Chegou a hora de observar o cometa Ison

Salvador Nogueira

Depois de meses de expectativa, é chegado o momento de procurar o famoso (e por ora ainda discreto) cometa Ison nos céus brasileiros. Astrônomos amadores ao redor do mundo reportam que seu brilho começou a aumentar, conforme ele ruma na direção do Sol, e o objeto já pode ser visto com o auxílio de binóculos. Você provavelmente não encontrará momento melhor para procurá-lo do que durante este feriado prolongado, sem a pressão de acordar cedo no dia seguinte.

Antes, alguns aperitivos. Confira essa bela imagem capturada pela Nasa em 8 de novembro, com um telescópio de 14 polegadas, no Centro de Voo Espacial Marshall, em Huntsville, Alabama.

Cometa Ison é registrado por telescópio do Centro de Voo Espacial Marshall, da Nasa

Gostou? Mais legal ainda foi a imagem obtida pelo astrônomo amador austríaco Michael Jäger anteontem. Ela já mostra o cometa Ison com duas caudas.

O astrônomo amador Michael Jäger registrou o Ison com duas caudas em 12 de novembro

O padrão de duas caudas é bem comum e é mais um sintoma da aparente boa saúde do astro. Uma delas é composta por poeira, e vai ficando para trás ao longo da órbita do astro. A segunda é produzida pela sublimação de material volátil (principalmente gelo de água). Essa trilha gasosa é projetada na direção oposta ao Sol. Por isso o suave desalinhamento entre as duas.

A tendência é que o brilho continue aumentando durante os próximos dias, mas ele cresce na mesma proporção em que o cometa se aproxima de nossa estrela-mãe (e com isso começa a nascer cada vez mais tarde no céu, quase junto com o Sol). No dia 28 próximo, ele passará raspando a 1,2 milhão de km da superfície solar — menos de um centésimo da distância Terra-Sol. Nesse período, será praticamente impossível tentar vê-lo, e ficará a expectativa dos amantes do céu. O Ison sobreviverá à passagem e sairá do outro lado do Sol? Ou o calor e a tensão gravitacional serão demais para o objeto de 5 km de diâmetro, que será feito em pedaços e nunca mais voltará a ser avistado?

Nada se sabe a esse respeito. O que já dá para saber é que o cometa não deve ser observável do hemisfério Sul após o periélio. Isso porque, do nosso ponto de vista, o cometa irá se pôr antes do Sol e nascerá praticamente junto com o astro-rei. A não ser que as mais otimistas expectativas de brilho do Ison se concretizem, ele será completamente ofuscado pela luz solar e invisível durante o dia.

PARA OBSERVAR NO FERIADO

É preciso pelo menos um bom par de binóculos. Com um telescópio, a imagem pode ser melhor, mas é mais difícil de achar o Ison. A olho nu, não vai rolar. Ele está no momento com brilho de magnitude 8, e é preciso 6 ou menos para vê-lo a olho nu num céu limpo e longe da poluição luminosa (quanto menor a magnitude, mais brilhante é o objeto) .

O melhor horário para observá-lo é por volta das 5h30 da manhã, pouco antes de o Sol nascer. Olhe na direção leste, para a constelação de Virgem. O cometa Ison estará bem próximo à estrela Porrima (Gamma Virginis). Confira o mapa do céu na região em que o Ison pode ser encontrado (feito tendo como referência a cidade de São Paulo, dia 15, 5h30).

“As próximas noites podem ser as melhores para os observadores no Sul e Sudeste do Brasil, já que o tempo está bom e a Lua ainda não está cheia”, afirma Gustavo Rojas, astrônomo da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). “Estar em um local escuro é essencial”, complementa.

O Mensageiro Sideral tem acompanhado de perto a saga do Ison, desde que ele foi clamado como potencial cometa do século até as controvérsias entre os astrônomos, que ora diziam que ele estava condenado a sumir, ora afirmavam que tudo estava caminhando conforme o esperado. Em breve, os capítulos finais desta emocionante novela celeste.

