Philae restabelece contato!

Salvador Nogueira

Mais um milagre do pequeno Philae: suas baterias resistiram e ele restabeleceu contato com a sonda Rosetta. A ESA confirmou um contato inicial às 20h19, seguido por alguma intermitência. O sinal se firmou dez minutos depois e os dados fluíram. Logo saberemos se os experimentos foram realizados a contento durante o silêncio de rádio. Mas o módulo drenou as baterias durante a derradeira sessão de comunicação e foi colocado em modo de espera (stand-by) para economizar a pouca energia que restou.

Tela mostra os dados do Philae chegando ao centro de controle da ESA!
Tela mostra os dados do Philae chegando ao centro de controle da ESA!

Além de executar os comandos e colocar para funcionar todos os instrumentos, inclusive aqueles que exigiam esforço mecânico, o Philae rotacionou em 35 graus, numa esperança de melhorar a incidência de luz sobre os painéis solares. “Parece um cometa novo desse ângulo”, brincou a ESA, emulando o próprio módulo de pouso, em conta que a Agência Espacial Europeia mantém para ele no Twitter.

Ainda assim, o prognóstico para o futuro imediato não melhorou. Essa última sessão provavelmente deve encerrar as operações do Philae, pelo menos por ora. Talvez, quando o cometa Churyumov-Gerasimenko se aproximar mais do Sol, as baterias sejam recarregadas e ele volte da hibernação para nos contar como vão as coisas por lá.

Equipe de um dos instrumentos deseja "boa noite" ao Philae recém-adormecido!
Equipe de um dos instrumentos deseja “boa noite” ao Philae recém-adormecido!

A BROCA E A VIDA
Na tela acima você vê indicações dos arquivos referentes ao instrumento COSAC. É um dos experimentos que dependiam da perfuratriz SD2 atingir o solo do cometa e trazer amostras de volta para dentro do Philae. E tenho certeza de que você ficará encantado quando eu disser o que ele faz.

Em linhas gerais, o COSAC vai buscar compostos orgânicos no cometa. Até aí, nada demais. Já sabemos desde outros carnavais que cometas têm compostos orgânicos, inclusive aminoácidos — moléculas que servem como tijolos para a formação das proteínas e, por isso mesmo, são essenciais à vida.

Contudo, existe uma coisa curiosa a respeito dos aminoácidos. Seus átomos podem se arranjar de duas maneiras, formando duas versões espelhadas de uma mesma molécula. A esse fenômeno os cientistas dão o nome de quiralidade. E agora o detalhe que faz a diferença: por alguma razão misteriosa, todos os seres vivos só usam uma das versões do aminoácido. A vida, ao menos na Terra, é canhota.

O COSAC, pelo menos em teoria, não só vai detectar aminoácidos, como será capaz de identificar qual forma quiral eles têm. Ou seja, vai poder contar quantos canhotos e quantos destros estão por lá. Se as moléculas têm origem não-biológica, o instrumento deve detectá-los mais ou menos em quantidades iguais. Contudo, se os aminoácidos forem produto de alguma forma de vida, deve haver uma quantidade maior de uma versão do que de outra.

E agora, você não está curioso para saber o que o COSAC detectou? Torçamos para que (1) a broca tenha alcançado o solo; (2) o solo tenha chegado ao experimento; e (3) o experimento tenha funcionado. “Recebemos todos os dados do COSAC, embora não tenhamos ideia do que há neles”, disse Stephan Ulamec, gerente do projeto do módulo na DLR, agência espacial alemã.

ENQUANTO ISSO, EM ÓRBITA…

O antes-depois do primeiro pouso do Philae. Daí ele quicou e foi parar a 1 km de distância.
O antes-depois do primeiro pouso do Philae. Daí ele quicou e foi parar a 1 km de distância.

A equipe da Rosetta divulgou imagens do antes e depois do primeiro local de pouso do Philae. É uma demonstração incrível da precisão da manobra orbital. A indicação em verde é do local planejado para o pouso, e a mancha cinza revela onde o módulo quicou. E note que essas imagens são da Navcam, a câmera “braçal” da sonda orbitadora. Estou muito curioso para saber o que a OSIRIS, câmera de alta resolução, enxergou lá.

