O primeiro dia do Philae no cometa
Atualizado às 12h33
O dia seguinte ao pouso começou quente, com a divulgação das primeiras imagens feitas pelo módulo Philae, diretamente da superfície do cometa Churyumov-Gerasimenko. Ambos estão a 510 milhões de quilômetros da Terra, na região do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.
Essa imagem representa duas fotos produzidas pelo instrumento ÇIVA (pronuncia-se “shiva”), responsável por registrar os arredores da sonda. Às 11h, a ESA (Agência Espacial Europeia) exibiu o conjunto completo de seis imagens que formam a visão panorâmica, e as imagens revelam que o Philae pousou ao lado da parede de um penhasco. Há indicativos de que ele não está paralelo com o chão e uma das pernas do trem de pouso está suspensa no vácuo. Ele está estável, mas numa posição delicada, que deve inspirar cuidados.
A narrativa de pouso, agora confirmada pelos engenheiros, foi épica. O módulo quicou duas vezes na superfície do cometa antes de se estabilizar no solo, após a terceira descida. Segundo dados do instrumento ROMAP, que avalia o campo magnético, o primeiro toque no solo deve ter sido feito às 13h33, a uma velocidade de 1 m/s. Ele quicou de volta para cima a 38 cm/s e flutuou por cerca de 1 km, até voltar a tocar o chão às 15h26. Sofreu novo rebote, desta vez a meros 3 cm/s, e voltou a pousar às 15h33, desta vez para ficar. No frigir dos ovos, um salto de quase duas horas e outro de seis minutos. A débil gravidade do astro fez com que todo esse sobe-e-desce ocorresse de forma gentil, sem causar danos ao veículo.
Em meio ao frenesi do pouso de ontem (aqui o resumo da ópera, aqui o registro “minuto a minuto”), o Mensageiro Sideral conversou com Holger Sierks, cientista-chefe da câmera OSIRIS, instalada a bordo da espaçonave Rosetta. Um de seus objetivos após o pouso era tentar flagrar o Philae intacto e bem na superfície. Ontem à noite, essa tentativa fracassou. “Ainda temos de encontrá-lo na superfície”, ele me contou. Perguntei se existia a possibilidade de manobrar a Rosetta para obter imagens mais detalhadas do Philae, numa tentativa de decifrar o que ocorreu durante o pouso. A resposta é que sim, mas Sierks demonstrou apreensão pelo veículo de solo. “Não podemos fazer muito, ele terá de se ajudar. Espero que a bateria dure por um tempo, e obtenhamos sol suficiente nas células solares.”
A preocupação é bastante justificável. Novas estimativas com base na telemetria dão conta de que o Philae está recebendo só 1h30 de exposição solar por rotação, o que é muito pouco se comparado à expectativa original, que era de 6h a 7h. Os engenheiros tentarão fazer pequenos movimentos que realinhem melhor o módulo, de forma a melhorar esse desempenho. Mas a situação não parece boa para observações de longo prazo. Por ora, os instrumentos que exigem esforço mecânico (e portanto mais energia) não foram ativados. Nada de brocas ou perfurações no solo.
Ontem, também troquei ideias com o engenheiro brasileiro Lucas Fonseca, que trabalhou na DLR (agência espacial alemã) por três anos no Philae, focado em simulações dos sistemas de pouso. Ele diz que a ancoragem estável é importante, mas para alguns instrumentos o mais importante é a altura que eles guardam do solo a fim de realizar suas funções. É possível que a sonda tenha ficado alto demais, o que poderia atrapalhar. (Leia o que mais Fonseca me disse clicando aqui.)
Por fim, duas palavrinhas sobre o “som” do cometa, que todo mundo está comentando por aí. São oscilações magnéticas provavelmente causadas pela interação de partículas do cometa com raios de alta energia vindos do espaço. É “som” entre aspas, porque não se tratam de ondas sonoras, mas magnetismo convertido em áudio. Como se sabe, som não se propaga no vácuo. (Ficou curioso? Ouça aqui!)
O Philae, em conjunto com a Rosetta, promete revolucionar o entendimento dos cometas. Em seus resultados, podem residir pistas para compreender a formação do nosso Sistema Solar, o surgimento de planetas com água líquida em abundância, como o nosso, e talvez até a origem da vida. Mas não será para já. De toda forma, a aventura da primeira visita de um artefato humano a um cometa provavelmente marcará uma geração.
Lembro-me de, ainda molequinho de tudo, me encantar com a passagem do cometa Halley pelas imediações da Terra, em 1986. Na ocasião, os europeus começaram seu flerte com esses intrigantes objetos, ao despachar a sonda Giotto para tirar fotos (para a época espetaculares) de seu núcleo. Agora, com a Rosetta e o Philae, a sensação é a de que o círculo se fecha. Primeiro, um cometa veio até nós. Agora nós retribuímos a visita, com toda pompa e circunstância. Demonstração contundente de que, não importa o tamanho do desafio, a dureza das probabilidades de sucesso, o espírito humano é impelido a abraçar o cosmos que habita.
Ótimo texto, eu concordo com você, Salvador Nogueira.
Esse evento ficará marcado na história da humanidade… Não pela sua magnitude, mas sim pelo pioneirismo.. uma realização que a poucas décadas era considerada impossível!
Um 1º “pulo” atingindo quase 1Km de “altitude relativa” a 30cm/s (por quase duas horas) e um 2º “pulo” chegando a uma altitude menor a 3cm/s (por 6 minutos), finalizando numa posição “tombada” lateralmente (!!!), inclusive com um dos pés sem tocar a superfície (!), e isso tudo estando aparentemente muito próximo a algum tipo de “barranco” cheio de pedregulhos. E também ouço os engenheiros dizendo que talvez seja possível realizar pequenos movimentos com as pernas articuladas dele, de modo a tentar melhorar um pouco a exposição dos painéis solares para que consigam obter os níveis previstos de energia. Que situação tensa! Dedos cruzados aqui!
Fantástico! Parabéns pela matéria, Salvador!
Acompanhei todos seus posts relacionados a descida e acoplagem da sonda, embora sinta muita positividade em suas palavras, torço para que seja a realidade, pergunto se os “cantos” captados poderiam ser apenas ecos do espaço com relação a movimentos da sonda e em suas partes em movimento como cameras e coletores solares? ou pergunta é se ha algum empenho em resgatar essa sonda ou ela estaria fadada a acabar ao se derreter proximo ao calor do sol?
Olá amigo, infelizmente não irão recuperar a sonda pelo fato de demandar muito dinheiro e também ela não derreterá no Sol, pois o 67P é um cometa periódico e que obtém uma distância razoável da nossa querida estrela 🙂 Abraços
Derreter, com certeza… não se resgatam sondas, quando elas quebram, já era.