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook

Comentários

  1. Salvador,

    Qual é a hipótese mais aceita atualmente pela comunidade científica para explicar a formação dos cometas e suas saídas da nuvem de Oort? Sabemos que eles estão na nuvem de Oort em órbitas estáveis ao redor do sol. Mas qual seria a causa que provoca a queda deles em direção ao sol?

    1. Colisões poderiam fazer o truque, se provocassem uma redução de velocidade orbital suficiente para o objeto “cair” para dentro do sistema. Alternativamente, interações gravitacionais de objetos menores com alguns maiores.

  2. Efetuei uma observação agora às 04:50 (GMT -3), o cometa está muito pálido ainda, em binóculos 7×50 se mostra na visão periférica, cabeleira discreta e goticular.

  3. Seria interessante se o blogueiro/astrônomo indicasse no mapa acima, onde fica o “Leste” e o “Oeste” e o “Norte” e o “Sul” também…

    Uma simples “Rosa dos Ventos” já ajudaria na localização…

    Eu não conheço estrelas pelo nome e posição no Céu (e provavelmente muitas pessoas daqui também)…

    Seria interessante dizer algo do tipo:

    “Será visto no Oeste, no Sul, no Norte, no Leste”

  4. ola rapazeada sera que eu poso observar tb com o zom da minha máquina fotografica ?? me ajuden ai eu qero ver tb kkk

  5. Moro em Macapá, na linha do equador, as orientações pra ver o cometa ainda são as mesmas?!

  6. Para quem tem celular com android , indico o app starchart ou carta celeste , indica o local exato e é muito, muito bom , pois mostra todas as constelações.

  7. Preparando meu telescopio para observar se o tempo ajudar.
    Pra quem nao entendeu muito bem como localiza-lo basta usar o programa Stellarium e atualizar o banco de dados.
    Depois basta procurar por C/2012 S1 (ISON).

  8. Quem tiver a oportunidade, registre para mostrar aos seu netos. Quando eu tinha por volta dos 15 para dezesseis anos, vi a olho nu por volta das 04:30 ás 05 horas da manhã, na mesma direção que nasce o sol. Era lindo! Sua calda aparentava estar derramando sobre a terra, fagulhas brilhantes, muito colorida, apesar de sua calda á olho nu, apresentar uma medida por volta de 1,5m. Quem poder registre, pois com certeza, este levará mais de uma centena de anos para voltar.

  9. As estrelas, astros, asteroides, cometa, planetas e tantos outros desígnios, o homem, desde a pré-história, observa acima do pescoço tais fenômenos, busca explicar de acordo com a ciência e seus aportes e dogmas o inicio dessa maravilha chamada espaços siderais. Por mais que estejam certos, em 5% de todo o seu processo numa escala de 100%, pergunto a mim mesmo se é possível explicar a imponderável leveza da beleza infinita dessa singularidade incrível que denominamos singelamente de DEUS.

  10. Olá Vanderlan. Se for possível, mande-me por e-mail o curso de telescópio caseiro, que quero caprichar em produzir um com muita paciência. Meu e-mail é:
    2104oliveira@bol.com.br
    Muito grato.

  11. Nao entendo nada de astronomia, gente… Alguém poderia me explicar se ocorre perda de matéria com a cauda por exemplo, através da imensa jornada do cometa pelo espaço? Ou seja, com o tempo, mesmo um cometa com 5 km de diâmetro poderia se desintegrar?

    1. Ele tem muito gelo, que sublima (passa de sólido a gás) conforme ele se aproxima do Sol. Além disso, quando ele passa muito perto da estrela, o efeito de maré exercido sobre ele é tão poderoso que pode quebrá-lo em pedaços.

    1. Olhe para o leste, lá para 4h30 (não tem horário de verão aí, tem? Se tiver, 5h30 mesmo).

  12. Estou tao impressionada , que vou tentar ver. Se nao conseguir visualizar, pelo menos quero sentir toda energia da passagem do “Cometa Ison” pela terra .
    Adorei as fotos e noticiaro . Thanks !

