Colisão de asteroide pode ter estimulado vida

Acredite se quiser, mas o impacto de asteroides com a Terra pode ser bom para o surgimento e a evolução da vida. Principalmente se você for um micróbio.

É o que sugeriu a astrobióloga canadense Haley Sapers, da Universidade McGill, ao apresentar seu trabalho durante o II Workshop de Astro e Paleobiologia, realizado no início da semana na USP, em São Paulo.

Seria isto igual a injeção? Dói, mas é para o bem da vida no planeta?

Parece um contrassenso (ou um contra-senso, se você, como eu, é mais fã da antiga ortografia portuguesa). Afinal, todos sabemos que impactos de asteroides são responsáveis por pelo menos uma grande extinção da história terrestre (e possivelmente mais). Colisão de bólidos celestes mais mata que cultiva.

Mas Sapers aponta que ninguém pensa nos potenciais efeitos positivos de uma colisão. “Qualquer impacto num alvo rico em água, como a Terra ou Marte, irá gerar atividade hidrotérmica pós-impacto, caracterizada por desequilíbrios químico e térmico capazes de dar suporte a metabolismos microbianos”, diz.

Sapers também afirma que o choque cria produtos geológicos singulares, como vidro e rochas cristalinas, que poderiam servir como substratos microbianos e habitats dentro das rochas.

Isso sem falar no potencial que asteroides e cometas tinham ao trazer compostos orgânicos para a Terra.

UMA HISTÓRIA DE ORIGEM?

Poderiam ser os impactos os geradores da química que leva ao surgimento da vida, para começo de conversa? Sapers nos lembra de que a Terra passou por uma época de colisões constantes entre 4,2 bilhóes e 3,8 bilhões de anos. Quando as coisas se acalmaram, a vida surgiu (os registros fósseis mais antigos confirmados datam de 3,48 bilhões de anos, como reportou ontem o Mensageiro Sideral).

Será que os impactos forneceram as condições necessárias para que a vida florescesse em nossos planetas?

Ainda não dá para dizer. Mas Sapers sugere que uma boa estratégia é as futuras missões astrobiológicas continuarem estudando, em outros planetas, crateras de impacto. Isso já vale para o jipe Curiosity, que trabalha no interior da cratera Gale, em Marte, e deveria influenciar a escolha dos locais de estudo do rover europeu ExoMars e da futura missão de solo da Nasa marcada para 2020.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Complementando: também é bom ver como pode a vida inteligente ter surgido e evoluído ao ACASO. Em tempo: sou pesquisador nessa área. Minha cosmovisão é cristã. Mas aberto à discussão e ao debate, pois se entendemos nossas origens, melhor compreendemos a realidade em que vivemos, e o destino que nos aguarda.

  2. O debate é muito interessante, pois envolve a origem da vida. Sugiro aos internautas que leiam o livro A CAIXA PRETA DE DARWIN, do Dr. em bioquímica, Michael Behe. Editora Zahar. E vejam se uma única célula, com seus componentes indispensáveis à vida, pode ter surgido POR ACASO, de um choque de asteroides. Ou de um organismo unicelular (ex. ameba). Talvez começando pelo microcosmo (a célula) possamos entender melhor a origem da vida (e também do universo macro). Cheguei atrasado, mas cheguei rsrs

  3. A Ti Senhor Deus de Abraão , Isaque e Jacó toda a honra e toda Glória. Criou tudo e por ninguém foi criado ! E o homem passa sua vida inteira indo atrás do vazio e quando o Senhor o deixou a palavra e seu espírito. Eis a fé ! Isso que nos une ao Senhor , que nos fortalece a cada dia.. Não me interessa se os cometas se colidiram e criaram o mundo.. Se colidiram e se foi verdade , foi pela vontade e ordem do Senhor Todo-poderoso.

  4. Caraca como só tem maluco aqui de acreditar nessa outra maluca que diz que uma explosão gera vida, todos sabem que explosão só gera destruição.

  5. Então pensem(pensadores) – A vida evolui assim: vc se torna planta. Vc se torna inseto. Vc se torna passaro. Vc se torna pessoas(homem e mulher) . Vc se torna isso ou aquilo. Claro – tudo de forma natural – Prefiro acreditar num ser supremo que governa tudo isso

  6. esses que não creiam em DEUS já se olharam pra dentro de si mesmo e se perguntaram?porque sou ser perfeito, porque em mim está todos os cinco sentidos necessário,porque se a própria natureza atesta que existe um criador de todas as coisas
    a ciência é necessária mas não está acima daquele que é onipresente,onisciente, onipotente
    falo do SENHOR DEUS a quem todos nós daremos contas um dia

    1. Mauricio isso mesmo.. O pior é a falta de foco , de posicionar a nossa inteligência no que nos dará o retorno aqui e na eternidade. Pra mim o que importa mais é a restauração de vida , é como explicar vários aidéticos ficarem curados , curas que na visão da medicina eram impossíveis , viciados deixando o vício , homossexuais deixando o comportamento errado , famílias restauradas , isso sim é que vale a pena saber o motivo..

  7. BOM seria se todos cooperássemos para a realidade venha limpa para todos ser a mesma.
    Um dia em que NADA existia, nada se transformava, portanto houve uma CRIAÇÃO, e possivelmente, em concordância de nós todos!
    Talvez seja este o ponto para RELIGAR.

  8. De fato , talvez exista mesmo vida fora da terra .Se extraterrestres existem e vierem nos visitar , talvez escolham a cidade de São Paulo.Nesse caso , após encontro com nossas autoridades , eles descobrirão que sua nave foi roubada e acabou em um desmanche.

  9. Se a vida surgiu na Terra a partir de condições propiciadas pelo impacto de um meteoro, isto é um detalhe dentro da tarefa maior, que é descobrir o processo de surgimento dessa vida.

  10. Acredito na ciência e em Deus, nunca vou deixar de acreditar em Deus pois já presenciei um caso de exorcismo na minha família, não foi em nenhuma dessas igrejas que roubam ou aquela que tem vários pedófilos, foi de baixo do meu teto ! Infelizmente tem outros casos na família que mais parece filme de terror, acredito também na ciência pois ela está presente nas nossas vidas diariamente !

    1. Sim Rodrigo, os demônios são mais reais que nosso mundo físico! e se camuflam na ideia humana de inexistência.

      1. Pois é Cícero!!!

        Realmente estou convencido de que o capeta existe!!!

        Vc a prova viva desse fato: o capiroto, o pé preto, o mochila de criança, o chão frio, o mancha de batom na camisa branca, o esposa zangada, o fechadura quebrada, o mensalão descoberto, o bateria arriada, o salto quebrado, o chuveiro frio, o mala quebrada, o indigestão pós feijoada, existe!!!

        Veja quantas mentiras e quanta ignorância vc difunde com suas ideias toscas.

        Se o capeta é o pai da mentira, ele é o inventor do criacionismo.

        1. Falácia da ignorância.
          Eventos reais; a princípio inexplicáveis; não são ficção.

          Na própria ciência há vários eventos não compreendidos ainda em diversas áreas naturalistas, porque seria diferente para o mundo espiritual invisível?
          A própria TE em suas inúmeras etapas é desconhecida, simplesmente “aceita-se” a priori, as especulações transformistas de Darwin, e ainda ousam chamar de ciência!

          A existência de seres puramente espirituais não repugna à razão, …ao contrário do mito darwinista. O próprio Deus nos incita a usar a razão:
          “Vinde e argui-me diz o Senhor… estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”,

          Mas a existência do mal em todas as suas formas é notória desde os primórdios da humanidade, com aumento significativo hoje.
          A tentação universal em pecar, até em pessoas tementes a Deus, é explicada pelo ataque pessoal constante. O mal não pertence a categoria de força impessoal como se supõe. A gravidade, magnetismo, radiação são forças impessoais, mas não incitam pessoalmente. O mal por sua natureza interage com o intelecto e vontade.

          Pessoas que cometem atos insanos, degradantes e terrivelmente hediondos sabemos ser possessão/opressão e muitos casos de epilepsia também, várias causadas p/influência diabólica, pois pessoas normais e sãs não teriam tal comportamento. Algumas precisam até ficar amarradas.

          A tradição humana antiga e até hoje confirma esses fatos que, numa sociedade, se transmitem de maneira viva de geração a geração.
          A existência de milhares de religiões falsas e seitas comprova a existência de um grande enganador.

          Se fossem mitos inofensivos, não seriam tão temidos e comentados negativamente desde a antiguidade. O maior trunfo do diabo é se fazer por superstição aos humanos.
          Não só homens da bíblia, mas homens sábios da antiguidade e hoje não negam esses seres.
          Jesus e os apóstolos tiveram muitos embates com demônios, e hoje não é diferente para muitos cristãos genuínos. Prove que estão mentindo ou estavam muito enganados??
          Por que o ateísmo estaria certo??

