Depois da morte, a ressurreição do Ison!
Sabe aqueles filmes de super-herói que, depois da trama resolvida e mais dez minutos de créditos, têm aquela cena final que coloca tudo de ponta-cabeça? Pois bem, meus amigos, a saga do cometa Ison ainda não acabou.
Depois que todo mundo viu o cometa reduzir paulatinamente de brilho e sumir por trás do Sol, parecia que o destino estava selado. Redução rápida de magnitude significava fragmentação, e um cometa aos pedaços não resistiria aos 2.700 graus Celsius que envolvem passar a 1,2 milhão de km de uma estrela. A essa temperatura, aos pedaços, todo o gelo derreteria. Até mesmo ferro vaporizaria.
Mas então uma pequena trilha, aparentemente de detritos, começou a emergir nas imagens, na trajetória que pertenceria ao Ison. E aí, uma surpresa adicional: o brilho começou a aumentar. O suspense durou até 00h49, quando Karl Battams, um dos coordenadores da campanha de observação organizada pela Nasa, anunciou pelo twitter: “Certo, estamos cravando, e você ouviu primeiro aqui: acreditamos que uma pequena parte do núcleo do Ison SOBREVIVEU ao periélio.”
Então aí está, o gancho para a continuação da mais emocionante observação cometária de que se tem notícia.
Karl Battams diz que já observou mais de 2.000 cometas que passam raspando pelo Sol, e este não se compara a nenhum deles. Pode não ser o espetáculo visual que todos esperavam, mas em termos de ciência estamos diante de uma grande novidade. Que outras surpresas o Ison nos reserva, além de uma ressurreição?
Salvador, supondo que o Ison tenha “sobrevivido”, ele fez alguma curva ao passar perto do sol ou continuou com sua trajetória anterior, simplesmente passando reto?
A trajetória é a prevista.
Não formulei bem a pergunta, complementando então: na trajetória prevista, ele faria uma curva atraído pela gravidade do Sol?
Sim.
A composição supostamente mais densa e rochosa do Ison pode fazê-lo assumir uma trajetória diversa da prevista?
Não.
Obg.
A trajetória é curva, exatamente no periélio ele muda o sentido da direção. Inicialmente ele está se aproximando do Sol, ao passar pelo periélio ele começa a se afastar. é como jogar uma pedra para o alto, no ponto mais alto ela muda de direção e volta, esse ponto seria o periélio.
Espero que isto NÃO seja verdade, pois se um cometa resistiu tanto ao Sol imagine o que aconteceria caso se chocasse com a Terra? Provavelmente iria parti-la ao meio.
Não é verdade, ele vai passar muito longe. Toda essa atração gravitacional do sol sobre o Ison foi cauculada, e ainda é!
Supercometa só se para com kriptonita né?
kkkkkkkkk
Eita povinho burro!!!!!!!!!!!
Parece que ele conseguiu mesmo, tem uma imagem mais atual mostrando isso. Força Ison!
NAO SE DEIXEM ENGANAR ESTE NAO E UM COMETA E O NIBIRU SE APROXIMANDO E EM ROTA DE COLISAO COM A TERRA!!!!!!
AQUI NESSE VIDEO DO YOUTUBE TEM TODA A VERDADE REVELADA!!!!!!!! ASSISTAM E VEJAM COM SEUS PROPRIOS OLHOS TODA A VERDADE QUE A NAZA ESTA TENTNAOD ESCONDER!!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=48rz8udZBmQ
Hahahha!
😉
AINDA BEM QUE ESCREVEU “NASA” CERTO!!!!
NAZA?
NAO E NAZA E NASA SEU BURRO!! EU ERRE PORQUE O S FICA DO LADO DO Z E ME CONFUNDI!!!!!
Por que então não suicidar? Assim sofreremos menos.
Sua notícia é tão boa quanto seu português….kkk 🙂
Sabia que Hitler estava envolvido nisso… ¬¬
SEUS INCREDOLOS PELOS MENOS VOCEIS VIRAM O VIDEO QUE POSTEI COM PROVAS ERREFUTAVEIS DA CHEGAD OD NIBIRU E A EXPLOZAO DA TERRA QUE A NASA (DESCULPE O ERRO O Z FICA PERTO DO S) VAI ACOTECER EM BREVE! VEJAM OV IDEO E TIREM SUA PROPRIA CONCLUSOES!
http://www.youtube.com/watch?v=48rz8udZBmQ
E viva os nibirutas, sábios habitantes de Nibiru!