A busca pela localização atual do Philae nas imagens orbitais ainda não deu resultado, mas essas imagens ajudarão a calcular em qual direção o pequeno robô foi depois de tocar o solo.

Que incríveis dias estamos vivendo!

Acompanhe o Mensageiro Sideral no Facebook e no Twitter

Comentários

  1. Caro Salvador, sou seu fã, como já mencionei antes, e nao gostaria de polemicas fanaticas sobre o que vou perguntar, apenas argumentos científicos. Alias, se depurparem, gostaria de saber onde posso obter material sobre a pergunta, caso voce possa me indicar. Em um posto de alguns dias, vc disse a alguem que o TDI não é ciencia. Gostaria de saber como voce justifica essa afirmacao, pois pesquiso a respeito e se so ler sore o que conta a favor, corro grande risco de me enganar, assim, o contraditorio é fundamental, e gostaria de saber suas consideracoes.
    E por favor, pessoal, nada de xingamentos, ok, isso aqui é pra ciencia, tudo bem? Xingamentos terminan, em ultima instancia, em “homens bomba”, e nao gosto de explosoes, exceto as motivadas pela descoberta cientifica.

    De antemao, adiciono à reflexao: uma teoria do DI, nao seria tao científica quanto a da Evolucao, uma vez que é teoria, e nao lei? Assim, como tem as teorias das cordas, dos multiversos, todas TEORIAS, embasadas na observacao cientifca?

    Abraço, e delculpe meus irmaos de credo pelo olhar obtuso, às vezes. Não desista, eu em sua pele, talvz ja teria desistido. Mais um ponto a admirar sobre voce. Abraço,
    Eddv

    1. Não confunda teoria com hipótese. É um erro comum, baseado na utilização do termo teoria como algo que ainda não pode ser “provado”, o que não é o caso.

      Os membros do público geral (junto com as pessoas que brandem machados ideológicos) ouvem a palavra “teoria” e a equalizam com “ideia” ou “suposição”. Teorias científicas são sistemas completos de ideias que podem ser testadas e que são potencialmente refutáveis, seja por evidências ou por um experimento que alguém poderia fazer. As melhores teorias (entre as quais eu incluo a da Relatividade Especial, a da Mecânica Quântica e a da Evolução) resistiram a cem anos — ou mais — de desafios, tanto de pessoas que queriam se provar mais espertas do que Einstein como daqueles que não gostam de desafios metafísicos porque eles não se encaixam em suas visões de mundo. Por fim, teorias são maleáveis, mas não infinitamente. Teorias podem ser incompletas ou terem detalhes errados sem que todo o conceito caia por terra. A Teoria da Evolução foi sendo adaptada ao longo dos anos, mas não a ponto de ficar irreconhecível. O problema com a frase “é só uma teoria” é que ela implica que uma teoria científica real é algo pequeno — e não é.

      http://gizmodo.uol.com.br/conceitos-cientificos/

  2. Salvador obrigado por sua belíssima cobertura dessa façanha do ser humano , acompanho tudo belo seu blog e repasso para minha família. Realmente essa emoção que sinto é a mesma dos outros internautas, estou parecendo criança no natal.Abçs

  3. Salvador, voce que tem fontes seguras, já passado um dia desde a hibernação da sonda, desses dados todos enviados a Terra, dos seus instrumentos operados, ainda não analisados, sabe se foram acionados todos os instrumentos? Todos enviaram dados? Sei que pode levar ate meses pra análises, mas houve sucesso em todos? digo na operacionalidade? funcionaram? abç.

    1. Todos enviaram dados. A sonda conseguiu completar 100% da missão primária. Resta saber se os dados vão mostrar que os experimentos deram certo. Isso ainda não sabemos.