          1. ” … Blábláblá mito darwinista blábláblá … ” ow kra decide … Ora você faz questão de se desfazer da TE e seu criador ora você cita alguma coisa que Darwin teria dito e que entra em concordância com suas viagens.

            kra você tem dislexia, não há coerência nenhuma entre o que você falou e esse versículo. Rsrs!

          2. Não Cícero não é um ad ignorantiam é um ad hominiem mesmo!!!

            Pouco me interessa se o capeta ou os deuses existem ou não.

            Até o momento nenhum deles apareceu na minha frene e disse: OI SOU UM DEUS/UM DEMÔNIO.

            Olha Cícero, o que me convenceria era um possuído/iluminado revelar meus mais íntimos segredos.

            Ai eu daria uma abertura para crer nessas coisas.

            No mais, o resto de seu post é uma encheção de linguiça sem fim. nem me dei ao trabalho de ler…

            Mas sério, vc presta culto ao seu grande enganador. Por isso sentará no colinho do capeta.

            Como cientista e atualmnete advogado eu sempre busquei a verdade, doa a quem doer, ainda que vá contra tudo o que eu tenha feito. É verdade, me curvo diante dela.

            Não aceito sua religião como verdade.

            Para mim, tudo que vc acredita é mais uma doença da alma e da mente que uma fé em um deus verdadeiro.

            Sua crença é fundada na culpa, no temor, no erro, na mentira, na enganação, na ignorância, no ódio, na intolerãncia e na falta de ética e moral, pois pregar o que vc prega e antiético e imoral.

            Sem falar que a sua fé é tão debilitada que vc precisa PROVAR a existência de seu deus da mentira, lutando contra tudo e todos que se opõem a sua ideologia.

            HOMENZINHO DE POUCA FÉ!!!!

          3. No mais Cicero: ESTOU ME LIXANDO PARA ATEÍSMO!!!

            Como toda ideologia (COMUNISMO, ANARQUISMO, CAPITALISMO, CRISTIANISMO, BUDISMO, ISLAMISMO, JUDAÍSMO, DARWINISMO SOCIAL E OUTROS ISMOS) é coisa de idiota, COM A QUAL NÃO ME PREOCUPO NEM UM POUCO.

            Meu compromisso é com a ciência e com a verdade e não com ideologias estúpidas como é o seu.

          4. Elyson,
            “Olha Cícero, o que me convenceria era um possuído/iluminado revelar meus mais íntimos segredos.
            Ai eu daria uma abertura para crer nessas coisas.”

            O que eu possa dizer-te no momento é que Deus aceita desafios!

            O iluminado é só Jesus Cristo e só Ele sabe tudo de ti.
            Mas vou orar e pedir a Ele que até o final desta semana te de uma revelação/sinal vindo Dele, por algum meio, alguém ou se Deus me mandar dizer-te algo, entro no seu blog e contato…

          5. To pagando pra ver…

            Esse era o teste que faziamos quando eu frequentava meu quase rabinato, para saber quem estava de fato possuído.

            Se o ser revelasse os seus mais íntimos segredos (dquele jeito, ao estilo de “O Ritual” – grande filme), realmente era um ser do mal. o cabra estava possuído de verdade.

            Sabe quando isso aconteceu? NUNCA.

            Jamais alguem revelou os mais íntimos segredos de nenhum de nós. E, os mantenho íntimos, assim como meus antigos companheiros mantiveram os seus, por uma questão de, um dia, recebermos uma revelação dessas.

            Se tal circunstância ocorresse, eu seria honesto o suficiente para admití-la.

            O mal existe? Sim, existe e é forte. O bem existe? Sim existe e é forte.

            Mas ambos estão dentro de nós e, de uma forma mais ampla, são as forças que equilibram o universo em seu ciclo de criação/destruição.

            Sem considerar qq forma de misticismo, um jamais destruirá o outro.

            Outra coisa que me convenceria da existência de espíritos é a seguinte:

            Muita gente morre e desaparece certo?

            Quero ver em uma sessão com psicografia uma alma dizer: “Olha eu sou o fulano, pai, filho, irmão de sicrano. Meu corpo está em tal lugar.”

            Bem, se forem lá no local, acharem o corpo ou o que restou dele, fazerem DNA e “bater”, eu me convenceria.

            Isso realmente me traria o convencimento de que o outro lado existe. Independente se fosse uma revelação diabólica ou divina ou de um “espírito desencarnado”.

            No mais, o que ví até hj foi só balela e transtornos mentais.

            Por que um demônio teria medo de cruz, de Jesus ou da virgem Maria?

            Ele não temeria a imagem de Krishna ou o nome de Buda? Não temeria um sutra ou uma leitura do Corão ou uma estrela de Davi ou mesmo um patua do Candomblé? Por que não temeria o nome de Osiris, Tupã e Odin?

            Pois é, já vi exosrcismos indianos eos “demônios” tem medo do nome de deuses locais, como já vi exorscismos cristãos e os “demônios” temem Jesus, os santos e a Virgem Maria e exorcismos judaicos nos quais os “demonios” caem sob o Magen Davi e sob as Tábuas da Lei.

            No México temos “demonios mexicas”, que até falam na lingua indígena (detalhe muita gente conhece o idioma mãe ainda). O interessante é que temem os nomes e símbolos do catolicismo e os nomes e símbolos astecas.

            E, o mais engraçado nisso tudo é que os supostos demônios não temem coisas de outras religiões, pois, conforme a cultura do possuído, os “demônios” temem a religião em que este foi criado.

            Seriam os demonios aculturados? Muito estranho!!!

            No mais, quer acreditar em um criacionismo: acredite no indiano. Ele é cíclico e eterno. Os deuses nascem e morrem com o universo.

            É bem mais coerente que o semita que tem início, meio e fim e se assenta em uma entidade que é eterna, como se fora do universo, ou ao fim dele ou antes dele, a eternidade fizesse sentido.

            É isso Cição estou aberto a revelações.

            Não nego seres metafísicos; apenas não tenho evidências que me convençam de sua existência.

  11. Em geral damos mais importância ao surgimento da vida animal e se esquece da vegetal, na qual deve ter dado sustentação e condições ao surgimento da animal. Não se especula que a vegetal tenha origem interplanetária e também não temos um elo que as unem num processo evolutivo.

  12. Mais uma entre milhares de outras teorias sobre o surgimento da vida, ou seja, mais um blá blá blá pra boi dormir.

  13. Plasma criador da mente
    É pelo fluído mental com qualidades magnéticas de indução
    que o progresso se faz notavelmente acelerado.
    Pela troca dos pensamentos de cultura e beleza, em dinâmica
    expansão, os grandes princípios da Religião e da Ciência, da
    Virtude e da Educação, da Indústria e da Arte descem das Esferas
    Sublimes e impressionam a mente do homem, traçando-lhe profunda
    renovação ao corpo espiritual, a refletir-se no veículo físico
    que, gradativamente, se acomoda a novos hábitos.
    Épocas imensas despendera o princípio inteligente para edificar
    os prodígios da sensação e do automatismo, do instinto e da
    inteligência rudimentar; entretanto, com a difusão do plasma
    criador oriundo da mente, em circuitos contínuos, consolida-se a
    reflexão avançada entre o Céu e a Terra, e os fluídos mentais ou
    pensamentos atuantes, no reino da alma, imprimem radicais transformações
    no veículo fisiopsicossomático, associando e desassociando
    civilizações numerosas para construí-las de novo, em que
    o homem, herdeiro da animalidade instintiva, continua, até hoje,
    no trabalho progressivo de sua própria elevação aos verdadeiros
    atributos da Humanidade.

    1. Cara, você deve ter vindo de outro planeta, pois eu acho que niguem entendeu onde você que chegar! Aterrisa primeira, depois se certifique que você está vivo!!!

  14. Então a vida no universo é mais simples do que se pensa!!! Quantos planetas e asteroides já se encotraram por estas galáxias afora!!!

    1. MUITOS, E ESTAMOS TENDO PERTO DE NOSSA GALAXIA O INICO DE UMA NOVA, MARAVILHOSO SABER QUE A GLOBO NOTIFICOU O SURGIMENTO DE UM NOVO SOL E UMA NOVA “TERRA”
      HAMATIS FALA SOBRE O PLANETA INTRUSO.

  15. pena ver a ciência em desespero atirando por todos os lados na utópica explicação pelo surgimento da vida, tornaram se como loucos.