Para alguns os acontecimentos que a Ciência conquista atraves de muito estudo e grandes feitos, é contraria a a existência de Deus. Alguns querem provar a sua não existência, outros querem provar a todo custo que a ira de Deus recairá sobre todos aqueles que tentam “desvendar” os seus mistérios. Pra mim, qualquer avanço que a ciência faça, só fortalece em mim, a existência de um Criador. Não esse deus que as pessoas pregam, tão vingativo, tão mesquínho, tão “humano! Temos tanto que aprender sobre nosso planeta, sobre a galáxia que vivemos, sobre a imensidão de estrelas que vemos todas as noites. Se me falassem que só existe esse povinho medíocre do planeta Terra, e que Deus perdeu a imensidão dos bilhões de anos só pra isso, aí sim eu iria desacreditar de Sua existência! Mesmo que ainda não os conheçamos (e olha que tenho muitas dúvidas em relação à isso), não significa que eles existam! Que a ciência use sempre esse vasto campo de pesquisa para crescermos cada vez mais!
Não entendo muito bem porque todos nós continuamos ligando Deus a esse tipo de exploração… Deus existe e continuará sendo o grande arquiteto sempre… nada muda. Mas precisamos dar o brilho e a importância que esse experimento merece, afinal, sem entender melhor de onde viemos e como surgimos, não teremos futuro para a humanidade… essa idéia medieval que vamos continuar aqui pra sempre, não funciona… precisamos entender tudo isso para salvar o nosso futuro, a nossa espécie… e vamos continuar rezando sempre… uma coisa não exclui a outra e nenhum cientista tem essa pretensão…
Como disse o Daniel, Deus será sempre o nosso Grande Arquiteto do Universo. Hoje tenho certezas que ele fez esse universo maravilhoso para ser explorado, conquistado e até questionado por nós. Deus é um “Todo” que a cada vez que o exploramos, mais cheio de energias positivas ficamos. Conquistas é sempre natural do ser humanizado em rumo ao alto. Pensemos nisso: “Para frente e para o alto, sempre”.
Salvador, você tem alguma informação se o local que a sonda pousou é um lugar legal para pesquisas, ou se fomos infelizes quanto ao local aterrizado?
Vou atualizar o post com o que se sabe em instantes. Guentaí. 😉
Show valeu pela informação detalhada.
Se precisar de alguem para enviar até lá e consertar a bagaça eu me candidato. Só mandar o manual e a caixa de ferramenta e me lançar até la? Por tentar ajudar alguma forma a humanidade, nem que seja da mais braçal possível
Bom dia, Salvador,
Parabéns p/ informações e cobertura deste evento tão inovador e interessante.
A única coluna da FSP que se salva…
MAIS GROSSEIRAMENTE FALANDO, TALVEZ A FOME SERIA POR UM INVESTIMENTO DE 1.000.000.000,00 EM UMA SONDA QUE POUSOU EM UM COMETA.
A fome seria o que?
Salvador,
Esta é a primeira vez que este cometa se aproxima do Sol ou é um daqueles com periodicidade?
A orbita dele em volta do sol e de todos os outros asteroides e cometas observados no cinturão de asteroides no nosso sistema solar, acontece há milhões de anos… assim como a terra.
Pra min esta não é uma sonda só pra analisar este cometa não ,Ele deve de estar em rota de coalizão com a Terra e mandaram esta sonda pra explodir e para não dar pânico geral estão dizendo que é pra pesquisa rrrrrrrrr
COALIZÃO?!?!??! KKKKKKKKKKKKKKKKK
“coalizão” foi cruel!!! Na próxima tente a palavra “colisão”…rs…..
caro salvador,
onde consigo comprar a versão impressa do seu livro? sou completamente otimista a vida fora do nosso sistema solar porque a vida pra min não é obra do acaso… gostaria de saber se existe a possibilidade de quando olhamos para o firmamento a noite de algum ET esta também nos observando . claro nosso sol ? outra coisa pode existir alguma vida primitiva em alguma lua do nosso sistema solar?
grato dilson
Qualquer livraria de grande porte, em shoppings vende. vá na seção de revistas as SuperInteressante que fica por ali. pelo menos na Saraiva de SJcampos foi assim. 🙂
ESTAO TENTANDO ENCONTRAR A ORIGEM DA VIDA FORA ??? QUE BOBINHOS . A ORIGEM DA VIDA ESTA DENTRO DO PROPRIO HOMEM ( OU MULHER ) !!!
Pelo seu comentário uma coisa é certa: a vida INTELIGENTE na Terra está escassa.
PODE TER UM Q DENTRO DO COMETA APRISIONADO POR TENTAR SE MATAR !!! KKKKKKKKKKKKKKKKKK
MINHANOSSASENHORA! Você é disléxico?
Olá Salvador, acompanho o Mensageiro Sideral ha tempos…Parabéns.
Mas poderia detalhar algumas considerações sobre esse barulho produzido pelo cometa?
Abraços
Deixe de ser ignorante rapaz (viktor), não é culpa de Deus e sim da inconsequência do Homem que preferem gastar um absurdo com mentiras espaciais do que alimentar suas crianças !!!
Salvador Nogueira,
por gentileza, como é possível um “equipamento” atingir a distancia de 510 milhões de km da terra, quanto tempo e que velocidade seriam necessárias para esse alcance, e como controlar esse objeto a distancia tão expressiva aos olhos de um leigo no assunto.
Esta foto é do barrando do Rio Turo onde eu pesco. Fica na aguada, será que tem um Cometa no Rio TUrvo e eu não vi?!?!?
Pela foto percebe-se que o pouso foi um fracasso, se não total, pelo menos parcial, já que caiu em um buraco, vamos ver se conseguem resolver, o que duvido muito, pena depois de 10 anos de espera só alguns dias funcionando.
John, não sei se caiu num buraco. Aparentemente a superfície do cometa é BEM mais irregular do que imaginavam.
AO MENOS NAO EXPLODIU LOGO NA DECOLAGEM, JKKKKKK
Hum…. não teve graça.
O pouso foi um sucesso, as imagens perfeitas, um pequeno passo para o homem, um grande salto para humanidade!
gente como pode uma sonda pousar num asteroide e depois,ter foto dele descendo ? isso e fake. vamos analizar quando uma coisa esta descendo se tiver que tirar foto vai tirar de cima para baixo. e nao de baixo pra cima mostrando ele descendo, e depois ele pousado tiraram foto dele de longe. que coisa tinha alguem la entao pra tirar estas fotos?/ porque daqui pra la a tantos km de distancia nao tem como tirar fotos. isso e fake e se chama mennnnnnnntiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.analizem as primeiras fotos.