  13. Esse não é um simple cometa que vaga pelo universo primeiramente foram os russos que o encontraram a mais de 2 anos atras logo quando ele penetrou no sistema solar vindo de uma região muito misteriosa do espaço , vejam ja viram um cometa recalcular sua rota esses é uns dos mistério que os russos ficaram abismados outra o telescópio americano ao tirar uma foto dele viu que não era um simples pedaço de gelo mas algo sinistro a com esse cometa ao filtrarem a imagem viram que a 3 parte separada com raio de 3 km cada um acreditem se puder….

    1. É tudo lorota isso, Rodrigo. Não teve correção de curso, não tem região misteriosa, não tem 3 partes separadas. É um cometa.

    2. Exatamente Rodrigo, esse Salvador Nogueira deve ter em mãos o maior telescópio do mundo pra saber o que diz.

  14. O Sol passou meses com baixíssima atividade e justamente com a aproximação de 4 cometas ele começa a borbulhar de pontos solares e erupções, enquanto isso a NASA continua apresentando apenas imagens de astrônomos amadores! Onde estão as imagens coletadas pela própria NASA com o Hubble e outros instrumentos como aqueles que analisam o espectro desses cometas? O Ison passou por Marte e desenvolveu um Coma verde e agora ao se aproximar de Mercúrio está mudando de verde para azul neon e de ontem pra hj já aumentou 2 ordens de magnitude. Por que não mostram uma análise espectral indicando se ele está apenas refletindo a luz do sol ou efetivamente emitindo luz? Não sei o motivo dessa filtragem de informação mas é notório que a “ciência” que chega ao grande público é apenas a ponta distorcida de um enorme iceberg.

        1. E você foi lá para ver que eles estão lá? Ou vai colocar como evidência uma foto montada que vc viu em algum site meia boca de ovnis ?

          Astrônomos amadores no mundo todo já estão vendo o cometa com telescópios e tirando fotos e nenhum deles apresentou uma foto com os tais ovnis.

  15. E aquela conversa que por volta de 26/12 estaria passando perto da Terra, já indo pros confins do sistema solar e que estaria mais brilhante… quer dizer que não veremos nada em dezembro ou depois?

    1. Se ele não sobreviver ao periélio, não. Se sobreviver e brilhar a ponto de ser visto de dia, sim.

    1. Pois é. Se ele se segurar firme, pode ser uma boa notícia. Se não, pode ser o começo da desintegração. Melhor mesmo é tentar observar o quanto antes, porque a proverbial vaca pode estar indo para o brejo agorinha mesmo… 😛

  16. Salvador, ainda ha possibilidade de vermos ele tão brilhante quanto a lua ou ao menos a olho nu? Se sim, quando?

    1. Ainda há, se ele aumentar de brilho rapidamente nos próximos (poucos) dias, antes de estar perto demais do Sol. Ou, alternativamente, se ele explodir de brilho e se tornar um objeto visível à luz do dia, após o periélio. Mas é improvável. A melhor chance que teremos é agora, no feriado.

  17. gostaria de saber qual a potencia do binóculo para ser visível. Não fica mais fácil dizer aos que vão tentar achar o Ison ” olhe para o nascente gire devagar para a esquerda de frente para uma estrela brilhante até mais ou menos 18 graus de inclinação e potentes binóculos”?

  18. Sou fascinada pelos astros, tentarei vê-lo no horário indicado para o Sul pela madrugada no mesmo local que nasce o sol a leste

  19. Legal.Salvador eu queria saber se dá também para ver no centro do parana,No mesmo horário que é 5:00-5:30.

    1. (CONTINUAÇÃO DO OUTRO COMENTÁRIO)A olho nu, já que a poluição luminosa deixa ver algumas estrelas só que eu não se é do lado leste.

  20. Nós, cidadãos desprovidos de lentes ou lunetas, só o que temos é agradecer, pelas imagens, e informações.
    Obrigado.
    Belíssimas, além de curiosas, afinal não me é tão comum assim um astro de dupla cauda ter a possibilidade de ser abatido pelo nosso astro-rei tão rotineiramente como parece o autor do texto informativo sugerir.

  21. qual o melhor horário pra ver de SC? com uma câmera fotográfica semi-profissional é possível fotografá-lo?

    1. Vale tentar, porque ele tá aumentando de brilho, mas acho bem difícil. Precisaria de muito tempo de exposição. O melhor horário é mais ou menos o mesmo, de 5h a 5h30, antes do nascente.

