes observo que desde Roswell eu não via uma notícias tão pitoresca como essa. Começa na Casa Branca (White House) onde esta localizado o Pentágono que pilotou um “program search for IT” desde 2007 até 2012 quando encerrou e transferiu o que interessava para o Hexágono . O vídeos apresentados são velhos conhecidos e a história foi apregoada pelo Elizondo que tem várias passagem pelo SPC local estando também inscrito na SERASA de Nevada sem contar os inúmeros títulos protestados.Em nevada neva muito. Por trás da trama está o Trump que leva uma parte do que o Elizondo arrecadar (talvez 96%) e alguns ETs que já mangiaram como a coisa funciona aqui.

    1. Parei no “abduzido quatro vezes”. Eu estava lá, e você só foi abduzido três. Não inventa, Osni.

      1. Acho que o Osni Colau tentou foi ironizar a notícia e dizer que esse Elizondo é um pilantra. Concordo com ele.

  11. Gente, definitivamente, o que vocês tem que procurar conhecer e tentar alcançar e quem sabe um dia entender é que existem outras dimensões da natureza.
    Nós humanos estamos limitados na terceira dimensão, do “universo” tridimensional, portanto. Os seres extra-terrestres com certeza tem muito mais sabedoria e conhecimento e conseguem viajar em outras dimensões da natureza porque tem consciência desperta.
    Por favor, vão estudar primeiro como fazer para despertar suas consciências extremamente adormecidas, daí vocês quem sabe, vão aprender sair dessa dimensão limitada em que pensam que vivem. “Simples assim”, mas não é para qualquer Zé Mané Adormecido. Captaram?

      1. Respondendo ao Pallando: Meu caro todas as dimensões da natureza estão aqui e agora, inclusive dentro de cada um de nós. Portanto, as respostas estão dentro de você. Engraçado é que vocês querem conhecer o universo exterior a vocês sem conhecer primeiramente a si próprios. Impossível. Querem conhecer a Lua, as estrelas, Marte, os ETs, etc. Não, não e não, esse não é o caminho certo. Vocês tem que buscar o Auto Conhecimento primeiramente, depois vocês despertarão e conhecerão todo o resto. “Conheça-te a ti mesmo” disse Aristóteles. Procure estudar esse tema: Auto Conhecimento. Comece com o que está perto que depois chegará ao que está longe. Tudo o que contém no macro, contém no micro também. Buscai e achareis…

  12. Pode não ser extraterrestre… Pode ser uma nave terrestre de outra dimensão temporal que rompeu o tecido espaço-tempo quando alcançou velocidade próxima ou superior a da luz por frações infimas de tempo… por isso não pousa ou aparece com tanta frequencia… É o futuro ou outra dimensão de tempo nos dizendo que existem (ou interseções dimensionais)… Visitantes do espaço pousariam pois não faz sentido tanto esforço para nada. Não estou dizendo que visitantes do espaço não tenham existido. Acredito que existiram, pousaram e ficaram passando conhecimento a diversas civilizações em diversos períodos do tempo, mas estas aparições rápidas merecem outra explicação física.

    1. Tecido espaço-tempo é uma novidade formidável. Tempos atrás usava-se tecido de tergal ou ainda gabardini que davam excelente roupas. Vou encomendar uma camisa de tecido espaço-tempo para ver como fica.

        1. Muito obrigado mas no meu caso a vagina fica na bunda. Sou reitor honorável do movimento bunda para todos.

  13. Então, vocês estão querendo dizer que o Pentágono liberou um vídeo falso feito pelos militares? O ceticismo é horrível.

  14. Bem, certa vez abduziram um Astrônomo. No caminho alegou que os seres eram “Homens Fantasiados de Ets”. O Astrônomo entrou na nave e o mesmo alegou que o projeto era tosco. A Nave viajou até uma civilização desconhecida e o Astrônomo alegou que era Hollywood. Na volta meio atordoado, alegou que era um SONHO. Conclusão: os Astrônomos vão negar até o último minuto a existência de extraterrestres, porque quando ELES chegarem, todos os Astrônomos estarão desempregados e de tabela os Ufólogos também estarão. Portanto é natural que Astrônomos e Ufólogos continuem fingindo “uma briga” que mantêm “na verdade” os empregos de cada um.

      1. Só explica uma coisa, como a descoberta de vida extraterrestre acabaria com o emprego dos astrônomos? Estou curioso pra ver algum sentido nisso.

    1. Ao contrário, se comprovarem a existência de extraterrestres vai pipocar vagas para astrônomos. Será uma nova revolução para a astronomia.
      Já os ufólogos nos moldes de hoje vão ser descartado, como foram os alquimistas com o advento da química.

    2. Só não entendi como os ETs irão tirar o emprego dos astrônomos. Tipo, os ETs vão distribuir currículos nas universidades?

  15. A verdade está lá fora.

    Ah, mas lá fora tá um calorão. Não vou lá não. Vou ficar aqui tomando água de côco.
    Abraços

  16. Acredito piamente que exista vida fora da terra. Deve haver civilizações mais atrasadas assim como outras mais avançadas que a nossa. Talvez o fato que não termos contato imediato seja porque estejam estudando o nosso planeta e a nós.

    1. Concordo com a primeira idéia. Talvez haja civilizações, talvez não, mas que tem vida lá fora isso tem. E lá fora pode ser por aqui mesmo no Sistema Solar já 🙂
      Não concordo com a segunda idéia, não acredito que estejamos sendo observados e estudados. Mas, vai saber 🙂

  17. Não é nada, é golpe apenas. E gostei de ver uma empresa inventando merda para angariar de cara uns milhões de dólares americanos.

    https://www.youtube.com/watch?v=448At2Cboh0

    a empresa inventada para enriquecer espertinhos vai muito bem e já tem até como parte da palhaçada fazer uns contatos via telepatia com os aliens que, aliás, nem querem saber de contato algum, coitados.

  18. Caros leitores para os incredulos deixo apenas nomes Corey Good e wullian Tompson, Bob Dean, pesquisem e depois durmam com a luz acesa.