      1. Independentemente do que for analisado, dos resultados, cheios ou vazios, surpreendente ou decepcionante, apenas por terem: 1-chegado ao cometa após 10 anos de viagem e ainda operando, 2-pousado sem destruição num objeto irregular e movimento aleatório, 3-ter conseguido operar os instrumentos nessas condições e enviar dados, me perdoe a Nasa, mas a ESA foi absurdamente mas grandiosa no sucesso. Salvador, se puder, envie nossos parabéns do Br a esses europeus e ao brasileiro de lá. É a oitava maravilha.

  4. Olá Salvador,

    Outro dia assistindo a palestra da Andrea Guez sobre super buracos-negros tive uma especie de insight sobre o Big-bang e o universo.

    E se nossa teoria do Big-bang for muito restrito ? Já viu um balde cheio de bexigas de água ? Um encaixe fluido separado por uma membrana. E se o universo for isso, nós estamos vendo somente a nossa explosão, a nossa bexiga.

    Você que é Jedi sabe se existe alguma teoria sobre isso?

    1. Huahauha, Jedi? rs
      Pode ser que exista um multiverso lá fora, cada um na sua bolha. Mas não temos como testar a ideia! Fica como especulação apenas!

    2. é muito difícil testar o multiverso por limitação natural dos instrumentos, acontece que vez ou outra um experimento mais sofisticado, como as colisões de partículas nos aceleradores, deixa a entender que pode até haver uma explicação por conta do multiverso, na verdade isso é mais falado em termos de escalas gigantescas do Universo e em observações da radiação de fundo que acabam sugerindo que pode haver um multiverso.

      mas nenhuma teoria conseguiu exprimir um experimento capaz de ser testado para se averiguar a existência de um multiverso. Ao que eu sei, estão tentando testar a teoria do universo holográfico, coisa sugerida se estamos dentro de uma singularidade.

      pela teoria das cordas temos aos menos 10 dimensões, as flutuações das dimensões resultam em um objeto palpável como uma mesa ou em partículas fantasmas, ou seja, partículas com pouca ou nenhuma interação com os objetos do nosso mundo palpável.

  5. Detalhes sobre instrumentos da Roseta.
    Não consegui localizar na ESA, detalhes sobre funcionamento dos instrumentos do Philae.
    Na NASA é muito fácil obter estas informações dos robôs que estão em Marte.
    O Autor deste Blog ou algum leitor tem alguma dica?
    Cordialmente : Dorisvaldo

      1. Muito Obrigado pelo link, mas não consegui os detalhes do COSAC como os descrito para o PTOLOMY , mas é um bom ponto de partida.

  6. Salvador Nogueira…O mundo ainda bem tem gente que vibra com estes acontecimentos…e não usam expressões tipo: Mano//Véio/……Brasilsilsilsilsisil…onde vamos parar com nossas crianças curtindo estas babozeiras e gírias de bandidos.Eu estou emocionado com o nível de todas as pessoas envolvidas,com as palavras,enfim que nível….E nosso Brasil cuidando da bandidada

    1. Salvado Nogueira…peço desculpas pelo meu desabafo anterior…È que algo assim de fato emociona!!!!!Ainda bem quer ainda temos estoque de humanos com nivel ,com futuro…Parabéns á esta parcela da humanidade

  7. Companheiros…Imaginem a odisséia espacial da pequena Philae…navegando em direção a um pedrugulho espacial…que foi formado a talvez milhoes de ano a partir de restos de uma estrela que explodiu..em busca de compostos orgânicos, que podem mudar o conceito de criação da vida….companheiros, diante deste momento histórico..contribuiam para a vaquinha..para a compra de pilhas para Philae…depositem qualquer valor na conta: KavaJato10

  8. Eu fico imaginando! Eu gosto do universo mas sou leigo estou emocionado com essas imagens,> Fico
    imaginando com deve estar o Salvador…

  9. Vou ter que perguntar mesmo que pague mico (ou King Kong…).
    A Rosetta não conseguiria, através dos espelhos que carregam a sua bateria, direciona-los de tal forma que pudessem atingir o Philae com o brilho do sol? nem fosse por pouco tempo? ou não teriam, talvez, tamanho suficiente?