Você tá ligado que o módulo de pouso se desprendeu de uma sonda maior, e um tirou foto do outro, né? Ou melhor não ler nada e simplesmente gritar mennnnnnnntiraaaaaaaaaaaaaa?
é aquele tipo de pessoa que leu muitas matérias de teoria de conspiração sobre o pouso na lua e agora desconfia de tudo HAHAHAHAH me acabo
E eu pensando que era só com minhas publicações que acontecia isso!
Geração internet: a concentração e a compreensão escapam acima de seis palavras escritas ou 15s de vídeo!
ótimo. hoje em dia tudo é assim. se desinteressam logo que a outra pagina já tenha seu vídeo baixado por completo. Muitas paginas abertas de diferentes assuntos incluindo os mais bizarros ou separação de algum famoso(a).
Sim e os dois estão lá de boa a 130mil km/h pegando uma brisa no cometa.
nego é mto mongoloide… não lê nada sobre o assunto, quer pagar de intelectual da internet sobre um assunto que não manja e ainda mete um analise com Z… hUIAEHOIHIUOEHOUE
a internet me diverte.
Sem comentários referente as críticas. Por mais “fracassos” que possam ocorrer, tenho certeza que muitos nem conseguiriam montar um um carrinho de modelismo (aqueles a controle remoto) o que dirá um projeto como esse. Parabéns a todos os envolvidos, certamente marcará uma geração como dito no texto. Só o fato de pousar e ainda enviar sinais para a terra eu já acho estupendo!
Boa meu filho… tem gente que sabe ler mas tem preguiça de ler e entender… dá um trabalho… huahuahua
Pois é brother, impressionante o número de gente que vem nos comentários falar M sem nenhum base de conhecimento…
Meu amigo, sua bunda deve estar com inveja da sua cabeça, de tanta merda que tem dentro dela!
Que saco….
Incrível foi você ter se desprendido de sua mãe sem bater no chão.
Ou não. Pelo nível do comentário, a queda do menino foi feia!!! E de cabeça ainda!!! kkk
Santa ignorância Batman!!!
Aquele momento em que a vergonha alheia de ler um comentário desses é tanta que dá vontade de mandar o sujeito lá pro cometa com a Philae para nunca mais voltar :v
Você não sabe pois não divulgaram, mas um astronauta foi junto, tirou a foto, voltou pra terra e descarregou o cartão de memória.
AHauhhuauhauha. 😀
Leia a reportagem antes de dar seus pitacos burros.
São esses “jênios” que contestam a ida do homem à Lua? São né?
Pois é…. algumas pessoas têm uma necessidade doentia de ver complôs e farsas em tudo.
Fique aí curtindo sua “sabedoria” por ter desmascarado a “farsa” do século e nos deixe aqui curtindo as fotos desse feito sem precedentes na história humana.
A impressão que dá, lendo os comentários, é que o Brasil virou um imenso templo religioso, tomado de assalto por uma malta raivosa fundamentalista. Tudo deve ser visto e julgado pela ótica de deus, o que deus acharia disso e daquilo, será que deus vai gostar dessa ou daquela ação dos humanos? Isso tudo em pleno ano 2014 do século 21, com uma sonda pousando num cometa, a 500 milhões de km da Terra…. Vai Brasil !!!!!
Disse tudo e mais um pouco!!!
Paulo,
E isso é preocupante. Infelizmente vem do poder midiático concentrado pelas diversas igrejas que hoje chegam a ter mais tempo na televisão do que programas culturais ou jornalísticos. É uma grande distorção que silenciosamente tem tomado conta do Brasil. O resultado veremos lá na frente com o afloramento do fundamentalismo .
Leia novamente e depois veja o que escreveu!! Vc não entendeu nada no texto!! Tem dois instrumentos observando o pouso!!
Nossa…. kkkkkkk não entendeu nada… existe um ditado chinês (eu acho) que diz: “as vezes um ser humano calado, é um gênio”
Meu Deus, escreve analizem com Z e ainda quer ter alguma moral com um comentário cheio de ignorância (ignorância no sentido de não saber de de p* nenhuma mesmo)
Santa ignorância Batman, essa pequenissima amostra de entendimento explica por que estamos onde estamos com relação aos outros países desenvolvidos.
Este é o tipo de matéria que as imagens valem mais que mil palavras e vcs redatores do UOL parecem não saber disto…publicando apenas uma única imagem. AMADORES!
Só saiu esta! Outras vão ser divulgadas depois das 11h. Tá escrito isso aí. Pelo visto você ignorou todas as (bem menos de mil) palavras que vieram com a imagem.
Salvador,
Cria uma imagem pra ele….
Este é o tipo de comentário que nos faz perder a fé na humanidade. MANÉ!
Vai lavar um banheiro e deixa de ser chato, Cezario.
caro salvador,
sou completamente otimista com relação a vidas fora do nosso sistema solar . acredito que existam milhares , simplesmente porque não é obra do acaso.. na minha ignorância de leigo gostaria que vc me respondesse o seguinte: quado olhamos firmamento a noite , vemos estrelas que certamente têm alguns planetas orbitando. podemos estar também sendo observados por algum ET? em nosso sistema solar , em alguma lua , pode existir vida igal a nossa . mais primitiva por exemplo?
grato
dilson
Dílson, sugiro que leia isso aqui:
http://www.amazon.com.br/Extraterrestres-Salvador-Nogueira-ebook/dp/B00N47IHXI/ref=zg_bs_7874113011_65
🙂
Poderosa Shiva, mal posso esperar pelas primeiras análises. Já existe alguma previsão?
Vai ter uma coletiva agorinha. Aí eu atualizo.
Salvador, bom dia.
Desculpe a ignorância, mas gostaria de entender. Após alcançar o cometa, como a Rosetta consegue manter-se em órbita do mesmo acompanhando-o no espaço? “Ativamente”, através de recursos próprios ou “passivamente”, arrastada pelo próprio cometa apesar de sua pequena gravidade?
Não sou o Salva, mas lá vai:
Ambos. A sonda orbita o cometa devido à sua gravidade, porém pequenos ajustes devem ser feitos para corrigir eventuais desvios e/ou necessidade de alteração de sua órbita.
Passivamente, mas não arrastada pelo cometa, mas sim arrastada como o cometa à merce da gravidade do sol e dos planetas do sistema solar. Ela devi ficar estacionária em relação ao cometa visto que a gravidade deste é muito fraca.
Quando a sonda quica no cometa, ela assume a mesma velocidade deste. Ou seja, enquanto o cometa ia para frente, a sonda ia com a mesma velocidade. Quando ela começa a cair de novo (devido a gravidade do cometa), a tendência é que ela caia no mesmo lugar que quicou.
O mesmo acontece na terra. Se voce estiver em um carro em alta velocidade e jogar algo para cima, vera que vai cair exatamente na sua mão. As vezes a resistência do ar não deixa isso acontecer precisamente, mas no espaço essa resistência não existe.