Realmente, nem dá pra levar a sério uma pessoa com tanta concordância na hora de escrever…
cara, você deve desistir da astronomia e começar a estudar português urgente…ou então torcer para o cometa bater mesmo na Terra aí não precisa estudar mais…
EU SO FLUENTE EM NIBIRES, PORISO COMECEI A ESQUECER COMO ISCREVE EM PORTUGUES!!!!!!
“Ave Maria”! Eu tenho que ler isso também é? Ninguém merece.
Cara não tem nada de mais, sobreviver por passar perto, quero ver encostar no meu amigo Sol e sair vivo, o sol é brabo o tapa dele é 5504.9ºC de longe assim saiu barato mexer com ele e ganhar só uma piscadinha de olho de 2700ºC rsrsrsr 😉
Agora seria incrível mesmo o camarada passar por dentro do sol e sair do outro lado furando o núcleo, ai sim seria macho mesmo.
Dai daria p/ tirar o chapéu e bater no peito dizendo passei a 5,7 milhões ºC e to ai de boa, ai sim seria algo extraordinário, eu mesmo ia pedir a receita do que ele come p/ ficar tão fortinho assim como o meu amigo sol…
Salvador o cometa ISon foi visto pelo hemisfério sul a olho nu, antes de passar pelo Sol? E depois de passar pelo Sol ele será visto, mesmo que seja a sua cauda?
Antes ele foi visto, por uns 3 ou 4 dias, no limite da visão a olho nu. Agora, com a perda de brilho, dificilmente será.
Pilantrinha esse Ison hein, hehe 😉
Pois se ele já passou pelo ponto mais próximo do Sol e consequentemente na maior temperatura e ainda resiste, a chance dele continuar vivo não é maior, Salvador?
Aumenta a esperança, mas ainda nada é certo.
Bom dia Salvador. Antes de passar pelo Sol, quando estava alinhado com a Spica, tentamos observar a olho nu, com binóculo, com luneta e com um bom telescópio enão conseguimos. Você tem notícia do Ison ter sido vista no nosso hemisfério Sul antes da passagem pelo Sol?
E outra, será visto no hemisfério Sul após o seu retorno do Sol, mesmo que seja só o seu rastro / cauda?
Aguardo sua resposta.
Grato,
Alexandre Péret
Não sabemos nem se alguém no mundo conseguirá vê-lo. No hemisfério sul é mais difícil…
Alexandre,
Eu vi o ISON quando ele tinha passado de Spica e se aproximava (visualmente) de Mercúrio, um ou dois dias depois do que você relata e deu para ver perfeitamente ele e a coma em um binóculo 10×50. Amigos conseguiram vê-lo bem em telescópios na semana passada, com cauda e tudo.
Mesmo se ele não tivesse fragmentado, não poderíamos ve-lo do nosso hemisfério depois do periélio, pois sua trajetória é muito excêntrica e direto ao Norte. Ele só será/seria visível de novo aqui daqui a meses, e daí já não estaria visível a não ser com telescópios de grande abertura.
Augusto, Brasília
Os cientificos deven falar a verdade é uma nave chamada Phoenix das Pleiades, proximamente a verdade tem que ser falada…posso enviar mais informação
Manda ae!
Sera que se o Cometa sobreviver , meu sálario ira aumentar kkkk , e o Vascop e o Fluminense não cairão para a segunda divisão.
por essa gravação, deve sobrar bem pouco do Ison – http://en.es-static.us/upl/2013/11/ison-peri-11-28-2013-580.gif
Deviam mudar o nome dele pra “cometa Fênix”
sera que na tragetoria de volta nos o veremos a luz do dia ??
Salvador, bom dia! Voce sabe me dizer se o LASCO ainda esta transmitindo a saga do Ison?
Nao estou conseguindo acessar daqui..
abraços!