      1. Tem uma frase legal que diz: “Nao sabendo que era impossivel, ele foi lá e fez”. Note pela foto do link, que vc ve reflexos da estrutura, ou seja, ele REFLETE luz. Agora, se a luz àquela distancia do sol, com a qualidade do painel de 10 anos atras, e na quantidade refletida é suficiente para carregar alguma bateria, é outro papo. Mas como eu disse antes, o problema por ora é achar o modulo. Mas se tivesse um brazuca lá, sei nao se nao tentariam esta gambiarra. Se vc se lembra, por aqui, fizeram aquecedores solares usando o verso de caixa de leito longa vida…

        1. Tony, note que eu citei que os painéis são levemente reflexivos, suficiente para “flashes” de luz (procure no Google por Iridium flares e veja do que eu estou falando), mas não o suficiente para fornecer a energia que a Philae precisa, especialmente porque é virtualmente impossível manter a Rosetta com os painéis na posição correta por tempo suficiente para fazer a diferença. Sem falar que para que este movimento seja possível, a sonda não receberia sol o suficiente para se manter, então teríamos dois objetos sem energia, o lander e a sonda. E claro, o fato que ainda não sabem onde Philae está na superfície do cometa.

  10. salvador sou uma apaixonada por astronomia e fico fascinada como a mente humana consegue ir tão longe
    adora sua pagina e não perco nenhum comentário
    fantastico

  11. Geração iPhone … Ontem no trabalho levantei o assunto para um grupo de jovens. Desconheciam. Mostraram-se superficialmente curiosos, algum constrangimento no ar por talvez ouvirem um “velho” como eu discorrer maravilhado sobre “modernidades”. Então começaram as piadinhas e as manifestações medíocres: Críticas ao uso de montanhas de dinheiro para algo inutil, quando crianças morrem de fome na Africa, … Etc, … Até que veio a pérola -“eu até acho que eles foram mesmo neste cometa, pois agora tem como, mas falar que colocaram um homem na lua há cinquenta anos atrás é brincadeira” .. disse uma mocinha, provocando gargalhadas de aprovação nos demais. Foi quando constatei que TODOS ali presente duvidavam da ida do homem à lua! Inscreditável! Para alguém como eu que viu quando criança, numa tvzinha preto e branco que devia ter umas 14 polegadas, o homem pousar na lua, foi uma baita decepção. E não tem nada que tire a “certeza” da cabeça deles.

    1. Numa próxima oportunidade, pergunte para eles como foi que a humanidade aprendeu a fazer uma missão como essa… Foi aprendendo a ir para e a descer na Lua!

      E não ligue não, os jovens acham que o mundo surgiu quando eles nasceram. Com o tempo, talvez eles leiam um pouco de História, inclusive História da Ciência e amadureçam e comecem a entender as coisas.

  12. Salvador, voce sabe informar se ja´ foi calculada a nova trajetoria da orbita do cometa a partir do impacto da Philae? E se sim, qual foi o percentual de variaçao? Existe a possibilidade da Philae voltar para a sonda Rosetta?

  13. O Philae enviou a maior e melhor selfie já vista e que em breve vai aparecer no Guiness Book. Quantos não gostariam de ter saído na foto?

  14. Salvador, poderia comentar um pouco como funcionou o acompanhamento do cometa pela sonda e depois o desacoplamento?

  15. Sabe… Certas coisas você não consegue entender… Como um trabalho de leva mais de 10 anos, de bilhões de dólares e milhares de pessoas envolvidas não dá a devida atenção a dois dos mais importantes pontos de uma missão como essa. Pousar devidamente no cometa (hoje sabemos que não foi um pouso, mas uma sortuda queda). Ou seja, não deveria ter apenas plano A e plano B (ambos falhos) para o pouso, mas plano C, plano D… Em segundo lugar, não tem como entender por qual razão não foi colocado um RTG (Radioisotope thermoelectric generator), tecnologia existente desde da década de 60, assim a sonda poderia ficar enviando sinais por décadas tal qual a Voyager. É destas “burrices” que surgem as teorias conspiratórias.