    1. Leon, você confunde o modus operandi da ciência com desespero. A ideia é mesmo atirar para todos os lados. A ideia que parar em pé vence, e aí o processo começa de novo, cada vez chegando mais perto da verdade, sem nunca resolver totalmente as questões. Comprovadamente funciona.

      Mas, claro, tem uma alternativa. Você só tem uma ideia, atira para um lado só, e tenta empurrá-la goela abaixo, mesmo que não seja verdadeira. Só que aí já não é ciência. É outra coisa… será que você sabe o que é?

  16. Esferas espirituais
    Muitos comunicantes da Vida Espiritual têm afirmado, em
    diversos países, que o plano imediato à residência dos homens jaz
    subdividido em várias esferas. Assim é com efeito, não do ponto
    de vista do espaço, mas sim sob o prisma de condições, qual
    ocorre no globo de matéria mais densa, cujo dorso o homem pisa
    orgulhosamente.
    Para justificar a nossa asserção, lembraremos, em rápida síntese,
    que a crosta terrestre, na maior parte dos elementos que a
    constituem, é sólida, mas conservando, aqui e ali, vastas cavidades
    repletas de líquido quente ou de material plástico.
    Guarda o orbe grande núcleo no seio, e que podemos considerar
    como sendo plasmado num aço de níquel natural, revestido por
    grossa camada de rocha basáltica, medindo dois mil quilômetros,
    aproximadamente, de raio, no tope da qual, ali e acolá, surgem
    finas superfícies de rocha granítica, entre as quais a face basáltica
    está recoberta de água. Mais ou menos nessa superfície, residezona mais apropriada para indicar o limite do solo que é, conseqüentemente,
    o leito do oceano.
    Temos, desse modo, os continentes do mundo, como ligeira
    película, com a propriedade de flutuar, à maneira de barcaças
    imensas, sobre o maciço basáltico, película essa que mantém a
    espessura de cinqüenta quilômetros, em média.
    Encontramos, assim, na constituição natural do Planeta, desde
    a barisfera à ionosfera, múltiplos círculos de força e atividade na
    terra, na água e no ar, tanto quanto nos continentes identificamos
    as esferas de civilização e nas civilizações as esferas de classe, a
    se totalizarem numa só faixa do espaço

  17. Fluído vivo
    No plano espiritual, o homem desencarnado vai lidar, mais
    diretamente, com um fluído vivo e multiforme, estuante e inestancável,
    a nascer-lhe da própria alma, de vez que podemos defini-lo,
    até certo ponto, por subproduto do fluído cósmico, absorvido pela
    mente humana, em processo vitalista semelhante à respiração,
    pelo qual a criatura assimila a força emanante do Criador, esparsa
    em todo o Cosmo, transubstanciando-a, sob a própria responsabilidade,
    para influenciar na Criação, a partir de si mesma.
    Esse fluído é o seu próprio pensamento contínuo, gerando potenciais
    energéticos com que não havia sonhado.
    Decerto que na esfera nova de ação, a que se vê arrebatado
    pela morte, encontra a matéria conhecida no mundo, em nova
    escala vibratória.Elementos atômicos mais complicados e sutis, aquém do hidrogênio
    e além do urânio, em forma diversa daquela em que se
    caracterizam na gleba planetária, engrandecem-lhe a série estequiogenética.
    O solo do mundo espiritual, estruturado com semelhantes recursos,
    todos eles miando na quintessência, corresponde ao peso
    específico do Espírito, e, detendo possibilidades e riquezas virtuais,
    espera por ele a fim de povoar-se de glória e beleza, porquanto,
    se o plano terrestre é o seio tépido da vida em que o princípio
    inteligente deve nascer, medrar, florir e amadurecer em energia
    consciente, o plano espiritual é a escola em que a alma se aperfeiçoará
    em trabalho de frutescência antes que possa desferir mais
    amplos vôos no rumo da Luz Eterna.

    1. Além de Ctrl C + Ctrl V você pensa também? Ou só copia essas bobagens pra atrapalhar o blog?
      Aqui é lugar de ciência não de bobagens do século XIV

  18. Fluídos em geral
    A consciência que aprendera a realizar complexas transubstanciações
    de força nas diversas linhas da Natureza, em se adaptando
    aos continentes da esfera extrafísica, passa a manobrar com
    os fenômenos de meditação e reflexão, de que o pensamento é a
    base fundamental.
    Definimos o fluído, dessa ou daquela procedência, como sendo
    um corpo cujas moléculas cedem invariavelmente à mínima
    pressão, movendo-se entre si, quando retidas por um agente de
    contenção, ou separando-se, quando entregues a si mesmas.
    Temos, assim, os fluídos líquidos, elásticos ou aeriformes e
    os outrora chamados fluídos imponderáveis, tidos como agentes
    dos fenômenos luminosos, caloríficos e outros mais.

  19. E segregando substâncias mentais, à base de impulsos renovadores,
    tanto quanto certas crisálidas que segregam um líquido
    especial que lhes facilita a saída do próprio casulo, a alma que
    desencarna, findo o processo histolítico das células que lhe construíam
    o carro biológico, e fortificado o campo mental em que se
    lhe enovelaram os novos anseios e as novas disposições, logra
    desvencilhar-se, mecanicamente, dos órgãos físicos, agora imprestáveis,
    realizando, por avançado automatismo, o trabalho
    histogenético pelo qual desliga as células sutis do seu veículo
    espiritual dos remanescentes celulares do veículo físico arrojado à
    queda irreversível, agindo agora com a eficiência e a segurança
    que as longas e reiteradas recapitulações lhe conferiram.

  20. Além da histogênese
    Através desse movimento incessante da palingenesia universal
    o princípio inteligente incorpora a experiência que lhe é necessária,
    estagiando no plano físico e no plano extrafísico, recolhendo,
    como é justo, a orientação e o influxo das Inteligências Superiores
    em sua marcha laboriosa para mais elevadas aquisições.
    Pouco acima dessas mesmas bases, vamos encontrar o homem
    infraprimitivo, na misticidade da forma em que se esconde,
    surpreendido no fenômeno da morte, ante a glória da vida, como
    criança tenra e deslumbrada à frente de paisagem maravilhosa,
    cuja grandeza, nem de leve, pode ainda compreender.
    O pensamento constante ofereceu-lhe a precisa estabilidade
    para a metamorfose completa.
    Pela persistência e consistência das idéias, adquiriu o poder
    de integrar-se mentalmente, para além da histogênese, em seu
    corpo espiritual, arrebatando-o, com a alavanca da própria vontade
    que a indagação e o trabalho enriqueceram, para novo estado
    individual.
    Acariciada pelo bafejo edificante dos Condutores Divinos que
    lhe acalentam a marcha, a criatura humana dorme o sono da morte,
    mumificando-se na cadaverização, como acontece à pupa.

  21. A histólise ou processo destrutivo na desencarnação resulta
    da ação dos catalisadores químicos e de outros recursos do mundo
    orgânico que, alentados em níveis de degenerescência, operam a
    mortificação dos tecidos e, do ponto de vista do corpo espiritual,
    afetam principalmente a morfologia dos músculos e os aparelhos
    da nutrição, com escassa influência sobre os sistemas nervoso e
    circulatórioPela histogênese espiritual, os tecidos citoplasmáticos se desvencilham
    em definitivo de alguns dos característicos que lhes são
    próprios, voltando temporariamente, qual se atendessem a processo
    involutivo, à condição de células embrionárias multiformes que
    se dividem, através da cariocinese, plasmando, em novas condições,
    a forma do corpo espiritual, segundo o tipo imposto pela
    mente.

  22. a vida pode ser definida como (planeta vida), pois o planeta deve ser vivo pqe depende de um ecossistema que integra vários fatores biológicos para ter vida; outra, a vida faz parte do universo(s) como a matéria o faz, e se propaga por panspermia, como as plantas se propagam aqui na terra.

    1. Sustento do princípio inteligente
      O princípio inteligente, que exercitara a projeção de impulsos
      mentais fragmentários para nutrir-se durante largas eras, alçado ao
      Plano Espiritual, na condição de consciência humana desencarnada,
      começa a plasmar novos meios de exteriorização, em favor do
      sustento próprio.
      No mundo das plantas, com o parênquima clorofiliano, aprendeu
      a decifrar os segredos da fotossíntese, absorvendo energia
      luminosa para elaborar as matérias orgânicas, e lançando de si
      os gases essenciais que contribuem para o equilíbrio da atmosfera.
      No domínio de certas bactérias, inteirou-se dos processos da
      quimiossíntese, aproveitando a energia química haurida na oxidação
      de corpos minerais.
      Entre os seres superiores, consagrou-se à biossíntese, em novo
      câmbio de substâncias nos vários períodos da experiência
      física, para garantir a segurança própria, sob o ponto de vista
      material e energético.
      Habituado aos fenômenos do anabolismo, na incorporação
      dos elementos de que se nutre, e do catabolismo, na desassimilação
      respectiva, automatiza-se-lhe a existência, em metamorfose
      contínua das forças que lhe alcançam a máquina fisiológica, através
      dos alimentos necessários à restauração constante das células
      e ao equilíbrio dos reguladores orgânicos.