  19. E eu pensando que só as minhas igrejas tiravam dinheiro dos tontos… Meus parabéns aos envolvidos, descobriram um novo jeito de capitalizar os OVNIs! 😛

  20. Deus fez nós os unicos no universo munidos de inteligencia e sabedoria, acredido no elocentrismo nós somos o centro de tudo kkkkkkkk me sinto tão orgulhoso nesse mundo maravilhoso sem guerras sem fome, sem teorias da ” conspiração ” kkkkk, salvador pode se declarar, não espere, a gente sabe que vc já sabe kkkkkk

  21. Vi um ovni em forma de charuto vo ando bem baixo logo acima da copa das arvores da janela da minha Casa. Deu para ver uma luz vermelha, verde e branca piscando no Seu bojo Como tambem escotihas illuminadas Por uma luz interior. Estava voando bem devagar, depois que Passou pela Casa ouvi um barulho. Se era uma nave alienigena ou uma nave secreta da Terra, nao sei. Mas tambem vi, Dias depois uma sonda triangular vermelha com Luzes bran as que subiu e depois desapareceu numa esquina na subida de uma rua em Teresopolis em 2006.

  22. O que mais me admira é o fato de algumas pessoas acharem que a nossa tecnologia atual é suficiente para revelar todos os mistérios do espaço. Todas as teorias de Einstein estão sendo comprovadas uma a uma. Precisamos nos lembrar do espaço-tempo descrito por Einstein, logo, tudo se torna possível em se tratando de viagens intergaláticas, é só uma questão de tempo. Apenas mais alguns anos e a existência de vidas extraterrestres serão confirmadas.

  23. Salva, supondo que um dia um disco voador calhe de pousar e seus ocupantes amigáveis resolvam fazer contato. Eles já declararam que vieram de milhares de anos luz de distância.
    Vc tem direito a uma pergunta, eles vão responder com o máximo de detalhes para te satisfazer.

    Que pergunta vc faria para eles?

    Eu, perguntaria se existe uma forma de viajarmos pelo espaço com velocidade superior a da luz.

  24. Caro Salvador, este “vídeo” – não tenho certeza se é real ou apenas uma “recriação” com diálogo e tudo para dar mais “veracidade” – lembra-me a série Segredos da Nasa. Nesta série documentários – muitas vezes recriados – mostram vídeos parecidos vistos pelos astronautas ou da Estação Espacial ou mesmo durante a corrida espacial e até durante o emprego do saudoso ônibus espacial. E na maioria ou quase na totalidade se revelaram cristais de gelo, flutuando diante das câmeras ou pedaços ou destroços de satélites ou de foguetes que circulam em torno da Terra.
    Mas vamos supor que existam, certo? Como cruzaram as grandes distâncias entre as estrelas? Só para chegarem aqui e ficaram brincando de gato e rato com caças? Ou então descerem em algum ponto da floresta amazônica e assustarem pescadores? Não fere a lógica?
    Seguem algum tipo de primeira diretriz? Por que – e olhe que insisto nisso – não descem direto nos gramados da Casa Branca ou agora, sobrevoem a 25 de março, aqui em São Paulo, ou em frente da Catedral da Sé? Por que sempre tem que ser manchas, e não algo bem visível? OU ocorrer em regiões remotas ou que poucas pessoas veem? Ou será que são muito tímidos? Ou na verdade tudo se resume no “Eu quero acreditar do agente Fox Mulder? Tenho certeza que nesta vastidão é presunção achar que somos os únicos, mas que diabos de primeiro contato é esse que nunca acontece? Ou somos vítimas de uma conspiração? Elas já chegaram, viram que não valia a pena e só deixaram algumas sondas para envio de atualizações? Big Mystery!

    1. Perfeito. Eu adoraria ver um contato imediato com seres de outros mundos, porém temos que ser realistas. Mesmo considerando a existência de vida extra terrestre em um nível tecnológico muito superior ao homem, as distâncias no espaço são gigantescas. Sendo otimistas e considerando que estivessem a apenas algumas centenas de anos luz, seriam centenas de anos viajando pelo cosmo, isso considerando a possibilidade deles atingirem a velocidade da luz (300.000 km por segundo!!) dentro de uma nave espacial! Fatalmente ao longo da viagem eles perderiam contato com o planeta natal deles, cada mensagem demoraria anos para ir e voltar. Considerando possível que eles tenham vencido esse imenso desafio, algo que só uma civilização muito mais avançada que os humanos poderia fazer, eles chegam no nosso planeta e ficam bricando de pega pega com os caças americanos ou se escondendo de um contato ? Não faz realmente o menor sentido.

      1. O seu comentário é ótimo! Eu tenho a impressão de que os OVNIS são, na verdade, experimentos tecnológicos secretos desenvolvidos por seres humanos. São naves modernas que alcançam altas velocidades. Eu acredito em vida em outros planetas, mas dadas as enormes distâncias entre os planetas, o Paradoxo de Fermi para mim é uma teoria bastante realista. Ou seja, até hoje, nenhuma civilização alienígena fez um contato com a Terra e as naves que aparecem nos vídeos são criações humanas!

      2. Realmente não faz nenhum sentido.
        E como não existe nenhuma evidência física que comprove que fomos ou somos visitado por ETs, por enquanto prefiro acreditar na impossibilidade do fato.

        A impressão inicial é a seguinte: quanto mais a ciência avança, mais improvável se torna uma visita de extraterrestres, e ao mesmo tempo, mais provavelmente se torna a existência de vida fora da Terra.

        Mas as coisas andam para frente… a ciência no futuro pode abrir novos caminhos. Por enquanto, esta 0 para os ufólogos e 1 para os exobiólogos.

      3. Não faz mesmo, o que me leva a acreditar que não passam de objetos voadores não identificados, ou Ufos, termo que mais me agrada, e que cedo ou tarde, terão explicações prosaicas. Não que isso invalide aquela famosa frase de Carl Sagan: “Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço”.

  25. Voces deveriam deixar o E-Go-centrismo de lado(xNOR), espiritualizarem o verbom vivo ESTAR, pelo menos por um dia e escutarem o que os J(Y)ONICOS querem lhes dizer.
    nao volto atras em em um yod do que disse aqui e ainda existe muito mais,
    VOU REPETIR COM 1000% DE certeza eles existem e estao entre nos,.
    eu os vi na lua, em marte , titan, talves tenham vindo de venus e imbernam na antartida, criatura 46 b,
    Neuroniios protozoarios gigantes etc. lesmas de olhos eclodidos, urso pohoo, (DHx) e tudo mais.
    abandonem o ceticismo solfista anti modinha, empirico de pseudo-codigo de lero lero em quanto esta tempo..
    A Adducao ja comeciu faz tempo.