    1. A ESA não tem tecnologia de RTG. E o pouso foi extremamente bem-sucedido, apesar de a sonda já ter dez anos de idade. É preciso ser meio boboca para alimentar teorias da conspiração em torno da Rosetta.

  16. Não vai demorar para a Rosetta descobrir a Philae . Será interessante ver onde e como esta a pequena sonda.
    Salvador ; você tem conhecimento sobre os arpões (se seriam detonados por gás ou dispositivo pirotécnico) ? Julga ter sido a falha ou o excesso de empuxo o responsável pela falha, que fez a Philae quicar ?
    [ ]

  17. Prezado Salvador,
    Parabéns pela excelente cobertura.
    Gostaria de saber, se a NASA teve alguma participação nessa missão.
    Grato!
    David

    1. Também ajudaram com planos iniciais (a missão era originalmente conjunta e tinha objetivo de trazer uma amostra do cometa), disponibilidade da rede de comunicação no espaço profundo e auxílio em certas operações como a manobra em Marte. De fato, as duas agências vem se ajudando mutuamente em muitas missões que fazem.

      1. E com essa velocidade, (6 bilhões de km)/(10 anos), seriam necessários 66.666 anos para chegar lá.

        kkkkk

        (gostei da pergunta)

  18. E agora, você não está curioso para saber o que o COSAC detectou? Torçamos para que (1) a broca tenha alcançado o solo; (2) o solo tenha chegado ao experimento; e (3) o experimento tenha funcionado. “Recebemos todos os dados do COSAC, embora não tenhamos ideia do que há neles”, disse Stephan Ulamec, gerente do projeto do módulo na DLR, agência espacial alemã.

  19. ‘Se a missão fosse feita pelo Brasil ia demorar um mil anos porque a velocidade da internet ainda ta ultrapassada. kkkkkkk

  20. Numa “planicie” dessas, pela foto, só pode ter caido numa cratera. E pelo que voce disse, acionaram o “turbo” pra pôr todos os trabalhos em andamento na pouca bateria que tem. E devem ter deixado só as sobras dessa bateria pra enviar dados. E claro, tudo menos fotos pois gasta-se muitos mb, tempo e bateria pra envio pra sonda orbital. Lí comentário de um dos da ESA que a aterrisagem foi absolutamente no impulso (bem pequeno) se nada de de propulsor e que a sonda caiu na 2a vez em ângulo, pés na parede e no solo sem saberem a distância, tentando com um deles, já que tem movimento, a deslocar da parede mas com medo de cair virada, perdendo-se toda a funcionalidade. É esse angulo que lhe impede ter luz solar, mas também a prendeu bem. Me parece que há chance dela poder “andar” como caranguejo nesses movimentos dos apoios, pelo pouco que entendi, isso se voltar ao normal. Eu se fosse eles, reservava a bateria, depois dos resultados, para pequeníssimos movimentos ate a estabilizar, mesmo que leve meses. Vai da engenharia, programação, cálculos e inteligência. A Nasa já resolveu coisas piores, como no caso de atolamentos da opotunity e defeitos/compensações do giroscópio do Kepler.

    1. Tá hibernando. Mas mandou todos os dados antes e foi colocado em stand-by. Um baita sucesso.

  21. Salvador, um dia chegaremos à Próxima Centauri? Há esperanças para essa monstruosa façanha? Um abraço.

  22. Quando está prevista essa aproximação com o sol do cometa que poderia salvar a bateria da Philae? Meses, anos, décadas?

  23. Realmente ,a mente humana não tem limites,e a busca pelo nosso passado acabara nos estimulando ao futuro….

  24. Ooos! Preciso me atualizar. Não sabia que havia aminoácidos por aí a fora. Não tinha ideia de que havia moléculas grandonas longe de processos biológicos. Ou seja, tem mais ‘traço de vida’ num cometa do que o que foi até agora possível encontrar, por ex., em Marte, ou em qualquer outro lugar que não a Terra?