  23. Acho que a vida não só existe, como é comum no universo. Simplesmente por sermos resultado de um processo natural do universo. E sigo em frente acreditanto em Cristo e em Deus.

    1. Eih??? É o equivalente em dizer que sou vedano e sigo em frente comendo carne, leite e ovos…
      Aí está o cumulo da contradição

  24. Haley Sapers é inteligencia pura! A vida é tão tão simples que basta ter as substancias certas, umas explosões e bilhões de anos depois ela surge expontaneamente… Depois do Stephen Hawking dizer que as particulas surgem expontaneamente não falta mais nada… Naturalismo, religião dos quase cientistas leitores de super interessante! kkkk

  25. Salvador em uma atmosfera de metano impactos de asteroides seriam bem menos destrutivos, não haveria(?) combustão com a entrada no corpo no planeta, caso a hipótese desses seres microbianos terem vindo de Marte só assim pra eles caírem sobre a Terra?

        1. Calma pessoal, para que uns sejam reconhecidos como inteligentes, necessário se faz a existência dos intelectualmente ignorantes (burros, na linguagem popular)!

          Imagina se vivêssemos em uma sociedade em que todos fossem intelectualmente críticos a ponto de conseguir ao menos questionar os fundamentos religiosos e a existência de entidades não corpóreas? Como seria chato, seriamos todos inteligentes, ou seja, seriamos todos iguais… Então vamos praticar a tolerância e aproveitar a existência dos menos favorecidos intelectualmente para nos rasgarmos de rir interiormente….

  26. Me parece bastante plausível esta hipótese da pesquisadora, explicaria bastante o porque do determinado momento em que surgiu a vida e nao em outros, por exemplo. Certamente teremos grandes surpresas nas próximas décadas na pesquisa espacial. Esperar para ver.

  27. Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. (Lavoisier)

    Asteroides e cometas não destroem e nem criam, apenas transformam.

  28. Ae Salvador…. tinha que dar uma injeção desse porte (como na legenda da foto…rsrs) só que de conhecimento científico na cabeça dos Religiosos (Cícero, lesci entre outros) kkkkkk… num concorda? Kkkkk

    1. Então estude mais ciência Sr. Hiena, e saia de seu obscurantismo medieval… como o físico Edmund Whittaker que afirma:

      “É mais simples postular a criação ex-nihilo – vontade divina constituindo a natureza do nada”.

      Exato. Estando plenamente de acordo com os postulados filosóficos da Navalha de Occam! 🙂

      1. Tá… eu que tenho que estudar ciência, um cara que não entende conceitos de Física e contesta Ciência com Religião, vem me dizer pra eu estudar Ciência. .. uhum… sei… ainda cita o que um Físico disse… uhum… e eu que tenho obscurantismo medieval. .. uhum… poxa, cada vez mais fica impressionado, sua BURRICE NÃO TEM FIM! Você chega ao ponto de ser tão alienado na sua ignorância, que se contradiz no próprio comentário, lamentável. ..
        Cícero, gostaria de agradecer a sua participação no blog e também seu Deus que lhe proveu tanta ignorância e imaginação. .. sem isso, que graça teria?, a propósito, continue assim, essa BESTA QUADRADA que promove tantos momentos hilários… KKKKKKK

        1. Sr Hiena,
          Nada mais natural para os crentes fundamentalistas ateus obtusos quando não tem mais argumentos, apelarem para o argumentum ad hominem.

          Estude mais… leigo. :o)

          Graças a pessoas obtusas, ridículas e ignorantes como vc que o mundo sofre.

          1. O mundo não sofre nada, aliás… sofre quem quer!, em todos os períodos em que a humanidade se disse pensante, sempre houve guerras, mortes e por aí vai (se é isso que você quer dizer, pq religiosos pregam tudo ruim até o Salvado chegar… opa quis dizer Deus, beleza Nogueira. .. rsrs).
            Cicero, falar um termozinho em latim, como se estivesse redigindo uma petição, não o torna inteligente, até porque nos comentários da outra matéria (Zique-Zira do Sol), você se mostrou ignorante ao ponto de mostrar como se fosse um estudo, um link do ensino médio que fala de aceleração centrífuga, e afirmando que a Terra orbita o Sol à 2,5G… porque a conta mostrava um carro numa curva de 45m à 216km/h e a Terra tinha que por obrigação ter essa mesma aceleração, nem preciso falar da aula do Elyson né… isso só comprova que o leigo aqui é você!
            Religião não explica ciência! tipo… porque tem uma frase na Biblia que fala que “irão arder em fogo!”, ainda assim na explica como o fogo é gerado, ou que reações provocam o fogo, ou que estado da matéria ele está. .. é lógico, muito lógico que o fogo queima, ainda mais o corpo humano, que é na maioria das catástrofes biblicas o alvo! Para que seja gerado o bendito do TEMOR À DEUS! Senão você queima no inferno!
            Tudo bem que as religiões existem a muitos anos, e que a tempos falam de certas observações no mundo, mas nenhuma se deu o trabalho de tentar entender o porquê das coisas acontecerem, é esse o ponto, porque o entendimento científico desmarca o mágico e fantástico!
            Você tenta misturar vertentes que não tem o mínimo propósito de dizerem a mesma coisa, uma tem que contradizer a outra… simples assim… Religião não explica Ciência.
            A propósito, eu me dou o trabalho de ler suas pérolas e fico impressionado com tamanho da sua imaginação (tiro pela questão da orbita da Terra em seus 2,5G, que você pediu penico! Rsrs)
            Uma dica pra você, não se limite ao blog, sei lá, se você estiver em São Paulo, vá até o Ibirapuera, suba num banquinho e faça como os irmãos no Central Park, comece a pregar essa nova religião… a “CÍCEROLOGIA FANTÁSTICA DOS FINS DOS TEMPOS DOS ÚLTIMOS DIAS CIENTIFICAMENTE COMPROVADA PELAS LEIS DIVINAS DO DEUS TRIOLOBITA DA PERNA DE GRILO!”
            KKKKKKKKKKKK!

          2. Cícero, eu não sei por que vc vem debater num blog como estes. Juro mesmo, não sei!!!

            Vc quer converter as pessoas é isso?

            Vc aqui, pareceria eu em um site de decoração, arte, música, medicina, dança ou literatura. Iria ser um absurdo!!!

            Quando vejo esses caras falando, apenas fico quieto e ouço o que eles tem a me ensinar.

            Não os contesto. Apenas pergunto.

            Ai Cícero, vamos ao que interessa:

            Para vc saber qual é a aceleração e a velocidade da Terra em relação ao Sol, vou facilitar sua vida:

            A força do sistema Terra/Sol é dada por:

            Fts = G*Mt*Ms/(Rs^2).

            Onde:

            Ms = massa do sol

            Mt = Massa da Terra

            Rs = Distância da Terra ao Sol

            G = constante de gravitação universal

            Em sendo F = Mt*a temos:

            Temos:

            Fts = F

            ou seja:

            a = G*Ms/(Rs^2)

            Mas sabemos que esse raio varia numa elipse, ou seja a órbita do sistema Terra/Sol tem periélio (onde a aceleração é maior) e afélio, (onde a aceleração é menor) e, consequentemente as velocidades de órbita se alteram desse mesmo jeito.

            Isso quer dizer que o Sol está em um foco da elipse.

            Tal afirmativa decorre das leis de Kepler:

            1) Lei das órbitas: “Os planetas descrevem
            órbitas elípticas em torno do Sol, que ocupa um dos focos”.

            2)Lei das áreas: “0 raio vetor de qualquer planeta (segmento que une o centro do Sol ao centro do planeta) varre áreas iguais em intervalos de tempo iguais”.