    1. Pra quem ja os estudou, Um midelo de NICOLAS TESLA, privavekmente com 150 de evolucao, (GIROSCOPIO CAPACITIVO), produzido por um Neoronio-Celula-Tronco(mutante) gigante, bio-nano-tecnoligia

    2. Nikola Tesla, ca. 1893

      O CARA

      Conhecido(a) por Bobina de Tesla
      Turbina de Tesla
      Teleforça
      Oscilador de Tesla
      Carro eléctrico de Tesla
      Princípio de Tesla
      Ovo de Colombo de Tesla
      Corrente alternada
      Motor de Indução
      Campo magnético rotativo
      Transmissão sem fios
      Canhão de feixe de partículas
      Raio da Morte
      Ondas estacionárias terrestres
      Enrolamento bifilar
      Telegeodinâmica
      Electrogravítica
      Canhão Tesla
       
      SAIAM DO DOMO , E VENHAM PRO PLANETA TERRA

      1. ai falta as secretas e as vendidas para hitler russos e britanicos alem de outros,
        o cara rodou buscando reconhecimento de tecnoligia JONICA.
        ETC

      2. com toda certeza, a simples sugestão da ideia de “terra plana” faria o estômago de Tesla revirar…

      3. Coitado do Tesla, até o bertinho tá usando o nome dele para eclodir os olhos.
        Se abrirem o caixão do Tesla, vai estar escrito: – O bertinho, não !!! kkkkkks

    3. kkkk, adorei sua expressão “olhos eclodidos”!!!

      pretendo utilizá-la num conto de ficção científica que estou prestes a escrever. se me permitir, lógico!!! 🙂 se não, preciso procurar uma expressão equivalente de mesmo impacto, mas vai ser difícil achar uma substituta, viu!!! 😀

  26. Mais uma vez um episódio inconclusivo. Apesar de toda tecnologia atual e do investimento do governo americano. Na adolescência era um ferrenho apaixonado pelo tema e assinante da revista UFOS. Mas, convenhamos: Depois de tanto tempo e com tanta tecnologia atual e ainda capengamos em relatos extraordinários, com fotos e vídeos que não engana uma criança de 05 anos, a paciência esgotou. Prefiro acreditar em Mula-Sem – Cabeça, Saci-Pererê e Lubisomem. Pelo menos fico no mundo da fantasia.

  27. Aquela frase de Carl Sagan continua tendo seu valor.

    “Afirmações extraordinárias exigem evidências extraordinárias”.

  28. Fiquem tranquilos, enquanto existir enganadores, tipo: pentágono e nasa, os clientes trouxas que gostam de serem enganados terão ainda por um bom tempo um prato cheio de idiotices para se divertirem. hehehe.

    1. E enquanto existirem idiotas como você, as vagas de emprego continuarão sendo ocupadas por quem estudou e pretende ser alguém na vida!

      😉

    1. As conclusões não me parecem novas.
      http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/11/20/a-vida-como-ela-era/

      E, de forma geral, o fato de a vida ter surgido depressa na Terra parece sugerir que é comum. Mas apenas PARECE, por ora. Não podemos afirmar categoricamente, porque não se faz estatística com uma única ocorrência. Ela pode ser comum mesmo, ou pode ser rara e coincidentemente aconteceu depressa aqui. A noção de que a vida é comum combina esses fatos do registro fóssil com o princípio copernicano — o de que a Terra é um lugar típico no Universo, e não um lugar especial, como parece ser corroborado hoje pelas pesquisas astronômicas.

      Abraço!

  29. Triste Salvador ver teu blog descer a tão baixo nível, perdendo o respeito e credibilidade cientifica, ao mostrar uma mosca no parabrisa do caça e tratar sobre Ufo. Lamentável.

    1. pera ai, eu li direito??? uma mosca?? no “parabrisa” de um caça???? Voando a 7.000 km/h a 10.000 km de altitude?

      não sou de acreditar em ufos, mas um comentário desse sim é lamentável…

      1. Teve um outro vídeo de UFO uns tempos atrás que foi declarado “autêntico” por um desses grupos e que era uma mosca na câmera. Acho que daí veio a inspiração. 😛

  30. A menos que em uma foto tenha uma imagem nítida de uma nave, ou um etezinho dando tchau, vai ser difícil a comunidade científica validar esse tipo de aparição, pelo simples fato de que não é porque não sabemos explicar que é um ET.
    Na minha opinião talvez seja mais fácil (caso existam) confirmarem vida inteligente analisando a atmosfera através das futuras gerações telescópios capazes de analisarem traços da atmosfera. Não vai ser tão midiático, quanto as pessoas gostariam (a tal foto do Etezinho acima), vai ser algo como uma imagem mais fria, deduzida através de inferência.

    1. Moro no interior de minas,perto de divinopolis,,aqui na cidade. Quase toda noite aparece 5 ate 7 objetos ..no ceu..mas nao da pra observar com binoculos..simples..precisa de algo melhor pra poder ver..mas sao verdade so preciso de um contato pra provar q existe..se souber a quem posso recorrer me ajude..meu tl 37 9 9903 2344,obrigado

  31. A inclinação do horizonte mostra que o caça estava dando uma volta e chama a atenção o posicionamento preciso do objeto exatamente em frente ao caça. Não acho que uma nave alienígena teria algum motivo para se manter, com esta exatidão, em frente ao caça. Me parece muito claro que o “objeto” estava, na verdade, sobre a lente da câmera que captou a imagem. E parece mesmo uma mosca. Faltou um inseticida na cabine do caça.

    1. Não, não era. O pessoal do metabunk está analisando esse material e a conclusão tende a uma aeronave convencional e distante. Mas pelo movimento e pela instrumentação dá para deduzir os movimentos do caça e do objeto. Nada pouco convencional no voo, contudo, e as pontas na imagem parecem ser um lens flare de infravermelho, não a estrutura do veículo. Enfim, o vídeo parece razoavelmente compatível com uma aeronave convencional. Nada nele é radical o suficiente para descartar essa hipótese.

      1. Sim. O vídeo é polêmico mas insisto que a nave alienígena fica de forma não natural exageradamente fixa em frente ao caça. Observe que acontecem pequenas inclinações no horizonte do avião e mesmo assim a inclinação do objeto permanece a mesma na imagem, excetuando a parte final do vídeo onde o objeto faz uma pequena rotação. Para isto ser possível a suposta nave teria praticamente que antecipar as manobras do piloto. Acho mais plausível pensar em algo rigidamente preso ao avião e não uma nave distante.