Sim. olha dois posts atrás que a última imagem tá lá. 😉
Assim como o Ison ,que partiu em direção ao Sol e (quase) desapareceu,espero que o Ibson faça a mesma trajetória,e suma do Pque São Jorge…
Tragam a cerveja que o churrasco de cometa está no fim. SE a nuvem de Oort é o berçário de cometas, o sistema solar é o cemitério. Periélio, ponto da trajetória em que o astro mais se aproxima da estrela, é o ponto também em que o movimento deixa de ser acelerado e passa a ser retardado.
a unica imagem que consigo visualizar e entender nesta imagem é do planeta saturno no canto inferior a esquerda!!!hehehehehe
Puts, então você não entendeu nada, já que aquele NÃO é Saturno, e sim uma estrela. 🙂
Pode ser uma boa e má noticia, não poderia este cometa ter sido mudado sua rota e agora estar em colisão com a terra? e não poderia também este núcleo possuir um material mais resistente que o aço?Ai o que era noticia vai virar catástrofe!
Não. Ele segue firme e forte as leis de Newton, no mesmo caminho de antes.
“Depois da morte, a ressurreição do Ison”!
Bem, a meu ver não se trata de ressurreição, porque o cometa não morreu inteiramente. Apenas perdeu parte de sua estrutura. O melhor que poderemos fazer é aguardar novas manifestações dos observadores, dando conta do estado, destino e, talvez, uma proximidade com terra.
Ah sim. Mas como a morte havia sido anunciada…
Salvador, na parte de baixo da imagem, tem uma luz um ponto maior e mais forte, mais brilhante e parece envolvido ou algum tracinho. Sabe do que se trata?
É Antares, a estrela alfa da constelação do Escorpião. Ela aparece com um ‘tracinho’ na horizontal por causa do intenso brilho, que ‘estoura’ os pixels na imagem captada pela câmera do coronógrafo – fica parecendo os anéis de Saturno, mas o planetão está mais à frente na eclíptica, entre o Sol e a Lua minguante.
Que outras surpresas o Ison nos reserva, além de uma ressurreição?
Se chocar com a terra e acabar com tudo….
Não, a trajetória dele não passa pela Terra…
Segue um video que achei ontem a noite da Lasco-C2 http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=jJJgWPKwRqU ao que parece esta intacto. Ontem achei tb achei um grafico mostrando que se estiver intacto mesmo a aproximação da terra ocorre perto do dia 12/12. So aguardando mesmo, mas como o Ison ja se mostrou cheio surpresas a alguem que duvide de mais alguma coisa???
Ontem foi uma agonia só. Cheguei em casa correndo, perdi minha chave e quando cheguei o ISON já tinha sumido nas imagens da LASCO. Só que eu acho que demorou muuuito pra NASA confirmar se ele tinha sobrevivido ou não, acho que no fundo todo mundo tava com uma pontinha de esperança. Agora veremos né.
Amanda acho que o Ison não se desestruturou. Pelo contrário, só perdeu o que era volátil e gelo – seu núcleo continua inteiro.
O estranho é que ele tá aumentando de brilho, então ainda resta também material volátil. Eita cometinha sinistro… rs
Eu ia comentar o mesmo que o Salvador disse, se ainda há brilho, há material volátil. Essa história tá saindo melhor que a encomenda…
Salvador, foi o que imaginei, o cometa chegaria com o gelo (protetor do núcleo) e retornaria somente com o núcleo, cheguei a escrevinhar mas não publiquei , apesar de achar que humildes conjecturas não tem nada demais as pessoas não são simpáticas as mesmas, ainda mais feitas por um reles mortal. Se for confirmado o retorno do núcleo ele continua sendo um cometa ?
Tá formando cauda, então segue sendo um cometa ativo…
Que corpo celeste seria sem a cauda ? O cometa só é caracterizado pela cauda ? Será que em sua jornada de volta ele ganhará corpo, e num possível retorno ter as mesmas características ? Qual será a composição desse cometa que resistiu a uma temperatura monstruosa, a não ser que o gelo deu uma boa ajuda para amenizar a temperatura ?
Seria um cometa “morto”.
O pessoal ai que não acredita em planetas porque não estão citado na bíblia, acreditariam em cometas já que pelo menos este passou pela MORTE e RESSURREIÇÃO?
Sim, planetas são citados na Bíblia.
Sou um aspirante a astrônomo amador, amo a ciência e sou cristão. Não vejo onde ciência e Deus (não falo de religião), se anulam.
Faltam mais como você, Diogo. Religião e ciência não se conflitam, a despeito do que dizem de um e de outro lado.
Fico feliz que pense assim, Salvador.