Pessoal, vamos ficar somente no campo da tecnologia. vamos deixar Deus de fora desta discussao por favor.
bom dia
ja pensou se o pt leva o partido
para la nossa ai assim estamos todos perdidos rsrsrsrsrsrsrrs
Corrigindo. Vamos deixar a RELIGIÃO E PARTIDOS POLÍTICOS fora da discussão, por favor.
Obrigado.
Caro Renato, aí é que vc se engana. Esta seria a solução! Estaríamos todos salvos. PT nunca mais!
Nobre colega, há muito a humanidade deixou Deus de lado em suas discussões. Você não será o primeiro nem o último em excluir Deus de suas discussões.
Caro Salvador:
Gosto muito de suas informações e comentários. Parabens!
Gostaria de esclarecer uma dúvida.
Como se explica que um cometa como esse, relativamente muito pequeno (4 Km) e que está CONSTANTEMENTE perdendo muito de sua massa em forma de contínua emissão de poeira possa AINDA existir por tantos bilhões de anos, considerando que sua origem remonta na origem do universo.
Grata
Angela.
Angela, ele morava originalmente muito mais longe e era preservado pelo frio. Só recentemente, após duas passagens perto de Júpiter, ele foi atirado numa órbita menor e mais próxima do Sol, onde a radiação solar faz seu gelo sublimar!
A perda de material ocorre quando o cometa passa perto da estrela. Ele pode ficar “hibernando” milhões de anos e morrer na primeira passagem pela estrela.
Dessa vez não tem como os conspiradores dizerem que foi uma farsa. Tudo “AO VIVO”, (assim como a ida do homem a lua), e me parece que em algumas das imagens aparecem estrelas, planetas, ou até detritos do cometa, não da pra saber o que realmente é.
http://www.esa.int/spaceinimages/Images
Veja ai galera. São pontinhos no fundo da imagem.
COMO AS PESSOAS SÃO INGÊNUAS!
COMO VOCÊ É IGNORANTE!
Valeu, espertão!
Corintiano,
Infelizmente as pessoas querem duvidar. É o efeito dos espelhinhos mostrados para os índios quando Cabral chegou por aqui.
Bem lembrado, Paulo. 🙂
Paulo, as pessoas tem mania de duvidar de coisas obvias e que foram comprovadas.
Experimenta dizer pra quem votou na Dilma que havia corrupção na petrobrás ou que houve o mensalão. Eles além de dizerem que você está errado podem até mesmo partir pra ignorância. É melhor não discutir, contra a ignorância não há armas.
Quanto à sonda, ela pousou sim no cometa, mas uma coisa não entendi:
No espaço não há ar ou outro fluido, consequentemente não há som, certo. Bem, ví em outra matéria que os cientistas captaram um som vindo do cometa. Bem, se não há ar, como o cometa pode produzir som. Quem teria a idéia de colocar um microfone em um objeto que vai pra um lugar onde é improvével que ele tenha utilidade?
Eles colocaram a palavra “som” entre aspas. Na verdade captaram vibrações. E eram vibrações causadas pelo choque de partículas provavelmente oriundas do cometa.
Puro balela para enganar o povo, é outro daquelas que o homem foi a lua, porque que até hoje nunca mais voltaram? Se hoje as tecnologia são mais avançadas.
Não acredito, isso mostra como é facil lidibriar o povo.
É a minha opinião.
Voltaram 5x pra lua e decidiram não voltar mais.
Vamos ver quando será a próxima vez que pousarão num cometa. Se demorar muito, você vai desacreditar da atual missão? 😛
KKK Excelente, Salva! 🙂
Porém ele já não acredita nesse pouso. Provavelmente foi assim que os primeiros conspiraciotários nasceram.
O sujeito acha que uma missão tripulada a lua é algo simples e barato, e que dá pra ir lá toda semana só pra provar pra gente desinformada que é possível sim.
Opinião registrada, obrigado.
Cala-se você é um inseto rastejante
Tipo uma lesma?
Inseto:
“animal artrópode, com exo-esqueleto quitinoso, de seis patas, usualmente alado (um ou dois pares de asas), pertencente à classe Insecta; espécime referente aos insetos”
Acho que não dá para ser rastejante… 🙁
kkkk
Paulo, o inset que ele se refere foi pego por uma criança que lhe arrancou as pata ou nasceu deficiente.
Era só um cotoco…..kkkkkkkkk
Ah tá.
Este mundo tá cheio de maldades….
🙁
A troco de que a NASA voltaria à Lua? Apenas pra fincar uma bandeirinha lá é promover os EUA e alguns astronautas? O contexto em que foi é bem diferente do atual. O orçamento deles é muito menor que o da época da Guerra Fria. O custo pra tal missão era absurdo na época e seria bem mais hoje. Por isso faz muito mais sentido mandar pra Marte ou outros tipos de missões. Sem contar que os efeitos negativos à saúde e os riscos não podem ser negligenciados.
Alcides, sua mente ficou presa à idade da pedra. Estou certo de que você não possui smartphone. Tenho certeza que você usa sinais de fumaça para se comunicar. Você é caso perdido.
Pare de comer e espere o milagre da fotosíntese acontecer na sua vida então. Você não crê? Vamos lá. Suas atitudes não interferem no seu destino, o que temer não é mesmo? Deus dará um jeito de você ser alimentado mesmo você se recusando, não?
Errado. Temos a chance de escolher e arcar com as consequências de nossas escolhas. Para o bem e para o mal. Não estou aqui falando ou não da existência de Deus, mas deixando evidente que a sua leitura dos fatos é incompatível com o mundo que o cerca. Você vive o mundo da sua fantasia confortável. Se isso te faz feliz, ótimo. Agora não queira impor isso aos demais como lei.
Pura ignorância da sua parte, mobral.
Na era da informação, a ignorância é questão de escolha. Pare de ler sites de conspiracionistas e veja o que a comunidade científica trata da viagem a lua. Principalmente entre os russos que seriam os maiores interessados caso a ida à lua fosse uma fraude. Você acredita nas grandes navegações? Acredita na ida à lua? No pouso da sonda-robÔ no cometa? Pouco importa. Quando se trata de fatos, não é questão de acreditar e sim questão de saber ou não.
Na época das primeiras geração de sondas lunares, acontecido durante a corrida espacial entre EUA e URSS, vimos as primeiras fotos de nosso satélite a Lua, e cada sequência de fotos significava uma nave perdida, pois eles ainda não haviam dominado o processo de descida. As naves fotografavam e enviavam simultaneamente até o crash na superfície. Lembro e ter visto as fotos das primeiras Rangers num stand e um evento internacional. Aqueles que duvidam do que lhes é mostrado agora, são ignorantes, que não sabem quanto custou este processo de conquista do espaço, não sabem que muitas vidas foram perdidas para que isto acontecesse. Hoje, nossa tecnologia evoluiu infinitamente mais do que a que existia na época, no início dos anos 60. Vão pesquisar antes de falar asneiras.