    2. Luisa, se me permite, você pode tentar uma exposição em “velocidade B”, aquela que o obturador da máquina fica aberto.

      Monte a máquina num tripé e aponte ela para a estrela Porrima (no mapinha deste post ela está bem em cima do “O” de ISON).

      Depois faça testes entre zoom e tempo de exposição, é uma solução de compromisso:

      – Tempos de exposição longos com a máquina estática tornam-se borrados, as estrelas tornam-se traços. Acho que algo entre 20s e 30s vai bem.
      – Com Zoom muito alto você perde luminosidade e vai ter uma foto escura. 2x vai bem. Dependerá da abertura da sua objetiva.

      Imprescindível também e fazer estas tentativas à noite, digo antes das 5h, porque a luminosidade do crepúsculo vela a foto.
      E sem a câmera fixa, nada feito!

      Apesar do cometa não ser visto à olho nu, na foto ele vai aparecer como uma manchinha!

      Céus claros prá você! Boas fotos!

      1. Infelizmente não tive a oportunidade de fotografá-lo, o tempo nublado me atrapalhou. Mesmo assim agradeço as informações. 🙂

  22. A noticia diz que precisa um par de binóculos para ver, eu pensei que com “um” bom binóculo dava para ver, alguem pode me me explicar como faço para usar dois binóculos aos mesmo tempo?

    1. Queridão, você pode usar “binóculo” ou “par de binóculos” indistintamente para se referir a um instrumento com duas oculares e duas objetivas. 😉

    2. O certo é ‘binóculos’ (no plural). Mas todo mundo fala binóculo. Pior ainda é com ‘óculos’ que, conquanto se fala no plural, o possessivo vai no singular: o MEU óculos. Deixa pra lá: o que importa é o cometa.

  23. Tenho um telescópio Telescience, comprei pra minha filha na Hiirrapy que decepção não consigo ver nada só borrões e falta paciência até focar diretamente em algum astro. Vou tentar com ele mesmo rsrsrsrs e o app Sky do Smartphone. Você diz que a o cometa esta no leste na constelação de virgem mas virgem esta a oeste????

    1. Virgem está a oeste quando o sol se põe e a leste quando ele nasce… a Terra gira. 😉

      1. Sério?? a terra gira??, caramba achei que tava bebado rsrsrs mas se as 3 horas da tarde o sol põe a oeste e virgem esta coladinho ao sol e a terra gira de oeste pra leste como virgem estará a noite a leste??

        1. Junto com o Sol. Por isso você precisa ver no fim da madrugada. Virgem vai subir no céu a leste e logo na cola dela vai subir o Sol. Para ver o Ison você precisa ver uma antes que o outro chegue.

    2. Lorizete,

      é muito comum as pessoas se decepcionarem quando observam pela primeira vez por um telescópio. Principalmente se for de pequeno porte. estas lunetas baratas de 60mm de abertura, por exemplo, são um desastre. Só servem para observação terrestre e da lua.

  24. Mulher: estou bonita?
    Homem: não.
    Mulher: tu queres ficar comigo pra sempre?
    Homem: não.
    Mulher: tu chorarias se eu saí-se? Homem: não.
    Ela ouviu o suficiente, e foi embora com lagrimas que corriam pelo rosto.
    O homem segurou o braço dela.
    Rapaz: tu nãao estas bonita tu és bonita. Eu não quero ficar com você para sempre eu presiso ficar com você. Eu não choraria se você fosse embora eu morreria.
    (o rapaz sussurra para ela) fica comigo?
    (a mulher sussurra) eu vou.
    Hoje a meia noite seu verdadeiro amor percebera que te ama. Alguma coisa boa vai acontecer a você as 1-4 pm. Amanha pode ser em qualquer lugar. Prepare-se para o maior choque de sua vida! Se você não publicar isso em 5 outros eventos terá sérios problemas com relacionamento no próximos 10 anos

      1. S.N. depois dessa só me resta deixar uma piadinha “astronômica” no blog, para dissipar as agruras da moenda diária!

        Questão:
        – Onde certamente encontramos dois buracos negros próximos na nossa galáxia?