Ao pensar que ele está dando uma volta em torno de nossa estrela…qual a velocidade deste bichinho ao passar perto do Sol?
Chegou a 0,1% da da luz! 🙂
Bom dia Salvador
Como vc sabe sou astrônomo amador e esse é 14º cometa que acompanho em 19 anos. E me parece que o núcleo do Ison NÃO se desfez. O que ele perdeu foi tudo o que era volátil e gelo. Dependendo do tipo de rocha (rochas ígneas) que compõe o seu núcleo, são necessários mais de 8.000º para derreter (imagina a força de gravidade que não é necessária pra ele se partir em pedaços). Se ele tivesse partido em 2 ou 3 partes,praticamente não seria visto.
Excelente trabalho seu Salvador, continuamos aqui apostos!
Emerson,
Ainda não se sabe o que aconteceu. Mas é bom lembrar que o ISON passou muito perto do sol, perto inclusive da corona do sol, onde as temperaturas excedem e muito a temperatura do próprio Sol – enquanto a superfície de nossa estrela está a uns 6000 graus, a corona chega a um milhão de graus.
Salvador, por que a cauda do ISON está no sentido oposto ao esperado?
Tá não. Imagens mais recente mostram que ela tá começando a apontar pro lado certo, contra o Sol. 😉
Aquele ‘ponto’ branco, no canto esquerdo baixo, logo acima do : (dois pontos do horário), é Saturno?? Se é, onde está a terra aí? Ou por estarmos nela, não conseguimos ve-la nessa imagem?
Não é Saturno. É uma estrela, com uma leve saturação, que aparece como um tracinho branco sobre o objeto…
Que outras surpresas o Ison nos reserva?
Bem, eu espero que ele tenha se fragmentado em 3 partes, desviadas estas de sua trajetória pela gravidade do sol e que venham diretamente para a Terra. Três pequenos meteoritos atingindo as seguintes coordenadas:
1ª – 15 48 00,40 S 47 51 51,71 O
2ª – 15 47 57,29 S 47 51 50,61 O
3ª – 15 47 56,47 S 47 51 37,32 O
Sinto desapontá-lo, mas esse vai passar longe da Terra.
Não tenha tanta certeza Salvador… Me parece que a trajetória está ainda bem próxima da calculada anteriormente… Mas só teremos total certeza disso após alguns dias…
E onde são estas coordenados?
eu não entendo uma coisa, desde o ano passado que descobriram esse cometa certo?…mas por que que ele tinha que ir diretamente contra SOL?..se o universo é tão vasto. sera que esse evento só acontece em nossa via lactia(LACTEA)
Porque o Sol é o centro de atração gravitacional do nosso sistema. Tudo orbita e está preso a ele, até uma certa distância. Esse cometa, supõe-se que tenha vindo da nuvem de Oort, já nos limites da atração gravitacional do Sol. De vez em quando, um objeto se desloca de lá e vem dar uma ‘voltinha
Eu estou vendo Saturno lá no canto inferior esquerdo.
Vc tá enganado. É uma estrela.
Não é Saturno, é uma estrela.
Não é Saturno, é Antares, a estrela alfa da constelação do Escorpião.
Gracias! É interessante essa identificação, porque ajuda a estimar a magnitude do Ison. 😉
Caraca! Um cometa com a magnitude de Antares! Vou fazer uma viagem para o hemisfério norte!
Calma, bonitão. Com a magnitude de Antares agora, do ladinho do Sol. O que acontecerá quando ele sair de lá? Deve perder brilho…
Salvador, tenho uma dúvida. Uma vez eu li que o estado físico da matéria depende também da pressão, e não somente da temperatura. Se isto estiver correto, como pode ter gelo no espaço? Se o cometa fosse maior maior e tivesse massa e gravidade suficientes para aglutinar o vapor disperso… Não sei, poderia me explicar? Abs,
Poder pode, mas só além da órbita da Terra. Até ali, gelo tende a sublimar como gás.
Estou enganado ou dá pra ver Saturno na imagem?
Não é Saturno. É uma estrela.
É a gigante Antares, a alfa do Escorpião.
Respondi no seu outro comentário! Sinal de que o Ison está bem brilhante! 😉
A qual velocidade esse cometa esta viajando?
Agora está freando, mas chegou a 0,1% da velocidade da luz!