Não voltaram mais a Lua pq não devem se interessar mais. São missões cientificas, e não turismo.
O homem já foi a lua, existe uma instalaçao que reflete lasers de alta potencial emitidos da terra e comprovam este fato.
Ai como dói ler isso!!! Claro que vc não deve saber, mas qualquer um, de sua casa mesmo, com um raio laser relativamente poderoso e com certo conhecimento de astronomia, poderá emitir feixes deste raio até a Lua, e vê-lo retornar instantes depois, medindo assim o tempo e a distância entre Terra e Lua. Mas, como esse raio voltou? Mediante artefato deixado pelo homem em solo lunar, o qual reflete a luz. Essa é somente uma prova, dentre centenas de outras. Abra a a mente, existe muito mais além do horizonte que seus míopes olhos podem enxegar.
Acredito em Deus porque Ele nos deu a inteligência e se a temos usamos o livre arbítrio de decidirmos o nosso futuro. É o popular se vira mano que nos impulsiona à frente e nos faz buscar os desafios. Graças a Deus que somos assim. Agora se temos crianças passando fome, faz parte do se vira mano. Por quê fez? São burros por procriarem sem condições? Se não há educação para todos, se vira mano, resolvam seus problemas, a inteligência Deus nos deu. Parabéns a todos que participaram desse empreendimento. Uma conquista para a liberdade do Homem.
Muito interessante esta missão, é a vida imitando a ficção novamente, vejam bem, se conseguimos pousar em um cometa com tamanha precisão a uma distância tamanha, e conseguimos monitorar e fazer funcionar os instrumentos remotamente, em caso de uma possível colisão de um com a terra e se esta for identificada precocemente, desviar ou destruir tal ameaça será perfeitamente possível em um futuro próximo isto, e pensar que tem gente que, quando se fala nos custos de um lançamento, assim que ele ocorre ainda diz que é um gasto desnecessário e que deveria gastar com isto ou aquilo… esta é pra galera do contra refletir sobre o que é o investimento em tecnologia aeroespacial.
Salvador, seu texto é muito bem escrito! A última frase chega a ser poética. Parabéns.
Valeu!
equações perfeitas, cálculos extraordinariamente exatos, leis naturais da gravitação dos corpos celestes sendo usadas à perfeição, mentes geniais inclusive a de um brasileiro, isto tudo é Ciência. Assim, descobriremos de onde viemos nós, humanos, o universo e a vida. E como disse Laplace para Napoleão Bonaparte quando perguntado sobre deus: “deus não é uma opção”. A Philae só conhece a Física, nada além disto.
Sou crente, mas nao vamos ficar xingando uns aos outros sobre crer ou nao crer, beleza? Tamo aqui maravilhados pela ciencia, certo? Se foi Deus ou nao, vamos deixar isso pra escola dominacal, ou a cargo de cada um, pode ser?
Ninguem é convecido sobre Deus através da discussao e da lógica, nao vamos perder tempo com isso. É a mesma coisa de chutar a santa para dizer que é idolatria. Só acirra os animos, e nao muda ninguem.
Os “Gloria a Deus” podem ser dados baixinho, em pensamento, ou mesmo num grito na frente do computador, mas vamos discutir aqui ciencia moçada!
Abraço e sou seu fã, Salvador, cara! Mas que sua mae cria, cria… hehehe… esse nome não me angana… brincadeira
Perfeito, Tony! Desperte o tigre em você!
Tá acordando, vai dando 11 horas e ele ronca barriga adentro…
KKK 😀
Salvador, esse “som do cometa” foi medido com que instrumento? Um microfone? Ou algum outro tipo de instrumento e convertido em som?
To aqui pensando o que podem ser esses estalidos.
O som foi registrado pelo magnetômetro do RPC. E são oscilações do campo magnético convertidas em som, não propriamente sons! 🙂
Mesmo porquê as ondas sonoras não se propagam no espaço vazio. Som é uma propriedade de nós viventes na Terra, tanto animais como Ser Humano, fazendo parte das adaptações dos seres terrestres. Por esse motivo tudo o que está além de nossa atmosfera precisamos de adaptações, não é o nosso ambiente.
É O Q APRISIONADO NO COMETA DIZENDO : ME TIREM DAQUI !!!
Pronto, a salada geral, começou!!!!
Salvador. Uma curiosidade: como foi possível interceptar o cometa? A Roseta seguiu a trajetória do cometa até o encontrá-lo ou foram feitos cálculos milimétricos para interceptá-lo uma única vez?
Um pouco de cada. A trajetória foi calculada de modo que a Rosetta pudesse interceptá-lo, mas numa velocidade que permitisse a posterior inserção orbital. Dez anos de viagem para chegar lá do jeito certo.
A sombra no espaço é tão escura que não da pra ver o que esta nela. Curioso os acontecimentos que envolvem projetos espaciais, sempre gostei desse assunto. Parabéns pela noticia.
Poxa, de acordo com CNES, paines solares provavelmente danificados. A sonda esta obtendo so 1,5 hrs de sol em um dia de 12 hrs la. Instrumentos APXS e MUPUS foram desativados pq consomem energia e/ou podem mover o robô. Ela pousou em um local cheio de “rochas” que eles nunca consideraram exatamente por ser cheio de rochas. Ela quicou 1 km na 1a vez e alguns metros na segunda. Video em frances:
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=cRDtME4BcBM&t=2m15s
Pena que, nessas condicoes, uma das coisas mais interessantes, a obtenção de material a 30 cm de profundidade nao vai poder ser realizada.
Márcio, estude muito igual a esses caras, ou se por sorte tiver a intelectualidade deles, entenderá a um nível profundo ciências como física, matemática. Se não conhecemos vamos buscar mais conhecimento, porque duvidar é muito fácil, passivo e improdutivo
A matéria e a coisa em si é simplesmente SENSACIONAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é um novo parámetro para o ser humano….
Bom dia, Salvador, tenho uma dúvida que me inquieta. Acompanho desde o começo da semana as matérias que percorrem a respeito do pouso do Philae no cometa. Ontem acompanhei minuto à minuto o pouso de nosso amiguinho. Porém hoje, ao acessar outro site, ouvi o que seria o “som do cometa” no espaço, gravado pelo Philae. Isto é possível? E aquela teoria de que o som não se propaga no vácuo?
Aguardo resposta,
Lucas Souza – Sorocaba/SP
São oscilações do campo magnético convertidas em áudio. Som, de fato, não se propaga no vácuo do espaço.