            3) Lei dos períodos: “Os quadrados dos períodos de revolução dos planetas são proporcionais aos cubos dos semi-eixos maiores das respectivas órbitas”.

            ou seja:

            (T^2)/(R^3) = K

            a elipse tem uma equação dada por:

            [(x^2)/(a^2) ] + [(y^2)/(b^2) ] = 1

            onde a e b são os raios maiores e menores dessa elipse.

            uma das propriedades da elipse é que:

            (F1,P) + (F2,P) = 2a que quer dizer que a a soma das distâncias dos dois focos a um ponto P é igual a duas vezes o semi eixo maior da elipse.

            a excentricidade é dada por:

            e = c/a, ou seja: c = a*e

            sendo c= [(a^2) – (b^2)] ^0,5

            e = {[(a^2) – (b^2)] /(a^2)}^0,5

            sendo b o semi-eixo menor e c a semi-distância focal (F1,O) = (F2,O).

            assim a distância do periélio ao foco onde está o sol é dada por:

            Rp = a – c = a*(1-e)

            e a do afélio é dada por:

            Ra = a+c = a*(1+e)

            em sendo (F1,F2) = 2ae, a equação da elipse em coordenadas polares é dada por:

            (P,F1)^2 = (P,F2)^2 + (2*a*e)^2 + 2*(P,F2)(2*a*e)*cosθ

            (P,F1) = r1

            (P,F2) = r

            e

            r + r1 = 2a ou seja, r1 = 2a – r

            assim, a equação resolvida para r vale:

            r = a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)

            onde θ = anomalia verdadeira (ângulo externo do triângulo formado entre P, F1 e F2, externo a r = PF2), ou seja, transformamos x e y em r e θ quando nos valemos das coordenadas polares.

            assim, para a força gravitacional temos:

            Fg= mα = G*Mt*Ms/(rs^2)

            α = G*Ms/(rs^2)

            que é a aceleração da gravidade que o Sol exerce na Terra.

            teremos assim instante a instante a aceleração da Terra em torno do sol, dada por:

            α = G*Ms/{[a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)]^2}

            sendo:

            e = {[(a^2) – (b^2)] /(a^2)}^0,5

            e θ pode ser medido como:

            arccos [r1^2-r^2-(2*a*e)^2/(4*r*a*e)]

            Basta achar as medidas de r1 e r, coordenadas do ponto P(x,y). Isso não tem jeito, tem de medir.

            A força que o sol impõe a Terra é de natureza centrípeta, assim: Fc = Mt*(v^2)/r

            Fc = Fg

            Ou

            Mt*(v^2)/rs = G*Mt*Ms/(rs^2)

            daí, temos que

            v = (G*Ms/rs) ^0,5

            ou seja:

            v = (G*Ms/rs) ^0,5

            v = {G*Ms/[a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)]} ^0,5

            que é a velocidade da terra em sua órbita.

            sendo:

            e = {[(a^2) – (b^2)] /(a^2)}^0,5

            dado que o período de revolução vale:

            T = 2π * (r^3/GMs)^0,5

            E sendo

            rs = a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)

            temos:

            T = 2π * {[a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)]^3/G*Ms}^0,5

            obtidos:

            v = {G*Ms/[a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)]} ^0,5

            e

            T = 2π * {[a*(1-e^2)/(1+e*cosθ)]^3/G*Ms}^0,5

            dados:

            a = 152,1 milhões de quilômetros

            b =147,1 milhões de quilômetros

            e = {[(a^2) – (b^2)] /(a^2)}^0,5

            M sol = 1,989* 10^30 kg

            G = 6,67384* 10^-11Nm^2/kg^2

            Π = 3,1416

            Θ = [0,360] —> VARIÁVEL.

            Substituídos nas equações, resultará a velocidade da Terra em torno do Sol instante a instante.

            E ai Cição !!!! Curtiu?!

            FÁCIL!!!!! A BABA DO QUIABO!!! É COMO ROUBAR PIRULITO DE NENÊ!!!! E BATER CARTEIRA DE VELHA!!! MAMÃO COM AÇUCAR!!! ABACATE COM MEL!!!

            Dá para brincar muito!!!

            Olha Cição:

            FORÇA CENTRÍFUGA, DE FATO, NÃO EXISTE.

            Ela é uma força inercial percebida por observadores solidários a referenciais não-inerciais, animados de movimento de rotação em relação a um referencial inercial.

            Ela se relaciona ao princípio da inércia ou primeira lei de Newton.

            Imagine que vc seja uma cueca dentro da máquina de lavar. Quando ela começa a CENTRIFUGAR, vc verá a água saíndo pelo furinhos.

            A água acelera-se, no referencial da máquina de lavar, em sentido oposto ao do centro da curva que a parte interna faz em torno de eixo.

            a cueca dentro da máquina aplicará intuitivamente as leis de Newton: se a água acelera para o lado, deve haver força atuando sobre ela.

            Inferir isso está errado, pois as leis de Newton aplicam-se de forma correta apenas para o observado em referenciais inerciais, não sendo a cueca um referencial inercial.

            Para o referencial inercial externo, o que se verá é que existe sim uma força centrípeta, uma vez que tanto a cueca, como a água elas descrevem trajetórias circulares, sendo a interação entre a parte interna da máquina e a água a responsável pela força centrípeta. Assim, há na verdadea força atuando sobre a parte interna da máquina e não sobre a água.

            Pela terceira lei de Newton é que se deduz a inexistência da força centrífuga.

            Força se define como a interação física entre dois entes físicos.

            Pela terceira lei de Newton, para cada força atuando em um corpo, existe uma reação de mesmo módulo, com sentido oposto, atuando no outro corpo.

            Para a força centrífuga não é possível identificar dois objetos em interação responsáveis pela existência de tal par de forças: a centrífuga, e sua reação.

            Entretnto, as forças inerciais são acrescentadas de forma a “transformar” um referencial fisicamente não inercial em um “referencial inercial” teórico.

            Nesse sentido, as leis de Newton forneçem uma correta descrição do que se observa a partir do citado referencial.

            De forma simples, trata-se de uma “correção grosseira” nos cálculos, não se tratando de forças reais, as quais sempre expressam a interação entre dois entes físicos identificáveis.

            Quanto ao resto Carlos, eu e vc somos leigos!!! Isso porque nós não recorremos a milagres para explicar as coisas.

            Principalmente eu. Não sei nada de nada, depois de uns 15 anos entre graduação e pós.

            Me tornei um crente darwinista, ateísta, comunista, leninista, marxista, capitalista, hedonista alienado da realidade.

            Que fazer, é a vida!!!

            Obs. Um sábio pode se passar por tolo, mas um tolo não se passará por sábio.

            Provérbio judeu: Corrijas um sábio e o tornará mais sábio. Corrijas um tolo e terás um inimigo.

            MATÉRIA DADA É MATÉRIA ESTUDADA!!!!

            NÃO ERRE MAIS E NÃO USE EXEMPLOS DESCONEXOS!!! O DO CARRINHO É PARA O ENSINO MÉDIO (COLEGIAL), PARA ENSINAR FORÇA CENTRÍPETA E NÃO GRAVITAÇÃO.

            Bibliografia Recomendada:

            Kepler Oliveira Filho e Maria de Fátima Saraiva – Astronomia e Astrofísica.

            Pauli et al – Física Vol. I Mecânica.

            Ramalho et al – Fundamentos da Física

            Resnick e Halliday – Física – Vol. II

            Bruhat e Foch – Curso de Física Geral – mecânica.

            Guidorizzi – Um Curso de Cálculo – vol. II.

            Iezzi et al – Matemática elementar – vol. VI.

          3. Carlos, vc prova mais uma vez, sua desonestidade intelectual.
            Eu não falei que a “Terra orbita o Sol à 2,5”; e sim tive a humildade de perguntar se era válida a analogia considerando ainda outros fatores envolvidos como rotação contínua da terra, translação e gravidades do sol e lua influenciando. E vc arrogantemente como é típico de fundamentalistas, me chama de burro e ignorante.

            O fogo do inferno é bem provável que seja o magma no interior da terra como diz a bíblia citando o inferno para baixo.
            A origem desse magma tem uma explicação científica do qual a bíblia não poderia se ater, não sendo seu foco, contudo seus textos tem base científica como neste caso:
            A Terra é incandescente no seu interior Jó 28:5. A crosta da Terra está assentada sobre um fogo interior. Os cientistas só há alguns anos descobriram isso.

          4. O Tártaro que tb fica no interior da terra e tem fogo e larva, entre várias culturas que adotavam esse tipo de idéia, algumas bem mais antigas que a tradição judaica.

          5. Ah tá. .. eu que sou o desonesto intelectual… sei…
            Cícero, só estou apresentando o que você mesmo perguntou, o que você tinha dúvidas e queria que respondessemos… tudo bem… quando você perguntou a primeira vez, todo cheio de formalidades e tal, e respondemos a questão. .. mas aí você não se conteve e começou a contestar de forma absurda, sem nenhum embasamento científico, óia a pergunta:

            Cícero comentou em 14/11/13 at 6:02 pm
            Prezados Salvador e Carlos,
            Poderiam me responder, por que a força centrífuga da Terra (rotação) aliado a sua transladação,… não expulsam o oxigênio para o espaço? visto que a G não seria suficiente para retê-lo?