        Resposta:
        – Num par de meias pretas!

        1. Vá lá que não está correto gramaticalmente falando mas, com um poucochinho de boa vontade, dá para entender o que o gajo quis dizer, ó pá!

      2. Nossa, sem comentários, kkkkkkkkkk perdi um tempo lendo está palhaçada, qnt gente boba. Ridículo.

    1. Eu pensava que o blog era só de astronomia, mas vejo que tem de tudo, até ‘simpatia’. Daqui a pouco vai aparecer também ‘despachos’. kkkkkkkkkk

  25. Muito boa essa matéria, mas será que dar pra ver aqui no Nordeste? será no mesmo horário né 05:30 ? quero muito ver.

  26. Vamos lá, esse é o fim de semana do ISON!

    As fotos acima são feitas com grandes instrumentos e com exposições longas, os cometas em pequenos instrumentos se revelam como uma mancha, esmaecida mesmo, mas que o distingue bem de estrelas, que tem brilho puntiforme.

    Recomendo começar o star-hopping às 4 da manhã, iniciando com Marte e depois passando para a “cabeça” da Virgem, seguindo por Zavijah (beta), Zaniah (eta) e finalmente Porrima (gama).
    A rota do cometa está bem alinhada com a Eclíptica, então vale a regra de traçar uma linha imaginária entre Júpiter e Marte e prolongá-la para estabelecer uma região mais provável de encontrá-lo nas imediações de Porrima.
    Outra dica é que no dia 18 ele vai raspar por Spica (alfa) então vale também imaginar uma reta entre Marte e essa estrela.

    É um bom desafio e uma corrida contra o tempo porque às 4:40h o crepúsculo já começa a incomodar e como o cometa só está com 8 de magnetude! Portanto bem improvável de se ver com poluição luminosa, o ideal são zonas rurais com boa vista para o leste/nordeste.

    Contra o tempo também pelos dias que se seguem, o cometa está indo para o Sol, então apesar do brilho dele aumentar ele ficará mais próximo do amanhecer! Outra vilã é a Lua minguante que está vindo aí!

    Um bom mapa na internet é esse:
    http://observing.skyhound.com/ISON.html

    Use a visão indireta, ao perceber qualquer manchinha, desconfie. O prazer de encontrar o cometa é único!
    Desenhe, google por comet sketching, e se tiver possibilidade, fotografe!

    E… céus claros à todos!

  27. Nesse feriado vou tentar vê-lo de todo jeito com meu tele. Salvador vc utilizou o Stelarium? Vc sabe se o ISON aparece nele?

  28. Vários Astrônomos especulam que ele entrará em OUTBURST antes de chegar ao periélio devido sua intensa atividade. E a tão esperada magnitude 12? será alcançada antes da menor aproximação? eu acho pouco provável.

  29. Essa questão do cometa passar pelo Sol e não sobreviver, não aconteceu com o Lovejoy pouco tempo atrás?

    Me parece que foi uma trajetória parecida com a do ISON.

    Estou certo?

    1. Cada caso é um caso e não depende só da trajetória. Depende também da composição e da massa do objeto!

  30. Parabéns pela reportagem, muito informativa e agora ficará muito fácil de localizar o cometa.

    1. Montar um telescópio simples não é caro e é um hobby bem interessante. Com um espelho de cerca de 10cm e uma boa ocular dá pra ver bastante coisa.

      1. Sou completamente leiga no assunto, mas adoro ler reportagens sobre coisas que acontecem no espaço.

        O que é um ocular? Como se constróis um telescópio simples com espelho e ocular?

        Obrigada

        1. Ocular é a lente no telescópio por onde você olha a imagem. Ela precisa ser acoplada a um espelho ou a uma lente objetiva por um tubo para produzir a imagem!

        2. Cada um tem um ponto de vista, mas montar um tele sozinha (comprando os espelhos, buscadora e etc) e depois fazendo toda parte de suporte por conta própria, não é tão simples, tem alguns caras que fazem teles artezanais de ótima qualidade, e não é muito caro, inclusive utilizei um até pouco tempo. Agora, não compre esses muito fraquinhos que ofereçem grandes aumento, que na maioria das casos são de péssima qualidade, inclusive também tenho um assim, e literalmente vira lixo, mas procure em sites sobre como escolher um telescópio tem um monte de dica, inclusive do pessoal que faz, eu conheço alguns, mas aqui não é local pra isso.