Não poderia haver um desvio de órbita devido ao pouso? Peso sobre o “solo”, pressão de impacto das 3 quicadas não interfeririam?
Respondi abaixo.
Já tentou empurrar uma mesa de ping pong batendo a bolinha nela?
Salvador, uma questão sobre a consequência do pouso: com a força do impacto na superfície do cometa não poderia isso ocasionar um desvio de orbita do mesmo, mesmo achando que foi suave o pouso? Afinal foram 3 quicadas!
Dificilmente, a massa da Philae é muito pequena para ocasionar o desvio do cometa. Imagine um amendoim se chocando contra uma melancia.
” Pegar carona numa cauda de cometa ver a Via Láctea estrada tão bonita…”
Você vem da nuvem de Magalhães?
Senhores cientistas por favor venham a São Paulo e façam chover, estamos com sede.
Cientistas não são magos. Você deve estar confundindo com os bruxos do Harry Potter. Sorry.
Porque não bebamos a água que usamos nos 30 minutos de banho que tomamos, água existe em abundancia desde que usamos com sabedoria.
Bela resposta. Boa.
PAREM DE CORTAR A VEGETAÇÃO ,,E CONTROLE DEMOGRÁFICO
Só comprar água no supermercado, idiota…
PAREM DE ANDAR DE CARRO, PAREM DE POLUIR COM A INDUSTRIA PETROQUIMICA , PAREM DE LAVAR CARRO E CALÇADA, PAREM DE USAR AGUA NA INDUSTRIA , PAREM DE PROCRIAR FEITO COELHOS …
Salvador, tenho duas dúvidas que me tira o sono: 1) como é possível tamanha precisão dessa sonda encontrar (e pousar) em um cometa, viajando por anos, há milhares de quilômetros por hora e o pior, num espaço ilimitado, sem referências físicas ou visuais? 2) depois de ter localizado o cometa, como é possível a sonda acompanhá-lo e o módulo descer até ele como se estivessem parados uns em relação aos outros? (acho até que esse assunto merecia um “artiguinho”)
Marcio, tudo isso devemos creditar a Sir Isaac Newton. São as equações da gravitação que ele formulou que permitem calcular essas órbitas e trajetórias com grande precisão, combinando isso aos voos propulsados que ajustam essas trajetórias. E isso vale tanto para a “perseguição” ao cometa quanto para a manutenção da sonda em órbita dele. 🙂
O principal feito que permitiu o sucesso desta é a Teoria de Controle. Como o Salvador introduziu, temos as equações do Movimento que nos permite fazer uma prévia da trajetória (Trajetória Nominal). No entanto, com diversos corpos celestes, a trajetória tende a sofrer diversas perturbações gravitacionais dos mais diversos objetos. Assim, existem técnicas de controle que visam corrigir a trajetória considerando as perturbações que o objeto sofra, como por exemplo, o Filtro de Kalman, que basicamente determinou o gap tecnológico entre EUA e URSS na exploração lunar. (só depois de dominar efetivamente o Filtro de Kalman, que os soviéticos começaram a pensar efetivamente em chegar à Lua). Caso fique mais interessado, dê uma “googlada” em Sistemas Dinâmicos.
bacana
Muito pertinentes as colocações do Márcio. Nesse mundo de alta tecnologia e alta competitividade, onde a Matemática, Física, Química e biologia, até por falta de experimentação e testes “in loco”, engatinham, há mais campo para o embuste e o insucesso que para um êxito tão cristalino como esse.
“Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos”.(Mat 24:24) –
“Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa”… (Guimarães Rosa).
Marcio, a parte do sem referências físicas ou visuais não é bem assim. A Rosetta possui duas câmeras chamadas Star Tracker. Assim que ela despertou de seu “sono” de 3 anos, a primeira coisa que ela fez foi usar essas câmeras para identificar as estrelas em seu campo de visão e poder se situar no espaço, em qual posição ela se encontrava, e assim podar apontar sua antena de alto ganho para a Terra, a fim de enviar/receber os sinais de comunicação.
Incrivelmente é o mesmo princípio que os grandes navegadores usavam (navegação por estrelas, sextantes) para se localizar, e que os pilotos das missões Apollo também utilizaram para complementar as informações de radar e posicionamento enviadas pelo controle da missão. Seria um “GPS rudimentar”, mas que funciona até hoje.
😉
UM DRONE E TÃO COMPLEXO QUANTO A ROSETTA ,, DRONE TRABALHA COM 9 EIXOS .
A diferença é você tentar acertar um pedregulho 10 anos depois do disparo….
Acho que se você está na mesma velocidade que o objeto e parece parado.
As equações orbitais são simples, bem conhecidas e precisas. Em 1969, para ir a Lua, a maior dificuldade era a propulsão, não a navegação. Para atingir o cometa, bem menor e mais longe, é essencial, hoje, a utilização de computadores rapidíssimos para calcular todas as influências gravitacionais dos astros além do Sol.
você já andou na estada a 120 km/h e ao olhar para os carros parecem que todos estão bem de vagar
foi mais uma embromação do que resposta kkkkkkkk tenho a mesma curiosidade que o marcio , o cometa viaja a 300 mil km/h em um espaço infinito , pelo visto o homem tem muita tecnologia escondida, tecnologia que nós alienados nem temos ideia ..
O cometa viaja em torno do Sol numa órbita que leva 6,45 anos para ser concluída. Você tá exagerando um pouco no lance do infinito para essa missão… 😉
humanamente falando é infinito por isso reitero a questão tecnológica
Salvador são 300km por hora do cometa, qual foi a velocidade máxima da Sonda?? se ela não chegou nesta velocidade então ela teria de estar em paralelo a órbita do cometa e na passagem iria entrar no campo gravitacional do cometa para poder pousar, isto??
digo 300 mil km/h
O cometa viaja a bem mais de 300 km/h. E a sonda também. Mas você meio que entendeu a dinâmica orbital. Ela precisou entrar numa órbita que coincidiu com a do cometa num certo trecho, para encontrá-lo naquele ponto e então manobrar para ficar em órbita dele.
Certo como não tem “atrito no espaço” vamos dizer assim, seria como se estivessem parados o que facilita tudo pois ao arremessar qualquer objeto contra cometa, o objeto com certeza vai seguir a mesma velocidade quase impossível dar errado, neste caso tudo era questão de velocidade e mesma órbita.
Certo como não tem “atrito no espaço” vamos dizer assim, seria como se estivessem parados o que facilita tudo pois ao arremessar qualquer objeto contra cometa, o objeto com certeza vai seguir a mesma velocidade quase impossível dar errado, neste caso tudo era questão de velocidade e mesma órbita.
Não tem nada de tecnologia escondida, é basicamente física.