    1. Aminoácidos não são tão grandes. Proteínas sim. Aminoácidos são modestos. Os experimentos de Urey-Miller, nos anos 50, já produziram aminoácidos por rotas não-biológicas.

  25. Olá Salvador! Tenho acompanhado toda essa saga pelo teu blog, pois como sou leigo no assunto, por aqui consigo entender um pouco melhor o que está rolando. Parabéns por toda a cobertura.
    Tenho uma dúvida, talvez um pouco boba demais, mas vamos lá… Eu ouvi esses dias o som que supostamente o cometa está fazendo.. minha dúvida é se esse barulho nao pode ser o Philae interagindo com o espaço.. e nessa velocidade que o cometa está viajando, o robo sente algum tipo de vento, sei lá, no vácuo do espaço? Como seria a sensação se algum ser humano conseguisse se fixar no cometa? Abraços!! Obrigado!

    1. Esse som não é um som. É oscilação magnética convertida em áudio. Acreditam que seja da interação da atmosfera do cometa com partículas de alta energia vindas do Sol e do espaço cósmico.

  26. Salvador, o philae corre o risco de ficar sem energia, pois esta em uma área que esta meio sombreada, existe uma possibilidade de corrigir isso?

    1. Pelo visto, não. Ele deve ficar sem energia agora e só pode se recuperar quando o cometa estiver mais perto do Sol, no ano que vem.

  27. Embora cada vez mais cheia de defeitos, o espirito romântico-aventureiro da humanidade sobrevive e se revela em empreitadas como esta. A historia da raça humana se confunde com a busca da satisfação de suas curiosidades. Sinceramente me entristece que a maioria das pessoas não se dão conta de quão fascinantes e importantes são estas façanhas tecno-cientificas, expressas neste pequeno e singelo robozinho. Vida longa a Phillae e Rosetta!

  28. Outra coisa legal dos últimos momentos de bateria eh q o CONSERT conseguiu enviar seu terceiro conjunto de informações, o que vai permitir triangular a posição do Philae. Mesmo que ele não volte, certamente a Rosetta ainda vai conseguir fotografá-lo em algum momento =)

  29. OBSERVEI QUE QUANDO PHILAE POUSOU OUVE UM FORTE QUIQUE,VAI HAVER FALHA NO SISTEMA SACUDIU MUITO A ESTRUTURA, MAS O SISTEMA REINICIOU TODO VAI VOLTAR AO NORMAL,AGORA MANDA BRASA AO TRABALHO,VAMOS PERFURAR ESSE BLOCO DE AMINOÁCIDOS,PARA COLETAR DADOS.

  30. Tomara que a Microsoft não tenha trabalhado no OS do robô e nenhuma instrução do Windows tenha sido programada, senão vai travar!

  31. Continuando, como há bilhões de galáxias como a nossa Via Láctea, também com bilhões de estrelas, com certeza haverá estrelas ainda maiores.
    E por que tudo é assim ? Há, com certeza, alguma razão para a grandeza do Universo !

  32. Amigos, realmente estamos vivendo uma época sem igual. O Universo é algo grandioso mesmo, criação do Santo Deus.
    Filosofemos: a terra tem 12.000 Km de diâmetro, o Sol cerca de 1.400.000 Km. Agora, a maior estrela conhecida, a Canis Majoris, distante cerca de 5.000 anos luz da Terra, tem um diâmetro de 2.8000.000.000.
    Um avião a 1.000 Km hora, levaria 1.100 anos para circulá-la.
    E ainda tem gentinha que se acha grande, poderoso …

  33. Testemunhamos uma conquista IMENSA e sem precedentes, que até me remete uma pequena passagem do navegador Amyr Klink em seu livro “Cem dias entre céu e mar” (o qual inclusive me inspirou a cruzar os Lençóis Maranhenses a pé e sozinho… hehe):

    “A ideia me mordeu de forma definitiva quando percebi que não havia nada de tão absurdo em cruzar um oceano remando, ao contrário do que eu pensava até então. Havia muitos problemas, é verdade, centenas de problemas, mas todos, sem exceção, tinham uma solução. E o único verdadeiro problema seria organizar meticulosamente todas as soluções.” =)

    Parabéns à agência e às equipes pelo upgrade na História humana e ao Salvador pela cobertura!