Agora, a má notícia que o Salvador não falou: os frgmentos estão rumando diretamente para a Terra…
Tão não. Como o povo gosta de criar confusão, hein?
Pelo que eu estudei em física, quanto maior a massa maior a gravidade. Logo se o cometa está mais próximo do sol do que da terra, e a massa do sol é muito maior que a da terra, é facil imaginar que os fragmentos estão sendo atraídos pelo sol, não pela terra.
Me desculpe mas volte a estudar física então porque não é assim que funciona.
Já ouviu falar de órbita?
Waldeir… reveja seus conceitos de Física!
Ah tá, pode ser devido a posição do LASCO em relação a ele.
Qual seria outro motivo?
Caraca, eu percebí mudança na trajetória do ISON, ele tinha que sair mais fechado.
Se for verdade, pode ser somente parte dele.
Já estão falando que só parte sobreviveu. Tudo bem. Mas se compararmos a imagem dele chegando e depois saindo do outro lado do sol, parece que ele está intacto, pois parte não brilha tanto quanto o todo. Posso está errado. Por isso vou aguardar novas informações.
Olha, quem tiver tempo e paciência sugiro ler esse documento de Zdenek Sekanina & Paul W. Chodas (http://arxiv.org/pdf/1205.5839v1.pdf). Dará uma boa ideia para podermos imaginar o que está se passando como o C/2012 S1 (ISON). Karl Battams sempre se mostrou muito ponderado em suas intervenções, que gosto de ler, mas não é a primeira vez que o CIOC fomenta algo que pode não se concretizar, acho que por força do projeto. Está faltando a essa “parte que sobrou” gerar a cauda, contrária ao Sol. Bom lembrar que demorou duas semanas depois do periélio do C/2011 W3 (Lovejoy) para constatarem que houve desintegração.
Fantástico! Uma grande surpresa vindo de longe. Salvador, é possível que o cometa se aproxime da Terra novamente?
Não sabemos se ele passará das próximas horas… É aguardar os próximos capítulos.
Bom dia. Sou muito leigo no assunto, mas a curiosidade é enorme sobre o espaço. O que é essa mancha negra na foto?
É a haste que segura o anteparo que bloqueia o sol para não ofuscar a camera do SOHO
Salvador, o que vocês discutem na Associação Aeroespacial Brasileira, eu digo sobre assuntos futuros.
Cara, a AAB funciona como uma espécie de congregação dos participantes do programa espacial brasileiro, que se propõe a discuti-lo e fazer sugestões ao governo. Mas confesso que não tenho me envolvido muito de perto ultimamente. Sei que eles promovem simpósios, como outras associações científicas, mas não vi nada de grande monta partindo deles recentemente.
Me chama pra ser astronauta! hahaha
Infelizmente esse tipo de situação é comum por aqui. A cerca de 4 anos, o MCT lançou um site onde era possível participar com sugestões e artigos na área científica. O Site foi lançado com toda pompa e circunstância pelo então ministro Mercadante. Passaram-se ai cerca de 2 anos e quando se acessa o site vem a mensagem: “este site foi retirado do ar”. Também a cerca de 2 anos o MCT lançou na mídia uma série de artigos dando conta de uma parceria entre a Telebras de Campinas, a Embraer e até o moribundo Eike Batista, para disparar uma indústria aeroespacial genuinamente nacional. Já se passaram 2 anos e me parece que nada aconteceu…..O Brasil é feito de grandes homens….nós dependemos enormemente de grandes homens…nossa estrutura não funciona por si só. Na área espacial o grande homem foi e é o Ozires Silva, mentor da Embraer. A Embraer é o que é graças a ele. E hoje, aos 84 anos, ainda está cheio de idéias corretíssimas a respeito do futuro tecnológico do Brasil….
Sabias palavras Paulo! O Dr. Ozires é o exemplo a ser seguido! Visionário!
Infelizmente temos que aguentar os Dirceus, Genoinos …etc
Infelizmente, no Brasil só tem valor quem dá Cestas Básicas e conta muita mentira… Eita povinho ignorante!!!
Acho que esse é um dos grande problemas do Brasil: dependemos demais de grabdes líderes, porque não temos organização social suficiente para produzirmos como uma coletividade, sistematica e cientificamente.
E o Kiko? Isso vai afetar minha vida em que?