        1. Não fica, Paulo. Olha as nuvens se movendo ao fundo. A câmera está se movendo para acompanhar o alvo, por isso ela parece fixa. É a tecnologia de travamento da câmera — a mesma que permite os caras atirarem em alvos em movimento.

          1. Não com esta precisão Salvador. Veja outros vídeos de mira e o alvo se mexe e é acompanhado pela mira, fazendo pequenos movimentos em relação a um centro. Além do mais o caça está numa curva longa o que dificulta esta precisão toda. Esta precisão indica que o alvo (a suposta nave) estava incrivelmente fixa em relação ao caça. Mas enfim, acredito que a NASA já deve ter analisado o vídeo e tirado as conclusões. Para mim não passa de algum problema na captura da imagem.

          2. Se o objeto estiver num movimento relativamente uniforme (tipo, outro avião), não é difícil manter a mira.

          3. Os movimentos da caça, objeto e a nuvem são praticamente constantes e invariavelmente uniforme desde o início, da mesma forma como nós aprendemos na velha aula de física na escola.

            De repente, esse objeto, que se parece mais com um chapeuzinho preto faz um giro brusco, volta um pouco e depois vibra como se alguém tivesse tivesse manuseado com algum mouse do seu computador.

            Se fosse uma nave avançada, o formato certamente seria de um objeto muito mais vistoso, com imagens que permitem renderização em todos os ângulos.

  32. Embora seja curioso e interessante, o programa desta start-up não chega a fazer cócegas no oceano de informações concretas de que já dispõe o Governo dos EUA, principalmente, mas também alguns outros Governos, sobre a realidade extraterrestre. Diversas tecnologias cotidianas foram desenvolvidas a partir de tecnologia alienígena capturada. As autoridades americanas possuem uma espécie de ‘parque temático’ ou ‘zoológico’ alienígena, em instalações subterrâneas em Nevada e alguns outros Estados, que incluem naves capturadas ou alienígenas de raças inferiores. Quanto à telepatia, está ao alcance de quem se dispuser a praticar de forma disciplinada, ao longo de alguns anos, uma série de exercícios mentais específicos e abrir a mente para novas realidades. Alguns iogues, praticantes e iniciados de diversas tendências, orientais ou ocidentais, sabem disso. Este mundinho em que aparentemente vivemos é uma pequena fração de toda a gama de possibilidades da realidade universal.

  33. Primeira, o governo americano começou a gastar muito dinheiro do contribuinte americano desde o caso Roswell, ocorrido em julho de 1947 no Novo México (USA), desse contexto até os dias de hoje tudo o que se refere a OVNIS é tratado no nível mais alto de confidencialidade e todas as pesquisas sobre Discos Voadores estão militarizadas. Nem a comunidade científica tem acesso às informações. Outro fato importante advindo dessa situação é que os cientistas de modo geral ao longo de 70 anos praticamente ignoraram as pesquisas na área de ufologia (o tratamento dado a essa área de pesquisa variou da rejeição ao completo desconhecimento de toda pesquisa, os cientistas de modo geral afirmam que as pesquisas na área de ufologia não merecem ser tratadas com seriedade). Só que as situações estão mudando rapidamente e algo precisa ser feito dado uma série de acontecimentos que estão ruindo os pilares seja da dita racionalidade científica ou dos contatos ufológicos com nossa civilização. Se formos fazer um histórico desses acontecimentos, um outro fato importante, é a criação da área 51 no deserto de Nevada. Essa área é uma área militar, fica num lugar muito isolado no USA e é lá que são feitos o que os ufólogos chamam de engenharia reversa de discos voadores. Já há um conjunto de informações que dão uma idéia do que ocorre e é feito na área 51. Os depoimentos mais importantes foram feitos por Bob Lazar, engenheiro que trabalhou na área 51 com engenharia reversa, outro depoimento importante é de Boyd Buschman, igualmente engenheiro, trabalhou muitos anos na área 51 e revelou muitos fatos enigmáticos da área 51. Fora esses depoimentos há muitos outros de autoridades que trabalharam na CIA, no programa espacial Apollo da NASA e de outras autoridades. A maior deficiência dessa questão é o completo desconhecimento das pessoas de assuntos que sempre deveriam ser tratados de forma séria e nunca chegou de fato a ter um tratamento responsável seja pela sociedade ou pela comunidade científica. De outro vivemos na cultura do consumismo oco, onde tudo que é purpurina é festa, só que mais coisas entre o céu e a Terra que são de extrema relevância e ficam na sombra, pois a purpurina ocupou todos os espaços que não deveriam ser ocupados.

  34. E qual a sua opinião pessoal Salvador, é inconclusivo como a análise dos dados, e fica com a dualidade que pode e não pode ser ET, ou vc acredita que não é, ou leva a tender para que seja?

    1. Eu acredito que não seja de origem extraterrestre, mas não descarto que seja, e estou convencido de que, se for mesmo, jamais saberemos, por simples falta de evidências conclusivas.

      1. Vou usar o mesmo raciocínio: Quantas vezes você pegou uma trena para conferir se Estrela tal está realmente a x anos luz?

        1. Nenhuma também. Mas posso te apontar exatamente quem fez isso e como, para você fazer o escrutínio dos dados. 😉

      2. Nenhuma, o fabricante do maior guindaste do mundo me disse que não existe hoje na Terra nada que possa transporta-las até a balança mais próxima.

        1. Legal. Copia e cola o e-mail dele. E aproveita e apresenta o laudo que indicou o peso das pedras, e como eles chegaram a essa conclusão, já que pesá-las, segundo você diz, até hoje é impossível com tecnologia humana.

          1. Independente deste ou daquele, o que me deixa feliz é saber que os cananeus e os romanos detinham essa tecnologia há 2 , 3 mil anos…

          2. E o que me deixa feliz é que, mesmo com internet, você não fazer a mais vaga ideia da tecnologia que temos hoje, que dirá a que cananeus e romanos tinham há 2, 3 mil anos…

        1. Sumiu Dalcin? Volta aqui! Vc tem que responder “de onde saiu o peso das pedras que você alega serem inerguíveis”

          1. “Do Inmetro, que diz que uma delas pesa 1242 t.” Pra dar uma respostinha idiota como essa teve que vir as 4 da manhã, pra não passar vergonha!

    1. Pois é….Alienígenas fizeram uma viagem interestelar para vir até aqui ficar movendo pedras. Faz todo o sentido.
      Avisa o Erich von Daniken que os deuses não eram astronautas, eram pedreiros.