  34. Caro Salvador.

    O Philae, no lugar onde está, estaria recebendo pouco mais de uma hora de luz solar, não é? O ESA não teria como deixá-lo em standby nesse meio tempo para aproveitar o carregamento das baterias e depois religá-lo de tempos em tempos?

  35. Salvador, quando teremos informações exatas sobre os compostos encontrados no cometa? Esse período de hibernação, esperando chegar mais perto do sol, nos permitira recarregar toda a bateria? Se sim, será possível fazer mais o que?
    Parabéns pelo blog, sou leitor assíduo!

    1. Fabiano, não sei quando teremos essas informações. Cientistas são cautelosos. Provavelmente, por ora só saberemos se os dados foram colhidos e se o experimento deu certo. Não sei se haverá algum anúncio mais específico tão já, ou se os cientistas optarão por analisar com cuidado e publicar os resultados para então divulgar. Sobre a hibernação, tem uma chance que ele acorde mais perto do Sol. Aí poderia refazer essas medições e observar como o ambiente ao seu redor se aproximou ao chegar mais perto da nossa estrela-mãe. É quase como dormir no inverno e acordar no verão, para observar o que mudou! 🙂

    2. E tem a Rosetta em órbita do Cometa fotografando, medindo tudo o que acontece nele. Não é porque o Philae hibernou que paramos de receber dados importantíssimos. A Rosetta está lá! 🙂

  36. Com Mil km, saio de Ctba e chego em BH (+/-). Com 10 mil Km, acho que estaria na Europa. Com 20 mil estaria nas ilhas orientais. com uns 44 mil daria uma volta na terra. 440 mil Km já teria dado umas 10 voltas terrestres. 4440 mil KM e já seriam 100 voltas. 45 milhões de Km e seriam mil voltas na terra. Acho que com umas 13 mil voltas na terra teriam sidos percorridos o 510 milhões de Km que é a distância que temos para o dito cujo cometa. E dali existe mundo para mais milhões e milhões de espaços semelhantes a uma volta em torno do nosso planeta. É de enlouquecer…

    1. Isso sem falar que essa é a distância em linha reta. Pra chegar lá, a Rosetta andou uns 6 bilhões de km pelo Sistema Solar! 🙂

  37. observei que quando philae pousou, deu aquele quique que balançou muito forte sua estrutura,pensei logo vai haver falha na transmissão, mas a central reiniciou e o sistema voltou operar normalmente.

    1. Parece estar estável sim. Depois de escavar, perfurar, espetar o chão, girar, não saiu do lugar…

  38. Philae superando todas as expectativas. Se existisse um modo de movimentá-lo para uma posição com mais incidência de luz solar… Mas de qualquer forma esse Pequeno Philae junto de sua sonda Rosetta já é um marco em nossa história espacial. Feeling Happy! =)

      1. Nunca me senti tão interessado no assunto. Tenho acompanhado tudo o que acontece através do Mensageiro Sideral. Acredito muito no potencial humano. =)

        1. Esta missão eleva o espírito mesmo! E têm sido dias emocionantes! Quem pode dizer que isso não vale a pena? Quantos não estão vibrando e sonhando com uma futura carreira em ciência por conta da Rosetta e do Philae? 🙂

          1. Posso te falar com certeza de um: meu filho de dez anos que perguntou hj como se faz pra trabalhar com isso =)

          2. O que fazer para trabalhar nesta área? O principal é começar a estudar muito desde criança! Não adianta esperar crescer para começar a estudar — será tarde demais!

            Então antes dos 13 anos, estudar muita matemática! Nesta idade, pode ser interessante também começar a ler textos simples em inglês, se houver interesse. E, claro, acompanhar todos os textos do Mensageiro Sideral.