Meu caro Eduardo! Neste mundo de probabilidades, de erros e acertos, se você analisar somente as variáveis Sorte e Azar, você terá 50% de probabilidade de êxito.
O que devemos exaltar é a confiança que os cientistas europeus tiveram em um programa iniciado a 20 anos atrás.
A sorte existiu sim, mas o fundamental foi a confiança.
Já estava meio apreensivo, antes do pouso a philae tirou duas fotos, uma ao desacoplar e outra a 3m de altura do cometa. Depois que pousou a ultima informação que tinhamos é que os arpões não dispararam e entao houve um silêncio de informações……
….já estava me preparando para um, “é, não deu!”
Mas ainda bem que começaram a chegar as primeiras do cometae da Philae.
Dizem que a sorte cai onde ela bem quer: Programas espaciais gigantes com orçamentos enormes e tecnologia muito superior, por falta de sorte e apenas isso, acaba perdendo-se tudo e levando-se a um grande fracasso. Já programas pequenos, simples, de baixo orçamento e menor tecnologia, ate frágeis, por apenas terem sorte, muita sorte, superam em sucesso a muitos desses gigantes ainda com retornos impensáveis. É o mesmo que saltar de um avião e sem paraquedas na selva e cair justamente num colchão macio. Foi o que aconteceu. Absurdamente incrível, com os problemas que teve nessa aterrissagem, ainda numa péssima superfície. Agora é torcer para que todos os equipamentos funcionem bem, infelizmente indo contra o que diz as probabilidades. Sorte! Cadê voce? A sonda está te chamando!
Sorte, meu amigo? Não existe isso… Deus é sábio e justo, basta ele querer para tudo isso ir água abaixo ou não. Ele com certeza tem planos maiores com relação a todos esses acontecimentos.
Começou….
E Deus, existe? Tens provas científicas reais?
Hauaaauauah tava demorando.
Vixe…lá vem a moçada do templo
se Deus existisse, não haveria crianças passando fome
quem faz as crianças passarem fome não é Deus, samos nos que não damos comida.
SAMOS! SAAAAAMOS!
http://th00.deviantart.net/fs71/PRE/i/2010/359/5/5/samus_aran___zerosuit_by_bluejet97-d35mwbk.png
O ZARDINEIRO É ZEZUS E AS ARVRE SAMOS NÓZES!
KKKKkKKK
Jesus Cristo é o senhor e as arvres semos nozes!
Há crianças passando fome por causa dos homens e não de Deus. Deus é tão perfeito que te deu o livre arbítrio para acreditar Nele ou não. Ainda há tempo para você…faça a melhor escolha!
um abraço!
Faça a escolha mais prudente.
Não existe.
Deus papai noel de adultos
Paradoxo de Epicuro: a existência do deus judaico, omnipotente, onisciente e onibenevolente é incompatível com a existência do Mal (além da fome de criancinhas, haja Mal neste mundo).
assim como o frio e a escuridao nao existem?
posso lhe dizer que o mal tambem nao existe.
assim como o frio é na verdade a ausencia do calor
e a escuridao ausencia da luz
o mal tbem é a ausencia de Deus
O problema da fome mundial tem causa humana e não divina. Talvez o motivo por tantas crianças passarem fome seja sua ganância.
Sempre alguem para culpar!!
Se o homem fosse um ser tão “racional” com sabedoria e inteligencia suficiente como se diz ter não haveria crianças passando fome.
o que vc temm feito por elas victor?
Deus existe sim. A questão é: Deus não toca onde a mão do homem alcança. Portanto, a fome é uma questão que nós temos que resolver e não Deus. Abraços
CRIANÇA PASSA FOME POR CAUSA DOS INTELECTUAIS .. QUE TEM PRECONCEITO QUEM TRABALHA E VENCE , , ISSO VEM DESDE DA DEMOCRACIA GREGA A 450 ANOS AC , COM SOCRATES E PLATTON
AO HOMEM FOI DADO A INTELIGENCIA. ENTENDEU!!!!
Tudo isso é um mistério, as vezes acredito, as vezes duvido.
Pq que não?
Se Deus existe e fez o homem, é este que deve cuidar dos seus filhotes assim como todos os outros seres da natureza. Pare de culpar os outros e ajude a quem passa fome. O ser humano, principalmente o brasileiro, está sempre procura do paternalismo e benesses dos outros.
Se existe sorte, ela acontece para quem está bem preparado. Parabenizo a equipe do ESA pela tentativa que resultou em sucesso.
Concordo!!!! Se Deus existisse mesmo, não estaríamos nessa merda!!!. Ou as crianças que estão morrendo de fome estão pagando pecados e Deus os está punindo. Lembrando que naquele monte de papel escrito por pessoas e não por ninguém divíno está escrito que as crianças são protegidas por Deus blá blá blá…………
QUEM SÃO VCS PARA DIZER QUE DEUS NÃO EXISTE… SE CRIANÇAS PASSAM FOME OU SE PESSOAS SOFREM, SÃO CONSEQUENCIAS DOS PECADOS DE TODA A NAÇÃO, DEUS COLOCOU COMIDA NA TERRA PARA TODOS, VAI DA SUA PREGUIÇA OU FORÇA DE VONTADE LUTAR PELO PÃO DE CADA DIA, E O BOM SENSO DOS RICOS E PODEROSOS POLITICOS COLABORAR PARA QUE DIVIDAM O PÃO POR IGUAL, NÃO CULPEM DEUS POR VOCES SEREM IGNORANTES E NÃO ASSUMIREM SEU ATOS…
Se uma criança passando fome é culpa de Deus , De quem é a culpa quando você está traindo a tua Esposa com outra Mulher também Casada , que também está traindo o seu Marido , e Os Dois Cônjuges ficaram sabendo ao mesmo tempo e estão querendo a separação ?! , que Horror !!! Essa Vossa Mercê não Sabe Responder , não é mesmo ?! É Deus que é Culpado ou Vossa Mercê….que não tem Vergonha na cara e é um Degenerado Depravado MALIGNO ?!
Engraçado que aqueles que acham que “crianças com fome” desabona a existência de Deus são os mesmos que acreditam que uma vez que há pessoas cruéis que são bem sucedidas e nunca punidas, isso também é ‘prova’ que Ele não existe. Custa ligar os pontos? Ou precisa desenhar?
DEUS não tem nada a ver com isso!ok!!!
fome pestes sempre existiram desde quando a ganancia e arrogancia habitaram o coração do homem! o amor ao dinheiro poder etc… é a raiz de todos os males! é muito facil por a culpa de tudo num DEUS que nem vc acredita que exista! nos plantamos e nos colhemos
é a lei cosmica que envolve a vida! toda ação
tem uma reação! isso não é religião!
e vc não passa fome por que? teve sorte?