      1. Qnt pensamento binário. Salvador apavorando o cara c retórica cientifica ish, n precisa de guindaste amigos vc olhando para um carro qnts k vc calcula? Mais pesado q uma vaca gorda certo? Imagine uma das pedras do libano.entao da msm forma q vc tem td direito de seguir a linha san tome p o rapaz esta correto na afirmação. Não há guindaste capaz e ponto. Ate porque n é tirar daqui e por do lado.

        1. “Não há guindaste capaz e ponto”

          Ah, agora sim. Argumentos plausíveis. O “PONTO” é irrefutável. Parabéns.

    2. Mil toneladas é mole pra alguns milhares de sujeitos sem nada mais pra fazer a não ser plantar, colher e adorar o rei/faraó/etc.
      Esse era o trabalho do pessoal da época, levar pedra daqui pra lá, de lá pra cá.
      O bicho pega mesmo pra levantar um troço desses, mas como vc disse que são pedras da base não tem problema 🙂

  35. Estão seguindo um roteiro já bem estabelecido. Em primeiro lugar, divulga-se uma imagem difusa (que poderia ser muita coisa ou nada, interessante como as imagens dos UFOs nunca são claras). Depois, revela-se que a filmagem foi feita pelos militares e que ficou muitos anos em segredo (isso dá um certo ar de credibilidade). E, por último, passa-se o chapéu para os incautos. Como dizia a esperta velhinha: “Se alguém engana você uma vez, a culpa é dele. Se engana duas vezes, a culpa é sua”.

    1. Desta vez vou concordar com você. É exatamente isso que me parece. E é por isso que sou a favor da astrobiologia, mas não me entusiasmo com ufologia.
      (E confesso que acho irônica a sua crítica, já que contar historinhas sem pé nem cabeça e depois passar o chapéu é a sua cara.)

      1. Meu caro, não confunda alhos com bugalhos. Sou CRISTÃO, defendo a caridade e os valores morais cristãos. Não faço parte de nenhuma seita pentecostal abjeta…

          1. Nossas contribuições são feitas para atender destinos específicos: os pobres, as adolescentes grávidas e os sem-teto. Você não verá nenhum templo grandioso sendo erguido usando nossas doações…

          2. São causas nobres. Posso dar uma dica? Se vocês encorajarem mais o uso da camisinha, terão menos adolescentes grávidas, e aí vocês podem se concentrar mais nos pobres e nos sem-teto. 😉

          3. Que isso Salvador, pela primeira vez que achei que vocês fosse concordar um com o outro!

            Quanto a ocorrência do OVNI, confesso que estou me me sentido como o bobo da história do Apolinário, quase fui ludibriado! hahha E olha que geralmente eu sou vacinado contra essas coisas! rs

          4. Cara, você não foi ludibriado. É um MISTÉRIO. Não sabemos o que é. Você é livre para pensar o que você acha que é. Até o Apolinário, se quiser achar que é uma aparição de Nossa Senhora, é livre para pensar isso. Só não pode adquirir convicção, porque os fatos objetivos não permitem.

          5. “(E confesso que acho irônica a sua crítica, já que contar historinhas sem pé nem cabeça e depois passar o chapéu é a sua cara.)”

            “São causas nobres. Posso dar uma dica? Se vocês encorajarem mais o uso da camisinha, terão menos adolescentes grávidas, e aí vocês podem se concentrar mais nos pobres e nos sem-teto.”

            Hahahahaha. Putz, deu dó desse Apolinário agora. O sujeito perdeu a oportunidade de ficar calado. Podia ter ido dormir sem essa.
            Por favor, chamem alguém da família dele pra reconhecer o corpo.

          1. Entendo essa sua cisma. Deve ser mesmo um saco ficar entrando em blogs para falar mal dos outros, né? 😛

          2. A Ciência é o que mais assusta as religiões. Assusta muito mais até do que os seus demônios imaginários.
            É somente esse o motivo de vocês crentelhos incomodados perturbarem aqui.
            Mas, podem continuar perturbando cada vez mais. O portal, o blog, o autor e os anunciantes agradecem.

          3. ….não fiquem com invejinhas “fernandinha” e “euzinha”….
            não vou roubar o bofe de vocês duas não….kkkkkkk

  36. Mr Bigelow recebeu 22 milhões de dólares para ter certeza de que somos visitados por alienígenas. Eu tenho muitas certezas em minha vida, só que nunca recebi um “cent” por nenhuma delas. Acho que estou mal de amigos.

  37. O post é esclarecedor. Pelo menos vejo vejo assim. O cara se aproveita do encerramento de um programa de resultado inconclusivo e surrupia os “assets” para uma nova empresa. Este é bom mesmo. Como o Salva bem disse na resposta ao Afrânio, tem gosto e cheiro de picaretagem. Como piccareta que sou entendo bem isso. De uma certa forma vejo uma formidável semelhança com o Elon Musk no início da carreira.

  38. Que Decepção!
    Diminuir a importância do fato e ainda ‘pressupor’ sobre uma estratégia de MKT para arrecadar mais em voos “Exóticos”.
    Ainda bem que, para muitos, a noticia não cheira a novidade. Por exemplo, em 2006 o órgão governamental de estudos Francês tornou públicos os seus estudos (30 anos); em 2008 foi o Reino Unido que liberou para o público seus arquivos secretos sobre aparições de Ovnis dos anos de 1978 a 1987. Chile, Alemanha, Noruega entre outros. E óbvio que 90% dos arquivos liberados deixam mais duvidas que certezas.

    1. Exato. Não tem novidade nenhuma. Nem a tentativa de pegar dinheiro dos trouxas é novidade nessa área.

  39. Não vai dar, vai explodir. Não se fala em outra coisa nos jornais noturnos dos EUA, Europa, etc…
    Vão sair revistas, publicações por todo lado. E vem os Agroglifos de novo, meu Deus.
    Bertinho, vai eclodir e esbugalhar os olhos de todo mundo em duo hexadecimal 2X6=10 nemesys.
    Apô já deve ter sido internado numa hora dessas!
    Os terrapla”bostas” não vão aceitar que os ETs romperam o Domo.
    Os crentes estão em vigília e comunhão total com a volta de Cristo. Finalmente suas preces foram ouvidas.
    kkkkkkkkks, vai ser divertido hoje… que já é amanhã !