          1. Dionísio,

            Eu montei um com espelho principal de 13cm + espelho secundário + focalizador e objetiva de uma luneta velha. A estrutura era de tábua e o suporte uma “forquilha” de ferro fincada no chão. Usei muitas noites por pelo menos 3 anos….A imagem era excelente. só não podia ter excesso de poluição luminosa.

        3. ola, se tiver interesse em receber arquivos de um curso que fiz para montagem de um telescopio com materias comuns do dia a dia, me escreva. o meu funciona maravilhosamente bem… calculo q vc va gastar 600 reais pra fazer um telescopio muito … gratificante.. eu diria

          1. Olá Vanderlan
            Eu gostaria sim de receber os arquivos do curso para montagem de um telescópio.
            Se puder me enviar , desde já agradeço

          2. putz vanderlan, me intrometendo na conversa de vcs, vc poderia me enviar o arquivo tambem….
            obrigado!!

          3. Boa noite. Gostaria muito de receber o material citado. Agradeço desde já e antecipo meus votos de estima e consideração. Grato.

          4. Boa noite.
            Estou a procura do material para a construção do telescópio faz tempo. Como posso recebê-lo?
            Grato

          5. Olá Vanderlan… também gostaria de receber os arquivos para montagem de um telescópio…obrigado

          6. Até entendo seu modo de querer ajudar o iniciante na astronomia, mas convenhamos: telescópio mudou muito o preço de uns anos pra cá. Não está mais longe da realidade do cidadão comum. Hoje está mais acessível. Eu até já arrisquei montar um caseiro há alguns anos atrás, mas o fiz por ser um cara até engenhoso, modéstia parte, mas talvez não valha a dor de cabeça. Hoje conheço site especializado com telescópios de grandes marcas (Sky Watcher, por exemplo) com valores de R$700,00 em diante. Como o amigo disse alí em cima, não se iludam com propagandas sensacionalistas que dizem: Telescópio com 675x de aumento. Este cálculo que eles fazem sequer existe, rs. Mas é assim mesmo. Aprenderemos aos poucos. Eu ainda vou apanhar muito, rs.

            Acessem este: http://www.armazemdotelescopio.com.br
            Lá tem gente pronta para ajudar.
            Astronomia é um universo e tanto!

            Um abraço!

        4. Tu com certeza é loura…Hô animal ele está se referindo a uma configuração de telescopio e não a um espelho de maquiagem para ver o ISON..

      2. Tive o prazer de poder ver a última passagem do Cometa Halley, em 86 ou 87 ! maravilhoso !!. Se o colega tiver e puder me enviar o arquivo para montagem do telescópio caseiro, agradeço muito !

        1. Será que você, Josias, não está confundindo? O cometa Halley foi uma grande decepção. Foi um tênue floco de algodão sem brilho, perdido entre muitas estrelas. Em 1986. Só o vi pois fui a Atibaia e um astrônomo indicou onde aquele ponto sem graça estava. Ou você conseguiu vê-lo por telescópio? Eu, desde criança, imaginava que ele seria uma bola de fogo no céu, facilmente visível a olho nu… Nada disso. Decepção.

          1. JOAO, NA VERDADE a grande decepção ficou por conta dos astronomos, eles se confundiram e disseram que o haley passaria em abril daquele ano , na verdade ele passou duas semanas antes , em março ainda , em abril no dia que todos falavam, estava no final da passagem. Engraçado que na globo pouco se falou . Foi uma pena , pois se tivessem feito um trabalho mais profissional todos teriam passado pela experiencia que passei, que digo para vc foi emocionante. E foi uma vez na vida, pois sei que nao viverei para ver o haley de novo. Pena que a vida é curta.

  31. muito boa a informação do amigo Salvador Nogueira, parabéns e obrigado pelas matérias! abraços
    Robinson

Comments are closed.