            Aí você mostra o link
            http://www.deducoeslogicas.com/divulgacao/forca-centrifuga-fc.htm

            Explicamos, e você continuou contradizendo… e de forma Fantástica utilizando a Bíblia para explicar a Física das coisas.
            O exemplo de cálculo de aceleração centrípeta, parece que você concordou que esteva pensando errado! Só parece! Porque você foi adiante com a discussão, e falando sobre a atmosfera, no que diz respeito à formação de nuvens, você posta a sua brilhante conclusão:

            Cícero comentou em 22/11/13 at 9:08 am
            “Se a Lei da Gravidade não fosse quebrada por alguns instantes, nem haveria formação de nuvens com água e gelo dentro delas ahahahah!”

            Não adianta dizer que foi sua outra pessoa ou uma entidade divina!… por isso lhe propus o desafio de demonstrar esse INSTANTE! (se é em um instante, mede-se em unidade de tempo)

            Depois de tudo isso, eu sou o desonesto intelectual? Ou é você que está desesperadamente tentar provar coisas que não condizem? Já te falei Fantasia é diferente de Realidade…

            A propósito, você já equacionou a QUEBRA DA LEI DA GRAVIDADE? lembre-se, fazendo isso o Nobel de Física é seu!

          6. Não adianta Carlos.

            Ele insiste que a gravidade se quebra.

            Acho que na concepção dele uma núvem deve ser uma poça de água ou um bloco de gelo sustentado pelo poder divino nos céus…

            Deixei isso para ele

            “caramba Cícero !!!! Vc não sabem nada mesmo de física ein!

            INSISTE EM ERRAR, INSISTE EM TEIMAR, INSISTE EM SER BURRO!!!

            VC REALMNETE É A OBRA PRIMA DO CRIADORE DEMENTE, DIGO INTELIGENTE. VC CONSEGUE SE SUPERAR A VC MESMO EM TERMOS DE TEIMOSIA E IGNORÂNCIA.

            E depois os outros são ignorantes.

            Entenda uma coisa:

            NÃO HÁ QUEBRA DE GRAVIDADE EM LUGAR ALGUM DO UNIVERSO. NEM MESMO EM BURACOS NEGROS ISSO ACONTECE. AO MENOS POR ENQUANTO, ISSO NÃO VAI ACONTECER E NÃO ACONTECE.

            Condensar é virar líquido Cícero, mas esse líquido para precipitar tem de se saturar. Não existe um bloco de gelo no céu ou uma poça de água nas nuvens.

            Primeiro, porque as gotículas de nuvem são minúsculas, com diâmetro médio menor que 20 μm. Evaporariam antes de atingir a superfície.

            Segundo, as nuvens consistem de muitas destas gotículas, todas competindo pela água disponível; assim, seu crescimento via condensação é pequeno.

            Uma gotícula com 20 μm de diâmetro teria uma velocidade terminal de 1,2 cm/s levando, portanto, cerca de 50 horas para cair de uma altura de 2200m.

            Portanto, as gotículas de nuvem precisam crescer o suficiente para vencer as correntes ascendentes nas nuvens e sobreviver como gotas ou flocos de neve a uma descida até a superfície sem se evaporar. Para isso, seria necessário juntar em torno de um milhão de gotículas de nuvem numa gota de chuva.

            Formação de precipitação:

            O processo de colisão-coalescência ocorre em algumas nuvens quentes, isto é, nuvens com temperatura acima do ponto de congelamento da água (0° C).

            O processo de Bergeron aplica-se a nuvens frias, que estão em temperaturas abaixo de 0° C.

            Em função da forma como a parcela de ar se eleva e atinge a saturação existem três tipos de chuva.

            – CHUVA CONVECTIVA OU DE CONVECÇÃO OU DE VERÃO

            – CHUVA OROGRÁFICA OU DE RELEVO

            – CHUVA FRONTAL OU CICLÔNICA

            Bibrliografia recomendada:

            Galvani, Emerson PROCESSO DE FORMAÇÃO DE NUVENS E DE CHUVA – Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas Universidade de São Paulo.

            aqui segue o artgo do galvani inteiro:

            http://www.geografia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Emerson/Texto_Precipitacao.pdf

            Ou será que o cara não sabem nada também?

            Bom Cícero, o sujeito é professor na área. Será que ele também é um ignorante por não falar em quebra de gravidade?

            Acho que o ignorante aqui é vc Cícero.

            LEIA MAIS ANTES DE ESCREVER TANTA ASNEIRA.”

            Bom quem sabe com um professor na área escrevendo sobre o tema ele se conforma que não acontece nenhuma quebra de gravidade e sim apenas uma questão de saturação e tamanho das gotículas de água e do granizo formado.

          7. Pois é Elyson…tô ligado que de nada adianta… propus o desafio porque eu queria saber qual era a piada da vez, porque você e o pessoal estão presenciando o tamanho da criatividade que ele tem em diversas áreas do conhecimento! Kkkk chega à ser Hilário! Fica engraçado quando ele começa com uma argumentação em latim pra tipo dar um tom de intelectual e depois dispara baboseira!
            Na concepção dele, as nuvens são como mochilas aladas cheias de água, onde no momento da precipitação, é aberto um zíper divino e chove! Porquê segundo Jó 26:8 – “Prende as águas nas suas nuvens, todavia a nuvem não se rasga debaixo delas.”! kkkk… piada é feita pra rir né!
            Posso propor até o seguinte. .. bom, ele citou o que Wikipédia fala de nuvem, que são constituídas de água e gelo, então ele concorda que chove água! Se na Bíblia fala que choveu maná no deserto por anos, gostaria que ele descrevesse como seriam formadas as nuvens de maná! será que tem evaporação de farinha também? Kkkk…. não sei talvez aliada a quebra da lei da gravidade, a farinha em suspensão se misture com a água que constitui as nuvens, daí o calor do Sol esquenta a mistura e cria vários pãezinhos prontinhos pra cair do céu! Kkkkk
            Eae Ciçao, este desafio tá mais fácil que teorizar a Quebra da Lei da Gravidade! Ou a Entropia Genética!… mas lembre-se tem que ter matemática no meio, se não como vamos mensurar a sua imaginação advinda de suas sinapses inconsequentes! Kkkkkk

          8. Carlos Carlos!!!!

            PARA AGORA COM ESSA HISTÓRIA DE MANÁ!!!!!

            Vc acabou de criar a teoria que explica a chuva de maná. Vai que isso cai na orelha de um criacionista…

            Mas ainda nosso herói insiste que a gravidade se quebra… Mas não demonstra isso matematicamente.

            Realmente ele se supera nas pérolas!!! Nunca li tanta idiotice na minha vida. O cara é bom em falar patacoada!!!

            Gostaria de saber quais são as fontes dele.

            Esse é o nível de baboseira da “ciência criacionista”. E ainda querem ensinar essas porcarias nas escolas!!!

            Francamente!!!!

            Ai Cição de onde vc tirou essa ideia de quebra da gravidade? Foi das suas “pesquisas criacionistas”?

            hahahahaha!!!!! KKKKKKKK!!!! rsss rssss!!!

            francamente, se foi, realmnete vc só lê lixo. E, se não foi, sua imaginação é mais fértil que terra preta adubada com esterco.

          9. KKKKK… foi mal Elyson!…KKKK, me empolguei, KKKK… melhor parar mesmo, porque o Cição vai vir com essa “tolos ignorantes, choveu maná sim! tá na Bíblia e blá blá blá…”… mas que ficô engraçado, isso ficô!… farinha em supensão KKKK
            Sem querer criei um exemplo de como é simples INVENTAR UMA BABOSEIRA E APOIAR NA RELIGIÃO!
            Viu só… não tem como… é muita palhaçada, baboseira indiscriminada, de doer o Apêndice! o cara não sabe ler… é um exemplo claro de analfabetismo funcional!
            Essa frase cai como uma luva no discurso do Cícero sobre esse assunto de formação de chuvas:
            “Se você crer que a chuva é provocada por fadas e gnomos, cada vez que chover você terá uma evidência concreta de que eles existem!”… KKKK (daqui a pouco ele vem “fadas e gnomos não existem!” kkk).
            O Cição se supera a cada comentário! é tipo uma LINGUAGEM FIGURADA REALISTA CIENTÍFICA BÍBLICA!… ele leva tão a sério o Criacionismo que NÂO PARA DE CRIAR PÉROLAS!… mas pera aí, quem cria não é DEUS? eae Cição, tá querendo tomar o posto!? kkkkk
            Se liga se não é o mesmo discurso que o Cícero apresenta, o cara fala igualzinho, inclusive os assuntos:

            http://www.youtube.com/watch?v=6BLbyn0XffE&list=PLE51BC59A6485D06E

            Com certeza ele viu essa série inteira, formou a opinião dele e deformou a mente! kkkkk…
            É Elyson, a Matemática Divina do Cição não aguentou o tranco da Anti-Gravidade e de tantas outras Fantasias, e o bicho é persistente nas teorias furadas a cada vez se supera, chega ao ponto de contradizer o próprio Criacionismo!