  40. Salvador, que procura sempre encontra. Depois desse período com os terrapla”bostas” vai dar B.O. rsrsrs
    Bom, depois disso tudo publicado e escrito, imagino o que vai acontecer com este seu post.
    Provavelmente, até o Gevaert vai te ligar para dizer que “a verdade está lá fora”, e ele já sabia.. rsrsrs.
    Está ferrado, Salvador ! E o Apô, não vai mais dormir. Já deve estar em estado Catatônico!
    Os crentes dirão que é o fim do mundo. Jesus está voltando e chegou o dia ! Apocalipse já.. como predisse Isaías e Daniel…João e…
    Quero só ver o que vai ser liberado para a leitura e alegria de todos nós! kkkkks
    O Eu™ deve estar pronto com a Bateria anti aérea de arquivos X.

    1. Hehehe, eu acho tudo isso aí bem complicado.
      As ocorrências e os vídeos são, como diria Gevaerd, “autênticos”. Mas são inconclusivos. E os caras da To The Stars foram mestres de manipulação da imprensa com a história, fazendo um big splash com isso aí — e pedindo dinheiro pras pessoas no site. Aí é que a porca torce o rabo, como diz o outro.

      1. Pois é…! como diz o meu pai! Vai aparecer de tudo. Estimo mais de 2.000 comentários.
        Acho que vc estava cansado de tanta m…. e… chamou atenção com Sódio Metálico + Água, depois resolveu colocar querosene na fogueira !
        Hoje, que já é amanhã…o Pau vai comer. kkkkks.

      2. Salva,
        Apenas curiosidade…
        Vi seu debate com o Gevaerd e outras vezes que ele entrou aqui na pagina e vcs tiveram uma discussão respeitosa um com o outro apesar das discordâncias. Gostaria de saber qual o tipo de relação que tem com ele, isso se tiver alguma? Pergunto pois uma outra pagina de Ufologia que é do SEF parece admirar bem seu trabalho e vive divulgando seu blog.

        1. Eu tenho uma relação cordial com o Gevaerd. Já trocamos emails na época em que eu estava escrevendo a matéria sobre os arquivos de óvnis da FAB. Temos em comum nosso fascínio por vida extraterrestre. Ele, contudo, optou por um caminho que não é o meu. Eu prefiro a ciência, ele prefere a ufologia. Cada macaco no seu galho. O debate com ele foi energético porque debates têm de ser energéticos para serem interessantes.

    2. Vamos lá Raf.
      Salvador, apesar de postar um texto a respeito de ovnis, não deixa claro se o objetivo é informar ou desestimular uma pesquisa que no meu entender, é necessária por diversos motivos, dentre eles, a própria segurança nacional ( já que existe a probabilidade) dos ovnis serem tecnologia terrestre e claramente não respeita fronteiras.
      Se perto de 6% de casos são inexplicáveis (anomalias) no mínimo, inquéritos multidisciplinares deveriam ser abertos e os resultados deveriam ser divulgados. Agora UM funcionário diz que provavelmente não há nada, o correto é publicar um post cujo caráter tende a difamar a investigação? É o que fazer com os relatos dos outros diversos agentes envolvidos nos avistamentos? Deixar de lado?
      Bom, gostaria muito de ouvir a sincera opinião de vossas senhorias a respeito da necessidade ou não das investigações.

      1. Quanto ao objetivo da empresa buscas lucrar com a ufologia podemos e devemos questionar, mas aí o assunto é outro e tem a ver com o carater dos pesquisadores, correto? Isso tiraria o mérito das evidências?

        1. As evidências, como vimos, são inconclusivas. Você arranjar dentro do governo a divulgação dessas evidências inconclusivas e então sair para abrir uma empresa que diz que vai lucrar fazendo engenharia reversa dessas evidências inconclusivas é, na melhor das hipóteses, ingênuo. Na pior — e mais provável — desonesto mesmo.

      2. Acho que as investigações, como você diz, devem existir no âmbito da segurança nacional. Nesse mesmo âmbito, não devem ser tornadas públicas. E somente se ficasse comprovado que se trata de um objeto de origem extraterrestre o público deveria ser informado. Não acho que qualquer governo deva passar recibo a outros governos de que não tem a tecnologia de uma aeronave que pode acabar sendo terrestre mesmo, só que de outra nação. Iria contra os objetivos de segurança nacional, que são o que justamente os que ensejam investigação.

      3. Penso que deveriam continuar com as investigações. Dar nome e identificar quem faz este trabalho e porquê! Que falem a verdade.
        Vão ter conflitos, discussões, etc…mas todos temos o direito de saber a verdade.
        Existe…,não existe! É terrestre…,não é! Mudará os paradigmas, que mude ! Mas deve ser pesquisado, analisado, testado e divulgado.
        Está na hora de deixarmos de ser crianças. Tem muita gente séria em nosso planeta.
        Muita gente trabalhando para o crescimento de nossa civilização, nossa espécie, nossa ciência.

        1. Então vc concorda comigo que um mistério deve ter um tratamento adequado e este é justamente desconstruir o mistério? É interessante que se construam dispositivos carissimos com o objetivo de investigar mistérios a bilhoes de anos luz daqui e nao tentem esclarecer esses mistérios debaixo (ou acima) de nossos narizes.

          1. Pois é, né? Estranho mesmo é que estudam estrelas há bilhões de anos luz daqui e não conseguem sequer encontrar um submarino desaparecido ou a cura da AIDS!

          2. Concordo em fazer as 2 coisas. São pesquisas diferentes, com objetivos “bemmm!”.. diferentes .
            O que defendo é, o que é feito no CERN e outros Centros e Institutos de Pesquisas de Renome, “Não” haver fronteiras que dividam o conhecimento.
            Somar sempre. Não importa a Cor, Raça, Religião e Nacionalidade dos Cientistas. Não haver fronteiras.
            Somente a Competência do Conhecimento.

    3. Pois é! Quando eu digo que esse blog está se tornando uma sucursal da revista UFO o povo briga comigo…kkk

      1. Eu estou pra ver a revista UFO publicar um negócio dizendo que ufologia não serve pra nada e que os casos são todos inconclusivos. 😛

    4. Os terraplanostros devem pirar nessa hora… tenho certeza q todos eles acreditam em disco voador, mas não sabem explicar como atravessam o domo. Ficam em loop…

  41. Salva,

    Desculpe, mas eu não entendi muito bem!
    Parece que fato ocorreu em outubro deste ano, e no meio do texto você diz:

    “Logo após a liberação dos vídeos, Elizondo deixou o governo, para se associar a uma empresa chamada To the Stars Academy of Arts & Science (TTS AAS), que lidará diretamente com ufologia, entre outros temas exóticos, e distribuiu os clipes à imprensa.
    O site da startup está no momento pedindo recursos de investidores e já arrecadou mais de US$ 2 milhões.
    Uma circular de oferta de ações datada de 29 de setembro, a que a Folha teve acesso, detalha alguns dos projetos da empresa ………..”