Você acredita em astrologia? Hehehe…
Astrologia? Não é isso é ASTRONOMIA.
Ó o cara argumentando com o DONO DO BLOG… esse mundo tá perdido mesmo.
kkkk
Eu tenho um gato mudo que se chama Astro. Sabem o pq? Pq “Astro não mia”
Ta comentando aqui pra quê então ? volta pra sua ignorância, champs.
Vai fazer algo que afeta sua vida, quem sabe estudar.
BOA… MUITO BOA RESPOSTA… ADOREI…
Como pode um insano tirar nossa atenção num assunto como esse kkkk
Se este cometa sobreviver, se eu fosse você se preocuparia, pois a rota de volta vai passar muito perto da Terra. E se essa p… for atraída pela gravidade da Terra, Adeus Humanidade.
Antes de falar besteira, procure entender o porque falam muito deste cometa.
Para se ter ideia, quando ele passou perto de Marte, ele fez um ajuste de rota como se fosse algo artificial, ou seja não natural…
Vai não. Calma lá. 😛
Salvador tem uma pacência de Jó
Respeita o cometa babaca… P…. é você
A observação da natureza e do universo como um todo nos dá acesso ao belo e torna a existência humana mais cheia de sentido.
Se você não sabe, Beto, não te interessa mesmo.
Vá ouvir Funk q vc ganha mais.
ignorantes como vc que ao ver algo diferente no céu vao ficar assim : meu deus que isso me ajudem , vou me suicidar..
O Kiko eu não sei, mas o Chapolin tá bem interessado nos Aerolitos!
huahauhauahuah
A ignorância não tem remédio. Ou até tenha, desde que os ignorantes tentem mudar, ou seja, tentem aprender.
Vai ler sobre Tiquititas… se não entende do assunto, não perde seu tempo escrevendo…
vc é simplisinho em beto
Ao invés de ficar zoando o cara, vocês deviam apontar no que “afetariam a vida” dele .
Aguarde a volta dele… Depois conversamos…
Beto, se não tem importância, pq se deu ao trabalho de ler e comentar? Acho que vc deveria ficar lá na Black Friday comprando tudo pela metade do dobre do preço… humpf…
Não será mais o “cometa do século”. Pena.
Salvador, onde identificamos ele na foto?
É o pontinho branco, com um rabicho, saindo do Sol por cima.
Salvador, se a órbita da Terra cruzasse com a cauda do cometa que tipo de ocorrência teríamos…uma forte nevasca? Se for isso mesmo, seria gelo de água ou gás carbônico?
Chuva de meteoros. 😉
Com esse tamanho agora será possível a observação dele com pequenos telescópios?
Não sabemos nem se ele vai sobreviver às próximas horas. Ele já passou da aproximação máxima, mas ainda está bem perto do Sol…
Tanto faz, Richardson, ele não seria visível aqui no hemisfério sul mesmo. Só no hemisfério norte haveria possibilidade de ver este espetáculo no céu, e por isso mesmo eu estava torcendo bastante pra ele se desintegrar quando passasse perto do sol, kkkkk
Devid, a observação do Ison no hemisfério norte seria mais fácil, mas se ele mantivesse 70 % da sua massa inicial seria bem possível vê-lo aqui no sul sim. Pelo menos até dias 20 a 25/12. Agora definitivamente ninguem sabe.
Bom dia Salvador!(
Qual seria o diâmetro desse núcleo agora?
Ninguém sabia antes, agora menos ainda. A estimativa original era de 5 km, mas sabe-se lá quanto ele perdeu depois dessa aventura solar…
Espero que seja verdade.
Que fim levou o outro cometa que ontem aparecia “acompanhando” o Ison?
Deve ter dado a volta de boa. Ele ia passar mais longe do Sol que o Ison. O Encke já era conhecido de outros carnavais…
Salvador,
Mais abaixo, á esquerda, é saturno, com os anéis?
Não. Segundo me informaram, Antares.
Salvador,
Tens alguma informação nova sobre o Ison? Já há informações sobre o que sobrou dele?
Parece que não muito, Antonio. Teremos de esperar até o dia 5 ou 6, quando astrônomos poderão tentar vê-lo com telescópio. Mas as últimas imagens antes de ele sair do campo de visão do satélite Soho não eram animadoras. Parece que o núcleo realmente se dissipou e sobrou apenas uma nuvem de detritos.