            Cícero, já explicamos como muitas coisas funcionam, embasados em diversas experiências, medições, cálculos e afins… realizados por muita gente especializada no assunto quando não citamos o cara que fez a coisa acontecer, e você só fez provar como as coisas são através de versinhos e parábolas.
            Cícero, já pegou o banquinho e foi pregar suas teorias fantásticas em um algum parque por aí? kkkk… Senhor Teimosia da Besteira! kkkk

          10. Pois é Carlos; se vc fosse um criacionista, vc ganharia o “Prêmio Crocopato 2013”!!!

            Mas que esse papo de chuva de maná foi engraçado foi… Estou até agora rindo da sua teoria maluca!!!!

            Mas ao que parece existe uma evidência para essa história que eu aprendi quando era criança.

            Tem a ver com uma planta chamada tamarisco cuja seiva é rica em carboidrato, cai à noite e se cristaliza no solo, ao entrar em contato com o ar seco do deserto.

            O nome dessa seiva em lingua hebraica é “Mahnuh” e serve como adoçante de pão, até os dias de hoje, embora o tamarisco seja a tal erva amarga que se come durante o Pesach.

            Assim, acredito que judeus a usavam como algo para dar um sabor ao pão da época que deveria ser um horror, bem como deveriam comer os cristais dessa seiva puros.

            Mas dai a chover pão do céu… me poupe!!!

            O sentido é plenamente figurado, pois essa erva no deserto é uma dádiva a quem está morto de fome e quando vc está com fome e aparece um negocinho pra cumer, costuma-se dizer: “CAIU DO CÉU!!!”

          11. Quanto a essa porcaria de vídeo do pastor Iglesias, eu fiz uma postagem em meu blog na qual que analiso um dos vídeos dele.

            A postagem se chama “Odes à ignorância”.

            O bacana disse praticamente uma mentira por minuto (belo pastor…).

            É para vc ver o nível de baboseiras que esses caras falam. Mal entendem a religião, dirá ciência.

            São pessoas presas a uma teologia doente onde imperam a culpa, o medo, os preconceitos, os ódios, a ignorância e o desejo pelo fim do mundo.

            Já estão mortos em vida. Só falta atirar a pá de cal e fechar o esquife.

            Não entendem que o messias vem todos os dias para quem: é bom, não mente, abomina a ignorância, ajuda a quem precisa, não é canalha e, principalmente, para saber até onde vai o seu direito em relação ao outro (mandamentos do 4 ao 10, pois os 3 primeiros são discutíveis).

            Dê uma passada lá em meu blog e divirta-se com “Odes à ignorância”…

  29. JESUS CRISTO AQUELE QUE TÁ NA BÍBLIA, ESSE ME REPRESENTA E O PONTO FINAL ELE O SENHOR DOS SENHORES JESUS CRISTO QUE VAI DAR, SIM ELE QUE VAI COLOCAR O PINGO NO I, AGORA ME DIZEM POR QUÊ NÃO SE DEVEM COLOCAR O PINGO NO I MAIÚSCULO E SIM NO I MINÚSCULO???

      1. Adorei esse cara!!!!AHHH! você não tava la no Édem?não poderia dar uma explicaçãozinha sobre GÊnesis pra gente!

    1. Gente na boa … Isso é fake de algum de vocês né?! Ninguém pode ser tão abestado pra bostar esse tipo de coisa dessas num blog de ciências.

  30. Qual será sua escolha? ***
    Precisamos encarar o fato de que a teoria da evolução serve ao propósito de Satanás. Ele deseja que as pessoas imitem o proceder dele,

    1. Lesci, vcs pintam e bordam com a palavra de Deus que mais parece historinhas para criancinhas . Um Deus tão arrogante e humanizado que o faz parecer uma entidade sem inteligência nenhuma.

    2. Eis-me aqui para responder a este mancebo. Meu caro Iesci, não sabia que você estava tão bem informado dos meus propósitos, principalmente porque ando com algumas dúvidas aqui e ali…
      Por enquanto não sei se as pessoas devem me imitar, uma vez que estou rezando fervorosamente para o Corinthians arrebentar com o Flamengo (time do meu cunhado).
      Aliás, aproveitando que você possui tantos contatos sobrenaturais (e olha que eu nem tenho você no Facebook), poderia me dizer se o todo-poderoso vai dar uma mãozinha no domingo?

      1. Pessaol – Quando vc sentem a emoçao por ajudar pessoas. Quando vc choram. Quando vc sentem dor. Quando vc vêem o sorriso de uma criança. Vc não conseguem sentir Deus em seus coraçães??. Sera que essa evolução que todos falam podem fazer pessoas a sentirem emoções diferentes??O mundo seria assim tão cruel onde pessoas sufocam pessoas sem nenhum sentido??Pensem bem antes de opinarem pois uma dia vc vão ter que se explicar.

  31. * Qual será sua escolha? ***
    Em breve, todos saberão que existe realmente um Criador. Ele declara: “Hei de santificar meu grande nome que tem sido profanado entre as nações, . . 

    1. E o Criador sanguinário punirá todos aqueles que calharam de acreditar que o mundo faz sentido, como de fato parece fazer, e que a ciência pode desvendá-lo. Parabéns, Criador. Show de bola. Este Criador não me representa.

      1. Salvador… se me permite, quando for expor algum comentário dirigido à você, vou me dirigir ao seu sobrenome “Nogueira”… porque senão vai ficar assim: “O SALVADOR DISSE QUE OS ASTEROIDES PODEM TRAZER ELEMENTOS PRA GERAR A VIDA!”… e outros dirão “O SALVADOR É QUEM TEM O DOM DA VIDA!”…tipo pra diferenciar o “SALVADOR! ” KKKKKKKKK. ..beleza, sem crise. .. KKKKKKKKK!

      2. Amigo Nogueira, aguente firme! Não faltam críticos materialistas. Se você não leu ainda, ajudará muito ler NÃO TENHO FÉ SUFICIENTE PARA SER ATEU. É excelente pelas evidências que oferece.

      1. Ele pensa,vós pensais e quando tu pensares assim deixará de ser muito ignorante…Provavelmente será menos alienado e e terá lido um pouco mais.

    2. Eu realmente não consigo entender o por que de uma pessoa que se diz totalmente cética a ciência, procura por ciência.
      Você que acredita que nasceu de um sopro no barro pare por favor de frequentar ambientes onde as pessoas costumam buscar os porquês das coisas.

      1. Eles só acreditam na ciência quando precisam de algum remédio,porém nunca tiveram a curiosidade de pesquisar uma composição molecular para não entrarem em caos de consciência,pois preferem a escuridão da caverna.

        1. Wilker, seu comentário foi excelente! De forma clara e direta conseguiu definir como são os religiosos (de forma geral, sem categorizar por qual crença se apega) E são exatamente assim! Se ficam doentes procuram a ciência (Hospitais, Médicos, farmacos e etc), depois que a ciência os cura eles dizem que foi Deus que os curou! (Melhorei Graças a Deus!!!) Agora vai um médico, um farmaceutico, um fabricante de rémedio dizer que é Ateu!!! kkkkk

          1. AI SEUS ARROGANTES, DE NADA ADIANTA VOCÊS FICAREM SE DEGLADIANDO, E COLOCANDO O SR JESUS COMO PEDRA DE TROPEÇO E BLASFEMANDO DA SANTIDADE. VAI CHEGAR UM DIA QUE TODOS OS JOELHOS
            SE DOBRARAM, E ATÉ SATANÁS E SEUS SEGUIDORES CAIRÃO POR TERRA MEDIANTE AS SUAS VERGONHAS. AGORA TENHAM CALMA, PORQUE É A MAIS PURA VERDADE, E RESTO É COISA DA NASA.

        2. Wilker e Alan,
          saibam que a ciência veio de Deus. Notáveis cientistas cristãos de ontem e hoje; fizeram grandes descobertas que melhoraram muitíssimo a humanidade.