    E no último parágrafo você diz:

    “Eles produziram pilhas de papel. Depois de tudo isso, não havia nada que pudéssemos encontrar. Foi encerrado só por essa razão.”

    Pergunto: Eu não entendi o texto ou projeto nasceu morto?

    1. Afrânio, você está misturando os canais. O projeto do governo andou de 2007 a 2012. O Elizondo chefiava essa joça lá. Aí, dois meses atrás, ele decidiu sair do governo. A última coisa que ele fez foi fazer andar o processo de desclassificação dos vídeos. Aí saiu e entrou nesse projeto da TTS, que tem cara, gosto e cheiro de picaretagem. Ficou como se os vídeos tivessem sido obtidos pela TTS com o governo e agora divulgado. Os vídeos são antigos, o projeto do governo é antigo (2007 a 2012), mas a empresa privada que está pedindo dinheiro pras pessoas na internet é nova.

  42. É inconclusivo, mas as imagens são incríveis. Realmente não sei o que pensar. Um OVNI com certeza! Mas se isso se portou da forma como descreveram os controladores de voo e os pilotos, com uma aceleração estonteante dessas, alcançado inimagináveis 7.000 km/h no radar, tenho que admitir que não consigo parar de pensar na tentadora ideia de, talvez, seja algo de outro mundo! Kkkkkk Só para constar, os aviões mais velozes já construídos chegaram a que velocidade?

    1. Mas as imagens não mostram nada andando a essa velocidade. E o radar também não pegou nada andando a essa velocidade. O que o radar pegou foi o objeto sumindo de um lugar e reaparecendo em outro lugar. Fazendo as contas do tempo de deslocamento, daria essa velocidade fantástica. Mas ninguém testemunhou o objeto viajando a esta velocidade.

      1. O que por si só ja é intrignte…
        Como algo que esta aqui nesse instante, no instante seguinte está la longe?!
        heheheh

        1. Supondo que seja o mesmo objeto, seria intrigante. Se for só um sinal falso de radar, não muito. Apenas uma tecnologia que, desconfio, todo governo gostaria de ter. 😛

      2. O problema a meu ver é que mesmo que os governos soubessem que esses ovnis fossem extraterrestres, não admitiriam isso publicamente pois isso teria implicações religiosas e filosóficas que poderiam gerar convulsão social e se não forem extraterrestres, são segredo militar, pois civil com certeza as naves não são.

        1. Bem, governo fazem guerras, e poucas coisas causam maior convulsão social que guerras. rs

      3. As imagens mostram um objeto desconhecido por pilotos militares utilizando um F-18.

        “O que o radar pegou foi o objeto sumindo de um lugar e reaparecendo em outro lugar.”

        Isso por si só já é estupendo, algo que nem os olhos puderam captar, apenas os equipamentos eletrônicos.

        1. Mas algo que também pode ser dois fenômenos diferentes, ocorridos aproximadamente ao mesmo tempo, que geram um sinal de radar. De novo, não dá para concluir. Podia ser um teste de equipamento militar alheio envolvendo uma aeronave que gera falsas imagens de radar, por exemplo.

          1. Salva, vou apenas me ater aos relatos e aos supostos fatos:

            1. O cruzador da marinha americana USS Pricenton detectou o sinal anômalo na tela dos radares.
            2. Os pilotos dos caças F-18 foram acionados para irem até as coordenas investigarem a ocorrência.
            3. Os pilotos se depararam com essa coisa do vídeo.
            4. O comandante Fravor, um dos pilotos dos caças F-18 que avistaram o objeto, declarou que, ao tentar se aproximar do mesmo, essa coisa realizou manobras extremamente rápidas e desapareceu.
            5. Após o avistamento, segundo os dados do radar do USS Princenton, o objeto percorreu uma distância de 100 km em cinco segundos, ou seja, supostamente chegou a velocidade de quase 7.000 km/h.

            Os dados são dos radares do USS Princenton, somados aos relatos do piloto que, inclusive, jocosamente, afirmou que gostaria muito de voar naquela coisa, são muito curiosos.

            Pelo relato do comandante Fravor, supostamente, ele avistou a coisa acelerando a 7.000 km/h, não?

            Podemos então questionar:

            1. Um possível defeito no radar ou interferência de alguma fenômeno não explicado.
            2. O comandante Fravor está realmente falando a verdade?
            3. A imagens são verdadeiras?
            4. É possível que esses elementos fosse todos forjados?
            6. Aliens?

          2. São duas coisas diferentes. Este vídeo aí não é do episódio do Fravor. É de época e localidade desconhecidas. Ou seja, divulgaram o vídeo, mas não falaram nem de quando, nem de onde.

            Um vídeo — ainda mais sem graça — do episódio do Princeton está no site da To The Stars. Eu não o incluí porque ele tem uma marca d’água e eu realmente não queria fazer publicidade desses caras, que juntaram US$ 3 mil só no período entre eu começar e terminar de escrever o texto. Mas não há qualquer movimento realmente radical ou inexplicável nele, como nesse também não.

            Por fim, sobre o relato em particular de San Diego, o USS Princeton passou duas semanas registrando o objeto antes que os caças se aproximassem para procurá-lo. Supondo a hipótese extraterrestre, esses caras definitivamente não estavam com pressa. E não sei se extraterrestres respeitariam os limites das águas internacionais como esses objetos aparentemente fizeram. E não, o Fravor não viu o objeto se deslocando a 7.000 km/h. Ninguém *vê* isso, por sinal. É rápido demais para você estimar a velocidade com alguma precisão. Ele viu o objeto se deslocar a grande velocidade, mas não foi no mesmo movimento em que, por radar, supuseram essa velocidade de 7.000 km/h.