            Depois, no ensino médio, tem que gostar também de física, química e/ou biologia, a ponto de entrar em um curso superior em uma destas áreas, principalmente em Física ou Engenharia (aero-espacial, mas pode ser também eletrônica, mecânica, mecatrônica, para trabalhar em outro aspecto importante das missões ou experimentos científicos). A partir do segundo ou terceiro ano, você já terá melhor noção dos seus gostos pessoais, e de que forma seus interesses científicos podem ser valiosos para trabalhar mesmo nesta área.

            Depois vem a parte mais difícil: conseguir uma vaga para trabalhar mesmo na área. Pelo andar da carruagem, a chance de fazer algo relevante nesta área trabalhando no Brasil é quase ZERO! (infelizmente). Então desde o quarto ano de curso superior, tem que começar a cultivar laços com pesquisadores da área, visando um futuro estágio, ou pós-graduação no exterior, de preferência diretamente relacionado a um assunto relevante para trabalhar em missões espaciais.

            Aliás, seria interessante perguntar aos poucos Brasileiros envolvidos em missões espaciais (não apenas o Lucas Fonseca, mas também aqueles envolvidos em outras missões espaciais também), como eles conseguiram chegar lá. Como foi feita sua decisão, desde criança? Quando e como apareceu a grande oportunidade de se envolver? Fica aí a dica para o Salvador, ajudar a despertar vontades e realizar os sonhos dos futuros brasileiros em missões espaciais!

          3. No Brasil é complicado. Você não consegue nem lançar um foguete educacional de papelão . Já participei de um grupo na época da faculdade e era difícil. Tinha até de pedir licença no exercito para transportar o foguete de papelão com propulsor de 50g.
            Desestimula.

          4. E se ele reclamar das lições de matemática, lembre-o que foram necessários milhares de cálculos para estabelecer a trajetória da nave e o plano de pouso da Philae! 🙂

          5. Discordo totalmente do Cidadão Kane.

            Não acredito que tenha idade pra começar.

            Tendo vontade vai longe, independente de idade 🙂

  39. Torcendo para que os painéis fiquem expostos à luz solar e aguardando os testes dos aminoácidos e pela geração espontânea de vida no Universo, sem a interferências de Deuses.

      1. A fé em lendas infantis acabam quando crescemos, por mais honradas que sejam…(tudo que é dito sem provas, também pode ser rejeitado sem provas)

        1. Rejeite todas as leis da lógica, meu caro. Elas não podem ser provadas por si só. Para provarmos as leis da lógica, teríamos que utilizar a própria lógica, o que seria uma argumentação circular e inconclusiva.

          Rejeite a equação de Schroedinger (a mesma fornece a determinação da evolução temporal do vetor de estado), ela não pode ser provada, é um postulado da mecânica quântica.

          Rejeite os postulados de Euclides.

          Rejeite os postulados da mecânica estatística.

          PS.: Sou estudante de física.

  40. a torcida é muito grande para que colha dados que possam esclarecer mais os estudos feitos e os esperados….vamos lá sonda, vai que dará certo!!!!!

  41. Salvador, nenhum arpão funcionou ainda? O módulo vai continuar solto mesmo? Depois de entrar em hibernação, não parece relativamente fácil que ele se desprenda com a fraquíssima gravidade?

    1. Ele está bem preso, mesmo sem o arpão. Com o aumento da atividade, pode ser que ele se desprenda. O brasileiro Lucas Fonseca, que participou da missão, desconfia que possa ter tido problema com a pirotecnia que dispara os arpões. Por isso eles não funcionaram.

      1. Salvador pelo que vi nas fotos do local do pouso, a sonda está sendo prejudicada por não receber os fótons por longo tempo, porém, acredito, que evitará que ela se desprenda com facilidade durante a aproximação do sol.

        Mesmo que seja fritada acho que ela ficará ancorada e ainda trará muitos ‘sinais WoWs” para comemorarmos.

Comments are closed.