1 – Deus existe, quanto a fome das crianças, aqui se faz aqui se paga (Física – Ação e Reação).
2 – Sorte não existe o que existe é Ação e Reação.
3 – Quanto vale uma opinião? vale o quanto sabemos sobre o assunto.
Deus não tem nada haver com fome. Estamos aqui pra evoluir, aprendendo com as dificuldades, não tem nada de “templo” nisso. Vai muito ainda para a ciência (que está menos que engatinhando, menos que um ultimaton dentro do universo) explicar qualquer coisa maior do que o próprio ego dos que se dizem “cientistas”. Não se explica ainda nem a origem da vida, quanto mais a existência ou não da deidade?
Obvio.
deus Nao Existe!
AH NAO SER QUE…
esse deus seja realmente um deus por ter conseguido criar todas essas fascinantes coisas.
por exemplo, deus da biblia criou o homem a mulher o planeta animais, (grande baboseira).
se realmente houver um deus, ele sim criou o oxigenio, essas paradas ae, e entao como ele é deus saberia que as coisas se auto criariam com mutações enfim.
so se for esse deus q exista .
nao o ridiculo que 70% da populacao acredita.
esse numero so vem abaixando, as pessoas estao caindo na realidade \o
As pessoas passam fome por causa da maldade delas mesmas. A Terra é enorme, dá pra suprir a fome de todo mundo. Deus não interfere nisso. E se a teoria for essa, então, cabeleireiros não existem, pois se existissem, não haveria tantas pessoas precisando cortar o cabelo.
Evitem desgastes desnecessários! Sempre terão os dogmáticos. Vamos nos concentrar na ciência e nesse feito histórico.
Seu Jorge…que tal acreditar que não foi Deus que criou o Homem e sim o Homem que criou Deus…que tal???ai teríamos muito o que conversar, mas ficar acreditando em dogmas…é muito pouco pro meu cérebro…abraços.
Márcio, se foi o homem que criou Deus então pare de culpar a Deus pelas mazelas do mundo, inclusive a fome das crianças. Se o homem “criador” investisse mais no bem estar da humanidade e não em armas e guerras, talvez o mundo fosse melhor. Desconfio de certas pessoas que odeiam Deus. Quem sabe elas não estariam enquadradas em coisas que Ele reprova?
Quer dizer que seu “monstruoso” cérebro com neurônios e ligações neurais infinitas o que, teoricamente, proporcionaria-lhe 100% de TODO conhecimento, acredita mesmo que em um universo com sextilhões de estrelas e sistemas não existam outros seres inteligentes ou, se existirem, não há nenhum mais inteligente que a raça humana? No campo das probabilidades o senhor e o seu cérebro, estão em muita desvantagem. Sim. Estou falando que Deus, antes de ser encarado como mito religioso, deve ser entendido como Senhor de uma raça “muito” superior, que está no Céu ou em algum lugar no universo, como queira.
ja começou as bobagens ne seu jorge
Blog errado, senhor.
Seu Jorge, eu tenho fé mas acredito que “sorte casual” também ocorre, porque Deus, sendo muito sábio como vc mesmo diz – aliás, é a própria sabedoria em pessoa – provavelmente não fica interferindo nas nossas “aventurinhas”, sejam elas científicas, bélicas, econômicas, o que for, porque Ele nos deu o livre arbítrio. Tanto é que já houve vários genocídios, acidentes nucleares, catástrofes, epidemias, que levaram milhares de inocentes, como também descobertas, vacinas e curas fantásticas para o bem da humanidade, que revolucionaram a nossa maneira de viver. Ele estava omisso ou indiferente nessas horas? Não, é que a escolha foi nossa ou, pelo menos, daqueles que detém o poder e o controle em determinado momento. Cada um responde por suas responsabilidades ou seus méritos. Acredito que Deus interfere no mundo quando isso é necessário para driblar “o mal”, digamos assim – que tem muitos adeptos neste mundo, ou para promover bem de todos ou de um, que seja, mas quando isso é solicitado com humildade e sinceridade e desde que não interfira na liberdade dos outros. Quando uma coletividade se torna dócil a vontade divina, com certeza há uma consideração, um cuidado maior por parte de Deus, acredito eu. Mas é muito difícil falar daquilo que é maior do que a nossa capacidade de compreensão. Podemos, sim, entender explorar cometas, planetas e mundos, pois somos, de um certo modo, co-criadores. Mas não ousemos falar e muito menos tentar mensurar os desígnios do Criador supremo.
Vá à merda!
Ei, essa fala é minha!
Lá vem eles…
Creio que deveria estar discutindo teologia com algum monge ou padre num blog místico qualquer.
Nâo começa com papo de religião num artigo puramente cientifico. Por favor, nos respeite
respeito deveria ser mútuo. ciência e Fé deveriam caminhar juntas. muitas coisas poderiam ser melhor explicadas…
Bazinga! Volta pro templo.
Caro Seu Jorge,
Deus devia se preocupar mais com a Africa do que ficar gastando seu tempo com sondas espaciais.
cara se o Homem inventou Deus, vc acha que ele não seria capaz de colocar uma sonda nesse cometa?
É…. pensando sob esta ótica…..
🙂
SE NÉ , SE …
Sempre surge alguém pra dizer bobagem em questão de ciência. Deveria haver um filtro para eliminar comentários inadequados. Seu Jorge, é melhor o sr. continuar lendo a bíblia e dar dinheiro pro Edir Macedo, e deixe a ciência em paz!!!
Deus é um EXTRATERRESTRE.
Sobre discussões religiosas, especialmente neste caso, eu só penso que é uma grotesca falta de respeito deixar de atribuir os méritos dessa missão a anos de pesquisa e trabalho. Essa gente da ESA deu o melhor de suas capacidades para realizar um feito deste porte, e os ‘donos da verdade’ atribuem o sucesso à figura que julgam ser conveniente. Amém.
A “sorte” acompanha os determinados, cara não há muito de sorte nesta missão, há sim muito estudo, muita dedicação, dizer que foi sorte é desmerecer todo o trabalho árduo desta equipe, Parabéns a todos eles pelo feito, que, se não alcançar todos os resultados desejados e planejados pela missão, ainda assim abre caminho para novas tentativas e desafios, agora é uma questão de tempo para o homem alcançar novos patamares de conhecimento.
Eduardo,
O nome disto se chama competência. A sorte fica por conta de encontrar algo não previsto pela frente. Pode ter certeza que é um feito enorme para as ciências espaciais. Conforme dito por um dos líderes do projeto, em entrevista ontem, para quem está de fora parece fácil. Mas ele agradeceu o esforço diário e as correções diárias feitas pelos responsáveis nestes 10 anos de aventura. O nome é competência e perseverança.