            Enfim, como sempre digo nesses casos — e vale para a noite dos discos voadores de 1986 no Brasil, e para os episódios da Operação Prato, e para tantas outras ocorrências –, são episódios misteriosos e verdadeiros. Esses pilotos viram alguma coisa, o radar registrou alguma coisa, havia alguma coisa lá. Mas não temos a menor base para imaginar que fossem extraterrestres. Esta é, no limite, apenas uma possibilidade, dentre tantas outras, que incluem fenômenos naturais, aeronaves convencionais de outros países com tecnologias novas, mas não inconcebíveis (como gerar ecos falsos no radar), e enganos da parte dos observadores na hora de estimar velocidades, movimentos e tamanhos — acontece.

            Os vídeos em si não mostram nada fora do alcance das tecnologias de aviação atuais.

          3. Entendi. Noto agora que estão deliberadamente misturando os elementos (videos, ocorrência e relatos). Enfim, não preciso ser cético para perceber que se estão fazendo essa confusão toda é porque querem propagar a desinformação e, portanto, esses caras não tem compromisso com a verdade. Se não estão preocupados com a verdade, estão agindo com má-fé para criar um espetáculo. Uma pena que eu perdi meu tempo com isso.

          4. Não seja tão duro consigo mesmo.
            Os casos são interessantes. O relato do piloto ao NYT é intrigante mesmo. Eu gostei de ter lido. Vai saber o que foi. No lugar dele, eu talvez acreditasse em discos voadores.
            Agora, não podemos confundir esse fato com a malandragem envolvida na divulgação orquestrada desse material e dos interesses financeiros por trás.
            E não podemos também perder de vista que, no fim das contas, o que a ufologia te deixa é com uma crença, não com um conhecimento estabelecido.
            Se você convive bem com mistérios (é o meu caso), pode apreciar os relatos pelo que eles são e seguir em frente. Se não convive, acabará transformando isso numa crença e entrará na cerca dos ufólogos, que transformam de maneira malandra dados inconclusivos em uma conclusão, baseada em fé.

          5. Acreditei que os relatos dos pilotos, os dados do radar e os videos se somavam para contar uma mesma história e cá estou eu descobrindo que não é lá bem assim. A história já era incrível demais para se levar a sério, então eles misturaram as coisas para torná-la mais convivente.

            O que mais pode ter sido inventado ou manipulado?

            Diante disso me reservo no direito de duvidar da palavra dos pilotos e questiono se o relato que eles deram deram ao NYT não foi feito visando outros interesses.

            Veja pelo lado bom, para mim já não resta nem a dúvida para conviver, até porque, um simples relato não prova nada. Vai saber porque os pilotos inventaram essa história.

            Foi bom para eu ficar esperto. hehehe

          6. Hehehe, beleza. Assim como você pode achar o que quiser, pode achar que é tudo zoeira mesmo.
            O bom da ciência, aliás, é isso; ninguém precisa acreditar na palavra de quem quer que seja. Um cientista diz que o resultado do seu experimento deu A. Se outro replicar o experimento e der B, algum dos dois mentiu ou fez algo errado. Se vários cientistas replicarem o experimento e der A, temos mais confiança de que A é a coisa certa. Mas estamos sempre dispostos a ter mais um cientista checando os resultados para ver se, desta vez, vai dar B. E existe um prazer incrível em ver experimentos que a gente esperava que dessem A e dão A mesmo. Pensa nas ondas gravitacionais, que Einstein disse que ia dar A há um século. E deu A mesmo, cem anos depois. A ciência é o único meio seguro de fazer predições para o futuro com alta chance de acerto. O resto é conversa fiada. 🙂

          7. Exato.

            Vou dar outro exemplo, se alguém interfere numa investigação policial, manipula as provas, todo um inquérito pode ser anulado e um criminoso pode acabar sendo beneficiado ou um inocente pode se dar mal.

            A imparcialidade das observações, da análise das provas e das conclusões nos aproxima da verdade, o que é fundamental para o convencimento das autoridades.

            Se algo está foi mexido e retirado propositalmente do lugar pelos investigadores todo um trabalho investigativo se perde, é o que aconteceu aqui. O ex-oficial do pentágono deu um embanana nos casos de OVNI para dourar a pílula.

            No mais o temos de concreto? Apenas o relato de um suposto avistamento de OVNI. Não sou obrigado a acreditar. rsrs

          8. Aí vem minha pergunta: quem estaria alterando os fatos? Com que objetivo?

            E uma única resposta me vem à cabeça: ALIENS!!!

            Hehehehe, brincadeira!!! Só que não consegui resistir! 🙂

      4. Mas esta velocidade de 7.000km deduzida é um boa evidência, e cientifica!
        (Δd) / (dt) = Vm

        Salvo melhor juizo, a maior velocidade de um avião na atmosfera foi de um X-15, de 7.273km/h (Mach 6.7) a quase 32km de altitude, em 1967.
        O Space Shuttle atingia velocidades maiores, de até 28.000km, mas isso era praticamente na exosfera, a mais de 300km de altitude.

        1. Seria uma boa evidência se o radar tivesse registrado o deslocamento. Não registrou. Podemos supor que fossem dois objetos, um sumindo do radar e outro aparecendo; podemos presumir que o segundo sinal de radar era um falso positivo (já que os caças jamais chegaram a ver o objeto nesta última posição); e por aí vai. Há várias possibilidades que não exigem uma velocidade de 7.000 km/h. Lembrando que o problema não é tanto a velocidade aí, mas a aceleração. Para ir de uma baixa velocidade a 7.000 km/h num instante, a aceleração tem de ser brutal. Se for uma aeronave de qualquer tipo (o que não é nada garantido), alienígena ou não, ela deu um jeito de abolir a lei da inércia, ou, no limite, é não tripulada.

          1. Mas aí que desperdício de buraco de minhoca, né? Mas os malucos da To The Stars falam em buracos de minhoca, com “engenharia de métrica do espaço-tempo”. 😛

          2. verdade… ou eles podem ter descoberto uma forma muito fácil e barata de gerar buracos de minhoca, e nem se importam de desperdiçá-los para se deslocar só por algumas centenas de metros, para colocar “minhocas” nas cabeças de seus observadores primitivos… 😀

        2. precisamos ir com calma… pode ser uma tecnologia perfeitamente terrestre, com o objetivo de tentar gerar informação falsa em radares. se este for o fato, nada extraordinário aconteceu, só nos deparamos com alguma tecnologia inimiga (e de qual inimigo, é a pergunta que deveríamos estar nos fazendo!!!) capaz de enganar radares.

    2. pode não ser material também… uma sombra ou holograma atingiria estas velocidades com acelerações absurdas tranquilamente, já que sombras e hologramas não possuem inércia… 😀

Comments are closed.