          E isso já estava profetizado no Livro de Deus em Daniel 12:4.
          “…e a ciência se multiplicará”

  32. O choque do asteróide na Terra pode converter substâncias como amônia, dióxido de carbono e metanol, que estão no interior do asteróide, em moléculas de aminoácidos, importantíssimas para existência da VIDA!

  33. Não vejo o porque do ‘acredite se quiser’, me parece uma hipótese bem plausível , apesar de achar que o suposto asteroide não tenha carregado vida microbiana e , também, é muito forte afirmar que o asteroide possa ter gerado vida , uma vez que não somente o asteroide mas uma série de condições e fatores e reações devem ter dado condições para essa possibilidade.

    1. Verdade, Luiz. Minha opção original de título era “impulsionado a vida”. Não coube.
      O “acredite se quiser” é porque asteroides são classicamente associados à destruição da vida, não seu surgimento.

    2. Caro Luiz, o texto nos informa que Sapers disse que a colisão de um asteróide com a terra,na água, pode gerar o surgimento de várias reações químicas, por causa do desequilíbrio térmico e das várias substâncias envolvidas.Isso pode levar ao surgimento de vida microbiana.Em nenhum momento o texto disse que o asteróide trazia micróbios, pois se não estaríamos descobrindo o “APARECIMENTO” de vida na terra, e não sua origem.

      1. Verdade, Alexandre, é que no texto o Salvador diz que os asteroides pode ter trazido compostos orgânicos, que não é propriamente vida microbiana, mas tem relação com vida, o que me deixou encucado. Valeu.

  34. Recentemente estamos acompanhando uma profusão de trabalhos tentando explicar a origem da vida e se ela só existe aqui. Muitos no campo da especulação ainda. Mas definitivamente a humanidade entrou na fase da astrobiologia investigativa. Hoje temos instrumentos que nos permitem realizar uma pesquisa efetiva neste campo e não estamos longe de explicar a origem da vida e de encontrá-la lá fora.

    1. É uma das coisas mais empolgantes no campo da ciência hoje, Paulo. Somos felizes de viver nesta época. 🙂

      1. Pela minha concepção não é uma questão de sorte…..nós vivemos em todas as épocas….Passamos pela morte que nada mais é do que um estado de hibernação e voltamos à consciência algum tempo depois (pode levar milhões de anos).

        Bem…agora avacalhei o post…..vai vir uma enxurrada de comentários religiosos….

        1. Pô cara… deixa passar a “brisa” primeiro… kkkkk, orra Paulo, não fume durante os comentários, tava indo bem… dispois essa! Kkkk só eh!

          KKKK espera o Cícero! Kkkkk… ele com certeza tem umas explicações boas pra você! Kkkkkk

          1. Concordo parcialmente com o Paulo, quando nossa vida se inicia aqui na Terra, somos eternos, a morte seria apenas uma passagem para outra dimensão (terrível ou maravilhosa) em plena consciência existencial.
            Deus é eterno e vivo, se somos semelhantes a Ele nesses atributos, logo, somos eternos e conscientes.

          2. Ah mais isso era óbvio! O Cícero ia concordar (mesmo que em parte, e como sempre contradizendo…) com o comentário do Paulo. .. visto que o mesmo “NÃO DEIXOU PASSAR A BRISA!” KKKKKK (Paulo… sem ofensas, não resisti por causa da minha brincadeira anterior… mas isso prova que o Cícero simpatiza com uma VIAGEM ASTRAL PELO FANTÁSTICO MUNDO DA PERNA DE GRILO! KKKKKK)

        2. Paulo, quem hiberna é urso, além de outras espécies de animais . Precisamos deixar de ser egoístas e aceitar para que o sucesso da vida continue por milhões e milhões de anos, não vou falar nem em vida eterna que vcs acham que vai cair do céu, precisamos acreditar que a vida após a morte é aquela a qual vamos dar ao próximo e criar condições para continue por mais tempo possível . Não sei que amor ao próximo é este que vcs tanto falam.

          1. Usei a palavra hibernação para exemplificar. Quis dizer que minha consciência ou a sua é única no universo, já que não estamos conscientes em dois locais diferentes ao mesmo tempo. Após a morte passamos por um estado inconsciente que pode durar minutos ou milênios, mas em algum instante voltamos à consciência em algum outro substrato bioquímico que a sustente. Esta transferência de substrato não carrega as experiências passadas. Por isso para cada um de nós, estamos sempre vivendo uma experiência nova e eterna, pois durante a “hibernação” não experimentamos a passagem do tempo.

          2. Caramba Paulo, você simplesmente conseguiu descrever o que eu venho tentando a anos entender… o sentido de cada um estar aqui. Eu consigo observar, mas não consigo explicar, e você acaba de oferecer uma luz no fim do túnel. O meu pensamento sempre foi: existe a possibilidade que eu, em algum momento tenha deixado de existir ou deixarei após a morte da pessoa (Felipe, carne e osso?). O meu pensamento (ou o que eu posso descrever como um novo sentimento, assim como amar e odiar) não consegue ser explicado por espiritismo, por exemplo, já que acredito que exista algo muito além do próprio espírito ou alma, como queira chamar. Porém você conseguiu abrir um pouco mais o que eu estive por anos tentando decifrar.

          3. Precisamos acreditar que a vida após a morte é aquela a qual vamos dar ao próximo e criar condições para continue por mais tempo possível .
            Concordo com o seu pensamento, pena que poucos pensem assim. O destino da Humanidade esta em nossas mãos, e não de quem a Criou.

        3. Você está certo. Como já disseram há muito tempo atrás e muitas vezes…
          ¨Nada se perde, tudo se transforma…¨.
          Neste e em todos ONZE universos já percebidos por pessoas deste planeta.

        1. Nah, mesmo pelo Genesis o mundo teria só uns 6.000 anos, e o texto teria sido escrito uns 3.000 anos depois de Adão e Eva…

          1. É VERDADE. MAIS É TÃO SIMPLES ENTENDER A ORIGEM DA VIDA QUE NÃO EXISTE OUTRA EXPLICAÇÃO. ANALISA QUAIS SÃO OS ELEMENTOS BÁSICOS DA TERRA! SÃO ELES FERRO, MAGNÉSIO, OXIGÊNIO, ENXOFRE E ETC… E O CORPO HUMANO TEM AS MESMAS COMPOSIÇÕES,ESTRANHO NÉ.

        2. Mesmo você lendo o Gênesis, errou as datas. Tente me explicar de onde surgiu Deus.
          Não vale dizer que ele sempre existiu hein!
          Tente fazer como cientistas, procure teorias, teses, enfim, tente.

    2. A vida é mais simples do que se pensa! Basta que se propicie lugares adequados para propagação dela, sem dúvida! Mas alem da vida que conhecemos há outras formas e planos diferentes de vida. Seria interessante dizer que o universo não é só matéria, mas que há algo mais sutil alem da vida que conhecemos. Ou seja, uma inteligência não orgânica que gera a vida e energia. Não acredito em um Deus material, pois este seria apenas uma criatura mais evoluida a qual nós estariámos a adorar. A luz sim! A inteligência que cria e gera tudo neste universo maravilhoso! Ai sim poderia ser considerado Deus!

    3. Costumo ver comentários sobre esse assunto do surgimento da vida, que geralmente focam na impossibilidade de algo tão complexo surgir de forma espontânea, por pura probabilidade.

      Eu vejo isso de forma bem simples: quando estamos falando de bilhões de anos, nossos cérebros não tem condições de entender um período de tempo tão grande. E que num lapso de tempo que beira ao infinito, a ínfima probabilidade da vida ocorrer ao acaso se torna uma certeza absoluta.

      1. É justamente isso que tenho pensado também, pra algumas pessoas surgimento da vida espontânea e TE são absurdos porque suas mentes não dão contar de raciocinar que é um processo tão lento quanto imperceptível, e como não poderemos testemunhar como alguém que vai vir andando sobre as nuvens buscar os puros, o espetáculo não tem tanta graça.

    4. Caracas Paulo….. Conceito de reencarnação pela cosmovisão naturalista?? Que raios de seita é essa pelo qual segues (ou fundaste)? Já tem nome? Naturalismo “reencarnacionista”? “Espiritismo” materialista? LOL 😉

      Pena que eu tenho uma péssima notícia a vocês: O universo está FADADO A MORTE.
      Toda sua energia se esgotará, restando no final buracos negros e escuridão.

      Segundo a tua fé, se não há Deus para intervir, então a única coisa que sobra é a MORTE INEVITÁVEL pela extinção termodinâmica.

Comments are closed.